• Nenhum resultado encontrado

Clipagem. Sexta-feira, 25 de janeiro de Veículos clipados: Tribuna do Norte; Tribuna do Norte ; Novo Jornal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Clipagem. Sexta-feira, 25 de janeiro de Veículos clipados: Tribuna do Norte; Tribuna do Norte ; Novo Jornal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Clipagem

Veículos clipados: Tribuna do Norte; Tribuna do Norte ; Novo Jornal

Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

(2)

CADERNO OPINIÃO / COLUNA JORNAL DE WM / PÁG. 02

(3)

CADERNO NATAL / PÁG. 09

Previsão de inverno para o NE sai hoje

Meteorologistas reunidos em Fortaleza/CE vão apresentar, na manhã de hoje, o prognóstico oficial da quadra chuvosa no Nordeste. A apresentação do documento faz parte da programação do XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, iniciado na última terça-feira, com atividades na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a portas fechadas.

As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas terão uma novidade neste ano. Durante a Reunião Climática, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela instituição estadual. O novo produto da Funceme foi levado em consideração, assim como os do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI - EUA).

Também no XV Workshop Internacional de Avaliação Climática, será realizada uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, nesta sexta-feira, logo após a divulgação do prognóstico. O Comitê é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro.

No último domingo, a TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem mostrando as projeções feitas pelo professor Luiz Carlos BaldiceroMolion, PHD em Meteorologia e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, que indicam a possibilidade da região enfrentar um novo ciclo de invernos abaixo da média, intercalados com períodos de estiagem pelos próximos nove anos. A projeção tem por base estudos sobre o comportamento das temperaturas nos oceanos e dados das séries históricas de chuvas nos estados nordestinos.

(4)

CADERNO NATAL / PÁG. 10

Rede de Caps tem 11,2% do que preconiza o MS

O Rio Grande do Norte continua distante de oferecer uma rede eficiente de assistência e tratamento a viciados em drogas. No Estado, o único hospital responsável pela desintoxicação de dependentes, o João Machado, tem apenas 16 leitos de internação, todos ocupados. Em outra frente de atendimento, administrada pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o trabalho também é limitado: a rede de Caps instalada no RN equivale a apenas 11,2% do que preconiza o Ministério da Saúde.

São sete unidades espalhadas pelo Estado, quando o mínimo estabelecido pelo MS é de um Centro a cada 50 mil habitantes, ou seja, considerando a população potiguar (de 3.168.027, segundo Censo 2010/IBGE) seriam necessários, pelo

menos, mais 56 Caps para cobrir o território potiguar.

"Nossa situação é muito precária, principalmente quando observamos a necessidade da população", disse o coordenador da Saúde Mental do RN, Adriano Araújo. Segundo ele, cerca de 200 atendimentos são realizados por mês em cada Caps - entre palestras, consultas e liberação de medicamento -, o que sobrecarrega as unidades e exclui outras pessoas em situação vulnerável.

Para combater essa deficiência, o coordenador conta que está divulgando a informação, junto aos prefeitos, sobre a necessidade de solicitarem, ao Governo Federal, os recursos necessários para implantação dos centros em suas cidades. "O dinheiro é federal, mas a gerência é do município, por isso tem de haver interesse dos gestores", disse ele. Macaíba, Mossoró, Macau, Parnamirim e Nova Cruz possuem, cada uma, um Caps. Em Natal funcionam duas unidades. A próxima cidade a ganhar um centro de recuperação é Caicó, com previsão de início dos trabalhos já no segundo semestre.

Até o fechamento dessa reportagem, não conseguimos ter acesso às informações sobre o funcionamento dos Centros. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal não liberou o acesso aos Caps da capital, situados na zona leste e na zona norte. No Hospital Dr. João Machado, a alta demanda impede que um paciente permaneça internado por mais de 15 dias, período abaixo do qual um tratamento de desintoxicação pode ser comprometido.

Na rede privada, o quadro é melhor, mas longe do ideal. O Estado conta hoje com 38 comunidades terapêuticas, onde vivem cerca de 700 dependentes. Para o presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do RN, Marcone Pereira, o trabalho tem avançado, embora com muita dificuldade. Marcone acrescenta, porém, que o Governo tem se mostrado interessado em contribuir, prometendo, inclusive, o repasse de verbas para as instituições.

(5)

RN pede inclusão em programa de combate ao crack

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Magnus Barreto, o governo estadual solicitou a participação no programa nacional "Crack, é possível vencer", que fortalece, através do envio de recursos federais, as ações para aumentar as campanhas de prevenção, a oferta de tratamento de saúde aos usuários drogas e enfrentamento das organizações criminosas. "Quando a nossa solicitação for atendida, teremos noção da quantia a ser utilizada, e dos projetos a serem viabilizados".

Magnus acredita que só uma integração entre poder público, iniciativa privada e outras instituições (como o Rotary Club e Escoteiros) poderá concorrer para solução do problema. O Estado, segundo ele, precisa atuar em quatro frentes: a prevenção, uma repressão mais rigorosa, o tratamento e a reinserção do dependente na sociedade. "Se não seguir esses passos, dificilmente o indivíduo será recuperado", completou.

Dependente de crack, Ecleiton Farias, 31 anos. tenta o tratamento pela segunda vez. A saída que ele encontrou foi procurar o projeto RNVida, do Conem. Ao chegar na sede do programa, em Natal, ele foi avaliado por um assistente social e por um psicólogo, procedimento que é oferecido a todos os dependentes que procuram o programa. "Dependendo do caso, direcionamos, em seguida, o paciente para um comunidade terapêutica ou para o Hospital João Machado, quando há vagas", explica uma representante do RNVIDA.

Ecleiton espera que, dessa vez, consiga superar o vício, que o atormenta há mais de 5 anos. "Experimentei incentivado pelas más companhias. Mas agora vou me distanciar delas e esperar pelo melhor", disse. Segundo dados do Ministério da Saúde, 0,7% da população brasileira é viciada em algum tipo de droga ilegal. Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios em 4.430 das 5.565 cidades brasileiras mostrou que o crack é consumido em 91% delas. No Rio Grande do Norte, dos 121 municípios pesquisados foi constatado a incidência do crack em 108.

Quando o assunto é Segurança Pública, o grande vilão da polícia tem sido o tráfico de drogas com ramificações em todo o RN. De acordo com dados das Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, mais de 3.071 kilos de drogas foram apreendidos em 2012 no Estado, entre maconha, cocaína e crack.

(6)

POLÍTICA

Assentados desocupam sede do Instituto Lula em São Paulo Os manifestantes juntaram-se a outro grupo do movimento que ocupa desde a última terça-feira (15) a superintendência do instituto nacional de colonização e

reforma agrária

Integrantes do Assentamento Milton Santos, que ocuparam no início da manhã de ontem (23) a sede do Instituto Lula na capital paulista, deixaram hoje (24) o prédio, por volta das 14 horas. Os manifestantes juntaram-se a outro grupo do movimento que ocupa desde a última terça-feira (15) a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo. Uma audiência do presidente do Incra com os assentados ocorrerá ainda hoje.

De acordo com Ana Elisa Correia, porta-voz dos assentados, a decisão de desocupar sinaliza que o movimento está aberto ao diálogo. Cerca de 70 famílias assentadas pelo Incra há sete anos vivem no assentamento, em Americana, no interior do estado. As famílias reivindicam a desapropriação da área por interesse social, única medida legal que pode reverter o despejo, determinado pela Justiça no dia 28 de novembro, e previsto para a próxima semana. "Temos apenas cinco dias para que alguma coisa seja feita. Vamos esperar os encaminhamentos desta negociação e outras ocupações, inclusive, podem ser feitas", disse Ana Elisa.

O conflito pela área teve início em 1976, quando as terras foram confiscadas pelo governo para pagamento de dívida da família Abdalla com a União. Em 1996, a família ganhou na Justiça o direito de retomar a propriedade, mas, segundo o movimento, a matrícula foi mantida em nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No final de 2005, o INSS passou a área para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que assentou as famílias. Com amparo na ação de 1996, a família Abdalla entrou com pedido de reintegração de posse em maio de 2012 e ganhou. A desocupação está marcada para a semana que vem.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

[r]

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Na cidade de Évora, localizam-se dois conventos: o Convento de Nossa Senhora dos Remédios (1606), e o Convento de São José da Esperança (1681), também conhecido por Convento Novo,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Ao mesmo tempo em que os professores mencionam abordar a física de partículas, eles relatam que assuntos de física moderna e contemporânea não fazem parte do