• Nenhum resultado encontrado

No dia 15 de janeiro de 2014,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "No dia 15 de janeiro de 2014,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.marista.edu.br/social Colabore com nosso Boletim.

Envie notícias para: fmsilva@marista.edu.br/ gerenciasocial@marista.edu.br Superintendente Socioeducacional Dilma Alves Gerente Social Cláudia Laureth Coordenador Administrativo Social Sérgio Oliveira Coordenadora Pedagógica Valéria Palheiros Analistas Sociais Bianca Oliveira Eulália Sombra Eveilton Souza Sandra Constâncio Estagiária Danielle Amaral Assistente Administrativa Lilian Rejane Diagramação Elma Torres - IMAS Jornalista Responsável

Fernanda Carmo - IMAS

No dia 15 de janeiro de 2014,

aconteceu a cerimônia de posse do novo diretor da Escola Marista Sagrado Coração/CE, o Ir. José Augusto Alves. Na ocasião, esti-veram presentes: o conselheiro provincial e vice-presidente das mantenedoras UBEE/UNBEC, Ir. José de Assis Elias de Brito, re-presentando o Irmão superior provincial Ir. Wellington Mousinho de Medeiros; a Gerente Social, Cláudia Lau-reth; o superior da Comunidade da Maraponga/CE, Ir. Maicon Donizete Andra-de, colaboradores e representantes da Comunidade Educativa da Escola Marista Sagrado Coração.

O Irmão José Augusto Alves foi empossado como novo gestor e, em nome de toda a Comunidade Educativa, o novo diretor agradeceu a dedicação e o empe-nho do ex-diretor, o Ir. Evangelista Jacinto Guimarães que muito contribuiu para o desenvolvimento da instituição.

Sobre o Ir. José Augusto Alves

É pós-graduado em Pedagogia- Supervisão Escolar, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Bacharel em Teologia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica; é pós-graduado em Administração Escolar, pela Universi-dade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, em Pedagogia Empresarial pela Uni-BH de Minas Gerais, em Planejamento Pastoral pela Universidade de Javeriana, Bogotá/Colômbia. Possui vasta experiência profissional como professor, coor-denador de Pastoral, diretor de colégios e dentre outras áreas de gestão.

CE: Ir. José Augusto Alves toma posse na Escola Marista

Sagrado Coração/CE

(2)

Para marcar o início das aulas (21/01/2014), a Escola Marista Sagrado Coração/CE realizou um momento de

aco-lhida aos estudantes. A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Anamaria Queiroz, apresentou os professores e a equipe técnica e de apoio.

Em seguida o novo diretor da unidade, Ir. Jose Augusto Alves dialogou com os estudantes e apresentou o Superior da Comunidade da Maraponga, Ir. Maicon Donizete Andrade e os

novos postulantes. Na sequencia, a professora do 1º ano do Ensino Fundamental Raquel Correia realizou uma atividade que envolveu todos os alunos da unidade. Foram recebidos na quadra os pais dos alunos presentes, onde o diretor da unidade pediu a parceria e a colaboração da família. Por fim, o Ir. José Augusto, juntamente com a assessoria pedagógica, promoveram um momento especial para cada sala de aula individualmente.

Respectivamente para o turno da tarde (Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano) e para o turno da noite (Ensino Médio) o acolhimento foi conduzido pela coordenação de pastoral e pela direção da es-cola.

CMCJ Recife: educando egresso ministra oficina de manutenção em tablets no CMCJ Recife

C

entro Marista Circuito Jovem do Recife promoveu no dia 15 de janeiro, em parce-ria com a empresa Companhia de Serviços, uma oficina de manutenção de tablets. A atividade foi ministrada por Leon Oliveira, educando egresso do Centro Marista Circuito Jovem de Recife (CMCJ) e que atualmente trabalha como auxiliar técnico em Informática na Companhia de Serviços. “Quando eu sai do CRC eu era apenas um educando, participei de alguns eventos, representando o CMCJ, e conclui o curso em 2011. Agora eu volto como um educador e senti muita responsabilidade em es-tar repassando o que eu aprendi aos outros educandos. Para mim o CRC teve 100% de importância no meu crescimento pessoal e profissional. Me sinto bastante reali-zado em voltar e poder contar minha

expe-riência aos outros educandos”, disse Leon. Com a atividade os educandos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre o manuseio de tablets.

“A oficina foi de muita importância para o curso de recondicionamento, já que aprendemos um hardware novo. Isso é um grande diferencial para o mercado de trabalho” - Tiago da Silva, educando do Curso de Recondicionamento de Computadores.

“Achei essa oficina uma boa oportunidade para aprender sobre tablet, conhecer várias peças e para fazer instalações. Essa oficina está me

ensinando muita coisa porque eu não conhecia o tablet por dentro.” - Leonardo Joaquim, educando do Curso de Recondicionamento de Computadores.

Educação

(3)

Tecnologia

CMCJ Recife renova parceria com o Minicom

O Ministério das Comunicações (Minicom) firmou novas parcerias que irão garantir o funcionamento de cinco

Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os centros fazem parte do Projeto Computadores para Inclusão, que promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda com oferta de oficinas, cursos e outras atividades. Os convênios firmados são para CRCs com sede em Brasília, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e João Pessoa.

O coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do ministério, Diego Aguilera, diz que dois desses convênios fazem parte de um novo modelo e foram acordados com as prefeituras de Curitiba e João Pes-soa. “A intenção é que esse tipo de parceria aumente futuramente”, reforça. Nas duas capitais, serão instalados CRCs.

Os outros três centros beneficiados já existiam e tiveram os convênios renovados. Para dar continuidade ao pro-jeto, foram selecionadas a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago), que fica na cidade-satélite do Gama (DF), e a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), em Recife (PE). Também foi renovado o convênio para manter com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), que mantém um CRC desde 2012.

As parcerias terão vigência até dezembro de 2015 e a previsão é de que 2,5 mil jovens de baixa renda sejam for-mados em cursos profissionalizantes e de ressocialização durante a vigência das parcerias. Com os cursos e ofici-nas oferecidos, mais de dois mil computadores devem ser recondicionados e distribuídos gratuitamente para bi-bliotecas, prefeituras, telecentros e escolas. Os cinco convênios totalizam um investimento de R$ 3,2 milhões do MiniCom.

Assessoramento

IMAS traz dados do Trabalho Escravo e Violência no Brasil

A

3ª edição do Boletim CADÊ? Brasil Informa trouxe, no mês de janeiro, uma reflexão importante acerca de duas problemáticas sociais. O calendário de Direitos Humanos e Cidadania-Desenvolvimento pela Educação em DH, destaca em 28 de janeiro, o Dia Na-cional de Combate ao Trabalho Escravo e no dia 30 a observância da Não– Violência. Segundo o Relatório Crianças, Adolescentes em Dados e Estatísticas (CADÊ? Brasil 2012) o número de crianças e adolescentes, entre 12 a 17 Anos, economicamente ativa, ocu-pada com uma jornada de trabalho superior a 48 horas semanais, apontou que o estado do Maranhão apresentou o maior número de casos. Sobre a violência no Brasil, em 2009, segundo o CADÊ? Brasil 2012, foram identificados 12.528 registros e em 2011 hou-ve uma elevação para 19.203. Nota-se, portanto, uma diferença percentual de 3,28%. Acesse a 3ª Edição do Boletim CADÊ? Brasil Informa. Confira dados do Trabalho Escravo e de Violência no Brasil: CADÊ Brasil Informa 3ª Edição

(4)

Tráfico Humano é um dos temas da Jornada Pedagógica da

Escola Marista Sagrado Coração de Maraponga/CE

De 15 a 17 de janeiro a Escola Marista Sagrado Coração de Maraponga/CE realizou a Jornada Pastoral Pedagógica

2014 tendo como tema: “Superando a visão e transmitindo um dom: carisma marista”.

A programão foi conduzida pela pastoral da escola em parceria com o pedagógico. Para os momentos de forma-ção aconteceram palestras realizadas por facilitadores convidados. As temáticas abordadas foram:

Palestra 1:“Tráfico humano sob o olhar teológico”, tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2014, conduzido por Ana Selma, assessora da Comunidade Eclesial de Bases (CEB’S). Palestra 2: “Tráfico Humano sob o olhar sociológi-co”, tema da CF 2014, proferido por Mércia Cardoso, auxiliar judiciária do Tribunal de Justiça. Palestra 3: “Apresentação do Plano Pastoral 2014”, regido pela equipe de Pastoral.

Palestra 4: “Relações sociais na escola à luz do ECA”, apresen-tado por Armando Luiz de Paula, conselheiro Estadual de Direi-tos da Criança e do Adolescente.

Houve ainda um uma palestra sobre o “Treinamento Professor Coach”, realizado por Débora Menezes, pedagoga, master coach Integral Sistêmico pela Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico.

Por fim, no encerramento, aconteceu a Celebração de 10 anos da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).

Jornadas Pedagógicas 2014

Colégio Marista de Aracati reflete Pedagogia e Espiritualidade Marista

O

Colégio Marista de Aracati realizou dois dias de estudo e reflexão com seus educadores. No dia 23 de janeiro, em especial, foi dedicado ao estudo da Pedagogia e Espiritualidade Marista, e ficou a responsabilidade do Ir. Ma-noel Soares, diretor do colégio, o trabalho de apresentar um pequeno recorte do que constitui os fundamentos da Missão Educativa Marista para os novos tempos. O Ir. Manoel fez um paralelo entre a realidade social do tem-po de Marcelino Champagnat e o contexto sócio-cultural-econômico dos dias atuais no qual estão inseridos os alunos do Marista de Aracati. O segundo dia foi dedicado ao trabalho de planejamento e às orientações práticas para o início do ano letivo.

(5)

mil palavras

Galeria Social

Imagens que valem por mil palavras

Galeria Social

Imagens que valem por mil palavras

Gal

No dia 05 de fevereiro de 1949 iniciou uma obra de educação e evangelização: o Colégio Marista abria as suas portas para escrever a sua história em Aracati, interior no estado do Ceará.

Em 2014, 65 anos depois de sua inauguração, o compromisso de fazer educação de qualidade continua. O sonho de Champagnat continua vivo entre as crianças, adolescentes e jovens que diariamente adentram os muros dessa casa de educação.

Parabéns Colégio Marista de Aracati, que a história construída continue sendo inspiração para a mudança de tantas vidas.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Histórico: ADIANTAMENTO DE VALOR DE 02 (DUAS) DIÁRIAS A AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO SISPREV-TO PARA PARTICIPAÇÃO "CURSO CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES", REALIZADO

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,