• Nenhum resultado encontrado

NOT CIAS SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO SÁBADO, DE MARÇO DE ANO X II N

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOT CIAS SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO SÁBADO, DE MARÇO DE ANO X II N"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O percentual de cura é de 91,7% e o de letalidade é de 2,2%. Dos casos

sus-peitos, 921 estão em isolamento domiciliar e 24 em tratamento hospitalar.

SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO

SÁBADO, �� DE MARÇO DE ����

ANO X�II � N� ����

R

,

NOT CIAS

Pandemia

3,5 bilhões

Precaução

Estadual

Futebol

Covid-19

Prefeitura

fiscaliza e

fecha acesso

as praias em

Guriri

Bolsonaro veta

recursos para

levar internet a

alunos na

pandemia

Diocese

suspende

missas com

fiéis durante

quarentena

Majeski

propõe criação

de auxílio-gás

e liberação

para retirada

de refeições

nos

restaurantes

Mateense

Messias, do

América

Mineiro, tem

proposta do

Bahia

ES vai receber

mais vacinas

e poderá

antecipar

imunização de

idosos a partir

de 70 anos

Página 4 Página 2 Página 4 Página 2

w w w .

f a n o t i c i a s

. c o m . b r

Governador anuncia

pacote de medidas

Socioeconômicas

durante quarentena

Página 3 Página 5 Página 3 A N O S A N O S DE CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE

MORADORA DO SERNAMBY MORRE E

SÃO MATEUS ACUMULA 169 ÓBITOS

DIVULGAÇÃO

(2)

Acesse:

www.

fanoticias

.com.br

Acesse:

www.

fanoticias

.com.br

Fique por dentro

das principais notícias

do Norte capixaba

Fique por dentro

das principais notícias

do Norte capixaba

ANUNCIE AQUI! 27 99900-2100

Sábado, 20 de março de 2021

BRASÍLIA – O

presi-dente Jair Bolsonaro vetou integralmente um projeto aprovado pelo Congresso que garantiria R$ 3,5 bi-lhões da União para custear serviços de internet a estu-dantes e professores da es-cola pública. O veto de Bol-sonaro está publicado no Diário Ocial da União (DOU) desta sexta-feira, 19. Pelo texto rejeitado, os recursos viriam principal-mente do Fundo de Univer-salização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e de dotações orçamentárias do governo federal, seriam repassados a Estados, Dis-trito Federal e municípios e permitiriam a oferta de in-ternet a alunos carentes por um prazo de seis meses.

Ao aprovar a matéria no m de fevereiro, os parla-mentares concordaram com o argumento do relator, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), de que a medida é urgente e necessá-ria, já que 18 milhões de estudantes brasileiros po-bres estão sem acesso à edu-cação por causa da pande-mia de covid-19. Professo-res do ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais e alunos da rede pública pertencentes a famí-lias inscritas no Cadastro Único para Programas Soci-ais do Governo Federal

BOLSONARO VETA RECURSOS PARA LEVAR

INTERNET A ALUNOS NA PANDEMIA

MORRE MÃE DO PREFEITO DE LINHARES, GUERINO ZANON

Majeski propõe

criação de auxílio-gás

e liberação para

retirada de refeições

nos restaurantes

VITÓRIA – O

deputa-do estadual Sergio Majes-ki (PSB) apresentou indi-cação ao Governo do Esta-do para ampliar as possibi-lidades dos serviços de entrega de refeições du-rante a nova quarentena vigente no Espírito Santo.

No documento protoco-lado nesta quinta-feira (18), Majeski solicita que restaurantes, lanchonetes e bares possam atender a população nos sistemas de drive thru e de take away, quando o cliente vai pes-soalmente retirar a refei-ção no estabelecimento.

“As medidas adotadas para conter o avanço da transmissão do vírus são necessárias, mas o decreto impôs duras restrições às atividades ligadas à ali-mentação, inviabilizando diversos empreendimen-tos e dicultando o acesso das pessoas às refeições. O comerciante pequeno, que não tem o sistema de delivery já implantado, dicilmente terá condi-ções de seguir trabalhan-do, e as pessoas, sobretudo as mais idosas e que mo-ram sozinhas, que têm di-culdades de manusear apli-cativos de delivery, só lhes

restam a opção de ir pesso-almente ao restaurante próximo de casa buscar a comida”, destaca Majeski.

AUXÍLIO-GÁS ENTRA EM PAUTA

Outra indicação proto-colada pelo deputado Ser-gio Majeski nesta quinta-feira (18) orienta ao Go-verno do Estado a conces-são de auxílio-gás às famí-lias em situação de vulne-rabilidade social, como forma de amenizar os im-pactos da pandemia.

“O índice de desempre-go, o fechamento de em-presas e outros fatores con-tribuem para a diminuição da renda das famílias e com o aumento do número de pessoas na extrema po-breza. Com os sucessivos aumentos dos últimos tem-pos a botija de gás já está custando quase 100 reais”, ressalta Majeski.

Segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás no Espírito Santo, desde o ano passado, já ocorreram treze reajustes no preço do gás de cozinha e a alta im-pacta diretamente o orça-mento familiar, em especi-al o das famílias mais po-bres.

(CadÚnico) seriam bene-ciados, assim como escolas de comunidades indígenas e quilombolas.

P e l o p r o j e t o ( P L 3.477/2020), os recursos deveriam atender a duas nalidades principais: contratação de soluções de conectividade móvel para a realização e o acompanha-mento de atividades peda-gógicas não presenciais; e utilização de, no máximo, 50% para aquisição de ter-minais portáteis, como ta-blets, que possibilitem aces-so a rede de dados móveis.

Para a barrar a medida, Bolsonaro alegou que o

pro-jeto não apresenta a estima-tiva do respectivo impacto orçamentário e nanceiro, violando regras constituci-onais, scais e orçamentári-as. "Além disso, a proposi-ção aumenta a alta rigidez do orçamento, o que di-culta o cumprimento da me-ta scal e da Regra de Ou-ro", destacou o presidente na razão do veto enviada ao Congresso.

O governo de Jair Bolso-naro ponderou, no entanto, que "está empregando es-forços para aprimorar e am-pliar programas especícos para atender a demanda da sociedade por meio da

con-Previsão do Tempo

SÃO MATEUS

Fonte: Clima & Radar

23º

30º

Sensação

térmica:

23º/ 36º

Ventos:

15 km/h

UV:

12 extremo

tratação de serviços de aces-so à internet em banda larga nas escolas públicas de edu-cação básica, a exemplo do Programa de Inovação Edu-cação Conectada (PIEC), instituído pelo Decreto nº 9.204, de 2017, e do Pro-grama Banda Larga nas Escolas (PBLE), bem como do Programa Brasil de Aprendizagem, em fase de elaboração, no Ministério da Educação."

As justicativas foram assinadas também pelos ministérios da Economia e da Educação, segundo in-forma a publicação no Diá-rio Ocial.

O presidente alegou que o projeto não apresenta a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro, violando regras constitucionais, fiscais e orçamentárias.

"Com os sucessivos aumentos dos últimos tempos a botija de gás já está custando quase 100 reais”, ressalta Majeski.

LINHARES – Dona Luíza

Ceolin Zanon, carinhosa-mente conhecida como Do-na Luizinha, mãe do prefeito de Linhares Guerino Zanon, morreu hoje, aos 92 anos.

Ela foi vítima de um choque séptico, em decorrência de infecção urinária e pulmo-nar bacteriana e aneurisma de aorta. Ela estava interna-da na UTI do Hospital Rio

Doce.

Dona Luizinha era viúva e deixa seis lhos: José Maria, Francisco Cesar, Maria Lui-za, Janete, Agenor e Gueri-no.

O corpo de Dona Luizinha sairá às 16h30min desta sex-ta-feira (19) de sua residên-cia, em frente a praça do bair-ro Colina, em direção ao Ce-mitério São José, onde será sepultada.

Neste momento delicado da pandemia, a família pede que o momento seja restrito aos familiares e amigos mais próximos, e seja respeitado todo o protocolo sanitário que o momento exige: o uso

de máscara, o distanciamen-to e a higienização das mãos. O prefeito de Linhares, Gue-rino Zanon, se manifestou sobre a mãe:

"Dona Luizinha nos deixou nesta manhã. Minha mãe foi uma mulher forte, compa-nheira, sempre de portas abertas, de coração pronto para apoiar, confortar e aju-dar. Ela tinha a capacidade de despertar nas pessoas os melhores sentimentos, fos-sem eles a gratidão, a sensa-ção de amparo ou o amor expressado no seu sorriso. Siga em paz, mãe. Te amare-mos e sentireamare-mos saudades eternas".

(3)

NOT CIAS

MAIS

NOTÍCIAS

MAIS

INFORMAÇÃO

MAIS

ACESSADO

NOROESTE E

NORTE DO ES

Fonte: alexa.com

W W W .

F A N O T I C I A S

. C O M . B R

3

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Sábado, 20 de março de 2021

ANUNCIE AQUI!

(27) 99900-2100

Acesse:

www.FANOTICIAS.com.br

SÃO MATEUS – Uma

moradora do Bairro Ser-namby, 82 anos, é a mais re-cente vítima falta do corona-vírus em São Mateus. O Muni-cípio acumula 169 óbitos des-de o início da pandes-demia.

A paciente era portadora de doença cardiovascular crôni-ca e diabetes mellitus, estava internada desde o dia 10, con-rmada para covid-19 no dia seguinte por teste de captura de antígeno, vindo a óbito nesta sexta-feira (19).

São Mateus chegou a

MORADORA DO SERNAMBY MORRE E

SÃO MATEUS ACUMULA 169 ÓBITOS

7.852 casos conrmados nesta sexta-feira (19). O Muni-cípio tem 28.189 casos noti-cados, 11.961 foram descarta-dos, 945 são suspeitos em investigação e 7.431 foram encerrados.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saú-de, 7.206 pacientes foram curados. O percentual de cu-ra é de 91,7% e o de letalidade é de 2,2%. Dos casos suspei-tos, 921 estão em isolamento domiciliar e 24 em tratamento hospitalar.

ES vai receber mais

vacinas e poderá

antecipar imunização

de idosos a partir

de 70 anos

VITÓRIA – Uma das

novidades anunciadas durante a coletiva desta sexta-feira (19) com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e com o gerente Estadual de Vigilância em Saúde Orlei Cardoso, é a chega-da de mais doses de vaci-na contra a covid-19 du-rante este nal de semana no Espírito Santo.

Com a nova remessa, será possível completar doses do grupo de 75 a 79 anos e também começar a imunização de idosos na faixa etária entre 70 e 74 anos.

"Temos a expectativa da chegada agora no nal de semana, mais um quan-titativo de doses para na-lizar o público de 75 a 79 anos e iniciar de 70 a 74. Foi feita uma reunião com os secretários municipais de Saúde para que prepa-rem as salas de vacina. O mês de abril é importante, estamos na expectativa de receber um número maior de vacinas e ampliar um pouco mais a vacinação em todos os municípios", disse o gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

COMPRA DE VACINAS

Durante a coletiva de imprensa realizada na ma-nhã desta sexta-feira, o secretário de Saúde Nésio Fernandes falou sobre as negociações do governo do Espírito Santo para a compra de novas vacinas. Ele explicou que o Estado teve que suspender algu-mas negociações por cau-sa de cláusulas contratuais entre o Governo Federal e alguns laboratórios, que proíbem a venda direta para estados e municípios.

"Nós seguimos com diversas negociações, inúmeras foram descarta-das porque se tratavam de

golpistas. Outras foram interrompidas por que o Governo Federal proibiu que, na prática, os labora-tórios negociassem direto com os estados e municí-pios e, desta maneira nós interrompemos algumas negociações. Outras aguardam uma pacica-ção política com o gover-no federal para que pos-sam apresentar ofertas de venda para estados e muni-cípios", explicou o secre-tário.

Apesar da aparente di-culdade para compra de vacinas, a Secretaria de Saúde do Estado segue negociando a compra de imunizantes de forma in-dependente e que contato outras fabricantes fabri-cantes.

"Temos negociação aberta com empresa Reit-hera, da Itália, onde é pos-sível que avance, nos pró-ximos dias, a realização da fase três do estudo da vacina no Espírito Santo. Nós solicitamos uma par-ceria para realizar o de-senvolvimento dessa fase com 30 mil capixabas, no entanto ainda depende de diversas decisões admi-nistrativas e políticas."

Outra empresa que man-tém a negociação com o Espírito Santo, por meio da Embaixada da China, é a Sinopharm. O secretário armou também, que uma terceira opção é a Sputnik, da Rússia.

"Temos negociação aberta com a Sinopharm, que avançou na troca de comunicação direta com eles, inclusive na solicita-ção de mediasolicita-ção na nego-ciação com a Anvisa para registro da mesma. Tam-bém temos a negociação aa Sputnik, com os forne-cedores da mesma, e ao longo da próxima semana temos algumas possíveis atualizações dessas nego-ciações.

O percentual de cura é de 91,7% e o de letalidade é de 2,2%. Dos casos suspeitos, 921 estão em isolamento domiciliar e 24 em tratamento hospitalar.

VITÓRIA – O

governa-dor do Espírito Santo, Rena-to Casagrande (PSB), anun-ciou nesta sexta-feira (19) uma série de medidas econô-micas de apoio a trabalhado-res e empreendedotrabalhado-res que somam R$ 1,8 bilhões. Essas ações serão aplicadas dura-nte o período de quaredura-ntena, estabelecido pelo governo até o dia 31 de março como forma de conter o avanço do coronavírus.

Durante esse período, há uma série de restrições para reduzir as atividades econô-micas e sociais. Os serviços e comércios não essenciais estão proibidos de funcionar e podem atender ao público apenas com entregas (deli-very).

"Estamos renovando to-das as medito-das do ano passa-do, para reduzir a burocracia da vida das empresas neste momento. Estamos manten-do as linhas de crédito manten-do ano passado, com taxa zero de juros, seis meses de carência, para até R$ 5 mil. Também a linha do capital de giro, que cobra a taxa Selic. E o fundo de aval, que lastreia esse cré-dito subsidiado. O Banestes continuará com suas linhas de nanciamento", enume-rou o governador. VEJA DETALHES SOBRE AS LINHAS DE CRÉDITO ANUNCIADAS PELO GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO:

Fundo de Aval, com o

obje-CASAGRANDE ANUNCIA PACOTE DE MEDIDAS

SOCIOECONÔMICAS DURANTE QUARENTENA

tivo de garantir as linhas de crédito emergenciais do Ban-des/Banestes, de até R$ 100 milhões;

Microcrédito emergencial para pequenos empreende-dores, com carência de 6 me-ses, para até R$ 5 mil;

Capital de giro para folha de pagamento, com taxa pelo CDI, de até R$ 31.500;

Linha de crédito emergen-cial Bandes e Banestes, com taxa de 0,32% ao mês, mais CDI, com carência de 6 ses, e pagamento até 48 me-ses;

Fungetur, para empresas do setor de turismo, com taxa de 5% ao ano, mais INPC e pagamento em até 60 meses;

NossoCredito emergenci-al Banestes e Aderes, com taxa de 0,65% a 0,95% ao mês, seis meses de carência, até 36 meses para pagamen-to, com empréstimo de até

R$ 20 mil.

IPVA e Simples Nacional Casagrande declarou, tam-bém, que vai prorrogar o pa-gamento do IPVA e também do Simples Nacional por três meses.

"Muitas empresas impac-tadas agora são do Simples, então vamos prorrogar para que a empresa tenha um alí-vio neste momento".

FUNDO DE PROTEÇÃO AO EMPREGO

O governador anunciou, ainda, um Fundo de Proteção ao Emprego, para nanciar empresas que tiveram di-culdade com a pandemia, de setores como eventos, entre-tenimento, cultura, lazer e gastronomia.

"Vamos aportar do recur-so do terecur-souro do Bandes R$ 250 milhões. Esse fundo não estará disponível para todas

as atividades econômicas. Sabemos quais setores de fato sofreram impacto da pandemia", explicou.

O projeto de lei, de acordo com o governador, será enca-minhado para aprovação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo até a próxima segunda-feira (22).

LEIS DE INCENTIVO AO ESPORTE E

CULTURA

Além disso, Casagrande anunciou que vai enviar à Assembleia Legislativa duas leis de incentivo, uma à cul-tura e outra aos esportes, em que as empresas vão poder destinar até R$ 10 milhões para projetos nessas áreas.

PROCIDADES

Serão disponibilizados R$ 50 milhões em crédito para municípios fazerem obras como creches e unidades de saúde.

FACILIDADE DE CRÉDITO

O Banestes vai dar uma carência de seis meses ao crédito consignado, redução de juros no pagamento do cartão de crédito, 15 dias sem juros no cheque especial e parcelamento do cheque especial em até 24 meses com redução de 70% nas ta-xas de juros.

Os usuários ainda serão isentos de juros do pagamen-to de algumas contas com o Banescard, como água, luz, internet, telefone, IPTU, INSS e IPVA.

Dentre as medidas citadas, o governo vai criar um Fun-do de Proteção ao Emprego, adiar o recolhimento Fun-do IPVA e Simples Nacional e encaminhar leis de proteção à cultura e ao esporte.

ANUNCIE AQUI!

(27) 99900-2100

Nova remessa de doses está prevista para chegar neste final de semana no Espírito Santo; lote irá completar vacinação do público de 75 a 79 anos.

LOCALIDADE CONFIRMADOS CURADOS ÓBITOS

Alvorada. . . 29 . . . 27 . . . 1

Arnaldo Bastos . . . 27 . . . 26 . . . 0

Aroeira . . . 64 . . . 60 . . . 4

Assentamento XIII de Setembro . 4 . . . 3 . . . 0

Aviação . . . 139 . . . 134 . . . 3 Ayrton Senna . . . 167 . . . 163 . . . 0 Barra Nova . . . 18 . . . 17 . . . 1 Barra Seca . . . 3 . . . 2 . . . 0 Beira Rio. . . 23 . . . 23 . . . 0 Bela Vista . . . 11 . . . 11 . . . 0 Boa Vista. . . 363 . . . 348 . . . 10 Bom Sucesso . . . 171 . . . 164 . . . 4 Buritis . . . 7 . . . 7 . . . 0 Cacique . . . 90 . . . 85 . . . 5 Caiçaras . . . 16 . . . 16 . . . 0

CASOS CONFIRMADOS POR LOCALIDADE

Carapina. . . 112 . . . 104 . . . 1

Centro . . . 275 . . . 261 . . . 8

Chácara do Cricaré (Inocoop). . . . 79 . . . 74 . . . 4

Colina. . . 11 . . . 11 . . . 0

Comunidade Espírito Santo. . . 2 . . . 2 . . . 0

Córrego da Areia . . . 7 . . . 7 . . . 0 Córrego Grande . . . 3 . . . 3 . . . 0 Cricaré . . . 10 . . . 9 . . . 1 Eldorado. . . 7 . . . 7 . . . 0 Esplanada (Seac) . . . 88 . . . 86 . . . 1 Fátima . . . 202 . . . 190 . . . 8

Forno Velho (Cohab) . . . 10 . . . 8 . . . 4

Guriri . . . 1406 . . . 1370 . . . 17

Confira a lista completa em:

(4)

ANUNCIE AQUI: (27) 99900-2100

ANUNCIE AQUI: 27 99900-2100

4

Sábado, 20 de março de 2021

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ANUNCIE AQUI:

27 99900-2100

SÃO MATEUS – Para

impedir o acesso às praias no Balneário de Guriri, a prefeitura de São Mateus, está scalizando a orla do balneário desde quinta-feira (18). A ação visa cumprir as determinações da quarente-na, do governo do ES, que orientam os municípios a scalizar e evitar a utiliza-ção pelo público das praias do litoral capixaba.

Na noite desta quinta-feira (18), agentes da Defesa Civil de São Mateus coloca-ram tas zebradas, bloque-ando os acessos às praias de Guriri. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus, além do balneário, os acessos às praias de Urus-suquara e Barra Nova foram vistoriados e serão scaliza-das.

De acordo com a prefeitu-ra, agentes da Guarda Muni-cipal vão atuar na scaliza-ção e abordagens na orla e praia, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bom-beiros. Segundo o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, há um diálogo, através do governo

PREFEITURA FISCALIZA E FECHA

ACESSO AS PRAIAS EM GURIRI

Diocese suspende

missas com fiéis

durante quarentena

SÃO MATEUS – O

bis-po Dom Paulo Bosi Dal’Bó, assinou um documento aon-de estão suspensos batiza-dos, mutirões de conssão, crismas, celebrações da Pala-vra, exéquias, bênçãos, pro-cissões, vias-sacras, encon-tros de oração e recitação do terço em grupo

Ficou decidido que em toda a Diocese de São Mate-us, no Norte do Espírito San-to, as celebrações serão sem a presença de público durante a quarentena de 14 dias impos-ta pelo Governo do Esimpos-tado, a medida está valendo deste a última quinta-feira. Os éis vão poder acompanhar as missas através de transmis-sões pela internet.

A medida imposta por Renato Casagrande (PSB) não proíbe a realização de missas e cultos, mas reco-menda que sejam feitos de maneira remota.

No documento, assinado

pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, também estão sus-pensos batizados, mutirões de conssão, crismas, cele-brações da Palavra, exéqui-as, bênçãos, procissões, vi-as-sacras, encontros de ora-ção e recitaora-ção do terço em grupo.

De acordo com a diocese, as igrejas carão abertas para que os éis façam ora-ções individuais. As deter-minações valem enquanto durar o decreto, a princípio até o dia 31 de março.

A Diocese possui 30 paró-quias, abrangendo 19 muni-cípios: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio No-vo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Ja-guaré, Mantenópolis, Mon-tanha, Mucurici, Ponto Be-lo, Nova Venécia, Vila Pa-vão, Pedro Canário, Pinhei-ros, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Mateus.

capixaba, para fazer com que todos os municípios do Litoral Norte do ES scali-zem o uso do público.

"Esse diálogo já existe com o governo do ES, que determinou que haja scali-zação e planejamento em todo esse território de praia, e a scalização em rios e cachoeiras, que também con-tará com o apoio da PM e dos Bombeiros", arma.

Em decreto assinado pelo

prefeito Daniel Santana (PSDB), ca determinada a proibição no município da utilização de praias, rios, lagoas e cachoeiras, o co-mércio de ambulantes, a prestação de serviços e a instalação de barracas de praia pelos munícipes. Isso signica que o morador ou turista, além de não poder permanecer na praia, não pode ir ao local para cami-nhar ou realizar atividades

físicas.

A quarentena do ES foi anunciada na terça-feira (16), pelo governador Rena-to Casagrande, e iniciada na última quinta-feira (18). Em um período de 14 dias, váli-do até 31 de março, um con-junto de medidas mais rígi-das passa a valer, com o obje-tivo reduzir a circulação de pessoas e diminuir o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado.

VITÓRIA – O Diretório

Central dos Estudantes da Ufes (DCE) publicou uma nota que foi direcionada à Reitoria da universidade, devi-do ao atraso de 12 dias no pa-gamento das bolsas para 379 estudantes que participam de pesquisas de iniciação cientí-ca e projetos de extensão. Segundo a Ufes, o fato se de-ve à não liberação de recursos pelo Ministério da Educação, que era prevista para essa se-gunda-feira (15).

Os estudantes reclamam que, mesmo sabendo deste atraso, no dia 15 já somariam 10 dias, já que o pagamento costuma acontecer até o

quin-SEM REPASSES FEDERAIS, UFES ATRASA

PAGAMENTOS DE BOLSAS A ESTUDANTES

to dia útil do mês, e a adminis-tração da entidade superior não havia emitido nem um comunicado ocial em suas redes, nem enviado algum e-mail para avisar aos bene-ciários.

"É muito grave. Tratam-se de estudantes que estão de-samparados e que contam com esse recurso de apoio à permanência universitária e à participação em pesquisa e extensão, que há muito não se reajusta", criticou o DCE so-bre os atrasos.

A bolsa tem valor de R$ 400 mensais, e o atraso se refe-re aos trabalhos do mês de fevereiro. A pesquisa e

exten-são formam junto com o ensi-no o tripé que justica a mis-são das universidades brasile-iras, tendo a indissociabilida-de como princípio registrado na constituição, ou seja, os três pilares precisam existir em comum.

A Pró-Reitoria de Planeja-mento e DesenvolviPlaneja-mento Institucional (Proplan) da Universidade Federal do Esta-do informou que o pagamento das bolsas já foi empenhado pela universidade e deu a pre-visão de que até a próxima segunda-feira (22) estejam normalizados.

Em sua nota, o DCE lem-brou que, desde agosto de

2019, os estudantes vinham realizando reuniões, assem-bleias e atos pautando a im-portância do programa de bolsas. "No pátio da Reitoria, em setembro daquele ano, reunimos centenas de estu-dantes atingidos pela medida, realizamos uma grande inter-venção contra os cortes na educação, capitaneados por Jair Bolsonaro e sua política de desmonte no Ministério da Educação".

Para o estudante de Direito Hilquias Crispim, membro do Conselho Universitário, a Ufes deve dar prioridade à política de permanência estu-dantil. "Há mecanismos pos-síveis para priorizar esses pagamentos, que entram no orçamento como despesa de custeio, junto com diversos outros gastos. Mas nos conse-lhos superiores, que precisam referendar as decisões da ad-ministração, há diculdade de entender como são distribuí-dos os recursos, porque não temos um orçamento partici-pativo", questiona.

Segundo ele, a reitoria se comprometeu a realizar uma reunião conjunta entre os conselhos superiores (Con-selho Universitário; Conse-lho de Ensino, Pesquisa e Extensão; Conselho de Cura-dores) na próxima segunda-feira (22), para tratar da ques-tão orçamentária da univer-sidade.

A medida já está sendo utilizada no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, e é voltada para o atendimento de pacientes com outras doenças clínicas.

A medida já está sendo utilizada no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, e é voltada para o atendimento de pacientes com outras doenças clínicas.

ANUNCIE AQUI! 27 99900-2100 -

ACESSE: WWW.FANOTICIAS.COM.BR

A medida imposta por Renato Casagrande (PSB) não proíbe a realização de missas e cultos, mas re-comenda que sejam feitos de maneira remota.

Hemoes incentiva

doação de sangue

durante período de

fechamento total

VITÓRIA – O Hemoes

de Vitória, por exemplo, fun-ciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, para cadastro de doadores, orien-tações e coletas de sangue

Por conta do novo corona-vírus, o Centro de Hemotera-pia e Hematologia do Espíri-to SanEspíri-to (Hemoes) tem regis-trado queda no estoque de alguns tipos sanguíneos. No entanto, mesmo durante o período de distanciamento social, as doações não podem parar.

Para manter um estoque seguro por quatro dias são necessárias 200 bolsas de A+, 200 bolsas O+, 12 bolsas A- e 20 bolsas O-. Segundo a Secretária Estadual de Saú-de, no momento, o estoque conta com 173 bolsas A+, 99 bolsas O+, 08 bolsas A- e 10 bolsas O-.

Diante do baixo estoque, o Hemoes reforça que todas as unidades de coleta de sangue do Estado estão preparadas

para receber os doadores com segurança e convida a popu-lação a adotar a prática de doação de sangue, de forma frequente.

O Hemoes de Vitória, por exemplo, funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h20 para cadastro de doadores, e até as 19 horas para informa-ções, orientações e coleta de sangue.

cialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pes-soas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a pos-sibilidade de transmissão do vírus.

As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sinto-mas. Já as pessoas que estive-rem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

(5)

5

Sábado, 20 de março de 2021

ANUNCIE AQUI!

27 99900-2100

VITÓRIA – O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Espírito Santo chegou nesta quinta-feira (18) a quase 195 mil, o equi-valente a 4,80% da popula-ção. No país inteiro, são qua-se 11 milhões de imuniza-dos, ou seja, 5,19% da popu-lação total. Nas últimas 24 horas, 270.873 pessoas rece-beram a vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 25 Estados.

Entre os quase 11 milhões de vacinados, 4.027.123 receberam a segunda dose, o que representa 1,9% da po-pulação com a vacinação completa contra o novo coro-navírus. Nas últimas 24 ho-ras, 110.630 pessoas recebe-ram essa dose de reforço. Somando as vacinas de

pri-SÃO MATEUS – O

Ba-hia ainda continua de olho no mercado para reforçar o seu elenco. O alvo da vez é o zagueiro Messias, de 26 anos, que está desde 2015 no América mineiro.

O Bahia ainda não son-dou o representante do joga-dor, o empresário Pedro le-mos. O empresário revelou: "Eu não tive nenhum conta-to com o Bahia. Os clubes precisam se acertar primeiro para eu fazer o meu trabalho depois", frisou.

Conforme informações da imprensa esportiva mine-ira, uma fonte da diretoria do Coelho disse que a oferta não agradou ao clube minei-ro, que segue negociando.

Valorizado no mercado, Messias vem sendo assedia-do por várias equipes da sé-rie A, a investida mais recen-te, foi do time de Renato

Ga-VACINADOS CONTRA A COVID NO ES CHEGAM

A QUASE 195 MIL, 4,80% DA POPULAÇÃO

meira e segunda dose aplica-das, o Brasil aplicou 381.503 imunizantes nesta quinta-feira.

Em termos proporciona-is, o Amazonas é o Estado que mais vacinou sua popu-lação até aqui: 8,96% dos

habitantes receberam ao me-nos a primeira dose. A por-centagem mais baixa é en-contrada no Pará, onde 3,17% receberam a vacina. Em números absolutos, o maior número de vacinados com a primeira dose está em

São Paulo (3,13 milhões), seguido por Minas (909 mil) e Bahia (814 mil).

www.

FANOTICIAS

.COM.BR

úcho, o Grêmio. Messias Rodrigues da Silva Junior, Nasceu no Bair-ro Esplanada (SEAC), em São Mateus, no norte capi-xaba, e é o xodó dos seus pais dona Eliene e o seu Mes-sias.

O zagueiro Messias inici-ou sua carreira ainda garoto na escolinha do internacio-nal, depois foi para o Améri-ca Mineiro, onde se prossi-onalizou em 2015. Entre 2015 e 2018, disputou 107 jogos pelo Coelho e marcou 4 gols.

Em 2019, teve uma pas-sagem pelo RIO AVE de Por-tugal, atuando em 15 parti-das, retornou ao América em 2020. Vale registrar que o Messias dentro do elenco do América, foi uma das peças chaves para volta da equipe a serie A do campeonato bra-sileiro.

Polícia Federal

prende traficante

de drogas sintéticas

Polícia Militar

detém quatro

pessoas por tráfico

VITÓRIA – Um

ho-mem investigado por trá-co de drogas foi preso em agrante em São Mateus. A prisão faz parte da Ope-ração Aerossol, deagrada pela Polícia Federal.

Com o suspeito foram apreendidos 60 frascos de lança perfume, 110 com-primidos de ecstasy e 60 gramas de cocaína. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município.

A operação tem como objetivo combater a

com-pra e o comércio de drogas por meio de entregas feitas pelos Correios. Ao todo, 15 policiais participaram da ação.

Além do suspeito preso em agrante, duas pessoas foram autuadas pelo porte dos frascos de lança-perfume. Elas assinaram um Termo Circunstancia-do e carão à disposição da Justiça.

Os envolvidos respon-derão pelos crimes de trá-co de drogas e pelo crime de porte ilegal de drogas.

A operação teve como objetivo combater a compra e o comércio de drogas por meio de entregas feitas pelos Correios.

Amazonas é o Estado que mais vacinou sua popula-ção até aqui: 8,96% dos habitantes receberam ao me-nos a primeira dose.

MATEENSE MESSIAS, DO AMÉRICA

MINEIRO, TEM PROPOSTA DO BAHIA

VEJA O NÚMERO DE VACINADOS Total no País: 10.984.488 (5,19% da população) AM - 377.031 (8,96%) SP - 3.133.170 (6,77%) DF - 188.171 (6,16%) MS - 170.041 (6,05%) RS - 676.569 (5,92%) BA - 814.734 (5,46%) PB - 216.061 (5,35%) PE - 489.363 (5,09%) CE - 451.041 (4,91%) ES - 194.940 (4,80%) AC - 37.995 (4,25%) AL - 129.970 (3,88%) AP - 33.245 (3,86%) PI - 126.451 (3,85%) TO - 58.636 (3,69%) MA - 255.989 (3,60%) MT - 124.852 (3,54%) RO - 60.751 (3,38%) PA - 275.086 (3,17%)

Valorizado no mercado, Messias vem sendo assediado por várias equipes da série A, a investida mais recente, foi do time de Renato Gaúcho, o Grêmio.

ANUNCIE AQUI! 27 99900-2100

ACESSE: WWW.FANOTICIAS.COM.BR

SÃO MATEUS –

Duran-te o serviço na manhã desta quinta-feira (18), em São Mateus, policiais militares do 13º Batalhão detiveram quatro pessoas em agrante delito de tráco de entorpe-centes.

As prisões ocorreram após a equipe policial receber in-formações de que um indiví-duo estava armado e levando drogas para vender em um estabelecimento comercial do bairro Santo Antônio.

Dessa forma, os militares prosseguiram ao local, onde abordaram o automóvel do suspeito. Nas buscas encon-traram um revólver calibre 38, com seis munições intac-tas e três pedaços de maco-nha na posse do condutor.

Nesse momento, dois

indi-víduos que estavam no interi-or do estabelecimento co-mercial empreenderam fuga, mas foram detidos.

Na revista pessoal dos homens que estavam no local foram encontradas uma pis-tola calibre 380 carregada com 12 munições intactas. Já dentro do comércio foram apreendidos outros 18 peda-ços de maconha, material para embalar entorpecentes, quatro rádios comunicadores e R$ 1.062,00 em espécie.

Os indivíduos e os materi-ais apreendidos foram entre-gues no departamento polici-al de São Mateus. Um veícu-lo VW/Bora e uma motoci-cleta Yamaha de cor azul fo-ram recolhidas ao pátio cre-denciado, por serem usados na prática do delito.

A operação teve como objetivo combater a compra e o comércio de drogas por meio de entregas feitas pelos Correios.

(6)

ANUNCIE AQUI! - 27 99900-2100

ANUNCIE

AQUI!

27 99900-2100

ANUNCIE AQUI! 27 99900-2100

6

Sábado, 20 de março de 2021

GENTE MORRENDO

Nos idos da década de 1990, segundo li, o custo médio das drogas neces-sárias para o tratamento de doentes de AIDS situ-ava-se em torno de US$ 12 mil ao ano por pessoa. Eis que entrou em cena o saudoso presidente da África do Sul, Nelson Mandela, liderando um movimento pela quebra das patentes destes fár-macos. Noticiou-se, en-tão, que a partir daí um fabricante de medica-mentos genéricos da Índia lançou no mercado drogas custando menos de US$ 1 por dia.

Este debate - o da que-bra de patentes em certos casos - é razoavelmente antigo. Engloba um argu-mento aparentemente sólido: o de que vacinas são fruto de pesquisas que custaram verdadei-ras fortunas. O termo “aparentemente" não veio por acaso, conforme veremos.

Inicio por um estudo realizado sobre 210 medi-camentos aprovados nos EUA entre 2010 e 2016, segundo o qual a maior parte dos recursos gastos em seu desenvolvimento veio de órgãos públicos.

Um outro levantamen-to, este mais recente, nos trouxe que os recursos públicos investidos na pesquisa de vacinas con-tra o COVID-19 alcança-ram, em 2020, a espanto-sa soma de € 93 bilhões.

Sustentam alguns que a humanidade vive hoje em uma certa “aldeia glo-bal”. Convenhamos, po-rém, que esta aldeia é bem estranha: um doente europeu pode ser vacina-do contra o COVID-19 por US$ 2,16 - e o

mes-mo fabricante vende a mesma vacina à Tailân-dia por US$ 5,25.

Há poucos dias li no conceituado jornal in-glês “The Guardian” uma impressionante ma-téria segundo a qual o Brasil e a África do Sul estariam pagando a dado laboratório um valor du-as vezes e meia maior que aqueles desembolsa-dos pela União Europeia. Aos valores: os europeus pagarão os já referidos US$ 2,16, enquanto bra-sileiros e sul-africanos US$ 5,25.

O diretor-geral da OMS tem sido enfático em armar que estamos, enquanto humanidade, à beira de uma 'catástrofe moral', dada a desigual-dade na distribuição de vacinas. Fico a meditar: qual o exato alcance do termo “desigualdade”?

Fique claro - absoluta-mente claro, aliás - que os avanços cientícos fruto do trabalho das em-presas devem ser objeto de ampla recompensa. Sim, ampla - porém justa e ética. Anal, tem gente morrendo.

Pois é. Uma pena que não fabriquemos, cá, nos-sas vacinas - temos opta-do pela realidade de ser-mos a “roça" desta “alde-ia global”. Mas será que ela existe mesmo?

ANUNCIE AQUI!

27 99900-2100

.

Acesse: www.

FANOTÍCIAS

.com.br

www.

FANOTICIAS

.COM.BR

Crônica

HOSPITAIS ABREM MAIS DE 600 VAGAS

DE EMPREGO PARA CONTER COVID-19

VITÓRIA – As

oportuni-dades são para enfermeiros, técnicos de enfermagem e também para outras áreas de hospitais na Serra e em Vitó-ria; veja como se inscrever

Dois hospitais públicos da Grande Vitória estão com mais de 580 vagas de empre-go abertas. As oportunida-des são para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços de apoio (PCD), auxiliar administra-tivo e médico do trabalho.

Os prossionais irão atuar no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, antigo São Luas, e Hospital Esta-dual Dr. Jayme Santos Ne-ves, na Serra, referência no tratamento da covid-19 no Estado. HOSPITAL ESTADUAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA No HEUE há 287 vagas para início imediato. Os inte-ressados devem acessar o site www.evangelicovv-.com.br e cadastrar os currí-culos na aba ‘Trabalhe Co-nosco’. O processo seletivo acontecerá de forma remota. É fundamental que as infor-mações sejam atualizadas com precisão e que os candi-datos tenham toda a docu-mentação previamente sele-cionada.

A coordenadora de Re-cursos Humanos do hospi-tal, Almira Fraga Tozzi, res-salta que a remuneração é compatível com o mercado e

Rua Monsenhor Guilherme Schmitz, 194 B - Sernamby - São Mateus

(27) 9 9736-2880

Lavagem Geral, Lavagem do Motor, Polimento, Cristalização, Aspiração

os detalhes relativos à carga horária e outros benefícios são informados no momento da entrevista.

“A triagem de currículos será realizada conforme o perl das áreas e as compe-tências técnicas do candida-to. Ou seja, vai desde análise de currículos até entrevistas que serão realizadas via cha-madas de vídeo ou ligações telefônicas. Em alguns ca-sos, os dois tipos de entre-vista podem ser feitos”, ex-plicou a coordenadora.

HOSPITAL ESTADUAL JAYME SANTOS

NEVES

Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, são ofertadas 335 va-gas. Para se candidatar, os interessados devem acessar o site, clicar em ‘Hospital

Esta-dual Dr. Jayme Santos Ne-ves’ e cadastrar o currículo na aba ‘Trabalhe Conosco’.

Os candidatos que deseja-rem se inscrever para o car-go de auxiliar de serviços gerais é desejável ensino fundamental completo, téc-nicas de limpeza terminal e concorrente, conhecimento em separação de resíduos e utilização adequada dos pro-dutos. Ao todo são ofertadas 100 vagas.

Já para o cargo de auxiliar administrativo, com 78 va-gas disponíveis, é preciso ter Ensino Médio completo, facilidade para lidar com o público e disponibilidade para trabalhar por escala, incluindo nais de semana e feriados. Não é necessário ter experiência.

Para técnico de Enferma-gem estão disponíveis 100

vagas. Os interessados de-vem ter curso técnico com-pleto em Enfermagem com registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES).

São ofertadas, ainda, 56 vagas para enfermeiros. Os candidatos interessados pre-cisam ter Ensino Superior completo em Enfermagem, com registro ativo também no Coren-ES.

Os prossionais com interesse no cargo de médi-co do trabalho precisam ter curso superior em Medicina, especialização em Medicina do Trabalho e é desejável experiência de seis meses. Além disso, o registro pro-ssional no Conselho Regi-onal de Medicina do Espíri-to SanEspíri-to (CRM-ES) é funda-mental. Há apenas uma vaga disponível.

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CRIARAM

75% DOS EMPREGOS FORMAIS DE JANEIRO

VITÓRIA – As micro e

pequenas empresas (MPE) lideraram a geração de em-pregos em janeiro , criando aproximadamente 195,6 mil vagas, o que corresponde a cerca de 75% do total de 260.353 empregos formais registrado no mês.

Os números constam de relatório elaborado pelo Ser-viço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos da-dos de janeiro do Cadastro Geral de Empregados e De-sempregados (Caged). O resultado também é quase o

dobro do número de empre-gados gerado pelo segmento no mesmo mês do ano pas-sado.

Este é o sétimo mês con-secutivo em que os peque-nos negócios lideraram a geração de postos de traba-lho no país. O relatório mos-tra ainda que as médias e grandes empresas (MGE) também registraram saldo positivo na geração de em-pregos. Foram 668.257 ad-missões contra 626.653 des-ligamentos, resultando em um saldo positivo de 41.604 empregos. Esse número equivale a 15,9% do total de empregos gerados no Brasil.

“Nos últimos seis meses, os pequenos negócios apre-sentaram saldo total de 1,1 milhão de novos empregos contra 385,5 mil novos pos-tos de trabalho criados pelos médios e grandes. No último mês de janeiro, os setores que mais contribuíram para os saldos positivos foram

serviços, indústria de trans-formação e construção. Esses resultados valem tan-to para as MPE quantan-to para as MGE”, informou o Se-brae.

O relatório mostra ainda que a divergência ocorreu no setor do comércio. Enquanto as micro e peque-nas apresentaram saldo posi-tivo de 27,4 mil, as médias e grandes tiveram saldo nega-tivo de 21,3 mil vagas.

REGIÕES

Em janeiro, a Região Cen-tro-Oeste apresentou o mai-or saldo - 17,26 novas vagas geradas a cada mil emprega-dos, fechando janeiro com 55.795 empregos. A Região Sul vem em seguida, com 14,24 empregos novos por mil empregados e fechando janeiro com 55.795 empre-gos. Depois vem o Nordeste, com 11,68 empregos a cada mil empregados, totalizando 36.037 empregos. A Região

Norte gerou 6.656 empre-gos, um saldo de 7,73 em-pregos por mil empregados e o Sudeste cou com saldo de 7,09 a cada mil emprega-dos, com 67.957 empregos gerados no mês.

Em janeiro deste ano, as cinco unidades da Federa-ção que proporcionalmente mais geraram empregos fo-ram Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Roraima e Rio Grande do Norte. Todos esses estados geraram pelo menos 17 novos empregos a cada mil postos de trabalho já existentes.

Os estados que proporci-onalmente menos geraram empregos foram São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Ron-dônia, Rio de Janeiro e Ama-zonas. Com exceção do Amazonas, que apresentou saldo negativo, os demais geraram menos que sete no-vos empregos a cada mil postos de trabalho existen-tes.

As oportunidades são para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de ser-viços gerais, auxiliar de serser-viços de apoio (PCD), auxiliar administrativo e médico do trabalho.

(7)

7

Sábado, 20 de março de 2021

Classificados

Anuncie aqui:

27.99900.2100

Acesse:

www.fanoticias.com.br

ANUNCIE AQUI: 27 99900-2100

COMPRA, VENDE, TROCA, FINANCIA E ALUGA

CRONOS PREC. AT

2018/19 BRANCA

PALIO ATTRACT. 1.0

2013/13 VERMELHA

PALIO ATTRACT. 1.4

2012/13 BRANCA

PUNTO TURBO T-JET

2013/13 BRANCA

SIENA EL 1.4 2014/14

BRANCA

SIENA ESSENCE 1.6

2013/14 BRANCA

SIENA ESSENCE 1.6

2015/16 BRANCA

STRADA ADV. DUAL

2016/17 PRATA

STRADA TREK CE

2009/09 BRANCA

STRADA WORK CE

2016/17 BRANCA

STRADA WORK

2013/13 BRANCA

TORO FREEDON AT

2018/18 CINZA

TORO VOLCANO AT

2018/19 CINZA

MONTANA LS 1.4

2012/13 PRATA

COBALT LT 1.8 2014/14

BRANCA

ONIX 1.4 AT LTZ

2016/16 BRANCA

PRISMA 1.4 LT 2013/13

PRETA

S10 LTZ AT 2018/19

VERMELHA

FOX 1.0 GII 2013/13

PRETA

FOX CL 2017/18 PRATA

GOL 1.0 2008/08

CINZA

GOLF 1.6 SPORTLINE

2012/13 PRATA

NOVO FOX CL 2015/16

BRANCA

NOVO FOX CL 2015/16

BRANCA

NOVO FOX ROCK RIO

3763-5545

99848-2343

Av. João XXIII, 842 Boa Vista - São Mateus

2015/16 BRANCA

POLO SD 1.6

COMFORT 2013/14

PRATA

POLO SEDAN 1.6

2006/06 PRATA

NOVO VOYAGE CL

2016/17 BRANCA

ECOSPORT FSL

2012/13 PRETA

FOCUS 2L FC 2012/13

BRANCA

ETIOS HB CROSS

2015/15 PRETA

COROLLA XEI 2.0

2016/17 PRATA

COROLLA XEI 2.0

2012/13 BEGE

COROLLA XEI 2.0

2016/17 BRANCA

COROLLA XEI 2.0

2013/14 BRANCA

HILLUX SRX CD

2018/18 PRATA

www.FANOTICIAS.com.br

COMUNICADO

GERAR SERVIÇOS INDUSTRIAIS EIRELI ME CNPJ 23.057.678/0001-06, torna público que obteve da SEMMA, através do processo n° 001365/2021, Licença de Regularização LAR N° 005/2021 para atividade de Triagem, desmontagem e armazenamento temporário de resíduos sólidos classe I (incluindo ferro velho) para na localidade de Rua Projetada 03 n° 276 - Bairro LOTEAMENTO OURO NEGRO – SEAC São Mateus - ES.

(8)

www.

fanoticias

.com.br

8

Sábado, 20 de março de 2021

Venha morar em

um lugar com

Infra-estrutura

completa!

NOT CIAS

w w w . F A N O T I C I A S . c o m . b r

PARTICIPE

VOCÊ

TAMBÉM

DO NOSSO

GRUPO NO

TELEGRAM

Receba

notícias

a todo

momento.

MAIS UM

CANAL DE

INFORMAÇÃO

PARA VOCÊ

Referências

Documentos relacionados

VITÓRIA – A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES) publicou edital para abertura de concurso público para o cargo de consultor do Tesou- ro

22 A dispensa da jornada de trabalho para participação em disciplinas de pós-graduação stricto sensu no país será equivalente a carga horária das disciplinas coincidentes com

De acordo com o secretá- rio municipal de Saúde, Hen- rique Follador, o projeto está sendo viabilizado com o inte- resse do Município e da Dele- gacia Regional da Polícia

A empresa de Luz e Força Santa Maria, que atende 11 municípios no Estado, todos de fora da Grande Vitória, ar- mou que está aguardando ori- entações da Agência Nacional

Com base na classificação proposta, o crescimento da copaíba pode ser considerado Médio, tanto na Mata de Galeria como no Cerrado Denso, sob adubação com fósforo ou com

O Projeto traz ainda como objetivos específicos: apoiar curso de graduação e pós- graduação para o uso pedagógico das tecnologias digitais; auxiliar na

Avaliaram-se os teores de fibra e minerais de três cultivares de milheto (milheto comum, BN 2 e CMS 02), semeadas após a cultura do feijão das águas, sem nenhuma

10) A utilização da prática de orçamento conferiu novos significados, valores e poderes às rotinas anteriormente existentes na organização. 11) Não foram encontradas