• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA

DE ALIMENTOS

DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO

PORTO ALEGRE

2009

(2)

SUMÁRIO

1. VINCULAÇÃO NA ATIVIDADE DE TCC ... 04

2. DESENVOLVIMENTO DO TCC ... 04

3. ORIENTAÇÃO DO TCC ... 04

4. SUBMISSÃO DE PROJETOS AO COMITÊ DE ÉTICA ... 05

5. ELABORAÇÃO DO TCC ... 05

6. ESCOLHA DA DATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC ... 07

7. ENTREGA DO TCC À BANCA EXAMINADORA ... 07

8. PROTOCOLO DE APRESENTAÇÃO DO TCC... 08

9. ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC... 09

10. APROVAÇÃO NA ATIVIDADE DE TCC... 09

11. ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DA ATIVIDADE DE TCC ... 10

12. ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR ... 10

13. ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS... 11

14. DOS DIREITOS DOS ALUNOS ... 12

15. DISPOSIÇÕES FINAIS ... 12

LISTA DE ANEXOS

1. ANEXO 1: FICHA DE INSCRIÇÃO NO TCC... 13

2. ANEXO 2: ITENS QUE DEVEM CONSTAR NO TCC ... 14

3. ANEXO 3: CARTA CONVITE A BANCA EXAMINADORA ... 15

4. ANEXO 4: ATA DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO TCC ... 16

5. ANEXO 5: FICHA DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO TCC ... 17

6. ANEXO 6: TERMO DE CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS ... 18

7. ANEXO 7: FICHA DO RESULTADO FINAL DO ALUNO ... 19

(3)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

O curso de Engenharia de Alimentos deve atribuir ao profissional habilitação para exercer atividades técnicas, científicas e administrativas desde a caracterização e controle de matérias-primas até a comercialização do produto final, passando pelo controle, planejamento, projeto e desenvolvimento de produtos e processos, para que alimentos de qualidade e inócuos sejam produzidos ou conservados com o objetivo de diminuir perdas, minimizar custos e suprir demandas em situações diversas. Dentre as áreas importantes na cadeia de produção encontram-se: armazenamento, desenvolvimento de produtos, processos e equipamentos, estabelecimento de custos, administração industrial e garantia de qualidade. Outros pólos de atuação abrangem planejamento, projeto e implantação de instalações industriais. Docência e pesquisa constituem-se também em importantes campos de atuação do Engenheiro de Alimentos e realizam-se em Universidades, Institutos de Pesquisa e Órgãos da Administração Pública.

O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Alimentos da UFRGS prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como exigência para a graduação como Engenheiro de Alimentos.

Para a realização do TCC o aluno possui um professor orientador ligado ao Curso de Engenharia de Alimentos. O TCC pode ser na forma de uma ampla revisão bibliográfica sobre um tema específico, ou pode incluir, também, um trabalho prático. O objetivo do TCC é fazer com que os alunos tenham capacidade pesquisar bibliografias diversas, redigir um trabalho de forma organizada e clara, e após, defendê-lo perante uma banca de dois profissionais de nível superior, além do professor orientador.

(4)

1. VINCULAÇÃO NA ATIVIDADE DE TCC

1.1. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é considerado uma Atividade de Ensino. No início do semestre letivo, o aluno que tiver cumprido 200 créditos obrigatórios (pré-requisito), poderá matricular-se no TCC e para tal deverá procurar pessoalmente a Comissão de Graduação do Curso de Engenharia de Alimentos

(COMGRADITA) para realizar o seu vínculo na atividade através do Sistema de

Graduação. O vínculo não pode ser realizado através do Portal do Aluno.

1.2. O aluno deverá preencher, assinar e entregar à COMGRADITA a Ficha de Inscrição do Trabalho de Conclusão do Curso, disponível em http://www.ufrgs.br/icta

(Anexo 1). A ficha deverá também ser assinada pelo orientador do TCC.

1.3. O prazo máximo para que o estudante entregue a Ficha Inscrição do TCC a

COMGRADITA expira com o período de matrícula do semestre em que o aluno

pretende se vincular a Atividade.

2. DESENVOLVIMENTO DO TCC

2.1. O TCC é uma atividade de ensino de caráter prático-aplicativo a ser realizada individualmente. O tema do TCC deve ser na área de atuação profissional do Engenheiro de Alimentos e pode ser, mas não necessariamente, sobre o trabalho realizado durante o Estágio Curricular Obrigatório.

3. ORIENTAÇÃO DO TCC

3.1. Para a realização do TCC o aluno deverá possuir um professor orientador ligado ao Curso de Engenharia de Alimentos. A existência de um co-orientador não é obrigatória e este não precisa estar necessariamente vinculado ao Curso de Engenharia de Alimentos.

(5)

3.2. O prazo máximo para que o estudante indique a COMGRADITA o nome do seu orientador e a área na qual deseja desenvolver seu trabalho, com a concordância do orientador, expira ao final do período de matrícula do semestre em que o aluno pretende se vincular a Atividade. A indicação de um co-orientador poderá ser realizada até 30 dias antes da apresentação do TCC.

3.3. Recomenda-se que o número máximo de orientações de TCC que um professor do curso de Engenharia de Alimentos poderá exercer durante um semestre letivo seja de três (03). Tal número poderá, a critério do professor, ser excedido, cabendo exclusivamente a ele, professor, o cumprimento das obrigações e deveres inerentes a cada uma das orientações.

3.4 Ressalta-se que é possível aos professores do curso de Engenharia de Alimentos participarem como co-orientadores do TCC e como membro de bancas examinadoras sem limite máximo de participação, cabendo, exclusivamente, a cada docente a definição de número máximo de bancas examinadoras e co-orientações que pretende participar.

4. SUBMISSÃO DE PROJETOS AO COMITÊ DE ÉTICA

4.1. Os projetos que envolvam pesquisas com seres vivos e/ou dependam da aprovação do Comitê de Ética, deverão ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRGS. Tais projetos só poderão ser desenvolvidos e apresentados como um TCC mediante aprovação dos mesmos pelo Comitê.

4.2. Os documentos necessários para encaminhamento dos projetos ao CEP estão disponíveis no endereço http://www.propesq.ufrgs.br.

5. ELABORAÇÃO DO TCC

5.1. O TCC poderá ser na forma de uma ampla revisão bibliográfica sobre um tema específico, ou pode incluir também um trabalho prático. O objetivo do TCC é fazer

(6)

com que os alunos tenham capacidade de pesquisar bibliografias diversas e redigir um trabalho de forma organizada e clara.

5.2. O TCC poderá ser enquadrado em uma das seguintes modalidades:

5.2.1. Trabalho de revisão de literatura, na área de Engenharia de Alimentos, sobre temas atuais e relevantes.

5.2.2. Projetos na área de Engenharia de Alimentos relacionados às atividades profissionais que caracterizam o exercício profissional, como de interesse social e humano.

5.2.3. Trabalho de pesquisa e/ou extensão.

5.3. Na condição de Atividade de Ensino de caráter prático-aplicativo, ou seja, comprometida com a formação profissional do aluno, o TCC deverá apresentar as seguintes condições básicas textuais:

5.3.1. Introdução: definição da situação-problema.

5.3.2. Justificativa: confirmação a existência de um fato, da veracidade de uma proposição.

5.3.3. Objetivos: objetivos geral e específicos propostos.

5.3.4. Desenvolvimento Bibliográfico: desenvolvimento de referencial teórico de acordo com o objeto de estudo.

5.3.5. Material e Métodos (quando pertinente): descrição do procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos.

5.3.6.Resultados e Discussão: apresentação de todas as informações obtidas que poderão ser apresentadas na forma de tabelas e/ou gráficos e discussão dos resultados baseando na teoria, com comparação com a literatura.

5.3.7. Conclusão: síntese sobre as conclusões alcançadas com o trabalho.

5.4. Os itens que devem constar no TCC estão apresentados no Anexo 2.

5.5. O TCC deve atender às condições estabelecidas pelas Normas Técnicas para elaboração de trabalhos científicos formuladas pela ABNT. No que tange à formatação, o aluno também pode consultar o documento “Normas para

(7)

Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA). Em caso de dúvidas, consultar a Biblioteca.

5.5.1. O serviço de orientação à normalização de trabalhos acadêmicos, cuja finalidade é a de esclarecer possíveis dúvidas quanto à utilização das normas ABNT aplicáveis à trabalhos técnicos científicos, será prestado - pela equipe da biblioteca – desde o início do semestre até a quarta semana que antecede a data definida para a entrega do TCC à banca examinadora.

5.6. O TCC também poderá ser elaborado na forma de um artigo científico, redigido em português ou inglês. Neste caso, o TCC constará de uma revisão bibliográfica mais detalhada, seguido do artigo científico no formato de uma revista indexada escolhida pelo aluno e pelo orientador.

5.7. O aluno deverá estar ciente que na entrega da versão final do TCC ele estará concedendo todos os direitos autorais à UFRGS.

6. ESCOLHA DA DATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC

6.1. Apresentação do TCC à banca examinadora será nas duas últimas semanas do semestre letivo. A data de apresentação é determinada por sorteio, efetuado pelo professor Coordenador da Atividade de TCC.

7. ENTREGA DO TCC À BANCA EXAMINADORA

7.1. No mínimo três (03) semanas antes da apresentação do TCC, os alunos deverão entregar ao professor Coordenador da Atividade, três (03) cópias do TCC (caso haja um co-orientador, deverão ser entregues quatro (04) cópias). Juntamente com as cópias é obrigatória a entrega da carta convite (Anexo 3) feita a cada um dos integrantes da banca examinadora. Essas cópias serão encaminhadas pelo Coordenador aos membros da banca examinadora e ao orientador.

(8)

8. PROTOCOLO DE APRESENTAÇÃO DO TCC

8.1. Para a aprovação no TCC o aluno deverá realizar a apresentação escrita (conforme descrito nos itens 5 e 7) e exposição oral ao final do semestre em que se vinculou a Atividade, perante uma banca de dois profissionais de nível superior, além do professor orientador.

8.2. A apresentação do TCC, sob presidência do docente responsável pela orientação, transcorrerá da seguinte forma: abertura da sessão pela presidência, com a leitura do texto formal próprio e apresentação do estudante, com a duração mínima de 15 minutos e máxima de 20 minutos.

8.3. Após a apresentação do TCC haverá argüição pelos integrantes da banca com 10 minutos para cada membro; encerramento dos trabalhos; reunião (a portas fechadas) da banca examinadora para a definição do conceito final; encaminhamento, pelo presidente da banca examinadora ao professor Coordenador da Atividade da ata final da sessão (Anexo 4).

8.4. O TCC escrito será avaliado de acordo com os seguintes critérios: relevância temática; adequação teórico-metodológica da abordagem; suficiência e atualização da revisão bibliográfica; clareza, concisão e precisão da redação; adequação às normas da metodologia científica; argumentação na discussão; coerência e pertinência da conclusão; apresentação gráfica e estética.

8.5. A apresentação oral será avaliada de acordo com os seguintes critérios: otimização do tempo de exposição; uso adequado de recursos audio-visuais; clareza, nitidez, concisão e precisão do linguajar; postura gestual-corporal; seqüenciamento racional das idéias; adequação às normas da metodologia científica (quando pertinente); didatismo e motivação da assistência; consistência e fundamentação da argumentação.

8.6. A banca examinadora poderá utilizar o formulário de avaliação (Anexo 5) para apropriar o conceito final ao aluno.

(9)

9. ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC

9.1. A Atividade de TCC somente estará encerrada para cada aluno após a entrega da versão digital do trabalho, para arquivo no ICTA. Após finalizar as correções sugeridas pela banca, os alunos deverão encaminhar ao professor Coordenador da Atividade duas (2) cópias digitalizadas (2 CDs contendo o TCC em arquivo PDF) do

TCC e o formulário concedendo os direitos autorais à UFRGS devidamente preenchido

e assinado (Anexo 6).

9.2. O aluno terá o prazo máximo de 07 (sete) dias corridos, após a apresentação oral, para finalizar as correções sugeridas pela banca examinadora.

9.2.1. Durante esse período o serviço de orientação à normalização de trabalhos acadêmicos não estará disponível (ver item 5.5.1).

9.3. Fica a critério do orientador e do orientando a entrega de uma cópia aos membros da banca examinadora.

10. APROVAÇÃO NA ATIVIDADE DE TCC

10.1. Será APROVADO o aluno que:

10.1.1. Apresentar seu TCC (apresentação escrita e oral).

10.1.2. Obtiver da banca examinadora conceito igual ou superior a C.

10.1.3. Apresentar a versão final no formato digital, no prazo estabelecido no item 9.2, conforme instruções apresentadas nas Diretrizes, com as correções/sugestões apresentadas pela banca.

10.2. Será REPROVADO o aluno que:

10.2.1. Não tiver autorizada a apresentação de seu TCC por seu orientador, via ofício encaminhado a COMGRADITA.

10.2.2. Apresentar como próprio cópia de TCCs anteriormente realizados (plágio).

10.2.3. Não realizar a apresentação do TCC escrito e apresentação oral. 10.2.4. Obtiver conceito final inferior a C na avaliação da banca examinadora.

(10)

10.2.5. Não entregar a versão final ao professor Coordenador da Atividade e/ou não realizar as correções/sugestões determinadas pelo orientador e/ou banca examinadora.

10.2.6. Não cumprir os prazos estabelecidos pelas diretrizes.

10.3 Em caso de reprovação o aluno poderá continuar com o mesmo tema desde que o motivo não tenha sido plágio. Quando reprovado por plágio, fica o aluno impedido de continuar com o mesmo tema, devendo escolher assunto diferente para a realização do trabalho ao cursar novamente a Atividade de TCC.

11. ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DA ATIVIDADE DE TCC

11.1. Divulgar aos alunos vinculados a Atividade de TCC e as informações relativas aos procedimentos, datas, prazos e normas para elaboração do trabalho, bem como sua organização geral.

11.2. Agendar as apresentações do TCC, reservar o espaço físico e o equipamento áudio-visual.

11.3. Encaminhar as cópias do TCC, juntamente com a carta convite ao membros da banca examinadora.

11.4. Confeccionar as declarações de participação da banca examinadora e a ficha do resultado final do aluno.

11.5. Encaminhar os resultados finais (titulo final do TCC, data de apresentação, conceito final e banca examinadora - Anexo 7), à COMGRADITA.

12. ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR

12.1. Orientar o aluno na organização e elaboração do TCC.

(11)

12.3. Presidir a banca de defesa do TCC.

12.4. Zelar pelo cumprimento das diretrizes que regem o TCC.

12.5. Designar o conceito final do aluno, juntamente com a banca examinadora.

12.6. Orientar os alunos nas correções finais do TCC após a apresentação.

12.7. Encaminhar ao professor responsável pelo TCC, o conceito final do aluno e a ata após a defesa.

13. ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS

13.1. Vincular-se ao início do semestre, junto à COMGRADITA, na Atividade de

TCC.

13.2. Definir o tema do TCC e solicitar a orientação de um professor.

13.3. Observar as diretrizes para execução do TCC junto ao professor Coordenador da Atividade.

13.4 Entregar ao professor Coordenador da Atividade, três (03) cópias do TCC (caso haja um co-orientador, deverão ser entregues quatro (04) cópias), juntamente com a carta convite feita a cada um dos integrantes da banca examinadora.

13.5. Após a apresentação, realizar as correções sugeridas pela banca examinadora.

13.6. Entregar duas (2) cópias digitais da versão final e o formulário de concessão de direitos autorais (Anexo 6) ao professor Coordenador da Atividade de

(12)

14. DOS DIREITOS DOS ALUNOS

14.1. Receber orientação para realizar as atividades previstas no TCC.

14.2. Expor ao professor coordenador, em tempo hábil, problemas que dificultem ou impeçam a realização do TCC, para que sejam buscadas soluções; em última instância, deve-se recorrer a COMGRADITA.

14.3. Avaliar e apresentar sugestões que contribuam para o aprimoramento contínuo desta atividade acadêmica.

14.4. Comunicar a COMGRADITA quaisquer irregularidades ocorridas durante e após a realização do TCC, dentro dos princípios éticos da profissão, visando seu aperfeiçoamento.

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. Os casos omissos às diretrizes presentes serão resolvidos pela Comissão de Graduação do Curso de Engenharia de Alimentos.

(13)

ANEXO 1

FICHA DE INSCRIÇÃO NO TCC

Aluno(a): Cartão UFRGS:

Endereço para Correspondência:

Rua: _________________________________ Número:_______ Complemento: _______

Bairro: ____________________ CEP: __________ Cidade: _______________ UF: ____

Telefones para contato: ________________________ Celular: _________________

RG: __________________________ CPF: ___________________________ E-mail: __________________________________________ Título do TCC (provisório): Orientador(a)/Departamento: Co-orientador(a)/ Departamento: Data: Assinaturas: ___________________ ____________________ ____________________

(14)

ANEXO 2

ITENS QUE DEVEM CONSTAR NO TCC

Estrutura Elemento

Pré-textuais Capa (obrigatório)

Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Agradecimento(s) (opcional) Epígrafe (opcional)

Resumo na língua portuguesa (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional)

Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional)

Sumário (obrigatório)

Textuais Introdução

Justificativa Objetivos

Desenvolvimento Bibliográfico

Material e Métodos (quando pertinente) Resultados e Discussão

Conclusão

Pós-textuais Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Anexo(s) (Opcional)

(15)

ANEXO 3

CARTA CONVITE A BANCA EXAMINADORA

Porto Alegre, ____ de _________________ de 200___.

Prezado(a) Senhor(a),

Vimos convidá-lo para participar, como membro examinador, da banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ICTA/UFRGS, intitulado __________________________________________, a ser realizada no dia ____, horário ______, na sala ________ no ICTA.

A apresentação do TCC terá duração mínima de 15 minutos e máxima de 20 minutos. Após a apresentação haverá argüição pelos integrantes da banca com 10 minutos para cada membro.

Desde já agradecemos sua disponibilidade.

________________________ ________________________ Acadêmico Professor(a) Orientador(a)

(16)

ANEXO 4

Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos

ATA DA AVALIAÇÃO FINAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aos __________ de ________________ de dois mil e ______, às ________, pelo Curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instalou-se a Comissão Julgadora da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do(a) aluno(a):

_____________________________________________________________________, composta pelos(as) professores(as):

_____________________________________________________________________, _____________________________________________________________________, _____________________________________________________________________, a fim de proceder a argüição pública e avaliação do TCC do(a) candidato(a), intitulado: _____________________________________________________________________,

Aberta a sessão, o(a) presidente da Comissão Julgadora autorizou o início da apresentação. Após a apresentação do trabalho, foi realizada argüição e na seqüência a Comissão Julgadora se reuniu para a atribuição do conceito final.

De acordo com o REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, o(a) candidato(a)_______________________________________ foi considerado (a) __________________________com conceito final _____.

Assinam:

Prof(a). Orientador(a): ___________________________________________________ Prof(a). Titular 1: ________________________________________________________ Prof(a). Titular 2: ________________________________________________________

(17)

ANEXO 5

FICHA DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO TCC

Aluno(a): Orientador(a): Título do TCC:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

01. Apresentação impressa Notas (0 – 6,0)

a) Relevância temática e adequação teórico-metodológica b) Apresentação gráfica e estética

c) Suficiência e atualização da revisão bibliográfica d) Clareza, concisão e precisão da redação

e) Adequação as normas da metodologia científica f) Argumentação na discussão

g) Coerência e pertinência da conclusão

Média parcial

02. Apresentação Oral Notas (0 – 4,0)

a) Otimização do tempo de exposição

b) Domínio na utilização de recursos áudio-visuais

c) Segurança durante a apresentação (clareza, nitidez, concisão e precisão do linguajar; postura gestual-corporal; sequenciamento racional das idéias, domínio do tema)

d) Adequação às normas da metodologia científica (didatismo e motivação da assistência, consistência e fundamentação da argüição)

Média parcial MÉDIA FINAL

Porto Alegre, _____ de _________________ de 200__. _________________________________ _________________________________ Membro da banca (nome legível) Membro da banca (assinatura)

(18)

ANEXO 6

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIDADE DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO NO REPOSITÓRIO DIGITAL DA UFRGS

Uso interno

Nº de sistema SABi:

COMPROVANTE DE ENTREGA DO DOCUMENTO NA BIBLIOTECA SETORIAL

Em: _____/_____/_______

(19)

ANEXO 7

FICHA DO RESULTADO FINAL DO ALUNO

Esta Ficha deve ser entregue pelo Coordenador da Atividade de TCC a Comissão de Graduação, ao final do semestre letivo, para apropriação dos conceitos dos

alunos através do Sistema de Graduação.

Aluno(a): Cartão UFRGS: Orientador(a): Título do TCC: Data da Apresentação: Conceito Final:

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de