• Nenhum resultado encontrado

Parabéns Pr. Nogueira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parabéns Pr. Nogueira"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

GREJA

B

ATISTA

F

UNDAMENTALISTA

C

RISTOÉ

V

IDA www.cristoevida.com

ANO XXIII - Nº 830 • FoRtALeZA, 20 deMARÇode 2011

“Agradeço pela homenagem,

mas saibam: o que mais

deixa um pastor feliz é

saber que as ovelhas estão

andando firmes na fé...”

ONTEM, SÁBADO, A IGREJA CELEBROU UM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOANIVERSÁRIO DO PR. JOSÉ NOGUEIRA,

QUE COMPLETARA 53 ANOS NO DIA 16 DEMARÇO.

Coral adulto e infantil, homenagens, louvor, mensagem bíblica proferida pela diaconiza Carmen e um jantar, marcaram o Culto de Ação de Graças.

(2)

Leitura para a Consagração

TESOURO – ONDE

ESTÁ O SEU?

(P

arte

1)

“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará

também o vosso coração”

INTRODUÇÃO: O pastor norte-americano John Piper escreveu um artigo cora-joso sobre nossa atitude para com os nossos bens. Admiro homens de Deus que, com coragem, confrontam de forma clara nossa vida com a Palavra. Digo isso, pois vejo duas atitudes extremas e erradas hoje em dia. Primeiro: daqueles pastores e igrejas mercenários que transformam o Evangelho em comércio – esses barganhadores de bênçãos que enchem os púlpitos e as TVs de promessas falsas sofrerão o justo juízo de Deus. E segundo: há também os pastores de igrejas sérias e bíblicas, mas que, acovardados pelas más atitudes dos vendilhões, temem ensinar o que a Bíblia ensina sobre Mordomia. Uns me dizem que até se sentem constrangidos, outros que temem a saída de irmãos se eles ensinarem sobre Mordomia. Digo-lhes sempre que ensino sobre os verdadeiros princípios, sem medo e com toda a liberdade que a Palavra de Deus permite. Pois “quem é de Deus ouve a Palavra de Deus” (João 8:47).

Como veremos na exposição de John Piper há muitas instruções de Jesus sobre como usar nossos recursos (Jesus ensinou isso com clareza, sem rodeios, não diminuiu os conceitos de Deus para agradar aos homens). Creio que precisamos refletir sobre isso, confrontar nossa vida, para sabermos se estamos ou não vivendo do modo como verdadeiros cristãos, ou se apenas “pegamos” da Bíblia o que mais nos agrada.

Vou adaptar o longo texto de John Piper em duas partes, para adequarmos ao formato de nosso Informissões, e termos duas oportunidades de estudar e meditar.

Pr. José Nogueira

A essência da adoração é ter Jesus como infinitamente valioso, acima de todas as coisas. As formas exteriores de adoração são atos que mostram quanto valorizamos a Deus. Portanto, toda a vida tem o propósito de ser adoração, pois Deus afirmou que, comendo, ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, devemos fazer tudo para mostrar quão valiosa é a glória de Deus para nós. Dinheiro e bens são uma grande parte de nossa vida; por isso, Deus tenciona que eles sejam uma grande parte da adoração. A maneira como adoramos com nosso dinheiro e bens é ganhá-los, e usá-los, e perdê-los de um modo que mostre quanto valorizamos a Jesus, e não o dinheiro.

Ao RebAnhode deus

(3)

-Lucas 12:33-34 está relacionado ao padrão de como adoramos com

nosso dinheiro (e, por implicação, está relacionado ao que fazemos com nosso dinheiro na adoração coletiva, conforme veremos em seguida).

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso

tesouro, ali estará também o vosso coração”

Com base nesse texto, observe três ensinos importantes sobre o dinheiro: PRIMEIRO, ter Jesus como nosso maior tesouro transmite um forte impulso à simplicidade, e não à acumulação. Focalize por um momento as palavras “vendei os vossos bens”, no versículo 33. Com quem Jesus estava falando? O versículo 22 nos dá a resposta: “seus

discípulos”. Ora, em sua maioria, eles não eram pessoas ricas. Não

tinham muitos bens. Mas, apesar disso, Jesus disse: “Vendei os

vossos bens”. Ele não disse quantos bens eles deveriam vender.

Conforme mencionado em Lucas 18:22, Jesus disse a um jovem rico: “... Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o

pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me”. Nessa

ocasião, Jesus instruiu o homem a vender todas as suas posses. Quando Zaqueu encontrou-se com Jesus, disse: “... Senhor, eis

que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (Lucas 19:8).

Portanto, ele deu 50% de seus bens.

Atos 4:36-37 diz: “Então José, cognominado pelos apóstolos,

Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o de-positou aos pés dos apóstolos”. Isso significa que Barnabé vendeu

pelo menos um campo. A Bíblia não nos diz quantos bens devemos vender. Então, por que ela nos diz que devemos vendê-los?

Usar o dinheiro para mostrar amor àqueles que não têm o neces-sário para a vida e não têm o evangelho (a necessidade para a vida eterna) – é tão importante que, se não temos dinheiro à mão, devemos vender algo para que possamos dar.

Agora pense o que isso significa no contexto. Os discípulos não eram pessoas ricas que tinham despesas além de suas condições, cujo dinheiro estava preso em títulos ou investido em imóveis. Mas Jesus não disse: “Usem um pouco do dinheiro de vocês para dar esmolas”. Ele disse:

“Ven-dam algo e dêem esmolas”. Por quê? A suposição é que essas pessoas

viviam tão próximas do limite de suas condições, que, não tendo dinheiro para dar, precisavam vender algo para que pudessem dar. Jesus queria que seu povo se movesse em direção à simplicidade, e não à acumulação.

Qual é o ensino? O ensino é que existe na vida cristã um poderoso impulso à simplicidade, e não à acumulação. Esse impulso resulta de valorizarmos a Deus como Pastor, Pai e Rei mais do que valorizamos todos os nossos bens.

E o impulso é poderoso por duas razões. Uma é que Jesus disse:

“Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas (literalmente, aqueles que têm coisas)!” (Lucas 18:24). Em Lucas 8:14,

Jesus disse que as riquezas sufocam a Palavra de Deus. Contudo, queremos entrar no reino de Deus mais do que desejamos ter coisas. E não queremos que o Evangelho seja sufocado em nossas vidas. A outra razão é esta: queremos que a preciosidade de Deus seja manifestada ao mundo. E Jesus nos diz que vender os bens e dar esmolas é uma maneira de mostrar que Deus é real e precioso como Pastor, Pai e Rei.

Portanto, o primeiro ensino de Lucas 12 é que confiar em Deus

como Pastor, Pai e Rei transmite um forte impulso à simplicidade, e não à acumulação. E isso transforma a adoração que procede do

(4)

OREMOS POR ISRAEL

O ASSASSINATO DA FAMÍLIA

DE COLONOS JUDEUS

EM ITAMAR

O Blog Notícias de Sião não tem caráter sensacionalista. E nunca o terá. Mas, fazemos questão de divulgar, por um breve espaço de tempo, as imagens do brutal assassinato ocorrido na Samaria.

Um grupo de palestinos invadiu a casa de uma pacata família judia e trucidou 5 dos 8 membros. Isso numa noite de Shabat, enquanto todos dormiam.

Publico estas fotos com o coração destroçado. Sou pai e fico a imaginar o desespero deste pai judeu ao ver sua família sendo atacada de forma tão vil. Refleti muito antes de decidir se deveria ou não publicar as fotos. Acabei por fazê-lo, em caráter temporário, por achar necessário, uma vez que um grande grupo de internautas defendem os “coitados pales-tinos” como indefesos e inocentes vítimas dos truculentos israelenses. Balela pura.

Esta matéria ficará on-line apenas no dia de hoje. Custa a crer que seres humanos (?) saíram às ruas para comemorar como “heróico” um ato tão covarde.

Corpos dos pais junto ao filho, um bebê de 1 mês! .

Extraído do blog: Notícias de Sião

http://noticiasdesiao.wordpress.com/2011/03/14/imagens-chocantes

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira (8841.3710) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP • Diaconia de TI & M Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

(5)

PRECIOSA KOINONIA

O FUNDAMENTALISMO BÍBLICO

15 DE MARÇO DE 2011

7

Coisas Que Você Deve

Aprender Sobre Sua Igreja

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade

escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas – vs.3)

Uma igreja batista é caracterizada pela fé militante (luta pela preservação da sã doutrina, não apenas a defende, mas batalha por ela). Não faz concessões, nem se torna cúmplice de erros dos outros. O fundamentalista segue a Bíblia quando se separa de igrejas, instituições e pessoas que têm doutrinas, éticas ou comportamentos contrários à Bíblia. Os fundamen-talistas bíblicos diferem dos grupos evangélicos por essa postura militante e separatista. Embora sejam antipáticos para o mundo e para os evangélicos em geral, sabem que estão sendo fiéis e agradáveis a Deus – que ordenou a batalha pela fé e a separação eclesiástica - 2 Tessalonicenses 3:6, 14-16.

1 - A ordem é para separar-se dos que não andam segundo as ordens de Deus (“desordenadamente”). Paulo está se referindo a “irmãos” que professam Cristo, mas negam em sua teologia ou prática os ensinos da Palavra – vs. 6

“Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu”. - 2 Tessalonicenses 3:6.

2 - A Bíblia requer que se note quem são (“notai o tal”) - vs. 14. Ela reprova a ingenuidade, deve-se usar o discerni-mento bíblico - Atos 17:11.

“Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta

carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe” - 2 Tessalonicenses 3:14.

3 - Deus ordena não se associar - vs. 14 b.

“Não se misturar” é não participar de suas atividades, é separar-se de suas programações e eventos.

4 - O objetivo da separação é criar nos desordenados uma reflexão: “para que se envergonhe” - vs. 14c. Os enganados ou ignorantes passarão a pensar mais na fidelidade à Palavra de Deus, mesmo que haja um custo alto a pagar por isso.

5 - O ensino bíblico da separação ensina que os desor-denados não são nossos inimigos, são irmãos nossos. Mas, como eles vivem e ensinam de forma contrária aos princípios bíblicos, nós devemos evitar o envolvimento com seus minis-térios, trabalhos, etc. - vs. 15.

“Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão” - 2 Tessalonicenses 3:15.

(6)

6 - Além de nos separar, devemos também exortar ao de-sordenado para que conserte suas doutrinas e práticas: “para

que se envergonhe” - vs. 15b. Alguns vivem tão enganados que nem ficarão envergonhados com a separação, precisam também de exortação.

7 - A doutrina da Separação Eclesiástica foi dada para que tivéssemos paz - vs. 16. Já pensou ficar brigando o tempo todo por admoestar os teimosos desordenados, tentando consertar o que dizem de errado, mostrando suas incoerências?

“Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós” –

2 Tessalonicenses 3:16.

T

odo membro de nossa igreja deve estar consciente de nossa posição firme. Já perdemos muitos irmãos que, quando chegou a hora de lutar ou perder alguma vantagem por causa da separação eclesiástica, pulou fora. Como na época de Paulo aconteceu, também acontece e acontecerá nos dias hoje. Não adianta acomodar o erro para ser bonzinho e juntar números, pois Deus requer fidelidade acima de tudo. Sua igreja vai lutar por suas doutrinas e por ser fiel a Deus, nem que tenha que pagar um alto preço, por isso dizemos:

“Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi” (Êxodo 32:26).

AGENDA DA IGREJA

26 (sábado) • 17h30: Encontro de Namorados & Noivos

– Pr. José Nogueira

• 19h: Encontro de Casais (IUPI+CEU),

Estudo para Homens e Mulheres – Viva a Diferença! - Homens: Pr. José Nogueira;

- Mulheres: D. Margarida Nogueira.

02 (sábado) • Culto de Ações de Graça na Casa do irmão Geraldo

• Mocidade Especial: Armadilha Digital - Prof. Raphael

Estudo importantíssimo enfocando a armadilha que Satanás tem preparado para atrair e aprisionar pes-soas para a pornografia na Internet. Aprenda a montar suas barricadas de resistência para fugir e vencer essa guerra. Venha e convide parentes e amigos. Todos receberão um livreto ilustrado sobre o assunto. 03 (domingo) • 09h: Batismo e Celebração da Ceia do Senhor

Os candidatos ao batismo e seus discipuladores

devem procurar o Diácono Bonifácio para receber as instruções e a ficha de filiação de membrezia.

06 (quarta) • 19h: Encontro dos Amigos de Sião 09 (sábado) • 17h30: Encontro de Namorados – Pr. José Nogueira • 19h: Encontro de Casais (IUPI+CEU) 16 (sábado) • 17h30: Encontro com Noivos – Pr. José Nogueira • 19h: Aniversário de 15 anos da Tainan • Viagem Missionária ao Assentamento Raposa 24 (domingo) • 06h: Culto da Ressurreição (Coral Cristo é Vida -

Adaptação da Cantata “O Messias”) – Café Ágape 30 (sábado) • 19h: Encontro de Casais (IUPI+CEU)

2011

abr

2011

mar

Referências

Documentos relacionados

Este é apenas um exemplo onde o Teorema de Pick foi utilizado para o estudo de áreas geográficas, a partir disto vemos que pode existir a interdisciplinaridade em sala de aula, onde

Nessa afirmativa percebe-se que a Educação teria o compromisso em promover a qualidade do fator humano – expressão utilizada permanentemente por Celso Furtado em seus

El huésped entra en la habitación e inserta la tarjeta en el desconectador de energía; el dispositivo ahorrador de energía envía una señal al sistema Smart para indicar que

Havia, igualmente, atenienses (entre outros gregos) que apreciavam o modo espartano de ser e estar, como Sócrates (e Platão), que seria um desses laconizantes 6 , afirmando que

Estes conceitos, assim compreendidos, criam um processo no qual os conceitos isolados se convertem necessariamente na antítese de sua formulação originária, na negação de si

e)Para os empregados que recebem salário fixo mais comissão, e os apenas comissionistas, o cálculo para pagamento de triênio e quebra de caixa, obedecerá aos seguintes

Qualidade e Avaliação de Serviços de Saúde e de Enfermagem; Segurança do Paciente. 1 - Flávia Dimarchi

Precisamente, o estudo teve como foco a estrutura fa- torial, a consistência interna do inventário e a identifi- cação de diferenças nas percepções do clima familiar no que se