• Nenhum resultado encontrado

GT HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA BRASILEIRA RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO BIÊNIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GT HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA BRASILEIRA RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO BIÊNIO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GT HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA BRASILEIRA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO BIÊNIO 2012-2014

COORDENAÇÃO: Ricardo Cavaliere (UFF) Dieli Vesaro Palma (PUC-SP)

(2)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO GT HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA BRASILEIRA NO BIÊNIO 2012-2014

Considerando o conjunto de propostas apresentadas no Plano de trabalho (2012-2014), foram relatadas à coordenação do GT, antes ou durante o 29.º Encontro Nacional

da ANPoLL, as seguintes atividades realizadas ao longo do biênio 2012-2014.

1. ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOVECENTISTA: OS DISCURSOS PEDALINGUÍSTICOS EM PORTUGAL E NO BRASIL - 1900 A 1950

Proponentes: Dieli Vesaro Palma (PUC-SP), Nancy dos Santos Casagrande (PUC-SP), Maria Mecedes Saraiva Hackerott e Neusa Maria Barbosa Bastos (PUCSP e UPM) Resumo: Para se determinar o percurso de professores no decorrer do século XX, buscou-se, por meio de textos portugueses e brasileiros, apresentar questões formadoras dos sujeitos escolarizados em Língua Portuguesa, sob três aspectos: 1) delineou-se o clima de opinião, primeira metade do século XX, para o estabelecimento das representações sociais de uma época; 2) rastrearam-se as idéias linguísticas e as políticas pedalinguísticas determinantes do ensino de língua materna para o desvelamento de conceitos linguísticos bem como da questão da cidadania; 3) desvelaram-se as implicações referentes aos objetivos linguísticos em material histórico de pesquisa estudos, gramática e antologia para o levantamento do percurso historiográfico da Língua Portuguesa.

Resultado obtido:

Foi publicado, em 2012, o seguinte livro, resultante desta proposta de trabalho bienal: BASTOS, Neusa Barbosa e PALMA, Dieli Vesaro (orgs). História entrelaçada 5:

estudos sobre a linguagem em materiais didáticos – década de 1950. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna) e IP-PUC/SP, 2012.

2. MADRE OLÍVIA E OS ESTUDOS DO PORTUGUÊS

Proponentes: Dieli Vesaro Palma, Maria Mercedes Saraiva Hackerott, Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos e Sonia Maria Nogueira. (PUC-SP)

(3)

RESUMO: Várias alterações no percurso de nossa produção gramatical e de manuais didáticos ocorreram com a entrada dos princípios estruturalistas no Brasil. Cília Coelho Pereira Leite – Madre Olívia, foi influenciada pela Lingüística recém chegada no Brasil (1968). Como pesquisadora-fundadora, em 1960, do IP-PUC/SP (Instituto de Pesquisas Lingüísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos do Português) visava a um aprendizado eficiente, com vistas a uma gramática de texto que complementasse a gramática da frase, defendendo, durante as décadas de 60 a 80, que a gramática era de todo indispensável para um eficiente aprendizado de Português. Idéias avançadas que merecem ser revistas para que se dê o devido valor a essa pesquisadora incansável da PUC/SP, que deixou um legado adaptado aos dias atuais.

Resultado obtido:

Foi publicado, em 2012, o seguinte livro:

BASTOS, Neusa Barbosa e PALMA, Dieli Vesaro (orgs). Madre Olívia: uma linguista

à frente de seu tempo. São Paulo: Terracota, 2012.

4. NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE GRUPOS DE ESPECIALIDADE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS ESTADOS UNIDOS

Proponente: José Marcelo Freitas de Luna

Resumo: O projeto visa reconstruir o contexto em que emergiu o Modern Portuguese, correlacionando-o à institucionalização de grupos de especialidade em PLE nos EUA. Este objeto nos interessa pelas seguintes razões: o movimento de mais de três séculos de implantação do PLE; a tradição americana de Linguística Aplicada, e o desenvolvimento de grupos de especialidade em algumas universidades. É na UT Austin que professores, coordenados por Fred Ellison e Gomes de Matos, com a consultoria de Mattoso Câmara e a colaboração de Rachel de Queiroz, desenvolvem o Modern Portuguese. Seu subtítulo – a Project of the Modern Language Association - deve dizer mais do que sobre as suas fontes de financiamento; deve possivelmente dizer sobre as ideias linguísticas da época e sobre grupos de especialidade em PLE.

(4)

Resultado obtido:

Organização do livro Ensino de Português nos Estados Unidos: história,

desenvolvimento, perspectivas. Paco Editorial, 2012.

5. A ORGANIZAÇÃO DE DADOS LINGUÍSTICOS NO VOCABULÁRIO DE ARENAS (1611)

Proponente: Maria Aurora Consuelo Alfaro Lagorio (UFRJ)

Resumo: No contexto colonial hispânico, a produção linguística descritiva das línguas ameríndias fornece uma importante documentação sobre essas línguas e pistas sobre as políticas em relação a elas. O objetivo dessas gramáticas que inclui a correção, própria do registro escrito culto, parece não resolver a equação saber ~ fluência, apesar do seu caráter „didático‟ explícito. Frente à concepção da língua como um conjunto de regras gramaticais, a necessidade de desenvolver outras habilidades, dentro de uma orientação pragmática quase sempre fruto da premência comunicativa, leva a um discurso crítico que dialoga com outra produção alternativa que circula no século XVI em Espanha.

6. PREPARANDO UMA EDIÇÃO SOBRE A ARTE DA LÍNGUA DE ANGOLA Proponente: Maria Carlota Amaral Paixão Rosa (UFRJ)

Resumo: O presente projeto tem por meta a edição de um texto gramatical seiscentista escrito no Brasil. Sem obstáculos de leitura causados pela letra , nem por manchas, perfurações ou outros danos materiais que tenham comprometido o suporte em que foi escrito, a Arte da língua de Angola (1697) tem uma série de outros obstáculos à compreensão, menos perceptíveis, mas que dificultam sua leitura por um leitor moderno. Daí a necessidade de uma nova edição para este material singular na historiografia linguística brasileira.

Resultados obtidos: Livros:

ROSA, Maria Carlota. 2012. Uma língua africana no Brasil Colonial de Seiscentos. Rio de Janeiro: 7Letras/FAPERJ. 256p.

(5)

BESSA FREIRE, J. de R.; ALFARO LAGORIO, C. & ROSA, Maria Carlota (orgs.).

Política de línguas no Novo Mundo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. 253p. Outra produção relacionada é indicada a seguir.

Além dos projetos e produtos citados, seguem os abaixo referidos:

7. Ronaldo de Oliveira Batista (Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo)

PROJETOS DE PESQUISA Projeto I (individual):

“A construção do significado e da significação: categorias linguísticas e seu tratamento ao longo da história”

O projeto pretende traçar, de modo crítico e interpretativo, uma história do tratamento do significado e dos processos de significação, entendidos como categorias de análise linguística (em meio a procedimentos estruturais, textuais e discursivos de sua constituição). O objetivo central é analisar como a produção de significados na língua foi conceitualizada e descrita em diferentes perspectivas na história dos estudos sobre a linguagem.

Projeto II (individual):

“Os diferentes valores do não: discursos e retóricas de ruptura na história dos estudos sobre a linguagem (influências, descontinuidades, grupos de especialidade)” Propõe-se uma análise de episódios da história dos estudos sobre a linguagem a partir da observação de períodos de descontinuidade e ruptura, para isso serão examinados discursos e retóricas contextualizados socialmente em diferentes grupos de especialidade e programas de investigação linguística, especialmente na tradição luso-brasileira em diferentes recortes temporais.

Projeto III (participante em projeto coletivo):

"Língua Portuguesa estudos da linguagem numa abordagem historiográfica" Projeto Coletivo desenvolvido no Grupo de Estudos em Historiografia da Língua

Portuguesa, IP-PUC/SP

Estudo historiográfico da produção de instrumentos linguísticos e do ensino de língua portuguesa no contexto lusófono.

(6)

1) Artigos em periódico

BATISTA, R.O. Ruptura, ironia e negação: uma obra não canônica e descontinuidades na historia da gramática. Revista Todas as Letras, v. 16, p. 90-105, 2014.

BATISTA, R.O. Uma técnica, um grupo e uma retórica: a gramática construtural na história da linguística brasileira. Revista Letras, v. 87, p. 39-66, 2013.

2) Livros

BATISTA, R.O. Introdução à Historiografia da Linguística. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

3) Capítulos de livro

BATISTA, R.O. "Grammatica" é o talento de quem não tem talento: o methodo confuso de Mendes Fradique na década de 1920. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa e Lusofonia. 1ed. São Paulo: EDUC IP PUC SP, 2014, v. 1, p. 199-216. BATISTA, R.O.; Tocaia, L.M. . VOZES OFICIAIS DO ENSINO: A DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO DIRETRIZ PARA PROFESSORES NA DÉCADA DE 1960. In: Neusa Bastos; Dieli Palma. (Org.). História entrelaçada 6: língua portuguesa na década de 1960: linguística, gramática e educação. 1ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014, v. 1, p. 100-120 (e-book).

8. Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua Portuguesa do IP-PUC/SP (Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) – cadastrado no CNPq desde 1996.

No biênio 2012- 2014, cumpriram-se os objetivos propostos pelo grupo que resultaram nos seguintes produtos:

1. publicação do livro História Entrelaçada 6; 2. publicou-se livro sobre Lusofonia;

3. publicação do livro relativo ao Projeto Primeira Pessoa: Madre Olívia Produtos:

2012:

BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: aspectos linguísticos, culturais e

(7)

BASTOS, Neusa Barbosa e PALMA, Dieli Vesaro (orgs.). História Entrelaçada 5:

estudos sobre a linguagem em materiais didáticos – década de 1950. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna) e IP-PUC/SP, 2012.

BASTOS, Neusa Barbosa e PALMA, Dieli Vesaro (orgs.). Madre Olívia – uma linguista

à frente de seu tempo. São Paulo: Terracota, 2012. – ISBN 978-85-62370-42-7 - 161 páginas - 9788562370427

2013:

BASTOS, Neusa. Classes gramaticais: um tratamento historiográfico – século XX. In Revista Limite - Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía - Número 6 / 2012 - Florilégio historiográfico: dez estudos de Historiografia do Português, 2012, PP. 237-258 - ISSN 1888 – 4067 - http://www.revistalimite.es/vol6.html#proximo – recebida em 2013.

BASTOS, Neusa Barbosa. “Ensino de Língua Portuguesa: educação linguística e aspectos socioculturais e identitários”. In GUIMARÃES, Elisa. Estudos linguísticos e literários

aplicados ao ensino. São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.

BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos & BRITO, Regina Helena Pires de. “Mia Couto e um contato lusófono – Moçambique/Brasil”. In VILNET, Geneviève (dir.)

Mozambique: littératurs ET sociétés contemporaines.Indigo & Côte-femmes éditions; Paris/Fr., 2013

2014:

BASTOS FILHO, Fabio Valverde Rodrigues; BASTOS Neusa Barbosa; BRITO, Regina Pires de. Comunicação intercultural: vínculos musicais na lusofonia. São Paulo: Terracota, Coleção Lusofonia, 2014 – 145 pp. – ISBN 978-85-8380-003-3 / 9788583800033

BASTOS, Neusa Barbosa. (org.) Língua Portuguesa e Lusofonia. São Paulo: EDUC – IP-PUC/SP. 372 pp., ISBN 978-85-283-0466-4 / 9788528304664

ISBN: 9788520937396

BASTOS, Neusa Barbosa; PALMA, Dieli Vesaro. (Org.). História entrelaçada 6 - Língua portuguesa na década de 1960: linguística, gramática e educação. 1.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. [Edição Kindle] Pos. 3463 de 4005 a 3812 de 4005 Componentes do Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua Portuguesa do IP-PUC/SP Dieli Vesaro Palma

Neusa Barbosa Bastos Jefferson Lucena dos Santos José Everaldo Nogueira Júnior Luciano Magnoli

Maria Ignez Salgado de Mello Franco Maria Mercedes Saraiva Hackerott Marilena Zanon

(8)

Nancy Arakaki

Nancy dos Santos Casagrande Nelci Vieira lima

Patrícia Di Iório Silvestri Leite Regina Helena Pires de Brito Roberto Melo Mesquita Ronaldo Batista de Oliveira Sônia Maria Nogueira Vera Lúcia Harabagi Hanna Victor Matheus Victorino

9. Cândida Barros (MPEG) e Ruth Monserrat (UFRJ) PUBLICAÇÕES

Notas sobre um catecismo manuscrito na língua geral “vulgar” da Amazônia (século XVIII). Cândida Barros e Ruth Monserrat (UFRJ). In: BESSA FREIRE, J. de R.; ALFARO LAGORIO, C. & ROSA, Maria Carlota (orgs.). Política de línguas no Novo

Mundo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. 253p.

Uma proposta de vernacularização da tradição discursiva jesuítica na língua geral da Amazônia em um catecismo manuscrito no século XVIII. Cândida Barros e Ruth Monserrat in: Dedenbach-Salazar Sáenz, Sabine (ed.): La transmisión de conceptos cristianos a las lenguas amerindias. Sankt Augustin: Academia Verlag, 2015. ISBN 978-3-89665-652-0. (Collectanea Instituti Anthropos, 48.)

Consultoria

Consultoria com Roland Schmidt-Riese (Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt) na análise sobre o uso de parênteses na língua alemã nos séculos XVII e XVIII. A reunião ocorreu no dia 25 junho de 2012

APRESENTAÇÕES EM REUNIÕES ACADÊMICA DOS RESULTADOS DA PESQUISA:

- XXVII Encontro Nacional da ANPOLL – Enanpoll, julho de 2012. GT Historiografia da Lingüística Brasileira .

Título: MANUSCRITOS SOBRE A LÍNGUA GERAL DA AMAZÔNIA ESCRITOS POR E PARA JESUÍTAS “ESTRANGEIROS” (SÉCULO XVIII) ( CONJUNTO COM RUTH MONSERRAT)

(9)

- “VIII Congreso Internacional de Lingüística Misionera” na Pontificia Universidad Católica do Peru. Essa reunião será realizada entre 25 e 28 de Março de 2014.

Título do trabalho: "Dilemas da vernacularização da tradição discursiva jesuítica tupi na Amazônia no século XVIII: manter ou alterar a oração do “Pai Nosso”?". O trabalho foi

em co-autoria com Ruth Monserrat (UFRJ)

10. CEDOCH-DL-USP SUBEQUIPE:

Olga Coelho

Bruna Polachini (doutoranda) Stela Danna (mestre)

Júlia de Crudis (mestranda) Patrícia Borges (mestranda) Wellington Santos (mestrando) Rebecca Tamachiro (graduanda)

No biênio 2012-2014, esta equipe integrada ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH) do Departamento de Linguística da USP dedicou-se ao dededicou-senvolvimento do Projeto Documenta: Português. A dedicou-seguir, estão sintetizadas as metas desta proposta, que deve ser continuada ao longo do próximo biênio, e seus resultados no período em questão:

Proposta:

Documenta grammaticae et historiae Português: Projeto de Documentação Linguística e Historiográfica (séculos XVI a XIX). Descrição: Esta proposta, valendo-se desvalendo-se substrato constituído ao longo de 24 mevalendo-ses, visa a uma da expansão do escopo documental do Projeto Documenta em direção a um corpus representativo de textos que descrevem a língua portuguesa e ao aprimoramento dos processos técnicos que permitirão superar dificuldades encontradas nos mecanismos de estruturação e gerenciamento do sistema computacional do site que agrega os resultados alcançados até o momento. Simultaneamente a esses dois objetivos relacionados ao tratamento e à disponibilização de fontes para a Historiografia Linguística, a proposta também contempla a investigação, por meio do estudo da metalinguagem, do processo de formação, a partir do século XIX, de uma escola brasileira de descrição gramatical do português.

Resultados parciais: Publicações:

Capítulo:

COELHO, O. F. ; Hackerott, M.M. . Historiografia Linguística. In: Adail Vieira Gonçalves e Marcos Lúcio de Souza Góis. (Org.). Ciências da linguagem. O fazer científico?. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 381-

(10)

COELHO, O.; DANNA, S; POLACHINI, B. Aspectos do Português do Brasil em Gramáticas Oitocentistas Brasileiras. Artigo aceito para publicação em 2014 na revista Confluência, Rio de Janeiro.

COELHO, O. F.; Borges, P. . O metatermo caso em duas gramáticas brasileiras do Período Colonial. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 14, p. 167-175, 2012.

COELHO, O. F. . O Português do Brasil em Macedo Soares (1938-1905). Límite. revista de estudios portugueses y de lusofonía, v. 6, p. 199-215, 2012

POLACHINI, B. S. . Considerações sobre o impacto da grammaire générale et raisonnée de port-royal (1660) no tratamento da sintaxe de gramáticas brasileiras do português do século XIX. Confluência (Rio de Janeiro), v. 39/40, p. 296-314, 2012.

Outra publicação:

POLACHINI, B. ; RODRIGUES, J. C. ; GOMES, J. ; VIEL, M. ; TAMACHIRO, R. ; DANNA, S. ; SANTOS, W. ; Borges, P. ; BORGES, P. . O conceito de gramática na tradição de descrição ibero-americana (século XV ao XIX) 2013 (Folder de exposição temática). 8pp.

Apresentações em eventos científicos:

BORGES, P. Para uma historiografia dos estudos do contato entre as línguas africanas e o português do Brasil: o caso de Mendonça (1933) e Raymundo (1933). In: XVI Encontro dos Alunos da Pós-graduação em Linguística (ENAPOL), 2013, São Paulo. 2013. BORGES, P. . Línguas Africanas e Português Brasileiro: análise Historiográfica de Fontes e Métodos de Estudos no Brasil (séc. XIX-XXI). In: 61º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) do Estado de São Paulo, 2013, São Paulo. 2013.

BORGES, P. . O contato linguístico entre línguas africanas e o Português Brasileiro na visão de Mendonça (1933) e Raymundo (1933) uma análise historiográfica. In: II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ (CIFALE), 2013, Rio de Janeiro. 2013.

BORGES, P. . O contato entre o português brasileiro e as línguas africanas na visão de Mendonça (1933) e Raymundo (1933): uma análise historiográfica. In: VII MiniEnapol de Historiografia Linguística, 2013, São Paulo. 2013

COELHO, O. Aspectos do Português do Brasil em gramáticas oitocentistas brasileiras. XXIX Encontro Nacional da ANPoLL, Florianópolis, 2014.

COELHO, O; DANNA, S; SANTOS, W.; RIVETTI, L.. 50 anos do Curso de Pós-graduação em Linguística da USP. PL50. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. (Apresentação de trabalho/Conferência ou palestra).

COELHO, O. Correntes teóricas na Linguística. Semana de Letras da Unesp-Araraquara. Minicurso oferecido. 2012. (Participações em eventos/Seminário).

COELHO, O. F. ; NEGRAO, E. . A unidade e a pluralidade na história da Linguística enquanto campo do conhecimento. ENAPoLL 2013. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

COELHO, O. F . O tratamento de brasileirismos em gramáticas brasileiras do século XIX. 2012. Encontro Nacional da ANPoLL. Niteroi, UFF. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)

(11)

HACKEROTT, M. M. S. ; DANNA, S. M. D. G. . As escolhas de retórica de Said Ali na tradução e adaptação de O Estudante de Inglez (1898). ABRALIN, 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

DANNA, S. M. D. G. . Reflexões sobre a escolha de retórica de Said Ali (1919[1908]): uma análise à luz dos metatermos 'gramática', 'linguística' e 'filologia'. ENAPOLL, 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

DANNA, S. M. D. G. . Inovação e conservação de artigos e pronomes na Gramática (1853[1847]) de Andrés Bello. GEL, 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). DANNA, S. M. D. G. . A 'escolha de retórica' em Andrés Bello (1847). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

DANNA, S. M. D. G. . Aproximações iniciais à 'escolha de retórica' em Bello (1847) e Said Ali (1919;1931). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

DANNA, S. M. D. G. . A 'escolha de retórica' em Said Ali: uma análise dos metatermos alusivos à língua-objeto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

POLACHINI, B. S. . O Verbo substantivo em gramáticas brasileiras do século XIX. ENAPoLL, 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Levantamento exaustivo das gramáticas brasileiras do português oitocentistas: metodologia e resultados parciais. ANPoLL, 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Um programa de estudos, duas gramáticas: análise de Pacheco & Lameira (1887) e Maciel (1887) no contexto da publicação do Programa de Estudos de F. Barreto (1887). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . O tratamento da sintaxe em Soares Barbosa (1822) e Sotero dos Reis (1866, 1868): mapeamento da relação epistemológica travada entre as duas obras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Difficulties to deal with continuities and discontinuities in nineteenth century Brazilian grammar s treatment of syntax: a complex periodization. ICHOLS, 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . A sintaxe figurada em gramáticas brasileiras do português do século XIX. Congresso de Historiografia Linguística, Argentina, 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Aspectos contextuais da Grammatica Portugueza (1881) de Ribeiro. GEL, 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . A concepção de elipse de Sotero dos Reis (1862 e 1866) e possíveis influências da gramática filosófica francesa. ENAPOL, 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

(12)

português do século XIX. MINIEANAPOL, 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Uma proposta de periodização complexa para a gramaticografia brasileira oitocentista do português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). POLACHINI, B. S. . Considerações sobre o impacto da Grammaire Générale et Raisonnée de Port-Royal (1660) na concepção sentença de gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Verbos impessoais e unipessoais do em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . Elipse em gramáticas brasileiras do português do século XIX: desvio ou complemento da regras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . O tratamento do verbo impessoal haver em Ribeiro (1881) e Maciel ([1894]1902). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

POLACHINI, B. S. . O aspecto analítico da sentença em duas edições da 'Grammatica Portugueza' de Julio Ribeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Organização de eventos:

2012: Minienapol Historiografia Linguística, com a apresentação dos trabalhos em andamento e com a participação de José Borges Neto (UFPR)

2013: Minienapol Historiografia da Linguística, com a apresentação dos trabalhos discentes em andamento e com a participação do grupo da PUC-SP, de Maria Clara Paixão de Souza, Marli Quadros e Pierre Swiggers.

2013: Exposição O conceito de gramática na tradição de descrição ibero-americana (século XV ao XIX), organizada por POLACHINI, B. ; RODRIGUES, J. C. ; GOMES, J. ; VIEL, M. ; TAMACHIRO, R. ; DANNA, S. ; SANTOS, W. ; Borges, P. ; BORGES, P. na Biblioteca Central Florestan Fernandes Jr da FFLCH-USP, durante o mês de setembro de 2013. Foram elaborados painéis referentes aos 5 séculos e um folder. 2013: Participação de Cristian Altman e Olga Coelho na organização do Congresso Internacional 100 Anos com Saussure, presidido por Waldir Beividas, com apresentações de 20 sessões plenárias com pesquisadores como Pierre Swiggers, Sylvain Auroux, John Joseph, Herman Parret e outros.

Orientações:

Em andamento: 1 doutorado; 4 mestrados

Concluídas no biênio: 2 mestrados; 2 iniciações científicas 11. Lorenzo Vitral (UFMG)

Abaixo encontram-se os produtos realizados que são vinculados ao projeto de trabalho articulado com o GT:

(13)

Vitral,L. (no prelo), Expressividade e Frequência de Uso: aspectos pragmáticos da gramaticalização,Revista de Estudos da Linguagem.

Vitral, L. (2012), A inovação linguística: subjetificação e luta por reconhecimento. Revista de Estudos da Linguagem,201,1,p.65-98.

Livro:

Vitral,L. e Coelho,S (2010)(orgs.), Estudos de Gramaticalização em Português: metodologias e aplicações, Campinas: Mercado de Letras.

Participação em Eventos:

Conferência: Expressividade e Frequência de Uso: aspectos pragmáticos da gramaticalização – II Workshop Internacional sobre Gramaticalização – Universidade Federal Fluminense – Niterói – 2014.

Comunicação : La biolinguistique chomskienne et la definition de l'objet d'étude en linguistique - 13th International Conference on the history of the language sciences (Ichols XIII) Universidade de trás-os-montes e alto douro (UTAD) – Vila Real – 2014 Comunicação : O percurso de naturalização do objeto de estudo da teoria gerativa - Encontro anual do grupo de trabalho de historiografia linguística da ANPOLL – PUC-SP – 2013.

12. Ricardo Cavaliere

Projeto de pesquisa: A gramática no Brasil

O projeto foi concluído em 2014, com a publicação do livro A gramática no

Brasil: ideias, percursos e parâmetros. Produção

CAVALIERE, RICARDO . A gramática no Brasil: ideias, percursos e parâmetros. 1. ed. Rio de Janeiro: Lexikon Digital, 2014.

CAVALIERE, RICARDO . Vertentes da sociolinguística no Brasil. Web-Revista SOCIODIALETO, v. 4, p. 612, 2014.

CAVALIERE, RICARDO . O gramático, o linguista e o falante. Revista Brasileira, v. 2, p. 61-76, 2013.

CAVALIERE, RICARDO . As fontes orais e sua relevância nos estudos linguístico-historiográficos. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 29, p. 363-377, 2013.

CAVALIERE, RICARDO . A gramaticografia no Brasil: tradição e inovação. Limite: revista de estudios portugueses y de la lusofonía, v. 6, p. 217-236, 2012.

CAVALIERE, RICARDO . Adriano da Gama Kury: expoente dos estudos linguísticos e filológicos. Revista da Academia Brasileira de Filologia, v. xi, p. 31-35, 2012.

CAVALIERE, RICARDO . Dois textos precursores dos estudos linguísticos no século XIX. In: Petrov, Petar; Sousa, Pedro Quintino de; Samartim, Roberto López-Iglésias & Torres Feijó, Elias J.. (Org.). Avanços em Ciências da Linguagem. 1ed.Santiago de Compostela/Faro: Através Editora, 2012, v. , p. 39-52.

Trabalhos apresentados em reuniões acadêmicas:

6.º Congresso Internacional de Lusofonia. Crise institucional e descontinuidade do pensamento linguístico. 2014. (Congresso).

(14)

15.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Um texto anônimo do início do século

XX. 2014. (Congresso).

29. Encontro Nacional da Anpoll. Um texto gramatical anônimo do início do século XX.

2014. (Congresso).

29. Encontro Nacional da Anpoll. Coordenação do GT de Historiografia da Linguística

Brasileira. 2014. (Congresso).

XVII Congresso da Alfal. A relação entre crise institucional e mudança de paradigma linguístico no Brasil oitocentista. 2014. (Congresso).

13th International Conference on the History of the Language Sciences. On the concept of grammatical tradition and its application to linguistic studies in Brazil. 2014. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Os estudos linguísticos no Brasil: história, historiografia e ideologia. 2013. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. A influência francesa na gramaticografia brasileira do século XIX. 2013. (Congresso). 27.º Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românicas. Sobre a influência francesa na gramaticografia brasileira do século XIX. 2013. (Congresso).

International Colloquium of the Studienkreiss Gerschichte der. Political crisis and linguistic thoughtdiscontinuity. 2013. (Congresso).

10. Deutscher Lusitanistentag.As ideias ortográficas de Frei Caneca. 2013. (Simpósio). Semana Literária Arte, Prosa e Verso Abrames 2013.O Valor da Língua. 2013. (Encontro).

14.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. As fontes orais e sua relevância na historiografia linguística. 2012. (Congresso).

I Jornadas Internacionales de Historia de la Lingüística. O conceito de gramática no percurso da gramaticografia brasileira do século XX. 2012. (Congresso).

Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e Saberes. Linguistas Presbiterianos no Brasil. 2012. (Congresso).

XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Os estudos linguísticos de Leodegário Amarante de Azevedo Filho.. 2012. (Congresso).

Palestras em Estudos de Língua e Literatura da Abrafil.A interjeição à luz da semântica argumentativa. 2012. (Seminário).

Referências

Documentos relacionados

Como destaque, no final de dezembro entrou no ar o novo Site da ANUT, com maior conteúdo de interação com as associadas e o público externo...  Ocorreu desligamento tácito da

4° - A NAO ME ABANDONE disciplinara seu funcionamento por meio de Ordens Normativas, emitidas pela Assembleia Geral, e Ordens Executivas, emitidas pela

Não é admissível que qualquer material elétrico não tenha este tipo de verificação, ainda mais se tratando de um produto para uso residencial... DI SJ UN TO RE S RE SI DE NC IA

Tais materiais, são usados quando se deseja proposital­ mente dificultar a passagem da corrente que circula entre dois pontos de um circuito, como por exemplo precisamos bloqueá-

Nessa abordagem, o projeto de formação se constitui em um plano que é a espinha dorsal de um conjunto de ações, um esboço ou design, aberto e flexível, cuja execução retroage e

* Os efeitos contábeis do CPC 47 referentes aos meses de janeiro a setembro de 2018, que haviam sido contabilizados integralmente em dezembro de 2018 quando da

[...] nos 1960s, e ainda mais nos 1970s, começou a ocorrer uma “ruptura com o passado” com o crescimento de um novo tipo de movimento antissistêmico (ou movimentos dentro

Neste contexto, pretende-se, a partir da caracterização das emissões do setor no período 1990 a 2005, estimar as emissões do período de 2006 a 2030 e analisar cenários de