• Nenhum resultado encontrado

A benesse do uso do texto na aprendizagem / The use of text in learning

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A benesse do uso do texto na aprendizagem / The use of text in learning"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7172-7176 jun. 2019 ISSN 2525-8761

A benesse do uso do texto na aprendizagem

The use of text in learning

DOI:10.34117/bjdv5n6-199

Recebimento dos originais: 12/04/2019 Aceitação para publicação: 24/05/2019

Rosinete Voss de Medeiros Marques

Graduada em Letras Português-espanol pela Universidade Federal de Pelotas Instituição: Universidade Federal de Pelotas

Endereço: Rua Lauro Ribeiro, 993, Bairro Fragata, Pelotas - RS, Brasil E-mail: rosineteufpel@gmail.com

Aidana Scarparo Valente

Graduada em Letras Português-espanhol pela Universidade Federal de Pelotas Instituição: Universdade Federal de Pelotas

Endereço: Rua Lobo da Costa, 163, Bairro Centro, Pelotas - RS, Brasil E-mail: aidanasv@gmail.com

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender como é abordado e utilizado o texto nas aulas de língua estrangeira, nos níveis Fundamental e Médio de escolas públicas do município de Pelotas. A pesquisa é de cunho qualitativa e está fundamentada em observações semanais, realizadas por professores em formação do Curso de Letras Licenciatura Português e Espanhol. Após a coleta e análise dos dados as pesquisadoras pretendem realizar encontros com os professores das turmas observadas, expor os resultados e juntos refletir a respeito dos mesmos, sempre com o intuito de otimizar questões observadas em suas práticas docentes.

Palavras-chave: texto, aprendizagem, comunicação, língua espanhola. ABSTRACT

This paper aims to analyze and understand how the text is addressed and used in foreign language classes at the Fundamental and Middle levels of public schools in the municipality of Pelotas. The research is qualitative and is based on weekly observations, carried out by professors in the Portuguese and Spanish Bachelor's Degree Courses. After collecting and analyzing the data, the researchers intend to meet with the teachers of the classes observed, to present the results and together to reflect on them, always with the intention of optimizing issues observed in their teaching practices.

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7172-7176 jun. 2019 ISSN 2525-8761 1 INTRODUÇÃO

O propósito deste trabalho é relatar resultados obtidos durante observações realizadas em escolas públicas do município de Pelotas, no que diz respeito ao real uso do texto como meio de comunicação e aprendizagem de Espanhol como Língua estrangeira. O corpus desta pesquisa é constituído por alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Como fundamentação teórica partimos de que “todo texto é expressão de algum propósito comunicativo. Nada do que dizemos é destituído de uma intenção”. (ANTUNES, 2010). A utilização do texto em sala de aula é muito relevante porque apresenta ao aluno o uso real da língua, facilita o entendimento e emprego da mesma nas mais diversas situações do cotidiano, ou seja, otimiza o desenvolvimento da competência textual, facilita a utilização das diferentes formas de comunicação com suas respectivas estruturas, num determinado contexto.

De acordo com Solé, 1998 alguns textos são mais adequados que outros para determinados propósitos de leitura – assim como para determinadas finalidades de escrita – e que as estratégias que utilizamos para ler se diversificam e se adaptam em função do texto que queremos abordar. Já Antunes 2010 considera que os textos são o campo natural para a análise de todos os fenômenos da comunicação humana. Neles é que os aspectos da produção e da recepção de nossas atuações verbais se tornam acessíveis à observação”. Por outro lado, Solé, 1998 destaca que o ensino das estratégias de leitura ajuda consideravelmente o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende e assim conseguir atingir a produção do significado.

É dentro desta concepção de texto e sua importância, que analisaremos como é abordado e utilizado o texto em sala de aula, e se efetivamente o docente emprega o texto na sua complexidade, variação e emprego nas variadas formas, e não simplesmente, como forma de decodificação e ensino da gramática normativa, ou seja, como pretexto.

Após a análise dos dados e compreensão da real utilização do texto em sala de aula, sendo necessário, será apontado possíveis caminhos que tornem o emprego do texto em sala de aula estimulante e abrangente para o ensino/aprendizagem.

2 METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho acerca da benesse do uso do texto na aprendizagem em sala de aula, foram realizadas observações em aulas de Língua Espanhola de escolas

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7172-7176 jun. 2019 ISSN 2525-8761 públicas, tanto estaduais quanto municipais, como parte de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Federal de Pelotas, sob a orientação da Prof. Drª Ana Lourdes Brochi Nieves Fernández.

Para a realização da pesquisa nas escolas foi utilizado o método qualitativo, que se relaciona com o levantamento de dados de um determinado grupo, e busca compreender e interpretar comportamentos a través de observações realizadas por duas integrantes do grupo de pesquisa, a fim de que possa investigar qual é realmente o melhor caminho para otimizar a questão apresentada:o uso do texto em sala de aula.

Uma das turmas observadas, que forneceu dados para o corpus desta pesquisa, pertence ao Colégio Estadual Dom João Braga, situado na rua Bento Martins, 1656, bairro centro; e a outra turma pertence ao Colégio Municipal Antonio Joaquim Dias, situado na Av. Cidade de Lisboa, 2640, no Bairro Fragata, ambas no município de Pelotas.

As observações foram realizadas por Rosinete Voss de Medeiros e Aidana Scarparo Valente, ambas alunas do Curso de Letras – Português/Espanhol – 6º semestre, orientadas pela Prof. Drª Ana Lourdes Brochi Nieves Fernández, da Universidade Federal de Pelotas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O trabalho de pesquisa encontra-se na fase preliminar das discussões porque o projeto de investigação teve inicio neste ano, mas gostaríamos de apresentar este trabalho a comunidade acadêmica, porque parece-nos que a socialização dos resultados serão muito significativos, para nossa formação acadêmica, assim como para professores de escolas públicas.

Cabe destacar que o resultado desta pesquisa, com certeza, terá um reflexo altamente positivo para a prática e o uso do texto na sala de aula já que os resultados preliminares nos mostram que 70% dos professores não se encontram preparados o suficiente para usar o texto como meio e forma comunicação e de aprendizagem.

4 CONCLUSÕES

As escolas observadas apresentaram realidades bem diferentes quanto ao uso do texto em sala de aula. Numa das escolas observamos que a professora estava muito motivada a ensinar alíngua estrangeira para os alunos; ministrava aulas produtivas, dinâmicas, que estavam de acordo com os objetivos dos alunos e utilizava o texto para explicar o uso da língua em contextos reais. Para que os alunos pudessem interiorizar o conteúdo criava letras

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7172-7176 jun. 2019 ISSN 2525-8761 de músicas com o ritmo de preferência dos alunos, e assim permitia que também integraliza-sem os conteúdos do programa usado em sala de aula.

A maneira impar utilizada pela professora da escola permitia uma aprendizagem mais eficaz e descontraída, assim como fomentava o vínculo de amizade,o filtro afetivo baixo que auxiliava na transmissão do conhecimento, como sustenta (GRIFFIN, 2011)

Como objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos, a professora buscava, junto com os alunos aprofundar o conteúdo dos textos, ampliar e despertar um sentido crítico, que é importante no dia-a-dia, bem como na formação do aluno, inclusive com o uso de músicas, muitas vezes solicitado pelos próprios alunos. E para motivaá-los,efetivamente, fazia uma dramatização espontânea, que despertava o interesse dos alunos fazendo-os participarem mais ativamente das aulas.

Porém, na segunda escola, observamos que a professora não estava motivada e portanto não despertava o interesse dos alunos para a aprendizagem. Apesar de utilizar o texto em sala de aula, os alunos não praticavam a leitura, tampouco a produção de sentido do texto de maneira aprofundada, nem a leitura, interpretação, léxico, limitando-se somente ao uso do mesmo, somemte, como um pretexto para a aprendizagem.

Também verificou-se, na observação da segunda turma, que a escolha dos textos poderia ter sido mais diversificada como, por exemplo, levar uma música, um vídeo, filme ou até mesmo um jogo, a fim de despertar o interesse dos alunos, utilizando os como motivação para a aprendizagem.

Porém, a utilização do texto como pretexto é uma maneira utilizada por muitos professores no ensino/aprendizagem, indo de encontro a maioria dos estudiosos que nos mostram que a maneira mais eficaz de aprendizagem é o uso do texto na sua amplitude (LÓPEZ, 2013).

Portanto, recomendamos que a Universidade Federal de Pelotas ofereça a esses professores uma jornada ou mini curso de atualização a respeito de como trabalhar o texto em sala de aula e assim, nós, como alunos aprendizes, estaremos contribuíndo com a comunidade que é um dos objetivos que se propõem as universidades públicas.

REFERÊNCIAS

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7172-7176 jun. 2019 ISSN 2525-8761 LÓPEZ, F. Carmen , Ernesto MARTIN PERIS, Ernesto. Textos y aprendizaje de

lenguas: elementos de lingüística textual para profesores de ELE. Madrid: Sgel, 2013.

GRIFFIN, K. Lingüística Aplicada a la enseñanza del español como 2/L. Madrid: Ed. Arco/Libros, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Mas isso não significa que o pai fica por fora da educação dos filhos, pois ele tem um papel muito importante, pois, apesar da criança ficar mais tempo com a mãe, a criança tem

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Segundo Cabello (1996), um emissor autocompensante apresenta o expoente da equação característica da vazão em função da pressão variando entre 0 a 0,4, informação

Em contrapartida, outros autores não evidenciaram o mesmo, indicando que a elevada mortalidade esteve associada com intervalos de tempo maiores de espera, isto é,

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

The European Parliament and the Council, acting in accordance with the ordinary legislative procedure, and after consulting the Economic and Social Committee, shall adopt measures

palavras-chave comportamento do consumidor, atmosfera, modelos de aceitação da tecnologia, atitudes, identidade social, altruísmo, telepresença, intenção de uso,