• Nenhum resultado encontrado

Crônica de eventos: V Seminário da ANPTUR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Crônica de eventos: V Seminário da ANPTUR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CRÔNICA DE EVENTOS

CONFERENCE REPORT

V SEMINÁRIO DA ANPTUR

Mirian Rejowski1

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR – realizou, nos dias 25 e 26 de agosto de 2008, o V Seminário da ANPTUR, em Belo Horizonte (MG), no Centro Universitário UNA. A quinta edição deste Seminário teve por objetivo reunir a comunidade científica da área para a discussão do tema Turismo e Hospitalidade em Destinos Urbanos, a fim de propiciar novas reflexões sobre os desafios e perspectivas que se impõe nas próximas décadas, em especial para as cidades-sede de mega eventos. O Evento reuniu 214 participantes de todos os estados brasileiros, entre pesquisadores, docentes, discentes e estudiosos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e áreas afins, que se mostravam ativos e entusiasmados no decorrer de todo o evento.

No pré-evento houve a oferta de oficinas de estudo com renomados experts da área, e reuniões paralelas com grupos específicos: Reunião de

1

Bacharel em Turismo, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela ECA/USP. Docente Titular do Mestrado em Hospitalidade da Anhembi Morumbi e Docente Colaboradora do Doutorado em Ciências da Comunicação da

(2)

Pesquisadores Líderes do CNPq, Encontro de Editores de Revistas Científicas e Reunião ANPTUR/CAPES.

As oficinas de estudos, que transcorreram no pré-evento, abordaram os seguintes temas de interesse da comunidade científica: pesquisa em turismo sustentável, pesquisa sócio-antropológica aplicada ao turismo, turismo e patrimônio nacional e comunicação científica em Turismo.

Nas reuniões e encontros paralelos, houve a retomada das sínteses de 2007, o que facilitou o andamento dos trabalhos, mas assinalou-se a necessidade de maior tempo de duração das reuniões de editores e de pesquisadores líderes, a fim de socializar experiências/informações e compor equipes e projetos conjuntos. Destacou-se a II Reunião CAPES/ANPTUR, elogiada por todos os participantes, face à participação do expositor da CAPES, prof. dr. João Luiz Becker (UFRGS).

A Sessão de Abertura foi marcada pela Mesa Redonda sobre o tema central, coordenada pela dra. Susana de Araújo Gastal (UCS/ANPTUR), contou com a participação dos doutores Eduardo Sanovicz (USP), Luis Miguel Moital Rodrigues (Univ. Bournemounth), Marutschka Möesch (PUCRS) e Nelson A. Quadros Vieira Filho (UNA).

Em seguida, os participantes discutiram o tema central a partir da análise das teorias, metodologias, processos e experiências do Turismo e da Hospitalidade em 17 grupos de 5 divisões científicas: Destinos Turísticos e Hospitalidade (DTH); Oferta e Demanda Turística (DOD); Ensino, Pesquisa e Informação em Turismo e Hospitalidade (DEP); e Lazer e Entretenimento em Turismo e Hospitalidade (DLE). Foram apresentados trabalhos sob os mais diversos temas, como por exemplo: políticas de planejamento turístico e ordenamento do território; projetos de revitalização, reabilitação e requalificação urbana em destinos turísticos; história urbana e hospitalidade; comunicação organizacional na construção da imagem turística; estratégia de marketing no turismo industrial; inserção da comunidade na gestão de eventos; identidade nacional e a produção e prática do turismo;

(3)

monitoramento micro-climático no manejo espeleoturístico; gerenciamento e práticas ambientais em meios de hospedagem; gastronomia italiana e hibridismo cultural; análise socioeconômica e ambiental da demanda turística; caracterização e convivência entre turistas e residentes; gestão da qualidade no ensino superior de turismo; análise da produção científica dos docentes doutores; prolegômenos de uma pedagogia da viagem, do turismo e do acolhimento; hospitalidade em espaço público de lazer etc.

O número total de trabalhos aprovados (201) foi superior ao de 2007 (172), e a sua qualidade em todos os grupos de trabalhos evoluiu em relação ao Seminário anterior, conforme constatado nos relatórios dos coordenadores de GTs e em vários depoimentos dos participantes. Isso demonstrou tanto o amadurecimento do evento em si, quanto da própria comunidade científica na área. Observou-se também que o número de trabalhos aprovados que não foram apresentados no Evento atingiu a taxa de 13,5%, considerada ótima para eventos científicos.

No encerramento foi entregue o Prêmio Tese Destaque ANPTUR 2007 e fêz-se a homenagem ao Pesquisador Destaque ANPTUR 2007.

As dissertações de mestrado premiadas foram as seguintes: 1° Lugar – Marcela Cougo (UNA), com a dissertação Museus e sua Utilização como Atrativo Turístico: um Estudo em Belo Horizonte (MG); 2° Lugar – Camila Macagnan UNIVALI), com a dissertação As Relações Interorganizacionais no Processo de Formação da Imagem Turística Regional – Um Estudo na Microrregião Rota das Terras (RSl; 3° Lugar – Silvana Toledo de Oliveira, com a dissertação Estrada Real: História, Cultura e Turismo em São João Del Rei (MG).

A Dra. Margarita Barretto, bacharel em Turismo (PUC Campinas), mestre e doutora em Educação (UNICAMP) e docente atuante na área (FURB) foi a homenageada pela comunidade científica com o troféu Pesquisador Destaque ANPTUR 2007, face à sua importante contribuição ao avanço do estudo e da pesquisa em Turismo no Brasil.

(4)

Figura - Marcela Cougo, Prêmio Tese Destaque e Margarita Barretto, Pesquisador do Ano 2007. Fonte: ANPTUR

Os Anais do V Seminário da ANPTUR foram entregues durante o Evento, contendo a íntegra dos trabalhos aprovados, e disponibilizados on line no site da Associação após o evento. Ainda, os certificados foram disponibilizados “on line” no site da ANPTUR após o Evento, o que facilitou a logística do último dia do Seminário, e o seu rápido acesso e eventuais correções. Contou-se com o apoio do CNPq, da CAPES e de outras entidades do “trade turístico” de Belo Horizonte, bem como dos Programas de Mestrado e Doutorado filiados à ANPTUR.

Todas as sugestões dos coordenadores de GTs e participantes do Seminário estão sendo objeto de análise e avaliação da Diretoria Executiva para o VI Seminário, que será realizado de 10 a 11 de setembro de 2009, em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi. Dentre essas destacam-se as seguintes:

(5)

• Realização de outras oficinas ou cursos a serem promovidos pela ANPTUR, que poderiam fundamentar as pesquisas sobre a produção científica em Turismo em andamento, como sobre Métodos de Pesquisa com abordagens quantitativa e qualitativa, e sobre Elaboração de Artigos de Periódicos Científicos, destinada aos discentes e docentes de pós-graduação.

• Exclusão de “coffee breaks” durante as oficinas de estudos, pois estes podem comprometer o andamento das mesmas, face a sua pequena duração, em especial as oficinas com 3 horas, e inscrição prévia ao Evento.

• Maior efetividade ou concretização nas ações propostas na II Reunião de Editores de Revistas Científicas em Turismo e na II Reunião de Líderes de Grupos de Pesquisa do CNPq, propondo-se reuniões de maior duração com programação de palestras ou mesas redondas.

• Aumento do tempo de duração dos GTs e do número de páginas por trabalho; GT’s com maior representação de diferentes instituições, em termos de regiões e programas; redução do número de trabalhos aprovados; apresentações diferenciadas no evento para pesquisas em estágio inicial (comunicações preliminares).

• Reunião dos coordenadores de GTs após as sessões dos grupos para avaliação; definição de grupos de trabalho ou divisões científicas fixas na ANPTUR com ações não restritas ao Seminário.

• Estímulo à realização de pesquisas conjuntas, discussões “on-line”; criação de uma agenda de pesquisas para a ANPTUR; criação/utilização de portal de pesquisadores por temas semelhantes (políticas, planejamento, por exemplo); divulgação dos grupos de pesquisa em Turismo e suas repercussões.

• Inclusão, no Regulamento do Prêmio Tese ANPTUR Destaque, como um critério de avaliação, a presença de um mínimo de referências bibliográficas relativas a periódicos científicos de impacto da área.

• Disponibilização “on line” dos anais com a íntegra dos trabalhos aprovados antes do Evento, para permitir sua leitura a todos os participantes do grupo.

(6)

Por fim, registra-se que o V Seminário da ANPTUR ofereceu, a todos os seus participantes, momentos de análise, discussão e reflexões produtivas e relevantes, no atendimento aos interesses e às expectativas de cada um em particular e da comunidade científica em Turismo como um todo. Esta quinta edição do Seminário marcou a consolidação da ANPTUR enquanto associação científica e demonstrou a organização e seriedade de estudiosos e pesquisadores científicos interessados no avanço da pesquisa e do conhecimento em Turismo.

Recebido em setembro de 2008. Aprovado em novembro de 2008.

Imagem

Figura - Marcela Cougo, Prêmio Tese Destaque e Margarita Barretto, Pesquisador do Ano 2007

Referências

Documentos relacionados

Num ponto em ziguezague ideal, a linha da canela não se vê pelo direito (lado superior) do tecido, e a linha da agulha vê-se ligeiramente pelo avesso (lado inferior)

RESUMO - O experimento foi realizado para determinar o efeito da suplementação de vitamina E sobre o desempenho e o rendimento de cortes nobres (peito, coxa e sobrecoxa) de frangos

De acordo, com a descrição encontrada no site da própria empresa, a Graciosa Terra “busca promover a consciência ecológica, assim como a valorização da economia

Duas novas formulações foram elaboradas com extrato crioconcentrado de 3,1ºBrix até 19,1°Brix visando uma padronização do pH da emulsão e melhoria no sabor,

Nessa seara, o ato tem permitido, desde então, que a Câmara aprecie, sem bloqueio, propostas de emenda constitucional (PEC), projetos de lei complementar (PLC) e projetos de

Perfil da situação de saúde dos usuários idosos praticantes de atividades físicas no programa público de Porto Alegre1. DISSERTAÇÃO

Aplicar a tensão de conexão correta, observar os dados da ten- são do freio especificados na plaqueta de identificação, verificar a seção transversal do cabo do freio, aumentar

A autoria mediata convém daquele que está por trás do plano e possui seu domínio de forma integral, caso não tenha o domínio integral será mero indutor ou