• Nenhum resultado encontrado

OS DIREITOS HUMANOS E A JUSTIÇA NA BÍBLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS DIREITOS HUMANOS E A JUSTIÇA NA BÍBLIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Joel Antônio Ferreira**, Ivoni Richter Reimer***

OS DIREITOS HUMANOS

E A JUSTIÇA NA BÍBLIA*

–––––––––––––––––

* Recebido em: 28.09.2018. Aprovado em: 14.10.2018.

** Pós-Doutorado (Universidade de Georgetown em Washington D.C.). Doutor em Ciências da Religião pela Umesp. Mestre em Teologia (Pontifizia Universita Gregoriana). Professor Titular na PUC Goiás. E-mail: joelantonioferreira@hotmail.com

*** Pós-Doutorado em Ciências Humanas (UFSC). Doutora em Filosofia/Teologia/Ciências da Religião (Universität Kassel). Docente na PUC Goiás. E-mail: ivonirr@gmail.com

A P R E S E N T A Ç Ã O D O D O S S I Ê

N

a história bíblica, desde o começo, o ‘grito pela vida’ foi forte. Uma das frases mais subversivas da Bíblia é a que diz que Deus escutou o “clamor do povo” (Êx 3,7-10) que era oprimido no Egito. O povo gritou, porque tinha fé e sofria afli-ções. Após a saída do Egito, na caminhada pelo deserto, serão os dez mandamen-tos (Êx 20) que apontarão os ‘novos direimandamen-tos’ de um povo que ia se descobrindo e se formando. A Lei (Torah) era a orientação para se chegar a Deus e para se chegar a ser seu povo. Este foi surgindo a partir dos membros marginalizados e escravos, provindos de várias tribos (hapirû).

Foi nas experiências tribais que, lentamente, aquela gente foi experimentando a neces-sidade da unidade, da defesa da vida de todos, da coesão partilhada e do senti-do da liberdade, bem como da responsabilidade de cuidar da vida liberta. Era vital tudo isso nas montanhas (local das resistências e sobrevivências), porque os pequenos reinados (filisteus) e o grande Egito dominavam toda a região. Ali se efetivou, conforme as narrativas de Juízes e Samuel, a experiência igualita-rista das tribos, baseada nos direitos humanos de todos (Js 24). Não é de pouco significado a participação de mulheres, desde os inícios, das experiências de opressão e libertação, bem como de organização do povo nas novas etapas de sua vida (Sifrá e Puá, Míriam, Raabe, Sara, Hagar, Tamar, Rute e Naomi): direito e justiça não são estabelecidos à revelia nem contra as mulheres. Sua

(2)

--

participação, o respeito às suas manifestações, a luta contra suas opressões fazem parte dos passos na construção de justiça e paz.

É interessante apontar a passagem do sistema tribalista dos hebreus para o sistema tributário monárquico (REIMER, 2017, p. 128-133). O modo de viver dos he-breus se modificou, radicalmente. De experiências quiçás mais igualitaristas (camponesas) e sem a exploração do trabalho, começaram a experienciar a organização do “tributo” (1 Rs 4-5) monárquico. Em nível profético, este novo regime econômico foi criticado, duramente, pelos camponeses explorados: os levitas do campo e os filhos dos profetas não aceitavam a monarquia (Jz 8-9; 1 Sm 8).

O profeta, na história hebraico/israelita, deve ser compreendido na sua interação pro-funda com o povo simples e mais pobre (REIMER, 2017; BACHMANN, 2016; GERSTENBERGER, 2016). Quatro dados são importantes nesta com-preensão: a) O profeta é alguém identificado com a Palavra de Deus e que se envolve com o pobre e a defesa dos seus direitos humanos (Mq 3,8); b) ele está, quase sempre, junto a um grupo que resiste à violência contra os direitos humanos (p.ex., Elias e Eliseu, 1Rs 17-2Rs 13); c) ele critica, arduamente, as relAções corruptas na sociedade (Is 10,1-4); d) no nível espiritual/místico, o profeta quer sempre anunciar a conversão (shuv).

O tributo foi a força econômica que moveu os monarcas, principalmente, com Salomão, levando a experiência tribalista à decadência. Tanto no reino norte como no sul surgiram os conflitos entre a economia da cidade e a antiga tradi-ção da “herança” (nahalah: vinha de Nabot, 1Rs 21), bem como a resistência rural.

Entre as diversas correntes do Antigo Testamento, que enfocam a questão dos Direitos Humanos e a defesa da Justiça, é necessário apontar, rapidamente, o profetis-mo no tempo da profetis-monarquia.

À medida que o sistema tributário foi se impondo, a resistência, também, foi se am-pliando. Surgiram os profetas no norte e no sul. A luta pela justiça e a defesa dos direitos humanos tornaram-se projetos comunitários e sociais, e foram adentrando também a legislação (REIMER, 2017, p. 141-148). Partindo da defesa dos marginalizados camponeses e dos direitos dos pobres, os profetas criticaram as estruturas da sociedade que se movia pelos tributos. Por exem-plo, Elias e Miquéias criticaram a propriedade e defenderam a herança

(naha-lah): a posse coletiva da terra para a produção e a reprodução da vida pelos camponeses das casas dos pais (beth abôt). A denúncia profética compreendia que o princípio da solidariedade (regime da casa) foi destruído pelas classes altas da cidade.

Miquéias foi quem apontou a contradição do campo com a cidade. Para ele, o novo regime econômico estava destruindo a liberdade camponesa e criando a

(3)

es-poliação sistêmica (Mq 2,1-2). Ele defendeu a “casa dos pais” (bet abôt) e a liberdade para a vida do povo. Não se amedrontou em dizer que o Estado pre-cisava ser destruído (Mq 3,10-12). Ele constatou o surgimento do ‘proletaria-do’ rural, visto que o povo estava sendo espoliado (Mq 3,3). Por três vezes, ele usou a palavra “justiça” (dzedakáh) para denunciar a insegurança, a injustiça e a destruição de Jerusalém.

O poder político e o Estado foram criticados por alguns profetas, porque as injustiças não ameaçavam apenas as relações sociais, mas também as dimensões am-bientais e cósmicas (PEREIRA, 2016; KESSLER, 2016): Oséias, no norte, denunciou a realeza da Samaria. Esta foi uma desgraça que mutilou o povo pobre. Estava havendo uma ‘decadência’ (Os 7) da corte, e Oséias denunciou as ‘alianças’ com os estrangeiros como sendo uma idolatria. O reino cairia (Os 8) na desgraça. Sem o “conhecimento” (hesed) de Yahweh, a nação cairia num abismo (Os 4,1-4) social e politico. No nível ideológico, ele denunciou que a nação estava dominada pelo “espírito da prostituição” (Os 1-3) ou da idola-tria. A vida do povo se destruía, porque os poderosos se aliavam, vergonhosa-mente, com os assírios. O Estado se apropriou, ideologicavergonhosa-mente, das práticas cultuais da outra nação para manipular os camponeses. Os sacerdotes faziam do santuário um lugar de propina e opressão. Até Baal tornou-se instrumento de idolatria estatal (Os 6,6), acabando com a vida da partilha das tribos. Com isso, o sistema do tributo foi se aguçando. Para Oséias, somente a aliança (berît) traria o direito, a justiça, a solidariedade, a compaixão e a fidelidade (Os 2,16-24).

Amós, ao profetizar no santuário de Betel falou da colheita do rei (Am 7,1). Ele mos-trou que o sistema tributário seduziu as outras instituições, particularmente, o clero do santuário real. As classes dominantes oprimiam os pobres. Ele foi duro com o rei, sua corte, seu país, afirmando que todos seriam aniquilados (KESSLER, 2016). Ele criticou, sempre, a ideologia do poder, a partir do “di-reito e da justiça” (Am 3,1-2; 5,10-14), na defesa dos pobres.

Isaías, no sul, conhecia bem a corte de Jerusalém. Ele condenou a politica a partir do direito dos pobres (Is 10,1-4). Uma classe dominante ocupou o poder (Is 5,8-21), oprimiu e espoliou. Não havia justiça (Is 5,1-7). Ele percebeu que o reino norte (Israel) estava para cair nas mãos do imperialismo assírio. Porém, exigia que o sul (Judá) fosse fiel à justiça e mantivesse a linha de Davi, e, para isso, escreveu o seu pensamento político: o “livro de Emanuel” (Is 9,1-6). Isaías esperava o restabelecimento da justiça pelo descendente de Davi (Is 32). Ele apresentou, também, a sua ‘utopia política’: uma era de paz (shalom), onde a defesa dos pobres seria o verdadeiro julgamento. Aí, o Espírito de Yahweh iria assegurar um mundo sem conflitos e o “conhecimento” (hesed) de Deus enche-ria todo o país. Também defendeu o “direito e a justiça” (Is 11,1-7; Is 28-32).

(4)

Jeremias, o levita do campo, era da família marginalizada de Abiatar. Ele cri-ticou todas as instituições e defendeu os direitos humanos das pessoas empo-brecidas. Para ele, conhecer (hesed) a Deus era concreto: significava praticar a justiça em favor dos pobres (Jr 22,16). Ele denunciou até os sábios (Jr 18,18). A denúncia das idolatrias devia levar à “conversão” (shûv) (Jr 2-4), que era a prática da “justiça” (dzedakah).

Os profetas partiram da defesa dos direitos humanos dos pobres. Eles foram represen-tativamente a ‘resistência’ permanente para buscar a liberdade e a identidade do povo. Denunciando a autolatria dos governantes, lutaram para refazer a vida do povo livre, no direito, na justiça e na solidariedade.

Os resultados da ação dos reis foram os cativeiros da Assíria e da Babilônia. E assim, a história do ‘povo de Deus’, sentiu o amargor de retornar ao sistema antigo do cativeiro do Egito.

Após os exílios, não existiu mais independência política para os hebreus/israelitas. O profetismo diminuiu, sensivelmente. Houve tentativas de reconstrução do povo com Zorobabel, com Esdras e com Neemias. Nenhum conseguiu acabar com a pobreza. Ao contrário, Esdras fulminou os pobres, as mulheres, pessoas estrangeiras e as criancinhas. Preocupou-se com uma categoria mais abstrata, ‘povo’, agora não mais hebreu, mas judeu. Criou leis duríssimas, ideologizan-do a raça judaica como povo escolhiideologizan-do e nação santa e a pureza ideologizan-do sangue (Es 9-10). Porém, nesse período, a defesa dos direitos humanos (pão, família, ter-ra, encontro entre estrangeiros e israelitas) aconteceu na literatura alternativa: Rute, Cantares, Jonas.

Houve um grande tempo de silêncio profético, a partir de 400 a.C. A invasão helenís-tica, de Alexandre até Antíoco IV (167-164 a.C), marcou esse tempo e vários povos da região com uma política agressiva, provocando a reação e revolução dos judeus liderados pelos irmãos macabeus. As ambigüidades de dominação e da produção literária, também religiosa (RIOS, 2017), também evidencia-ram-se nesse período; entre tantas coisas positivas (uma certo nível de inde-pendência), surgiram, ao mesmo tempo, as ideologias nacionalistas que que-riam reduzir Deus aos limites humanos. Era o pensamento dos novos grupos: saduceus, essênios, fariseus, zelotas.

O final desse período é marcado com a gradativa e poderosa ocupação romana. Nesse contexto, em termos de literatura sagrada, é narrado o evento Jesus de Nazaré, por meio dos evangelhos, das cartas, dos atos de apóstolos(as) e de apocalip-ses, canônicos e apócrifos. Trata-se de movimentos de resistência, esperança e transformação que, a partir do Judaísmo, repercutem de forma crítica para dentro e para fora do sistema religioso judaico. Jesus apresentou o seu proje-to baseado em Isaías (Lc 4,18-19; Is 61,1-2). Este projeproje-to foi enviado a João Batista (Mt 11,5-6), fundamentado em Isaías para apresentar e argumentar a

(5)

opção pelas pessoas empobrecidas (Is 29,18-19; 35,5-6). Este projeto foi cla-reado, ampliado, radicalizado no Sermão da Montanha (Mt 5,21.27.31.38.43). Revelou-se como maior que os profetas anteriores (Lc 10,23-24) e Abraão (Jo 8,52-58).

Jesus viveu em tempos e contextos marcados por várias formas de conflitos:

Em nível externo: no mundo dominado por Roma, o modo de produção era escra-vagista. Com isso, a terra e o povo de Jesus eram diretamente afetados. O procurador romano Pilatos e o rei vassalo Herodes representavam Roma e seus interesses políticos, econômicos e ideológicos. Nesse contexto, os seus contatos com Jesus foram tétricos e fatais. Membros da classe alta eram co-optados pelos romanos na exploração do povo (Lc 19,2; 20,47; Jo 11,47-48;), muitos ricos desprezavam os pobres (Lc 15,16; 16,20-21), e pessoas pobres empobreciam e adoeciam cada vez mais (Mc 12,41-44; Lc 8,43; Mt 20,1-16). Como o macro sistema era injusto (Lc 22,25), isso provocava desemprego, empobrecimento, fome, muita doença e endividamento crescentes (Mt 6,12; 18,24.28-34; 20,3.6; Lc 16,5). Com isso, havia e aumentava a tensão social (Mc 15,6; Mt 24,23-24), bem como a repressão governamental, como a de Pilatos (Lc 13,1). As maiores tensões estão exemplarmente demonstradas nos evangelhos por meio das polêmicas em torno dos tributos (Mc 12,13-17; Mt 22,15-22; Lc 20,20-6) e da realidade de prisão, tortura e morte de quem não se submetia ao sistema de dominação (Mc 14-15; Mt 26-27; Lc 22-23; Jo 18-19; At 10,39; 1Co 1,18-31).

Em nível interno, ou seja, nas relações sociais, culturais e religiosas, nas quais emergiu e se desenvolveu o movimento de Jesus e das primeiras comunidades cris-tãs, entendemos que se tratou de uma profunda e intensa busca e práxis de renovação da religião judaica, também aí desencadeando conflitos, no caso, internos. Exímio conhecedor da TANAK – Bíblia Hebraica, das tradições e das realidades do seu povo, Jesus tornou-se líder carismático, profético, sa-piencial, terapêutico, social, espiritual, com intervenções socioeducativas de longa duração significativas em termos econômicos, socioculturais, políticos e ideológicos (WENGST, 1981; HORSLEY, 2004; RICHTER REIMER, 2006; SCHOTTROFF, 2008; STEGEMANN, 2012; FERREIRA, 2012). Como tal, questionava a sua ‘religião oficial’, que era controlada pelo Templo e o Siné-drio (Mt 23,4.23-32; Mt 21,13), e, como tal, muitas vezes aliada ao sistema econômico de Jerusalém e de Roma. Abstraindo da voz profética, o sistema religioso torna-se um mecanismo de opressão também a quem dele faz parte... Jesus e seu movimento, bem como outros movimentos de renovação intraju-daica e de protestos contra o império romano, teve algumas características, que assim destacamos:

(6)

Ao anunciar o Reino (Mc 1,15), ele se fez gente igual a todos os seres humanos que tomam a justiça de Deus como referencial (Fl 2,5-11). Foi obediente ao Pai (Jo 12,45) e o revelou profeticamente (Jo 5,19). Acolhendo e convivendo com os marginalizados (Mc 1,40-45, Mt 5-7, Lc 15,1-2, Jo 6,1-15), denunciou as injustiças e desmascarou a ideologia e a práxis dos poderosos. No seguimento, considerou todos seus discípulos e discípulas não como ‘senhores(as)’, mas como criancinhas (Mc 10, 13-16; Lc 18,15-17) e como pessoas que se põem a serviço: a diaconia é característica central de quem segue a Jesus, como base de uma comunidade viva (Jo 13,1-16). Esta diaconia tem como fundamento e objetivo a justiça do Reino de Deus e, como exemplo, a própria práxis dia-conal de Jesus (Mc 9,33-37; 10,35-45), em atitudes críticas e reconstrutoras da dignidade da vida: Não como os que vos governam e sobre vós exercem autoridade e violência...!

Jesus proclamou o Reino de Deus como anúncio da justiça indistintamente a todas as pessoas que sofrem (Mc 1,29-34; Mt 3,15; 5,6.10.20), convocando-as si-multaneamente à práxis dessa justiça, para que a paz seja ‘como uma fonte a jorrar’... Este Reino de Deus coloca-se em defesa dos direitos humanos das pessoas que são lesadas, em qualquer situação e condição de sua existência (Gl 3,26-28; Rm 10,12; 1Co 12,13; Mt 25,34-36). Na paradigmática parábola do ‘bom samaritano’ (Lc 10,25-37), o centro da atenção e dos cuidados solidá-rios, de defesa e proteção está no personagem agredido, assaltado, largado... O agressor não recebe destaque narrativo; não é o foco, nem de punição, me-didas preventivas ou paliativas. Isto, no mínimo, abre perspectivas de reflexão e análise críticas em várias áreas de conhecimento e atuação acerca do sujeito de direitos humanos.

Após a ressurreição do Jesus crucificado, e tendo mulheres, especialmente Maria Ma-dalena, como protagonistas testemunhais e apostólicas, começa a se reorga-nizar o movimento de Jesus, ‘voltando para a Galiléia’, para novos inícios e perspectivas (Mc 16; Mt 28; Lc 24; Jo 20) (RICHTER REIMER, 2013). Várias experiências foram feitas, mas nem todos os percalços da jornada primeira, da Galiléia a Jerusalém, foram transpostos ou superados. Ao lado de comu-nidades e práxis religiosa de partilha, celebração, fé e compromisso social de solidariedade e de reconhecimento pleno da participação de todos e todas, também se perpetuaram experiências de opressão e submissão de mulheres e outras minorias qualificadas. Tratava-se de tensões como ânsia pelo poder contra a vida de amor (Jo 13,23-26; 21), tendências para o autoritarismo (Lc 22,24-27), desejo de ser ‘o maior’ (Mc 10,42-45), disputas e concorrências nas lideranças da ekklesía (Gl 2,1-14) e várias formas de enriquecimento, tam-bém ilícito (Lc 12,13-21; 16,19; 19,8). Estas lutas de poder tomam forma de injustiça de gênero, quando se nega às mulheres o direito da participação

(7)

(At 1,21-22; 1Tim 2,12) e delas se exige submissão e silêncio (Cl 3,18; 1Tim 2,11), interditando-lhes o direito à autonomia, a ser “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26-27; 1Co 11,7-8; 1Tim 2,13-14). Essas relações de poder tomam forma de injustiça de classe, quando se exige de pessoas empobrecidas a realização de trabalhos sem a digna remuneração, o que atinge nível desu-manizado em se tratando de pessoas escravas (Ef 6,5-8; 1Pe 2,18-25), com o agravante do argumento e da legitimação teológicos (RICHTER REIMER; SOUZA; FERREIRA, 2018).

O desafio nem sempre está fora ou para além do texto. Assim, ao invés de continuar insistindo nessas relações de dependência e subordinação, poder-se-á ativar a força que está contida nesses mesmos textos, que, contudo, maiormente foram silenciados na história da interpretação: que os homens amem e respeitem as mulheres e que os senhores tratem pessoas subordinadas com justiça e eqüi-dade (Ef 5,25.28; 6,9; Cl 3,19; 4,1; 1Pe 3,10). Com isto, relações outras, mais justas e dignas, poderão ser construídas, sem violência, ódio ou rancor e amar-gor.

É neste espírito que o Dossiê Temático, aqui apresentado, foi proposto e construído, com o tema sempre desafiador e sempre atual: Bíblia, Justiça e Direitos Hu-manos, sob a coordenação do prof. Dr. Joel Antônio Ferreira e da profa. Dra. Ivoni Richter Reimer. Várias contribuições foram submetidas à revista Cami-nhos, e as que foram aprovadas em processo de avaliação por pares constam nessa sequência:

O prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi (PUC-PR), em seu artigo “A Justiça como Desejo de Deus: Leituras no Profeta Jeremias”, retoma e desenvolve a característica da denúncia e do anúncio proféticos. Especificamente em Jeremias, a busca por justiça marca a sua própria vocação, e a sua defesa tem por centro as pessoas mais vulneráveis na sociedade. Seguindo por vertente literária da formulação jurídica na Bíblia Hebraica, o prof. Dr. Matthias Grenzer (PUC-SP) e o mestrando Kleber Barreto de Jesus (PUC-SP), elaboraram o artigo “A Proibição de Maldizer o Chefe do Povo (Ex 22,27b)”. Conceitos e investigações semânticas orientaram essa pesquisa em torno da função de líderes e da promoção da justiça no antigo Israel, bem como os seus questionamentos. Continuando a temática da proibição, mas em outras relações, o prof. Dr. Luiz José Dietrich (PUC-PR) e o prof. Dr. Vicente Artuso (PUC PR) apresentam o artigo “Entre Imagens e Idolatria: Resistência, Ambigüidades e Violências”. Nele, elaboram a dinâmica histórica da resistência à idolatria por parte de população camponesa contra a religião urbana, que a explorava, e a sua apropriação perversa por meio de Ezequias e Josias, em suas reformas, que a tornam instrumento legitimador de concentração de riqueza e poder. A luta por justiça, portanto, perpassa também os conflitos religiosos.

(8)

Diferente no gênero literário e na perspectiva da abordagem, mas tendo igualmente a luta por justiça como fundamento e alvo, o artigo “Remissão e Sentimento: a História de Rute e Boaz à Luz da Sociologia dos Afetos”, do prof. Me. James Washington Alves dos Santos (IFAL/UFSCar) e da profa. Dra. Maria Chaves Jardim (UFSCar), trata das relações no livro de Rute pelo viés da afetividade. Desta maneira, a lei mosaica, que aborda o cuidado com os pobres e o direito à propriedade, é entrelaçada narrativa e interpretativamente por questões eco-nômicas, políticas e socioculturais.

O artigo do prof. Dr. Ágabo Borges de Sousa (UEFS), intitulado “O Livro de Daniel: um Texto Apocalíptico do Antigo Testamento”, esboça a história de canoni-zação desse livro, destacando algumas de suas características para afirmá-lo como literatura apocalíptica. Argumenta distinções em relação a outros textos proféticos, com bases históricas e contextuais, e desvela elementos conflitivos, na base do texto, oriundos de movimentos de resistência ao domínio helenísti-co. Oriundo deste mesmo período, outro texto bíblico ilumina as experiências sofridas do povo oprimido, interpretado pelo prof. Dr. Antonio Carlos Frizzo (Faculdade Católica de São José dos Campos; ITESP), no artigo “A Astúcia do Pobre no Conflito com o Rico: o Ensino de Sirácida 13”. Em sua perspectiva, trata-se de texto profético com novos contornos, de cunho sapiencial, elabo-rado para animar esperança em meio a profundas experiências de injustiça e opressão.

Passando para o período da dominação romana, o prof. Dr. Joel Antônio Ferreira (PUC Goiás) elabora alguns referenciais teóricos para a compreensão de textos bíbli-cos, a partir do modelo conflitual das relações, e interpreta 1Co 12,14-27 como exercício. Situação vital e lugar social são elementos imprescindíveis para ler e compreender os textos, no caso, com base na imagem do ‘corpo’ como elemento simbólico e articulador para construção e vivência da justiça, em liberdade e igualitarismo. Adentrando mais profundamente ainda os mecanismos de poder do Império Romano a partir da escrita do apóstolo Paulo, a profa. Dra. Clau-dia Janssen (Kirchliche Hochschule Wuppertal-Bethel), em seu artigo em língua alemã, intitulado “Sexualität und Macht: eine Lektüre von 1 Kor 6,12-20 im Kontext des Imperium Romanum” (“Sexualidade e Poder: uma leitura de 1Co 6,12-20 no Contexto do Império Romano”), aborda a relação entre poder e se-xualidade. Destaque é dado à exploração de mulheres prostituídas como forma de manutenção da dominação romana nas esferas do cotidiano e da intimidade. A visão teológica do “corpo de Cristo” contrapõe experiências libertadoras co-munitárias às estruturas de dominação romana e pode, assim, contribuir para reflexões e ações em prol da justiça, também de gênero. Ainda no contexto da literatura cristã paulina, o prof. Dr. Boris Agustín Nef Ulloa (PUC-SP) e a mes-tranda Adriana Barbosa Guimarães (PUC-SP) oferecem uma abordagem

(9)

exegé-tico-comunicativa de 2Co 5,14a. Com seu artigo “A Relação entre a Expressão

Agápe Toû Christoû e o Verbo Synécho: uma Abordagem Comunicativa de 2 Coríntios 5,14a”, destacam perspectivas cristológicas e pneumatológicas nessa escrita paulina em meio a conflitos vividos na comunidade cristã e as reconstru-ções possíveis e necessárias a partir da experiência do amor de Cristo.

Os problemas enfrentados por Paulo e comunidades cristãs com as quais ele interagia con-tinuaram existindo em tempos posteriores, quando os evangelhos foram escritos. Neles, as memórias da Boa Nova Jesus de Nazaré registram simultaneamente experiências dos tempos das comunidades e dos tempos de Jesus. No tempo da escrita dos evangelhos, as estruturas do Judaísmo não mais existiam como no tempo de Jesus, porque ocorreu, em 66-70, a Guerra que destruiu as mesmas: a cidade santa, o templo, os grupos e a maioria do povo. Assim, a memória é re-troprojetada para décadas anteriores, a fim de alimentar perseverante esperança e resistência pacífica. Desta forma, o prof. Dr. Ildo Perondi (PUC-PR) aborda em artigo intitulado Jesus de Nazaré e as Separações de seu Tempo, o tempo de Je-sus, lembrando das assimetrias sociais que Jesus enfrentou e denunciou. Com base em Mc 7,9, afirma que ele desmascara a hipocria de quem preza mais as tradições do que a vida digna, garantida pelos mandamentos de Deus. A práxis de Jesus estava caracterizada pelo serviço-diaconia que revelava o rosto de Deus e iluminava caminhos para a construção de justiça.

Finalizando o dossiê temático, o prof. Dr. Sidney Moraei Sanches (FAJE), com seu artigo “Epistemologia do Testemunho no Evangelho de Marcos”, faz ecoar para dentro de contextos violentos, antigos e atuais, a dinâmica força do testemunho, presente no evangelho de Marcos. Fazendo uso da epistemologia, enfatiza as duas dimensões centrais do testemunho, especificamente a individual e a social. Com base na perícope de Mc 5,1-20, verifica essas dimensões e as evidencia em sua abordagem: individual e socialmente, o geraseno foi paradigmático no testemunho da libertação que Jesus nele operou, libertando-o da possessão da ‘Legião’. O evangelho Marcos cumpre igualmente função individual e social, na medida em que registra a práxis de Jesus, o testemunho do geraseno e a acolhida deste testemunho pela comunidade. Por meio da memória performativa e celebrada torna-se possível, ainda hoje, participar do evento fundante por meio do testemunho revisitado.

Finalizamos a apresentação deste dossiê com a afirmação que a reconstrução da dig-nidade do geraseno possesso por meio da libertação causada por Jesus é pa-radigmática para reflexões e ações que tenham a justiça como devir central dos Direitos Humanos. Ela igualmente é animadora, no sentido de reconstruir esperança e solidariedade, adesão e crítica social. A transformação necessária perpassa todas as dimensões da existência, individual e social, material e espi-ritual, em todos os níveis de relação.

(10)

Que os estudos e as abordagens aqui realizadas possam alentar esperança com refle-xão crítico-construtiva, também no que se refere à nossa própria práxis. Neste sentido, desejamos a você, leitora e leitor, uma leitura profícua, agradável e sugestiva para as várias maneiras de proatividade possível.

Que a justiça corra como um rio! Que qualquer tipo de armas seja transformado em instrumento de trabalho que ajude a produzir bons frutos, salários justos, satisfação e prazer na alegria de viver! (Com base em Amós 5 e 1Co 13).

Boa leitura e bom proveito!

Referências

BACHMANN, Mercedes L. García. La Sed de Vino y de Poder: “No sea que beban... y per-viertan el derecho de todos/As los/As afligidos/As” (Prov 31:5). Caminhos, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 82-96, 2016. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/ view/4826/2693>.

FERREIRA, Joel Antônio. Jesus na Origem do Cristianismo: os vários grupos que iniciaram o cristianismo. Goiânia: Ed.d a PUC Goiás, 2012.

GERSTENBERGER, Erhard S. A Palavra Divina nos Doze Profetas e no Saltério: algumas ob-servações. Caminhos, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 69-81, 2016. Disponível em: <http://seer.pucgoias. edu.br/index.php/caminhos/article/view/4825/2692>.

HORSLEY, Richard A. Jesus e o Império: o reino de Deus e a nova desordem mundial. Tradu-ção de Euclides L. Calloni. São Paulo: Paulus, 2004.

KESSLER, Rainer. Die Hymnischen Stücke im Amosbuch. Caminhos, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 58-68, 2016. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/ view/4824/2691>.

PEREIRA, Nancy Cardoso. Onde estiver o seu Tesouro ali também o seu Coração: mineração, tecnologia e economia em Jó 28. Caminhos, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 96-110, 2016. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4828/2694>.

REIMER, Haroldo. O Antigo Israel: história, textos e representações. São Paulo: Fonte Edito-rial, 2017.

RICHTER REIMER, Ivoni; SOUZA, Carolina Bezerra de; FERREIRA, Joel Antônio. Paulo e a questão de gênero em sociedades patriarcais. In: FIGUEIREDO, Telmo J.Amaral de; CATE-NASSI, Fabrizio Zandonadi (Orgs.). Paulo: conxtos e leituras. São Paulo: Paulinas, 2018. p. 209-228.

RICHTER REIMER, Ivoni. Maria, Jesus e Paulo com as mulheres: textos, interpretações e história. São Leopoldo: CEBI; São Paulo: Paulus, 2013.

RIOS, César Motta. O que é e não é Judaísmo Helenístico? Caminhos, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 234-248, 2017. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/ view/4492/3391>.

(11)

SCHOTTROFF, Luise. A caminho de uma reconstrução feminista da história do cristianismo primitivo. In: SCHOTTROFF, Luise; SCHROER, Silvia; WACKER, Marie-Theres. Exegese

Feminista: resultados de pesquisas bíblicas a partir da perspectiva de mulheres. Tradução de Monika Ottermann. São Leopoldo: Sinodal/EST; CEBI; São Paulo: ASTE, 2008. p. 161-225. STEGEMANN, Wolfgang. Jesus e seu Tempo. Tradução de Uwe Wegner. São Leopoldo: Sino-dal/EST, 2012.

WENGST, Klaus. Pax Romana: pretensão e realidade. Experiências e percepções da paz em Jesus e no cristianismo primitivo. Tradução de Antônio M. da Torre. São Paulo: Paulinas, 1981.

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Percebemos a necessidade de questionar a teoria de Halbwachs, no tocante à reconstrução do passado pela memória através de processos coletivos, anteriores ao indivíduo e mais ainda

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e