• Nenhum resultado encontrado

Influência dos Jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 na Qualidade de Energia Elétrica em Belo Horizonte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Influência dos Jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 na Qualidade de Energia Elétrica em Belo Horizonte"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Influência dos Jogos da Copa do Mundo FIFA 2014

na Qualidade de Energia Elétrica em Belo Horizonte

Manuel Losada y Gonzalez, Selênio Rocha Silva.

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Elétrica, Av. Antônio Carlos, 6627 – Bloco 1 –Escola de Engenharia - 31.270-010 - Campus Pampulha - Belo Horizonte – Minas Gerais.

Márcio Melquíades Silva.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Departamento de Eletrônica e biomédica – Av. Amazonas, 5253 – Belo Horizonte – MG.

Resumo

 

Este artigo apresenta parte dos resultados de

qualidade de energia elétrica obtidos em um trabalho maior multidisciplinar encomendado pelo CNPq às instituições federais de ensino superior das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo, em atendimento a uma demanda do Ministério do Esporte. Os resultados de qualidade de energia deste trabalho maior foram obtidos em medições realizadas na região metropolitana de Belo Horizonte, nos dias de jogos realizados no Estádio Mineirão e em dias jogos da seleção brasileira realizados em outros estádios. Foram realizadas medições de valores de tensões, flutuações de tensões, harmônicos, níveis de cintilações, freqüência, dentre outras. Com exceção aos jogos do da seleção do Brasil, os resultados mostraram baixo impacto do evento Copa do Mundo nos indicadores de qualidade de energia. Nos jogos da seleção do Brasil, foram observadas alterações nos indicadores. No artigo, são também apresentados resultados de medições de demanda realizadas pelo ONS para Belo Horizonte.

Palavras-chaves

 

Copa do mundo FIFA 2014, qualidade de

energia, medições, influência dos jogos.

I.INTRODUÇÃO

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos e midiáticos do planeta. Em 2014, os jogos foram realizados em 12 capitais do país: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Estas cidades-sede demandaram uma série de ações para acolher o evento. Eventos deste porte requerem diversas ações de infraestrutura em termos de obras, operações e serviços. Comoexemplosdeobras, pode-secitar: construçãoereforma

de estádios, aeroportos, avenidas, hotéis, hospitais,

subesta-ções; a construção de novas linhas de média e alta tensão [1]. Tal empreendimento constitui um grande desafio para um país como o Brasil, cuja realidade é passível de diversos problemas em vários campos. Além disto, sediar um megaevento esportivo como a Copa do Mundo exige substanciais investimentos por parte dos poderes públicos de âmbitos federal, estadual e municipal.

Este trabalho foi financiado pelo CNPq, através do Projeto No. 400049/2013-9 (Acompanhamento e Avaliação de Obras, Serviços e Operações de Infraestrutura destinadas à Copa do Mundo 2014 em Belo Horizonte). A FAPEMIG ajudou financeiramente na apresentação deste artigo no XI CBQEE.

Nos meses que antecederam a Copa de 2014, havia preocupações com o fornecimento de energia elétrica durante o Mundial, devido ao baixo nível dos reservatórios das usinas hidroelétricas. Havia também preocupação sobre um possível racionamento de energia elétrica neste período ou mesmo o desligamento localizado de energia em algumas regiões do País, devido às falhas em equipamentos da rede elétrica [2]. Nas cidades-sede houve uma preocupação adicional com relaçãoaosimpactosdacopadomundo, poiseventuaisdanos no sistema elétrico poderia afetar a própria realização dos jogos.

Este contexto salientou a importância de fomentar um trabalho de pesquisa com uma perspectiva multidisciplinar. O foco principal do trabalho estava relacionado às ações pactuadas pelo Ministério do Esporte com Estados e Municípios no documento denominado Matriz de Responsabilidades (MR) [3] e tinha como objetivo avaliar os serviços, as reformas e os legados deixados para o País após a Copa.

Este trabalho multidisciplinar, com duração de 12 meses, foi encomendado pelo CNPq às instituições federais de ensino superior (IFES) das cidades-sede, em atendimento a uma demanda do Ministério do Esporte. Para a cidade de Belo Horizonte e seu entorno, o CNPq encomendou o trabalho a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para executar este trabalho, a UFMG levantou dados, informações e realizou medições que possibilitassem: (i) avaliaremonitorarosprojetoseobras, relacionadas à Copa do Mundo de 2014; (ii) acompanhar as ações previstas de infraestrutura, serviço e operações relacionadas ao evento, identificando dificuldades, oportunidades e impactos sociais, culturais e econômicos, nas seguintes áreas estratégicas: (i) Aeroporto Internacional de Confins; (ii) Arena: Estádio Governador Magalhães Pinto – “Mineirão”, (iii) energia; (iv) mobilidade urbana; (v) saúde; (vi) segurança; (vii) telecomunicações; (viii) turismo. Ressalta-se que, no processo de monitoramento e avaliação das obras e serviços indicados, o compromisso da UFMG foi exclusivamente acadêmico.

O trabalho maior dentro da UFMG foi tratado como um projeto e as áreas estratégicas como subprojetos.

(2)

correlações com questões de segurança, mobilidade, saúde, turismo e com a imagem do país sede no panorama internacional.

Após as copas do Mundo de 1986, 2006 e 2010, diversos artigos [4-9] mostraram que houve aumento nos níveis de distorções harmônicas de tensão durante os jogos em diversos países, ocasionados pelo grande número de televisores ligados naquele momento. Apesar de haver registros da elevação da distorção harmônica total de tensão (DHT-V), não houve relatos de consumidores prejudicados por estas distorções. Assim, a questão qualidade da energia sempre esteve associada à robustez, confiabilidade e eficácia das obras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, frente ao uso intenso e incomum da rede elétrica durante megaeventos.

Na área de energia elétrica, o grupo de pesquisa da UFMG, além de avaliar as obras realizadas, avaliou os possíveis efeitos da copa do Mundo na qualidade de energia elétrica, monitorando a qualidade de energia elétrica durante o evento. Para tanto, instalou analisadores de qualidade de energia em diversos locais na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Este monitoramento teve o objetivo de avaliar a robustez do sistema elétrico, uma vez que eram esperadas mudanças bruscas na demanda de energia durante alguns jogos.

Neste artigo são apresentados alguns dos resultados obtidos nas medições de cinco locais durante a realização de três jogos. Adicionalmente, são mostrados resultados globais de medições do consumo de energia elétrica feitas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) [10]. Resultados de três locais medidos pela UFMG e as medições de consumo realizadas pelo ONS foram também apresentadas anteriormente em [11], quando ainda não se tinha coletado os resultados de todas as medições realizadas. Este artigo mostra os resultados em forma mais ampla.

II.OBRAS DE INFRAESTRUTURA NAS REDES ELÉTRICAS

REALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO

HORIZONTE

Do ponto de vista de energia elétrica, foram realizadas diversas obras na RMBH, com o objetivo de garantir o fornecimento de energia elétrica durante a copa do Mundo. Dentre estas obras, pode-se citar a construção de duas linhas de distribuição subterrâneas (LDS´s) exclusivas em 13,8kV para o atendimento ao estádio do Mineirão. Para isto, foram necessárias a realização de obras nas subestações de alta/média tensão Maracanã e Pampulha da CEMIG-D que atende ao estádio. Também foi construída, pela CEMIG-G, uma usina solar fotovoltaica (UFV) de 1,3 MW na cobertura do estádio. Esta usina está ligada diretamente na rede de 13,8 kV que atende o estádio e também teve seu funcionamento monitorado durante a copa.

Houve reformas e melhorias na rede subterrânea na região central da cidade de Belo Horizonte. Esta obra, além de modernizar a rede, teve o objetivo de ampliação e melhoria da qualidade e da confiabilidade da energia na região hospitalar e também na zona sul da cidade, onde houve a construção de vários hotéis. Estas obras ainda serão concluídas com a construção de uma nova subestação de alta para média tensão na região central da cidade.

Houve também obras de reforma e ampliação na rede de alta tensão na região próxima ao Aeroporto Internacional de Confins.

III.ANALISADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA UTILIZADOS

Foram utilizados analisadores de qualidade de energia modelos FLUKE 435 II e FLUKE 434. Estes equipamentos atendem todos os requisitos mínimos previstos no módulo 8 do PRODIST (13) e os modelos FLUKE 435 II podem ter seus tempos sincronizados via GPS.

Com esses analisadores, foram medidos valores eficazes de tensões de fase e correntes de linhas; módulos percentuais e ângulos de fase dos valores eficazes dos componentes harmônicos de tensões e correntes; distorções harmônicas totais (DHT) de tensões e correntes; flutuações de tensões, freqüência; níveis de cintilação (Pst e Plt); potências ativas e aparentes; energias ativas e aparentes.

IV.MONITORAMENTO DE QUALIDADE DE ENERGIA

REALIZADO

A. Alimentação Elétrica da RMBH e da Cidade de Belo Horizonte

A RMBH é atendida pela CEMIG com linhas de transmissão (LT´s) em 500 kV e 345 kV, como mostrado na Fig. 1. As LT´s de 500 kV (em cor verde) chegam a SE Neves 1. As LT´s de 345 kV (em cor laranja) chegam as SE´s Neves 1, Barreiro 1 e Taquaril. As três SE´s estão situadas na periferia da cidade de Belo Horizonte. Estas SE´s reduzem as tensões de 500 kV e 345 kV para 138 kV (em cor vermelha) e alimentam diretamente várias SE´s em 138 kV na RMBH e na própria cidade de Belo Horizonte. Estas SE´s de 138 kV alimentam outras SE´s, também de 138 kV, através de linhas de distribuição radiais aéreas e subterrâneas em 138 kV.

Fig. 1. Esquema unifilar simplificado da alimentação elétrica da RMBH e cidade de Belo Horizonte com pontos de medição.

A região central da cidade de Belo Horizonte tem uma rede trifásica subterrânea em 220 V, com seis malhas, que são alimentadas em 13,8 kV pelas SE´s Centro e Bairro Preto.

B. Locais de Monitoramento

2

Barreiro 1 345 kV

Neves 1 500 kV

4 3 6

5 Taquaril 345 kV 1

Lagoa Santa 138 kV

(3)

A UFMG escolheu seis locais para o monitoramento da qualidade de energia elétrica durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Na Tabela I é mostrada a relação dos locais onde foram instalados nove analisadores de qualidade de energia.

TABELA I-LOCAIS COM ANALISADOES DE QUALIADE DE ENERGIA DURANTE A COPA DO MUNDO.

Local Analisadores

Nro Nome Localização Qtd Identificação 1 Estádio do Mineirão Belo Horizonte: região Norte – Pampulha 3 7, 8 e 9

2 Aeroporto de Confins RMBH: cidade de Confins 2 5, 6

3 Hospital das Clínicas Belo Horizonte: região Central 1 1

4 Eduardo de Hospital Menezes

Belo Horizonte: região

Sul - Barreiro 1 2

5 CEFET-MG Câmpus I Belo Horizonte: região Oeste 1 4

6 Engenharia Escola de UFMG

Belo Horizonte: região

Norte – Pampulha 1 3

O Estádio do Mineirão e o Aeroporto Internacional de Confins foram locais naturais de instalações dos analisadores de qualidade de energia, devido à finalidade do trabalho. Como mostrado anteriormente, foram construídas, pela CEMIG, duas LDS´s exclusivas em 13,8 kV para alimentar o Estádio do Mineirão. A primeira LDS originou-se na SE Maracanã, que era alimentada indiretamente pela SE Taquaril. A segunda LDS originou-se na SE Pampulha, que era alimentada indiretamente pela SE Neves 1. A primeira LDS seria a responsável pela alimentação do Estádio Mineirão, enquanto a segunda LDS seria uma reserva quente de alimentação em caso de falta da primeira LDS. A UFV construída pela CEMIG na cobertura do Estádio Mineirão foi conectada a um barramento de comutação dessas duas LDS´s na SE de recebimento de energia. O Estádio tem uma demanda aproximada 4800 kW nos períodos dos jogos e uma demanda aproximada de 900 kW nos períodos sem jogos. A SE recebimento tem três saídas de energia, sendo uma para o próprio estádio e duas para a UFV. Dois analisadores de qualidade de energia foram instalados nas saídas para a UFV eoterceironachegadadas LDS´s dasSE´sdaCEMIG. O Aeroporto internacional de Confins é alimentada por duas linhas de distribuição rurais (LDR´s) aéreas exclusivas em 13,8 kV. A primeira LDR origina-se na SE Lagoa Santa e a segunda origina-se na SE Nova Granja. Essas SE´s são alimentadas pela SE Neves 2. As LDR´s alimentam partes distintas do Aeroporto, mas na perda de uma delas, a outra podia alimentar todas as cargas prioritárias. As cargas não prioritárias seriam alimentadas por geração própria. Em condições normais, o Aeroporto tinha uma demanda contratada total de 3400 kW. Na chegada de cada uma LDR, foi instalado um analisador de qualidade de energia pela UFMG.

Os outros analisadores de qualidade de energia foram instalados em dois hospitais, no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) e na Escola de Engenharia da UFMG.

O primeiro Hospital escolhido foi o Hospital das Clinicas, que é um dos hospitais da UFMG. O segundo hospital escolhido foi o Hospital Eduardo de Menezes, que é um

hospital público estadual, especializado em infectologia e dermatologia sanitária.

O Hospital das Clinicas está situado em uma das sub-regiões hospitalares centrais da cidade de Belo Horizonte, no Câmpus de Saúde da UFMG. Esse Câmpus tem também as Escolas de medicina e enfermagem, além de outros órgãos da UFMG. O Câmpus é alimentado por onze entradas de energia, com onze Pontos de atendimento ao Consumidor (PAC´s) que se originam na rede de distribuição subterrânea em 220 V do centro da cidade de Belo Horizonte. O Hospital tem três PAC´s e um analisador de qualidade de energia foi instalado no PAC principal, com o intuito de analisar a qualidade de energia da rede de distribuição subterrânea. Nesta sub-região hospitalar existem outros hospitais importantes para a cidade de Belo Horizonte, para a RMBH e para o próprio estado de Minas Gerais. Exemplos desses hospitais são: Hospital João XXIII (Pronto Socorro e emergência principal) e Santa Casa de Misericórdia. Essa sub-região tem, ainda, muitos consumidores comerciais. O Hospital das Clinicas tem uma demanda aproximada de 1000 kW e o Câmpus Saúde da UFMG uma demanda de aproximadamente 1600 kW.

O Hospital Eduardo de Menezes foi escolhido inicialmente para atender os estudos da área estratégica da Saúde, mas como está em uma área de consumidores residenciais/ comerciais, e é atendido por uma linha de distribuição aérea (LDA) em 13,8 kV, que se origina na SE BH Bonsucesso e que é atendida diretamente pela SE Barreiro 1, escolheu-se para avaliar diretamente a qualidade de energia tanto em regiões residenciais/comerciais como indiretamente, e mais próxima, da malha de extra-alta tensão que alimenta a RMBH. O hospital tem uma SE com potência instalada de 500 kW e uma demanda de 150 kW.

O CEFET-MG tem dois câmpus na região oeste da cidade de Belo Horizonte, que são CEFET I e CEFET II. Os Câmpus estão próximos. O CEFET I é alimentado por uma LDA em 13,8 kV, que se origina na SE Gutierrez – atendida em 138 kV a partir da SE Bonsucesso. A LDA atende, além do CEFET I, consumidores residenciais e comercias. Um analisador de qualidade de energia foi instalado na SE recebimento do Câmpus I e o CEFET I tinha uma demanda de 300 kW.

(4)

C. Jogos Monitorados

Após o encerramento da Copa do Mundo, foram analisados os resultados de todas as medições e identificados os jogos com maior potencial de afetar as redes elétricas nos locais monitorados. Estes jogos são mostrados na Tabela II. Os três jogos com linhas em cor cinza são aqueles cujos resultados são apresentados neste artigo.

TABELA II.DATAS E HORÁRIOS DE JOGOS COM MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ENERGIA E COM MAIORES POTENCIAIS DE AFETAR AS REDES

ELÉTRICAS.

Horário (h) Data Jogo Cidade do jogo

Início Final 12/06 Brasil x Croácia São Paulo 17:00 19:00 14/06 Colômbia x Grécia Belo Horizonte 13:00 15:00 17/06 Bélgica x Argélia Belo Horizonte 13:00 15:00 17/06 Brasil x México Brasília 16:00 18:00 21/06 Argentina x Irã Belo Horizonte 13:00 15:00 23/06 Camarões x Brasil Brasília 17:00 19:00 24/06 Costa Rica x Inglaterra Belo Horizonte 13:00 15:00 28/06 Brasil x Chile Belo Horizonte 13:00 16:00 04/07 Brasil x Colômbia Fortaleza 17:00 19:00 08/07 Brasil x Alemanha Belo Horizonte 17:00 19:00 12/07 Brasil x Holanda Brasília 17:00 19:00 13/07 Alemanha x Argentina Rio de Janeiro 16:00 19:00

V.RESULTADOS DE MEDIÇÕES

A seguir são apresentados os resultados de consumo obtidos pelo ONS para Belo Horizonte, e alguns resultados de medições realizadas pela UFMG para o Aeroporto Internacional de Confins, os Hospitais das Clinicas e Eduardo de Menezes, o CEFET-MG e a Escola de Engenharia da UFMG. As medições no Estádio Mineirão não são apresentadas porque foram perdidas devido a falta temporária de energia nas alimentações dos medidores de qualidade de energia e estes bloquearem seus arquivos de gravação dos resultados já obtidos. Além disto, a UFMG não teve acesso aos medidores durante o período da Copa pela não liberação de entrada no Estádio pela FIFA.

A. Consumo medido pelo ONS

O ONS realizou medições de fluxo de potência em todas as cidades-sede durante os jogos da copa do Mundo [10]. Estes resultados foram comparados com outras medições realizadas no mesmo dia de semana, fora do período da copa do Mundo. Na Fig. 2 é mostrado o resultado da medição de demanda de energia elétrica na RMBH no dia 24/06 do jogo Costa Rica x Inglaterra e no dia 03/06. Percebe-se que a curva do dia do jogo tem o mesmo aspecto de um dia normal e com demanda muito próxima. Antes do inicio do jogo, a curva do dia 24/06 tinha uma demanda menor do que a demanda do dia 03/06. Houve um acréscimo de demanda no inicio do jogo e, depois, as duas demandas continuaram muito próximas. É difícil afirmar que o aumento de demanda foi motivado pelo próprio inicio do jogo. De toda forma, são aproximadamente 1900 MW, o que representou 2,9 % de toda demanda nacional. Análises semelhantes foram efetuadas nos outros jogos realizados em Belo Horizonte e percebeu-se que o impacto maior ocorre nos dias de jogos do Brasil.

Na Fig. 3 é mostrada a curva de carga, também da RMBH, referente ao dia 28/06 para o jogo Brasil x Chile e a curva de carga no dia 11/05. Na primeira curva nota-se claramente a

influência do jogo no perfil de demanda, apresentando rampas acentuadas na diminuição e aumento de demanda que ocorrem no inicio e final do jogo. Tais rampas poderiam gerar variações no nível de tensão caso o sistema elétrico não conseguisse compensar estas alterações.

A influência de um jogo fica ainda mais evidenciada, observando-se a curva de carga da RMBH no dia 08/07 do jogo Brasil x Alemanha e a curva de carga do dia 03/06, na Fig. 4. No período do jogo, devido ao placar totalmente desfavorável da seleção brasileira ainda no primeiro tempo, percebe-se a mudança na curva de carga por volta das 17:30 h antes mesmo do intervalo do jogo.

Fig. 2. – Curva de carga da RMBH em um dia típico e no dia 24/06 do jogo do Costa Rica x Inglaterra.

Fig. 3. Curva de carga da RMBH em um dia típico e no dia 28/06 do jogo do Brasil x Chile.

Fig. 4. Curva de carga da RMBH um dia típico e no dia 08/07 do jogo do Brasil x Alemanha.

B. Tensão

Análise semelhante ao consumo foi realizada avaliando, desta vez, os valores de tensão. Como mostrado na Fig. 5, também para o jogo Costa Rica x Inglaterra, no dia 24/06, não é possível perceber alterações nos valores de tensão relacionados ao evento.

Na Fig. 6 são mostrados os valores de tensão medidos no dia 28/06 do jogo Brasil x Chile. Percebem-se variações no nível de tensão nos horários onde houve variações na rampa de carga na Fig. 3. Com a diminuição da demanda, houve um aumento no valor da tensão. Entretanto, este aumento foi

Horário do Jogo

(5)

baixo (inferior a 2%) e com estabilização rápida dos valores. Ocorreu o inverso, quando houve aumento na demanda. Na Fig. 7 são mostrados os valores das tensões medidas durante o jogo Brasil x Alemanha, no dia 08/07. Nota-se também a variação dos valores de tensão no início do jogo e a mudança antes mesmo do intervalo, confirmando que o placar do jogo interferiu nos indicadores de qualidade.

Fig. 5. Tensões medidas nos locais da RMBH durante o jogo de Costa Rica x Inglaterra, no dia 24/06.

Fig. 6. Tensões medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x Chile, no dia 28/06.

Fig. 7. Tensões medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x Alemanha, no dia 08/07.

C. Distorções harmônicas totais de tensão

Na Fig. 8 são mostrados os valores da DHT-V medidos nas instalações no dia 24/06 do jogo Costa Rica x Inglaterra. Não é possível observar, em destaque, variações associadas ao jogo, para esta grandeza.

Na Fig. 9 são apresentados os valores medidos de DHT-V no dia 28/06 do jogo Brasil x Chile. Neste caso, nota-se a elevação da DHT-V no início do jogo e sua diminuição ao final do mesmo.

Na Fig. 10 são mostrados os valores de DHT-V medidos durante o jogo Brasil e Alemanha, no dia 08/07. Percebe-se a variação dos valores de tensão no início do jogo e a mudança antes mesmo do intervalo, confirmando que o placar do jogo interferiu também nestes valores.

Fig. 8 – DHT-V medidas nos locais da RMBH durante o jogo de Costa Rica x Inglaterra, no dia 24/06.

Fig 9. DHT-V medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x Chile, no dia 28/06.

Fig. 10. DHT-V medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x Alemanha, no dia 08/07.

D. Variações de tensão de curta duração

No inicio das medições, a UFMG pretendia fazer o monitoramento com sincronismo de tempos automatizados entre os analisadores de qualidade de energia utilizando GPS. A vantagem deste sincronismo é comparar os momentos dos eventos de queda ou elevação brusca de tensão, em pontos distintos. Entretanto, na maioria dos locais, a SE ficava em local abrigado, distante mais de 5 m de uma área aberta para a instalação da antena GPS com visada para satélite, onde não foi possível fazer a conexão da antena do GPS com o analisador. Sendo assim, com o sincronismo manual entre os analisadores e a diferença de tempo entre eles, notou-se diferença de alguns segundos entre os horários registrados pelos diversos analisadores.

Avaliando os eventos registrados nos diversos analisadores, notou-se a ocorrência de alguns eventos isolados de afundamento e elevação de tensões. Somente nos casos mostrados na Tabela III foram percebidos quedas de tensão que ocorreram simultaneamente em locais distintos, indicando que o evento foi originado nas redes de alta tensão. Não foram registradas faltas de energia durante o período avaliado, em nenhuma das instalações monitoradas.

Horário do Jogo Horário do Jogo Horário do Jogo

(6)

TABELA III.EVENTOS DE AFLUTUAÇÃO DE TENSÃO REGISTRADOS. A Data Horário Evento Duração Tensão (pu) 1 18/06 02:29:50 701msec QT 0m.0s.100ms. 0,50 2 18/06 02:29:52 425msec QT 0m.0s.88ms. 0,52 4 18/06 02:29:52 175msec QT 0m.0s.92ms. 0,51 1 24/06 22:52:59 989msec QT 0m.0s.68ms. 0,86 2 24/06 22:53:01 706msec QT 0m.0s.36ms. 0,89 3 24/06 22:50:18 559msec QT 0m.0s.119ms. 0,70 4 24/06 22:53:01 QT 0m.0s.41ms. 0,88 1 24/06 22:53:05 395msec QT 0m.0s.77ms. 0,86 2 24/06 22:53:07 125msec QT 0m.0s.33ms. 0,89 3 24/06 22:50:24 10msec QT 0m.0s.74ms. 0,78 4 24/06 22:53:07 QT 0m.0s.33ms. 0,89 1 24/06 22:56:34 219msec QT 0m.0s.86ms. 0,85 2 24/06 22:56:35 972msec QT 0m.0s.8ms. 0,90 3 24/06 22:53:52 819msec QT 0m.0s.87ms. 0,75 4 24/06 22:56:36 QT 0m.0s.50ms. 0,78 A – Analisador QT – Queda de tensão

E. Nível de Cintilação

Foram realizadas medições dos níveis de cintilação associados às flutuações de tensões, verificadas em um período contínuo de 10 minutos (Pst) e em um período contínuo de 2 horas (Plt), nos dias que ocorreram os jogos. Não foram observadas alterações nos níveis durante os jogos. As Figs. 11 e 12 apresentam esses níveis para o dia 08/07.

Fig. 11. Pst´s medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x Alemanha, no dia 08/07.

Fig. 12. Pst´s medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x Alemanha, no dia 08/07.

F. Frequência

O monitoramento da frequência também não mostrou variações significativas. Na Fig. 13 são mostrados os resultados do monitoramento em duas instalações distintas, localizadas em diferentes regiões da RMBH, no dia 28/06 durante o jogo do Brasil x Chile.

Observando esta figura, percebem-se pequenas variações na frequência durante o jogo. Análise semelhante foi realizada durante os demais jogos, não sendo observadas variações significativas.

VI.CONCLUSÕES

Neste trabalho foram apresentados os resultados de medições de tensões, distorções harmônicas de tensões, flutuações de tensões, níveis de cintilações e freqüência, realizadas em cinco locais da RMBH nos dias de jogos no Estádio do Mineirão e em jogos da seleção brasileira. Foram também incluídos resultados de medições de demanda realizadas pelo ONS para a RMBH.

Os resultados de medição foram apresentados para: o Aeroporto Internacional de Confins, os hospitais das Clinicas e Eduardo de Menezes, o Campus I do CEFET-MG e a Escola de Engenharia da UFMG. Os resultados de medição do Estádio Mineirão não foram apresentados por problemas ocorridos nos medidores e acessos não permitidos pela FIFA. Os resultados mostraram baixo impacto do evento nos indicadores de qualidade de energia. Somente nos jogos do Brasil foram observadas alterações na demanda de energia. As alterações acentuadas ocorreram nos inícios, intervalos e finais dos jogos. Estas alterações também foram observadas no aumento da THD-V durante estes jogos. Não foram observadas interrupções de energia elétrica, durante o evento, nas instalações monitoradas.

Fig. 13. Frequência na rede durante o jogo do Brasil x Chile, no dia 28/06.

VIII.REFERÊNCIAS

[1] GT Copa do Mundo 2014. Força-Tarefa Salvador / Recife / Natal /

Fortaleza FT4. Disponível em:

<http://www.chesf.gov.br/portal/page/portal/chesf_portal/conteudos_por tal/docs/apresentacao_GT_copa_ssu.pptx>. Acessado em 11/03/2015. [2] EBC Agência Brasil. Economia. Secretário descarta falta de energia na

Copa e racionamento até 2015. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-06/secretario-descarta-falta-de-energia-na-copa-e-racionamento-ate-2015>. Acessado em 11/03/2015.

[3] Copa do Mundo 2014. Matriz de Responsabilidades, Disponível em:

<http://www.turismo.mg.gov.br/programas/copa-do-mundo-2014?format=pdf>, acessado em 11/03/2015.

[4] P. F. Ribeiro et al. Supervisão e Análise de Harmônicos na Operação do CE de Fortaleza, IX SNPTEE, 1987, Belo Horizonte, MG.

[5] J.J. Leitão et al. Harmonic Distortion on a Transmission System During Games of the Brazilian National Team in the 2006 World Cup, Power Engineering Society General Meeting, 2007. IEEE 24-28 June 2007. [6] N. Browne et al. Harmonic Levels and Television Events, Power

Engineering Society General Meeting, 2007. IEEE 24-28 June 2007. [7] J. R. Macedo Jr et al. The Impact of FIFA World Cup 2006 on Power

Quality in the Electric Distribution Systems, IEEE PES Conference 2007.

[8] A. Testa, R. Langella, Harmonic Pollution in Italian Distribution Networks in Coincidence with Important Sport Events, IEEE PES Annual Meeting 2007, Tampa, USA, June 2007.

[9] P. F. RIBEIRO et al. Harmonic Distortion During the 2010 FIFA World Cup. Power and Energy Society General Meeting, IEEE, 24 jul. 2011. [10] ONS na Copa do Brasil. Disponível em:

<http://www.ons.org.br/sala_imprensa/ONScopa2014.aspx>. Acessado em 11/03/2015.

[11] M. M Silva, M. F. Santos, A. M Júnior, S. R. Silva, M. L. y Gonzalez, A Qualidade da Energia Elétrica Durante os Jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 em Belo Horizonte, NDUSCON 2014, Juiz de Fora, 07-10/2014.

Horário do Jogo

Horário do Jogo Horário do

Imagem

Fig. 1. Esquema unifilar simplificado da alimentação elétrica da RMBH e  cidade de Belo Horizonte com pontos de medição
Fig. 2. – Curva de carga da RMBH em um dia típico e no dia 24/06 do jogo  do Costa Rica x Inglaterra
Fig. 5. Tensões medidas nos locais da RMBH durante o jogo de Costa Rica x  Inglaterra, no dia 24/06
Fig. 11. Pst´s medidas nos locais da RMBH durante o jogo do Brasil x  Alemanha, no dia 08/07

Referências

Documentos relacionados

Portanto, podemos afirmar que alcançamos o nosso objetivo, pois o resultado do estudo realizado nos forneceu dados importantes para a compreensão daquilo que nos

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Falta número de profissionais, isso atrapalha muito o nosso trabalho, então fica quase tudo a desejar, assistência ao paciente fica prejudicado porque teria que

O estudo buscou também contribuir para o desenvolvimento científico, disponibilizando para a sociedade os impactos acerca da saúde mental, social e corporal dos

Este é o ponto forte do Gendal em relação ao EF, não é necessário saber nada especial para se gerar uma consulta, basta apenas saber orientação a objetos como será