• Nenhum resultado encontrado

Narrando-resistindo: Joseph Grand, personagem de <i>A peste</i>, romance de Albert Camus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Narrando-resistindo: Joseph Grand, personagem de <i>A peste</i>, romance de Albert Camus"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

N A R R A N D O - R E S I S T I N D O : J O S E P H G R A N D , P E R S O N A G E M D E A PESTE, R O M A N C E D E A L B E R T C A M U S

D a v i d P E R E I R A *

Gostaria de aproveitar esse artigo para apresentar algumas idéias que e s t ã o tomando corpo durante o desenvolvimento de uma pesquisa mais abrangente, voltada para uma leitura s i s t e m á t i c a de A Peste, um dos livros mais importantes para o g ê n e r o romance na é p o c a moderna.

Quem quer que tenha lido A Peste (Carnus, 1950) romance que Albert Carnus publicou em 1947, seguramente deve ter ainda bem viva na m e m ó r i a a imagem do Doutor Rieux - o m é d i c o e narrador do l i v r o -, do infatigável Tarrou - o s e n s í v e l e fiel amigo -, Cottard ou o jornalista Rambert: personagens que p o d e r í a m o s classificar como as principais ou as mais importantes, de maior destaque e centrais para o desenvolvimento da a ç ã o .

P o r é m , esta c o m u n i c a ç ã o quer, na verdade, ocupar-se com uma figura menos dilatada, a l g u é m que parece seguir aquela m á x i m a de Epicuro que dita: " v i v e ignorado" e, no seu â m a g o , m a n t é m uma rica e x i s t ê n c i a interior. Essa personagem, que nos serve como alentador companheiro naquelas p á g i n a s t ã o sombrias e solitárias de Carnus, t a m b é m tem todas as c a r a c t e r í s t i c a s de um " h e r ó i " - observando que aqui utilizamos aspas quando do emprego de tal termo, adequando-o assim, um pouco melhor, à c o m p r e e n s ã o que o p r ó p r i o Carnus tinha a respeito do " h e r o í s m o " .

Estou falando de Joseph Grand, o pacato e aparentemente m e d í o c r e f u n c i o n á r i o da burocracia de Oran. Aquele ser inexpressivo, " s o l i t á r i o " (Carnus,

1950, p. 123 e 339), "pobre" (Carnus, 1950, p.21), morador de um "quarto

* Aluno do Programa de Pós-Graduaçâo.

(2)

modesto"(Camus, 1950, p. 33) e que trabalha com estatística, uma das coisas mais inúteis, p r a g m á t i c a s e insípidas que poderia existir diante da s i t u a ç ã o extrema, caso-limite que a obra retrata.

Mas, foi justamente esse Grand quem mereceu receber o grande elogio do l i v r o , Carnus chega mesmo a c o n s i d e r á - l o o " h e r ó i " da h i s t ó r i a - " h e r ó i " , sempre entre aspas para n ã o cairmos num o t i m i s m o pueril que, certamente, muito desagradaria o autor e seu sistema de c o m p r e e n s ã o do mundo e das pessoas. Lemos em determinada passagem o seguinte c o m e n t á r i o que faz referência a Grand:

Se é verdade que os homens seguem modelos e exemplos chamados heróis, se é absolutamente necessário haver um deles nesta história, o narrador indica o herói insignificante, humilde, que apenas tinha um pouco de bondade no coração e um ideal aparentemente ridículo. (Carnus, 1950, p. 126).

Parece-nos correto, todavia, c o m p r e e n d ê - l o como sendo um daqueles " h e r ó i s p r o b l e m á t i c o s " . E L u k á c s quem afirma que a personagem romanesca deve ser entendida como um ser p r o b l e m á t i c o . C o m efeito, diferentemente do herói é p i c o , cujas proezas ilustram valores que o mundo reconhece, o i n d i v í d u o romanesco v ê o i m p o s s í v e l erguer-se diante de si, enquanto o p o s s í v e l existe sempre dentro de si ( A p u d . L u k á c s , 1963).

Se prestarmos um pouco mais de a t e n ç ã o à c o l o c a ç ã o feita anteriormente por Carnus, p o d e r í a m o s , por exemplo, ler o l i v r o todo, destacando com tinta vermelha as diversas e sempre decisivas a p a r i ç õ e s de Grand. A o final do e x e r c í c i o , um tanto trabalhoso e realmente m a ç a n t e , t e r í a m o s listado 31 passagens e a t r a v é s delas p o d e r í a m o s rastear essa personagem que v a i , no decorrer do enredo, se fortalecendo mais e mais, de forma diretamente proporcional ao recrudescimento terrível da d o e n ç a , e acaba mesmo por simbolizar a p r ó p r i a idéia da R e s i s t ê n c i a - t ã o cara a Carnus tendo, ele p r ó p r i o , se engajado e militado (das formas mais literais que possamos imaginar) por ela nos anos de chumbo da Segunda Guerra. Essa mesma R e s i s t ê n c i a que é t e m á t i c a das mais fortes em A Peste - l i v r o que, afinal e numa s í n t e s e empobrecedora, enfrenta os grandes problemas de uma sociedade: tangenciando tanto no ladrão, no vigarista, no santo, no mártir, no desesperado, no c é t i c o , no desencantado e, evidentemente, como n ã o poderia deixar de ser,

(3)

acaba tocando t a m b é m nessa interessante postura que é a do resistente. P o s i ç ã o ú l t i m a que Grand ocupa no romance.

Sim, se nos empenharmos numa releitura atenta daqueles trechos que anteriormente h a v í a m o s grifado em vermelho, vamos poder conferir que Grand encarna o p r ó p r i o e s p í r i t o da R e s i s t ê n c i a , da força de vontade i n a b a l á v e l e d i s p o s i ç ã o firme para a luta. A s marcas humanas desse ser ficcional exercem sobre n ó s leitores, inegavelmente, um imenso fascínio. A d m i r a m o s o desvendamento do â m a g o do seu ser, desnudamento de sua força interior - t ã o s ó l i d a e s e n s í v e l que n ã o podemos deixar de exclamar: " A h , se todos tivessem essas importantes qualidades, amor à vida, desprendimento, humanidade e virtuosismo" (Carnus, 1950, p. 46, 76, 123 e 127).

Portanto, Grand v a i se estabelecendo, cada vez mais e mais enraizadamente, como um grande lutador, defensor das e s p e r a n ç a s , sempre em franca o p o s i ç ã o diante da morte e, além do mais, t a m b é m acredita e exercita o poder da linguagem - isso mesmo, ele tem um respeito que beira o amoroso pela palavra escrita, pela narrativa, tanto que, num combate em outro t e r r i t ó r i o e com outros instrumentos que n ã o os empregados cotidianamente, ele tenta desesperadamente escrever um l i v r o : eis o seu "ideal aparentemente r i d í c u l o " , do qual nos falava Carnus em c i t a ç ã o j á apontada.

Temos e n t ã o um caso de uma narrativa dentro da narrativa, uma imbricada na outra. É feito um p a r ê n t e s e de algumas linhas e aí tomamos contato com um p a r á g r a f o - que seria o primeiro, a abertura do l i v r o - que Grand tenta, a t r a v é s de consecutivas reescrituras, elaborar melhor. Esse mesmo p a r á g r a f o retorna algumas outras vezes, sempre levemente modificado, mostrando que seu autor, Grand, e s t á a trabalhar empenhadamente na melhoria de seus recursos literários (Carnus, 1950, p. 43, 6 1 , 254 e 279). A b r i n d o essas e s p é c i e s de "janelas" na narrativa principal, Carnus opera desajustes em v á r i o s n í v e i s : o p a r á g r a f o de Grand surge como algo de um lirismo quase i n i m a g i n á v e l em meio à d e v a s t a ç ã o provocada pela d o e n ç a . Podemos constatar um desnivelamento estilístico, temporal, p s i c o l ó g i c o , estrutural. O que desponta é, na verdade, o p r ó p r i o romance como uma e s p é c i e de " l a b o r a t ó r i o da narrativa", e x p l o r a ç ã o e a d a p t a ç ã o de diferentes realidades e v i s õ e s de mundo. Evidentemente causa surpresa que a l g u é m , atolado em tarefas desgastantes e m ó r b i d a s , encontre d i s p o s i ç ã o para se preocupar, a p ó s 18 horas de trabalho, com o aprimorar de sua c o m p o s i ç ã o que diz: "Por uma bela m a n h ã de maio,

(4)

uma elegante amazona, cavalgando soberba é g u a a l a z ã , percorria as a l é i a s floridas do Bosque de B o l o n h a " (Carnus, 1950, p. 96).

E no m í n i m o estranho notar essa d i s p o s i ç ã o r o m â n t i c a diante da c a t á s t r o f e de uma cidade inteira. Mas, se analisamos atentamente, n ã o é bem isso toda a literatura? U m a d e n ú n c i a de que a vida n â o basta? De que o e s p í r i t o se sustenta em sua criatividade, podendo, inclusive, opor-se e vencer as maiores adversidades? A n d r é Gide comentou: "a arte nasce quando v i v e r n â o é suficiente para e x p r i m i r a vida".

Assim, acaba sendo comovente em Grand sua s o l i d ã o é t i c a e sua busca de uma literatura entendida, antes de mais nada, como e x u b e r â n c i a verbal em estado puro. Grand almeja fazer uma literatura onde cada palavra tenha sido pesada e vistoriada em seus menores detalhes (Carnus, 1950, p. 34, 42 e 124), uma palavra r e s p o n s á v e l e poderosa, sua postura é de insatisfação diante de s o l u ç õ e s fáceis e consoladoras. Sua literatura quer fazer com que "tiremos o c h a p é u " (Carnus, 1950, p. 54 e 9 4 ) diante de sua p e r f e i ç ã o .

Na modernidade, as artes sempre foram o e s p a ç o de refúgio e de luta nos momentos - muitos infelizmente - em que a vida f o i atacada. A arte é sensível à s crises da história e do homem e muitos de seus textos optaram por uma atitude de desesperadora e s p e r a n ç a , de s ó l i d a resistência. Parece-nos ser exatamente esse o caso do p a r á g r a f o que Grand v a i polindo pouco a pouco e, numa medida mais efetiva, a ficção de Carnus.

A luta de Grand, em ú l t i m a instância, é contra um mundo desumanizado. Questiona as injustiças praticadas contra os homens. Ulisses cuja tarefa á r d u a é a liberdade e a p a i x ã o . P r e s e r v a ç ã o em o p o s i ç ã o ao caos, b r a ç o comprometido com a vida e a humanidade.

Carnus destila a t r a v é s de Grand muito de sua v i s ã o de mundo e o p ç õ e s filosóficas. C o m o dizia Ibsen: "as personagens saem do c o r a ç ã o do autor". E Grand acaba sendo esse esmerado exemplo do " H o m e m Camusiano", resumo perfeito do " H o m e m Revoltado" ele busca conhecer o fundo de seus limites e procura aquela intensidade, aquela intensidade absoluta , uma vez que somente sobre ela é que se pode fundar uma e x i s t ê n c i a que se justifique e que emancipe. Grand, c o m o aliás podemos supor, t a m b é m é a e x p r e s s ã o de um Eu, de um c a r á t e r pessoal e b i o g r á f i c o que talvez contenha alguns t r a ç o s do p r ó p r i o escritor argelino. C o m o esse, ele t a m b é m n ã o pode se abster e sabe que e s t á

(5)

implicado naquilo que v ê e no mundo que o cerca. Sua p a i x ã o é a lucidez, u m sentido de liberdade em meio à derrota e à p r i v a ç ã o , uma luta aberta contra o fracasso e um intenso orgulho pelo rigor de suas p o s i ç õ e s é t i c a s . Tanto Grand quanto Carnus e s t ã o mergulhados no centro de um " i r r e p a r á v e l " . Mas, esse " i r r e p a r á v e l " nos revela a n ó s mesmos! C o m o o p r ó p r i o A l b e r t Carnus, a personagem está vocacionada a resistir e ensinar a resistência, pertence a uma estirpe de homens fortes, de c o r a ç ã o poderoso, com suas r e i v i n d i c a ç õ e s e r e b e l i õ e s . N ã o s ã o homens do ceder, acreditam na o p o s i ç ã o , na vontade renovada para se enfrentar o inimigo, homens de luta contra qualquer e s p é c i e de o p r e s s ã o e á r d u o s na defesa daquilo que lhes parece correto. Acabam, felizmente, sendo mais persistentes do que o p r ó p r i o bacilo da d o e n ç a (entendida aqui como m e t á f o r a ) , tenha ele a malignidade que tiver, como no momento em que Grand, a p ó s contrair a peste, consegue ser o p r i m e i r o a dela curar-se (Carnus, 1950, p. 241 e 242).

Se as personagens do l i v r o descobrem a fraternidade e um senso.de solidariedade humana que ultrapassam os limites do bem estar individual, n ã o parece totalmente equivocado observar que Grand é quem melhor e mais aguerridamente batalha para dar d e m o n s t r a ç õ e s e exemplos dessa boa vontade. Quando, por exemplo, ele salva o suicida e lhe é fraternalmente s o l i d á r i o (Carnus, 1950, p. 24).

Grand em A Peste realiza uma luta contra o i n s u p o r t á v e l - os outros personagens t a m b é m , p o r é m seu combate é duplo: com o cotidiano e com a q u e s t ã o da arte, da narrativa, j á que ele e s t á tentando elaborar uma escrita -, sua luta afirma o homem.

H á ainda outro t r a ç o distintivo de Grand, que o afirma como personagem da R e s i s t ê n c i a : seu interesse pelas pesquisas e t i m o l ó g i c a s , sua consulta a d i c i o n á r i o s . Grand se preocupa e se refere f r e q ü e n t e m e n t e à palavra, busca seus antecedentes e vive constantemente numa e x p l o r a ç ã o da q u e s t ã o da linguagem, ele percebe o poder da linguagem em nossa cultura e c i v i l i z a ç ã o , sabe estar lá o lugar da m e m ó r i a e da t r a d i ç ã o , ele se empenha em polir as palavras, combatendo as ideologias que elas carregam e sustentam.

Se t i v é s s e m o s que resumir o c a r á t e r de Grand em uma ú n i c a e x p r e s s ã o , d i r í a m o s que ele é uma "sensibilidade revoltada". Toda revolta é impregnada de humanismo. A sensibilidade revoltada n ã o é individualista: a revolta é a a f i r m a ç ã o da c o n d i ç ã o humana, uma das marcas de sua capacidade

(6)

de r e s i s t ê n c i a . O ô n t i c o da sensibilidade faz com que o sujeito n ã o seja contra o que o oprime, mas contra o que oprime o homem. A revolta é a a f i r m a ç ã o da c o n d i ç ã o humana no mundo que pode proporcionar felicidade. Cabe perguntar: qual a grande n e g a ç ã o da sensibilidade revoltada? A n e g a ç ã o da morte, evidentemente. O problema da morte, eixo sobre o qual gira o romance A Peste, é o p r ó p r i o problema do m a l ; ela é a injustiça fundamental. Se de nada adianta a revolta contra ela, sabemos, no entanto que sua a c e i t a ç ã o s u p õ e a s u p e r a ç ã o da medida humana. E nisto Grand, vale dizer Albert Carnus, n ã o consente. U m a s a l v a ç ã o que implique na morte do inocente é sem sentido, sem qualquer v e s t í g i o de amor. Negar a morte é afirmar uma capacidade de resistir. Grand realiza sua luta contra o i n s u p o r t á v e l , afirmando o homem, revelando-se s o l i d á r i o na luta contra o mal.

Albert Carnus costumeiramente formula, tanto em seus ensaios como em sua p r o d u ç ã o ficcional, um sem n ú m e r o de i n t e r r o g a ç õ e s e algumas s o l u ç õ e s que podem acabar baralhando-se em tropel dentro do leitor. Grand, contudo, surge como uma verdadeira rocha, s ó l i d a e constante em sua comovente e i n q u e b r a n t á v e l fidelidade a um ideal de j u s t i ç a , combatendo o sofrimento e o e x í l i o .

Adorno, refletindo sobre a ficção moderna, comenta: " é i d e o l ó g i c a a mera p r e t e n s ã o do narrador que s u p õ e que o curso do mundo segue sendo ainda essencialmente um processo de i n d i v i d u a ç ã o , que o i n d i v í d u o pode ainda chegar a tocar o seu destino, que a interioridade do i n d i v í d u o é ainda diretamente capaz de algo..." (Adorno, 1962, p. 125). Assim, precisaria haver uma t e n d ê n c i a para assumir cada vez mais a subjetividade numa r e a ç ã o que tenderia a minar a indústria cultural, indo contra a sociedade de consumo, a c o m u n i c a ç ã o de massa e a frieza do mundo moderno, ou seja, um mundo reificado pelo d o m í n i o da mercadoria, estandardizado pela p r o d u ç ã o em s é r i e e pelos meios de c o m u n i c a ç ã o de massas que homogeneizam tudo na mediocridade do que pode ser m e r c a d o l ó g i c o , isto é, v e n d á v e l , r e n t á v e l .

A d o r n o encaixa-se no grupo de Frankfurt, suas p r e o c u p a ç õ e s t a m b é m se dirigem para uma crítica da literatura. De imediato lembramos do arqui-conhecido Walter Benjamin e seu ensaio sobre o narrador (Benjamin, 1985).

Benjamin em seu texto exalta a figura do contador de h i s t ó r i a s , figura aureolada pela sageza arcaica de quem sabe que a narrativa era, e pode voltar a ser, o lugar do sentido. Em 1936 encontramos o filósofo desenvolvendo sua n o ç ã o acerca da

(7)

narrativa que se apoiaria no conceito de uma " e x p e r i ê n c i a " cheia de temporalidade, espanto, magia e fascínio; em o p o s i ç ã o , justamente, ao mundo b u r g u ê s da i n f o r m a ç ã o imediata e pragmaticamente explicada, sem e s p a ç o para o sonho ou a i m a g i n a ç ã o , mundo que viveria no r i t m o e s t ú p i d o do dinheiro e encontraria a l í v i o e lazer somente na padronizada " i n d ú s t r i a cultural". Benjamin e x p õ e , portanto, um paradigma da nossa contemporaneidade: v i v e r í a m o s o apagamento da v i v ê n c i a subjetiva. D e s i n t e g r a ç ã o à qual a narrativa, com sua força m e m o r i a l í s t i c a , se oporia. Vale ainda enfatizar que a humanidade s ó e s t á indefesa quando n ã o possui mais e x p e r i ê n c i a nem m e m ó r i a . Infelizmente nossa é p o c a , como anteviu Benjamin, parece esquecer cada dia mais a verdadeira realidade da narrativa, j á que tenta a todo custo esquecer a veracidade da morte, que funda qualquer narrativa, que, num extremo b a l a n ç o final, acaba assumindo o seu papel de motor da arte. C o m o A l m a d a sintetizou: " A arte é a m e m ó r i a da vida".

Se buscarmos compreender o que Benjamin está a v a n ç a n d o , poderemos entender um pouco melhor a i m p o r t â n c i a das histórias. Nelas e s t á a idéia de que ainda intervimos em nossas vidas. Elas confirmam que somos competentes, que podemos determinar nossa e x i s t ê n c i a . N ã o é por acaso que, pelo menos, desde Homero a necessidade de histórias é m u i t o grande: h á nelas a l g u é m que conta, que ordena e que faz entrar. C o m o afirmou o cineasta W i m Wenders: "na medida em que estabelecem contextos, as h i s t ó r i a s tornam a vida s u p o r t á v e l e ajudam a vencer o medo" (Wenders, 1990, p. 72).

Grand aparece muitas vezes com essa a u r é o l a do contador, ele e s t á procurando p ô r em seus escritos uma ordem, uma chave, um caminho. Carnus percebe que a h i s t ó r i a recorda, m a n t é m , conserva, resiste: enfim, elas s ã o muito, m u i t o importantes como forma de s o b r e v i v ê n c i a . O romance, por exemplo, t a m b é m cumpre um importante papel em r e l a ç ã o aos nossos medos e a n g ú s t i a s profundas, nesse sentido M i l a n Kundera, em A arte do romance, adianta que "o romance n ã o examina a realidade, mas a e x i s t ê n c i a . A e x i s t ê n c i a n ã o é o que passou, a e x i s t ê n c i a é o campo das possibilidades humanas, tudo o que o homem pode ser, tudo do que ele é capaz. O romancista desenha a carta da e x i s t ê n c i a , descobrindo tal ou qual possibilidade humana" (Kundera, 1986).

Se p r o c e d ê s s e m o s a uma a n á l i s e da narrativa em q u e s t ã o , fundada sob uma tipologia actancial da personagem, d e s c o b r i r í a m o s Grand como um "agente", para empregarmos a terminologia que Bremond desenvolve em seu

(8)

Logique du récit ( B r e m o n d , 1973). A força d r a m á t i c a de Grand é iniciadora de muitos processos modificadores, suas a ç õ e s praticadas o colocam c o m o u m agente modificador. Sua conduta é transformadora e influencia a a ç ã o de outras personagens. Sua moral d á - l h e s i n s p i r a ç ã o , sua c o n s t â n c i a serve c o m o espelho. Grand n ã o é meramente um elemento decorativo, ele surge diversas vezes c o m o agente condutor do enredo, é personagem do "fazendo" e do "fazendo fazer-se". T a m b é m p o d e r í a m o s empregar as d i s t i n ç õ e s t e ó r i c a s de Forster ( 1 9 6 2 ) e e n t e n d ê - l o como uma personagem esférica, ou seja, complexa, multidimensional, com profundidade p s i c o l ó g i c a e n ã o tipificada.

Toda a obra de Carnus transpira uma moralidade, uma e x i g ê n c i a moral fundamentada na sensibilidade, uma regra: é preciso resistir!

A luta contra a peste é feita com amor, mas t a m b é m é feita com ó d i o . Ó d i o pelo que submete. Em certa passagem o narrador comenta acerca de Grand: "o que lhe enchia o c o r a ç ã o neste momento era a imensa c ó l e r a que atinge o homem diante da dor que todos sofrem" (Carnus, 1950, p. 105). Esse ó d i o acaba sendo impulsionador da resistência.

O revoltado, aquele que optou resistir, quer ser um homem. T o m a partido do homem, aceitando as certezas comuns: o amor, o sofrimento, o e x í l i o .

Para A l b e r t Carnus: a sensibilidade exige e s e r á norma da i n t e l i g ê n c i a e da a ç ã o . D á o sentido da luta, e na luta, o sentido da vida. A todo momento o que transparece é uma obrigatoriedade, uma e x i g ê n c i a de r e s i s t ê n c i a , de a ç ã o contra o i r r e m e d i á v e l da c o n d i ç ã o humana. C o m b a t e r á o que pode ser mudado, lutará por qualquer ideal de felicidade que, mesmo l o n g í n q u o , parecendo u t ó p i c o , possa fazer j u s t i ç a ao homem. O homem revoltado e s t á presente. A p r e s e n ç a do revoltado é, ao mesmo tempo, dolorosa e reconfortante. Nos espanta e nos enche de e s p e r a n ç a s . O rochedo é pesado, mas é sua tarefa e ele n ã o se nega a cumpri-la.

C o m o se tem dito, estamos vivendo uma crise total do homem, n ã o apenas a quebra de estruturas sociais e e c o n ô m i c a s , mas t a m b é m de suas i n s t i t u i ç õ e s e escalas de valores. A literatura é uma das fontes de r e v e l a ç ã o dessa catástrofe e ao mesmo tempo constitui, em suas m a n i f e s t a ç õ e s mais

(9)

importantes, uma tentativa de resgatar o ser alienado pela monstruosidade de nosso tempo. Para Albert Carnus, parece-nos, o ideal da literatura é exatamente esse: ela deve r e c h a ç a r a a l i e n a ç ã o do mundo moderno.

Facilmente se constata: nem a m ú s i c a de Bach, nem a pintura de van Gogh nem a poesia de Baudelaire s ã o úteis para salvar a vida de uma ú n i c a criatura. A arte e a literatura em suas integridades tem outras possibilidades e outras f u n ç õ e s . Albert Carnus parece compreender m u i t o bem isso tudo. Ele n ã o é um escritor que cria por puro ludismo ou pelo simples prazer da beleza, mas para indagar e descrever a c o n d i ç ã o do homem em um mundo a p o c a l í p t i c o , o sentido da coragem, do dever e o alcance da j u s t i ç a e da liberdade. Ele, o autor, parece exercer um humanismo á s p e r o , uma r e p u g n â n c i a pelo engano e pelo auto-engano, quer firmemente auscultar o homem conturbado pela grande crise do nosso tempo.

O universo que rodeia Grand é hostil, opaco, a m e a ç a d o r . Talvez exatamente essa debilidade o r i g i n á r i a , essa s e n s a ç ã o de desamparo, conduza-o a estabelecer o valor do compromisso. Grand se firma, portanto, como um dos focos das r e s i s t ê n c i a s que podemos vislumbrar em A Peste. N u m extremo, acaba invocando mesmo os valores transcendentes da arte: sua luta é t a m b é m contra a e x t i r p a ç ã o da possibilidade do belo, mesmo numa cidade sitiada e em s i t u a ç ã o sinistra. Evidentemente defender a arte é defender t a m b é m a humanidade, numa palavra - Resistir!

E m p r i m e i r o lugar, porque a arte contribui para a e l e v a ç ã o da criatura humana desde sua simples c o n d i ç ã o z o o l ó g i c a para permitir-lhe acesso a uma realidade espiritual. Conquista que ela, e somente ela, pode a l c a n ç a r , ainda que em meio à s mais t e r r í v e i s m i s é r i a s físicas e morais. S ã o v á r i o s os exemplos de comoventes p r o d u ç õ e s que nos fazem acreditar que, mesmo no limite da d i s s o l u ç ã o , o "humano" luta gloriosamente pela sua p r e s e r v a ç ã o e p e r m a n ê n c i a - ainda que como relato e m e m ó r i a . U m a literatura, como essa, em meio à morte mais brutal, torna-se luminosa, nos d á e s p e r a n ç a s e nos enche de c o m o ç ã o .

A arte t a m b é m responde a uma necessidade que o homem tem de c o m u n h ã o , é um instrumento que lhe permita saltar o abismo entre as c o n s c i ê n c i a s . A b i s m o p r ó p r i o de sua c o n d i ç ã o , em qualquer é p o c a ou regime h i s t ó r i c o . Mas, possivelmente, aprofundado de forma vertiginosa pela a l i e n a ç ã o produzida pelas estruturas do mundo c o n t e m p o r â n e o , a ponto inclusive de

(10)

tornar as grandes cidades verdadeiras j u s t a p o s i ç õ e s de s o l i d õ e s - c o m o retrata Carnus no romance em pauta.

Finalmente, j á que a arte pode oferecer u m r e p e r t ó r i o de valores, pode cumprir uma f u n ç ã o v i t a l para todos n ó s (participantes de uma busca da verdade, exploradores de r e g i õ e s da realidade que s ó ela pode levar a cabo) e, sendo integradora de uma realidade humana em meio a essa c i v i l i z a ç ã o abstrata, ela - no nosso caso o romance mais especificamente - deve mesmo ser entendida como r e s i s t ê n c i a .

A literatura permite aos escritores e x p r i m i r a p r ó p r i a o p r e s s ã o , t r a z ê -la à luz de suas c o n s c i ê n c i a s e transmiti--la à cultura e ao pensamento coletivo. Albert Carnus trabalha os caracteres de suas personagens compreendendo sempre a literatura como uma via aberta para a liberdade, forma de se atingir um e s p í r i t o c r í t i c o mais l ú c i d o . Observando Grand, desvendaremos uma das figuras de r e s i s t ê n c i a da literatura da r e s i s t ê n c i a que é a obra, ainda hoje e parece que cada vez mais, v i v a e discutida de Albert Carnus.

A l b e r t Carnus n ã o se esquiva, uma de suas qualidades é enfrentar corajosamente essa nossa "era da suspeita" propondo uma nova e inquietante i n t e r p r e t a ç ã o da c o n d i ç ã o humana, nascida e alimentada num momento h i s t ó r i c o em que todos os valores é t i c o s e culturais da c i v i l i z a ç ã o vacilavam. N u m a literatura assim, cada palavra esconde uma i n t e n ç ã o profunda, cada personagem e s t á ligado a uma verdade antiga e revestido por muitos sentidos definitivos.

N o artigo, carinhoso e comovido, que escreveu sobre A n d r é Gide por o c a s i ã o de sua morte, Albert Carnus assim se confessa, numa indireta d e c l a r a ç ã o de p r i n c í p i o s : "o segredo de Gide é que ele nunca perdeu, no meio de suas d ú v i d a s , o orgulho de ser h o m e m " .

A l b e r t Carnus t a m b é m exercitou dilatadamente tal orgulho: criou! C o m o Lídia Jorge definitivamente fixou: "narrar é a ú l t i m a forma de contrariar o f i m ! "

(11)

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

ADORNO, T. W. La posición dei narrador en la novela contemporânea. In: Notas de

literatura. Barcelona: Ed. Ariel, 1962.

BENJAMIN, W. O Narrador. In: . Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985. v . l .

BREMOND, C. Logique du récit. Paris: Ed. du Seuil, 1973.

CAMUS, A. A Peste. Trad. de Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1950. (Coleção Fogos Cruzados, 101).

FORSTER, E. M . Aspects qfthe novel. Harmondsworth: Penguin Books, 1962. KUNDERA, M . A arte do romance. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. LUKÁCS, G. La théorie du roman. Paris: Gonthier, 1963.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de determinar experimentalmente a velocidade de propagação do som no ar, um grupo de alunos fez uma montagem semelhante à representada na figura, na qual utilizou

Na área de especialização de Saúde Pública (SP) o programa de estudos visa dotar os licenciados em Fisioterapia de competências profissionais necessárias para intervir na área

Regarding the problem of drug abuse in the city of São Paulo, whatever the thematic approach used by the news (such as health, public security or economics), a cause related to

Em termos de requisitos, o calibrador desenvolvido deve ser capaz de permitir a calibração dos torquímetros utilizados pela WEG, oferecendo segurança (para o

Na nossa casa, a palavra doido não se falava, nunca mais se falou, os anos todos, não se condenava ninguém de doido.. Ou,

Assim, concluímos que nesse sistema, a função de espalhamento que relaciona a energia final do pósitron à fase inicial da molécula apresenta alternância entre regiões contínuas

Em seguida, foram coletadas sementes de Madeira Nova em árvores localizadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para realizar o plantio nos 25 copos descartáveis

Os principais algoritmos de estudo das técnicas de detecção de influência de usuários no Twitter apresentados podem servir como base para demais