• Nenhum resultado encontrado

Teaching activities to an educational software: experiences with science education for 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Teaching activities to an educational software: experiences with science education for 5"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar

“Recursos Didáticos e Tecnologias de Ensino”

Atividades didáticas para um software educacional: experiências com

ensino de ciências para o 5º ano ensino fundamental menor

1

Teaching activities to an educational software: experiences with science education for 5thgrade in elementary school. _____________________________________ ESTELA ANDRADE DE MENDONÇA2, CRISTIANE CAMPOS LEMOS3 PATRICIA SOARES DE LIMA4, RAILENE DOS SANTOS MENEZES5 ACÁCIO ALEXANDRE PAGAN6, FÁBIO THEOTO ROCHA7

Resumo

Atualmente têm-se percebido que diversas ferramentas têm sido usadas para auxiliar a prática docente, na tentativa de facilitar a aprendizagem de discentes. Uma ferramenta importante que as TICs oferecem para o ambiente escolar é o uso de software. Neste trabalho objetivamos relatar experiências na elaboração de questões de ciências para alunos do 5º ano do ensino fundamental para o programa ENSCER, um software educativo, visando identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. Para a elaboração das questões buscou-se inicialmente pesquisar os parâmetros e as diretrizes curriculares, bem como os livros didáticos. Em seguida, os conteúdos foram selecionados, um texto foi criado e por fim houve a estruturação e discussão das atividades. O material produzido mostrou-se adequado ao 5º ano do ensino fundamental menor e acredita-se que este pode identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e fazer com que o aluno consiga produzir e reproduzir conhecimento.

Palavras-chave: Software educativo, dificuldades de aprendizagem, ensino de ciência.

Abstract

Currently we have noticed that several tools have been used to support the teaching practice trying to make easier the students learning. An important tool that TIC’s offer to school environment is the use of software. In this paper we aim to share experiences in the development of science questions between students in 5th grade of elementary school for the program ENSCER, an educational software, trying to find possible learning difficulties. The questions were formulated based on the parameters and curriculum guidelines and as well as, textbooks. Next, the contents were selected, a text was created and finally there was discussion about structure and activities. The material produced was adequate to 5th grade of elementary school and we believe that this can identify possible learning difficulties and make the student able to produce and reproduce knowledge.

Keywords:educational software, learning difficulties, teaching science.

1

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior - CAPES, Intituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, Observatório da Educação- OBEDUC.

2 Bolsista de IC CAPES e graduanda em Química pela universidade Federal de Sergipe (UFS)

-estelaufs@hotmail.com

3 Bolsista professor/pesquisador CAPES e Profª Msc. do Colégio Estadual Atheneu Sergipense –

cristianeclemos@yahoo.com.br

4Profª Msc. do Colégio Estadual Atheneu Sergipense – paslima@globo.com

5 Bolsista mestrado CAPES e Mestranda em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) –railene@usp.br

6 Profº. Drº do Departamento de Ciências Biológicas da UFS e Bolsista de Cordenador de núcleo do OBEDUC/CAPES/INEP –apagan.ufs@gmail.com

(2)

Introdução

Na sociedade contemporânea, o indivíduo passa por constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas que nos impõem novas formas de ensinar e aprender. Assim, a informação torna-se um recurso de poder, pela vinculação do desenvolvimento com a capacidade da sociedade em gerar e aplicar conhecimentos.

Segundo Borges (2007, p.28),

Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias da informática e da convergência entre o computador e as telecomunicações, as sociedades foram desenvolvendo habilidades em armazenar e recuperar informações, tornando-as disponíveis de diferentes formas para qualquer lugar. A economia cada vez mais se sustenta na informação, que penetra na sociedade como infra-estrutura básica e como geradora de conhecimentos que se convertem em recursos estratégicos.

As tecnologias da informação e da comunicação que se apresentam incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem são ferramentas de mediação entre o indivíduo e o conhecimento.

A partir da nossa prática pedagógica podemos perceber que os computadores estão cada vez mais presentes nos lares e escolas, e estão cada vez mais sendo utilizados como ferramentas didático-pedagógicas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, possibilitando múltiplas formas de tratar o conhecimento e criar ambientes mais dinâmicos de aprendizagem.

Essa evolução do ensino através de ambientes de aprendizagem virtuais pode ser vista como uma integração entre a tecnologia disponível e as teorias de aprendizagens onde estas, unidas, possibilitam a aplicação didática dossoftwares de computador.

Por isso, por mais simples que a aprendizagem científica possa parecer, sempre envolverá o desafio de romper os dados isolados para algo mais significativo para o sujeito cognitivo. Assim, não podemos conceber uma sociedade do conhecimento que não tenha a Educação e a Tecnologia com uma qualidade mais operacional para o sujeito, sendo cada vez mais aplicada em situações do cotidiano.

(3)

se localiza ao seu redor (RAMOS, 1995, apud SCHNEIDER, 2002, p.23).

Assim sendo, Schneider (2002) pergunta: o que os alunos aprendem é útil e atual? A resposta, para ele, é não! E uma das razões para tal é que a escola está apoiada no conteúdo das disciplinas. Mas Ramos (1995, apud SCHNEIDER, 2002, p.24), coloca: “... o processo de ensino-aprendizagem se baseia nas informações que são passadas pelo professor e devolvidas pelos alunos, sem levar em consideração a experiência, a prática, as vivências do cotidiano, o aprender fazendo, o desenvolvimento da intuição, da percepção, da criatividade e da inventividade”.

Há alguns anos, o processo de ensino-aprendizagem já não se resume apenas em literaturas e sala de aula. Recentemente podemos e devemos usar diversas ferramentas que facilitam o ensino.

De acordo com (FIALHO; MATOS, 2009 p.125), “as tecnologias da comunicação e da informação (TICs) estão presentes em nosso cotidiano com inovações crescentes, facilitando o conhecimento através de novas representações e aos poucos vêm sendo inseridas no âmbito educacional”.

Uma ferramenta importante que as TICs oferecem para o ambiente escolar é o uso de software, este apresenta uma grande importância no processo de ensino- aprendizagem.

Segundo Freire; Prado (1999, p.87) “O desenvolvimento de software educacional ganhou um grande impulso nos últimos anos, provocando uma avalanche de novas opções no mercado”, ou seja, em busca de recursos pedagógicos os professores utilizam essas ferramentas como apoio de trabalho, já que estas têm como objetivo de facilitar o conhecimento do aluno.

No entanto, hoje restam poucas dúvidas sobre a importância e a necessidade da utilização de ferramentas computacionais para o ensino e a aprendizagem de ciências, especialmente de química e biologia, como aponta Michel; et.al (2004) para a química.

Atualmente, existem muitos softwares educacional, que servem de suporte para o professor tornar sua aula mais didática e assim promover o conhecimento no processo de ensino aprendizagem.

(4)

carbópolis.

Outro material educacional é o programa ENSCER, um sistema informatizado adaptado para a caracterização do desenvolvimento neurocognitivo de discentes da educação básica de cinco regiões do Brasil. As atividades desenvolvidas pelo projeto “Desempenho escolar inclusivo na perspectiva multidisciplinar”, dará suporte para a elaboração deste sistema.

O citado projeto visa avaliar habilidades (no ensino de ciências, matemática e língua portuguesa), por meio de avaliação, que se dará a partir da aplicação de atividades que serão construídas e inseridas no projeto por profissionais da educação (Doutores em Ciências/coordenadores, mestrandas em ensino de Ciências, professores da educação básica, e bolsistas de iniciação cientifica).

Assim, de modo geral objetivamos neste trabalho relatar experiências na elaboração de questões de ciências para alunos do 5º ano do ensino fundamental para um sistema informatizado de base de dados de um software educativo visando identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.

2. Aspectos Metodológicos

O programa Observatório da Educação, da CAPES/INEP, tem contribuído para a aproximação entre as universidades e escolas de educação básica, por meio do financiamento de bolsas de pesquisa, tanto para alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica em cursos de graduação, como para professores atuantes na educação básica.

Um dos projetos aprovado no edital 38/2010/CAPES/INEP desse programa é o intituladoDesempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar, no qual este grupo é participante.

Este projeto envolve quatro instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em cada uma destas instituições os bolsistas desenvolverão atividades vinculadas a quatro linhas de pesquisa.

(5)

Estudo da Influência da Tecnologia dos Meios de Testagem no Resultado Final de Testes de Desempenho em Língua, Matemática e Iniciação à Ciência - Influência da Tecnologia em Testes de Avaliações Padronizadas; 3ª. Estudo da relação entre o Desempenho Escolar em Língua e Matemática e Iniciação à Ciências - Desempenho escolar e Livro Didático; 4ª. Produção de Materiais Formativos e Instrucionais que contemplem o Enfrentamento das Dificuldades de Aprendizagem, como Dislexia, Discalculia, Deficit de Atenção e Hiperatividade, no processo de formação do professor pesquisador.

Na UFS, um total de seis professores da educação básica, cinco mestrandas, quatro alunas de iniciação cientifica, e dois professores de nível superior estão envolvidos como bolsistas/pesquisadores.

Para o desenvolvimento do projeto os pesquisadores foram divididos em grupos de quatro pessoas, com funções bem estabelecidas.

Os pesquisadores trabalham com a construção de atividades sobre um tema central (sitio) e para identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem a partir da utilização de um sistema informatizado de base de dados para a avaliação do desenvolvimento de alunos do 5º ano do ensino fundamental foram elaboradas questões para um software educativo a partir do cumprimento das seguintes etapas:

2.1 -Levantamento bibliográfico

 Parâmetros Curriculares Nacionais – Por se tratar de um instrumento orientador das

(6)

 Diretrizes Curriculares – Como as diretrizes curriculares articulam o

planejamento, o desenvolvimento e avaliação dos processos educacionais que orientam as escolas, estas serviram de referência para este projeto. Seus princípios se relacionam com autonomia, responsabilidade e solidariedade, cidadania e democracia, criatividade do comportamento humano e à valorização da diversidade social (BONAMINO, 2002). Nesta perspectiva integradora, as questões elaboradas abordaram situações do cotidiano, a ciência e tecnologia.

 Livros didáticos – Por se tratar de uma ferramenta utilizada nas atividades

pedagógicas, o livro didático foi utilizado para orientar na elaboração das questões. Os livros podem condicionar as características que se apresentam em sala de aula e por organizar o conhecimento que é apresentado pelo professor, estes merecem ser considerados e analisados.

2.2 -Seleção dos conteúdos

As questões elaboradas envolveram os seguintes conteúdos de ciências: meio ambiente; biodiversidade; problemas ambientais; separação de misturas; o homem e os vegetais; uso dos vegetais na alimentação; uso dos vegetais na indústria; partes de uma planta; organização do corpo humano e formação do organismo.

2.3 Construções das questões

2.3.1 Análise e adaptação de questões a partir de material já pronto

Diante da necessidade de elaborar questões que abordem conteúdo de ciências para alunos do 5º ano do ensino fundamental para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem foi necessário conhecer provas utilizadas nos últimos anos que contemplam os fundamentos das teorias educacionais, como a prova Brasil, com o objetivo avaliar e conhecer os critérios, a linguagem e a estrutura presentes nestes exames. Atividades de livros didáticos também fundamentaram a elaboração das questões desse projeto. A presença de textos e ilustrações nestes materiais mostra a importância de trabalhar o lúdico, a imaginação das crianças avaliadas.

2.3.2 Elaboração a partir dos conhecimentos prévios e do texto

(7)

iniciou-se a elaboração das questões. Estas foram desenvolvidas com o objetivo de introduzir conceitos onde os alunos poderão validar ou não suas próprias idéias e em conseqüência, aplicarão essas novas teorias a problemas já experimentados ou a novos problemas. O texto, bem como as questões construídas tiveram como tema central O

Sítioe estão apresentadas no quadro 1.

TEXTO

Chegando em casa os pais de Pedrinho disseram a ele: - Pedrinho, você vai passar as férias na casa de sua avó.

Pedrinho ficou muito feliz, arrumou as malas e viajou para o sítio.

Chegando lá estavam seus primos, sua avó e o caseiro, Antônio que logo o levou para conhecer o sítio. Pedrinho ficou encantado com o que conheceu da natureza e aprendeu sobre o meio ambiente. Ele tirou leite da vaca, andou a cavalo, arou a terra, plantou e acompanhou o desenvolvimento das plantinhas, pescou e nadou no rio de águas cristalinas, colheu frutas, brincou nas arvores; mas, principalmente, Pedrinho aprendeu a usar, aproveitar e reaproveitar as coisas produzidas pela natureza sem agredir o meio ambiente. Lá, Pedrinho observou que o leite, além de servir como alimento, foi também utilizado para fazer doces, queijo e coalhada; percebeu também que além de todos comerem muitas frutas e verduras as suas cascas e sementes ainda serviam de alimento para os animais e adubos para as plantas, desta forma o lixo do sito era devidamente separado e reciclado. As férias de Pedrinho, além de muito divertida, deixou uma importante lição. Conhecer o ambiente em que vivemos e conservá-lo traz muitos benefícios.

QUESTÕES OBJETIVOS CONTEÚDOS

1) Podemos perceber que o sítio da avó de Pedrinho é um local agradável e que todos trabalham muito para manter o sítio arrumado, limpo e com o ambiente saudável. Para manter o ambiente assim eles:

a) Misturam todos os tipos de lixo e jogam no sítio do vizinho.

b) Pedrinho costuma colocar o lixo dentro do rio que passa pelo sítio.

c) A regra do sítio é separar o lixo em orgânico e inorgânico e descartar cada um deles em locais adequados ou reutilizá-lo. d) Antônio usou agrotóxico e fertilizante na horta.

e) No sítio o lixo e sempre é enterrado.

Compreender que o homem é parte integrante capaz de transformar o meio.

Identificar a qualidade de vida que está associada a um ambiente saudável.

Conhecer medidas para diminuir os problemas ambientais.

(8)

2) No sítio após a colheita das frutas, Sr. Antônio, Pedrinho e seus primos selecionaram as frutas por tamanho e qualidade. Qual o método de separação utilizado neste processo?

a) Peneiração b) Filtração c) Catação d) Tamisação e) Decantação

Distinguir os diversos tipos de separação de misturas.

Compreender a

aplicação dos processos de separação de misturas no cotidiano.

Separação de misturas

3) Pedrinho percebeu que no sítio se extrai da naturaza vários produtos para a sua alimentação. Observou também que alguns deste alimentos são consumidos em sua forma natural, cozidos ou crus como a maioria das verduras e frutas. Outros vegetais são beneficiados, servindo de matéria-prima para a indútria alimentícia. Marque o item abaixo que associa corretamente o alimento com o seu beneficiamento:

a) Cana-de açúcar – Leite b) Cacau – Fubá

c) Milho – Chocolate d) Soja – Leite

e) Laranja - Rapadura

 Associar os alimentos

com o seu

beneficiamento.

 Entender a importância do uso da tecnologia para o beneficiamento dos alimentos.

 Compreender os

processos de

aproveitamento de partes de alimentos que evitam o desperdício.

O homem e os vegetais Uso dos vegetais na alimentação Uso dos vegetais na indústria

4) Pedrinho gosta de se alimentar bem e por isso aproveitou o passeio para o sítio de sua avó para comer muitas frutas e verduras produzidas no sítio. Após a colheita de milho a avó de Pedrinho preparou vários pratos deliciosos como, canjica, mungunzá, milho cozido e assado. Neste dia Pedrinho percebeu que comeu exageradamente e sentiu o seu estômago muito cheio. Como base nos seus conhecimentos das partes do corpo humano e seus sistemas, marque a alternativa que apresente o nome do sistema que este órgão de Pedrinho, o ESTÔMAGO, faz parte:

a) Respiratório b) Ósseo c) Muscular d) Nervoso e) Digestório

Relacionar os órgãos do corpo humano ao seu respectivo sistema.

Reconhecer que o corpo humano é formado por órgãos que se integram.

Conhecer sobre o seu próprio corpo.

(9)

5) Pedrinho notou que os alimentos podem ser extraídos de diversas partes das plantas. Associe corretamente a que parte da planta pertence o alimento descrito.

ALIMENTO PARTE DA PLANTA

a) Couve Raiz

b) Banana Fruto

c) Chá de capim santo

Flor

d) Maça Folha

e) Beterraba Caule

Conhecer as diversas partes que formam os vegetais.

Relacionar os

alimentos extraídos da natureza com as suas diversas formas de serem utilizados pelo homem.

O homem e os vegetais Parte de uma planta

Quadro 1. Texto, questões, objetivos e conteúdos elaborados.

2.4. Análise e discussão do grupo e aplicação do software

Após a elaboração das questões, a equipe iniciou o processo de análise para verificar se as mesmas contemplam os parâmetros encontrados e discutidos nos materiais bibliográficos que fundamentaram as questões. Nesta etapa, realizaram-se as devidas alterações, quando necessário. Decidiu-se também inserir gravuras relacionadas com o texto apresentado. Em seguida, todo material criado foi encaminhado para ser inserido no programa ENCER para posterior elaboração das provas.

3

Resultados e Discussão

Analisando os conteúdos e as atividades existentes em livros didáticos, observou-se que na maioria dos casos os assuntos são apresentados de forma teórica, que apresentam as definições pertinentes, contudo, distanciam-se muitas vezes da realidade dos alunos ou não relacionam as teorias com o contexto social destes. Desta forma, a utilização dos PCN’s e das diretrizes curriculares devem obrigatoriamente nortear as diversas ações pedagógicas; e no caso desse projeto, a elaboração de questões.

Todas as questões elaboradas apresentaram situações pertinentes ao tema central, O Sítio, a partir da descrição de ações do cotidiano dos personagens envolvidos na história; mas, principalmente, mostrou para os alunos que os conteúdos estudados em sala de aula estão fortemente relacionados com as atividades diárias, vividas por qualquer cidadão residente ou visitante da zona rural.

(10)

agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

Observou-se na primeira questão que o aluno será capaz de compreender o meio em que vive e reconhece-ser como parte integrante desse meio contribuindo para que os alunos sejam cidadãos críticos, capazes de zelar pelo meio ambiente.

Dentre os conteúdos para o primeiro ciclo do ensino fundamental, pode-se destacar:

 investigação de processo artesanais ou industriais da produção de objetos e

alimentos, reconhecendo a matéria-prima, algumas etapas e características de determinados processos;

 conhecimento de origens e algumas propriedades de determinados materiais e

formas de energia, para relacioná-las aos seus usos (PCN’s. 1997. p. 61).

A partir desses pontos é possível justificar a escolha dos conteúdos que fundamentaram as questões 2, 3 e 5. Comparando os conteúdos escolhidos com alguns livros didáticos, observou-se que estas questões explicam os fenômenos que ocorrem na natureza e informa sobre aspectos físicos, químicos e biológicos (NORONHA. 2010).

Quanto ao texto apresentado na atividade, este não é extenso, apresenta termos simples e de fácil compreensão para alunos de 5º ano do ensino fundamental menor, alunos aos quais está direcionada a atividade.

Sendo o texto um recurso didático de acordo com Esquissato; Arruda; Soares (2007, p.1) “O material didático pode ser considerado a ligação entre as palavras e a realidade concreta. Sua principal função é auxiliar o aluno a pensar, possibilitando o desenvolvimento de sua imaginação e de sua capacidade de estabelecer analogias”.

Martines; Nascimento; Abreu (2004, p.96) apontam que estudos recentes têm demonstrado a relevância da utilização de textos dentro do ambiente escolar a partir de uma variedade de perspectivas e pontos de vista.

(11)

Os relatos apresentaram forte evidência que a utilização dos PCN’s, das diretrizes curriculares em união com os livros didáticos auxiliam na elaboração de questões que visam avaliar o desenvolvimento de alunos para verificar possíveis dificuldades de aprendizagem.

Considerações finais

Durante a elaboração das questões buscou-se utilizar a literatura como ferramenta principal para que os objetivos fossem alcançados. Desta forma, os PCN’s, as Diretrizes Curriculares e os livros didáticos nos auxiliaram nesta etapa. Portanto, a elaboração dessas questões levou-nos a refletir sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno, respeitando a sua etapa e ainda fez-nos pensar melhor sobre a nossa prática pedagógica e como os recursos tecnológicos podem nos ajudar e facilitar o entendimento e a percepção de fenômenos e transformações que ocorrem no nosso dia-a-dia e que parece estar distante de sala de aula.

Além das contribuições ao processo de aprendizagem de discentes, a elaboração da atividade contribuiu para a formação continuada e inicial dos professores; pois, o processo de construção de atividades diferenciadas nos levou a refletir sobre a melhor forma de ensino, a qual possa contribuir para uma aprendizagem significativa dos discentes, os quais possam relacionar os ensinamentos de sala de aula com a sua realidade de vida.

Referências

BORGES, Márcia de Freitas Vieira. (2007) Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. Belo Horizonte: CEFET-MG. 255 f.

SCHNEIDER, Henrique Nou. (2002) Um ambiente ergonômico de ensino aprendizagem informatizado. Santa Catarina. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

FIALHO, Neusa Nogueira; MATOS, Elizete Lucia Moreira (2010).A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando.Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR, n. especial 2, p. 121-136.

FREIRE, F. M. P.; PRADO, M. E. B. B. (1999).Projeto Pedagógico: Pano De Fundo

Para Escolha De Um Software Educacional. Disponível em

(12)

MICHEL, R.; SANTOS, F.; GRECA, M. T. S.; ROSA; I. M. (2004). Uma busca na Internet por ferramentas pra a educação química no ensino médio. Química Nova

na Escola, n.19, p. 3-7, maio. Disponível em <

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc19/a02Umabusca19.pdf>.

EICHLER, M.; DEL PINO, J. C. (2000).Carbópolis: um software para educação química. Química nova na escola. Nº 11.

BRASIL (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais.Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEF. GOMES, C. M. A. (2007).Software educacionais podem ser instrumentos pscológicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas. Vol. 11. Nº 2..

BONAMINO, A. ; MARTINEZ, S.A. (2002). Diretrizes e parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas dos estados.Campinas. Educação & Sociedade. Vol. 23. Nº 80.

NORONHA, M. E.; SOARES, M. L. (2010). Ciências:Construindo e aprendendo.5º ano. Recife: Construir.

ESQUISSATO, G. N. M.; ARRUDA, G.; SOARES, A. M. (2007). Modelo didático com materiais recicláveis para o sistema sanguíneo ABO. In: XVII Semana da Biologia, 2007. Anais Eletrônicos... Cascavel-SP: UNIOESTE.

MARTINES, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. (2004). Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências – V9(1), pp. 95-111.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. (2007).Construção participativa do material didático “Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de Química”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,Vol. 6, Nº3, 673-690.

Referências

Documentos relacionados

conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente, ou seja, o valor de mercado é único, muito embora existam outros

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

• Capacitação dos trabalhadores por profissional de segurança do trabalho sobre os riscos e medidas preventivas nas atividades junto às vias públicas. Tal projeto

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos