• Nenhum resultado encontrado

UTILIZAÇÃO E PROSPECÇÃO DE BIODIGESTORES PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "UTILIZAÇÃO E PROSPECÇÃO DE BIODIGESTORES PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Nº 1, volume 11, artigo nº 9, Janeiro/Março 2016 D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v11n1a9

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 140 de 179

UTILIZAÇÃO E PROSPECÇÃO DE BIODIGESTORES

PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA

UTILIZATION AND PROSPECTING BIODIGESTERS

FOR ENERGY GENERATION

Tânia Regina Seiboth1, Vanessa De Conto2, Adalberto Lovato3, Sérgio Luiz Jahn4, Janis Elisa Ruppenthal5

1

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM /PPGEP – Santa Maria,Rio Grande do Sul, Brasil.

taniaseiboth@yahoo.cm.br

2

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM /PPGEP- Santa Maria,Rio Grande do Sul, Brasil.

vanedeconto@hotmail.com

3

Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)- Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brasil.

proflovato@terra.com.br

4

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM /PPGEP- Santa Maria,Rio Grande do Sul, Brasil.

sergiojahn@gmail.com

5

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM /PPGEP- Santa Maria,Rio Grande do Sul, Brasil.

profjanis@gmail.com

Resumo – A crescente degradação ambiental tem refletido em alterações

climáticas, gerando crises em diversos setores, como o energético. Esse cenário foi um dos propulsores das pesquisas relacionadas a fontes renováveis de energia. Nesse contexto, busca-se novas alternativas para a geração de energia. De forma gradual, essas novas fontes substituirão os combustíveis de origem fóssil e mineral. Assim, um estudo sobre as

(2)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 141 de 179

tecnologias que estão sendo empregadas no desenvolvimento de biodigestores, através de prospecção tecnológica em base de patentes, foi realizado. Ao analisar os resultados, compreendidos entre os anos de 1994 a 2014, observou-se que o desenvolvimento de tecnologias associadas a biodigestores está em ascensão. Nesse cenário, os Estados Unidos, China e Índia, lideraram como desenvolvedores de tecnologias ligadas a biodigestão. O Brasil destacou-se entre os países com maior número de depósito de patentes. Os dados demonstrados nesse estudo de caso, foram obtidos através do sistema online do Portal de Propriedade Intelectual da empresa QuestelOrbit.

Palavras-chave: biodigestor, tecnologia, análise de patentes

Abstract – Growing environmental degradation is reflected in climate

change, generating crises in various sectors, such as energy. This scenario was one of the drivers of research related to renewable energy sources. In this context, we seek new alternatives for generation of energy. In a gradual manner, these new sources will replace fossil fuel and mineral origin. Thus, a study on the technologies that are being employed in the development of bio-digesters, through technological prospecting in the basic patents, was held. In analyzing the results, comprised between the years 1994 to 2014, it was observed that the development of technologies associated with biodigesters is on the upswing. In that scenario, the United States, China and India lead as developers of technologies related to biodigestion. Brazil stands out among the countries with the highest number of patent deposits. The data presented in this case study were obtained through the online system of Intellectual Property Portal QuestelOrbit company.

Keywords: digester technology, patent analysis

1. Introdução

A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de medidas paliativas são assuntos recorrentes em diferentes ramos de estudos espalhados pelo mundo. Dessa forma, temas relacionados ao meio ambiente têm sido debatidos e submetidos a diversos experimentos (SCHEREN E FERREIRA, 2004; SILVA E PELÍCIA, 2012). Norteados pelo objetivo principal de diminuir o impacto ambiental e proporcionar maior qualidade de vida aos habitantes do planeta, alguns resultados positivos, como o uso dos biodigestores, já podem ser observados. Nesse sentido, salienta-se o fato de que o processo de transformação de pensar e agir de um grupo ou sociedade é algo gradual, podendo demorar décadas para atingir níveis

(3)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 142 de 179

satisfatórios.

A falta de consciência e apoio governamental às instituições públicas e privadas, resultaram na irresponsável destinação do lixo urbano e rural em recursos hídricos e ao ar livre, gerando níveis de poluição e contaminação consideráveis (LEITE, MAHLER E BRITTO FILHO, 2005; COSTA, et. al. 2013). De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, ABRELPE, no ano de 2010, o país destinava 57,6% do seu lixo residual urbano em aterro sanitário, 24,3% em aterro controlado e 18,1% em lixões (ABRELPE, 2010). Dessa forma, o último levantamento da ABRELPE, em 2013, mostra que o Brasil aumentou em 0,7% a destinação do lixo em aterros sanitários, manteve-se no mesmo percentual de 24,3% em aterros controlados e diminuiu em 0,7% o despejo em lixões. Ainda segundo a ABRELPE, o volume de lixo gerado no país aumentou em 4,1%, índice superior a taxa de crescimento populacional, sendo essa 3,7% em 2013 (ABRELPE, 2013).

Segundo Montibeller Filho (2007) e Silva e Pelícia (2012), nas próximas décadas, o crescimento econômico estará diretamente ligado a necessidade de redução dos impactos ambientais. Nesse contexto, medidas de efeito – benefício, que comtemplem projetos que recuperem e preservem o ambiente, são a cada dia mais necessárias. Dessa forma, a chamada sustentabilidade econômica surge como um dos principais pilares para a sobrevivência de muitas empresas.

A ISO 14001, foi criada para auxiliar as empresas na gestão ambiental. Nesse sentido, seus requisitos, quando adotados pelas instituições, auxiliam no desenvolvimento sustentável. Portanto, a busca por informações sobre como inovar e empreender com sustentabilidade, são realizadas através da análise de registros de patentes nacionais e internacionais.

Com base no exposto, destaca-se como objetivo desse estudo a identificação das tecnologias empregadas no desenvolvimento de meios alternativos para a geração de energia. Nesse contexto, primeiramente realizou-se uma análise sobre a evolução dos depósitos de patentes no período compreendido entre os anos de 1994 a 2014. Em um segundo momento, baseado nesses registros, foram identificados os principais países e as áreas protegidas dessa tecnologia. E por fim,

(4)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 143 de 179

ressalta-se que o indicativo do alto potencial de desenvolvimento são os lugares em que as patentes estão sendo protegidas.

2. Referencial Teórico

Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, nesse capítulo será descrito os principais conceitos que embasarão o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, serão abordados os temas referentes a importância da utilização de fontes renováveis de energia e a implantação de biodigestores como alternativa para a redução dos gases que intensificam o efeito estufa.

2.1 Ageração de energia renovável

A história da evolução humana pode ser contada através do domínio e das descobertas que o homem fez em relação ao uso da energia. Dessa forma, as primeiras civilizações obtinham-na através do atrito de rochas, posteriormente descobriram a queima da madeira, carvão mineral e petróleo. O crescente aumento populacional e a degradação do meio ambiente, fizeram com que o homem desenvolvesse fontes alternativas para a geração de energia. Essa evolução, combinada com os avanços da ciência e tecnologia, proporcionou a geração de energia através de fontes renováveis. Nesse contexto, encaixa-se o biogás, proveniente do aproveitamento do gás CO2, energia geotérmica, eólica, solar, entre outras (MARTINS et al., 2010; CASTRO, 2011; SILVA E PELÍCA, 2012).

Segundo a ANUALPEC (2013), a grande área territorial do Brasil proporcionou um dos maiores rebanhos bovinos comerciais do mundo, além da produção avícola, (ZADINELO et al., 2013), ovina e suína. Os dejetos gerados por essas propriedades, quando não tratados, se entrarem em contato com a água torna-a inapropriada para qualquer tipo de uso (COSTA et al., 2013). Uma solução para esse problema é o uso de biodigestores. Dessa forma, as propriedades passaram a produzir biofertilizantes e biogás, utilizados de diversas maneiras, como

(5)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 144 de 179

na geração de energia elétrica, térmica, ou gás combustível.

Para estimular a geração de energia através da exploração de usinas termoelétricas e outras fontes alternativas, em 2008 a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, regulamentou a Resolução Normativa 390/2009. Essa norma, permitiu que centrais geradoras com capacidade instalada reduzida, distribuíssem e comercializassem a energia produzida (ANNEL, 2015). A regulamentação da Annel beneficiou produtores rurais e instituições de todo país. Dessa maneira, cada região passou a explorar os recursos produzidos, gerando, por exemplo, o biogás, antes descartado em sua maioria.

2.2 Utilização de biodigestores para a redução dos impactos ambientais

Estudos como o de Jorgen Randers (2012), baseado em simulações de cenários futuros após o ano de 2050, mostram que o maior problema a ser enfrentado pela humanidade no século 21 é a preservação do meio ambiente. O insucesso no objetivo de estabilizar a taxa de degradação provocada pelas práticas de produção industrial, agropecuária e de consumo individual, é um dos principais indicadores dos problemas sociais e econômicos enfrentados.

O consumo de combustíveis fósseis está gradualmente sendo substituído por fontes não poluentes e renováveis (DEUBLEIN E STEINHAUSER, 2008; ZADINELO et al., 2013; ). Dessa forma, o aproveitamento dos ventos e da energia solar apresentam-se como fontes significativas de energia em diferentes partes do mundo (CASTRO, 2011). Por outra via, estudos e experimentos relacionados ao aproveitamento de resíduos urbanos e agroindustriais estão em ascenção. O exemplo dessa crescente evolução, é o uso das palhadas oriundas das culturas temporárias, grãos, cereais e fibras. Ao serem submetidas a tratamento adequado, essas palhadas são utilizadas como matéria prima de polímeros, transformando-se em fibra têxtil sintética.

A criação intensiva de gado de corte, gado leiteiro, suínos e aves tem concentrando e facilitado o recolhimento de dejetos para o tratamento em biodigestores, tranformando-os em gases e fertilizantes. Esse tratamento pode ser

(6)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 145 de 179

feito de dois modos distintos: aeróbicos e anaeróbicos. Ambos são processos biológicos (GERARDI, 2003; SILVA et al. 2013). No primeiro, os microorganismos usam o oxigênio na degradação do material orgânico. Sob condições aeróbicas 50% do carbono metabolizado fica retido no lodo, podendo ser separado por sedimentação. Esse lodo, ou material sedimentado, requer um tratamento adicional para remoção de elementos poluentes ou patogênicos. No segundo, anaeróbico, a degradação é realizada em etapas por microorganismos que desenvolvem-se na ausência de oxigênio. Em condições anaeróbicas, cerca de 90% do carbono transforma-se em metano ou gás carbônico. Portanto, com tratamento anaeróbico, menor quantidade de massa sólida é gerada e o gás pode ser aproveitado como fonte de energia ( HUMENIK, 2001; SILVA E PELÍCIA, 2012).

O tratamento de dejetos de origem animal, passam por diversas etapas até transformarem-se nos produtos finais oriundos. Nesse processo de transformação, uma variedade de bactérias vivem e reproduzem-se de maneira concomitante dentro do biodigestor. O equilíbrio desse processo dependente de uma série de parâmetros físicos e químicos, como temperatura, pH e pressão parcial do hidrogênio. Definida como recente, essa tecnologia tornou-se um assunto relevante à prospecção de patentes existentes e requeridas. O conhecimento sobre a prospecção do mercado, proporciona uma maior clareza no momento de definir o modelo que enquadra-se em cada caso que apresenta-se (COSTA, et. al. 2013).

2.3 Prospecção tecnológica

Em meio à competitividade e as mudanças do meio organizacional, valoriza-se cada vez mais o conhecimento sobre prospecção tecnológica (REIS E SARTORI, 2007; MEIRA, LEAL FILHO E SILVA 2014). Uma das formas de obter-se dados atualizados sobre o assunto, é o mapeamento das informações através das patentes. Dessa forma, identifica-se inovações capazes de influenciar a sociedade de modo geral (AMPARO, RIBEIRO E GUARIEIRO, 2012).

Segundo Quintella et al (2011), o estudo e entendimento sobre prospecção deve ser iniciado na universidade. Cabendo as instituições de ensino o papel de

(7)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 146 de 179

instrumentalizar seus alunos de acordo com as necessidades do mercado. Dessa maneira, torna-se cada dia mais necessária a abordem deassuntos relacionados a prospecção. A explanação desse tema proporciona aos alunos o entendimento sobre as estratégias de médio e longo prazo das empresas,preparando-os de maneira mais convicta ao mercado de trabalho. Além de um aluno mais instruído, a análise de patentes permite a prospecção de inovações tecnológicas, geração de novos produtos e o impacto que eles irão causar em relação a competitividade de mercado e sustentabilidade. Nesse contexto, Freitas e Oliveira (2013), ressaltam a importância da participação de entidades governamentais, como forma de incentivar novos estudos científicos baseados em inovação tecnológica.

Segundo a Market Publishers (2014), o Brasil é o segundo maior produtor de biocombustível, perdendo apenas para os Estados Unidos. A produção do Brasil no ano de 2005, era de apenas de 736 m³, evoluindo para 2,9 milhões de m³ em 2013. Essa evolução representa um aumento de quase 3 milhões de litros na produção desse combustível. Um dos fatores que auxiliaram no crescimento desses dados, foi a utilização da biomassa na geração de energia (MIURA et al., 2011; BONTURI E DIJK, 2012). Os insumos bioenergéticos são considerados fontes de energia renováveis, originados a partir dos resíduos agropecuários e sanitários (SILVA et al., 2013). A biodigestão anaeróbica, processo que ocorre naturalmente na ausência de oxigênio, é o responsável pela transformação da biomassa em energia, ou seja, produção de biogás e biofertilizantes (GASPAR, 2003; SILVA, et al., 2013).

Ao pesquisar sobre a aplicação da biomassa proveniente do resíduo orgânico da cana de açúcar,Pitol Filho (2011) analisou a produção de biogás como alternativa para a geração de energia elétrica. No entanto, outras fontes como sobras de processos agroindustriais e lixo orgânico também caracterizam-se como fontes geradoras de biogás, energia elétrica e biofertilizantes. Além da utilização crescente da energia renovável no meio rural e industrial, experimentos relacionados a construção civil contribuem para novas destinações de elementos até então descartados. Dessa forma, cita-se a palha da casca de arroz como elemento versátil, utilizado na produção de biogás e também como agregado na construção civil(SILVA, et al., 2013).

(8)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 147 de 179 3 Metodologia

Para atingir os objetivos propostos pelo trabalho, utilizou-se a metodologia de estudo de caso. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, através do Portal de Propriedade Intelectual da empresa QuestelOrbit. Através de um cadastro online realizado nessa empresa, foi possível acessar diversos campos que permitiram a identificação das patentes que norteiam esse estudo. Afim de detalhar a apresentação dos resultados relevantes a essa pesquisa, utilizou-se o filtro de classificação CPC, (Cooperative Patent Classification), disponibilizado pela Escritório Europeu de Patentes, ESPACENET.

O relatório divulgado pela United Nations Environment Programme, UNEP (2014), sobre o aumento das emissões de gás carbônico e o efeito estufa, foram um dos fatores que motivaram a pesquisa sobre a prospecção tecnológica dos biodigestores. Sendo assim, foram realizadas pesquisas utilizando palavras- chaves no filtro do banco de dados do sistema online. Dessa forma, esse critério de seleção proporcionou a identificação precisa sobre documentos com tecnologias pertinentes ao estudo.

Segundo informações da UNEP (2014), além do aumento gradual do efeito estufa o planeta enfrenta uma crise hídrica (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONUBR, 2015). Dessa maneira, uma das soluções apontadas para esse problema foi a reciclagem dos resíduos orgânicos gerados pelo homem. Ao pesquisar sobre tecnologias e registros relacionados a biodigestores, percebeu-se um aumento significativo a partir do ano de 2001. Apesar desse aumento, essa tecnologia apresentou-se de forma incipiente.De posse dos documentos de patente, resultados à cada busca, foi realizada uma análise estatística empregando a ferramenta analyze, disponibilizada no Portal de Propriedade Intelectual QuestelOrbit.

4 Resultados

(9)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 148 de 179

campos título, resumo e reinvindicações, utilizando biodigester como palavra chave. Essa busca resultou em 27 documentos de patentes. Posteriormente, foram realizadas novas pesquisas utilizando a classificação Y02E50(Tecnologias para a produção de combustíveis e origem não fóssil) da CPC, concedida pelo ESPACENET.

A partir dos resultados obtidos, analisou-se a evolução das patetentes relacionadas aos biodigestores no período compreendido entre 1994 a 2014. Dessa forma, percebeu-se que os depósitos foram iniciados no ano de 2003, crescendo linearmente até o ano de 2010, decrescendo em 2011 e voltando a ascensão nos anos seguintes. Evidenciou-se que nem sempre a proteção é realizada no ano de desenvolvimento. Muitas vezes, o detentor da inovação leva anos até realizá-la. A figura 1, demonstra o resultado de documentos de patentes protegidas e compreendidas por ano, entre 2000 e 2014.Na maioria dos casos, o primeiro depósito da inovação criada é concedido no país que a tecnologia foi desenvolvida. Posteriormente, esse depósito pode ser realizado em outros países.

Figura 1. Número de depósitos de patentes por ano no período2000-2014 que contém a palavra biodigestor no título, resumo ou reivindicações.(Fonte: Orbit, 2014)

A figura 2, expõe o nome de 15 países desenvolvedores de tecnologia e a quantidade de patentes registradas. Nesse contexto, os Estados Unidos, liderou em desenvolvimento de tecnologias, com 14 primeiros depósitos. Observou-se

(10)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 149 de 179

também,os maiores depositantes e cessionários de pedidos de patente de biodigestores, compreendidos no período de 2000 a 2014 no mundo. Os três primeiros, com maior número de depósitos e cessionários de patentes relacionados ao biodigestores, são dos Estados Unidos. Em relação ao Brasil, o país ocupou a quarta posição, com 2 primeiros depósitos e 2 desenvolvimentos, compreendidos entre os anos de 2007 a 2013.

Figura 2. Número de patentes desenvolvidas e protegidas em 10 países. (Fonte: Orbit, 2014)

Através dos resultados da figura 2, percebeu-se que o norte da américa e alguns países da Europa são pioneiros na utilização dessa tecnologia. Entre os fatores que levaram a maior utilização e desenvolvimento de fontes de energia limpa, destaca-se o alto consumo de energia relacionado aos invernos rigorosos dessas regiões.

O número de documentos de patentes, depositados por classificação CPC, foram expostos na tabela 1. Durante a análise dos resultados, observou-se que a maioria dos depósitos estavam relacionados a tecnologias de metano, produzido por fermentação de subprodutos orgânicos (Y02E50/343). O tratamento das chamadas águas negras, (C02F 2103/005), também apareceu, mas em menor proporção. As inovações relacionadas abiorreatores ou fermentadores adaptados para a produção de biogás, apresentou-se com 8 depósitos. Dessa maneira, a produção de metano e biorreatores ocuparam as primeiras posições. Concluiu-se também, que a proteção de biogás, através de dejetos da pecuária, continua em ascensão e a proveniente de aterros, ainda não possui a registros.

Classificação CPC

Nº de depósitos

(11)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 150 de 179 Y02E50 Tecnologias para produção de combustíveis de origem não fóssil Y02E-050/343 10 • •Metano produzido por fermentação de subprodutos orgânicos Y02E-050/346 • •• de gás de aterro

C12M 21/00 {biorreatores ou fermentadores especialmente adaptados para usos específicos

C12M-021/04 8 Para a produção de biogás (gás para a produção de biogás, digestores, chorume)

C12M 43/00 Combinações de biorreatores ou fermentadores com outros aparelhos}

C12M 43/08 4 . {Biorreatores ou fermentadores combinados com dispositivos ou plantas para a produção de

C02F 11/00 Tratamento de lamas

C02F 11/04 4 . . Tratamento anaeróbio; A produção de metano por tais processos C02F 3/00 O tratamento biológico de água, águas residuais ou de esgoto C02F 3/28 4 . Processos de digestão anaeróbia

C02F 3/30 2 . Processos aeróbios e anaeróbios

C02F 2103/00 natural da água, águas residuais, esgoto ou lama a ser tratada C02F 2103/20 4 . da pecuária

C02F 2103/005 1 . A água negra proveniente de banheiros

B09B 3/00 4 Destruir resíduos sólidos ou transformação de resíduos sólidos ou sólidos contaminadosem algo útil ou inofensivo

C12M 23/36 3 . {Meios para coleta ou armazenamento de gás; Titulares de gás} Tabela 1. Número de depósitos de patente por classificação CPC e tecnologia

correspondente. (Fonte: Orbit ,2014)

Segundo Steinhauser e Deublein (2008), a biomassa nos países ricos e industrializados representa apenas 3% do montante total de energia produzida. Em contraste, o Nepal, um país em desenvolvimento, possui 145.000 unidades de biogás para uma população de cerca de 20 milhões de pessoas e 9 milhões de cabeças de gado. Sendo assim, o Nepal é o país com o maior número de unidades de biogás por habitante. De acordo com DBFZ (2013),o biogás é um dos principais pilares da política energética, desempenhando um papel vital no reforço da sustentabilidade e na proteção do meio ambiente. Na figura 03, observa-se os principais depositantes e cessionários de patentes. Dessa maneira, foi possível concluir que os maiores depositantes são empresas estabelecidas em países que apresentam políticas consistentes no desenvolvimento das novas tecnologias.

(12)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 151 de 179 Figura 03: Principais depositantes e cessionários de patentes. (Fonte: Orbit, 2014)

No Brasil, um dos depósitos foi associado a empresa Sansuy S/A Indústria de plásticos da Bahia, com o seguinte título da patente, “melhoramento de biodigestor anaeróbico utilizado para captação de biogás”. A outra patente resultante da pesquisa, foi registrada pela G Meta Consultoria, participações e serviços LTDA, do Rio de Janeiro, com o título “processo anaeróbio para a produção de biogás, com um elevado teor de metano, através do biodigestor de resíduos orgânicos”.

4.2 Cenário mundial do biodigestor anaeróbico

O processo de busca por patentes sobre digestores anaeróbicos, foi o mesmo realizado com a palavra chave biodigester. Essa nova busca, identificou um total de 703 documentos de patentes. Dessa maneira, esse novo filtro de pesquisa mostrou o Brasil ocupando a décima quarta posição, com 15 depósitos e 2 desenvolvimentos, figura 4.

(13)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 152 de 179 Figura 04. Número de patentes desenvolvidas e protegidas em 14 países. (Fonte:

Orbit,2014)

A análise desses dados, também demonstrou que no ano de 2013, o número de desenvolvimentos, 49, foi menor que o número de depósitos,123. Dessa maneira, o ano de 2014 obteve um número maior de depósitos, 73, que desenvolvimentos, apenas 2, figura 5. Assim como na pesquisa relacionada aos biodigestores, os Estados Unidos continuaram liderando em questão de desenvolvimento de tecnologia, bem como a China.

Figura 05. Número de patentes desenvolvidas e protegidas por ano.(Fonte: Orbit, 2014)

Após o estudo dos dados apresentados, realizou-se uma nova pesquisa, utilizando como filtro de resultados a categoria Y02E50 da CPC e a palavra anaerobicbiodigest. A pesquisa demonstrou que a produção de metano por biodigestão anaeróbica está diretamente relacionada a sub produtos orgânicos.

(14)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 153 de 179

Dessa forma, a categoria C02F-003/28 relacionou processos de digestão anaeróbia sem a presença de oxigênio. Nesse contexto, a classificação C05F-017/00, com menor número de depósitos, foi relacionada à preparação de fertilizantes a passo de compostagem. Dessa maneira, apresentou-se 53 depósitos para a classificação C02F-003/30, ligada aos processos anaeróbios e aeróbios, com e sem a presença de oxigênio, conforme a tabela 02.

Classificação CPC

Nº de depósitos

Descrição da tecnologia

Y02E-050/343 277 ... Metano produzido por fermentação de subprodutos orgânicos C12M-021/04 171 .Para a produção de gás, por exemplo biogás

C02F-003/28 164 .Processos de digestão anaeróbia

C02F-011/04 97 ..Tratamento anaeróbio; Produção de metano por tais processos C05F-017/00 54 Preparação dos fertilizantes caracterizado por o passo de

compostagem

C02F-003/30 53 ..Processos aeróbios e anaeróbios

Tabela 2. Número de depósitos de patente por classificação CPC e tecnologia correspondente. (Fonte: Orbit, 2014)

5 Conclusão

Considerando a análise de patentes realizada, percebeu-se que o Brasil, apesar do crescente uso de biodigestores, ainda precisa evoluir em relação a proteção de tecnologias relacionadas a essa área. A biodigestão anaeróbica de resíduos agroindustriais e sanitários, tornou-se uma grande aliada na minimização da poluição ambiental, além de ser uma fonte de energia limpa e renovável. Porém, o uso de biodigestores é apenas um pequeno passo para a redução da crescente degradação ambiental. Nesse sentido, cursos e incentivos governamentais para o adequado manejo dos dejetos torna-se necessário.

Enfatiza-se assim, a importância das pesquisas relacionadas a sustentabilidade energética, para que gradualmente a energia proveniente de combustíveis fósseis e minerais possam ser substituídas por energia de fontes renováveis. Ressalta-se assim, que a instalação de biodigestores em propriedades agroindustriais contribui para a redução dos custos em energia elétrica, gás e fertilizantes. Dessa forma, a economia gerada por essa tecnologia pode ser revertida

(15)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 154 de 179

em investimentos nas propriedades que adotam-na.

Não será possível prever todas as transformações que o meio ambiente irá sofrer nas próximas décadas. Porém, a crise hídrica enfrentada pelo Brasil demonstra a importância de prospectar um futuro bioenergético. Nesse contexto, destaca-se que a geração de lixo urbano e agroindustrial está acima do crescimento populacional. Esse fator, ao ser analisado pelo ponto de vista empreendedor, apresenta-se como uma fonte de energia em potencial.

Tomando como base os dados obtidos e explanados nesse trabalho, apresentou-se um estudo sobre prospecção tecnológica e detenção de patentes relacionadas ao processo de biodigestão. O estudo realizado e a comprovada ascensão de registros, demonstra uma positiva prospecção e interesse de mercado em estudos relacionados à bioenergia. Sendo assim, o assunto exposto pode ser expandido para outras áreas, possibilitando um maior conhecimento sobre biodigestores e aplicação do produto final gerado por ele. Também julga-se necessário, estudos sobre os avanços no uso dessa tecnologia, investimentos na área e as mudanças na qualidade de vida das propriedades que as detêm.

Referências

ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais Panorama de resíduos sólidos no Brasil 2010. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2010.pdf . Acesso: 03 de fevereiro de 2015.

ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais Panorama de resíduos sólidos no Brasil 2013. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2013.pdf . Acesso: 03 de fevereiro de 2015.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL. resolução normativa Nº

390, de 15 de dezembro de 2009. Disponível em:

http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2009390.pdf. Acesso: 03 de fevereiro de 2015. AMPARO,K.K.S.; RIBEIRO,M.C.O.; GUARIEIRO, L.L.N. Estudo de caso utilizando

mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.4, p.195-209,

(16)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 155 de 179

out./dez. 2012.

ANUALPEC 2013: Anuário da Pecuária Brasileira. São Paulo, 2013.

BONTURI, G.L.; DIJK, M.V. Instalação de biodigestores em pequenas propriedades Rurais: análise de vantagens socioambientais. Curso de Graduação – Faculdade de Engenharia Mecânica/UNICAMP. Revista Ciências do Ambiente On-Line, Volume 8, Número 2.Outubro, 2012.

CASTRO, R. Uma introdução às energias renováveis: eólica, fotovoltaica e mini hídrica. Editora IST Press, Lisboa – PORTUGAL. Dísponível em: http://www.wavec.org/client/files/Uma_Introducao_as_Energias_Renovaveis_prim eiras_paginas.pdf. Acesso: 03 de fevereiro de 2015.

COSTA, L. V. C. et al, 2013. Tratamento anaeróbio da água residuária de frigorífico com uso de biodigestores: utilização de remediadores biológicos para produção de biogás.Brazilian Journal of Biosystems Engineering, 7 (2), 77-85, 2013. Disponível em: http://seer.tupa.unesp.br/index.php/BIOENG/article/view/211/205 . Acesso em: 03 de fevereiro de 2015.

DBFZ DeutschesBiomasseforschungszentrum. ANNUAL Report 2012. gemeinnützigeGmbHTorgauerStraße 116; 04347 Leipzig. Germany. www.dbfz.de DBFZ, Leipzig 2013

DEUBLEIN, D.; STEINHAUSER, A. Biogás from waste renewable resourses. Weinhein: ISBN 9783527318414 Wiley, 2008

ESPACENET. Banco de dados de patentes. Disponível em: http://ep.espacenet.com/. Acesso: 27 de junho de 2014.

FREITAS, J. E. F.; OLIVEIRA, L. G. A importância da prospecção para a orientação da pesquisa científica visando a inovação.Espacios. Vol. 34 (2). Pág. 6, 2013. GASPAR, R. M. B. L. Utilização de biodigestores em pequenas e médias

Propriedades rurais com ênfase na agregação de Valor: um estudo de caso na região de Toledo-PR.Universidade Federal de Santa Catarina Programa de pós-graduação em engenharia de Produção e sistemas. Florianópolis,2003.

GERARDI, M.H. The microbiology of anaerobic digesters. Hoboken (NJ): Wiley, ISBN 0- 471-20693-8.2003.

(17)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 156 de 179

LEITE, L. E. H.B. C.; MAHLER, C. F.;BRITTO FILHO, L. F. Avaliação do potencial de receitas derivadas do biogás de aterro. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23, 2005, Campo Grande/MT. Anais.Campo Grande: ABES, 2005.

MARKET PUBLISHERS. Biodiesel: 2014 World Market Outlook and Forecast upto 2018. Jan, 2014, Merchant Research& Consulting Ltda, 2014.

MARTINS, C. et al., 2010. I e II seminários biodiesel: parcerias, redes e propostas para a geração de energia renovável. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vol. 7, p.62-75, 2010.

MEIRA,M.; LEAL FILHO J. R.; SILVA C. L.Prospecção tecnológica em patentes relacionadas à produção de biodiesel. Cadernos de Prospecção - ISSN 1983-1358. (print), 2317-0026 (online), vol.7, n.3, p.421-430. 2014.

MIURA, A. K. Avaliação de áreas potenciais ao cultivo de biomassa para produção de energia e uma contribuição de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 31, n. 3, p. 607-620, maio/jun. 2011.

MONTIBELLER-FILHO, G. Crescimento econômico e sustentabilidade Economic Growth and Sustainability. Revista. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 19 (1): 81-89, jun. 2007.

ORBIT. Banco de dados de patentes. Disponível em: http://www1.orbit.com. Acesso: 27 de junho de 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU. ONU alerta: apenas 20% da água residual é tratada, provocando riscos para saúde e biodiversidade. Disponível em: < http://nacoesunidas.org/onu-alerta-apenas-20-da-agua-residual-e-tratada-provocando-riscos-para-saude-e-biodiversidade/> Acesso em: 06, fev. 2015.

PITOL FILHO, L. Aplicações sustentáveis de biomassa: novas perspectivas. Revista da Unifebe, Brusque, art. 019, p. 100-109, jan./jun. 2011.

QUINTELLA, C. M. et al. 2011. Prospecção Tecnológica como uma Ferramenta Aplicada em Ciência e Tecnologia para se Chegar à Inovação. Rev. Virtual Quim, v3 (5), pág 406-415, 2011.

RANDERS, J. 2052. White River Junction: Chelesea Green. ISBN 978- 1- 60358-422-7.2012

(18)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 157 de 179

REIS, D.,R.; SARTORI,R. V. A responsabilidade ambiental na prospecção de tecnologias futuras. Revista Gestão Industrial Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Ponta Grossa - Paraná – Brasil . ISSN 1808-0448 / v. 03, n. 03: p. 01-10, 2007.

SCHEREN, M. A.; FERREIRA, F. A educaçao ambiental e a gestão integrada do tratamento e destino final dos resíduos sólidos no município de sede nova/rs.Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v.13, julho a dezembro de 2004.

SILVA, C., O., et al. 2013. Biodigestão anaeróbia com substrato formado pela combinação de esterco ovinocaprino, manipueira e biofertilizante. Revista Ibero‐ Americana de Ciências Ambientais, ISSN 2179‐ 6858. SECTION: Articles TOPIC: Saneamento e Tratamento de Resíduos. Aquidabã, v.4, n.1, Dez 2012, Jan, Fev, Mar, Abr, Mai 2013.

SILVA, H.W.; PELÍCIA, K. Manejo de dejetos sólidos de poedeiras pelo processo de biodigestão anaeróbica. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v.2, n.1., p.151-155, Julho, 2012.

STEINHAUSER A.; DEUBLEIN D. Biogas from Waste and Renewable Resources. An Introduction. WILEY-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA, Weinheim .ISBN: 978-3-527-31841-4 .Copyright © 2008.

ZADINELO, I. V. et. al. 2013Potencial da produção de biogás a partir de efluente pré-tratado de abatedouro de aves da região oeste do paraná.Revista Brasileira de Energias Renováveis, v. 2, p. 61-71, 2013.

Sobre o(s) Autor(es):

Tânia Regina Seiboth – Mestranda em Engenharia da Produção da Universidade

Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Engenharia de Produção pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).- Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, prédio 07, sala 305, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Telefones para contato: (055) 96874729- E-mail: taniaseiboth@yahoo.com.br.

(19)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 158 de 179

Federal de Santa Maria (UFSM; Graduada em Ciência da Computação, URI - campus de Frederico Westphalen (2009), acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, ULBRA - Santa Maria (2014/1). Pesquisadora no Núcleo de Inovação e Competitividade PPGEP/UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, prédio 07, sala 305, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Telefones para contato: (055) 96419364 –E-mail: vanedeconto@hotmail.com.

Adalberto Lovato – Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1972). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1970) e Atualmente é Professor da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Tem experiência na área de Engenharia de Produção. Sociedade Educacional Três de Maio -Avenida Santa Rosa, 2405 - Centro, Três de Maio - RS, 98910-000.Telefone:(55) 3535-4600. E-mail: proflovato@terra.com.br.

Sérgio Luiz Jahn - Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal

de São Carlos; Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos . Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1984). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria,. Professor efetivo do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, prédio 07, sala 305, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Telefones para contato: (055) 3220-8619. e-mail: jahn@smail.ufsm.br.

Janis Elisa Ruppenthal - Doutorado em Engenharia de Produção pela

Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Mestrado em Engenharia de Produção (1995) e Professora dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal

(20)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 159 de 179

de Santa Maria desde 1996. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1993) Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSM . Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, prédio 07, sala 305, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Telefones para contato: (055) 3220-8619.

Data de submissão: 22/02/2016 Data de aceite: 23/03/2016

Imagem

Figura 1. Número de depósitos de patentes por ano no período2000-2014 que contém  a palavra biodigestor no título, resumo ou reivindicações.(Fonte: Orbit, 2014)
Figura 2.  Número de patentes desenvolvidas e protegidas em 10 países. (Fonte:
Tabela 1. Número de depósitos de patente por classificação CPC e tecnologia  correspondente
Figura 05.  Número de patentes desenvolvidas e protegidas por ano.(Fonte: Orbit,  2014)

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2019 Número XIX Páginas 01-10 Trabalho 01 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a