• Nenhum resultado encontrado

Projeto ABPMC Comunidade. Parceria com as Jornadas de Análise do Comportamento (JACs) e Encontros de Análise do Comportamento (EACs) pelo Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Projeto ABPMC Comunidade. Parceria com as Jornadas de Análise do Comportamento (JACs) e Encontros de Análise do Comportamento (EACs) pelo Brasil"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Projeto ABPMC Comunidade

Parceria com as Jornadas de Análise do Comportamento (JACs) e Encontros de Análise do Comportamento (EACs) pelo Brasil

(Eventos Regionais)

Diretoria - 2012

São Paulo 2012

(2)

2 Diretoria ABPMC - 2012 Claudia Oshiro – Presidente Giovanna Del Prette – Vice-presidente Fátima Tomé – 1ª Tesoureira Elaine Catão – 2ª Tesoureira Ariene Coelho – 1ª Secretária Giovanna Munhoz da Rocha – 2ª Secretária e Presidente do XXI Encontro da ABPMC

(3)

3 Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental

A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental ABPMC, fundada em novembro de 1991, tem o objetivo de congregar psicólogos e médicos interessados no desenvolvimento científico e tecnológico da Terapia Comportamental, Terapia Cognitivo-Comportamental, Medicina Comportamental e Análise do Comportamento.

A Associação congrega pesquisadores, professores, profissionais aplicados e estudantes das áreas da Medicina e da Psicologia. Possui aproximadamente 2000 sócios distribuídos por quase todos os estados brasileiros, além de mais de 11.000 nomes em seu banco de dados.

A diretoria ABPMC se renova a cada dois anos e, junto com ela, sua sede operacional. Atualmente, a ABPMC tem como sede fiscal e operacional na cidade de São Paulo (SP), em função de determinação estatutária. Em função de uma mudança no estatuto ocorrida em 2010, no qual a ABPMC passou a se chamar Asociação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, a diretoria atual é uma diretoria de transição, sendo portanto o seu mandato referente ao ano de 2012. Ela é composta pelos seguintes membros:

Presidente: Profa. Dra. Claudia Kami Bastos Oshiro

Doutora em Psicologia Clínica pela USP; Mestre em Educação Especial pela UFSCar;

Professora e Supervisora Clínica no curso de Pós-Graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva da USP; Pesquisadora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP; Terapeuta analítico-comportamental em Piracicaba e São Paulo – SP.

Vice-presidente: Profa. Dra. Giovana Del Prette

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela USP; Analista do Comportamento no Depto. Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas – USP; Professora e Supervisora Clínica em Análise do Comportamento no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e no Núcleo Paradigma; Terapeuta analítico-comportamental no Núcleo Paradigma.

(4)

4 1ª Secretária: Ms. Ariene Coelho Souza

Mestre e Doutoranda em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo;

Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Pesquisadora membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT - ECCE); Terapeuta analítico-comportamental do Centro para o Autismo e Inclusão Social da USP (CAIS - USP).

2ª.Secretária: Profa. Dra. Giovana Veloso Munhoz da Rocha

Doutora em Psicologia Clínica pela USP; Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela UFPR; Professora adjunta da Faculdade Evangélica do Paraná e coordenadora de estágios na área clínica e forense; é uma das coordenadoras do LEFOR, Laboratório de Estudos Forenses, na mesma faculdade; Professora do Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná.

1ª Tesoureira: Profa. Ms. Fátima Aparecida Miglioli Fernandez Tomé

Mestre pela PUCCAMP; Psicóloga clínica; Pesquisadora e colaboradora do Pérola Byington; Professora no Núcleo Paradigma; Secretária da ALAMOC Brasil - Associação Latinoamericana de Modificação do Comportamento.

2ª Tesoureira: Profa. Dra. Elaine Cristina Catão

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; Mestre em Psicologia pela PUCCAMP; Coordenadora da ALAMOC Brasil - Associação Latinoamericana de Modificação do Comportamento; Psicóloga clínica.

Desde sua fundação, há 21 anos, a ABPMC realiza um Encontro anual, o Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Nesses encontros, os sócios e demais interessados apresentam trabalhos e divulgam os avanços mais significativos das respectivas áreas. A ABPMC coordena um conjunto de importantes publicações científicas distribuídas em:

a) Coleção Sobre Comportamento e Cognição: uma série de livros que já alcançou 28 volumes e atualmente está com o nome de Comportamento em Foco. Os melhores trabalhos apresentados no congresso anual, são publicados nestes volumes.

(5)

5 b) Revista Brasileira de Terapia e Comportamental e Cognitiva (RBTCC): desde 1999, publica trabalhos com qualidade conceitual, experimental e de aplicação. A revista é quadrimestral e bilíngue. A RBTCC é veiculada eletronicamente (www.rbtcc.org) e seu editor chefe é o Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, USP/SP.

c) Boletim Contexto: Um boletim semestral, que apresenta textos mais objetivos e de fácil acesso. O boletim contexto também é veiculado eletronicamente.

Projeto ABPMC Comunidade

Constitui-se em um conjunto de projetos sociais, em nível nacional, que ocorrem durante o período do congresso das ABPMC. O objetivo do Projeto ABPMC comunidade é a disseminação do conhecimento a respeito da tecnologia comportamental para as diversas áreas de atuação do analista do comportamento e psicólogos cognitivo-comportamentais. Isso ocorre por meio de palestras para a comunidade, capacitação de profissionais e oferecimento de serviços de apoio e orientação à população em áreas de conhecimento dos profissionais da Associação.

O Projeto ABPMC comunidade vem sendo implantado com sucesso pelas diretorias anteriores, que firmaram parcerias com instituições e profissionais. Dando continuidade a este projeto, a Diretoria 2012 propõe que este conjunto de ações seja desenvolvido também em parceria com os organizadores dos eventos regionais do Brasil (JACs e EACs) para que seja garantida a sua ocorrência durante todo o ano e nas mais diversas regiões do território nacional.

A proposta atual é que o Projeto ABPMC comunidade seja realizado em duas categorias:

1) Ciclo de Palestras 1.1 Para Comunidade 1.2 Para Profissionais

(6)

6 2) Capacitação de Profissionais

2.1 Em Escolas

2.2 Em Instituições Organizacionais e de Saúde

Os temas poderão ser escolhidos de acordo com a demanda da comunidade/

Instituição e os profissionais convidados, serão associados da ABPMC, preferencialmente que atuem na própria região. As regiões nas quais há ausência de profissionais qualificados para as ações planejadas poderão contar com apoio financeiro da ABPMC, para o encaminhamento de profissionais na forma de ajuda de custo para que as ações sejam realizadas.

Parceria ABPMC Eventos Regionais: JACs e EACs .

Com o objetivo de que estas ações ocorram durante todo o ano e nas mais diversas regiões do Brasil, a ABPMC propõe uma parceria com os organizadores dos eventos regionais na realização do Projeto ABPMC Comunidade.

Esta parceria seria concretizada na forma de ajuda financeira e organizacional, com a elaboração conjunta do projeto. Será montada uma comissão, formada por membros da diretoria e do conselho para avaliação dos pedidos (no caso da necessidade de recursos financeiros) e viabilização do projeto junto à comunidade.

Para tanto, os organizadores dos eventos regionais serão convidados a se inscrever no site (gratuitamente) e participar.

Os eventos parceiros da ABPMC neste projeto terão como contrapartida, além do apoio na montagem do Projeto, o título de “Parceiro ABPMC”. Ao obter este título, o evento contará com toda estrutura de divulgação da ABPMC, além de descontos na inscrição do Encontro Anual da ABPMC para os participantes que se inscreverem

(7)

7 durante o período do evento1. Todos os eventos parceiros serão citados na cerimônia de abertura e encerramento da ABPMC e poderão divulgar seus eventos em banners interativos no site.

Além disto, os participantes destes eventos parceiros contemplados no Prêmio ABPMC- JACs e EACs2 serão levados para o congresso com as despesas de passagem e hospedagem pagas pela ABPMC.

Equipe Responsável Ariene Coelho Ana Lúcia Ivatiuk Giovanna Del Prette

Coordenadores Regionais

1 Durante o evento, uma comissão será montada para fazer inscrições no Encontro ABPMC e os participantes que se inscreverem receberão um desconto de 5% no valor da inscrição (exceto para o período da promoção relâmpago).

2 O Prêmio ABPMC – JACs e EACs é um projeto no qual, os melhores trabalhos apresentados das JACs e EACs serão selecionados para montagem de uma sessão especial no Encontro Anual da ABPMC e receberão menção honrosa em cerimônia pública no próprio evento.

Referências

Documentos relacionados

Embora muitas crianças permanecessem em casa, não tinham tempo para brincar e viver a infância, na medida em que os pais lhes solicitavam ajuda; trabalhavam muitas horas diariamente

We postu- lated that, although the insect parasite attack would affect the entire host tree, the impact by galling insects on the host-plant branch attacked by Psittacanthus sp..

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

É pretensão ao término dessa pesquisa, apresentar dados sobre as ações desenvolvidas à Universidade Estadual de Goiás, referente às contribuições sociais à comunidade

Para os tratamentos térmicos, foi preparada uma amostra do fio supercondutor com dimensões 150 mm de comprimento e 3,00 mm de diâmetro para cada perfil de

Ainda no primeiro capítulo serão apresentadas as estruturas de Private Equity e Venture Capital como fonte de recursos de pequenas e médias empresas, e a forte interligação dessas

Dessa forma, é possível inferir que, como nunca antes na história da política brasileira, a televisão foi o meio principal utilizado pelos partidos para fazer campanha

Por isso, foram objetivos deste trabalho estudar a viabilidade do aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para a produção de ácido propiônico por