• Nenhum resultado encontrado

A importância das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A importância das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A importância das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação

The importance of digital information and communication technologies in education

1Michelle Guimarães Souza Correa

RESUMO: As tecnologias digitais da informação e comunicação estão cada vez mais presente nas escolas e na sociedade brasileira. Com o advento da globalização e o nível tecnológico cada vez mais integrado, as tecnologias digitais aplicadas a educação são irreversíveis. Muitos pesquisadores afirmam os benefícios e destacam os desafios que o Brasil tem para uma correta adequação das tecnologias digitais. O objetivo desta pesquisa é destacar as vantagens que as tecnologias digitais da informação e comunicação representa na educação. Conceitos fundamentais sobre o uso, para que serve e como utilizar, são informações importantes para que o docente possa ter uma base do uso em sala de aula.

Palavras chaves: tecnologias digitais, comunicação, informação, educação.

ABSTRACT: Digital information and communication technologies are increasingly present in schools and in Brazilian society. With the advent of globalization and the increasingly integrated technological level, digital technologies applied to education are irreversible. Many researchers affirm the benefits and highlight the challenges that Brazil has for a correct adaptation of digital technologies. The objective of this research is to highlight the advantages that digital information and communication technologies represent in education. Fundamental concepts about use, what it is for and how to use it, are important information so that the teacher can have a basis for use in the classroom.

Keywords: digital technologies, communication, information, education.

____________________________________

1Professora, mentora de empreendedorismo e carreira e pesquisadora. Fora da Caixa Consultoria. E-mail:michelle@foradacaixa2015.com

Envio:03/07/2021 Aceite:18/08/2021

(2)

Nos últimos anos as tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC, tem modificado as formas de trabalhar, estudar, comunicar e interagir (SANTOS e FERRETI, 2021).

Os aparelhos tecnológicos estão cada vez mais integrados, a utilização no processo educacional tem abrangido as escolas, onde os alunos que tem a possibilidade de interagir com a tecnologia declaram a facilidade nos estudos.

“Com a premissa de facilitar a vida do usuário, o mercado econômico direcionado para o setor das tecnologias digitais se incrementa, sobretudo pela inserção dos tablets e smartphones” (DE LIMA, p.1, 2012).

Muitos autores destacam as vantagens dessas tecnologias na forma de ensinar e no processo de aprendizagem dos alunos (DOS SANTOS, DA SILVA ROSA e BULEGON; LIMA, 2021; OLIVEIRA e PEREIRA, 2021).

Porém nem tudo é facilidade. Um dos problemas enfrentados pelos educadores é o acesso a essas tecnologias. Outro problema é como utilizar em sala de aula, considerando as particularidades de cada região. Outro desafio são os próprios professores, onde muitos ainda preferem o ensino tradicional.

Nesse contexto, destaca-se que que o uso das tecnologias digitais em sala de aula não se trata de apenas fazer uma aula diferente e tecnológica e sim, de conduzir o aluno para a construção e assimilação de conhecimentos específicos e transversais (PEREIRA,2021).

É sabido que o Brasil é um país enorme, onde a desigualdade tecnológica e o acesso a essas tecnologias é constante. Muitas cidades não tem acesso à energia elétrica, e o uso das tecnologias nas escolas parece impossível.

O objetivo desta pesquisa é destacar as vantagens que as tecnologias digitais da informação e comunicação representa na educação. Conceitos fundamentais sobre o uso, para que serve e como utilizar, são informações importantes para que o docente possa ter uma base do uso em sala de aula.

(3)

2 As tecnologias digitais da informação e comunicação e a Base Comum Curricular

Nas escolas a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação estão sendo usadas para aprimorar a práxis dos professores. É evidente que nunca a figura do professor e a sua metodologia de ensino será diminuída. Muito pelo contrário, os exemplos na comunidade científica demonstram êxito com os alunos.

Para as crianças a utilização pode iniciar através da alfabetização digital e até mesmo o letramento digital. É uma oportunidade de desde cedo trabalhar a inclusão digital com as tecnologias disponíveis.

Para o auxílio pedagógico aos gestores e professores, a Base Comum Curricular menciona as tecnologias digitais, contemplando as habilidades e as competências.

O objetivo é que os alunos possam utilizar as tecnologias digitais para ter autonomia e se relacionar em diversas situações atuais. Eles “precisam pensar criticamente o presente, colocando-lhe questões e procurando caminhos possíveis de apreensões, interpretações e entendimentos, enfim, maior compreensão, no sentido de se construir trajetórias progressistas face às transformações em curso” (ZUIN, p.963, 2010).

Por exemplo, os professores podem usar as tecnologias digitais para criar um debate e uma reflexão crítica sobre cyberbullying, fake News, exploração sexual, conteúdo inadequado, vídeos inapropriados, vírus e etc. Por outro lado, pode-se desenvolver com os alunos conteúdos midiáticos, criação de conteúdo digital como áudio e vídeo sobre o assunto, pesquisa e desenvolvimento de histórias e quadrinhos.

Para o desenvolvimento do currículo escolar e o planejamento das escolas, os três eixos de base foram criados e disponibilizados:

Cultura digital;

Tecnologia digital e

(4)

Desse modo cada professor tem a autonomia de como utilizar as tecnologias digitais.

3. Tecnologias digitais da informação e comunicação: importância e desafios

As tecnologias digitais, estão cada vez mais ganhando espaço na vida das pessoas, em todos os setores da sociedade, gerando novas formas de ser e estar no mundo (ZACARIOTTI, p.6, 2019).

Pelo fato de “ser” e “estar” como uma realidade em todo o mundo, saber usar as tecnologias digitais na educação “não se torna apenas uma necessidade, mas também uma possibilidade de inserção em ambientes que fazem parte da vida cotidiana” (SCORSOLINI-COMIN, p.448, 2014).

Por exemplo, o uso das tecnologias digitais pode “estar interligadas em rede e, por sua vez, interligadas à Internet, constituindo-se em um dos mais poderosos meios de troca de informação e de realização de ações cooperativas”

(VALENTE, p.145, 2014).

Com relação aos gestores das escolas, é “vital a inserção da tecnologia digital nas escolas com vistas à formação cultural que permita o indivíduo a agir criticamente sobre ela e não somente como receptores passivos” (WATANABE, p.101016, 2020).

Já aos professores, as tecnologias digitais podem trazer benefícios para a educação, porém, “é fundamental que os professores que fazem uso dessas tecnologias reconheçam tanto as suas vantagens como as suas limitações”

(CORRÊA, p.258, 2016).

“As tecnologias da informação e comunicação podem contribuir com o acesso universal da educação, com a igualdade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, e o desenvolvimento profissional. Além do mais, as TICs estão criando uma nova relação entre alunos, pais, docentes e escolas, possibilitando o acesso à informação” (SILVA, DA SILVA e COELHO, p.4, 2016).

(5)

4 Referências

CORRÊA, Hércules Tolêdo; DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, p. 241-262, 2016.

DE LIMA, Luciana et al. Reflexões sobre o uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação na Formação do Licenciando de Ciências. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2012.

DOS SANTOS, Paola Aquino; DA SILVA ROSA, Anderson; BULEGON, Ana Marli. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática na perspectiva da BNCC. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e59510112157- e59510112157, 2021.

LIMA, Ana Lúcia de Medeiros Couto. Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização.

2021. Tese de Doutorado.

OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, v. 18, p.

e021031-e021031, 2021.

PEREIRA, Vhalléria Ribeiro et al. Impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ano de 2020 Durante a Pandemia de Covid-19 no Brasil. 2021.

SANTOS, Willian Lima; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Remoto Emergencial em Jeremoabo-BA: The integration of digital information and communication technologies in Emergency Remote Education in Jeremoabo- BA. Revista Cocar, v. 15, n. 32, 2021.

SILVA, Taís Cristina; DA SILVA, Karol; COELHO, Marcos Antonio Pereira. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p.

447-455, 2014.

VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.

(6)

Possibilidades da tecnologia digital de informação e comunicação na educação com perspectivas críticas e emancipatórias. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 101015-101020, 2020.

ZACARIOTTI, Marluce Evangelista Carvalho; DOS SANTOS SOUSA, José Luis.

Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.

ZUIN, Antonio AS. O plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educação & Sociedade, v. 31, p. 961-980, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Para isso, foi realizada a análise cinemática tridimensional (antes e após 12 semanas) dos movimentos respiratórios de 35 mulheres saudáveis (21 no grupo Pilates

Desta forma, o presente estudo descreveu as características das empresas exportadoras que utilizam e não utilizam o regime aduaneiro Drawback, apresentando uma comparação

Nome Equipa Licença Licença UCI Tempo Dif... Nome Equipa Licença Licença UCI

Santa Catarina - A equipe de arqueólogos e mergulhadores que descobriu no litoral de Santa Catarina fragmentos de um navio espanhol identificou que as peças correspondem a

Além da possível associação direta entre o estímulo característica e o reforço (Rescorla, 1985, 1988), também é possível que esse estímulo tenha estabelecido a

O presente artigo irá analisar, a partir de uma perspectiva filosófica, o papel atribuído às emoções no processo de tomada de decisão, sobretudo decisões morais, tendo como

3.2.1 Diárias por Internação Hospitalar (DIH): é a garantia de pagamento de uma Diária Segurada ao Segurado, de acordo com o valor contratado e constante da Proposta de

Marília (SP) e será conduzida pela Pregoeira com o auxílio da Equipe de Apoio. 1.2 As empresas licitantes deverão estar instaladas num raio de 6km da sede do GAOC – Rua 15