• Nenhum resultado encontrado

autori- dade pedagógica JANEIRO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "autori- dade pedagógica JANEIRO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

JANEIRO

Sábado Domingo Ano Novo

Dia de Reis

A ENB é uma associação privada sem fins lucrativos e pessoa colectiva de utilidade pública que tem como associados a Autoridade Nacional de Protecção Civil e a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Reconhecida como uma autori- dade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portu- gueses, é através da ENB que estes adquirem as especializa- ções indispensáveis ao cada vez mais exigente exercício da protecção e socorro.

Desde a sua fundação, a ENB tem desempenhado um papel fundamental, em termos forma- tivos, no sistema nacional de protecção civil, concretizando diariamente uma parceria entre o Estado e a sociedade civil. Para além dos bombeiros portugue- ses, a ENB foi responsável por estruturar e ministrar a formação que esteve na génese do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacio- nal Republicana e da Força Especial de Bombeiros (FEB).

(3)

FEVEREIRO

Ano Novo

Carnaval

Dia dos Namorados

Inicialmente implantada na Quinta do Anjinho, em Sintra, a ENB desenvolveu-se aqui como um centro nacional da qualificação dos bombeiros portugueses.

Esta posição tem vindo a ser partilhada por meio de estratégias descentralizado- ras da sua formação, primeira- mente, através de uma bolsa nacional de formadores externos credenciados, mais tarde com a criação do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (Lousã) e do Centro de Formação de S. João da Madeira.

Recentemente, a ENB apostou na implementação de Unida- des Locais de Formação aproximando, assim, a oferta formativa dos seus destinatá- rios.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

(4)

Inserida na política de descen- tralização formativa preconizada pela ENB, a criação de Unidades Locais de Formação (ULF) vieram facilitar o acesso à formação de promoção na carreira de bombeiro. Com a distribuição estratégica de ULF, por todo o território de Portugal Continen- tal, a ENB pretende minimizar as deslocações dos bombeiros, proporcionando-lhes, também, horários mais compatíveis com as suas actividades profissionais, um factor importante se considerarmos que a maioria dos soldados da paz dedica-se voluntariamente às missões de protecção e socorro.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

MARÇO

Sábado Domingo

Ano Novo

Dia do Pai

Inserida na política de descen- tralização formativa preconiza- da pela ENB, a criação de Unidades Locais de Formação (ULF) veio facilitar o acesso à formação de promoção na carreira de bombeiro. Com a distribuição estratégica de ULF, por todo o território de Portu- gal Continental, a ENB pretende minimizar as deslocações dos bombeiros, proporcionando- lhes, também, horários mais compatíveis com as suas actividades profissionais, um factor importante se conside- rarmos que a maioria dos soldados da paz dedica-se voluntariamente às missões de protecção e socorro.

(5)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

ABRIL

Domingo Ano Novo

Sexta-Feira

Santa Páscoa

Dia da Liberdade A ENB tem vindo a desenvolver,

ao longo da última década, uma actividade editorial muito diversificada tendo como principal objectivo o desenvol- vimento de suportes didácticos para apoio aos formandos que frequentam todos os cursos ministrados pela Escola.

Para garantir a harmonização de técnicas e procedimentos, bem como a actualização pelas directrizes internacionais, o Gabinete de Edição de Suportes Didácticos da ENB é responsável por todo o processo editorial desde a concepção gráfica, revisão técnico-pedagógica, à compatibilização dos conteúdos em formato multimédia.

Todos os materiais desenvolvi- dos encontram-se disponíveis na loja virtual da ENB.

(6)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

MAIO

Domingo Dia do Trabalhador

Dia da Mãe Dia Mundial do Bombeiro

(S.Floriano)

A ENB tem como missão formar, simultaneamente, bombeiros e cidadãos capazes de responder eficazmente, nas vertentes técnicas e humanista, aos desafios que a sociedade perma- nentemente lhes coloca. E foi para responder a esta evolução das necessidades, nomeada- mente ao aumento da complexi- dade dos acidentes rodoviários, que a ENB apostou na sua certifi- cação CITO (Certified ICET Training Organization), para que desta forma possa ministrar a formação avançada do Método SAVER – uma referência mundial no salvamento e desencarcera- mento.

A certificação CITO é atestada pelo ICET (International Centre for Emergency Techniques) um instituto sediado na Holanda e reconhecido internacionalmen- te pelo desenvolvimento de técnicas multidisciplinares de socorro.

Portugal junta-se, assim, ao grupo restrito de países (Holanda, Reino Unido e EUA) dotados de Centros de Forma- ção Certificados pelo ICET. Estes centros constituem uma rede internacional de informação, em que se privilegia a actualização constante de meios e técnicas.

(7)

Dia de Portugal

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

JUNHO

Sábado Domingo

Corpo de Deus

Dia Mundial da Criança

Dia de S. António

Dia de S. João

Dia de S. Pedro

As intervenções em acidentes ferroviários são características pela sua elevada complexidade no que respeita a técnicas e conceitos de desencarceramen- to. São várias as diferenças comparativamente às operações em ambiente rodoviário, desde a resistência dos materiais, tipos de equipamento e respectivos modos de utilização, até ao aumento da capacidade de resposta que o número de vítimas exige.

A rede ferroviária nacional de passageiros, apesar da anuncia- da redução, regista anualmente cerca de 153 milhões de passa- geiros que somados aos 236,3 milhões de passageiros de ferrovia ligeira (metropolitano) sustentam a aposta da ENB nesta valência formativa específica.

Para isso, recorreu-se à experiên- cia do ICET (International Centre for Emergency Techniques) tendo sido formados os primeiros instrutores em salvamento e desencarceramento ferroviário.

Outros se seguirão numa forma- ção englobada na nova oferta formativa da ENB.

(8)

JULHO

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Dia Mundial dos Avós

A protecção civil é um dos princi- pais alicerces que sustentam a Segurança enquanto direito fundamental dos cidadãos. A sua concretização como serviço público efectiva-se pela acção coordenada entre diferentes entidades, em que avultam as Autarquias Locais.

Para o cumprimento dos objecti- vos e domínios de actuação conferidos aos Municípios é indispensável que os trabalhado- res dos Serviços Municipais de Protecção Civil, bombeiros e outros agentes adquiram os conhecimentos fundamentais ao desempenho das suas funções.

A ENB concebeu uma oferta formativa específica para todos os interessados em desenvolver os seus conhecimentos nas matérias relacionadas com a prevenção de riscos e a interven- ção em emergências.

(9)

Assunção de Nossa Senhora

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

AGOSTO

Sábado Domingo

Ao longo dos últimos anos a ENB tem participado em diversas missões de coopera- ção com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Estas iniciativas englobadas no Projecto de Cooperação Técnico Policial que Portugal promove através dos Ministé- rios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna visam desenvolver competên- cias técnicas e operacionais das forças de segurança e agentes de protecção civil naqueles países.

(10)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

SETEMBRO

Sábado Domingo

Dia Mundial dos Primeiros Socorros

A vertente da formação tem hoje uma importância decisiva na medida em que permite aprofundar conhecimentos, mudar atitudes e comportamen- tos e contribuir para a valoriza- ção das capacidades dos profis- sionais.

A vasta experiência que a ENB adquiriu na formação dos bombei- ros portugueses confere-lhe uma inquestionável credibilida- de pedagógica que é colocada à disposição de todos os cidadãos, entidades públicas e privadas através do Centro de Formação para Empresas e Instituições.

Reconhecida como uma entida- de certificada de referência, a ENB dispõe de infra-estruturas e meios únicos que lhe permitem ministrar uma formação comple- ta a nível teórico e prático.

A ENB tem a capacidade de fornecer formação a nível nacio- nal, seja num dos seus Centros de Formação (Sintra, Lousã e S.

João da Madeira), instalações do cliente ou noutro local que satisfaça as exigências dos cursos.

(11)

Implantação da República

OUTUBRO

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

O primeiro Manual de Segurança Contra Incêndio em Edifícios editado pela ENB foi uma obra pioneira em Portugal que se afirmou como uma referência para quem projecta, constrói e fiscaliza edifícios mais seguros.

A segunda edição, foi seleccionada para o Espaço Inovação do Salão Internacional da Protecção e Segurança - Segurex2009, e destaca-se pela actualização dos seus conteúdos com as últimas evolu- ções técnicas e normativas, como a recente publicação do Regulamen- to Geral de Segurança Contra Incêndio em Edifícios.

Esta é outra forma da ENB transmi- tir saberes e contribuir para a formação de técnicos e cidadãos mais qualificados e, por isso, mais responsáveis.

(12)

Todos os Santos

NOVEMBRO

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

No âmbito do desenvolvimento social, a ENB foi contemplada, em 2000, com um dos primeiros seis Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Compe- tências criados em Portugal. Desde então e até à sua conversão em Centro de Novas Oportunidades (CNO), a ENB é reconhecida como entidade de referência para desen- volver o processo de RVCC Escolar, especialmente junto dos bombei- ros.

Desde a sua abertura, os CNO da ENB revelaram-se uma boa aposta, não só para os bombeiros como para as populações das áreas de Sintra e Lousã, que também aproveitaram esta oportunidade de progressão pessoal, social e profissional.

Em 2011, foi decisivo o contributo da ENB para o cumprimento dos objectivos nacionais da Iniciativa Novas Oportunidades, desta vez no âmbito da certificação profissional.

A ENB construiu o Referencial e iniciou o processo de RVCC Profis- sional – Bombeiro através das equipas dos CNO de Sintra e Lousã.

Os bombeiros poderão finalmente ver formalmente reconhecidas, valorizadas e certificadas nível europeu as competências profissio- nais que desenvolveram através da formação e da experiência de trabalho.

(13)

Restauração da Independência

Natal

Segunda Terça Quarta Quinta

DEZEMBRO

Sexta Sábado Domingo

Imaculada Conceição A ENB tem vindo a estabelecer

diversas ligações com a sociedade civil para promover os principais procedimentos de prevenção e segurança.

Para isso desenvolveu diversas acções de sensibilização em primeiros socorros, bem como duas séries de vídeos “Saiba como Agir” que após a sua transmissão no Programa vida por Vida (RTP2) estão agora disponíveis no Youtube.

Paralelamente, a ENB disponibi- liza no seu site e na plataforma Issuu, os cartazes do Suporte Básico de Vida (Primeiros Socor- ros) para que todos os interes- sados possam aprender os pequenos gestos que salvam vidas.

Outras das iniciativas levadas a cabo pela ENB prendem-se com a divulgação do importante papel desempenhado pelos bombeiros portugueses e os conhecimentos técnicos indispensáveis ao cumprimen- to das suas missões. Neste âmbito têm sido cada vez mais frequentes as visitas de escolas aos seus centros de formação bem como as colaborações com os órgãos de comunicação social.

Referências

Documentos relacionados

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

Turno Segunda Segunda Segunda Segunda Terça Terça Terça Terça Quarta Quarta Quarta Quarta Quinta Quinta Quinta Quinta Sexta Sexta Sexta Sexta Sábado Sábado

La Led STEREO LINK clignote pendant la procédure de connexion avec l’appareil Bluetooth, puis reste allumée fi xement lorsque la connexion est terminée.. Lancez la lecture sur votre

l Deslize o dedo na ecrã para acima ou abaixo para deslocar-se pela lista de ficheiros e pastas. l Toque sobre uma pasta ou ficheiro

“Fora da quadra eu procuro conversar muito com elas... Até em alguns momentos, uma menina que é mais tímida, se preocupa um pouco, achando que eu quero me meter muito na vida

Segunda Quarta Quinta Sexta Sábado3.

Toda essa entrada foi conseqüência da implantação em 1994 pelo Ministério da Saúde, do Programa de Saúde da Família-PSF, que possuía como estratégia para a reorganização

[r]