• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

NATAL/RN 2011 Coleção “Documentos Normativos da UnP”

Série Laranja: Regulamentos e Normas das Atividades Acadêmicas Título: Manual de estágio não obrigatório

Volume: 19

(2)

MANUAL DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

NATAL/RN

2011

(3)

Sumário

APRESENTAÇÃO ... 5

LEGISLAÇÃO ... 7

CONCEITO DE ESTÁGIO ... 7

CONCEPÇÃO DO ESTÁGIO ... 7

OBJETIVO ... 8

FINALIDADES ... 8

MODALIDADES DE ESTÁGIO ... 9

CAMPO DE ESTÁGIO ... 9

DURAÇÃO DO ESTÁGIO ... 10

REQUISITOS OBSERVADOS NA CONCESSÃO DE ESTÁGIO ... 10

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS ... 11

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – TCE ... 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 17

UNIVERSIDADE POTIGUAR

Av. Engenheiro Roberto Freire, 1684, Capim Macio, CEP 59082-902 Natal-RN

E-mail: reitoria@unp.br

Milton Camargo Presidente

Sâmela Soraya Gomes de Oliveira Reitora

Sandra Amaral de Araújo

Pró-Reitora de Graduação e Ação Comunitária Aarão Lyra

Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação ELABORAÇÃO:

Profa. Josefa dos Santos Pinheiro Fonseca Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária

COLABORAÇÃO Profa. Léia Maia Rodrigues

REVISÃO

Profa. Josefa dos Santos Pinheiro Fonseca

© UnP – Natal 2012 Todos os direitos reservados UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

Apoio

Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB-UNP U58r Universidade Potiguar.

Manual do estágio não obrigatório / Pró-Reitoria de Graduação e Ação Comunitária. – Natal: Edunp, 2011.

17p. – (Coleção Documentos Normativos da UnP. Série Laranja, Regulamentos e Normas das Atividades Acadêmicas, v.19)

1. Universidade Potiguar – estágio. I.Título.

RN/UnP/BCSF CDU 378

(4)

APRESENTAÇÃO

Este Manual fornece orientações e diretrizes sobre o Es- tágio Não Obrigatório, esclarece o fluxo de procedimentos inter- nos a serem adotados para a formalização dessa modalidade de estágio, e tem por objetivo orientar os professores da Universida- de Potiguar, que exercem a função de Orientador de Estágio Não Obrigatório, de conformidade com a Lei 11.788 de 25 de setem- bro de 2008, Regulamento dos Estágios Curriculares da Univer- sidade Potiguar – UnP, aprovado pela Resolução Nº 010, ConEPE-UnP, de 30/05/2006, revogada pela Resolução Nº 031de 2009, pelas Políticas, Diretrizes Institucionais-PDI, e outros instrumentos

Além de explicitar a forma operacional do Estágio Não Obrigatório, este documento define as competências e atribuições dos seguimentos: Instituição de Ensino, Professor Orientador e es- tudante para a obtenção de resultados satisfatórios, reforçando a postura profissional e ética do educador, envolvido com o processo e com a educação.

Com essa sistematização, espera-se contribuir para que os professores Orientadores do Estágio Não Obrigatório e os estu- dantes, envolvidos nesse processo, possam dispor da fundamen- tação legal e orientações norteadoras do estágio, facilitando, as- sim, o desenvolvimento das atividades pré-profissionais, além de permitir uma reflexão crítica sobre a condução das mesmas.

(5)

Manual de estágio não obrigatório

7

LEGISLAÇÃO

O presente Manual estabelece a fundamentação legal e orientações do Estágio Curricular, considerando o disposto na Lei n.º 6.494 de 07 de dezembro de 1977, regulamentada pelo Decreto nº 87.497 de 18 de agosto de 1982, Parecer n.º 433/93 e Resolu- ção n.º 2 de 04 de outubro de 1993 do Conselho Federal de Educa- ção, bem como a Resolução Nº 1, de 2 de Fevereiro de 2004, a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, a Orientação Normativa Nº7 de 30 de dezembro de 2008, o Regimento Geral e o Regulamento de Estágios da .Universidade Potiguar.

CONCEITO DE ESTÁGIO

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvi- do em ambiente de trabalho, visando à preparação para o trabalho produtivo de alunos regularmente matriculados e com freqüência efetiva em um determinado curso, de acordo com a sua formação profissional. O estágio, além de integrar o itinerário formativo do aluno, faz parte do Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

CONCEPÇÃO DO ESTÁGIO

O Estágio Curricular Não Obrigatório é opcional e propor- ciona ao aluno, regularmente matriculado e com frequência efetiva

(6)

em um determinado curso, o desenvolvimento de atividades pré- -profissionais de vivenciar situações reais de trabalho. Realizado de livre escolha do aluno e sob a supervisão do Diretor de Curso e da Coordenação de Estágio, representada por um professor da área, indicado pela Escola a que pertence o curso.

O estágio visa à articulação da teoria com a prática, ou seja, estabelecer o diálogo entre o mundo acadêmico e o profis- sional, permitindo ao estagiário refletir, sistematizar e testar os co- nhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades em áreas de interesse do acadêmico.

As atividades do estágio, a serem desenvolvidas pelo aluno, serão registradas em documentos específicos, de modo a permitir a avaliação, segundo os parâmetros da instituição, e o desenvolvimen- to das competências e habilidades previstas no Plano de Atividades.

OBJETIVO

Proporcionar a aprendizagem de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, propiciando a transação e o diálogo entre a teoria e a prática, preparando o estudante para a vida cidadã e para o mercado de trabalho.

FINALIDADES

As atividades pré-profissionais do Estágio Curricular Não Obrigatório, em sua dimensão profissional e social, conforme Re- gulamento de Estágios Curriculares da Universidade Potiguar, de- vem ser realizadas em situações reais de trabalho e sem vínculo empregatício e têm por finalidade propiciar ao aluno estagiário:

I – Estudo aplicado no campo específico do seu curso;

II – Intercâmbio de experiências;

III – Orientação na escolha de sua especialização profissional;

IV – Integração entre a teoria e a prática;

V – Treinamento para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho;

VI – Adaptação social e psicológica à sua futura atividade profis- sional. (Capítulo I, Art. 8º)

MODALIDADES DE ESTÁGIO

O estágio curricular classifica-se nas modalidades Obriga- tório e Não-Obrigatório, conforme determina as diretrizes curricu- lares e a Lei 11.788 e área de ensino e do Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

I – Estágio Curricular Obrigatório: é aquele previsto como discipli- na integrante da estrutura curricular de curso, e como tal, exige que as atividades pré-determinadas sejam cumpridas em uma carga ho- rária específica, definida no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, constituindo-se requisito para aprovação e obtenção de diploma.

II – Estágio Curricular Não Obrigatório: é a oportunidade cur- ricular, proporcionada ao aluno regularmente matriculado e com frequência efetiva em um determinado curso, de realizar atividades pré-profissionais na área de sua formação, e que quando formali- zadas, junto à Instituição de Ensino, será acrescida à carga horária regular e obrigatória, dando direito ao aluno receber comprovante de horas de estágio.

CAMPO DE ESTÁGIO

Constituem-se campo de estágio as entidades de direito privado, órgãos de administração pública, as instituições de ensi-

(7)

10

Manual de estágio não obrigatório Manual de estágio não obrigatório

11

no, desde que apresentem condições necessárias, de conformi- dade com a Lei 11.788, e devidamente conveniadas com a UnP ou através de Agentes Integradores que apresentem condições de proporcionar ao aluno estagiário a oportunidade de desenvolver atividades pré-profissionais que complementem a sua formação.

DURAÇÃO DO ESTÁGIO

A duração do estágio, na mesma unidade concedente, (a empresa) não poderá exceder a (2) dois anos, exceto quando se tratar de estágio a portador de deficiência (art.11 da Lei nº 11.788/2008)

A jornada das atividades do estágio será definida de co- mum acordo entre a UnP, a unidade concedente (a empresa) e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do TCE, ser compatível com as atividades acadêmicas e não ultra- passar a carga horária diária de (6) seis horas e de (30) trinta ho- ras semanais.

REQUISITOS OBSERVADOS NA CONCESSÃO DE ESTÁGIO

Os requisitos, observados, atendem ao cumprimento do disposto nos incisos no art.3º da Lei 11.788/2008 que estabelece:

I – Matrícula e frequência regular do educando em curso de edu- cação superior, público-alvo da lei;

II – Celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;

III – Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS

I – Da Pró-Reitoria de Graduação e Ação Comunitária:

1. orientar o fluxo de procedimentos para celebração de convênio que é condição, indispensável, para o registro e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio – TCE;

2. manter atualizado o cadastro de convênios com as em- presas e o acompa nhamento das vigências;

3. articular junto à Reitoria e Assessoria Jurídica a forma- lização, encaminhamento e assinaturas dos convênios;

4. assinar, por meio de seu titular, os Termos de Compro- misso de Estágio, como representante da Universidade;

5. informar às Diretorias dos Cursos mensalmente a rela- ção dos alunos em Estágio Não Obrigatório, cadastra- dos no Sistema de Estágio da UnP;

6. orientar aos Diretores de Curso sobre os procedimentos e a assinatura do Plano de Atividade.

II – Do Professor Orientador do Estágio

1. orientar o estagiário sobre o fluxo do procedimento administrativo e o devido preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio – TCE;

2. visitar o aluno estagiário na unidade concedente, para verificar se o aluno está desenvolvendo atividades afins com a área de formação do seu curso, para:

a) avaliar as instalações da parte concedente do es- tágio e sua adequação à formação cultural e pro- fissional do estagiário;

(8)

b) abrir campo de estágio para novos alunos;

c) exigir do aluno estagiário a apresentação perió- dica, em prazo não superior 6 (seis) meses, do Relatório das Atividades de estágio.

3. orientar o aluno estagiário na elaboração e no preen- chimento, digitalizado, do Plano de Atividades do está- gio, bem como na assinatura do mesmo pelo Supervisor de Estágio da unidade concedente e o reconhecimento dessas atividades pelo Diretor de curso;

4. encaminhar, mensalmente, ao Núcleo de Estágio e Em- pregabilidade o Instrumento Técnico das visitas realiza- das aos alunos estagiários em seu local de estágio;

5. participar das reuniões sistemáticas, com os Coordena- dores de Estágio, convocadas pela Pró-Reitoria de Gra- duação e Ação Comunitária;

6. comunicar a parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações es- colares ou acadêmicas;

7. responsabilizar-se pelo acompanhamento e avaliação das atividades do aluno-estagiário;

8. zelar pelo cumprimento das cláusulas do Termo de Compromisso de Estágio – TCE, em conformidade com a Lei 11.788 de 25.09.2008 para que não carac- terize vínculo empregatício do estagiário com a parte concedente do estágio, para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária;

9. exercer outras atividades inerentes à função ou que lhe sejam delegadas pela Direção de curso;

10. cumprir e fazer cumprir a Lei n. 11.788, no que se refere ao ensino de nível superior, assim como o Regulamento de Estágio da UnP e Normas Complementares;

11. verificar se unidade concedente do estágio é convenia- da com a Universidade Potiguar – UnP.

12. comunicar a parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações acadêmicas (usar, para esse fim, o Calendário Acadê- mico da UnP, disponível no site da UnP a professores e alunos);

13. certificar-se se a unidade concedente do estágio tem um funcionário de formação ou experiência profissional na área de conhecimento do curso do estagiário;

14. verificar se a unidade concedente do estágio possui apólice de seguro a favor do aluno estagiário;

15. solicitar à unidade concedente do estágio, por ocasião do desligamento do estagiário, o Relatório de acompa- nhamento e avaliação do estágio, com descrição resu- mida das atividades desenvolvidas, correspondente aos períodos e da avaliação do desempenho;

16. manter a Escola de Conhecimento, a disposição da fis- calização da Delegacia Regional do Trabalho, documen- tos inerentes ao Estágio Não Obrigatório, por curso.

III – DIREITOS E DEVERES DO ESTAGIÁRIO III.1. São deveres do estagiário:

1. atender às exigências atribuídas neste Manual;

2. cumprir as cláusulas do Termo de Compromisso de Es- tágio – TCE;

(9)

14

Manual de estágio não obrigatório Manual de estágio não obrigatório

15

3. desenvolver as atividades do estágio, de acordo com o Plano de Atividades, parte integrante do Termo de Com- promisso de Estágio – TCE;

4. submeter-se aos procedimentos de avaliação do estágio;

5. assinar os relatórios de acompanhamento e avaliação nos prazos estabelecidos, de acordo com a Inciso VII do Artigo 9 da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.

III.2. São direitos do estagiário:

1. desenvolver atividades de estágio, na mesma unidade concedente, de no máximo 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência;

2. receber compulsoriamente bolsa ou outra forma de con- traprestação que venha a ser acordada, bem como au- xílio-transporte por se tratar de estágio não obrigatório;

3. reconhecer que a eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício;

4. inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdência Social;

5. gozar recesso de 30 (trinta) dias de férias, sempre que o estágio tiver a duração igual ou superior a 1 (um) ano, go- zado, preferencialmente, durante suas férias escolares;

6. receber remuneração (Bolsa) durante o período de re- cesso do Estágio Não Obrigatório;

7. receber proporcionalmente os dias de recesso, no caso de o estágio ter duração inferior a (1) um ano;

8. assegurar ao estagiário a redução, mínima de cinquenta por cento (50%) da carga horária do estágio, em período

de avaliação da aprendizagem, conforme estipulado no Termo de Compromisso de Estágio, para garantir o seu bom desempenho;

9. aproveitar as atividades realizadas neste estágio como Estágio Curricular Obrigatório, desde que realizadas concomitante com o período do Estágio Obrigatório e de acordo com as orientações legais, podendo também, sua carga horária, ser aproveitada como Atividades Complementares, prevista no Projeto Pedagógico do Curso-PPC.

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – TCE

O Termo de Compromisso de Estágio – TCE é um acordo tripartite, celebrado entre o aluno, a parte concedente do estágio (Empresa, instituição campo de estágio) e a instituição de ensi- no, prevendo as condições de adequação do estágio ao Projeto Pedagógico de Curso – PPC, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.

O Termo de Compromisso de Estágio – TCE deve atender as seguintes exigências:

1. definir a modalidade do estágio em Não Obrigatório;

2. indicar a data de início e término do contrato;

3. estabelecer a carga horária máxima, a ser cumprida pelo aluno estagiário, de no máximo 6 (seis) horas diárias;

4. identificar o representante legal da UnP, representado pelo Titular da Pró-Reitoria de Graduação e Ação Co- munitária;

(10)

5. identificar a função e nome do Supervisor do Estágio da parte concedente e do Professor Orientador do estágio da instituição de ensino, responsável pelo acompanha- mento e avaliação das atividades do estagiário;

6. constar, em favor do aluno estagiário, seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, esclarecendo a identificação da se- guradora, o número e o valor da apólice;

7. constar a data da emissão e as respectivas assinaturas do aluno estagiário, do representante legal da unidade con- cedente e da UnP, bem como de 02 (duas) testemunhas;

8. inicialmente, o TCE é assinado em 04 (quatro) vias, pelo próprio aluno estagiário, pelo representan- te legal da unidade concedente do estágio, por 02 (duas) testemunhas;

9. o aluno deve, antes da data de início do estágio, apre- sentar o TCE juntamente com o Plano de Ativida- des, devidamente assinado pela Direção do Curso, à Pró-Reitoria de Graduação e Ação Comunitária, para fins de cadastro e assinatura pela UnP;

10. após o cadastro e assinatura, o TCE será devolvido ao aluno, no prazo de até 03 (três) dias úteis, contados a partir da data de sua apresentação, cabendo ao aluno providenciar a seguinte destinação:

I – 01 (uma) via para o próprio aluno;

II – 01 (uma) via para a Unidade Concedente de Estágio;

III – 01 (uma) via para a Pró-Reitoria de Gradua- ção e Ação Comunitária;

IV – 01 (uma) via para o Agente de Integração, quando for o caso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Estágio Não Obrigatório é uma atividade de grande im- portância para a vida acadêmica e profissional do estudante, uma vez que, além de proporcionar o diálogo entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, a sua carga horária pode ser acrescida ao currículo do estudante. Neste sentido, as atividades do estágio, orientadas por este manual, serão registradas em documentos es- pecíficos, de modo a permitir a avaliação, segundo os parâmetros da instituição, e o desenvolvimento das competências e habilida- des previstas no Plano de Atividades, e que, após a sua assinatura por representante legal da ProGrad, serão cadastradas e arquiva- das no Núcleo de Estágio e Empregabilidade, passando a compor o Cadastro Geral do Sistema de Estágios da UnP, alimentando os setores interno da Universidade, com relatórios informativos sobre o número de alunos estagiários por curso, por modalidade, por pe- ríodo de estágio e empresas conveniadas, além de fornecer infor- mações externas a órgãos de fiscalização.

(11)

Publicações Institucionais

Série Documentos Institucionais

• Diretrizes e Procedimentos para os Cursos Superiores de Tecnologia. Natal:

Edições UnP, 2004.

• Auto-Estudo 2004. Natal: Edunp, 2005

• Auto-Estudo 2005. Natal: Edunp, 2006

• Plano Anual de Trabalho – PAT 2006. Natal: Edunp, 2006

• Projeto Pedagógico Institucional. Natal: Edunp, 2007

• Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Natal: Edunp, 2007

• Diretrizes Institucionais para a Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão.

Natal: Edunp, 2007

• Projeto Pedagógico Institucional - PPI 2006. Natal: Edunp, 2007

• Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2007 - 2016. Natal: Edunp, 2007

• Plano Anual de Trabalho – PAT 2007. Natal: Edunp, 2007.

• Auto-Estudo 2006. Natal: Edunp, 2007.

• Plano Anual de Trabalho – PAT 2008. Natal: Edunp, 2007.

• Plano Anual de Trabalho – PAT 2009. Natal: Edunp, 2008

• Auto-Estudo 2007-2008.1. Natal: Edunp, 2008.

• Auto-Estudo 2008. Natal: Edunp, 2009.

• Auto-Estudo 2009. Natal: Edunp, 2011.

• Auto-Estudo 2010. Natal: Edunp, 2011.

Coleção Documentos Normativos da UnP Série Azul: ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA

V. 1 – Estatuto da Universidade Potiguar. 2 ed. Natal: Edunp, 2008

V. 2 – Regimento Geral da Universidade Potiguar. 2 ed. Natal: Edunp, 2008 V. 3 – Regimento Interno dos Colegiados Superiores da UnP: ConSUni e ConEPE V. 4 – Regimento Interno do Conselho Didático-Pedagógico – CDP

V. 5 – Regimento Interno de Conselho de Curso

V. 6 – Regimento Interno da Reitoria. Natal: Edunp, 2006

V. 7 – Regimento Interno de Diretoria de Curso de Graduação. Natal: Edunp, 2007 V. 8 – Resoluções do Conselho Universitário – ConSUni/1997

V. 9 – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/1997 V. 10 – Resoluções do Conselho Universitário – ConSUni/1998

V. 11 – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/1998 V. 12 – Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/1999

(12)

V. 16 – Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/2001

V. 17 – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConEPE/2001 V. 18 – Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/2002

V. 19 – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConEPE/2002 V. 20 – Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/2003

V. 21 – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConEPE/2003 V. 22 – Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/2004. Natal:

Edunp, 2006

V. 23 – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConEPE/2004.

Natal: Edunp, 2005

V. 24 - Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConEPE/2005.

Natal: Edunp, 2006

V.25A – Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConE- PE/2005

V. 25B - Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Potiguar - CPA/UnP. Natal: Edunp, 2007

V. 26 - Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/2005. Natal:

Edunp, 2006

V. 27 - Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – ConEPE/2006.

Natal: Edunp, 2007

V.28 - Resoluções do Conselho Superior Universitário – ConSUni/2006. Natal:

Edunp, 2006

Série Laranja: REGULAMENTOS E NORMAS DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS V.1– Regulamento Interno do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Potiguar – SIB/UnP

V. 2 – Normas para Exame de Proficiência V. 3 – Regulamento das Atividades de Pesquisa.

V. 4 – Regulamento da Pós-Graduação. Natal: Edunp, 2006 V. 5 – Manual do Aluno 2007. Natal: Edunp, 2007

V. 6 – Regulamento das Atividades de Extensão e Ação Comunitária. Natal:

Edunp, 2006

V. 7 – Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Graduação e na Pós-graduação. Natal: Edunp, 2006

V. 8 – Manual de Publicação da Edunp

Pós-Graduação. 2. ed. Natal: Edunp, 2007.

V. 12 – Regulamento para Elaboração de Projetos de Atividades de Extensão.

Natal: Edunp, 2007.

V. 13 – Manual do Aluno 2009. Natal: Edunp, 2008.

V. 13A – Regulamento de estágio da Escola da Saúde – Curso de Medicina. Natal:

Edunp, 2011.

V. 14 – Regulamento do Hospital Simulado da Escola da Saúde. Natal: Edunp, 2011.

V. 15 – Regulamento das atividades complementares do curso de Medicina. Natal:

Edunp, 2011.

V.16 – Regulamento do Centro Integrado de Saúde. Natal: Edunp, 2011.

V. 17 - Manual do Aluno 2011. Natal: Edunp, 2011.

V.18 - Regimento Interno do Núcleo de Educação à Distância (NEaD). Natal:

Edunp, 2011.

Série Verde: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

V. 1 – Plano de Carreira, Cargos e Salários do Pessoal Técnico-Administrativo.

Natal: Edunp, 2006

V. 2 – Plano de Carreira Docente - PCD. Natal: Edunp, 2007

V. 3 – Plano Institucional de Capacitação Docente - PICD. Natal: Edunp, 2006 V. 4 – Regulamento da Premiação pelo Desempenho do Diretor de Curso de Gra- duação. Natal: Edunp, 2007

V. 5 – Programa de Apoio ao Estudante - PAE. Natal: Edunp, 2006

V. 6 - Plano de Carreira, Cargos e Salários do Pessoal Técnico-Administrativo - 2.

ed. Natal: Edunp, 2007

V. 7 - Plano de Carreira Docente - PCD - 2. ed. Natal: Edunp, 2007 V.8 – Plano de Apoio à Capacitação Docente – PACD. Natal: Edunp, 2008.

(13)

Universidade

Potiguar

Referências

Documentos relacionados

O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, será acompa- nhado pelo(a) professor(a)-orientador(a) da instituição de ensino e por supervisor(a) da parte concedente,

VI - enviar à Pró-Reitoria de Graduação, nos prazos e condições previstas, os dados para que seja contratado em favor do ESTAGIÁRIO Seguro Contra Acidentes Pessoais,

Todos os instrumentos de gestão citados no instrumento de pesquisa são utilizados para dar suporte ao processo de ges- tão nas indústrias pesquisadas. Entre os instrumentos

5.3.3 Apresentar mensalmente Relatório de Atividades de Estágio, devidamente conferido pelo Supervisor de Estágio indicado pela CONCEDENTE, e, após

O material de inscrição (documentos exigidos no Item 6.5.1 (Mestrado) e 6.5.2 (Doutorado)) deve ser enviado em um envelope lacrado e endereçado à Secretaria do Programa

(diminuição do número de glóbulos vermelhos por destruição dos mesmos), neutropenia (diminuição de um tipo de células de defesa no sangue: neutrófilos),

Esta pesquisa mostra que o tempo de trabalho de parto esta associado ao risco de infecção puerperal e apesar de não estatisticamente significante, ocorre uma tendência de

18 A carga horária de um estágio não obrigatório é definida, em comum acordo, entre o IFRS, a empresa/instituição concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal,