• Nenhum resultado encontrado

DESIGN DE UM DOMINÓ SENSORIAL PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO NA APAE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DESIGN DE UM DOMINÓ SENSORIAL PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO NA APAE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DESIGN DE UM DOMINÓ SENSORIAL PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO NA APAE

Fabiano Capobianco Lagatta1, Flávio Cardoso Ventura2

12Faculdade de Tecnologia de Jahu fabianolagatta@hotmail.com

Resumo

Atualmente mais de 45 milhões de brasileiros apresenta alguma deficiência, onde a deficiência visual foi a mais observada, afeta 18,8% da população. A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência: A cegueira, onde há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, ou a baixa visão, no qual caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos. Cerca 18,8% da população com deficiência visual ainda buscam a plena inclusão na sociedade, elas têm dificuldades para se locomover nas ruas, para fazer compras, para usar o transporte público, e ainda enfrentam o preconceito. Através de uma visita técnica na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jahu foi observado as dificuldades para se deslocar, se orientar e na aprendizagem apresentadas em relação aos pacientes com deficiência visual, por esse motivo foi desenvolvido um dominó sensorial adaptado para que possa auxiliar no desenvolvimento da percepção e interpretação, reconhecimento das formas geométricas por meio da exploração sensorial e demonstra a eficiência do tratamento por meio de jogos, no qual o paciente se diverte realizando o tratamento. Esse estudo foi realizado por meio de uma Pesquisa Tecnológica, onde constitui-se em um sistema adaptado ao ambiente em função de determinado propósito humano, um objeto (artefato) com propriedades desejadas, idealizado e fabricado conforme desenho e projeto (design).

Palavras-chave: DEFICIÊNCIACIA VISUAL. TRATAMENTO POR JOGOS. APAE JAHU.

Abstract

Currently more than 45 million Brazilians has a disability, where the visual impairment was the most observed, it affects 18.8% of the population. Visual impairment is defined as the total or partial loss of vision. The level of visual acuity may vary, which determines two groups of disability: The blindness, where there is total loss of vision or ability to see very little or low vision, which is characterized by impaired visual function of the eyes. About 18.8% of the population with visual disabilities still seeking full inclusion in society, they have trouble getting around on the streets, to shop, to use public transport, and still face prejudice.

Through a technical visit to the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of Jahu noted the difficulties to move, orient and learning presented in relation to patients with visual impairment, therefore it developed a sensory domino adapted to which may aid in the development of perception and interpretation, recognition of geometric shapes through sensory exploration and demonstrates the effectiveness of treatment through games, in which the patient enjoys performing the treatment. This study was conducted through a Technological Research, which is in a system adapted to the environment in a given function of human purpose, an object (artifact) with desired properties, designed and manufactured to a design and design (design).

Keywords: VISUAL IMPAIRMENT. GAMES FOR TREATMENT. APAE JAHU.

(2)

1 Introdução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) aponta que 45,6 milhões de pessoas declaram ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira, a deficiência visual foi a mais apontada, atende 18,8% da população, em seguida vêm as deficiências motora 7%, auditiva 5,1% e mental ou intelectual 1,4%. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. (LEAL, 2012)

No Brasil, milhões de pessoas ainda buscam a plena inclusão na sociedade, elas têm dificuldades para se locomover nas ruas, para fazer compras, para usar o transporte público, e ainda enfrentam o preconceito. Pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem.Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implementado a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento. (FIÚZA, 2011)

Atualmente existe a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que atende diversos tipos de deficiências que vão desde leve, moderada, severa até profunda, alunos com deficiência mental, com problemas motores, síndrome de down, autista, deficiente visual, auditivo, físico e deficiência Intelectual. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento, ondese une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. Atualmente somam mais de 300 entidades no Estado de São Paulo e mais de 2.000 em todo o País.

(LEVORATO, 2003)

Através de uma parceria entre a APAE Jahu e os alunos de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Jahu foram desenvolvidos produtos para auxiliar no tratamento dos pacientes com algum tipo de deficiência.

2 Objetivo

O projeto tem o objetivo de desenvolver um jogo para auxiliar no desenvolvimento da percepção, interpretação, raciocínio, hiper (alto) e hipo (baixa) sensibilidade, reconhecimento das formas geométricas, coordenação motora, atenção, reconhecimento

(3)

3 Desenvolvimento 3.1 Materiais e Métodos 3.1.1 Materiais

Os materiais utilizados para produzir o dominó sensorial foram: madeira pinus, seladora, Ethil Vinil Acetat (EVA), borracha, velcro e cola.

3.1.2 Métodos

Esse estudo foi realizado por meio de uma Pesquisa Tecnológica. Segundo Cupani (2006, p. 356) a Pesquisa Tecnológica "constitui-se em um sistema adaptado ao ambiente em função de determinado propósito humano, um objeto (artefato) com propriedades desejadas, idealizado e fabricado conforme desenho e projeto (design)".

Para o desenvolvimento desse estudo foram realizadas algumas etapas metodológicas propostas por Baxter (2000):

Análise do problema:

Onde começa a definir o problema, de modo que se estude formas de resolvê-lo.

Geração de ideias:

É onde surge a criatividade, no qual estimula o aparecimento de ideias fora do comum, onde as restrições ficam para as outras etapas.

Seleção de ideias:

Tem o objetivo de escolher as melhores ideias, através disso é possível se aproximar cada vez mais da solução ideal.

Detalhamento do projeto:

Quais materiais são utilizados, as medidas do produto, a função de cada componente, como vai ser organizado e montado.

Prototipagem:

Através do protótipo é possível verificar se o projeto atende os objetivos.

Testes:

Os testes são importantes, pelo fato de descobrir possíveis falhas no projeto.

(4)

4 Referêncial teórico

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é um Movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954 é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atende diversos tipos de deficiências que vão desde leve, moderada, severa até profunda, alunos com deficiência mental, com problemas motores, síndrome de down, autista, deficiente visual, auditivo, físico e deficiência Intelectual. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento, onde se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. Atualmente somam mais de 300 entidades no Estado de São Paulo e mais de 2.000 em todo o País. (LEVORATO, 2003)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) aponta que 45,6 milhões de pessoas declaram ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira, a deficiência visual foi a mais apontada, atende 18,8% da população, em seguida vêm as deficiências motora 7%, auditiva 5,1% e mental ou intelectual 1,4%. (LEAL, 2012)

Através dessas informações o dominó sensorial é um jogo que foi desenvolvido para pessoas com deficiência visual, no qual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência: A cegueira, onde há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita, ou a baixa visão, no qual caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.

O tratamento por meio de jogos é muito eficiente, pois os pacientes se divertem realizando o tratamento. A importância dos jogos para o tratamento pode ser observada pelo inúmeros tipos que já foram feitos como: o Dominó Animal, assim denominado, consta de 10 peças de madeira, medindo cada uma 10 x 5 centímetros, nas quais foram estampadas quatro figuras diferentes: peixe, pássaro, elefante e girafa. As peças de madeira foram pintadas na cor branca e as figuras estampadas, na cor preta – cores escolhidas devido ao alto padrão de contraste preto/ branco. (MOTTA, 2008)

Este jogo favorece a aprendizagem de conceitos de direita e esquerda, percepção de figura fundo, noção de forma e tamanho, constância da forma, além de favorecer o desenvolvimento da coordenação motora fina e destreza, cruzamento da linha mediana, lateralidade, integração bilateral, controle motor e estimulação dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, organização, memória, formação de conceitos, solução de

(5)

Os objetivos proporcionados por esse jogo visam à percepção da noção de forma, tamanho, cor e quantidade, sendo que cada forma terá mais de uma peça, além de favorecer o desenvolvimento da preensão, coordenação motora e noção de profundidade, através do alinhavo com o barbante da cor correspondente. É imprescindível garantir o acesso da criança com visão subnormal a materiais e brinquedos que favoreçam a percepção multissensorial, ou seja, um brinquedo pode favorecer a percepção de vários sentidos (visão, tato, audição) como uma forma efetiva de promover o desenvolvimento integral dessa criança. (MOTTA, 2008)

5 Resultados e Discussões Análise do problema

Através de uma visita técnica na APAE foi observado as dificuldades apresentadas em relação aos pacientes com deficiência visual, por esse motivo foi desenvolvido um dominó sensorial onde foi adaptado para que possa auxiliar no tratamento.

A inspiração para realizar o dominó sensorial foram dois dominós que já existem, um apenas com a parte tátil e o outro com as formas geométricas.

Geração de ideias

Foram pensados em vários materiais para o produto, como Ethil Vinil Acetat (EVA), papelão ondulado, bucha, borracha, plásticos, metais, lixas, Medium Density Fiberboard (MDF) e velcro.

Seleção de ideias

O corpo do dominó foi feito de madeira pinus medindo 8 cm de comprimento e 4 cm de largura, os materiais sensoriais escolhidos foram o EVA, velcro e borracha, as formas geométricas utilizadas foram o círculo, quadrado, retângulo, triangulo, losango e o pentágono. Todos os materiais e formas foram pensados para que melhor possa auxiliar no tratamento dos pacientes com deficiência visual.

6 Detalhamento do Projeto

O esboço do projeto foi realizado buscando adaptar o dominó para os pacientes com deficiência visual, onde foi aumentado o tamanho da peça para evitar que seja engolido e utilização das formas geométricas, pois está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades, como apresentado na figura 1. (NOÉ, 2016)

(6)

Figura 1: Esboço do projeto

Fonte: Os autores (2016)

7 Prototipagem

O corte das peças foi realizado em uma serra circular, cada peça possui 8 cm de comprimento, 4 cm de largura e 1 cm de espessura, houve facilidade na hora de realizar o corte pois foi encontrado a madeira com a largura e espessura desejada, como apresentado na figura 2.

Figura 2: Corte das peças

Fonte: Os autores (2016)

(7)

Utilizando uma pistola de pintura foi aplicado seladora na madeira para facilitar na limpeza e para que fique mais resistente, todas peças foram pintadas juntas, como apresentado na figura 3.

Figura 3: Aplicando a seladora

Fonte: Os autores (2016)

Para realizar as formas geométricas foram feitos alguns moldes onde os materiais sesoriais foram cortados e colados nas peças, como mostra na figura 4.

Figura 4: Colagem dos materiais

Fonte: Os autores (2016)

(8)

O dominó sensorial é um jogo formado por 28 peças de madeira pinus, onde foram utilizados o EVA, velcro e borracha como materiais sensoriais, todos foram pensados para maior durabilidade e facilidade na hora da limpeza. Segue a mesma lógica de um dominó comum, porem ao invés de números ele possui seis formas geométricas (círculo, quadrado, retângulo, triangulo, losango e o pentágono) com texturas diferentes, como apresentado na figura 5.

Figura 5: Dominó Sensorial Pronto

Fonte: os autores (2016)

8 Testes Preliminares

O teste com o dominó sensorial foi realizado em casa com uma criança de 5 anos, no qual vendou os olhos para simular um paciente com deficiência visual. A criança ficou jogando durante 15 minutos onde buscou completar o jogo através do tato.

9 Conclusões

Considerando a quantidade de pessoas com deficiência é preciso de mais atenção,

(9)

para se locomover nas ruas, para fazer compras, para usar o transporte público, e ainda enfrentam o preconceito. Pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho.

Para realizar o dominó sensorial foi utilizando a pesquisa tecnológica onde ele tem muito a contribuir, pois através de uma visita técnica na APAE foi observado as dificuldades apresentadas em relação aos pacientes com deficiência visual, por esse motivo o dominó foi adaptado para que possa auxiliar no tratamento, sendo bastante eficiente, pois para o paciente ele está brincando mas ao mesmo tempo desenvolve a percepção, interpretação, hiper (alto) e hipo (baixa) sensibilidade, reconhecimento das formas geométricas, coordenação motora, atenção, reconhecimento das cores por meio da exploração sensorial.

As formas geométricas são muito importantes, pois está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.

Referências

APAE. Sobre a Organização. Disponível em:

http://www.apaesp.org.br/Institucional/Paginas/Sobre-a-organizacao.aspx Acesso em: Junho de 2016

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª edição.

Ed. Edgard Blücher, São Paulo,2000.

CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia: um convite. 2ª edição. Ed. UFSC, 2011.

FIÚZA, Elza. Pessoas com deficiência enfrentam batalha diária no Brasil Disponível em:

https://economia.terra.com.br/terra-da-diversidade/pessoas-com-deficiencia-enfrentam- batalha-diaria-no-brasil,0358b920548da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em: Setembro de 2016

LEVORATO, Adão. APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Disponível em:

http://www.apaejau.com.br/quem_somos.php Acesso em: Junho de 2016

LEAL, Luciana Nunes; THOMÉ, Clarissa. Brasil tem 45,6 milhões de deficientes. 2012.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-45-6-milhoes-de- deficientes,893424 Acesso em: Junho de 2016

MOTTA, Margareth Pires; NARCHIORE, Lyhara Monteiro; PINTO, Joyce Horácio.

Confecção de brinquedo adaptado: uma proposta de intervenção da terapia ocupacional com crianças de baixa visão. 2008. Disponível em: <http://www.saocamilo-

sp.br/pdf/mundo_saude/59/139a145.pdf> Acesso em: Setembro de 2016 NOWILL, Dorina. Deficiência Visual. Disponível em:

http://www.fundacaodorina.org.br/deficiencia-visual/ Acesso em: Junho de 2016 NOÉ, Marcos. A Importância da Geometria nas Séries Iniciais. Disponível em:

http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-geometria-nas- series-iniciais.htm Acesso em: Setembro 2016

(10)

SILVA, Adriano. Os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Disponível em:

http://nogueirense.com.br/opiniao-os-desafios-enfrentados-pelas-pessoas-com-deficiencia/

Acesso em: Setembro de 2016

Referências

Documentos relacionados

Geralmente, ao redor das fontes de abastecimento de água concentram-se animais, assim os cursos d’água e principalmente os açudes podem ser facilmente

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Correspondem aos volumes medidos (uso administrativo da companhia, fornecimento a caminhões pipa) e volumes não medidos (combate a incêndios, lavagem de vias

Para Dewey (1959), o processo de educar não consiste apenas na reprodução de conhecimentos, mas em uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar ao aluno

Wick, Pollock &amp; Jefferson (2011, p.4) afirmam que “A extensão a qual organizações estão dispostas a custear o aprendizado, e o cuidado com que isso é

Tendo em consideração os ventos sentidos nas praias da zona norte e o período recomendado para frequentar a praia, selecionámos o horário das 9 horas às

Se o retorno exigido pelos acionistas minoritários é elevado, as empresas candidatas a abrir o capital só vêem janelas de oportunidade em momentos de euforia do mercado, quando