• Nenhum resultado encontrado

Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL 028/2019 Processos Administrativos: 3037/2019.

Exclusivo para Microempreendedor Individual, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA, localizada na Rua Sebastião da Penha Rangel, nº 67 - Centro – Itaocara RJ, doravante denominado PREFEITURA, por intermédio de seu Pregoeiro, faz saber que às 13:00 (treze) horas do dia 08 de agosto de 2019, entrega dos envelopes dos credenciamentos, entrega dos envelopes das propostas e posterior entrega das habilitações, em sua Sede, as empresas interessadas em participar desta licitação, cujo Edital Pregão Presencial – Registro de Preços que recebeu o nº 028/2019.

A realização desta licitação foi devidamente autorizada pelo Senhor Secretário Municipal de Fazenda e pelo Prefeito Municipal de Itaocara, conforme ato exarado no Processo nº 3037/2019.

A licitação será do TIPO “REGISTRO DE PREÇOS PARA MENOR PREÇO POR ITEM”, NA MODALIDADE “PREGÃO PRESENCIAL”, e reger-se-á pela legislação aplicável à espécie, em especial pela Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e do Título XI da Lei Estadual nº 287, de 04 de dezembro de 1979 – Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública, no que não conflitarem com a legislação federal, e pelo Capítulo V, Seção Única, da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 897/2009, observadas as alterações posteriores introduzidas nos referidos diplomas legais.

Ocorrendo decretação de feriado ou outro fato superveniente, de caráter público que impeça a realização deste evento na data acima marcada, a licitação ficará automaticamente prorrogada para o primeiro dia útil subsequente, independentemente da nova comunicação, no mesmo local e horário.

1. – OBJETO

1.1. – A presente licitação Pregão Presencial “Tipo Menor Preço Por Item”, para referente eventual e futura Contratação de Empresas para Locação Banheiros Químicos, para atender as demandas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, com recursos da Municipalidade, “Tipo Menor Preço por Item”, no Processo Administrativo nº 2372/2019, conforme especificações contidas no Termo de Referência Anexo V e Anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX por um período de 12 (doze) meses a contar da data do Termo de Homologação/Adjudicação e assinatura da Ata de Registro.

1.2. – Descrição Abaixo:

(2)

2 Banheiros Químicos (Masculinos, Femininos).

Item Quant. Unid. Descricção

1 600 Diárias

Locação de Banheiros Químicos: cabines de sanitários químicos em polietileno de alta densidade, contendo caixa de dejetos, com capacidade para 200 litros e assento, mictório independente, piso antiderrapante, pontos de ventilação, teto translúcido, dispositivo de trinco com trava interna e com identificação de ocupado/livre, identificação de masculino e feminino, suporte para papel higiênico, produto químico biodegradável e manutenção diária, a empresa vencedora deverá disponibilizar pessoal em número suficiente para atender a manutenção e limpeza diária das cabines sanitárias, inclusive com reposição de peças que eventualmente estejam danificadas e matérias tais como, papel higiênico, desinfetante. (a empresa deverá apresentar documentos de licença ambiental), feminino (300) e masculino (300).

A empresa Contratada deverá realizar diariamente a manutenção dos sanitários, sem direito a explorar os mesmos, mas isso não isentará da responsabilidade de responder pela organização dos mesmos;

A empresa Contratada deverá sempre vistoriar os sanitários, mantendo sempre limpos e prontos para receber a demanda de usuários que ocorrerá durante o evento;

A empresa Contratada deverá disponibilizar contingente de pessoal para fazer a manutenção dos sanitários;

A empresa Contratada será responsável por todo o material necessário para manter os sanitários em condições higiênicas para serem utilizados pelo público.

A empresa Contratada deverá se responsabilizar por toda a montagem, desmontagem, alimentação, estadia e tudo que for necessário para a realização do serviço.

Os banheiros deverão ter no mínimo 2 anos de uso.

Banheiros Químicos (Masculinos, Femininos para Deficientes).

Item Quant. Unid. Descrição

2 100 Diárias

Locação de Banheiros Químicos: cabines de sanitários químicos em polietileno de alta densidade, deficientes físicos usuários de cadeiras de rodas contendo caixa de dejetos, com capacidade para 200 litros e assento, mictório independente, piso antiderrapante, pontos de ventilação, teto translúcido, dispositivo de trinco com trava interna e com identificação de ocupado/livre, identificação de masculino e feminino, suporte para papel higiênico, produto químico biodegradável e manutenção diária, a empresa vencedora deverá disponibilizar pessoal em número suficiente para atender a manutenção e limpeza diária das cabines sanitárias, inclusive com reposição de peças que eventualmente estejam danificadas e matérias tais como, papel higiênico, desinfetante. (a empresa deverá

(3)

3 apresentar documentos de licença ambiental), feminino (50) e masculino (50).

A empresa Contratada deverá realizar diariamente a manutenção dos sanitários, sem direito a explorar os mesmos, mas isso não isentará da responsabilidade de responder pela organização dos mesmos;

A empresa Contratada deverá sempre vistoriar os sanitários, mantendo sempre limpos e prontos para receber a demanda de usuários que ocorrerá durante o evento;

A empresa Contratada deverá disponibilizar contingente de pessoal para fazer a manutenção dos sanitários;

A empresa Contratada será responsável por todo o material necessário para manter os sanitários em condições higiênicas para serem utilizados pelo público.

A empresa Contratada deverá se responsabilizar por toda a montagem, desmontagem, alimentação, estadia e tudo que for necessário para a realização do serviço.

Os banheiros deverão ter no mínimo 2 anos de uso.

1.3. – O valor estimado do presente Pregão Presencial “Tipo Menor Preço Por Item” é de R$

147.735,00 (cento e quarenta e sete reais setecentos e trinta e cinco reais), tornando-se como base o dia 03 de julho de 2019, dia em que foi indicada a despesa, correndo por conta das dotações:

13.392.0043.2.047.0000 – 33.90.39.00 - Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo.

2. – DO PRAZO DO FORNECIMENTO

2.1. – A contração do objeto do presente Pregão referente à referente eventual e futura Contratação de Empresas para Locação Banheiros Químicos, para atender as demandas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, com recursos da Municipalidade,

“Tipo Menor Preço por Item”, será pelo período de 12 (doze) meses de, com a expedição da devida “Nota de Empenho”, devidamente assinada pelo responsável pelo setor de Contabilidade e começará a fluir no dia seguinte do Termo de Homologação/Adjudicação e assinatura da Ata de Registro do Pregão Presencial nº 028/2019, estando adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, conforme previsto no art. 57 da Lei 8.666/93.

2.2. - As solicitações serão feitas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, sendo que as instalações e serviços a serem executados deverão ser realizados nos locais determinados.

Nos períodos das realizações dos eventos (Banheiros Químicos).

3. – LOCAL DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

3.1. – Proceder aos serviços objeto do presente Pregão Presencial referente eventual e futura Contratação de Empresas para Locação Banheiros Químicos, para atender as demandas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, com recursos provenientes do Município, no período da realização do evento.

(4)

4 3.2. – Para os serviços de referente eventual e futura Contratação de Empresas para Locação Banheiros Química, deverão obedecer ao critério determinado pelo Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, no período da realização do evento.

4. – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

4.1. – A licitante que vier a ser contratada deverá apresentar a documentação para a cobrança respectiva através da Secretaria solicitante.

4.2. – Os documentos fiscais de cobrança deverão ser emitidos contra a respectiva Secretaria, e deverão estes devidamente atestados pelo Secretário ou por dois funcionários por ele designado:

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo:

- PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA, CNPJ/MF nº 28.615.557/0001-56, com endereço à Rua Sebastião da Penha Rangel, nº 67 - Centro – Itaocara RJ.

4.3. – Os pagamentos serão efetuados pela PREFEITURA, com recursos próprios da Municipalidade, através da Secretaria Municipal de Cultura. Turismo e Urbanismo, até o 30º trigésimo) dia subsequente à eventual e futura Locação Banheiros Químicos, com recursos provenientes do Município, através de transferência on-line, na seguinte forma: Nota Fiscal emitida despois de empenhada e atestada pelos respectivos funcionários da Secretaria Municipal de Cultura. Turismo e Urbanismo, obedecidas às formalidades legais.

4.4. – Na hipótese de o documento de cobrança apresentar erros, fica suspenso o prazo para o pagamento respectivo, prosseguindo-se a contagem somente após a apresentação da nova documentação isenta de erros.

5. – REAJUSTAMENTO

5.1 – Durante a sua vigência, os preços registrados serão fixos e irreajustáveis, exceto nas hipóteses, devidamente comprovadas de que o equilíbrio econômico-financeiro, situação prevista na alínea “d” do inciso II do art. 65da Lei Federal 8.666/93 ou redução dos preços praticados no mercado.

5.2. – Comprovado a redução dos preços praticados no mercado. A administração convocará a(s) empresa(s) vencedora(s) para, após negociação, redefinir os preços.

6. – FORMA DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL E DA DOCUMENTAÇÃO

6.1. – A licitante deverá entregar ao Pregoeiro a sua Proposta Comercial, com o valor inicial e os seus Documentos de Habilitação em envelopes opacos, tamanho ofício, separados, fechados (colados ou lacrados), constando na parte externa a razão social, o endereço da proponente e os seguintes dizeres:

(5)

5 6.2. – Comprovado a redução dos preços praticados no mercado. A administração convocará a(s) empresa(s) vencedora(s) para, após negociação, redefinir os preços.

6.1.1. – No envelope contendo a Proposta Comercial:

ENVELOPE “A”

“PROPOSTA COMERCIAL”

PREGÃO N° 028/2019

6.1.2. – No envelope contendo a Documentação:

ENVELOPE “B”

“DOCUMENTAÇÃO”

PREGÃO N° 028/2019

5.1.3. – Os dois envelopes deverão estar endereçados da seguinte forma:

À

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA Rua Sebastião da Penha Rangel, nº 67

Centro - Itaocara RJ A/C do Pregoeiro

6.4. – Após à hora estabelecida como limite para a entrega dos envelopes contendo a documentação e a Proposta Comercial das licitantes, nenhum outro envelope será recebido, tampouco será permitida a sua troca.

6.5. – Os envelopes, recebidos em sua totalidade, serão rubricados pelo Pregoeiro e pelos representantes credenciados das licitantes presentes ao certame.

6.6. – No caso excepcional de a sessão do pregão vir a ser suspensa antes de cumpridas todas as suas fases, os envelopes ainda não abertos, devidamente rubricados em local próprio, ficarão sob a guarda do Pregoeiro, e serão exibidos, ainda lacrados e com as rubricas, aos participantes na sessão marcada para o prosseguimento dos trabalhos.

6.7. – Todos os documentos de habilitação apresentados pelas licitantes deverão estar rubricados por seu representante legal ou preposto e numerados em sequência crescente e também deverá conter índice relacionando os documentos e suas respectivas páginas. Esta condição visa agilizar os procedimentos de conferência da documentação, cujo desatendimento não implicará a inabilitação da licitante;

(6)

6 6.8. – Abertos os envelopes da 1ª classificada no preço, todos os documentos neles contidos deverão ser rubricados pelos representantes das licitantes e pelo Pregoeiro.

7. – CREDENCIAMENTO

7.1. – As empresas participantes poderão ser representadas na sessão do pregão por seu representante legal, munido com original e cópia da sua carteira de identidade, ou de outra equivalente, e do documento de credencial que lhe dê poderes para formular ofertas e lances verbais, negociar preços, declarar a intenção de interpor recursos, bem como praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, estes documentos poderão ser conferidas suas autenticidades na hora com o original.

7.1.1. – Entende-se por documento credencial:

a. estatuto/contrato social, quando a pessoa credenciada for sócia, proprietária, dirigente ou assemelhada da empresa licitante, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura;

b. procuração ou documento equivalente da licitante com poderes para que a pessoa credenciada possa manifestar-se em seu nome em qualquer fase deste Pregão, juntamente com estatuto/contrato social, identificando/qualificando a pessoa que assina o documento.

7.1.2. – As Sociedades Anônimas deverão apresentar cópia da Ata de Assembleia Geral ou Reunião do Conselho Administrativo atinente à eleição e ao mandato dos atuais administradores, que deverá evidenciar o devido registro na Junta Comercial pertinente ou publicação prevista na Lei 6.404/76 e suas alterações.

7.1.3. – Xerox da CPF e RG.

7.1.4. – Anexo I – Modelo de Credenciamento

7.1.5. – Anexo II – Declaração de Pleno Atendimento aos Requisitos de Habilitação

7.1.6. – Anexo III – Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, nos termos do art. 42 da Lei Complementar nº 123/06.

7.1.7. – As licitantes poderão apresentar mais de um representante ou procurador, ressalvada ao Pregoeiro a faculdade de limitar esse número a um, se considerar indispensável ao bom andamento das sessões públicas.

7.1.8. – É vedado a um mesmo procurador ou representante legal ou credenciado representar mais de uma licitante, sob pena de afastamento do procedimento licitatório das licitantes envolvidas.

(7)

7 7.1.9. – Serão aceitas propostas encaminhadas por meros portadores que não estejam munidos dos documentos mencionados no item 10.1. A ausência desta documentação implicará a impossibilidade da formulação de lances após a classificação preliminar, bem como a perda do direito de manifestar intenção de recorrer das decisões do Pregoeiro, ficando o representante a licitante impedido de se manifestar durante os trabalhos.

7.1.10. – Os documentos mencionados deverão ser entregues ao Pregoeiro fora ou dentro do envelope, antes do início da sessão.

7.1.11. – Os documentos das licitantes poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da Administração no ato da apresentação dos documentos de credenciamento, desde que apresentado o original, ou publicação em órgão da Imprensa Oficial.

8. – DA PROPOSTA COMERCIAL

8.1. – O envelope “A”, com o título “PROPOSTA COMERCIAL”, deverá conter:

8.1.1. – A Proposta Comercial – Anexo VI e Termo de Referência – Anexo V, da licitante em documento elaborado pela licitante ou formulário próprio elaborado pela Administração, devidamente preenchida, assinada pelo representante legal da empresa licitante ou por seu preposto legalmente estabelecido e carimbada de acordo com as instruções contidas no próprio formulário e bem como sua obrigatoriedade entregue em Pen Drive.

8.2. – O prazo de validade da Proposta Comercial será de 60 (sessenta) dias corridos, da data da abertura.

8.3. – O prazo de vigência do Registro de Preços será de 12 (doze) meses contados a partir da data do Termo de Homologação/Adjudicação e assinatura da Ata de Registro.

8.4. – Os valores serão apresentados em algarismos e por extenso, em moeda nacional (real), contendo no máximo dois algarismos após a vírgula (ex.: R$ 0,00). Nenhuma reivindicação adicional de pagamento ou reajustamento de preços será considerada, sendo eliminado da concorrência aquele fornecedor que apresentar propostas em desacordo com o presente Edital.

8.5. – O valor inicial a ser ofertado pelos proponentes deverá ser de, no mínimo, 2% (dois por cento) de desconto inicial.

8.6. – Em havendo interesse da PMI, por força do disposto no § 1º do art. 65 da Lei 8.666/93, a contatada obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos ou supressão nas aquisições que vierem a ser contratados, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato.

(8)

8 fornecido, através de Comissão Própria, para verificação da qualidade dos mesmos a serem entregues.

8.8. – Os proponentes deverão apresentar propostas sucessivas e em valores distintos e decrescentes por lances mínimos de R$ 1,00 (um real) por lanches, podendo ser negociado pelo Pregoeiro.

9. - DO PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 9.1. As Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

9.1.1. – As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, para utilizarem as prerrogativas estabelecidas na Lei Complementar nº 123/06, deverão apresentar no envelope do Credenciamento, declaração (Microempresa ou EPP) de que ostentam as condições e de que não se enquadram em nenhum dos casos enumerados no § 4º do art. 3º da referida Lei.

9.2 – No local, dia e hora previstos neste Edital, em sessão pública, as licitantes deverão comparecer munidas da documentação, conforme o caso, e dos envelopes “A” e “B”, apresentados na forma anteriormente definida.

8.3. – O julgamento do certame será realizado em uma ou mais sessões públicas, sempre com a lavratura da respectiva Ata circunstanciada, assinada pelas licitantes presentes, pelo Pregoeiro e demais membros da equipe de apoio.

9.4. – Após a abertura da Proposta Comercial e finalizada a etapa de lances, o Pregoeiro procederá à abertura do envelope contendo a Documentação, preliminarmente, a conformidade das Certidões e os anexos exigidos, com a consequente divulgação do desconto cotado pela licitante classificada.

9.5. – Para julgamento e classificação das propostas será adotado o critério do MENOR PREÇO POR ITEM, definidos neste Edital.

9.6. – Será qualificado pelo Pregoeiro para ingresso na fase de lances o autor da proposta de

“MENOR PREÇO POR ITEM” e todos os demais licitantes que tenham apresentado propostas em valores sucessivos e superiores em até 10% (dez por cento) a de Menor Preço.

9.7. – Não havendo pelo menos 03 (três) ofertas nas condições definidas, o Pregoeiro proclamará a qualificação preliminar das licitantes com as três melhores propostas, além da licitante que tiver apresentado o Menor Preço Por Item na proposta escrita.

9.8. – Caso duas ou mais propostas escritas apresentem preços iguais, será realizado sorteio, para determinação da ordem de oferta dos lances.

(9)

9 9.9. – O Pregoeiro convidará individualmente as licitantes qualificadas para apresentarem os lances verbais, a começar pelo autor da proposta escrita de menor preço, seguido dos demais, em ordem crescente de valores.

9.10. – Somente serão aceitos lances cujos valores sejam superiores ao último apresentado.

9.11. – A desistência de apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará a exclusão da licitante da etapa de lances verbais e a manutenção do último lance apresentado pela licitante, para efeito de ordenação das propostas.

9.12. – A desistência dos lances já ofertados sujeitará a licitante às penalidades previstas no neste Edital.

9.13. – O encerramento da etapa competitiva dar-se-á quando, indagadas pelo Pregoeiro, as licitantes qualificadas manifestarem seu desinteresse em apresentar novos lances.

9.14. – Declarada encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente a respeito, ficando vedada a aceitação de proposta.

9.15. – O Pregoeiro poderá negociar diretamente com a licitante vencedora para que sejam obtidos melhores descontos aceitáveis, devendo esta negociação se dar em público e formalizada em Ata.

9.16. – Sendo aceitável a proposta final classificada em primeiro lugar, após negociação, será aberto o envelope contendo a documentação de habilitação da licitante que a tiver formulado, para confirmação das suas condições de habilitação.

9.17. – Verificado o atendimento das exigências de habilitação fixadas no edital, o Pregoeiro declarará a licitante vencedora, adjudicando a ela o objeto do certame, caso nenhuma licitante manifeste a intenção de recorrer.

9.18. – Caso a licitante vencedora desatenda às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará as ofertas subsequentes, na ordem de classificação, verificando, conforme o caso, a aceitabilidade da proposta e o atendimento das exigências de habilitação, até que uma licitante cumpra as condições fixadas neste edital, sendo o objeto do certame a ela adjudicado quando constatado o desinteresse das demais licitantes na interposição de recursos.

9.19. – Da reunião, lavrar-se-á ata circunstanciada, em que serão registradas as ocorrências relevantes e, ao final, será assinada pelo Pregoeiro e demais membros da equipe de apoio, bem como pelas licitantes presentes. A recusa da licitante em assinar a ata, bem como a existência e participante ausente naquele momento, será circunstanciada em ata.

(10)

10 encerramento do certame e verificado que não há interesse por um dos licitantes em apresentar recurso.

10. – DA HABILITAÇÃO

10.1. – Todos os documentos de habilitação apresentados pelas licitantes deverão estar rubricados por seu representante legal ou preposto e numerados em sequência crescente e também deverá conter índice relacionando os documentos e suas respectivas páginas. Esta condição visa agilizar os procedimentos de conferência da documentação, cujo desatendimento não implicará a inabilitação da licitante.

10.2. – Sob pena de inabilitação e consequente eliminação automática desta licitação, a licitante deverá incluir no envelope “B”, com o título "DOCUMENTAÇÃO", os seguintes documentos em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartórios competentes.

10.3. – Em nenhuma hipótese serão aceitos quaisquer tipos de protocolos em substituição aos documentos solicitados, sob pela de desclassificação.

10.4. As certidões negativas que não indiquem, expressamente, o prazo de validade, ter-se-ão como válidas pelo prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua emissão.

10.5. Os documentos expedidos pela Internet poderão ser apresentados em forma original ou cópia reprográfica sem autenticação. Entretanto, estará sujeitos a verificação de sua autenticidade através de consulta realizada pela Comissão de Licitações.

10.6. – HABILITAÇÃO JURÍDICA

10.6.1. - documentos que indiquem os atuais responsáveis pela sua administração;

a. Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, bem como cópias da Cédula de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos respectivos sócios;

b. Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

c. Registro Comercial, no caso de empresa individual;

d. Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);

e. Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes, Estadual ou Municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante;

f. Prova de Regularidade com a Fazenda Federal, mediante a apresentação da Certidão de Tributos e Contribuições Federais e Dívida Ativa da União, em vigor;

g. Prova de Regularidade com a Fazenda Estadual, em vigor e a respectiva Certidão Negativas de Divida Ativa, expedida pela Procuradoria do Estado;

(11)

11 h. Prova de Regularidade com a Fazenda Municipal, através de Certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, devidamente acompanhada da respectiva Certidão Negativa de Divida Ativa em vigor, conforme legislação tributária do Município expedidor da empresa que ora se habilita para este certame;

i. Caso a Certidão Negativa de Débito Municipal seja conjunta com a Dívida ativa este fato deverá constar expressamente do documento

j. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS (Certificado de Regularidade de Situação);

k. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT;

l. Certidão Negativa de Falência ou Concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

m. As firmas deverão apresentar Certidão do Foro de sua sede, indicando os cartórios ou ofícios de Registros que controlam a distribuição de falências, concordatas, execuções patrimoniais, para atendimento do item l.

n. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício sociais já exigíveis e apresentados na forma da lei, nos termos do Artigo 31, inciso I, da Lei n°

8.666/93, somente para as empresas que não se enquadram na categoria de ME ou EPP, estas devem apresentar comprovante de OPÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL, emitido pela Receita Federal do Brasil, ou pelo Sistema Público de Escrituração Digital – SPED;

n.1 - Deverá estar evidenciado no balanço que a Licitante possui índice de liquidez corrente (ILC) igual ou superior a 1,0 (um), calculado pelos dados do balanço através da seguinte fórmula ou em documento separados, atestando especificamente tais índices, contendo ainda as assinaturas do contador responsável e do sócio gerente da empresa:

ILC = Ativo Circulante Passivo Circulante

n.2 - Deverá estar evidenciado no Balanço que a Licitante possui um índice de liquidez geral (ILG) igual ou superior a 1,0 (um), calculado pelos dados do balanço através da seguinte fórmula, ou em documento separados, atestando especificamente tais índices, contendo ainda as assinaturas do contador responsável e do sócio gerente da empresa:

ILG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

n.3) - E/Ou Capital Social integralizado e registrado na data da licitação, comprovando através de ato constitutivo, estatuto, contrato social em vigor, igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor do objeto contratado.

o. Declaração, sob as penalidades cabíveis, da inexistência de fato impeditiva da habilitação e compromisso de comunicação de fato impeditivo superveniente;

p. Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características com o objeto da licitação. Esta comprovação se dará através de apresentação de no mínimo 01 (um) Atestado de Capacidade Técnica, acompanhando da respectiva Certidão de Acervo Técnico, expedido por pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado, este último com firma reconhecida que comprove em qualidade que a licitante tenha prestado/fornecido.

q. Declaração firmada pela licitante, expressando não empregar menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e menores de dezesseis anos, salvo a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz, em cumprimento ao disposto no inciso

(12)

12 da Lei Federal nº 8.666/93, que foi acrescido pela Lei Federal nº 9.854/99, regulamentada pelo Decreto nº 4.358/02.

r. Declaração da empresa afirmando não existir nenhum sócio que tenha vínculo empregatício junto ao município de Itaocara/RJ.

s. Licença Ambiental emitida pelo INEA, locação e transporte de influentes sanitários e locação de banheiros químicos.

t. Registro no CREA da empresa e do Engenheiro Ambiental responsável u. Alvará Sanitário.

v. Contrato de relação comercial entre a licitante e a respectiva estação de tratamento de resíduos (aterro sanitário) onde será despejado o resíduo, com firma reconhecida em Cartório.

10.7. – Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

10.7.1 – A Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte deverá apresentar os documentos de regularidade fiscal, mesmo que apresentem alguma restrição, caso seja adjudicatária deste certame, nos termos do art. 42 da Lei Complementar nº 123/06.

10.7.2. – Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal exigida neste Edital, será assegurado à Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte adjudicatária deste certame o prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados do momento em que for declarada a vencedora, prorrogável por igual período, a critério da Administração da PMI, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

10.7.3. – A falta de regularização da documentação no prazo previsto neste Edital implicará a decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei 8.666/93, sendo facultado à administração convocar as licitantes remanescentes para celebrar a contratação, na ordem de classificação, ou revogar a licitação.

10.7.4. – Todos os documentos comprobatórios exigidos para a habilitação deverão ter validade na data estabelecida no preâmbulo deste edital para a entrega dos envelopes contendo a Proposta Comercial e os Documentos das licitantes.

10.7.5. – Não será admitida a participação de empresas:

10.7.6. – declaradas inidôneas por ato da Administração Pública;

10.7.7. – que estejam cumprindo pena de suspensão do direito de licitar e de contratar com a Administração Pública;

10.7.8. – em consórcio ou grupo de empresas;

10.7.9. – cuja atividade empresarial não abranja o objeto desta licitação.

(13)

13 11. - DOS RECURSOS

11.1. – Ao final da sessão, declarada pelo Pregoeiro a vencedora, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente, a intenção de recorrer, com registro em ata da síntese as suas razões, desde que munido de carta de credenciamento ou procuração com poderes específicos para tal. As licitantes poderão interpor recurso no prazo de 3 (três) dias úteis, ficando as demais licitantes desde logo intimadas a apresentar contra-razões em igual prazo, contado do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

11.2. – A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará decadência do direito de recorrer e a adjudicação do objeto da licitação ao vencedor.

11.3. – O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

11.4. – Os recursos e as contrarrazões interpostos pelas licitantes deverão ser entregues no Serviço de Protocolo da PREFITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA, localizado no prédio administrativo, situado na Rua Sebastião da Penha Rangel, nº 67 - Centro, Itaocara/RJ, das 12 às 17 horas, diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados.

11.5. – Os recursos e as contrarrazões serão dirigidos ao Presidente da Comissão Permanente de Pregão da Prefeitura Municipal de Itaocara, que, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, decidirá de forma fundamentada.

11.6. – Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Itaocara, adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório.

12. – LOCAL DAS INSTALÇÕES E SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

12.1. – As instalações dos Banheiros Químicos e execução dos serviços objeto deste Pregão serão nos endereços solicitados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, obedecendo as suas respectivas especificações do fabricante dos produtos, em perfeito estado de funcionamento preenchendo a Declaração de Entrega dos mesmos em nome do portado da

“Nota de Empenho”.

13. – OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES 13.1. – DA(S) CONTRATADA(S)

13.1.1. – Reparar, corrigir, remover, reconstituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto desta, em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da aquisição do objeto da Licitação.

(14)

14 qualificação exigidas;

13.1.3. – Apresentar à contratante, a qualquer tempo, documentos que a mesma exigir.

13.1.4. – Responder pelas despesas resultantes de quais ações, demandas decorrentes de danos, seja por culpa sua ou quaisquer de seu empregados e prepostos, obrigando-se outrossim, por quaisquer responsabilidade decorrentes de ações judiciais de terceiros, que lhe venham a ser exigidas por força de Lei, ligadas ao cumprimento do presente contrato.

13.1.5. - Fornecer, mediante “NOTA DE EMPENHO”, devidamente assinada pelo responsável pelo Setor de Contabilidade;

14. – PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO OBJETO

14.1. – O acompanhamento e a fiscalização do objeto contratado caberá ao titular da Secretaria Municipal Cultura e Turismo, que determinará o que for necessário para regularização de faltas ou defeitos, etc..., nos termos do art. 67 da Lei Federal nº 8.666/93 e, na sua falta ou impedimento, pelo seu substituto.

15. – DO RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

15.1. – A CONTRATANTE poderá considerar rescindido este contrato, de pleno direito, independente de qualquer notificação, aviso prévio, interpelação judicial ou extrajudicial, nos termos do que prescreve os artigos 77 a 80, I da Lei 8.666/93, e ainda, se a CONTRATADA:

15.2. – A rescisão deste contrato poderá ser:

15.2.1. – Determinada, por ato unilateral e fundamentado, por escrito, da autoridade competente da CONTRATADA, nos casos enumerados neta cláusula, acarretando as consequências constantes das alíneas I, II, III e IV, com as implicações dos parágrafos primeiro, segundo e terceiro do art. 80 da Lei 8.666/93.

15.2.2. – Amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo de licitação, desde que haja conveniência para a CONTRATANTE.

15.2.3. – Judicial, nos termos da legislação processual.

15.2.4. – A rescisão deste contrato acarretará, sem prejuízos de exigibilidade de débitos anteriores por parte da CONTRATADA, inclusive por multas impostas e demais condições estabelecidas neste instrumento.

(15)

15 16. – DA VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO E DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL À EXECUÇÃO DO CONTRATO, ESPECIALMENTE AOS CASOS OMISSOS.

16.1. – A lavratura do presente contrato foi autorizada por ato do Prefeito Municipal de Itaocara no Processo Administrativo nº 3037/2019.

16.2. – A presente contratação segue exatamente os dizeres e princípios da Lei Federal nº 8.666/1993 e está plenamente vinculada ao seu instrumento convocatório.

Os casos omissos serão regulados, sucessivamente, pelos preceitos de direito público, pela teoria geral dos contratos e pelas disposições de direito privado.

17. - SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

16.1. – No caso de descumprimento total ou parcial das condições deste edital, a PREFEITURA, sem prejuízo das perdas e danos e das multas cabíveis, nos termos da lei civil, aplicará à contratada, conforme o caso, as penalidades previstas nos art. 86, 87 e 88 da Lei Federal nº 8.666/93.

a) advertência;

b) multa administrativa graduável conforme a gravidade da infração, não excedendo, em seu total, ao equivalente a 10% (dez por cento) do valor do contrato ou do seu empenho;

c) suspensão temporária da faculdade de licitar e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

d) declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação, na forma da Lei, perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

18. – CONSIDERAÇÕES DE CARÁTER GERAL

18.1. – O esclarecimento de dúvidas e informações sobre o presente edital poderá ser requerido, por escrito, inclusive por fax, através da linha telefônica nº. (0xx22) 3861-8300 ramais 214/218/219, ou pelo e-mail licitacao.itaocara@yahoo.com.br, à Comissão Permanente de Licitações, situada na Rua Sebastião da Penha Rangel, nº 67 - Centro – Itaocara RJ, das 12 às 17 horas, diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados, até dois dias úteis anteriores à data fixada neste edital para recebimento das propostas.

18.2. – As retificações do edital por iniciativas oficiais ou provocadas por eventuais impugnações obrigarão as todas licitantes, sendo comunicadas aos adquirentes do edital, via telefax, e-mail, telegrama ou entrega pessoal, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a modificação não alterar a formulação das propostas.

18.3. – Durante as sessões da licitação, somente poderão se manifestar o Pregoeiro e demais membros da equipe de apoio e um representante legal ou credenciado de cada licitante. Os demais presentes ao certame só poderão fazê-lo com a permissão do Pregoeiro.

(16)

16 ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

18.5. – A Administração poderá, a qualquer momento, revogar esta licitação por razões de interesse público, fundado em fato superveniente devidamente comprovado, ou anular o certame, se constatado vício no seu processamento.

18.6. – Ocorrendo à revogação ou anulação do certame, a decisão será publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

18.7. – Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento.

18.8. – Os casos omissos serão resolvidos pelo Pregoeiro, com auxílio da equipe de apoio.

18.9. – A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA e as licitantes elegem o foro da Comarca de Itaocara RJ, para dirimir qualquer questão controversa relacionada com este Edital.

19. – Fazem Parte Integrante Deste Edital:

Anexo I – Modelo de Credenciamento;

Anexo II – Declaração de Pleno Atendimento aos Requisitos de Habilitação;

Anexo III – Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, nos termos do art. 42 da Lei Complementar nº 123/06;

Anexo IV – Declaração de Inexistência de Fato Superveniente Impeditivo da Habilitação;

Anexo V – Termo de Referência;

Anexo VI – Modelo de Proposta;

Anexo VII – Declaração de Cumprimento ao Inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal;

Anexo VIII – Declaração de Vínculo Empregatício.

Anexo IX – Ata de Registro de Preços;

Itaocara, 22 de julho de 2019.

Rogério Lessa Vieira Pregoeiro

Referências

Documentos relacionados

[r]

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

corrido, onde ‘tudo pode’, e que não é apreciado pelos cantadores de chula. O samba chula permite a entrada de uma só dançarina depois da chula cantada, que é seguida

e) Os ministérios, órgãos integrantes da administração direta, não possuem per- sonalidade jurídica própria... Ainda a respeito dos atos administrativos, assinale a opção

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

O conteúdo do EIA deverá incluir um capítulo dedicado à análise de risco, que tem por objectivo a identifi cação dos potenciais riscos resultantes de eventuais acidentes que

Imagine que você seja um ótimo produto, que poderá agregar valor na vida das mulheres, porém que não tenha nenhuma estratégia de persuasão e por isso não está vendendo, por isso