• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Estágio Patrícia Mendes Sousa Neves

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Relatório de Estágio Patrícia Mendes Sousa Neves"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

Relatório de Estágio

Patrícia Mendes Sousa Neves

ORIENTADO POR: Dr.ª MARIA RAQUEL SOARES DE CARVALHO RORIZ DRAGON FORCE – FUTEBOL CLUBE DO PORTO

1.º CICLO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO | UNIDADE CURRICULAR ESTÁGIO

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

RE

PORTO, 2022

(2)
(3)
(4)

Quero agradecer à minha família por todo o apoio que me deram ao longo destes anos tão importantes. Foi fundamental contar com a força deles não só para a realização deste trabalho, mas principalmente durante todo este percurso.

Como em tudo existem momentos bons e momentos maus que nos fazem pensar em desistir e chegamos mesmo a acreditar que não somos capazes, nesse momento pude contar com a minha família para me dar o incentivo que precisava e, felizmente, estiveram sempre lá para me ampararem e me ajudarem a alcançar os meus objetivos.

Não tenho como agradecer aos meus pais que permitiram que me dedicasse a cem por cento à faculdade, sempre insistiram que era o mais importante e que devia aproveitar ao máximo esse privilégio me dedicando de corpo e alma à construção do meu futuro.

À minha irmã que foi uma ótima conselheira e todos os dias me convencia que estava no caminho certo e que era possível.

Ao Joel, faltam-me as palavras para descrever o que significa para mim e a importância indiscutível que teve neste caminho, posso dizer que o percorremos lado a lado de mãos dadas. Sem ele não seria igual. Transmitiu-me a sua calma, confiança e a positividade que precisava. Foi um companheiro de todas as horas.

À minha avó que sempre se mostrou tão ansiosa com o final deste ciclo e que finalmente vai ter a fotografia que tanto queria.

Nunca vou conseguir agradecer por todo o carinho e amor com que a cada dia me inspiravam a ser pessoa que sou hoje.

(5)

me deram a motivação que precisei. Para mim é muito importante ter cada um deles comigo e é gratificante poder festejar com eles todas as vitórias.

À Dr.ª Maria Roriz, agradeço por toda a confiança, pelo acompanhamento exemplar e por me ter transmitido a tranquilidade que precisava para conseguir chegar até aqui. Obrigada pela oportunidade e por me ter ajudado a crescer como profissional!

À Dr.ª Raquel Teixeira, que esteve sempre presente, agradeço por toda disponibilidade, excelente acompanhamento e conselhos transmitidos. Foi, sem qualquer dúvida, um apoio essencial.

Gostaria também de agradecer a todos os membros da Dragon Force, desde colegas do departamento de nutrição, atletas, treinadores, fisioterapeutas e encarregados de educação que me trataram sempre tão bem e me acolheram desde o início, proporcionando um excelente ambiente de trabalho e tornando esta experiência ainda melhor.

Um muito obrigada à FCNAUP por tudo o que me ensinou e me permitiu experienciar. Tive a oportunidade de me cruzar com inúmeros profissionais de excelência que marcaram a minha vida académica e que vão ficar para sempre na minha memória. Foram quase 5 anos intensos que vou guardar com muito carinho.

(6)

Agradecimentos ... ii

Sumário ... iv

Lista de abreviaturas, siglas e acrónimos ... v

1. Introdução ... 1

2. Objetivos ... 3

2.1. Objetivos Gerais ... 3

2.2. Objetivos Específicos ... 3

3. Local de estágio, duração e orientação ... 4

4. Atividades realizadas ... 5

4.1. Avaliações Antropométricas ... 5

4.2. Consultas de Nutrição ... 7

4.2.1. Análise da intervenção nutricional ... 9

4.3. Sessões, atividades e materiais de educação alimentar ... 10

4.4. Formação complementar e atividades curriculares ... 11

4.5. Trabalho complementar ... 12

5. Conclusão ... 13

6. Apêndices ... 15

6.1 Índice de apêndices ... 15

7. Anexos ... 22

7.1 Índice de anexos ... 22

(7)

AA – Avaliação Antropométrica BP – Baixo Peso

DF – Dragon Force

EE – Encarregados de Educação EP – Excesso de Peso

FCP – Futebol Clube do Porto IMC – Índice de Massa Corporal

ISAK – International Society for the Advancement of Kinanthropometry MSP – Metodologia de Seguimento Prioritário

OB – Obesidade

%MG – Percentagem de Massa Gorda PC – Perímetro da Cintura

(8)
(9)

1. Introdução

A licenciatura em Ciências da Nutrição foi para além da primeira opção, a opção mais certa e da qual me orgulho. Desde sempre me interessei pela alimentação, talvez por ter praticado desportos de competição que me incentivavam a ter um estilo de vida saudável. Foi até nessa altura que tive o primeiro contacto com um nutricionista e que me despertou um enorme interesse pela área. É incrível como a profissão é abrangente e nos dá oportunidade de abraçar projetos tão diferentes que nos tornam profissionais e pessoas mais completas. Tive a certeza disso quando realmente iniciei o meu estágio curricular.

Consegui ter contacto com profissionais da área, adultos e crianças, foi sem dúvida muito completo e permitiu esclarecer muitas dúvidas que é normal surgirem durante este período de incertezas.

No início deste desafio, acho que é normal sentirmos um grande sentido de responsabilidade e penso que todos nos questionamos se de facto vamos estar à altura do desafio. Nessa altura podia seguir dois caminhos: o de continuar a questionar-me e duvidar que é possível e de que sou capaz ou o de me envolver completamente nesta caminhada e sentir que aprendi com todas as etapas e que pude não só aumentar o meu conhecimento como profissional como também evoluir como pessoa. Depois destes anos é com uma grande satisfação e orgulho que relembro todo o meu progresso. Tive a oportunidade de me cruzar com pessoas maravilhosas, que me marcaram e que levo para a vida.

Estou muito agradecida por toda esta experiência tão enriquecedora. Foi excelente poder colocar em prática os conhecimentos que fui adquirindo ao longo destes 4 anos de licenciatura. Nesta fase percebemos exatamente o propósito de

(10)

tudo o que fomos aprendendo e todos os pormenores fazem sentido. O contacto com as pessoas foi o que mais me agradou nesta experiência; sentirmos que fazemos a diferença e que podemos ajudar (tanto fisicamente como psicologicamente) os outros é sem dúvida gratificante. Apercebi-me que é muito mais do que a teoria, não se trata simplesmente de educação alimentar ou mesmo fazer um plano alimentar… é ouvir, compreender e criar empatia. Acredito que criando uma ligação com o outro tudo é possível, passam a confiar em nós e acreditam assim como nós que é mesmo possível. Mostrei-me sempre muito disponível durante o acompanhamento dos alunos para que pudessem esclarecer todas as dúvidas, pois acredito na nutrição como algo a longo prazo (para a vida) não uma mudança temporária só para atingir um objetivo a curto prazo. A importância da nutrição no seu esplendor. Dar o que de melhor conseguimos ao nosso corpo, nutrir-nos corretamente para nos sentirmos realmente bem, saudáveis, podermos desempenhar as tarefas do dia-a-dia, conseguirmos ser produtivos no trabalho, fazer atividade física, dormirmos bem (como fala o trabalho complementar) e sermos felizes.

O presente relatório tem como objetivo expor e rever todas as atividades realizadas durante o estágio curricular bem como todas as competências adquiridas.

(11)

2. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais:

• Colocar em prática os conceitos teóricos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências da Nutrição, sobretudo, nas áreas de atuação de Nutrição Clínica, Nutrição Pediátrica, Nutrição Comunitária e Nutrição no Desporto;

• Adquirir novos conhecimentos, no âmbito das Ciências da Nutrição;

• Desenvolver competências pessoais, éticas e profissionais, fundamentais para a prática da profissão de nutricionista;

• Compreender as diversas funções de um nutricionista nas diferentes áreas de atuação;

• Estimular o desenvolvimento de espírito crítico, comunicação e capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar;

• Desenvolver caraterísticas intrínsecas de autonomia, organização, responsabilidade e compromisso;

• Aperfeiçoar as capacidades de pesquisa bibliográfica, bem como interpretação e síntese de evidência científica.

2.2 Objetivos Específicos:

• Avaliar e monitorizar o estado nutricional e a evolução da composição corporal de jovens atletas, através da realização de avaliações antropométricas;

• Identificar casos de inadequado estado nutricional e proceder ao acompanhamento desses jovens através de consultas de nutrição;

(12)

• Incentivar os jovens atletas a melhorar o estado nutricional e os seus hábitos alimentares através do acompanhamento prestado;

• Elaborar aconselhamentos e planos alimentares individualizados adequados às necessidades nutricionais dos atletas, tendo em contas as suas rotinas e preferências alimentares;

• Desenvolver materiais informativos e atividades de educação alimentar destinados aos atletas e/ou encarregados de educação (EE);

• Participar em atividades recreativas, como eventos temáticos, de forma a promover hábitos alimentares saudáveis;

• Participar em congressos e formações com o objetivo de adquirir mais conhecimentos na área das Ciências da Nutrição;

• Desenvolver conhecimento e espírito científico através da elaboração de uma revisão narrativa da literatura intitulada “Intervenções nutricionais na qualidade e higiene do sono – Uma revisão da sua interação ao longo do ciclo de vida”.

3. Local de estágio, duração e orientação

O estágio curricular, integrado no 8º semestre da licenciatura em ciências da Nutrição na FCNAUP, decorreu entre o dia 11 de outubro de 2021 e o dia 9 de novembro de 2021 no Serviço de Nutrição do Centro Hospitalar Universitário São João, perfazendo um total de 140 horas. Este foi orientado pela Prof. Dr.ª Maria Flora Ferreira Sampaio de Carvalho Correia.

Posteriormente, realizei o estágio de 1 de dezembro de 2022 a 18 de março de 2022 na Dragon Force (DF) – Futebol Clube do Porto (FCP), mais propriamente na escola DF Grijó, perfazendo um total de 560 horas de trabalho (Anexo A).

(13)

A orientação foi da responsabilidade da Dr.ª Maria Raquel Soares de Carvalho Roriz (Anexo B).

4. Atividades realizadas

Durante a primeira parte do estágio, realizada em contexto hospitalar, assisti a consultas de nutrição e estive no serviço de internamento, concretamente no Serviço de Internamento de Pneumologia e Cardiologia. As consultas eram divididas em: Consulta Externa de Nutrição – Endocrinologia; Consulta de Avaliação Multidisciplinar para o Tratamento Cirúrgico da Obesidade; Consulta de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Consulta CRI do Sono.

Na fase posterior, durante o estágio realizado na Dragon Force, tive a oportunidade de contactar com crianças e adolescentes praticantes de futebol, em diferentes níveis competitivos e com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos.

A minha intervenção incluiu o contacto com atletas associados a uma prática desportiva num contexto mais recreativo (alunos de turmas) e, com atletas de competição, com diferenças a nível da exigência e frequência de treino semanal. Os alunos de turmas treinam 2 a 3 vezes durante a semana, dependendo do escalão em que estão inseridos e, não têm nenhum momento competitivo. Os alunos de competição treinam 3 vezes por semana e contam com um jogo semanal, ao fim de semana.

4.1 Avaliações antropométricas

No início da época desportiva, nomeadamente, em outubro de 2021, 155 alunos da escola DF Grijó foram submetidos a avaliação antropométrica inicial

(14)

(AA), com o intuito de avaliar o seu estado nutricional (Apêndice A). De forma a cumprir esse objetivo, foram avaliados os seguintes parâmetros antropométricos:

peso, com recurso a balança digital (Seca® Robusta 813), estatura, utilizando um estadiómetro (Seca® Bodymeter 206) e perímetro da cintura (PC), através de fita métrica SECA® 201, a todos os alunos. Para além disso, os atletas de escalões de competição, com idade superior a 10 anos, foram ainda sujeitos à medição de 4 pregas cutâneas: tricipital, bicipital, subescapular e suprailíaca, de acordo com o protocolo da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK)1, com recurso a lipocalibrador SlimGuide®.

Posteriormente, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliado o seu percentil, de acordo com as diretrizes das curvas de percentis da Organização Mundial da Saúde - WHO Child Growth Standards2. Os valores relativos ao perímetro da cintura foram interpretados com base nos percentis de referência estabelecidos por Sardinha et al3. No caso dos atletas de competição, após serem sujeitos à avaliação de pregas cutâneas foi calculada uma estimativa da percentagem de massa gorda (%MG) com recurso às equações de Sarría al.4, Slaughter et al.5 e Durnin & Rahaman 6, sendo o resultado obtido pela média da

%MG das três equações.

1. Stewart A, Marfell-Jones M, Olds T, De Ridder J. International Standards for Anthropometric Assessment.

2011.

2. World Health O. WHO child growth standards: length/height-for-age, weight-for-age, weight-for- length, weight -for-height and body mass index-for-age: methods and development. Geneva: World Health Organization; 2006. [atualizado em: 2006]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/43413.

3. Sardinha LB, Santos R, Vale S, Coelho e Silva MJ, Raimundo AM, Moreira H, et al. Waist circumference percentiles for Portuguese children and adolescents aged 10 to 18 years. Eur J Pediatr. 2012; 171(3):499-505.

(15)

Os alunos classificados com a categoria de percentil de IMC correspondente a obesidade (OB) ou baixo peso (BP), e ainda atletas de escalões de competição classificados com excesso de peso (EP) foram sinalizados para a Metodologia de Seguimento Prioritário (MSP), com consulta de nutrição a cada 2 meses.

Foram destacados 52 alunos da escola DF Grijó, sendo que apenas foram seguidos os atletas cujos encarregados de educação demonstraram interesse neste acompanhamento. Estes alunos foram acompanhados através de consulta de nutrição e AA de monitorização, sendo estas realizadas durantes as semanas que antecederam a consulta de seguimento, utilizando os mesmos procedimentos da AA inicial, de forma a aferir a sua evolução.

4.2 Consultas de Nutrição

Todas as consultas foram realizadas em regime online através da plataforma digital Zoom Colibri e tiveram início após o término das AA iniciais, dando prioridade de acompanhamento aos alunos da MSP. Esses alunos, como foi referido anteriormente, tinham consultas a cada dois meses enquanto os alunos de turmas, classificados com EP, tiveram uma consulta trimestral.

4. Sarría, A., García-Llop, L. A., Moreno, L. A., Fleta, J., Morellón, M. P., & Bueno, M. (1998). Skinfold thickness measurements are better predictors of body fat percentage than body mass index in male Spanish children and adolescents. European Journal of Clinical Nutrition, 52(8), 573–576.

https://doi.org/10.1038/sj.ejcn.1600606

5. Slaughter et al. Skinfold Equations for Estimation of Body Fatness in Children and Youth Published. Human Biology. 1988; 60(5), 709–723.

6. Durnin, J. V. G. A., & Rahaman, M. M. (1967). The assessment of the amount of fat in the human body from measurements of skinfold thickness. British Journal of Nutrition, 21(3), 681.

https://doi.org/10.1079/BJN19670070

(16)

Os restantes alunos também tinham oportunidade de ter uma consulta de nutrição durante a época, sendo contactados por ordem decrescente de escalão de competição e, dentro do mesmo escalão, dando prioridade por ordem decrescente de valor de %MG.

Em contexto de consulta de nutrição, em que os alunos eram preferencialmente acompanhados pelos seus encarregados de educação, aplicou- se o protocolo de consulta interno da DF, no qual foram recolhidas informações relativas ao volume de treino semanal, condições de saúde, terapêutica medicamentosa, existência de alergias e/ou intolerâncias alimentares, horas de sono, quantidade de água ingerida durante um dia e alimentos preteridos.

Em seguida, de forma a caraterizar os hábitos alimentares dos alunos, procedeu-se ao registo da história alimentar, sendo que a informação relativa às porções de alimentos foi obtida com auxílio a um manual fotográfico interno, desenvolvido com base no manual fotográfico aplicado no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF)7. Tendo em consideração os hábitos alimentares reportados, assim como as preferências do aluno, procedeu-se à realização de um aconselhamento alimentar personalizado, com objetivo de melhorar os seus hábitos alimentares.

7. Torres D, Faria N, Sousa N, Teixeira S, Soares R, Amorim H, et al. Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, IAN-AF 2015-2016: Manual Fotográfico de Quantificação de Alimentos. Universidade do Porto. 2017

(17)

Consoante o objetivo da consulta, isto é, diminuição ou aumento de peso, ou ainda otimização do rendimento desportivo, foi preenchido um documento de aconselhamento alimentar específico da consulta para cada um dos objetivos, elaborado previamente pelo Departamento de Nutrição da DF.

Este documento incluía sugestões de alimentos e bebidas para cada refeição do dia e um espaço dedicado a observações, utilizado para facilitar a compreensão por parte dos alunos e respetivos EE. Para além disso, de forma a esclarecer algumas dúvidas que surgiam por parte dos alunos ou dos EE e promover escolhas alimentares saudáveis, recorreu- se ainda a um documento interno com informação relativa à composição nutricional de diversos alimentos e bebidas.

Os documentos de aconselhamento alimentar eram enviados posteriormente por e-mail aos EE.

No que diz respeito às consultas de seguimento, estas tinham como objetivo monitorizar as alterações antropométricas e de hábitos alimentares conseguidos no espaço temporal proposto entre consultas. Nos casos em que o objetivo definido não foi atingido, foram discutidas novas estratégias e definidos novos objetivos. Quando os alunos que demonstraram evolução positiva foi dado um reforço positivo ao aluno e ao EE.

Foram realizadas um total de 95 consultas de nutrição a alunos da escola DF Grijó, das quais 45 foram de seguimento.

4.2.1 Análise da intervenção nutricional

Com o intuito de avaliar a eficácia das estratégias nutricionais implementadas em contexto de consulta a alunos prioritários, foi realizada uma análise estatística com a evolução dos resultados do 1º trimestre da época

(18)

desportiva (Apêndice C). Essa avaliação foi realizada através da comparação dos valores de Índice de Massa Corporal, de percentil de IMC e/ou categoria de percentil de IMC.

4.3 Sessões, Atividades e Materiais de Educação Alimentar A. Treinos temáticos e atividades de educação alimentar:

• Campo de Férias 2021/2022 (Apêndice D): Atividade realizada no dia 23 de dezembro de 2021 na escola DF Porto, junto de alunos de diferentes escalões (4 a 14 anos de idade), com o objetivo de dar a conhecer melhor a Roda dos Alimentos Mediterrânica, assim como alguns benefícios da ingestão de vários alimentos dos grupos da Roda, integrando-a num momento competitivo. Neste sentido, os atletas foram divididos, de acordo com a faixa etária, em 3 grupos (A, B e C) e, em cada grupo, ainda sofreu uma 2ª divisão para se formar 2 equipas que iriam disputar pontos nesta atividade para somarem aos restantes já obtidos durante o Campo de Férias.

• Taça da Sustentabilidade 2021/2022 (Apêndice E): Esta atividade realizou- se no dia 18 de março de 2022 na Escola Dragon Force Grijó e destinou-se a alunos de turmas. Este foi um torneio intraescolas que teve como objetivo assegurar um episódio de competição, mesmo para os alunos que não pertencem a equipas de competição, sendo o tema do evento a sustentabilidade. Para esta dinâmica foram aplicadas 2 atividades:

(1) “Painel da Lipor” – com o objetivo de os alunos identificarem ações e comportamentos corretos e incorretos no seu quotidiano, no âmbito dos

(19)

tópicos – Resíduos, Mobilidade, Saúde, Energias Renováveis, Compostagem, Água, Consumo, Preservação da Floresta, Consumo e Cidadania.

(2) “O percurso da Reciclagem” – esta atividade lúdica tinha como objetivo garantir que os alunos sabem onde colocar as diferentes embalagens de alimentos (vidro, plástico e cartão). Para isso, os atletas deviam percorrer o respetivo circuito composto por cones e terminar no ecoponto indicado (verde, azul ou amarelo). Durante as atividades foram abordados temas associados às ciências da nutrição de forma a complementar a atividade e investir na educação alimentar, concretamente através do reconhecimento de alimentos saudáveis ou não saudáveis.

B. Documentos informativos:

• Newsletter Interna (Apêndice F) – No mês de março de 2022, elaborei um resumo infográfico do artigo científico “Association of night-time screen- viewing with adolescents’ diet, sleep, weight status, and adiposity”. A respetiva infografia foi apresentada e discutida durante uma reunião interna do Departamento de Nutrição, com todos os membros da equipa.

4.4 Formação complementar e atividades curriculares:

• Sessões de formação do Departamento de Nutrição DF: Mensalmente eram realizadas, pelo departamento de nutrição, formações através das plataformas Zoom Colibri ou Microsoft Teams. Estas tinham como objetivo a exposição de conteúdos e matérias na área das Ciências da Nutrição, bem como o esclarecimento de dúvidas e partilha de dificuldades sentidas, de

(20)

formar a serem discutidas em equipa. Nestas sessões foram também abordados vários temas das áreas da Nutrição Pediátrica e no Desporto, bem como informações relevantes sobre atuação e procedimentos internos da equipa. Existiu ainda a oportunidade de partilhar a experiência entre colegas assim como a apresentação e discussão de resultados internos. As formações foram asseguradas pelas coordenadoras do departamento de nutrição, a Dr.ª Maria Roriz e a Dr.ª Raquel Teixeira.

• 5º Congresso da Sociedade Portuguesa da Nutrição e Alimentação/7º Congresso Low Cost de Nutrição (SCPNA): Nos dias 12 e 13 de novembro de 2021 estive presente no 15º Congresso da SCPNA.

• I Congresso Internacional Online para Nutricionistas da Nutrition Academy:

Nos dias 25, 27 e 29 de janeiro de 2022 participei no I Congresso Internacional Online para Nutricionistas.

• Webinar “O ABC da Nutrição Pediátrica”: No dia 12 de março de 2022 assisti ao webinar intitulado “O ABC da Nutrição Pediátrica” com a participação da Dr.ª Ana Magalhães Pereira.

(21)

4.5 Trabalho complementar

Elaboração de uma revisão narrativa denominada “Intervenções nutricionais na qualidade e higiene do sono – Uma revisão da sua interação ao longo do ciclo de vida”.

5. Conclusão

Este foi um desafio verdadeiramente gratificante. Posso dizer que esta foi uma etapa fulcral do meu percurso académico, permitiu-me ao fim de 4 anos de muito estudo e dedicação ter um contacto mais próximo da realidade que é ser um nutricionista. Concluo esta etapa com a certeza que de tenho pela frente um longo caminho de aprendizagem, mas posso dizer que sinto uma enorme vontade de o percorrer. Considero que tive a oportunidade de adquirir competências essenciais que me vão acompanhar ao longo das próximas etapas e que me tornei uma pessoa mais decidida, motivada e com menos receio de integrar novos desafios, características estas que me tornam uma pessoa mais completa e me fizeram evoluir tanto a nível pessoal como profissional.

Durante o meu estágio curricular tive o privilégio de conhecer e aprender com profissionais de referência na área das Ciências da Nutrição, algo que teve muito impacto em mim, pois inspiravam-me e faziam-me gostar ainda mais da profissão.

Neste momento estou muito ansiosa por saber o que o futuro me reserva.

Sinceramente, para mim, tornou-se algo melhor do que eu algum dia idealizei.

Perceber que todo o nosso esforço e dedicação tem um impacto tão importante no outro é algo que motiva e me faz sentir realmente realizada. Durante a minha curta experiência consegui entender o papel fundamente e o impacto que o

(22)

nutricionista tem na melhoria dos hábitos alimentares em idade pediátrica, algo de grande importância e valor.

Por fim, aproveito para destacar a importância indiscutível que a profissão tem em todas as vertentes que se insere e ao longo de toda a vida. Por esse motivo, vou continuar o meu percurso com a esperança de futuramente ter a oportunidade de trabalhar nesta área que me conquistou e me desperta tanto interesse.

(23)

6. Apêndices

6.1 Índice de apêndices

Apêndice A - Resultado das AA iniciais ...16 Apêndice B - Caracterização das consultas de Nutrição...17 Apêndice C - Caracterização trimestral do acompanhamento de nutrição a alunos da Metodologia de Seguimento Prioritário ...18 Apêndice D - Plano de sessão "Campo de Férias 2021/2022" ...19 Apêndice E - Plano de sessão "Taça da Sustentabilidade 2021/2022" ...20 Apêndice F - Newsletter "Association of Night-Time-Screen-Viewing With Adolescents' Diet, Sleep, Weight Status, and Adiposity" ...21

(24)

Apêndice A – Resultados das avaliações antropométricas iniciais

Figura 1 – Distribuição da classificação das categorias de percentil de IMC na avaliação antropométrica inicial a alunos da DF Grijó (frequência absoluta).

Figura 2 – Distribuição da classificação das categorias de percentil de IMC na avaliação antropométrica inicial a alunos da DF Grijó (prevalência).

0

91

38

26

Baixo Peso Normoponderal Excesso de Peso Obesidade

0,0%

58,7%

24,5%

16,8%

Baixo Peso Normoponderal Excesso de Peso Obesidade

(25)

Apêndice B – Caracterização das Consultas de Nutrição – DF Grijó

Figura 3 – Distribuição das consultas de nutrição realizadas, por motivo.

0% 14%

54%

32%

Baixo Peso Otimização do rendimento Excesso de Peso Obesidade

(26)

Apêndice C – Análise trimestral do acompanhamento de nutrição a alunos inseridos na Metodologia de Seguimento Prioritário – DF Grijó

Figura 5 – Distribuição da evolução antropométrica, nos alunos prioritários, com consulta de nutrição.

35%

30%

23%

5%

7%

Manteve Piorou IMC Melhorou IMC Melhorou PIMC Melhorou categoria de PIMC

(27)

Apêndice D – Plano de sessão “Campo de Férias 2021/2022”

Público-alvo: Alunos de todos os escalões da DF (Escalões - Turmas: Iniciação a Expert; Escalões - Competição:

SUB7 a SUB15).

Objetivos gerais: Promover literacia relativamente à Roda dos Alimentos Mediterrânica de modo a incentivar e promover a valorização deste padrão alimentar juntos dos mais novos.

Objetivos específicos:

- Apurar os conhecimentos dos alunos relativamente a uma das principais representações gráficas dos alimentos que deverão fazer parte do padrão alimentar das crianças e adolescentes;

- Testar a capacidade dos alunos para identificar características e benefícios de alimentos que devem fazer parte da sua alimentação;

- Promover o espírito de equipa e facultar um momento de competição relacionado com a Nutrição, em contexto desportivo.

Material e equipamento necessário: Roda dos Alimentos impressa em tamanho real; Fita cola; Cartões digitais para cada alimento alvo de pergunta (com níveis de dificuldade diferentes); Vendas.

Descrição da atividade: Os participantes serão divididos, tendo em conta a sua faixa etária, em 3 grupos (A, B e C) e, em cada grupo irá ainda ocorrer uma 2ª divisão para se formarem 2 equipas, de modo a disputar pontos nesta atividade. Os pontos obtidos serão somados aos restantes já conseguidos durante o Campo de Férias. Cada grupo terá 1 Roda dos Alimentos afixada, que será contextualizada no início da atividade. Será perguntado quem é que já a conhece, serão apresentados todos os grupos que a compõem e será ainda questionado o que indica o tamanho de cada um deles. Posteriormente, 1 aluno de cada equipa será vendado e, para ganhar pontos terá de acertar no alimento mistério, cujas 3 pistas a descrevê-lo serão lidas pelo Nutricionista, no grupo da Roda a que pertence e ainda, com a ajuda dos colegas de equipa, os alunos vendados tentarão localizar o grupo da Roda onde colocariam o alimento, sempre vendados. O grau de dificuldade das pistas desenvolvidas será devidamente adaptado para cada grupo, consoante as idades.

Observações: Nada a salientar.

Campo de Férias 2021/2022

Data: 23/12/2021 Local: DF Porto Duração: 15 minutos

(28)

Apêndice E – Plano de sessão “Taça da Sustentabilidade 2021/2022”

Público-alvo: Alunos de todos os escalões de turmas da DF Grijó.

Objetivos gerais:

- Promover a literacia relativamente a opções certas e erradas sobre a temática da Sustentabilidade, de forma a consciencializar os alunos para a importância destas ações no seu quotidiano.

Objetivos específicos:

- Apurar os conhecimentos dos alunos na temática da sustentabilidade;

- Testar a capacidade dos alunos para identificar ações corretas e erradas;

- Promover o conhecimento das vantagens da realização das ações corretas;

- Incentivar a aplicação dessas ações corretas no dia-a-dia dos alunos.

Material e equipamento necessário: Painel Lipor, cartões com certos, cartões com errados, cones, cartazes com os 3 ecopontos (verde, amarelo e azul), embalagens de plástico, vidro e papel para colocarem nos respetivos ecopontos.

Descrição da atividade:

- Na atividade “Painel da Lipor” os alunos serão divididos em grupos pequenos de forma a todos conseguirem participar e interagir. Deverão colocar o respetivo cartão (com um certo ou com um errado) em cima das ações ilustradas no painel. Durante essas decisões decorrerá um debate sobre a razão pelo qual seria uma ação correta ou incorreta, bem como uma discussão sobre o que seria necessário corrigir as ações erradas.

- Na atividade “O percurso da reciclagem” os alunos serão divididos em grupos e um de cada vez deverá escolher uma embalagem ao seu dispor e após percorrer o circuito delineado com cones terá que colocar a embalagem no ecoponto indicado (verde, azul ou amarelo).

Observações: Durante as atividades realizadas foram também abordados temas associados às ciências da nutrição de forma a aproveitar o contacto com os atletas para educação alimentar.

Taça da Sustentabilidade 2021/2022

Data: 18/03/2022 Local: DF Grijó

Duração: 5 minutos cada equipa

(29)

Apêndice F – Newsletter “Association of night-time screen-viewing with adolescents’ diet, sleep, weight status, and adiposity”

Imagens obtidas através da ferramenta “Canva”

(30)

7. Anexos

7.1 Índice de anexos

Anexo A – Declaração de duração e carga horária do estágio ... 24 Anexo B – Parecer do orientador de estágio ... 26 Anexo C - Formação complementar e atividades curriculares...27

(31)

Anexo A – Declaração de duração e carga horária do estágio

(32)
(33)

Anexo B – Parecer do orientador de estágio

(34)

Anexo C – Formação complementar e atividades curriculares

(35)
(36)
(37)

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

As metodologias empregadas para a análise de malwares são duas: a metodologia de análise dinâmica, onde são empregadas várias ferramentas capazes de executar o arquivo malicioso de