• Nenhum resultado encontrado

Atenção!! GINÁSTICA LABORAL DE RELAXAMENTO EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atenção!! GINÁSTICA LABORAL DE RELAXAMENTO EXERCÍCIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, quadris e joelhos flexionados em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Deverá rotacionar a cabeça para um lado, apoiar a mão que estará neste mesmo lado atrás da cabeça, e exercer leve pressão para baixo, direcionando a testa para o ombro. Após permanecer nesta posição por 20 segundos, deverá retornar para posição inicial e realizar mesmo procedimento para o lado oposto. Realizar 2 séries de 20 segundos para cada lado do corpo.

2. Em pé, à frente de uma mesa, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, quadris e joelhos semiflexionados e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Deverá inclinar o tronco à frente, apoiar as palmas das mãos na mesa na largura dos ombros com dedos direcionados para frente. Deve-se deslocar o tronco anteriormente, mantendo a coluna alinhada e afastando os ombros das orelhas, distribuindo gradativamente o peso corporal entre os membros superiores e inferiores. Deverá manter esta posição por 20 segundos. Após isso, retornar para posição inicial.

Realizar 2 séries de 20 segundos.

GINÁSTICA LABORAL DE RELAXAMENTO EXERCÍCIOS

Atenção!!

A GINÁSTICA LABORAL DE RELAXAMENTO, é utilizada no final do trabalho;

O objetivo deste te ginástica, é diminuir a fadiga e cansaço, observados no final do expediente. (AGUIAR, L.U.B et al, 2015)

(2)

3. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, quadris e joelhos fletidos em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Deverá apoiar a primeira articulação de um dedo na beirada da mesa, com a palma da mão virada para mesa e apoiar os dedos indicardor e polegar opostos na falange distal (ponta do dedo) e sobre a proximal (primeiro osso). Após isso, terá que puxar o dedo indicador levemente para trás a ponta de um dedo e empurrar com o polegar o primeiro osso desse mesmo dedo. Após permanecer por 20 segundos, deverá realizar o mesmo procedimento com os outros dedos separadamente. Realizar 2 séries de 20 segundos com cada dedo de cada mão.

4. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, quadris e joelhos flexionados em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Após isso, deverá flexionar os ombros até que os membros superiores fiquem paralelos ao solo, entrelaçar os dedos de forma que as palmas das mãos fiquem voltadas para frente e exercer leve pressão para esta direção. Realizar 2 séries de 20 segundos.

(3)

5. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do tronco, quadris e joelhos flexionados em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Após isso, deverá flexionar o pescoço, levando o queixo no peito, aumentando a curva dorsal, afastando as escápulas, levando os ombros para frente, fletindo a coluna dorsal e por último a coluna lombar, deixando as mãos abaixarem gradativamente até o chão com ombros relaxados, tentando encaixar a cabeça entre os joelhos Após permanecer nesta posição por 20 segundos, deverá retornar para posição inicial, realizando o caminho inverso, estendendo a coluna lombar, dorsal, abrindo o peito e elevando a cabeça até o queixo ficar paralelo ao chão, sempre com o abdômen contraído. Realizar 2 séries de 20 segundos.

6. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, quadris e joelhos flexionados em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Deverá flexionar os ombros e cotovelos, passar as mãos por trás do tronco, apoiar as palmas das mãos entre as escápulas e subi-las até próximo ao pescoço e voltar a descerm, exercendo leve pressão durante os deslizamentos. Realizar 20 repetições nos dois sentidos.

(4)

7. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, mãos apoiadas sobre as coxas, quadris e joelhos flexionados em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Deverá flexionar, abduzir e ligeiramente rotacionar externamente os ombros, abrindo os membros superiores, estendendo a coluna torácica e cervical de forma que seu olhar fique voltado para o teto. Após permanecer nesta posição, deverá retornar para posição inicial. Realizar 2 séries de 20 segundos.

8. Sentado em uma cadeira, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), membros superiores ao lado do corpo, quadris e joelhos flexionados em 90º e pés afastados lateralmente na largura dos quadris. Deverá estender (esticar) os joelhos, cruzar um membro inferior sobre o outro, que ficará apenas com o calcanhar apoiado no chão e dedos dos pés apontados para o teto (dorsiflexão dos tornozelos). Em seguida, deve-se flexionar o tronco e ombros tentando aproximar os dedos das mãos dos pés. Após permanecer nesta posição por 20 segundos, deverá trocar o posicionamento dos membros inferiores e executar o mesmo procedimento.

Realizar 2 séries de 20 segundos em cada posição.

(5)

9. Em pé, olhando para frente, mantendo coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, mãos apoiadas nos quadris, joelhos semiflexionados e pés afastados lateralmente na largura dos quadris com as pontas ligeiramente lateralizadas e joelhos semiflexionados. Deverá flexionar um joelho, apoiar a ponta do pé no solo e exercer leve pressão para baixo. Após permanecer nesta posição por 20 segundos, deverá trocar o posicionamento dos membros inferiores e realizar mesmo procedimento com o membro inferior oposto. Realizar 2 séries de 20 segundos com cada membro inferior.

10. Em pé, olhando para frente, mantendo a coluna ereta, escápulas aduzidas (peito estufado), abdômen contraído, membros superiores ao lado do corpo, mãos apoiadas nos quadris, joelhos semiflexionados e pés afastados lateralmente na largura dos quadris com as pontas ligeiramente lateralizadas e joelhos semiflexionados. Deverá inclinar o tronco à frente, inspirar (puxar o ar) o ar em 3 segundos, sentindo a região abdominal se expandir e expirar (soltaro ar) em 6 segundos, sentindo a mesma região se retrair. Realizar 20 repetições.

DICA DA SEMANA

COMO LEVANTAR CORRETAMENTO COM CALMA?

(6)

Quando acordar, não se levante de qualquer jeito e rápido, pois sua coluna e musculatura estão em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para não causar lesões em sua coluna e para evitar a queda de pressão. Sem levantar a cabeça, fique deitado, flexione (dobre) os quadris e joelhos e impulsione o corpo com as mãos contra o colchão para erguer o tronco da cama. Ao mesmo tempo coloque os pés e pernas para fora da cama e permaneça sentado alguns minutos antes de se pôr de pé. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

AGUIA, L. U. B. Ginástica laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física. [S.I.:s.n], 2015. 124p.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Corrija sua postura. Biblioteca virtual em saúde , [s. l.], 1 nov. 2021.

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/159corrija_postura.html. Acesso em: 1 nov.

2021.

(MINISTERIO DA SAUDE, 2021)

Referências

Documentos relacionados

Em pé, de frente para uma parede, com os membros superiores ao lado do corpo, tronco ereto, abdome contraído, escápulas aduzidas (peito aberto), olhando para frente, os pés

Sentado sobre uma cadeira sem se apoiar em um encosto, o aluno com a coluna ereta, abdome contraído, escápulas aduzidas, mãos sobre os joelhos e pés nos chãos na largura dos

Sentado sobre uma cadeira sem se apoiar em um encosto, olhar para frente, com a coluna ereta, abdome contraído, escápulas aduzidas, os pés no chão na largura dos ombros e os

1- Pescoço: Em pé, olhando para frente, coluna ereta, peito aberto, abdômen contraído, palmas das mãos ao lado do corpo, pernas abertas na largura dos ombros e pontas dos

1- Pescoço: Em pé, olhando para frente, coluna ereta, peito aberto, abdômen contraído, palmas das mãos apoiadas nos quadris, pernas abertas na largura dos ombros e

Sentado em uma cadeira, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (“peito

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (peito