• Nenhum resultado encontrado

Jesus, dinheiro, idolatria e salvação INTRODUÇÃO O GOVERNANTE RICO JESUS NÃO É HOMEM BOM, É DEUS-HOMEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Jesus, dinheiro, idolatria e salvação INTRODUÇÃO O GOVERNANTE RICO JESUS NÃO É HOMEM BOM, É DEUS-HOMEM"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Jesus, dinheiro, idolatria e salvação

Todo pecado é de idolatria, colocando outras coisas no lugar de Deus. Precisamos nos entregar confiadamente ao Deus que é tudo, e que faz impossíveis, nos salvando de nosso pecado idólatra.

Parte 75 | 01 de Junho Lucas 18.18-30

18.18 Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

18.19 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.

18.20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

18.21 Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.

18.22 Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.

18.23 Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.

18.24 E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

18.25 Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

18.26 E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?

18.27 Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

18.28 E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos.

18.29 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus,

18.30 que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.

INTRODUÇÃO

Em Lc 18.18-30, fala sobre idolatria, dinheiro e salvação. O tema central é a vida eterna. No início um homem deseja fazer algo pra ganhá-la. No fim, nos é oferecida gratuitamente, não como direito adquirido.

O GOVERNANTE RICO

O homem era rico e poderoso, é admirado e bem sucedido. Ele vai até Jesus e pergunta o que fazer para herdar a vida eterna? Religioso, busca arrogante a salvação através de suas obras.

Não vem até Jesus de mãos vazias pra receber o presente da salvação. Mas cheias de suas conquistas e realizações, perguntando o que mais fazer? O que faltava para mostrar o quão fantástico e digno era. Essa é sua visão de si mesmo. Jesus fala dos 10 Mandamentos. E o homem diz obedecê-los desde menino (quase perfeito).

JESUS NÃO É HOMEM BOM, É DEUS-HOMEM

Qual é sua visão de Jesus? Um "bom professor"(linguagem usada). Viveu uma vida boa, ajudou pessoas? É um exemplo moral? E Jesus o repreende. Ele é muito mais do que apenas um bom professor. Ele é o Deus que se fez homem. E Jesus diz: "Não me chame de bom a menos que você ache que sou Deus, pois só Só Deus é verdadeiramente bom."

Nós tendemos a pensar em uma escala de muito ruim a muito boa. Deus tem só duas

(2)

categorias: pecador(ruim) e sem pecado(bom). O único na segunda categoria é Deus. Jesus não é o melhor entre nós, só ele é perfeito. Ele é o Deus homem. E Jesus rejeita ser classificado dessa forma.

A IDOLATRIA DO CORAÇÃO

E a pergunta: "O que devo fazer para me salvar?" Qualquer outro líder religioso teria dado uma lista, coisas a fazer para salvar a si mesmo. Jesus responde falando sobre a idolatria. E diz, chegando ao coração dos mandamentos: Uma coisa você ainda não têm. Deus se importa com ações, mas também com as motivações. Jesus vê o coração e diz: Exteriormente você mantém os mandamentos, mas não o espírito dos mandamentos.

Martinho Lutero, no Catecismo de Heidelberg, diz que, na verdade, existem dois mandamentos(há um só Deus e você deve adorar só a Ele) e, em seguida, implicações e aplicações.

E diz que, se obedecermos os dois primeiros mandamentos, não vamos desobedecer o resto.

IDOLATRIA É ADORAR O DEUS ERRADO

Normalmente focamos no comportamento moral das pessoas. Mas Jesus, ao invés de mudar o comportamento, aponta pra mudança de Deus. O homem não tem só vícios ou inclinações, o foco é a adoração ao deus errado, o que é um problema maior. Por exemplo: se comete adultério, o problema não é sexual, mas que você está adorando o deus sexo/ prazer. E, como resultado, comete um ato de adoração idólatra, o adultério. Se come demais, o problema não é a comida. Você adora alimentos. Quando está triste, se curva diante da comida como conforto. É tudo ato de adoração.

João Calvino diz, com razão, que o coração humano é uma fábrica de ídolos. Normalmente escolhemos um ídolo para controlar o nosso outro ídolo (gula pelo controle, cobiça pela preguiça, etc). Mas no final, não se trata de modificação de comportamento, mas de alterar sua adoração.

Jesus não olhar para o seu comportamento, mas pra quem é meu Deus. Este homem passou sua vida glorificando a si, não a Deus. Ele é um idólatra.

COISAS BOAS QUE SE TORNAM DEUS

A idolatria, muitas vezes, começa com coisas boas que se tornam deus, um senhor substituto. E todos nós adoramos naturalmente. Buscamos alguém ou algo que se torna essencial, central em nossa vida. Normalmente, uma coisa boa. E atos de adoração são sacrifícios. Nós sacrificamos nosso tempo, saúde, dinheiro, dizendo não a algumas coisas, porque idolatramos

(3)

outras. Mas ídolos mentem, prometem algo que só Deus pode oferecer. É por isso que Jesus faz a transição da discussão para o Reino de Deus. Ele diz: Se você desistir de seus ídolos, encontrará o que procura no Reino.

Ídolos mentem ao prometer identidade. Eu sou bonito, inteligente, engraçado, bem sucedido.

Jesus diz: Vende tudo e dê aos pobres. Tenha Deus como maior tesouro. Temos que abrir mão dos ídolos que parecem bons, reduzir estilo de vida, para seguir Jesus. Você está pronto? Ele saiu triste porque era muito rico. Jesus encontrou seu ídolo!

Você está disposto a desistir de seus ídolos pra seguir Jesus? Muitas vezes não percebemos nosso ídolo, até enfrentar a perspectiva de perdê-lo. Essa era a situação na vida deste homem. Ele não achava que tinha um ídolo ou pecado grave. Diminua seu padrão de vida. Atualize o seu padrão de dar. E siga-me. Se sua casa pegasse fogo, o que correria para pegar?

ÍDOLOS CONSOMEM E MATAM

1) Ídolos consomem nossa vida, porque devem ser adorados como Deus. É por isso alguns não conseguem parar de trabalhar, comer, beber, jogar, etc.

2) Tentamos manipular Deus para conseguir nosso ídolo. Está sem dinheiro? Venha para a nossa igreja, e Jesus te fará rico. Está doente? Jesus cura. Pare de sofrer! Quer casar? Jesus dá um cônjuge.

3) Quando alcançamos nosso ídolo, nos consumidos para mantê-lo. O estudante que adora a sua média, e não tem tempo para ir à igreja, nem pra nada porque precisa manter sua média. Ou uma mãe obcecada por seu filho. Muitos casam por causa dos filhos, e, quando saem de casa, o casamento acaba. É por isso que os casamentos têm crises, colapsos e avarias. O que aconteceu?

Tudo estava tão bem entre eles! O ídolo foi embora!

Os presentes, inclusive Pedro, se movem do ídolo dinheiro pro ídolo família. Os ídolos mais populares e que estão muitas vezes em guerra. O pai não pode vir do trabalho para casa, porque é idólatra e tem que sacrificar sua família no altar do deus dinheiro para progredir no emprego. E Pedro diz: Vendemos nossas casas, reduzimos nosso padrão de vida. Alguns de nossa família acham que somos loucos(será um ídolo?). Jesus, amamos nossa família. Diga-nos que não é em vão que te seguimos.

4) Se perdemos nosso ídolo, ficamos devastados e destruídos. Não só triste, mas devastados,

(4)

revoltados contra Deus. Jesus confronta-o a entregar seu tesouro. Ele sai triste. O nosso tesouro deve ser Jesus!

SE IDOLATRAR ALGO, DEMONIZARÁ TAMBÉM

Jonathan Edwards, no livro "A Natureza da Verdadeira Virtude", diz que quando você idolatra algo, acabará por demoniza-lo. Por que nos decepcionamos já que só há um deus bom. E vamos da idolatria ao ódio de tudo que nos decepciona. O problema está no coração, por adorar alguém ou algo que não é Deus. E depois queremos destruí-lo quando falha.

É uma conversa dura que Jesus tem com este homem, e com a gente hoje. O homem chega sorrindo, feliz por conhecer Jesus e satisfeito de informar que tem guardado os mandamentos desde garotinho. Minha vida é fantástica. Veja meu carro, casa, amigos. Jesus diz pra se desfazer de tudo.

E de repente esta triste, acha que por tudo que tem feito merece o que tem. E Jesus diz que é o único tesouro. Não pode ter ambos. Escolha!

ONDE ESTÁ O DINHEIRO, ESTARÁ O CORAÇÃO

Jesus é seu tesouro? A maneira mais segura pra encontrar seu ídolo é seguir seu dinheiro.

Onde você o coloca estará seu coração. Isso porque não se pode dizer que ama ao Senhor se não oferta a ele. Ou que ama sua família se não os alimenta. Ex: Meu ministério são as crianças carentes, mas tenho que ter 3 carros! Percebe?Sua carteira aponta o seu coração.

Assim, para encontrar seu ídolo, siga seu dinheiro. Lembre-se, todo mundo acha que alguém é rico. Quase todos pensam que quando a Bíblia diz sobre os ricos, é alguém acima deles. E quando fala do pobre, é sobre ele. Mas certamente alguém acha que você é rico. Nós somos ricos. Certo?

Então, como ler esta história? Lembrando que é sobre você! Cerca de 25% do ensinamento de Jesus é sobre dinheiro, finanças, riqueza e posses. Ele continua a falar porque temos dificuldade de compreendê-lo.

Sobre dinheiro -

Você não precisa ser rico para tê-lo como seu ídolo. Você pode ser pobre e obcecado por dinheiro, consumido, jogar na loteria, tentar ficar rico rápido, fazendo coisas tortas. Vendendo sua vida e de quem ama. Sempre pensando em dinheiro, cobiçando os

outros.

JESUS PRECISA SER SEU TESOURO

Tudo que está entre você e Deus precisa ser descartado. O Espírito vai te ajudar na busca.

Pra cada um é algo diferente. Pode ser dinheiro,bens, relacionamento, trabalho, etc. Seja o que for,

(5)

arrume sua vida para que tudo seja pra Ele! O que há entre você e o seguir Jesus de todo coração, de forma consistente? É um ídolo e precisa ser destruído, ou ser colocado no lugar certo. Jesus deve ser seu tesouro, e o resto, presente que ele dá, não deus.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DINHEIRO

A Bíblia diz que devemos trabalhar duro e de forma honesta para ganhar nosso dinheiro, não ser ladrões ou criminosos. E diz que devemos dar o dízimo, as primícias. Não necessariamente 10%. II Co 8 e 9 diz: alegre, regular, sacrificial. Você tem que viver, pagar suas contas. Não se sinta culpado por isso. Mas a Bíblia também diz para dar generosamente.

1) Não ame o dinheiro porque isso é um ato de adoração e idolatria. A Bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas o amor ao dinheiro. Não coloque sua esperança no dinheiro, porque ele falhará. A Bíblia diz que o devedor se torna escravo do credor, ou seja, ao gastar mais do que tem, você entra em dívida, usa o crédito, e vira escravo. E ao invés de possuir as coisas, as coisas é que se tornam seu dono.

Alguns de vocês vivem sob este mito: Quando eu ganhar mais, vou dar mais. Mas é mentira, porque é questão de coração, não de dinheiro. E se você não dá, não é um problema de generosidade, mas de adoração e idolatria. Você pode ganhar mais que sua vida não vai mudar, pois continua com o mesmo coração. Os mais pobres tendem a ser mais generoso.

IMPOSSÍVEL PRO HOMEM É POSSÍVEL A DEUS

Como você acha que Jesus disse essas coisas? Ele era espirituoso, engraçado, inteligente. E diz: Você quer ir para o céu? Seria mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino. E alguns comentaristas tentaram diminuir o peso dessas palavras com duas interpretações que se comprovam erradas. A primeira é interpretar a palavra “camelo” como uma espécie de corda grossa que só caberia na agulha com muito esforço. Outros, que agulha era uma pequena porta no muro da cidade que um camelo passaria com muita dificuldade. Não há evidências.

Mas a ideia é o contraste. O camelo era o maior animal conhecido no Oriente. E a afirmação de Jesus é quanto a impossibilidade de salvação por parte do homem. A continuação do texto nos aponta essa interpretação.

DUAS FORMAS DE ENCONTRAR SEUS ÍDOLOS

(6)

Encontre seus ídolos! Pois te afastam de Deus, de ouvir sua voz. O seu camelo precisa passar através da agulha. A outra opção é ir pro inferno! Então, quem pode ser salvo se todos somos idólatras pecadores? E Jesus diz: O que é impossível aos homens é possível a Deus. Jesus diz: Eu faço o impossível! Eu recebo pecadores como vocês e os levo para o céu. Ele faz isso indo para a cruz para pagar pelos pecados e nos dar nova vida. O que os ricos não podem comprar Deus dá de graça. E nos convida pra nos livrar de nossos ídolos. Jesus torna isso possível.

PERGUNTAS PARA PEQUENO GRUPO L

ucas 18.18-30

INTRODUÇÃO

Muitos querem saber o que fazer pra alcançar a vida eterna, mas poucos estão prontos para a resposta. O objetivo da salvação é passar a eternidade com Jesus, não evitar o inferno. Se colocar sua fé nas obras é impossível, mas se colocar a sua fé em Jesus, alcançará o Reino.

DISCUSSÃO

Por que nós nos esforçamos para alcançar a vida eterna?

EXPLICAÇÃO

• Por que você acha que o homem do texto quer a vida eterna? O que sustenta a sua conclusão?

• Em que ele colocou sua fé para alcançar a salvação?

• Como é que a sua resposta revela a condição de seu coração?

• Por que é difícil para os "ricos " entrar no reino dos céus?

• Por que aqueles que ouvem sobre o camelo e a agulha temem?

• Que comparação que Jesus faz entre o homem rico e os salvos?

APLICAÇÃO

• Como podemos confundir devoção à religião com devoção a Jesus?

• Que coisas em sua vida são mais difíceis de desistir por causa de Cristo?

• Em que você tem colocado sua confiança?

• Como a promessa de Deus inspira-nos a abandonar nossos ídolos?

• O que significa colocar Jesus em primeiro lugar em nossas vidas? Como nós praticamos e medimos isso?

• Como posso saber se sou salvo? Que confio em Deus, não em mim pra isso?

ORAÇÃO

• Graças a Deus por nos mostrar os ídolos que tentam tomar o lugar dele em nosso coração.

• Agradecemos a Deus por realizar o mior impossível em nossas vidas, a salvação!

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos

É Deus se compadecendo do homem perdido e pecador, enviando seu Filho Jesus Cristo que, sendo Deus, se tornou homem para nos substituir, assumindo a nossa dívida e a nossa

2018– ISSN 2175-5841 425 quatro pontos: (1) Jesus era uma pessoa espiritual, isto é, um homem com uma consciência experiencial da realidade de Deus; (2) Jesus foi um

O primeiro olhar para esse Jesus — esse Deus encarnado, essa pessoa que é verdadeiro homem, mas também verdadeiro Deus — já revela explicitamente as características que

Deus, por um decreto eterno e imutável, unicamente do seu amor e para patentear a sua gloriosa graça, que tinha de ser manifestada em tempo devido, elegeu alguns anjos para a

A onda incidente linearmente polarizada pode ser vista como uma superposição de duas ondas oscilando “em fase”, sendo uma polarizada perpendicularmente e a

O mais importante, porém, é que os leitores crescerão em segurança, sabendo o que perguntar, porque o livro trata de perguntas — perguntas que os cristãos podem fazer para

(Encoraje as crianças a pensarem em todas as coisas que elas poderiam precisar durante esta semana.) Tire um item do kit e explique como nós temos que confiar em Deus para prover