• Nenhum resultado encontrado

Acesso à Educação de Qualidade para Todos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Acesso à Educação de Qualidade para Todos"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)Acesso à Educação de Qualidade para Todos Uma transformação no paradigma, da aprendizagem ao ensino.. Introdução A Teoria da Escolha Rede de Aprendizagem Uma mudança na Educação, o crieatividade.org. 2 5 6 7. Uma forma gratuita de aprender através da internet e divulgar os seus conhecimentos.. 12. Como adquirir conhecimento através da internet?. 13. Uma Pedagogia da Autonomia. 14. Criar Artigo e o Processo Dialético. 14. A Dialética Aplicada em uma Comunidade Virtual Características Visuais do App O Computador como Meio de Produção Ferramentas de Ensino e Aprendizagem no crieatividade.org. 16 17 18 19. Objeto de curiosidade e a finalidade no ensino. 20. A Prática de Ensinar na Rede de Aprendizagem. 20. Estruturas da Postagem. 21. Filtro de Aprendizagem. 23. Educação Aberta, A Internet como Ferramenta Libertária. 24. Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. 26. Referências:. 35.

(2) Introdução É um consenso em nossa sociedade que a educação está em crise. Temos grandes problemas a superar nessa área. Mas de onde virão as soluções? Da política com base nas reformas por meio de leis? Ou das pesquisas acadêmicas com base na ciência?. A proposta da nova Educação do terceiro milênio é estimular os estudantes a pesquisarem por livre vontade e a montarem seus próprios materiais de acordo com suas pesquisas e intuição. De acordo com o processo científico, o conhecimento se aprofunda com base na citação de autores lidos, ou seja, o texto a ser desenvolvido tem sempre citações para que outros compreendam “de onde veio essa ideia”.. A produção textual com base na livre pesquisa dos estudantes se caracteriza por um modelo atualizado de educação, pois até então nossas pesquisas eram feitas em enciclopédias ou nas bibliotecas. A internet promoveu o acesso ao conhecimento e portanto precisamos entender o que fazer a partir daí, pois caso não saibamos o que fazer, o meio pode condicionar o futuro de modo a não determos autonomia sobre nosso futuro. Em função deste processo de autonomia foi que criamos o crieatividade.org, uma Rede de Aprendizagem destinada a ser um repositório de Recursos Educacionais Abertos.. Este espaço online é dedicado ao protagonismo dos seres humanos interessados em criar atividade, em moldar o mundo e em propagar sua visão de mundo com base nos seus estudos e dali em diante organizando a sociedade por meio de uma infraestrutura com tais finalidades.. Os possíveis caminhos para a melhoria da educação são marcados pela transformação da humanidade. No qual a humanidade opta por mudar de hábito, de.

(3) consumista para produtiva, elucidando o excesso de consumo como negativo e a produção como positivo em prol da sustentabilidade.. A nova geração da educação acompanha a cibercultura através de banco de dados, análise de dados, compartilhamento de conhecimentos e um apoio social mútuo daqueles que admiram o mesmo objeto de curiosidade. Solicitamos que você reflita nas possibilidades que podemos alcançar fazendo pequenos ajustes em nossos hábitos sobre compartilhamento de conhecimentos. Para mudar algo fora precisamos antes mudar a nós mesmos, ações, sentimentos e emoções.. Identificar condicionamentos e passar a reconhecer a polaridade como uma verdade, bem como ritmo. A polaridade por passar de consumidores de livros e apostilas para motivadores no ensino, produtores daquilo que sabemos, daquilo que estamos aprendendo. E ritmo é manter assiduidade na sua busca, pois o caminho é contínuo como andar de bicicleta. Se você parar de pedalar a bicicleta vai parar em determinado momento e fica difícil de se equilibrar com a bicicleta parada. Nesta nova realidade todos temos aproximação em alguma dessas áreas e neste espaço virtual, o crieatividade.org, você terá condições de se aprofundar naquilo que gosta registrando seu conhecimento.. Os espaços virtuais permitem viver realidades diferentes e simultâneas, dessa forma você tem condições de encontrar pessoas com o mesmo interesse e dialogar a fim de se aprofundar no tema. O processo de mudança na educação que está acontecendo envolve as tecnologias digitais e deve ser um processo amparado pelos Recursos Educacionais Abertos.. Acreditamos que a mudança na educação, não só no Brasil mas no mundo, acontece pelo caminho da tecnologia em função do conhecimento. Em consequência nosso sistema econômico também muda, de escassez para abundância de recursos. Sendo o gerenciamento de recursos um processo posterior ao compartilhamento dos conhecimentos..

(4) Este material trata-se da infraestrutura que antecede o gerenciamento de recursos.. Compartilhar conhecimentos é compartilhar a visão de mundo. A Rede de Aprendizagem, como citada por Ivan Illich em ​Sociedade Sem Escolas é um espaço no qual o conhecimento é distribuído digitalmente. Neste espaço virtual se compartilham objetos de aprendizagem e dialoga-se a respeito deles.. Uma estrutura só para compartilhar ideias, pontos de vista, artigos, módulos de conhecimento a fim de sustentar as necessidades do ser humano em questão de ensino e aprendizagem. A proposta é de que os usuários organizem seus conhecimentos e registrem-no separando os conhecimentos em categorias acessíveis.. Criar atividade e autonomia nos seres humanos a fim de conscientizar para a responsabilidade que está em nossas mãos de gerenciar os recursos do planeta.. Disponibilizar espaço para estudo prático e teórico, bem como estimular percepções sobre a realidade da microrregião em questão do estudo da sociedade e meio ambiente. De modo que tenham acesso ao conhecimento e à produção do conhecimento, o que é um nível acima do simples consumo.. A produção do conhecimento, profissionalização e a interação humana-sapiente estimulam a renda individual e colabora no gerenciamento dos recursos acerca de seus conhecimentos como comunidade, no sentido de o conhecimento ser comum a todos. O compartilhamento dos conteúdos na internet transcende a relação de aprendiz para aquele que ensina, no sentido de estimular a aprendizagem por meio da Teoria da Escolha. E a escolha do estudante estimula-o a pesquisar, ler, assistir vídeos,.

(5) modelando o processo de aprendizagem para o ensino de algo e o gerenciamento deste material que é compartilhado nacionalmente em uma plataforma específica.. A Teoria da Escolha A Teoria da Escolha foi desenvolvida por William Glasser, um psiquiatra estadunidense que apresenta o sentido da aprendizagem no ensino e os interessados escolhem o que aprender e produzem acerca do tema. A produção neste processo de aprendizagem perpassa diferentes níveis de aprendizagem, depois do período de​ duas semanas:. ●. 10% quando lemos;. ●. 20% quando ouvimos;. ●. 30% quando observamos;. ●. 50% quando vemos e ouvimos;. ●. 70% quando discutimos com os outros;. ○. Conversar, perguntar, repetir, relatar, numerar, reproduzir, recordar, debater, definir, nomear;. ●. 80% quando fazemos;. ○. Escrever, interpretar, traduzir, expressar, revisar, identificar, comunicar, ampliar, utilizar, demonstrar, praticar, diferenciar, catalogar;. ●. 95% quando ensinamos os outros;. ○. Explicar, resumir, estruturar, definir, generalizar, elaborar e ilustrar.. Esse é um dado que demonstra a importância de se aprofundar para melhor aprender e sabemos que o processo de ensino não é um documento elaborado em uma semana, mas que dois meses é suficiente para que ao longo do tempo o estudante vá estruturando sua proposta definida e clara para que outros possam aprender..

(6) Nesse processo um orientador pode auxiliar o estudante a melhor estruturar seu artigo e assim montarmos uma ​Rede de Aprendizagem no qual estamos ali para compartilhar o nosso ​objeto de curiosidade. A curiosidade corresponde sempre ao tempo presente e quando for passado ficará salva nos nossos registros. Significando um legado para sua existência.. Rede de Aprendizagem ​. Nas práticas educacionais em escolas é comum orientadores trazerem temas que motivem a curiosidade do educando. Sabe-se que os estudantes se empenham mais quando estimulados por sua própria vontade, o que chamamos de curiosidade. A proposta enquanto Rede de Aprendizagem é motivar esses aprendizes a adentrar por meio de leituras e vídeo aulas a fim de suscitar a vontade de saber mais.. O que acontece quando há um interesse em determinada temática é uma busca no google mais aprofundada sobre o tema, de modo que com o caderno a seu lado seja possível escrever determinados fragmentos de texto básicos ou interessantes. Esse aprofundamento no tema é intermediado pelo caderno pois, de acordo com a Teoria da Escolha, áreas diferentes do cérebro são ativadas ao ler, escrever, conversar, organizar, entre outros verbos que relacionam o sujeito da aprendizagem com o predicado.. A pesquisa e escrita no caderno tem seu começo, meio e fim que fica mais claro a partir da seleção do título de pesquisa. Sendo assim, o título abrange a proposta do estudante que depois de pesquisar e escrever à mão irá digitar seus textos e organizá-los com a proposta de montar um artigo de informação a respeito da temática..

(7) Depois de o estudante organizar seu material de pesquisa em um artigo na Rede de Aprendizagem é interessante que alguém próximo avalie seu conteúdo lhe instruindo diretrizes para aprimorar seu material. É nesse aspecto que William Glasser, autor da Teoria da Escolha, sugere que o ensino é o melhor caminho para a aprendizagem. E nesse caminho autodidata é interessante um ​gerente de aprendizagem​, que pode ser um professor, um amigo ou um familiar.. Expoentes da educação como José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, apontam que o futuro do professor é como gerente do processo de aprendizagem. Sendo assim, no crieatividade.org estruturamos de tal forma que seja possível realizar e automatizar o processo a fim de reduzir a carga dos professores estimulando os estudantes a pesquisarem mais e produzirem a respeito de suas pesquisas. Com essa prática de produção vai se ampliando a documentação de pesquisas na Rede de Aprendizagem e consequentemente identificando limiares do saber que estimulam a quebra de paradigmas. A questão da prática escolar tradicional pode ser vista como um ​paradigma,​ uma forma de pensar e agir estruturada nas instituições de ensino. Este documento serve como o princípio para atualizar os nossos paradigmas sobre ensino e aprendizagem a fim de socializar os conhecimentos.. Se você também acha que devemos alavancar a aprendizagem para todos confira o que é e como utilizar o crieatividade.org para exponenciar a aprendizagem em função do ensino.. Uma mudança na Educação, o crieatividade.org O sistema de ensino do MEC funciona desde 1929 baseado na grade curricular, infelizmente o termo “grade curricular” nos remete a algo encarcerado. Dentro desta.

(8) grade o estudante aprende tudo o que lhe é necessário para saber acerca do mundo em que vive, como ele existe e como viver nele de acordo com o MEC. O sistema tradicional de ensino é baseado no conceito de Q.I e em consequência no estímulo-resposta: transferir conhecimentos e se certificar de que os estudantes aprenderam por meio de provas e testes. Assim avançam no currículo escolar.. Mudar o paradigma de aprendizado para uma geração que nasceu na fase alfa da tecnologia com vídeo games, computadores, celulares, tablets e outras infinidades de aparelhos tecnológicos não é uma tarefa simples, porque poucos jogos estimulam um jovem a florescer nas inteligências de uma maneira geral. Os jogos, com exceções são desenvolvidos para estimular o interesse dos jovens em jogar e gerar recursos financeiros para quem o produz. Dessa maneira as coisas continuam a estimular o ​status quo, ​ou seja, estimular a “continuar como sempre foram”​. Estruturar um pensamento acerca do mundo e das coisas é a produção mais próxima da ação humana que envolve a lógica. Pois é com a lógica que estruturamos um pensamento e nos leva a uma conclusão. Inclusive é sempre indicado estruturar seus projetos num papel antes de colocá-los em prática. Nesse caminho até um lápis, que é considerado uma tecnologia simples, pode nos auxiliar a organizar nossos pensamentos. Então para aprender é essencial em nosso tempo algo para escrever e um espaço para ser escrito. É imprescindível a utilização da tecnologia como aliada ao ensino.. Com o avanço da humanidade obtivemos computadores e logo depois o advento da internet. Incrível como o computador pode ser um meio de produção para organizar uma informação ou um artigo e a internet como o meio de divulgar este artigo, mas também como um meio para interagir com outros internautas.. Por exemplo, algo simples e básico como ler um livro pode mover montanhas na medida em que o leitor se aprofunda no texto selecionando parágrafos e frases do autor e indicando a página de leitura. A isso chamamos de “fichamento” e essa catalogação dos escritos de um autor pode ser interessante a alguém que não tem o.

(9) livro ou simplesmente não tem disposição para ler o material. Sendo assim, um fichamento mostra de maneira fragmentada o pensamento do autor. O que quero dizer é que essa escrita fidedigna acerca do livro e compartilhada em uma Rede de Aprendizagem é um fator tremendo para os avanços educacionais.. Pois, por um lado, qualquer interessado pode baixar gratuitamente o texto e ler, estimulando assim a sua curiosidade e utilizar este material para futuros artigos se for associado ao conceito de Recursos Educacionais Abertos. E por outro lado, depois de gerado um fichamento é possível gerar um resumo sobre o livro ou até selecionar determinadas partes do livro para se aprofundar.. São tantas possibilidades a partir do conceito de Recursos Educacionais Abertos que a “grade curricular” do MEC se apresenta obsoleta. mediante o novo. paradigma. Ou seja, podemos pensar a questão do MEC e dos Recursos Educacionais Abertos como duas estruturas diferentes que levam a finalidades diferentes. O conceito de “grade curricular” como dito anteriormente nos leva como sociedade para o mantimento das coisas como sempre foram, o dito ​Status quo. E o conceito de REA, Recursos Educacionais Abertos, nos leva ao conceito de aprendizagem livre, gratuita e acessível a todos. O resultado final da continuidade e estímulo deste novo conceito é ainda desconhecida, mas sabe-se que promove maiores relações de acordo com os temas de interesse em comum, e como dito anteriormente, estimula as pessoas a enxergarem os limites do conhecimento e da humanidade.. Há uma diferença significativa entre informação e conhecimento. A informação está relacionada a informar fatos ou até conhecimentos, porém não é o conhecimento propriamente dito. E conhecimento é fundamentado na ciência, ou seja, fundamentado no que outros autores disseram e escreveram, sintetizaram seu conhecimento através de artigos.. Isto significa que a leitura de livros, de artigos inicialmente nos dá uma concepção de mundo de acordo com o pensamento dos autores. Digo inicialmente, pois a.

(10) leitura de diferentes autores sobre um determinado tema nos permite uma visualização mais detalhada da problemática e dessa forma, de uma maneira de explicar bem reduzida, foi que autores do passado teceram os conhecimentos sobre a realidade até a atualidade.. A Rede de Aprendizagem crieatividade é fundamentada no conhecimento e não na informação, sendo assim, estimulamos o processo de ensino e aprendizagem baseados na ciência, ou seja, citando outros autores, e porque não citando as fontes de informação. Um material produzido no crieatividade.org deve ter suas fontes citadas para que os leitores compreendam qual a sua linha de raciocínio, pois com base nas suas citações e nos autores que lhe fundamentam o artigo se faz possível interpretar a corrente de pensamento no qual o autor inscrito no crieatividade.org se fundamenta.. Além da tecnologia que está inserida no nosso cotidiano, as presentes Redes Sociais não foram estruturadas para o compartilhamento de conhecimentos, embora elas façam a função de compartilhamento de informações, não são estruturadas para compartilhar conhecimento.. A Rede de Aprendizagem é um espaço virtual destinado a criar, recriar, ensinar, construir, interagir, cooperar e interconectar os interessados em um mesmo tema. A ideia de construir o ​crieatividade.org ocorreu há 10 anos enquanto um jovem de 20 anos fazia a leitura de dois livros: Ciência e Política, duas vocações, de Max Weber e A Nova Civilização do Terceiro Milênio, de Pietro Ubaldi, relacionando-os e escrevendo pontos de intersecção entre os dois materiais. O jovem procurou espaços na internet que pudesse divulgar seu material, porém não encontrou nenhum que fosse compatível com as necessidades. A partir disso, formou um grupo com amigos, no qual compartilharam e elaboraram um método pedagógico fundamentado na tecnologia. Denominaram o nome dessa Rede de Aprendizagem de ​crieatividade.org​; criar.

(11) atividade, criatividade.. Ao ler aqueles livros o objetivo era somente compartilhar a ideia de intersecção que teve em relação às obras. O jovem não estaria fornecendo um material prático, mas um material teórico, uma ideia que poderia ser discutida por outros que se interessassem. Debatendo com o grupo de amigos nas Redes Sociais percebeu-se que esses assuntos podem também ser assuntos práticos, servindo como um guia de atividades, ou mesmo um manual de instruções para inúmeras atividades práticas que é possível aprender e ensinar a fazer.. O objetivo dessa Rede de Aprendizagem é, também, inserir pessoas de diferentes áreas na educação, motivando uns aos outros na resolução de problemas. Em síntese, são dois os públicos-alvo desta plataforma, o primeiro corresponde às pessoas que detém conhecimentos acerca de determinado assunto e gostariam de dividir seus conhecimentos e suas ideias com o meio e dentre essas pessoas há aqueles que gostam de aprender e se estimulam em aprender-ensinando, ajudando outras pessoas a desenvolver certas habilidades, desenvolver novos pensamentos e, inclusive, rentabilizar de alguma forma esse novo aprendizado.. E o segundo público-alvo diz respeito àqueles que reconhecem a falta de domínio em assuntos e gostariam de saciar a sua curiosidade, desbravando novos mundos e permitindo-se conhecer novas ideias e práticas.. Uma das funções desta plataforma é envolver as pessoas com interesses convergentes sobretudo porque destacamos as inteligências múltiplas. Neste espaço virtual o usuário cadastrado pode criar postagens e relacionar com uma ou mais inteligências de acordo com o assunto da sua postagem.. Nossa intenção é estimular as pessoas com apetite de aprender tanto por recreação quanto por uma vocação estruturando o usuário a aprender de maneira autodidata através deste sistema..

(12) Por ser um espaço virtual democrático, ele abriga tanto conhecimentos aprofundados, gerados por estudantes universitários, peritos (pessoas com 10 anos ou mais em uma atividade) ou pessoas com conhecimentos técnicos, quanto conhecimentos superficiais, elaborados por estudantes do ensino fundamental e ensino médio e também por curiosos interessados em aprender e que geram postagens para amplificar sua aprendizagem. Em vista de que a função é centralizar no sujeito, na ​pessoa que cria a postagem. ​É por esse caminho que as pessoas a se tornam protagonistas de sua própria história e seu próprio conhecimento, se esforçando a escrever seus artigos.. No perfil do usuário fica apresentada sua formação, especialidade, funções e atividades que já criou dentro da plataforma.. A criação e disposição desta ferramenta educacional visa fomentar a autonomia e principalmente as trocas culturais, de capital cultural, tendo em vista que a palavra cultura é oriunda do latim ​colere que significa cultivar, ou seja, a ideia sobre o que você cultiva, quais as habilidades que cultiva e de certa forma pode colher através dela. E é um incentivo à busca pelo conhecimento, desenvolvida para ser uma nova forma de aprendizagem que seja mais inclusiva.. Uma forma gratuita de aprender através da internet e divulgar os seus conhecimentos. Diferentemente de um blog, onde as pessoas necessitam saber seu endereço eletrônico para ter acesso ao que você escreve, o ​crieatividade.org seria uma biblioteca virtual, onde todo o conteúdo online sobre assuntos de conhecimentos diversos, tanto práticos quanto teóricos, se encontra catalogado além de ser uma ferramenta de aprendizagem e ensino para também ser utilizada dentro das escolas como uma maneira de motivar os estudantes às práticas de estudo, ensinando o que aprendem tanto na sua função como estudantes quanto como cidadãos na sua.

(13) função social.. Como adquirir conhecimento através da internet? Kaleb, professor de sociologia no ensino fundamental, criou um ambiente para incentivar a curiosidade e propôs o debate sobre determinado assunto entre os estudantes. Desse assunto surge objetos de interesse fomentado pela curiosidade dos estudantes acerca do que gostariam de aprender.. Se querem aprender algo relacionado à música, podem fazer suas pesquisas em toda internet e organizá-la no crieatividade.org com a finalidade de gerar uma postagem. O professor também pode motivar os estudantes para que criem suas próprias publicações acerca de um objeto de interesse (tema) de modo que eles passem a saber mais. Nesse processo a auto avaliação, a percepção do estudante sobre seu próprio material elaborado, e mesmo a gerência do orientador, o professor como gerente do processo de aprendizagem, são fundamentais para um bom produto de conhecimento.. Quando aprendemos a fazer algo, a atividade passa a ser como uma habilidade instalada. O conhecimento pode ser usado tanto para fins de uso pessoal, para matar uma curiosidade ou mesmo para geração de renda.. As atividades criadas dentro da plataforma fornecem sobretudo um auxílio fraterno, no suporte para que os indivíduos sejam autônomos e possam escolher livremente os seus objetos de interesse.. Como diria Paulo Freire, incentivar a autonomia é uma revolução por si só. “Uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade. É imprescindível portanto que a escola instigue constantemente a curiosidade do educando em vez de “amaciá-la” ou “domesticá-la”. É preciso mostrar ao educando que o uso ingênuo da curiosidade altera a sua capacidade de ​achar e obstaculiza a exatidão do ​achado. É preciso por outro lado e,.

(14) sobretudo, que o educando vá assumindo o papel de sujeito da produção de sua inteligência do mundo e não apenas o de ​recebedor da que lhe seja transferida pelo professor.” (FREIRE, 1996 p. 124). Uma Pedagogia da Autonomia Tudo aquilo que aprendemos pode ser considerado conhecimento. Você já deve ter ouvido a frase "conhecimento é poder". Sabendo disso, as pessoas buscam cada vez mais conhecimento em diversas áreas, ampliando os seus saberes. Esta plataforma tem este objetivo, ser um espaço seguro onde as pessoas divulguem seus. conhecimentos e se aprofunde em diferentes áreas, no seu próprio ritmo. acerca dos assuntos. Esta ferramenta tem a função de envolver as pessoas com interesses semelhantes, para discutir assuntos e aprender juntos com a finalidade de fomentar a autonomia.. Por vezes uma pessoa pode não saber o que procura, e frequentando um aplicativo onde constantemente surgem novas publicações sobre diferentes temas sua curiosidade será instigada a ler tais publicações e ajudar a ​melhorar​. Temos o interesse aqui em fazer com que as pessoas aprendam a aprender e que se interessem em compartilhar seus saberes. E além das inteligências múltiplas categorizamos ​formas de ensinar diferentes: c​ riar artigo, projeto de pesquisa, projeto prático, metodologia pedagógica, linhas de aprendizagem, obras artísticas, diagnóstico socioambiental, banco de ideias e soluções e importar um Recurso Educacional Aberto de outra plataforma. Cada qual será lançado a seu tempo.. 1. Criar Artigo e o Processo Dialético Criar artigo é compartilhar um conhecimento, uma revisão de suas ideias e seus conceitos acerca um determinado tema. Pode ser o estudo de um livro, que passa por uma profundidade maior ao realizar um fichamento, ou seja, a descrição fidedigna do que estava escrito no documento lido. Após o fichamento é possível.

(15) digitar seus escritos e lançar para um documento dentro do crieatividade.. A prática de digitar o documento escrito à mão é tornar o conhecimento virtual. Nosso princípio como Rede de Aprendizagem é de que esse conhecimento publicado seja de sua real produção e que cite suas referências. A parte das referências é muito importante, pois informa as suas fontes de conhecimento de acordo com a verdade. Este processo de compartilhar conhecimento de acordo com outros autores é próprio de fazer ciência.. A publicação de um material textual vai ser lida pela comunidade virtual e analisada, promovendo uma construção crítica e novas postagens podem ser geradas através desta publicação como uma sequência dela. Bem como a comunidade pode comentar e advertir determinados pontos sem fundamentos criando uma ​antítese. Com a finalidade de auxiliar na fundamentação teórica de sua postagem através do processo dialético. Cada antítese refletida, pesquisada, reescrita, analisada e publicada forma uma ​síntese. Esse jogo de aprendizagem foi sugerido pela primeira vez a partir de Sócrates, filósofo grego, e foi escrito por Platão há quase 2500 anos. Recentemente o processo dialético foi revisitado por Hegel até ser criticado e apresentado de tal forma por Karl Marx. “​Para ​Platão​, a dialética é sinônimo de ​filosofia​, o método mais eficaz de. aproximação entre as ​ideias particulares e as ideias universais ou puras. É a técnica de perguntar, responder e refutar que ele teria aprendido com Sócrates (​470 a.C.​-​399 a.C.​). Platão considera que apenas através do diálogo o filósofo deve procurar atingir o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensível e chegando ao mundo das ideias. ​Pela decomposição e ​investigação racional de um ​conceito​, chega-se a uma síntese​, que também deve ser examinada, num processo que busca a verdade.” - ​Dialética em Wikipédia.

(16) A Dialética Aplicada em uma Comunidade Virtual Colaborar com o conhecimento é em um primeiro momento ler e comentar. Seu comentário pode iniciar um diálogo com o criador da postagem. Mas além de comentar tornamos possível criar uma antítese. A antítese é gerada pessoalmente como um desafio no qual o desafiado deve se aprofundar no tema para avaliar, ler e reelaborar se for preciso. A antítese também pode ser acompanhada de referências das quais podem servir de fonte de pesquisa.. A síntese, conforme citada anteriormente, é a aglutinação da antítese, uma transmutação daquilo que chamamos de crítica construtiva a qual soma-se ao artigo e demonstra uma atualização a partir do texto inicial. Como um jogo de aprendizagem e pesquisa a se aprofundar no tema.. Caso você considere a postagem relevante para a comunidade e gostaria de fornecer um “parabéns”, solicitamos a fornecer um peão, que simboliza um conhecimento construído para a comunidade.. Essa atribuição de um peão aprofunda ao mesmo tempo em que amplia o artigo, cria um conceito de gamificação,. separar. aprimoradas. das. as. postagens. postagens. em. boas. e. construção.. Sendo que no campo de busca é possível filtrar e localizar as postagens com mais peões em primeiro plano.. Tornar o processo dialético de aprendizagem automatizado, como que registrando uma discussão de maneira qualitativa leva a construir conhecimento em cima do conhecimento compartilhado e identificando limites do pensamento para distribuir à humanidade gratuitamente. Tais conceitos e formulações, quando abertos a antíteses, levam a modelos ideais embasados na ciência..

(17) Características Visuais do App O layout do crieatividade.org é feito em verde e azul, verde representando o meio ambiente e azul a tecnologia. A figura do peão traduz quem somos como no jogo de Xadrez. Do atributo popular que chama o trabalhador de peão, aqui na plataforma identifica a necessidade de aprender para aprimorar sua força de trabalho de modo a se organizar com outros e se transformar. O aprendizado pode ser simbolizado como um avanço do peão no jogo, que chegado o fim do percurso se transforma em outra peça. Consideramo-nos o peão do xadrez, peça fundamental e de comportamento flexível, capaz de alterar seu padrão de movimento enquanto avança no jogo. Promover o peão de modo que ele se torne o que quiser, e tenha a habilidade de se sustentar, o significado de sustentabilidade. Sim, esta é uma estratégia econômica que estrutura a maneira de agirmos socialmente com base na educação e a finalidade de socializar os produtos. de. nosso. conhecimento,. ou. seja,. torná-los comuns aos outros.. A jogada certa do peão é fundamental para vencer o jogo. O Peão representa a massa da sociedade que deve ser fortalecida nessa jogada que não é só econômica, mas sim intelectual e social. Mobilizando a produção ao invés do consumo. Deixando de ser um mero trabalhador que consome e se tornando uma referência sob seus conhecimentos produzidos. A alusão quanto nossa logomarca demonstra que todos somos peões a nos unir, somar e vencer o jogo.. Para isso, contamos uns com os outros e com a internet para socialização, concentrando. esforços. na. busca. pelo. aperfeiçoamento. pessoal,. a.

(18) profissionalização, a desenvoltura com a economia para adquirirmos e criarmos o novo mundo.. O Computador como Meio de Produção Pensar o computador como um meio de produção nos leva a uma compreensão sobre o processo de consumo que vem desencadeando desde o século XV a partir do mercantilismo e identificar que o computador é um meio de produção que favorece a aprendizagem e facilita a pesquisa de maneira geral com infinitas possibilidades como escrever, ler, assistir, modelar, programar, calcular, editar vídeos entre outras, tornando-se quase uma extensão de nosso corpo.. A questão central do computador como meio de produção é que a disposição de seu local de uso também estrutura a forma que ele será utilizado, sendo o computador uma estrutura que estrutura a finalidade de nossa utilização. Se faz essencial que o local do computador seja agradável, com uma mesa ampla, pois o conforto é essencial para realizar um bom trabalho.. O crieatitividade.org define suas funções como infraestrutura a fim de alcançar um objetivo final por ser utilizada através de um meio de produção que é computador, no qual o recurso produzido são os conhecimentos interagidos através da relação dos usuários. A finalidade do uso da plataforma é a interação dos seres humanos para o gerenciamento de si e dos recursos que nos envolve como sociedade. A princípio socializando os conhecimentos do usuário e posteriormente os dados sobre recursos em um estudo posterior a partir da transparência de dados.. A disposição do computador com seus programas em si favorece a utilização pelos usuários, no entanto, a disposição de uma plataforma, como o crieatividade.org, que favorece os usuários a ​serem mais a partir de seu uso, que justificada pelo compartilhamento de conhecimentos indica como utilizar os recursos a fim de se aplicarem na vida..

(19) Pensar a relação da aprendizagem com um novo tipo de entretenimento, no qual os recursos educacionais abertos são a chave para o novo mundo.. Ferramentas de Ensino e Aprendizagem no crieatividade.org A plataforma é um incentivo para as pessoas desenvolverem hábitos sustentáveis que motivam a autonomia do indivíduo e que, por este caminho, é possível viabilizar uma rentabilidade às pessoas que necessitem. Quando se busca saber o seu próprio interesse, é como um fluxo natural para pesquisar o que se gosta e assim se torna mais fácil aprender e se aprofundar no que chamamos de ​objeto de curiosidade​.. A proposta refere-se ao aumento da autonomia principalmente do público oprimido pela condição socioeconômica, oportunizando uma mudança de vida para aqueles que se propunham a guiar o seu próprio caminho através de suas atividades, se tornando autônomo, a iniciar pela educação.. Já dizia Pierre Bourdieu, sociólogo francês, que, para ascender social e economicamente apenas pelo seu próprio esforço é necessário ter conhecimento. Como se a educação fosse o acesso à ascensão econômica, pois o conhecimento é associado à recursos não-físicos que encurta a distância da realização. Com base nesse pensamento de Pierre Bourdieu, é necessário que se cultive habilidades no qual o indivíduo possa trabalhar e expandir por este rumo. Porém, o acesso a conhecimentos específicos hoje em dia se dá através da troca financeira, mesmo que ínfima, onde cria-se um obstáculo para as pessoas de baixa renda.. O crieatividade.org - Rede de Aprendizagem fornece um espaço virtual que facilita o acesso ao conhecimento descentralizando-o e possibilitando a criação no ensino que por sua vez facilita a aprendizagem. Utilizando a tecnologia para propósitos humanos em função de tais registros..

(20) Objeto de curiosidade e a finalidade no ensino O objetivo da ​Rede de Aprendizagem é condicionar as pessoas em prol da participação na comunidade virtual com o objetivo de socializar conhecimentos. A relação da pessoa física com a pessoa virtual e o seu conhecimento, que a partir da criação do usuário há uma transposição da pessoa física para a pessoa virtual e que se eterniza para além da vida física.. Essa é a migração do pensamento da pessoa física para a geração de um pensamento virtual descrito em qualidade que, em nossa visão, muda o paradigma sobre ensino e conhecimento, que até então estão inacessíveis a todos, obstaculizado pelos recursos financeiros.. Que a vontade de aprender, de dominar o mundo pelo conhecimento, nunca mais seja dificultada pela distância, pelo custo e pela falta de facilitadores. ​A Rede de Aprendizagem é um meio facilitador, uma resposta aos nossos anseios em criar e produzir, aprender e ensinar. Nela, todo conhecimento que tenhamos sobre um assunto pode ser convertido em dados para pesquisas, teorias e atividades práticas, no qual se pode criar postagens escritas com compartilhamento de arquivos, fotos e vídeos.. A Prática de Ensinar na Rede de Aprendizagem A prática de ensinar inicia de diferentes maneiras de acordo com cada pessoa mas uma coisa é certa, todos somos capazes de ensinar aquilo que sabemos. Mesmo que de maneira simples e isso é suficiente. O ​crieatividade.org surge como um espaço de compartilhamento e divulgação dos conhecimentos para que os utilizadores registrem e compartilhem, de modo que.

(21) outras pessoas se beneficiem dos seus ensinamentos. Tanto quanto você possa se beneficiar dos ensinamentos alheios, ampliando seu conhecimento em determinado assunto e também contribuir nas postagens de outros usuários.. A Rede de Aprendizagem se resume no compartilhamento de conhecimentos para interação dos usuários no qual se compartilha inclusive os métodos de transmissão destes conhecimentos, aprimorando as postagens e tornando o ​crieatividade.org um marco na aprendizagem, acompanhando a evolução dos Recursos Educacionais Abertos. Esta construção se dá através do diálogo e interação entre os próprios usuários da plataforma, de forma que os participantes decidem o melhor caminho para o seu entendimento e aprimoramento dentro da estrutura. Qualquer habilidade, conhecimento, segredo do ofício ou embasamento científico que um indivíduo traga consigo, são sementes para a rede ​crieatividade.org​. São laços que envolvem a humanidade aos saberes e fazeres compartilhados no espaço virtual.. Visitar a postagem dos outros, trocar mensagens dentro da rede com questionamentos e sugestões, debater a eficácia da aplicação deste ou daquele conhecimento, esclarecer dúvidas dentro de sua própria área com outros profissionais da mesma especialidade são as aplicações imediatas dispostas à necessidade do usuário da plataforma.. Estruturas da Postagem Para criar uma postagem completa o usuário deve responder aos seguintes campos:. ●. Título da postagem:. ●. Conteúdo da postagem;.

(22) É aqui que usuário vai discorrer sobre o tema e traçar passo a passo a caminhada do ensino de seu objeto de curiosidade.. ● Palavras-chave (tags); Para identificar sua postagem nas pesquisas, ​Os assuntos que representam o conteúdo do documento.. ● Referências; A referência bibliográfica do documento de acordo com determinada norma. Conjunto de elementos bibliográficos que identificam uma publicação ou parte dela. Os elementos a utilizar na referência bibliográfica devem ser retirados do próprio documento, de preferência da página de título (para os documentos impressos).. ● Afiliação; Referência ao nome da(s) instituição(ões) e/ou unidade(s) à(s) qual(ais) o autor do recurso está vinculado.. ● Resumo;. ● Descrição; Elementos considerados relevantes para a descrição do documento, como a meta educacional, os dados referentes ao evento em que foi realizado / produzido, os requisitos técnicos para acessar o conteúdo, a fonte da publicação ou a afiliação dos autores.. ● Objetivo Educacional; O (s) objetivo (s) educacional (ais) ou de aprendizagem do recurso. Inserir o nome do curso / unidade curricular não qualificada ou interativa. Inserir informações incluídas aos objetivos do recurso educacional.. ● Formato do Recurso; Formato do recurso depositado.Se vai ser vídeo ou PDF ou outros…. ● Requisitos Técnicos; Requisitos técnicos necessários para a visualização do documento. Inserir a informação relativa aos programas, plug-ins ou softwares.. ● Tipo de Documento;.

(23) ● Tipo de Inteligência associada; Este campo confere às ​Inteligências Múltiplas de Howard Gardner que serão abordadas posteriormente neste documento, tendo de escolher entre: lógico-matemática, linguística, musical, visual-espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, existencialista, naturalista e intrapessoal. O crieatividade.org divide seu banco de dados em 9 áreas, que são as 9 inteligências múltiplas.. Há ainda a possibilidade de agregar imagens, vídeos e outros arquivos na sua postagem.. E por fim atribui-se a licença de uso como Recurso Educacional Aberto:. Filtro de Aprendizagem No espaço destinado a criar artigo é possível cadastrar palavras-chave para que outras pessoas encontrem facilmente seu material postado. Por outro lado, no filtro de aprendizagem, é possível selecionar palavras-chave para que apareçam somente as atividades de seu interesse a fim de modular sua página inicial. Neste Filtro de Aprendizagem é possível selecionar uma ou mais inteligências para se explorar..

(24) Educação Aberta, A Internet como Ferramenta Libertária A Declaração da Cidade do Cabo para Educação Aberta diz que estamos à beira de uma revolução global no ensino e na aprendizagem. Esta revolução por sua vez se dá por meio dos Recursos Educacionais Abertos, no qual educadores e educandos criam um mundo onde todas as pessoas possam acessar e contribuir para a soma do conhecimento humano. Essa prática se assemelha ao ​semear de uma nova pedagogia, onde educadores e estudantes criam, moldam e desenvolvem conhecimento de forma conjunta. Aprofundando e melhorando sua compreensão durante esse processo. Essa prática da partilha de boas ideias com colegas educadores e da cultura da internet é marcada pela colaboração e interatividade. Metodologia que é construída sob a crença de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir os recursos educacionais, sem restrições. Educadores, estudantes e outras pessoas que partilham esta crença estão se unindo em um esforço mundial para tornar a educação mais acessível e eficaz. Esse caminho se torna mais viável pelo ​crieatividade.org​, como já dito anteriormente, nesta plataforma você pode ensinar aquilo que sabe e contribuir para um banco de dados de conhecimentos e soluções. Esses recursos incluem materiais abertamente licenciados, planos de aulas, livros, jogos, softwares e outros materiais de apoio ao ensino e aprendizagem. Eles contribuem para tornar a educação mais acessível, especialmente quando o dinheiro para aquisição de materiais de aprendizagem é escasso. Eles também nutrem o tipo de cultura participativa, de desenvolvimento, partilha e cooperação que a rápida evolução das sociedades do conhecimento precisam. No entanto, a educação aberta não está limitada a apenas recursos educacionais abertos. Também se baseia em tecnologias abertas que facilitam a aprendizagem colaborativa e flexível e à partilha de práticas de ensino que capacitam educadores para beneficiar-se das melhores ideias de seus colegas. Ele também pode crescer para incluir novas abordagens de avaliação, creditação e aprendizagem colaborativa. Compreender e adotar inovações como estas é fundamental para a visão a longo prazo deste movimento..

(25) Existem muitos obstáculos para realizar esta proposta, e um deles é de que a maioria dos educadores ainda não está a par da existência do vasto e crescente grupo de recursos educacionais abertos. Governos e instituições de ensino ainda não tem conhecimento ou não estão convencidos dos benefícios da educação aberta. A Declaração da Cidade do Cabo abordou a confusão a respeito da diferença entre os regimes de licenciamento dos recursos abertos. No crieatividade.org disponibilizamos para que você escolha como seu material será usado a partir dos seguintes selos:. BY: Atribuição; NC: Uso não comercial; ND: Não a obras derivadas; SA: Compartilhamento pela mesma licença. “A “atribuição” deve estar presente em todas as licenças no Brasil, por tratar-se de direito moral de se atribuir à obra sua autoria, sendo a menos restritiva quanto ao uso ou modificação. A condição de “uso não comercial” impede o uso comercial da obra. A “não a obras derivadas” não permite a modificação ou “remix” da obra, e a de “compartilhamento pela mesma licença” permite o uso e a modificação, desde que a obra derivada seja distribuída com a mesma licença que a original. Utilizando as quatro condições, é possível criar seis tipos de licença: BY; BY-SA; BY-ND; BY-NC; BY-NC-SA; e BY-NC-ND, sendo a primeira a menos restritiva até a última, mais restritiva” (ZANIN, 2017, p. 11). A partir desses selos compartilhamos Recursos Educacionais Abertos. Qualquer material que sirva para estudo a respeito de algo. Pode ser uma planilha, código de programação, um desenho, um arquivo, dicas, ensinamentos sobre determinado assunto. Qualquer coisa que você ache interessante, com certeza pode ser interessante a outros. Por este caminho você mesmo pode fazer acontecer a educação no Brasil. Com a mesma potencialidade que um estudante da rede pública ou privada..

(26) Acreditamos que a vida é integral, então o ensino daquilo que sabemos também faz parte de uma compreensão holística do ser humano. E é por este caminho que tornamos a educação acessível a todos. Os REA, recursos educacionais abertos, são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, que são divulgados no crieatividade.org como suporte e licenciado automaticamente de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Os três elementos principais de REA são conteúdos de aprendizado, ferramentas técnicas e recursos para implementação. Os conteúdos de aprendizado são os conteúdos em si, como cursos completos, materiais de cursos, tópicos de um conteúdo, metodologias de ensino e aprendizado, exercícios, temas de aprendizagem, coleções, periódicos, etc. As ferramentas são softwares para auxiliar a criação, entrega, uso e melhoria do conteúdo de aprendizagem aberto, incluindo busca e organização do conteúdo, sistemas de gerenciamento de conteúdo e de aprendizagem, ferramentas de desenvolvimento de conteúdo, e comunidades de aprendizado online. O terceiro elemento são Recursos para Implementação, licenças de propriedade intelectual para promover a publicação aberta de materiais e das ferramentas, estabelecer princípios e localização de conteúdo, como indexação, arquivamento, etc. A fim de amparar o ​crieatividade.org em âmbito jurídico sobre o conteúdo exposto, apresentamos um ​termo de uso que sucede a inscrição do usuário, em cujos termos afirmamos que: 1) Todo conteúdo disposto na Rede de Aprendizagem é de responsabilidade do usuário; 2) Todo conteúdo exposto deve ser referenciado aos devidos autores.. Inteligências Múltiplas de Howard Gardner Conforme dito anteriormente, o crieatividade.org visa abranger as inteligências múltiplas de Howard Gardner. Tais inteligências não são novidade no âmbito educacional, e aqui na plataforma cada uma apresenta um universo diferente de informação e aprendizado..

(27) Inteligência Lógico-matemática São pessoas caracterizadas pela competência na interpretação, categorização dos fatos, informação, cálculo, raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo. Essas pessoas se sentem desafiadas diante de problemas que envolvem raciocínio. Aos quais procuram resolver tudo de forma metódica e persistente, divertindo-se em resolver quebra-cabeças de revistas e jornais.. Desde cedo é possível perceber aqueles que tem facilidades na capacidade e lógica e matemática. Sobressaindo a capacidade de armazenar e manipular dentro da mente durante um período finito de tempo todas as variáveis necessárias para progredir em problemas matemáticos. A capacidade de calcular rapidamente pode ser observada em alguns indivíduos de forma autônoma. O matemático é interessado em explorar sistemas abstratos por seu próprio valor. O cientista é motivado por um desejo de explicar a realidade física, sendo a matemática uma ferramenta indispensável para construir modelos e teorias que podem descrever e explicar o funcionamento do mundo, seja ele físico, químico, biológico, comportamental ou cognitivo. Esta inteligência corresponde ao reconhecimento de padrões, que levam a implicações de trilha de pensamento. O cientista busca por um conjunto limitados de regras ou princípios que podem ajudar a explicar o comportamento dos fatores.. Fatores para identificar a lógica-matemática: ● ● ● ● ● ● ●. aptidão para realizar cálculos; pensamento lógico e objetivo; facilidade para detectar padrões; gosto por elaborar hipóteses; capacidade para realizar deduções lógicas; inclinação para resolver problemas abstratos; agilidade para desenvolver equações..

(28) Piaget, um biólogo e psicólogo, observou que a evolução da ciência e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nas crianças, apresentam como procedimento mais antigo e básico, a experimentação simples com objetos e a observação de seus padrões de interação e comportamento.. A inteligência Lógico-matemática é a competência para raciocinar de maneira lógico-dedutiva. e. solucionar problemas envolvendo números e elementos. matemáticos. Então a pessoa que tem esta inteligência gosta de cálculos, precisão, resolução de problemas, explicações claras, boa argumentação, levantar hipóteses, ordenar, explorar relações e categorias. E por exemplos temos os engenheiros, físicos, matemáticos e programadores.. Inteligência Linguística Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de escrita, sons, gráficos, gestos, etc. A inteligência lingüística está relacionada com o uso da linguagem. Sensibilidade para os sentidos das palavras e sua manipulação. Manifestam gosto pela literatura e pela escrita. Se comunicam bem oralmente e por escrito, inclusive são eficazes na ligação das ideias e tem facilidade na sua transmissão. Estes pensam utilizando palavras.. Pessoas que tenham uma maior capacidade de comunicação através de palavras, expressando-se bem tanto oralmente quanto na forma escrita, podem ser classificadas como tendo um maior desenvolvimento da inteligência linguística. Costuma se apresentar aos 2 anos de idade, quando a criança está no desenvolvimento da comunicação, porém esta inteligência vai se definindo ao longo da vida e depende muito dos estímulos que esta pessoa obtiver.. Os componentes centrais desta linguagem são uma maior sensibilidade para sons,.

(29) ritmos e significados das palavras, além de uma percepção especial das funções da linguagem.. Possuem alto grau de atenção e grande sensibilidade para entender diferentes pontos de vista.. É uma inteligência atrelada ao lado esquerdo do cérebro. O lado mais lógico e racional.. Algumas prováveis características de alguém que tenha este tipo de inteligência mais desenvolvidas sejam: organização, sistematismo, gosto por leitura e escrita, boa comunicação, habilidade de raciocínio, boa verbalização, bons em debater e também boa memória.. Geralmente este tipo de inteligência é encontrada em pessoas que se desenvolveram em áreas como a escrita, o jornalismo, a poesia, desenvolvimento de roteiros, oratória, edição, publicidade… pessoas ilustres como Winston Churchill se encaixam neste tipo de inteligência. Caso esta inteligência não seja estimulada na infância, a pessoa pode encontrar empecilhos na hora de se expressar, comunicar o que deseja ou mesmo ter dificuldades na fala.. Inteligência Musical Compreender sons, ritmos, timbres e entonação. Ser sensível ao poder emocional da música e ter capacidade de perceber, discriminar e transformar formas musicais. Quem desenvolve este dom, que é a inteligência musical, é capaz de expressar-se através de formas musicais como cantar, tocar, compor, ouvir e analisar estruturas musicais. A inteligência musical é fascinante, não se trata somente de gostar de ouvir músicas. Aprender canções e ritmos de maneira fácil, ser intuído em ritmos e melodias.. Os dotados deste tipo de inteligência possivelmente cantam com frequência e tocam ou querem tocar um instrumento musical. Essas pessoas costumam marcar o tempo.

(30) rítmico com o corpo, por exemplo, com o pé ou utilizando lápis/caneta. Mesmo não tendo tal habilidade, no seu inconsciente vai se formando uma estrutura musical que aos poucos vai se aflorando.. Segundo Gardner, essa inteligência pode ser ensinada, treinada e desenvolvida. Mas para obter resultados satisfatórios se faz necessário alguns fatores como: oportunidades,. influências,. experiências,. além. de. fatores. psicológicos. e. motivacionais. Além de tais fatores, é necessário persistência na prática de interagir com os equipamentos musicais para atingir resultados benéficos na música.. A inteligência musical está relacionada com habilidades artísticas, e outras características incluem a vontade de explorar e aprender cada vez mais sobre a música, o desenvolvimento para cantar ou tocar algum instrumento, a distinção de tipos de sons e também facilidade para improvisar.. Após saber sobre a “inteligência musical”, pode-se pensar pensar que somente pessoas ligadas diretamente à música, como cantores, compositores e os próprios músicos possuem tal habilidade. O professor Carlos Eduardo da Cruz Gomes explica que todos nós possuímos inteligência musical. “Só que alguns são mais aguçados que os outros”. Isso significa que os fatores ditos anteriormente podem aguçar os ouvidos do estudante.. Aqui no crieatividade.org, você pode divulgar seus conhecimentos e também aprender com outros.. Convidamos você a ser criativo e criar atividade.. Inteligência Visual-Espacial Esta inteligência se desenvolve a partir das percepções sensório motoras, que permitem.

(31) uma boa discriminação de cores, formas, texturas, dimensões e relações espaciais. Os indivíduos com este tipo de inteligência tem também um bom domínio da coordenação óculo-manual e da coordenação motora, pelo que conseguem recriar as suas experiências visuais sob diferentes formas, incluindo vários tipos de arte. São pessoas com memórias fotográficas e que se lembram facilmente das imagens visuais, dos detalhes que observam e as relações entre as coisas no espaço. Escultores, pintores, arquitetos e jardineiros cujas áreas são necessárias visualizar a arte a ser executada e o espaço a ser utilizado. Para detentores desta inteligência, o conhecimento é absorvido por meio de filmes e materiais audiovisuais, imagens, desenhos, pinturas, ilustrações. Utiliza-se de elementos visuais para elaboração de mapas com ideias, gráficos ou esquemas visuais. Em geral, é a associação de imagens para uma maior compreensão, seja na área que for.. Inteligência Corporal-cinestésica Atores, mímicos, bailarinos, cirurgiões, mecânicos, atletas, malabarista, entre uma infinidade de sujeitos que manipulam, utilizam e controlam corpo para resolver problemas ou produzir conceitos, ideias e objetos. Tal capacidade utiliza a coordenação motora em esportes, artes cênicas ou artes plásticas, no controle do corpo e na manipulação de objetos com destreza. Praticantes de kung-fu, skatistas e atletas em geral que utilizam o corpo para seus fins.. Os inteligentes aqui são capazes de controle e domínio sobre os movimentos do corpo, manipular objetos, boa sincronização de movimentos, gostam de explorar o ambiente, tem habilidades para dramatização, esportes, mímica ou dança. Eles tornam-se irrequietos ou aborrecidos se ficam muito tempo parados, brincam enquanto escutam e memorizam melhor quando fazem na prática..

(32) Inteligência Interpessoal Partindo da ideia de que há outros ao seu redor, essa inteligência é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, ideias, valores, interesses e motivações de outras pessoas. A interpessoal propõe que sejamos emocionais e racionais, tomando por base a empatia e aptidões sociais que através de hábitos, atitudes e comportamentos pode tornar uma pessoa bem aceita.. O detentor dessa inteligência interage com pessoas, é prestativo, comportado, trata as pessoas com consideração, é humilde, atencioso, simples, bem humorado, disposto e que sabe elogiar. Um dos maiores exemplos é Dale Carnegie, autor de “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e “Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios”, enfim este autor ensina o leitor a interagir com outros a sua volta.. De modo contrário, uma pessoa que não se conhece sobre esta inteligência pode ser rejeitada por outras pessoas. E uma pessoa rejeitada e racional se destaca por falar alto, impor sua vontade, contar vantagem, é egocêntrica, se faz de vítima, é maledicente e arranja intrigas. Então se faz fundamental que pessoas como professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos tenham mais empatia ao lidar com seus próximos.. Inteligência Existencialista É a sensibilidade e capacidade de abordar questões profundas sobre a existência humana, tal como o sentido da vida, por que morremos, por que existe o mal e como chegamos aqui.. Líderes religiosos como Dalai Lama, Francisco Cândido Xavier, Siddharta Gautama, Lao Tsé, Allan Kardek, Sai Baba e Carl Gustav Jung são exemplos de inteligência existencialista.. Conteúdos de conhecimento sobre a vida e a morte como o Tao Te Ching, o calendário Maia, filosofias indígenas, filosofia espírita, taoísta, budista e.

(33) hindu são. conteúdos que falam sobre vida e morte, e por isso considerados. sagrados acerca da ancestralidade.. Há uma certa confusão entre conhecimentos na “busca pela verdade” com a “criação de Dogmas”. Claramente a inteligência existencialista não tem haver com religião, trata de questões filosóficas sobre a existência a fim de obter uma melhor compreensão e abranger sua visão a respeito.. Inteligência Naturalista Se refere aos conhecimentos da natureza, da fauna e da flora.. Profissionais relacionados são os biólogos, botânicos, veterinários entre outros desta área. Tais profissionais ​não tem somente conhecimento, mas também a sensibilidade para entender as leis da natureza para compreender a integração e harmonia entre o ser humano com nosso ecossistema natural.. Refere-se à consciência ambiental e a luta pela ecologia em defesa do meio ambiente. É um talento às vezes mais desenvolvido em algumas pessoas do que em outras, sendo um dom que pode ser desenvolvido. Por exemplo, ser ativista em proteção dos animais, colaborar na luta pelos direitos caninos, ou até adotar um animal para cuidar dando-lhe uma vida melhor. Organizar excursões ao campo e tirar fotografias de paisagens é também uma boa maneira de desenvolver a inteligência naturalista através do poder visual das imagens.. Plantar árvores e cuidar do jardim são ações mais próximas através da qual educa a sensibilidade para estar mais receptivo a esta inteligência. Sair para pedalar em meio a natureza e desfrutar os sons do ambiente é uma apreciação destes em um nível simples. Algo mais complexo seria observar a evolução das paisagens, identificar níveis de contaminação no ambiente, elaborar projetos ecológicos para limpeza dos rios e promover decisões éticas no cuidado do meio ambiente. Esta é uma inteligência necessária para proteger o planeta..

(34) Aqui no crieatividade.org você pode compartilhar seus projetos ecológicos e maneiras de se utilizar os recursos naturais para promover energia renovável. Além de outras técnicas de plantio, formas de cura através da medicina natural e poderá compartilhar tudo aquilo que você achar que for interessante sobre a inteligência naturalista.. Inteligência Intrapessoal A inteligência intrapessoal diz respeito a identificar seus próprios sentimentos e emoções, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades. Trata-se de uma característica que permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento, tomando decisões favoráveis em sua vida.. É uma inteligência que sugere o conhecimento de si, suas ambições, motivações, o que as desanima e aonde querem chegar ao longo de suas vidas. Conforme você pode ver, nós, temos todas essas inteligências em maior ou menor grau e facilidade para pôr em prática. Enquanto outros precisam aprimorá-las com o tempo. Então a inteligência intrapessoal sugere o conhecimento de suas ações, a aproximação de seus pensamentos, de suas palavras e por que não dizer da prática à meditação.. Pessoas com a inteligência intrapessoal possuem autoconhecimento que lhes proporciona administrar seus passos, além de saber reconhecer suas principais características a fim de utilizar para seu próprio desenvolvimento pessoal. Detentores dessa inteligência também têm:. ●. Foco e concentração nas atividades desempenhadas;. ●. Facilidade de resolução de conflitos;. ●. Determinação e persistência para atingir os resultados desejados;. ●. Disciplina;. ●. Autocompreensão;.

(35) ●. Autoestima elevada;. ●. Independência para criar o próprio caminho;. ●. Maior capacidade de realização;. ●. Comportamento congruente com princípios e valores;. ●. Capacidade de despertar o melhor de si em todas as situações.. Veja que com isto o sujeito pode se compreender melhor, em consequência compreende também o meio que os envolve. O autoconhecimento também nos ajuda a alcançar sonhos, metas e objetivos. E aqui no crieatividade.org você pode compartilhar conhecimentos intrapessoais que motivem as pessoas a se conhecerem.. Cadastrando-se, você se torna um disseminador de conhecimentos próprios e receptor de conhecimentos alheios. Inclua no nosso banco de dados aquilo que você sabe fazer, troque ideias, disponibilize-se.. Referências: Ítalo Batista da Silva . Uma Pedagogia Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar para o Ensino/Aprendizagem da Física . Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004 GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995..

(36) GOULART, Débora Cristina. Opostos que não se atraem: a sociedade civil para Gramsci e os neoliberais. Editora Lutas Sociais. (Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/pdf_19_20/6.pdf) FREITAS. Katia Siqueira. Pedagogia de Projetos. GERIR, Salvador, v.9, n.29, p.17-37, jan./fev.2003. MANTOAN, M.T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: Minayo MCS, organizadora. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 2010. p.31-59. Pesquisar Fernando Hernandez. Metodologia de Projetos. Sobre inteligência Musical: http://musicanainfancia.com.br/o-que-e-a-inteligencia-musical/fa https://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11938&langid=1 ZANIN, ALICE AQUINO. (2017). Recursos educacionais abertos e direitos autorais: análise de sítios educacionais. brasileiros.. ​Revista. Brasileira. de. 2017.​https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227174. Fonte: aberta.org.br. Educação,​. ​22(​ 71),. e227174.. Epub. December. 07,.

(37)

Referências

Documentos relacionados

mão-de-obra escrava, os romanos intensificaram uma forma de trabalho compulsório denominada colonato, que fixava o camponês à terra mas lhe reservava parte da produção. O

diferencial de suas causas, algumas peculiaridades são úteis. Acerca desse tema, pode-se afirmar que: a) urinotórax se caracteriza por creatinina no líquido pleural igual ao do

Devem-se desenvolver pesquisas sobre a patogênese das infecções no SNC pelos Enterovírus, bem como criar estratégias de vacinação mais eficazes e novos medicamentos antivirais

Como essa microbacia só foi selecio- nada para receber os recursos do programa em 2006, muitos benefícios oferecidos pelo PEMH, como a readequação de estradas rurais, fossa

CARACTERIZAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE NOVOS SAIS IMIDAZÓLICOS EM CANDIDA ALBICANS: ESTUDO IN VITRO.. Porto Alegre, dezembro

SINF0037 Gestão da Informação SINF0071 Sistemas Operacionais SINF0018 Sistemas Operacionais SINF0053 Banco de Dados I SINF0027 Banco de Dados SINF0054 Banco de Dados II

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam