• Nenhum resultado encontrado

PLANTÃO DE BIOLOGIA AULA 01/09/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANTÃO DE BIOLOGIA AULA 01/09/2021"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Plantão - Biologia ELIZA / /21

PLANTÃO DE BIOLOGIA AULA 01/09/2021

01. "O porco é símbolo de sujeira em diversas culturas, pois elimina um cheiro forte pelas glândulas que possui no corpo e apresenta o hábito de rolar na lama. Esse animal é uma evolução do javali, que foi domesticado pelo homem há milhares de anos."

01. Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.

Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: "Tenho certeza de que minha avó não era macaca." ("Ciência Hoje", outubro de 2004).

Dê o conceito de Criacionismo e Evolucionismo.

02. Os tetrápodes são vertebrados terrestres, que possuem quatro membros. Estes animais pertencem à superclasse Tetrapoda. A reportagem a seguir apresenta uma teoria a respeito da evolução dos tetrápodes.

“[...] Uma nova teoria propõe que o aumento no tamanho dos olhos dos peixes, e não dos membros, pode ter levado esses animais a sair das águas e adentrar a superfície terrestre, originando posteriormente os tetrápodes – vertebrados terrestres de quatro membros – há 385 milhões de anos. Atualmente, a teoria mais aceita para a evolução da espécie é que o desenvolvimento das nadadeiras em pernas os havia possibilitado sair das águas, ocasionando o surgimento desses vertebrados. [...].”

Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/os-olhos-e-nao-as-patas-levaram-os-vertebrados-a-terra-firme/>. Acesso em: 15 abr. 2018.

Explique sobre a teoria de evolução dos tetrápodes atualmente aceita.

03. Os mamíferos fotografados apresentam nichos ecológicos distintos, entretanto ambos possuem uma tromba preênsil e flexível. O elefante africano é encontrado nas savanas, campos abertos, enquanto a anta brasileira habita em florestas úmidas próximas de rios.

Aos Outros Bichos Renunciei a Narciso

ao destronar reflexos...

dentre os primatas

melhores são os que ainda fazem ûh!

E os bicos porque bicos amo, penas porque lisas danças de leques encerados e brilhantes são magia pelos galhos,

pelos ares;

arrepiam, alçam vôo, ganham céus!

Tanto há focinhos, bigodes e caninos, pelagem e rabos,

patas e guinchos,

algo têm de similar a nós, algo de contrário,

complemento e sustento da criação assim os vejo,

não oposto, não imagem, outro espelho...

Maior e melhor espelho

mais completo, como as mãos do Criador!

(2)

Considerando que os mamíferos se originaram de um ancestral comum, EXPLIQUE a variação morfológica apresentada pelo elefante e a anta de acordo com Lamarck.

04. DISCUTA sobre como Lamarck contribuiu para a compreensão da evolução das espécies.

05. Cientistas da Universidade Hebraica em Jerusalém anunciaram que descobriram várias novas espécies de criaturas – evidência da existência, há milhões de anos, de um antigo ecossistema subterrâneo. [...]

Segundo eles, foram encontradas oito espécies desconhecidas de crustáceos e invertebrados em uma caverna sob uma pedreira na região central de Israel. [...]

Todas as criaturas eram cegas. "As espécies examinadas não tinham olhos, o que significa que perderam a visão devido à evolução", disse Hannan Dimantman, biólogo da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/06/060601_novasespeciesg.shtml. Acesso em: 13 out. 2011.

Como a frase em destaque na reportagem pode ser explicada?

a. Para Lamarck, ser bem adaptado nesse ambiente é ter ausência de visão, uma vez que o animal, sendo cego, poderá, assim, aperfeiçoar outros órgãos funcionais.

b. Para Darwin, os animais são cegos pelo fato de o ambiente ser escuro, este fato levou à atrofia dos olhos, característica transmitida à geração seguinte.

c. Para Lamarck, os indivíduos que apresentavam visão seguiram a lei do uso e desuso transmitindo as novas características adquiridas relacionadas à visão para as suas crias.

d. Para Darwin, as criaturas cegas conseguiram transmitir seus alelos recessivos para seus descendentes da pequena população cavernícola que ao longo do tempo se tornou cega.

e. Para Lamarck, as espécies sofreram seleção natural de um ambiente distinto, onde enxergar é uma característica sem importância para fugir de predadores, conseguir parceiros e se alimentar.

06. Os coelhos foram levados da Inglaterra para a Austrália em 1859 em número de 24 indivíduos. Devido à falta de predadores e à abundância de alimentos, em pouco tempo

(3)

conseguiram colonizar 2/3 da Austrália, tornando-se o maior flagelo desse continente, tanto no plano científico como no econômico. Em 1950 surgiu a ideia de espalhar uma doença virótica que afetava os coelhos domésticos do Brasil: a mixomatose (Vírus sanarelli), por causa de um vírus específico, sem perigo para o homem, que aqui existe em estado endêmico nos coelhos do gênero Sylvilagus os quais, naturalmente, estão imunizados. Esta virose assumiu enormes proporções, calculando-se que matou 4/5 dos coelhos da Austrália. O restante, hoje, está sob controle.

Disponível em: http://www.photographia.com.br/texto2.htm. Acesso em: 2 out. 2011.

De acordo com a teoria da evolução, explique a frase: "O restante, hoje, está sob controle"

07. A teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste Lamarck, conhecida como Lamarckismo não foi capaz de convencer os homens de que a evolução fosse um fato. Analise a charge e responda: de acordo com a primeira e segunda leis de Lamarck, tendo em vista a ideia da charge, SUGIRA como se comportaria o leão e sua descendência, caso não lhe fosse possível utilizar as pernas de pau.

08. A ilustração dos diferentes tipos de patas das aves deverá ser usada para responder:

Disponível em: < http://goo.gl/5WZf6>. Acesso em: 01 out. 2012.

a. Critique o pensamento de Lamarck para essa evolução.

b. Cite três fatores evolutivos que podem ter sido os

responsáveis pela evolução das patas das aves representada na ilustração.

09. No ano de 1831, o Almirantado britânico procurou um naturalista, o professor Henslow, para acompanhar o capitão Robet Fitzroy em uma viagem ao redor do mundo, no navio H.M.S. Beagle, a fim de fazer um levantamento dos recursos e da cartografia das costas setentrionais da América do Sul, para posterior exploração.

Henslow não aceitou o convite, mas indicou um outro naturalista, bastante qualificado para realizar anotações, coletar e catalogar dados, Charles Robert Darwin (1809-1882). Em

dezembro de 1831, aos 22 anos, Darwin zarpou a bordo do H.M.S. Beagle e durante a viagem

(4)

dividiu o maior aposento do barco com o capitão Fitzroy. Sua primeira parada, em janeiro de 1832, foi na Ilha do Cabo Verde. Enquanto a maioria da população do navio dedicava-se a explorar a costa, Darwin ficava em terra, coletando material da flora e da fauna, tão pouco conhecidas pelos europeus daquela época. [...]

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/viagem-de-darwin-navegando-pelo-mundo-darwin-revolucionou-ciencia.htm>. Acesso em: 25 set 2013. (Fragmento)

- Ao fazer a coleta de materiais e uma posterior análise, qual a evidência da evolução pode ser observada por Darwin?

- Quais informações são obtidas pela sua análise?

10. Leia o texto abaixo:

" Seu sistema imune é bombardeado o tempo todo por coisas que nunca viu antes, coisas que mal podem ter sido trazidas à existência, como novos vírus de gripe que estão constantemente passando por mutações e assumindo novas formas."

a. É correto afirmar que tais mutações são para favorecer a adaptação e sobrevivência dos vírus?

b. É correto afirmar que os Coronavírus estão promovendo uma Seleção Natural entre os humanos?

RESOLUÇÃO

01. Criacionismo e Evolucionismo.

Criacionismo é a teoria que explica a origem do Universo, da Terra e de todos os seres vivos que nela habitam a partir da criação Divina, de um Ser Supremo.

Evolucionismo é a teoria que defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, através de modificações lentas e progressivas ao longo do tempo.

02. As patas surgiram por mudanças nas nadadeiras de animais aquáticos vertebrados ao longo de gerações, dificultando sua vida na água, porém favorecendo a adaptação ao meio terrestre onde passou portanto por Seleção natural.

03. Para Lamarck, a NECESSIDADE de se adaptar levava às mudanças que ocorreriam de formas diferentes em cada ambiente. O maior porte do elefante, favoreceu o aparecimento de trombas maiores e assim tal caráter foi incorporado também a seus descendentes.

04. Lamarck estava certo ao supor que os seres vivos evoluem e que devem estar adaptados ao ambiente em que vivem.

05. c. Para Lamarck, os indivíduos que apresentavam visão seguiram a lei do uso e desuso transmitindo as novas características adquiridas relacionadas à visão para as suas crias.

06. "O restante, hoje, está sob controle" pois há seleção natural no ambiente que realiza o controle do crescimento da população. Há predadores, há parasitas, competição, etc.

07. Caso não lhe fosse possível utilizar as pernas de pau, o leão teria feito "USO" de suas próprias patas e, assim como Lamarck acreditava que teria ocorrido com a girafa, teria ocorrido com o leão: aquisição de características transmitidas à prole.

08. a. Para Lamarck as aves teriam adquirido patas assim devido à NECESSIDADE DE SE ADAPTAR ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS. Além disso propunha que tais características seriam transmitidas à prole.

(5)

08. b. Os pés das aves são extremamente variáveis em forma e tamanho, o que é um reflexo dos seus hábitos de vida, do ambiente ao qual se adaptaram ao longo do processo evolutivo: capacidade de andar sobre o solo, de se empoleirar em galhos e fios, trepar em galhos e grades, pegar alimento com os pés, utilizando-os como verdadeiras mãos, e levá-lo à boca.

09. Ao fazer a coleta de materiais e uma posterior análise, Darwin observou a semelhança entre seres vivos de

diferentes ambientes, relativamente próximos. Além disso descobriu fósseis de animais já extintos mas semelhantes aos que viviam ainda em nosso planeta.

- Darwin descobre então que o ambiente de fato tem papel importante para o processo evolutivo, porém não como

"modificador" como proposto por Lamarck, e sim como SELECIONADOR. Darwin confirma a existência de variações entre indivíduos de mesma espécie sobre as quais atua a SELEÇÃO NATURAL.

10. MUTAÇÕES são evento ocasionais, imprevisíveis quanto ao momento de sua ocorrência e também quanto às suas consequências. Assim, as mutações não ocorrem "para favorecer" a adaptação ou sobrevivência de nenhuma forma de vida.

Certamente está ocorrendo um processo de seleção natural dos indivíduos mais saudáveis e com variações genéticas que favoreçam ao surgimento de sintomas mais brandos.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Trombone Trombone Tenor Saxophone Tenor Saxophone Alto Saxophone Alto Saxophone B B     Trumpet Trumpet T. Trazendo razendo a Arca

In a study with 5,306 patients carried out by the Global Research on Acute Conditions Team (GREAT), among a great number of biomarkers measured at admission in patients with

Figure 1 – Percentage cost reduction in delivered prescription drugs purchased via reverse auction in comparison with private costs according to each drug group in heart failure

Partindo da premissa de que alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas devem possuir o conhecimento básico para a identificação superficial de animais, devido ao contato

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Não se trata de preconizar a fusão desses dois saberes científicos numa espécie de &#34;geo-história&#34; (que é um gênero particularmente difícil, mesmo para historiadores