• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 18/2020 SRP. PROCESSO Nº 31/2020 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 18/2020 SRP. PROCESSO Nº 31/2020 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 18/2020–SRP.

PROCESSO Nº 31/2020

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Contratação de empresas para aquisições de equipamentos de Informática, bem como instalação e configuração, quando for o caso, de modo a atender às necessidades do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco, conforme condições, quantidades, exigências e estimativas, estabelecidas neste instrumento, atendendo especificações constantes no Termo de Referência.

ANEXO I: Termo de Referência;

ANEXO I – A: Modelo de Proposta;

ANEXO II: Minuta do Contrato;

ANEXO III: Minuta da Ata;

ANEXO IV Justificativa para não adesão à Ata de Registro de Preço.

(2)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 18/2020 - SRP PROCESSO Nº 31/2020

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Tipo de Licitação: MENOR PREÇO GLOBAL POR ITEM Modo de Disputa: Aberto e Fechado

Data: 20/11/2020

Horário: 09h00min (horário de Brasília).

Local: (www.comprasnet.gov.br) Código UASG: 389176

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO- CREMEPE, pessoa jurídica de direito público, com sede à Rua Conselheiro Portela, nº 203 – Espinheiro – CEP 52.020-185, Recife-PE, regularmente inscrita no CNPJ/MF sob o nº 09.790.999/0001-94, por meio de seu Pregoeiro, designado pela Portaria nº 268/2020, de 02 de outubro de 2020, torna público para conhecimento dos interessados que, na data, horário e local acima indicados fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO (SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS), do tipo MENOR PREÇO GLOBAL POR ITEM, conforme especificações, características, condições, obrigações e requisitos técnicos contidos no Termo de Referência e demais anexos deste Edital. O presente procedimento licitatório obedecerá, integralmente, Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, regulamentada pelo Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019, o que regulamentam a modalidade de Pregão, do Decreto 7.892, de 23 de janeiro de 2013, da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, atualizada, regulamentada pelo Decreto nº 8.538, de 06 de outubro de 2015, com aplicação subsidiária da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada.

1DO OBJETO

Contratação de empresas para aquisições de equipamentos de Informática, bem como instalação e configuração, quando for o caso, de modo a atender às necessidades do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco, conforme condições, quantidades, exigências e estimativas, estabelecidas neste instrumento, atendendo especificações constantes no Termo de Referência.

(3)

2. DO ENVIO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

2.1 O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico (http://www.comprasgovernamentais.gov.br), assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances (inciso III, art. 13, Decreto nº 5.450/05);

2.2 Incumbirá, ainda, ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão (inciso IV, Art. 13 do Decreto 5.450/05);

2.3 A participação no Pregão dar-se-á por meio de digitação da senha privativa do licitante e subsequente encaminhamento da proposta de preços, exclusivamente por meio do sistema eletrônico (§ 1° Art. 21, Decreto 5.450/05);

2.4 Como requisito para a participação no Pregão, o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas neste edital.

2.5 A Contratada deverá arcar com o ônus decorrente de eventual equívoco no dimensionamento dos quantitativos de sua proposta, devendo complementá-los, caso o previsto inicialmente em sua proposta não seja satisfatório para o atendimento ao objeto da licitação, exceto quando ocorrer algum dos eventos arrolados nos incisos do § 1º do Art. 57 da Lei nº 8.666 de 1993.

2.6 A proposta deverá ser identificada com a razão social e encaminhada em papel timbrado do licitante, contendo os seguintes itens:

2.6.1 Nome do representante legal da empresa;

2.6.2 Especificações detalhadas do objeto;

2.6.3 Valor global da proposta, em moeda nacional, em algarismo e por extenso com, no máximo, duas casas decimais;

2.6.4 Prazo de vencimento da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias;

2.6.5 Dados bancários da empresa, tais como número da Conta Corrente, Agência e nome do Banco da mesma;

2.6.6 CNPJ, telefone, endereço comercial e e-mail.

2.7 Deverá, ainda, garantir de que nos preços estão inclusos todos os custos, tributos e despesas necessárias ao cumprimento integral do objeto ora licitado, não sendo considerados pleitos de acréscimos a esse ou a qualquer outro título posteriormente;

(4)

2.8 A oferta deverá ser precisa, limitada, rigorosamente, ao objeto do Termo de Referência, sem conter alternativas de preços ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado;

2.9 A não apresentação dos documentos citados no subitem anterior poderá resultar na desclassificação da proposta;

2.10Na formulação de sua proposta, a empresa deverá observar ainda o regime de tributação ao qual está submetida, inclusive no tocante à incidência das alíquotas de ISS, PIS e COFINS sobre seu faturamento, conforme as Leis nº 10.637/2002 e 10.833/2003 (Acórdão TCU/Plenário n.º 2.647/2009).

2.11 Até a abertura da Sessão, o licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente encaminhada;

2.12 Após a apresentação da proposta não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro;

2.13 Será desclassificada a proposta que não atenda às exigências do presente Edital e seus Anexos, for omissa ou apresentar irregularidades insanáveis;

2.14 A apresentação da proposta implica a obrigatoriedade do cumprimento das disposições nela contidas, assumindo o proponente o compromisso de executar o objeto nos seus termos;

2.15 A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta ou ao enquadramento como ME ou EPP sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital, bem como as previstas no Decreto Federal n° 5.450/2005;

2.16 A Proposta de Preços (Anexo I - A), conforme o Anexo I –Termo deReferência, deverá ser formulada e enviada em formulário específico, exclusivamente por meio do Sistema eletrônico (http://www.comprasnet.gov.br).

2.17Devem ser enviados juntos a proposta de preço as documentações técnicas do fabricante, de modo que reste comprovado o atendimento às especificações dos materiais.

2.18Serão considerados documentos técnicos do fabricante os seguintes elementos:

2.18.1 Catálogo, folder, certificado ou manual elaborado pelo fabricante; ou

2.18.2 Documento extraído de consulta realizada pela Internet na página oficial do fabricante, devendo, nesse caso, ser indicado o endereço eletrônico com menção à página de que consta a informação apresentada;

(5)

3 DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

3.1 Iniciada a etapa competitiva, os licitantes poderão encaminhar lances por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informado do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

3.2 Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos.

3.3 Só serão aceitos os lances cujos valores forem inferiores ao último lance que tenha sido anteriormente registrado no sistema.

3.4 Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

3.5 Durante a sessão pública os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante.

3.6 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

3.7 O Pregoeiro poderá encaminhar contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação, não se admitindo negociar condições diferentes das previstas neste Edital.

3.8 Em caso de empate prevalecerá o lance recebido e registrado primeiro. Os lances apresentados e levados em consideração para efeito de julgamento serão de exclusiva e total responsabilidade do licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração.

3.9 Durante a fase de lances o Pregoeiro poderá excluir, justificadamente, lance cujo valor seja manifestamente inexequível.

3.10Se ocorrer a desconexão do Pregoeiro no decorrer da etapa de lances e o sistema eletrônico permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

3.11 No caso de a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa automaticamente e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes no sítio www.comprasnet.gov.br.

3.12 A etapa de lances da Sessão Pública será encerrada por decisão do Pregoeiro. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, com indicação do período de tempo para apresentação de lances, findo o qual a etapa de lances será automaticamente encerrada de maneira aleatória pelo próprio sistema.

(6)

4DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

4.1 Encerrada a etapa de lances e concluída a negociação, quando houver, o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao valor estimado para a contratação.

4.1.1 O pregoeiro efetuará o julgamento das propostas de preços de acordo com as exigências contidas no Termo de Referência, pelo critério do MENOR PREÇO GLOBAL DO ITEM, podendo encaminhar pelo sistema eletrônico contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance de menor valor, para que seja obtido preço melhor, bem assim, decidir sobre sua aceitação.

4.2 O licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar deverá encaminhar no prazo de até 2 (duas) horas, contado da solicitação do Pregoeiro, por meio da opção

“Enviar Anexo” do sistema compras governamentais, a proposta de preço adequada ao último lance, de acordo com modelo constante do Anexo I–A .

4.2.1A licitante que abandonar o Certame, deixando de enviar a documentação indicada nesta cláusula será desclassificada.

4.3 Havendo aceitação da proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade de preço, o Pregoeiro poderá promover diligência destinada a obter esclarecimentos complementares.

4.4 Se a proposta não for aceitável ou se o resultado da diligência não for satisfatório ou, ainda, se o licitante não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente e, assim, sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda a este Edital.

5. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

5.1Os recursos financeiros para realização deste Pregão são oriundos da Dotação Orçamentária: Despesas de Custeio do CREMEPE – 6.2.2.1.2.44.90.52.004 – Equipamentos de Informática.

6. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO DOS LICITANTES 6.1 O Credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF, que permite a participação dos interessados na modalidade licitatória Pregão, em sua forma eletrônica.

6.2O cadastro no SICAF poderá ser iniciado no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br, com a solicitação de login e senha pelo interessado.

(7)

6.3 O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade do licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes a este Pregão.

6.4 O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema, ou ao órgão ou entidade responsável por esta licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

6.5 A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema para imediato bloqueio de acesso.

7 DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

7.1 Como requisito para a participação neste Pregão, o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências deste Edital e seus Anexos, bem como estar online na abertura e durante a realização desta sessão.

7.2 O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

7.3 Poderão participar deste certame empresas interessadas que estiverem previamente credenciadas no sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

7.4 Além dos casos previstos no art. 9 da Lei nº 8.666/1993, não poderão participar deste certame:

7.4.1 Empresas cujo estatuto ou contrato social não inclua o objeto desta licitação.

7.4.2 Empresas que estejam sob falência, concurso de credores, dissoluções ou liquidações.

7.4.3 Empresas que estejam reunidas em consórcio, ou que sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias umas das outras.

7.4.4 Empresas que tenham sido suspensas ou impedidas de contratar com a Administração Pública, bem como a esfera do poder da qual o CREMEPE faça parte, em conformidade as Leis 10520/2017 e 8666/93.

7.4.5 Empresas que tenham sido declaradas inidôneas no âmbito da União

7.4.6 Sociedades integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou utilizem

(8)

recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum.

7.5 O CNPJ apresentado pelo licitante para sua habilitação será, obrigatoriamente, o mesmo a receber a Nota de Empenho e da assinatura do Contrato e Ata, bem como o mesmo a emitir a Nota Fiscal/Fatura correspondente à execução do objeto.

7.6 O licitante fica obrigado a manter válidos todos os documentos relativos à regularidade de Cadastramento, no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, durante todo o procedimento licitatório, bem como durante o período de execução dos compromissos assumidos.

7.7 Empresas prestadoras que tenham como sócios, gerentes ou diretores, membro ou servidor em exercício no CREMEPE, ocupante de cargo de direção, ou, ainda, cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau, inclusive, em linha reta, colateral ou por afinidade, bem como empregados a serem utilizados no fornecimento que sejam parentes até o terceiro grau dos respectivos membros ou servidores do CREMEPE.

8 DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

8.1 A abertura da sessão pública deste Pregão, conduzida pelo Pregoeiro, ocorrerá na data e na hora indicadas no preâmbulo deste Edital, no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br.

8.2 Durante a sessão pública, a comunicação entre o Pregoeiro e os licitantes ocorrerá, exclusivamente, mediante troca de mensagens, em campo próprio do sistema eletrônico.

8.3 Cabe ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, na forma eletrônica, desde a abertura até a finalização da sessão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo Sistema ou pelo Pregoeiro, bem como pela desconexão do Sistema.

9 DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

9.1 O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no Edital.

9.2 A desclassificação da proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com o acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

9.3 O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pelo Pregoeiro, sendo que somente estas participarão da fase de lance, dando início à fase competitiva.

(9)

10 DO DIREITO DE PREFERÊNCIA DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

10.1 Após a fase de lances, se a proposta mais bem classificada não tiver sido ofertada por microempresa, empresa de pequeno porte e houver proposta apresentada por microempresa, empresa de pequeno porte igual ou até 5% (cinco por cento) superior à melhor proposta, proceder-se-á da seguinte forma:

10.1.1 A microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) minutos, contados do envio da mensagem automática pelo sistema, apresentar uma última oferta, com percentual de desconto superior ao da primeira colocada, situação em que, atendidas as exigências habilitatórias, será adjudicado em seu favor o objeto deste Pregão;

10.1.2 Não sendo vencedora a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada, na forma do subitem anterior, o sistema, de forma automática, convocará as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na situação descrita nesta Condição, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

10.1.3 No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas ou empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido nesta Condição, o sistema fará um sorteio eletrônico, definindo e convocando automaticamente a vencedora para o encaminhamento da oferta final do desempate;

10.1.4 Não ocorrendo à adjudicação nos termos previstos na Condição anterior, o objeto licitado será adjudicado em favor da licitante detentora da proposta originalmente melhor classificada se, após a negociação, houver compatibilidade de preço com o valor estimado e a licitante for considerada habilitada.

10.1.5 Se nenhum dos licitantes classificados exercer o direito de preferência, observar-se-ão as regras usuais de classificação e julgamento previstas pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002.

11 DA HABILITAÇÃO

11.1 Para fins de habilitação ao certame, os licitantes terão de satisfazer os requisitos relativos à habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista e outras exigências complementares contidas neste Edital, logo após a aceitação da proposta.

11.2 A habilitação jurídica e regularidade fiscal dos licitantes será verificada também no SICAF, após a análise, julgamento e aceitabilidade da proposta.

11.2.1 No caso de impossibilidade de acesso ao SICAF, a Sessão será suspensa e os licitantes serão intimados da data e horário do seu prosseguimento.

11.3 Os licitantes deverão apresentar a seguinte documentação complementar:

(10)

11.3.1 Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, compatível com o objeto desta licitação, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores, certidão negativa de débitos trabalhistas, regularidade perante o FGTS, Regularidade com a Fazenda Estadual, Municipal Federal e cartão do CNPJ.

11.3.2 No mínimo, 1 (um) Atestado de Capacidade Técnica, em nome do licitante,expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove ter o licitante oferecido os equipamentos descritos no objeto do Edital de forma satisfatória.

11.4 Em atendimento à determinação do Tribunal de Contas da União, constante do Acórdão nº 1.793/2011 - Plenário, serão verificadas na fase de habilitação da empresa (s) declarada (s) vencedora (s):

11.4.1 A existência de débitos inadimplidos perante a justiça do trabalho disponível no site www.tst.jus.br/certidao.

11.4.2 A existência de registros impeditivos da contratação no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas da Controladoria-Geral da União - CGU, disponível no Portal da Transparência www.portaltransparencia.gov.br.

11.4.2.1 Serão observadas por esta Autarquia as suspensões/impedimentos no âmbito do órgão de origem e inidoneidade no âmbito da União.

11.4.3 A composição societária das empresas no SICAF, a fim de se certificar se entre os sócios há servidores do CREMEPE.

11.4.4 A existência de registros impeditivos de contratação por ato de improbidade administrativa disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça – CNJ no site www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php.

11.5 Caso o licitante esteja com algum documento ou informação vencido ou não atualizado no SICAF, ser-lhe-á assegurado o direito de encaminhar, na própria sessão, a documentação atualizada, salvo a situação prevista a seguir:

11.5.1 Em se tratando de microempresas e empresas de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação de regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa, sem prejuízo do disposto no § 3º, do art. 4º do Decreto nº 8.538/2015.

(11)

11.5.2 A não regularização da documentação, no prazo previsto no subitem acima, implicará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultado ao Pregoeiro convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para exercício do mesmo direito.

11.6 O Pregoeiro poderá consultar sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões, para verificar as condições de habilitação dos licitantes.

11.6.2 Os originais ou cópias autenticadas, quando necessário e solicitado pelo pregoeiro, deverão ser encaminhados ao Conselho Regional de Medicina, em até 3 (três) dias úteis, contados da sessão de lances no caso de habilitação da proposta, Rua Conselheiro Portela nº 203 - Espinheiro - Recife/PE - CEP 52020-185, em dias de expediente do CREMEPE, das 09:00 às 16:00 horas.

11.7 O não envio dos documentos solicitados pelo Pregoeiro, nos prazos anteriormente estabelecidos, será considerado como desistência do lance ofertado e automaticamente inabilitado do Certame Público, sujeitando-se o licitante desistente às penalidades constantes no art. 28 do Decreto Federal nº 5.450/2005.

11.8 Sob pena de inabilitação, os documentos encaminhados deverão estar em nome do licitante, com indicação do número de inscrição no CNPJ.

11.9 Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

11.10 Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos, o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado.

11.11 Como condição para contratação, o licitante vencedor deverá manter as condições de habilitação.

11.12 Constatado o atendimento das exigências previstas neste Edital, o licitante será declarado vencedor e, após, ser-lhe-á adjudicado o objeto desta licitação, pelo próprio Pregoeiro, ou, na hipótese de existência de recursos, pela autoridade competente do CREMEPE, a qual após julgá-los, adjudicará e homologará o objeto da licitação ao licitante vencedor.

11.13 No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

(12)

12 DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO E DOS ESCLARECIMENTOS

12.1Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão.

12.1.1 A impugnação deverá ser encaminhada via e-mail:

cplcremepe@cremepe.org.br.

12.2 Caberá ao Pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do Edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

12.3 Acolhida a petição contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

12.4 Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico, via internet, no seguinte endereço:

cplcremepe@cremepe.org.br 13 DOS RECURSOS

13.1 Declarado vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, no prazo de 30 (trinta) minutos a contar da abertura da fase recursal, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

13.2 A falta de manifestação imediata e motivada do licitante quanto à intenção de recorrer, nos termos do subitem retro, importará na decadência desse direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto ao licitante declarado vencedor.

13.3 O Pregoeiro examinará a intenção de recurso, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a em campo próprio do sistema.

13.4 As intenções de recurso não admitidas e os recursos rejeitados pelo Pregoeiro serão apreciados pela autoridade competente.

13.5 O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

13.6 Os autos permanecerão com vista franqueada aos interessados na Comissão Permanente de Licitação, na Rua Conselheiro Portela nº 203 - Espinheiro - Recife/PE - CEP 52020-185.

(13)

14 DO CONTRATO

14.1 O licitante vencedor será convocado para assinatura do contrato, dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, prorrogáveis uma única vez, por igual período, desde que ocorra motivo justificado e aceito pelo CREMEPE, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital. Após, homologação do certame pela autoridade competente.

14.2 Por ocasião da assinatura do contrato, verificar-se-á por meio do SICAF se o licitante vencedor mantém as condições de habilitação.

14.3 Quando o licitante convocado não assinar o contrato no prazo e nas condições estabelecidas, poderá ser convocado outro licitante para assinar o contrato, após negociações e verificação da adequação da proposta e das condições de habilitação, obedecida a ordem de classificação.

14.4 No caso do fornecedor primeiro classificado, após convocado, não comparecer ou se recusar a assinar o contrato, sem prejuízo das punições previstas neste Edital e seus Anexos, o CREMEPE poderá registrar o licitante que aceitar manter o preço do primeiro classificado na licitação, mantido a ordem de classificação.

14.5 O Contrato terá vigência de 12 (doze) meses, contados a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mantidas as demais cláusulas contratuais, de acordo com o art.

57 da Lei nº 8.666/93 e alterações, mediante elaboração de Termo Aditivo competente.

15 DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO

15.1 Homologado o resultado da licitação e respeitada à ordem de classificação, será formalizada a Ata de Registro de Preços, documento vinculativo obrigacional que, depois de cumpridos os requisitos de publicidade, terá efeito de compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas.

15.2 O CREMEPE convocará formalmente o fornecedor vencedor, no prazo de 5 (cinco) dias úteis para a assinatura da(s) Ata(s) de Registro de Preço. Após, homologação do certame pela autoridade competente.

15.3 O prazo de convocação do fornecedor poderá ser prorrogado, desde que ocorra motivo justificado e aceito pelo CREMEPE.

15.4 No caso do fornecedor primeiro classificado, após convocado, não comparecer ou se recusar a assinar a Ata de Registro de Preços, sem prejuízo das punições previstas neste Edital e seus Anexos, o CREMEPE poderá registrar o licitante que aceitar manter o preço do primeiro classificado na licitação, mantido a ordem de classificação.

15.5 Publicada na imprensa oficial, a Ata de Registro de Preço terá efeito de compromisso de fornecimento conforme artigo 10 do Decreto 3.931/2001.

(14)

15.6 Por ocasião da assinatura da Ata de Registro de Preços, verificar-se-á por meio do SICAF e de outros meios se a licitante vencedora mantém as condições de habilitação.

15.7 Firmada a Ata de Registro de Preços entre a licitante vencedora e Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco, seus signatários passarão a denominar- se: Fornecedor Registrado e Órgão Gerenciador , respectivamente.

15.8 A Ata decorrente do presente certame licitatório vigerá pelo período de até 12 (doze) meses, contados da data de assinatura, na forma da legislação em vigor.

15.9 O fornecimento das veiculações será de acordo com as demandas solicitadas pelo CREMEPE.

15.10 A Ata de Registro de Preços, durante sua vigência, não poderá ser utilizada por nenhum órgão da administração que não tenha participado do certame licitatório.

16 DOS PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO

16.1 A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada por Lourival Quirino da Silva Junior especialmente designado, nos termos do disposto no art. 67 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores.

16.2 Exercer a fiscalização, na forma prevista na Lei nº 8666/1993, procedendo ao atesto da respectiva fatura e recebimento dos equipamentos, com as ressalvas e/ou glosas que se fizerem necessárias, exigindo o cumprimento de todos os compromissos assumidos pela Contratada, de acordo com as cláusulas contratuais, seus anexos e os termos de sua proposta, sobre os aspectos quantitativos e qualitativos, anotando em registro próprio as falhas detectadas e comunicando à Contratada as ocorrências de quaisquer fatos que, a seu critério, exijam medidas corretivas por parte da Contratada.

16.3 Comunicar à Administração quaisquer ocorrências passíveis das sanções administrativas previstas neste Edital.

16.4 Não obstante a Contratada seja a única e exclusiva responsável pela execução de todos os serviços, a Contratante reserva-se o direito de, sem que de qualquer forma restrinja a plenitude desta responsabilidade, exercer a mais ampla e completa fiscalização.

17 DO PAGAMENTO

17.1 O pagamento será efetuado em favor da Contratada através de ordem bancária até o 5º (quinto) dia útil após a entrega do documento de cobrança a administração do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco e o atesto da nota fiscal pelo fiscal do contrato.

17.2 A nota fiscal deverá vir acompanhada de comprovante de regularidade (certidão negativa) perante as Fazendas Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do

(15)

licitante e comprovante de regularidade (certidão negativa) perante a Seguridade Social (INSS), inclusive relativa ao Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS), bem como a Certidão negativa de débitos trabalhistas. Todos os documentos deverão estar com as datas de validades vigentes.

17.3 Caso a CONTRATADA goze de algum benefício fiscal, esta ficará responsável pela apresentação de documentação hábil, ou, no caso de optante pelo SIMPLES NACIONAL (Lei Complementar nº 123/2006), pela entrega de declaração, conforme modelo constante da IN nº 480/04, alterada pela IN nº 706/07, ambas da Secretaria da Receita Federal.

17.4 Após apresentada a referida comprovação, a CONTRATADA ficará responsável por comunicar ao CREMEPE qualquer alteração posterior na situação declarada, a qualquer tempo, durante a execução do contrato.

17.5 Havendo erro no documento de cobrança, ou outra circunstância que impeça a liquidação da despesa, este ficará pendente até que o CONTRATADO providencie as medidas saneadoras necessárias, não ocorrendo, neste caso, qualquer ônus ao CONTRATANTE.

17.6 No caso de pendência de liquidação de obrigações pela CONTRATADA, em virtude de penalidades impostas, a CONTRATANTE poderá descontar de eventuais faturas devidas ou ainda, quando for o caso, cobrada judicialmente.

17.7 As condições de fornecimento constam do Termo de Referência e da Ata de Registro de Preços, e poderão ser detalhados, em cada contratação específica, no respectivo pedido de contratação.

17.8 O pagamento será realizado após a apresentação da fatura ou Nota Fiscal e atesto dela, devidamente discriminada, em nome do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco - CREMEPE, CNPJ nº 09.790.999/0001-94.

17.9 Os pagamentos a serem efetuados em favor da contratada, quando couber, estarão sujeitos à retenção, na fonte, dos seguintes tributos:

I - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS, e Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP, na forma da Instrução Normativa RFB no 1.234, de 11 de janeiro de 2012, conforme determina o art. 64 da Lei no 9.430, de 27 de dezembro de 1996;

II - contribuição previdenciária, correspondente a onze por cento, na forma da Instrução Normativa RFB n.º 971, de 13 de novembro de 2009, conforme determina a Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991; e

(16)

III - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, na forma da Lei Complementar n.º 116, de 31 de julho de 2003, combinada com a legislação municipal e/ou distrital sobre o tema.

17.10 O pagamento será creditado em favor da contratada, por meio de ordem bancária contra qualquer entidade bancária indicada na proposta, devendo para isto, ficar explicitado o nome do Banco, agência, localidade e número da conta corrente em que deverá ser efetivado o crédito.

17.11 A efetivação do pagamento ficará condicionada à comprovação, por parte da Contratada, de todas as condições exigidas no presente Edital.

17.12 Havendo erro na Nota Fiscal/Fatura ou circunstância que impeça a liquidação da despesa, aquela será devolvida à Contratada e o pagamento ficará pendente até que a mesma providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a regularização da situação ou reapresentação do documento fiscal, não acarretando qualquer ônus para o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco - CREMEPE.

17.13 O Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco - CREMEPE reserva-se o direito de suspender o pagamento se as veiculações entregues estiverem em desacordo com as especificações constantes deste Edital e em seus Anexos ou as certidões apresentadas no pregão estiverem fora de validade.

17.14 Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, por culpa do CREMEPE, o valor devido será atualizado financeiramente até a data do efetivo pagamento, em que os juros de mora serão calculados à taxa de 0,5% (meio) por cento ao mês, ou 6% (seis) por cento ao ano, mediante aplicação da seguinte fórmula:

I=(TX/100) 365

EM = I x N x VP, onde:

I = Índice de atualização financeira.

TX = Percentual da taxa de juros de mora anual.

EM = Encargos moratórios.

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento.

VP = Valor da parcela em atraso.

18 DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

18.1 Se no decorrer da sessão pública da licitação ou na execução do objetodo presente Edital, ficar comprovada a existência de qualquer irregularidade ou ocorrer inadimplemento contratual pelo qual possa ser responsabilizada a Licitante/Contratada, esta, sem prejuízo das demais sanções previstas nos arts. 86 a 88, da Lei nº 8.666/1993, poderá sofrer as seguintes penalidades:

(17)

18.1.1 Advertência por escrito.

18.1.2 Multa de 0,3% (zero vírgula três) por cento, ao dia calculada sobre o valor do contrato, considerando a data da notificação, até que seja sanada a irregularidade.

18.1.3 Multa de 10% (dez) por cento, calculada sobre o valor do contrato, quando decorridos 30 (trinta) dias de atraso no cumprimento das obrigações, ou pelo não atendimento à convocação para assinatura do contrato.

18.1.4 Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a Contratada fizer o ressarcimento à Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no item anterior.

18.2 O licitante que, convocado no prazo de validade da sua proposta, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução do objeto desta licitação, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na prestação dos serviços, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, além de ser descredenciado do SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Edital, no Contrato e das demais cominações legais.

18.3 As irregularidades de caráter comercial ou técnico, sujeitas às penalidades previstas neste item, serão registradas no SICAF.

18.4 A aplicação das sanções previstas neste Edital não exclui a possibilidade de aplicação de outras, previstas na Lei nº 8.666/1993, inclusive a responsabilização do Licitante/Contratada por eventuais perdas e danos causados ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco – CREMEPE.

18.5 As sanções previstas neste Edital são independentes entre si, podendo ser aplicadas de forma isolada ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

18.6 Em qualquer hipótese de aplicação de sanções, serão assegurados ao Licitante/Contratada o contraditório e a ampla defesa.

18.7 As multas a que se referem os itens acima serão descontadas dos pagamentos devidos pelo CREMEPE ou cobradas diretamente da empresa, amigável ou judicialmente, e poderão ser aplicadas cumulativamente com as demais sanções previstas nesta cláusula.

18.8 Sempre que não houver prejuízo para o CREMEPE, as penalidades impostas poderão ser relevadas ou transformadas em outras de menor sanção, a seu critério.

(18)

18.9 A aplicação das penalidades será precedida da concessão da oportunidade de ampla defesa por parte do adjudicatário, na forma da lei.

19 DA IRREAJUSTABILIDADE E DO VALOR CONTRATADO

19.1 Por se tratar de mera estimativa de gastos, o valor contratado no certame, em hipótese alguma, haverá compromisso futuro para o CREMEPE, razão pela qual não poderá ser exigido nem considerado como valor para pagamento mínimo, podendo sofrer alterações de acordo com as necessidades do CREMEPE, sem que isso justifique qualquer indenização a CONTRATADA.

20 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1 Esta licitação poderá ser revogada por interesse do CREMEPE, em decorrência de fato superveniente, devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar o ato, ou anulada por vício ou ilegalidade, a modo próprio ou por provocação de terceiros, sem que o licitante tenha direito a qualquer indenização, obedecendo ao disposto no art. 29, do Decreto 5.450/2005.

20.2 Qualquer modificação no presente Edital será divulgada pela mesma forma que se divulgou o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação da proposta.

20.3 Os documentos eletrônicos produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizada pela ICP-Brasil, nos termos da Medida Provisória nº 2200-2/2001, serão recebidos e presumidos verdadeiros em relação aos signatários, dispensando-se o envio de documentos originais e cópias autenticadas em papel.

20.4 Os licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

20.5 O CREMEPEpoderá, a seu critério exclusivo, de acordo com o art. 65, § 1º da Lei nº 8.666/1993, reduzir ou aumentar a quantidade do objeto licitado desde que não ultrapasse a 25% (vinte e cinco) por cento do valor inicial atualizado do contrato, mantidas as mesmas condições estipuladas no presente Edital, sem que caiba à Contratada qualquer reclamação.

20.6 As normas que disciplinam esta licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento do interesse da Administração, do princípio da isonomia, da finalidade e da segurança da contratação.

20.7 É facultada ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, promover diligências destinadas a esclarecer ou completar a instrução do processo licitatório, de forma a verificar a ocorrência de ajustes dimensionais, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

(19)

20.8 Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta e o CREMEPE, não será em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

20.9 Qualquer pessoa, seja ela jurídica ou física, poderá acompanhar o desenvolvimento do pregão, na forma eletrônica, em tempo real, por meio do sítio http://www.comprasgovernamentais.gov.br.

20.10 O Edital estará disponível no site www.comprasgovernamentais.gov.br

20.11 Fica eleito o Foro da comarca do Recife, Estado de Pernambuco, para dirimir possíveis litígios decorrentes deste procedimento licitatório.

20.12 O presente Edital e seus anexos, bem como a proposta da licitante vencedora farão parte integrante do Contrato, independente de transcrição.

20.13 É facultado ao CREMEPE, quando o convocado não assinar, aceitar ou retirar o a Ata de Registro de Preços, no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes vencedora remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços, ou revogar o Pregão.

20.14 A licitante vencedora assumirá todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta, não cabendo ao CREMEPE esse ônus, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

20.15 A licitante vencedora é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

20.16 A licitante vencedora se compromete manter durante a vigência da Ata de Registro de preços, todas as condições de habilitação e qualificação.

20.17 Após apresentação da proposta não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

20.18 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no horário e no local estabelecido neste edital, desde que não haja comunicação do pregoeiro em contrário.

20.19 A licitante vendedora assumirá a responsabilidade pelos encargos fiscais resultantes da adjudicação desta Licitação.

20.20 A ação ou omissão, total ou parcial, da fiscalização do CREMEPE, não eximirá a licitante vencedora de total responsabilidade quanto ao cumprimento das obrigações pactuadas entre as partes.

(20)

20.21 A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

Recife, 15 de outubro de 2020.

Cons. Mario Fernando da Silva Lins

Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco – CREMEPE

Referências

Documentos relacionados

Como requisito para par(cipação neste Pregão, o licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que está ciente e concorda com as condições con(das no Edital

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, por intermédio de seu Pregoeiro, designado pela Portaria nº 60 de 16 de julho de 2013, torna

A apreciação do dólar face ao Euro foi influenciado pela expectativa em torno do estímulo económico de 1,9 bilhões de dólares proposto pelo Presidente Joe Biden para alívio

Não obstante, na legislação brasileira inexiste lei específica, sendo utilizada a interpretação analógica para a tipificação dos ilícitos, o que, pelo

Contestando, CC e mulher invocaram, em síntese, encontrar-se definitivamente registada a seu favor a aquisição do prédio, por inscrição requerida a 9 de Março de 1999,

Defende que a base de cálculo do desconto da contribuição previdenciária (rubrica FUNAFIN) dos vencimentos dos aludidos servidores deve ter somente como base de cálculo o salário e

A mesma política define Produtos Estratégicos de Defesa (PED) como bens e serviços que, pelas peculiaridades de obtenção, produção, distribuição, armazenagem,

Na série B, os resultados de resistência mecânica, densidade, tempo de pega e variação dimensional estão de acordo com a variação da relação água/cimento, ou seja, aumentando