• Nenhum resultado encontrado

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

O ESTUDO DE LAYOUTIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO: CASO DO PROJETO COSTURAÊ

Cássia Regina dos Santos Baia1 Lara Abadallah Zahalan2 Sâmyla Eduarda Moreira Blois Alves3

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o processo histórico do setor têxtil no Brasil, proceder análises a partir das as transformações ocorridas ao longo das décadas e entender como isso influenciou para a adoção de arranjos físicos do campo da arquitetura, que atendessem não somente as exigências do mercado, mas as demandas dos funcionários, sendo os que mais se apropriam do ambiente por ser o seu espaço de trabalho. Partindo-se de uma análise dedutiva e de pesquisas de cunho bibliográfico, procurou identificar através do conceito e tipos de layout, qual destes seria mais adequado ao espaço do atelier, visando a qualidade de vida das costureiras, o fomento da criatividade e consequentemente o aumento da produtividade.

Palavras-chave: layout, arquitetura, indústria têxtil, ateliê, empreendedorismo social.

Abstract

The objective of this work is to understand the historical process of the Brazilian textile industry, to analyze the transformations occurring over the decades and to understand how this influenced the adoption of physical arrangements in the field of architecture that would not only meet the requirements of the market, but the demands of the employees, of which marjoritariamente occupy the environment, since it is the workspace. Based on a deductive analysis and bibliographic research, it was sought to identify, through the concept and types of layout, which would be more appropriate to the atelier space, aiming at the dressmakers quality of life , the creativity promotion and, consequently, the increased productivity.

Key words: layout, architecture, textile industry, atelier, social entrepreneurship.

1 Graduando em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Universidade Federal do Pará – UFPA (cassiacrbaia@gmail.com)

2Graduando em Engenharia Naval, Faculdade de Engenharia Naval– FANAV, Universidade Federal do Pará – UFPA (larabdza2@gmail.com)

3 Graduando em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Universidade Federal do Pará – UFPA (samylaeduarda@hotmail.com)

(2)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

INTRODUÇÃO

O cenário têxtil brasileiro segundo Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil possui uma das últimas cadeias têxteis completas do ocidente, que reúne mais de 32 mil empresas, dados de 2011, mostraram que o setor empregou cerca de 1,7 milhões de brasileiros e mais de 4 milhões se somados os empregos diretos e indiretos, sendo que 70% desses trabalhadores são mulheres e que o setor corresponde pelo quarta maior folha de pagamento da indústria de transformação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO, 2018)

É importante destacar a busca pelo melhoramento do ambiente de trabalho como parte necessária para estimular a produtividade, o aumento da produção e consequentemente o aumento da economia dentro do setor. Assim, é da esfera da arquitetura solucionar espaços, como escolher o tipo de layout mais adequado para o uso do ambiente de trabalho, que permite obter resultados satisfatórios tanto para a organização quanto para o funcionário.

Assim, o projeto CosturaÊ, alinhado aos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, 5 e 8 da ONU, além de solucionar a vulnerabilidade socioeconômica e de gênero no mercado de trabalho, busca um impacto socioambiental positivo no que diz respeito a indústria da moda, violência urbana e o subdesenvolvimento. O projeto trabalha com mulheres que estão entre a faixa etária de 25 a 70 anos, procurou analisar e solucionar o ambiente do atelier para estimular permanência das costureiras, resultando em uma melhor produtividade, estimulando a elaboração e concepção dos produtos e propiciando uma maior eficiência nos processos de criação e produção.

Nesse contexto, este trabalho busca estudar os conceito e tipos de layouts favoráveis a sua aplicação no ambiente de trabalho do projeto CosturaÊ. sendo assim, uma ferramenta de identificação e correção das necessidades específicas da comunidade atendida pelo projeto.

Desse modo, a adequação do layout permite solucionar problemáticas ali existentes, como também impactar na qualidade e padrão de vida das mulheres. Portanto, o trabalho visa entender o processo histórico do setor têxtil no Brasil e relacionar os avanços ocorridos mediante a adoção de arranjos físicos, para potencializar a produção e a produtividade no atelier de costura de projeto de alto impacto como o projeto CosturaÊ. Assim, os objetivos específicos são: a)Analisar o desenvolvimento da indústria têxtil e seus avanços desde a década de 1990 e b)Identificar os conceitos básicos sobre layout e diretrizes projetuais para a concepção de um arranjo físico que atenda e estimule o processo criativo, para a obtenção de

(3)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

uma melhor produtividade, produção dos produtos e impacto na qualidade e padrão de vida das pessoas que são assistidas pelo projeto.

METODOLOGIA

Empregou o método dedutivo, pois entende-se que para alcançar o objetivo disposto no artigo é necessário uma abordagem partindo do contexto histórico sobre o setor têxtil, o conceito geral e tipos de layouts, mediante a utilização de pesquisas históricas e dados coletados a partir das ferramentas bibliográficas disponíveis para entender o desenvolvimento da indústria têxtil para realizar as análises para propor um tipo de layout específico que melhor se encaixe às necessidades no caso do atelier do Projeto Costuraê.

MERCADO TÊXTIL NO BRASIL

O setor têxtil é uma das indústrias mais tradicionais da economia brasileira, contabilizando quase 200 anos de existência no país. Estima-se que a sua efetiva implementação da atividade ocorreu entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A notória expansão é datada por períodos intercalados, que começam a demonstrar uma maior atividade a partir da década de 1970 com um expressivo número de investimentos, seguido de forte crise nos anos seguintes, resultante da redução da atividade econômica ocasionada pelo choque do petróleo em 73, e recuperação do setor em meados dos anos 80. (MINISTÉRIO DA ECONOMIA INDUSTRIA, COMERCIO EXTERIOR E SERVIÇOS., [entre 2000 e 2019])

A nível mundial com o avanço do poder competitivo dos países periféricos como Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Indonésia, Tailândia, Índia e Paquistão coagiu os tradicionais produtores têxteis(europeus e norte-americanos) a algumas transformações, que fizeram um novo padrão de concorrência. Desse modo, procuraram se embasar em qualidade, flexibilidade e diferenciação de produtos além da própria organização do comércio e não somente no preço, se atentando para agregar os avanços tecnológicos até então alcançados na indústria têxtil à mão-de-obra barata de alguns países periféricos, que passaram a atuar crescentemente na confecção – segmento que, apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda permanece intensivo em mão-de-obra a baixo custo. (GORINI, 2000, p. 19).

(4)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

DEFINIÇÃO DE LAYOUT

Os avanços tecnológicos, as mudanças globais, sociais e econômicas, influenciaram na complexidade e qualidade dos trabalhos de arquitetura, tornando-os mais rigorosos quanto à entrega ao usuário e à sua funcionalidade.Para isso, na concepção inicial do projeto, o layout torna-se um elemento primordial para que a boa arquitetura seja respeitada e usufruída de acordo com a sua definição, trazendo assim, conforto, funcionalidade e humanização ao ambiente construído.

Na arquitetura o termo layout é usado para determinar arranjo físico ou a disposição do ambiente. A origem do termo é inglesa e significa plano, traçado, esboço, arranjo, esquema. Conforme Pacheco “O layout determina o zoneamento e a funcionalidade, influenciando a forma como as atividades vão se desenvolver ao estabelecer áreas de uso e circulações”. (PACHECO, et. e tal 2016, p. 154)

Com revolução industrial notou-se a necessidade de estudar a organização e funcionamento das fábricas para tornar o ambiente fabril mais econômico e produtivo do ponto de vista dos proprietários. Assim, com um bom layout pretende, diminuir o investimento em equipamentos, diminuir o tempo de produção, reduzir o custo com o tratamento dos materiais e manusear o espaço de forma mais eficaz, de modo a oferecer ao trabalhador um posto de trabalho de mais confortável, seguro, e adequada ao seu processo de produção. De acordo com, Parente, “Para o funcionário, o melhor layout é o que lhe proporciona maior satisfação durante seu trabalho. (PARENTE, 2011, p.307)

TIPOS DE LAYOUT

Conforme Carlo et al. (2013), existem quatro tipos de dispor o layout:

a) linha de fluxo (layout linear): Neste modelo o maquinário fica lado a lado e favorece um sistema produtivo em massa, que proporciona alta produtividade, mas com baixa variedade de produtos. São normalmente dedicadas para a produção de um tipo exclusivo de produto. Por ser um sistema fixo exige pouco dos operadores (o comando é sempre o mesmo) e a desvantagem é a impossibilidade de realizar adaptações. Exemplo: linha de montagem de eletrodomésticos;

b) Job Shop(layout funcional): o maquinário e os processos ficam divididos por tipo, criando um setor com máquinas destinadas a mesma área. Neste modelo a produtividade é reduzida, em contrapartida, apresenta menor custo de implementação e maior flexibilidade, podendo

(5)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

atender a demandas inesperadas e menos constantes. Exemplo: a divisão das áreas de produtos em um supermercado;

c) disposição celular (layout celular): é um modelo híbrido que procura combinar as vantagens encontradas nos arranjos funcional e linear. Baseia-se em dispor as máquinas, equipamentos, processos e mão de obra em um só local, possibilitando a fabricação completa do produto na mesma célula, aumentando a velocidade e a flexibilidade da produção, podendo produzir a produtos diferentes e atender demandas urgentes. Exemplo: fabricação de componentes de computadores.

d) posição fixa (layout posicional): neste tipo de configuração o produto permanece parado durante o processo de produção, os recursos para sua transformação e as operações necessárias se deslocam ao seu redor. Exemplo: construção de um prédio, de um navio ou aeronave.

ESTUDO DE CASO COSTURAÊ

O projeto CosturaÊ, parte da rede mundial ENACTUS, que trabalha o empreendedorismo social, atua no bairro do Guamá, em Belém, com uma comunidade de mulheres que estão em vulnerabilidade socioeconômica, que através da costura capacita e empodera essas mulheres em atelier próprio, que se encontra na Escola Ruth Rosita, no bairro acima citado.

No caso do projeto CosturaÊ, buscou-se entender a rotina do atelier e ouvir as costureiras já que são elas que permanecem mais tempo no espaço, criando vínculos consistentes com o mesmo. Compreender o funcionamento da comunidade em questão favoreceu a busca pelo melhor tipo de layout aplicável ao atelier, para que este possa atender às necessidades e preferências das mulheres, a fim que se sintam mais valorizadas e dispostas realizar seus trabalhos.

Em seguida, foi realizado o levantamento espacial métrico e fotográfico do atelier a fim de verificar se suas dimensões, layout e mobiliário estavam de acordo com o ambiente de trabalho considerado como ideal. Após a conferência in loco, foram realizadas as representações técnicas que compõem a planta- baixa do atelier, planta de layout(atual) de acordo com a visita e posteriormente a planta de layout (proposta) como sugestão diante dos tipos de layouts apresentados no item tipos de layout e os levantamentos podem ser observados nas figuras 1, 2 e 3 abaixo.

(6)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

Figura 1. Planta-Baixa do Atelier

Fonte: Autores, 2019.

(7)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

Figura 2. Planta de Layout Atual.

Fonte: Autores, 2019.

(8)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

Figura 3. Planta de Layout proposta em layout celular.

Fonte: Autores, 2019.

(9)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

Realizados os levantamentos e os estudos sobre layout, chegou-se à conclusão, que o tipo de layout a ser adotado no atelier, seria o em células pela a flexibilidade, massificação (que o linear permite) que um atelier de costura exige, aumentando a velocidade e diminuindo o tempo de produção e atendendo a demanda urgentes, quando estas aparecem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Compreender a percepção e as tendências de comportamento dos funcionários contribui para o planejamento de ambientes de trabalho e garante o bem-estar destes, dos quais permanecem por longos períodos no lugar. Dessa forma, proporcionar conforto aos usuários do espaço contribui para sua produtividade e eficiência, influenciando na qualidade produção.

Verificou-se que antes do estudo, que o tempo de produção das mulheres era bastante influenciado pelo tipo de configuração utilizada. Essa configuração é percebida pela falta de estudo ou planejamento, quando o atelier foi implantado. Assim, após os estudos, análises do processo histórico do setor têxtil, dos conceitos e tipos de layouts, pretende implantar o layout escolhido e verificar a sua eficácia.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Perfil do Setor. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor. Acesso em:

11 maio 2019.

CARLO, F. D.; ARLEO, M. A.; BORGIA, O.; TUCCI, M. Layout design for a low capacity manufacturing line: a case study. International Journal of Engineering Business Management SpecialIssue on Innovations in Fashion Industry, v.5, n. 35, p. 1-10, 2013.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações. 2. Ed. São Paulo: Ed.Atlas, 2013.

GORINI, Ana Paula Fontenelle. Panorama do setor têxtil no Brasil e no mundo:

reestruturação e perspectivas. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em:

https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3226. Acesso em: 12 maio 2019.

(10)

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ENACTUS BRASIL

MARQUES, Ana Beatriz Novais. PROCESSO E LAYOUT: Um Estudo de Caso em um Atelier de Costura na cidade de Mariana, MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA INDUSTRIA, COMERCIO EXTERIOR E SERVIÇOS.

Setor têxtil e de confecções. [S. l.], [entre 2000 e 2019]. Disponível em:

http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/renai/public/arquivo/arq1273166252.pdf. Acesso em:

11 maio 2019.

PACHECO, C.; BINS ELY, V. H.; CAVALCANTI, P. Layout de lojas de vestuário:

recomendações projetuais baseadas na percepção e comportamento dos usuários. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 1, n. 3, p. 151-167, 4 out. 2017.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2011.

ROSA, G. P.; CRACO, T.; REIS, Z. C.; NODARI, C. H. A reorganização do layout como estratégia de otimização da produção. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, no 2, abr-jun/2014, p. 139-154.

Referências

Documentos relacionados

A acessibilidade é vista como parte de uma política de mobilidade urbana que promove a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o exercício da

Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, você deverá salvar dois arquivos

Utilizando o perfil construído pelo projeto Bio+ do programa de extensão Enactus da Universidade Federal do Cariri, para identificar as comunidades, estudamos a

O presente artigo irá analisar a aplicação do Gamification na área educacional, citando exemplos de aplicação do conceito em contexto internacional e analisando formas

Entretanto, após uma análise minuciosa do caso e muito aconselhamento com os vice- presidentes de projeto e líder do setor de Gente e Gestão, verificou-se que

Levando em consideração os critérios Enactus de avaliação previstos no edital – os quais determinavam que o projeto deveria ser “efetivo em aplicar a ação

O empreendedorismo é caracterizado através da arte em fazer acontecer por meio da criatividade e motivação de ações empreendedoras, sendo que consiste na inovação e

“[...] as pessoas podem até empreender sem uma educação de qualidade, mas os ensinamentos que essa educação passa para as pessoas vão dizer se sua iniciação