• Nenhum resultado encontrado

Simulado Polícia Penal DF Pós-Edital 09/04/2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Simulado Polícia Penal DF Pós-Edital 09/04/2022"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Simulado Especial

Simulado Polícia Penal DF – Pós-Edital

Nome:

___________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O SIMULADO EXCLUSIVO

1 – Este simulado conta com questões focadas no concurso da Polícia Penal DF;

2 – A prova contém 150 itens que abordam conhecimentos cobrados no edital do concurso;

3 – As questões são inéditas e foram elaboradas pelos nossos professores com base no perfil da banca organizadora, com 05 alternativas.

4 – Este PDF foi enviado por e-mail, disponibilizado na área do aluno e em um artigo publicado no blog do Estratégia Concursos;

5 – Os participantes têm das 8:00 às 12:30 para responder às questões e preencher o Gabarito Eletrônico;

6 – O link para preencher o formulário com seu gabarito está localizado na última página deste PDF;

7 – O Gabarito do Simulado e o Ranking Classificatório com nota serão divulgados no blog do Estratégia Concursos.

8 – Esse simulado é uma autoavaliação! Você mesmo(a) vai corrigir, a partir do padrão de respostas disponível na área do aluno.

PREENCHA SEU GABARITO NO LINK

- https://bit.ly/Simulado-Policial-Penal-DF-09-04

(3)

LÍNGUA PORTUGUÊSA E REDAÇÃO OFICIAL

Fabricio Dutra

RAZÕES DO SUCESSO DOS FILMES DE SUPER-HERÓ

Direto ao ponto, o crítico de cinema e comunicador, PH Santos, defende que o lucro é quem comanda as regras do jogo. Mesmo assim, avalia, é preciso entender que todo movimento do cinema americano teve a popularidade medida nas bilheterias. Foi assim no passado com as comédias românticas, faroestes, os filmes de ação nos anos 90.

“A diferença talvez é que os filmes de quadrinhos podem passear por diversos gêneros e, por isso, conseguem ser muito explorados e não enjoar tanto o público. Entretanto, nota-se uma certa saturação quando a própria Marvel precise que hoje todo e qualquer filme de quadrinhos da empresa seja quase como um 'filme-evento', lotado de personagens, de participações especiais, curiosidades, referências, etc., o que me leva a pensar se os personagens sozinhos não funcionam mais?”, questiona.

Os anos 1980 popularizaram os videogames, RPG e a era dos blockbusters, como "De Volta Para o Futuro" (1985). Porém, adverte o entrevistado, boa parte destas obras e seus fãs eram alvo de "bullyng". O cenário mudou e o conteúdo

"nerd" ganhou status de cultura pop e atingiu o topo no setor de entretenimento.

Muito dessa popularização acompanha o acesso a tecnologias, casos do streaming e das redes sociais. Com isso, toda uma geração geek do passado passou a ter mais voz.

Comentar sobre super-heróis no Twitter deixou de ser motivo de vergonha. “Isso tudo caminhou junto, sabe? A cultura pop e geek é o maior mercado de entretenimento do mundo e deve continuar sendo, pois, ela engloba a todos. Não é elitista, não é segmentada. Todo mundo acha algum herói que se identifica, algum game que gosta de jogar, algum hobby que se encaixa no seu dia a dia", comenta.

01. No trecho ‘A diferença talvez é que os filmes de quadrinhos podem passear por diversos gêneros’, utiliza-se a metáfora.

02. A reescrita do trecho “Direto ao ponto, o crítico de cinema e comunicador, PH Santos, defende que o lucro é quem comanda as regras do jogo. Mesmo assim, avalia, é preciso entender que todo movimento do cinema americano teve a popularidade medida nas bilheterias..”, do Texto 1, mantém o sentido original quando se substitui a expressão em destaque por

‘Desse modo’.

03. Assinale a alternativa que classifica corretamente a oração subordinada do trecho: o crítico de cinema e comunicador, PH Santos, defende que o lucro é quem comanda as regras do jogo. A oração destacada é subordinada substantiva completiva nominal

04. No trecho “o conteúdo "nerd" ganhou status de cultura pop e atingiu o topo no setor de entretenimento.”, do Texto 1, a palavra “status” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por

“categoria”

05. Em relação ao emprego do acento, julgue a afirmação a seguir:

A palavra ‘super-heróis’, depois do Acordo Ortográfico, deve ser empregado sem acento.

06. Na oração ‘é preciso entender que todo movimento do cinema americano teve a popularidade medida nas bilheterias’, o termo ‘que’ introduz oração que exerce a função de sujeito.

07. Na oração ‘algum hobby que se encaixa no seu dia a dia’, o termo ‘que’ é um pronome relativo e exerce a função de sujeito.

(4)

A partir da análise do trecho “Muito dessa popularização acompanha o acesso a tecnologias...”, julgue os itens a seguir:

08. Se fosse inserido um acento grave de crase no ‘a’, seria provocada uma incorreção gramatical.

09. O termo ‘a tecnologias’ exerce a função de objeto indireto.

10. “Entretanto, nota-se uma certa saturação quando a própria Marvel precise que hoje todo e qualquer filme de quadrinhos da empresa seja quase como um 'filme- evento’”. Nesse trecho, a partícula ‘se’ foi empregada como partícula apassivadora.

11. No trecho ‘A cultura pop e geek é o maior mercado de entretenimento do mundo e deve continuar sendo, pois, ela engloba a todos...’, ocorrem estrangeirismos:

12. No primeiro quadrinho, há um deslize quanto à colocação pronominal, própria da linguagem informal.

13. Para que fosse respeitada a norma culta, o trecho

‘tem hora que’, precisaria ser reescrito da seguinte forma: ‘há momentos em que’.

14. Na segunda tirinha, o termo ‘que’ é um advérbio de intensidade.

15. No segundo quadrinho, o conectivo ‘Como’ introduz oração com valor semântico de conformidade.

16. No último quadrinho, o termo ‘que’, em sua segunda ocorrência, é um pronome relativo.

A camisa amarelinha da Seleção brasileira é um dos maiores símbolos do futebol nacional e, de tempos em tempos, também vira nosso uniforme. Mas nem sempre ela carregou as cores verde, amarelo e azul, que hoje a identificam.

A mudança aconteceu em 1953 e, quem viveu a Copa do Mundo de 50, em casa, sabe bem qual foi o sentimento coletivo: alguma coisa (nem que fosse a cor da camisa dos jogadores) precisava mudar.

A mudança para a nova paleta de cores teve um motivo bem místico: depois de perdermos a Copa do Mundo de 1950, no Maracanã (Rio de Janeiro) para o Uruguai, a camisa branca vestida pelos jogadores foi vista como de “má sorte”.

Concurso

O extinto jornal carioca Correio da Manhã, então, resolveu criar um concurso para eleger um novo modelo de camisa.

O jornalista e desenhista gaúcho Aldyr Schlee venceu o concurso com um uniforme que caía muito bem ao sentimento de patriotismo e "garra" que a Seleção buscava para seus jogadores.

Resultado "patriota"

O uniforme escolhido traz todas as referências das cores da bandeira do Brasil: camisa amarela com gola e punhos verdes, calção azul com faixas brancas nas laterais e meiões brancos com listras verdes e amarelas.

Ao canal da Fifa no Youtube, o desenhista mostrou, em um vídeo de 2012, que fez vários desenhos de diferentes uniformes para chegar ao modelo vencedor.

"No começo, eu achei que a regra do concurso determinava que precisava ter as quatro cores da bandeira na camisa", explicou.

O novo uniforme foi colocado em campo nas eliminatórias de 1954, mas nem a energia renovada nem todo o patriotismo da Seleção foram suficientes para levarmos a taça para casa.

17. Segundo as informações do texto acima, o fato de camisa branca ser pouco expressiva fez com que ocorresse a vontade de se ter um uniforme novo.

18. As cores da bandeira no uniforme expressam patriotismo.

(5)

19. O trecho ‘O uniforme escolhido traz todas as referências das cores da bandeira do Brasil: camisa amarela com gola e punhos verdes, calção azul com faixas brancas nas laterais e meiões brancos com listras verdes e amarelas.’ é predominantemente

‘narrativo’.

Julgue os itens a seguir em relação à correção no emprego da pontuação.

20. O uniforme escolhido traz todas as referências das cores da bandeira do Brasil: camisa amarela com gola, e punhos verdes, calção azul com faixas brancas nas laterais e meiões brancos com listras verdes e amarelas.

21. A mudança aconteceu em 1953 e, quem viveu a Copa do Mundo de 50, em casa, sabe bem, qual foi o sentimento coletivo.

Quanto ao trecho abaixo, retirado do texto, julgue o item abaixo do texto.

“O novo uniforme foi colocado em campo nas eliminatórias de 1954, mas nem a energia renovada nem todo o patriotismo da Seleção foram suficientes para levarmos a taça para casa.”

22. A primeira oração do texto está na voz passiva.

23. Ao canal da Fifa no Youtube, o desenhista mostrou, em um vídeo de 2012, que fez vários desenhos de diferentes uniformes para chegar ao modelo vencedor.

Em relação ao termo sublinhado acima, ele pode ser classificado sintaticamente como adjunto adverbial.

24. O atributo da precisão complementa a clareza e caracteriza-se por articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto;

25. Exposição de motivos (EM) é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para submeter projeto de ato normativo à sua consideração.

NOÇÕES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO DISTRITO FEDERAL

Sérgio Henrique

Com relação aos aspectos históricos e geográficos do Distrito Federal (DF), julgue os itens que se seguem.

26. O movimento em prol da construção de uma nova capital no interior do País remonta à época do Brasil Colônia. Essa possibilidade se enfraqueceu durante o Império, voltando a ganhar força com a primeira Constituição do período republicano, de 1891, que determinou a implantação da capital no Planalto Central.

27. Os dois principais reservatórios de água do Distrito Federal, Descoberto e Santa Maria, abastecem quase a totalidade das regiões do DF e garantem que, mesmo em períodos prolongados de seca, não ocorram riscos de desabastecimento.

28. Por estar no Planalto central e longe do nível do mar, o DF apresenta verões com altas temperaturas e baixa umidade no ar, comuns ao período de seca.

Acerca de aspectos políticos, econômicos e geográficos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue os itens a seguir.

(6)

29. A disparidade socioeconômica entre o Distrito Federal e seus municípios vizinhos inscreve-se entre os fatores que levaram à criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

30. Brasília, Distrito Federal, é o centro da aglomeração urbana da RIDE, polarizando o entorno, para onde convergem diariamente uma grande quantidade de pessoas para trabalharem e/ou acessarem algum serviço público ou privado.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Ranielison Passos

Em relação aos tipos de conexão e aos perímetros de rede, julgue o item abaixo.

31. Um firewall é empregado como sistema de controle e restrição de acesso em ambientes DMZ.

32. Em redes do tipo WAN, devido a grandes distâncias, as informações não podem ser transmitidas entre máquinas com arquiteturas diferentes.

A cerca dos fundamentos da computação, avalie o item a seguir.

33. O processador de um computador pode ser compatível com overclock, permitindo que se aumente a sua velocidade nominal, concedendo um desempenho extra as atividades.

A respeito de protocolos de redes, julgue o item que se segue.

34. O SMTP pode ser utilizado como protocolo de recebimento, pela porta correspondente, durante a comunicação entre dois provedores de e-mail.

Sobre segurança da informação e segurança dos dados, julgue as assertivas a seguir.

35. A técnica conhecida como Pichação de Página ou Desfiguração de Página, Defacement, consiste em alterar o conteúdo original de uma página web.

36. O Worm é um tipo específico de Malware, diferente do vírus, que pode se replicar pela máquina contaminada.

Sobre sistemas operacionais Linux e Windows, julgue as seguintes assertivas.

37. Konqueror e Nautilus são interfaces gráficas utilizadas em distribuições Linux.

38. No Windows, ao se clicar a opção Esvaziar Lixeira, os arquivos são enviados para uma área de transferência, onde permanecerão por tempo definido pelo usuário, para que possam ser recuperados em caso de necessidade.

Sobre a utilização e conceitos básicos da suíte Microsoft office, julgue os itens abaixo.

39. Após finalizar a edição de um documento de texto no editor Microsoft Word 2016, um usuário, com auxílio de ferramentas da guia Página Inicial, inseriu em seu documento a função “Marcar Como Final”.

Assim, apenas o criado poderá editar o documento de texto e o restante dos usuários compartilhados acessam apenas como leitura.

(7)

40. No aplicativo Excel, instalação padrão, se apenas a célula selecionada, conforme imagem acima, for clicada e arrastada para baixo pela alça de preenchimento, as células seguintes serão preenchidas automaticamente com o mesmo valor.

NOÇÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO

Carlos Henrique

O Estratégia Concursos promoveu uma reunião entre os professores. Em um certo intervalo, 20% das mulheres deixaram a sala de reunião e o número de professoras ficou igual a 3/5 do número de professores homens. Se, com a saída das mulheres, o grupo passou a ser de 320 pessoas, julgue os itens seguintes:

41. Depois da saída das mulheres, a porcentagem de homens passou a ser superior a 70%

42. A quantidade original de pessoas na reunião é inferior a 360 pessoas.

Numa pesquisa realizada com 100 pessoas sobre a forma de se locomoverem para o trabalho, constatou-se que:

• 45 usam ônibus;

• 51 usam automóvel;

• 32 usam moto;

• 18 usam ônibus e automóvel;

• 22 usam ônibus e moto;

• 15 usam automóvel e moto;

• 6 usam os três meios de transporte.

Julgue os itens seguintes:

43. Analisando os dados apresentados, conclui-se que o número de pessoas que NÃO utiliza nenhum dos três meios de transporte mencionados é superior a 20

44. Dentre as pessoas que usam ônibus, a porcentagem das que usam os três meios de transporte é superior a 13%

Na mesa de um bar estão cinco amigos: Arnaldo, Belarmino, Cleocimar, Dionésio e Ercílio. Na hora de pagar a conta, eles decidem dividi-la em partes iguais. Cada um deles deve pagar uma quota. O garçom confere o valor entregue por eles e nota que um deles não entregou sua parte, consegue detê-los antes que deixem o bar e os interroga, ouvindo as seguintes alegações:

I. Não fui eu nem o Cleocimar, disse Arnaldo;

II. Foi o Cleocimar ou o Belarmino, disse Dionésio;

III. Foi o Ercílio, disse Cleocimar;

IV. O Dionésio está mentindo, disse Ercílio;

V. Foi o Ercílio ou o Arnaldo, disse Belarmino.

Julgue o item seguinte:

45. Considerando-se que apenas um dos cinco amigos mentiu, pode-se concluir que quem não pagou a conta foi o Ercílio, porém ele não é o mentiroso.

Vilma, Marta e Cláudia trabalham em uma mesma agência bancária. Vilma está nesse emprego há 5 anos, Marta, há 7 anos e Cláudia, há 12 anos. Para premiar a eficiência dessas funcionárias, a direção do banco concedeu-lhes uma bonificação de R$ 12.000, que deverão ser divididos entre as três, de forma diretamente proporcional aos respectivos tempos de serviço.

Julgue o item seguinte:

46. Vilma receberá de bonificação um valor inferior a R$

3.000,00

(8)

47. Considere que, com a aquisição de novos equipamentos, o tempo para se digitalizar uma página, que era de 22 segundos, passou a ser de [22 – 22 × P] segundos, em que P correspondente à dízima periódica 0,27272727.... Nessa situação, com os novos equipamentos, a digitalização de uma página passou a ser feita em um tempo inferior a 18 segundos

Considere, abaixo, as afirmações e o valor lógico atribuído a cada uma delas entre parênteses.

− Ou Junior é pintor, ou Bia não é cozinheira (afirmação FALSA).

− Se César é matemático, então Junior não é pintor (afirmação FALSA).

− Bia é cozinheira ou Ana não é motoqueira (afirmação VERDADEIRA).

A partir dessas afirmações, julgue o item seguinte:

48. A proposição “César é matemático e Ana não é motoqueira” é verdadeira.

Carlinha tem alguns cartões e disse a seu pai: “cada um dos meus cartões tem uma letra em uma das faces e um número em outra”. Carlinha complementou: “se na face de um cartão tem uma vogal, então no verso há um número ímpar”.

Em seguida, Carlinha mostrou frente e verso de três cartões.

Julgue o item seguinte:

49. Analisando os cartões, pode-se concluir que nenhum dos três cartões contradiz as informações de Carlinha.

De uma pequeníssima amostra de 120 alunos do Estratégia Concursos, verificou-se que 60 farão prova para PF, 40, para PRF e 40, para outros concursos.

Verificou-se, também, que alguns farão concurso para PF e para a PRF. Acerca dessa situação, julgue os itens seguintes.

50. Selecionando-se ao acaso dois alunos do curso, a probabilidade de que ambos façam prova para a PF e para a PRF será inferior a 2 %.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Antônio Daud

Tomando por base a disciplina atinente aos bens públicos, às licitações e à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens a seguir.

51. Os imóveis próprios em que se situam a Secretaria De Estado De Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE-DF) são considerados bens públicos dominiais.

52. Em caso de inobservância do dever específico do Estado de assegurar aos presos o respeito à integridade física e moral, o Estado será responsável pelos danos decorrentes desta omissão.

53. Não se caracteriza a responsabilidade estatal por danos decorrentes de crime praticado por pessoa foragida do sistema prisional, quando não demonstrado o nexo causal direto entre o momento da fuga e a conduta praticada.

(9)

54. A chamada “nova lei de licitações” (Lei 14.133/2021) consagra a possibilidade de contratação direta, por meio de inexigibilidade de licitação, da construção de estabelecimentos penais, desde que configurada situação de grave e iminente risco à segurança pública.

55. São modalidades licitatórias previstas na “nova lei de licitações” (Lei 14.133/2021): pregão, concorrência, concurso, leilão, diálogo competitivo e tomada de preços.

56. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE-DF) representa estrutura jurídica decorrente da descentralização administrativa.

Tomando por base a disciplina dos atos administrativos, dos poderes da administração pública e dos atos de improbidade administrativa, julgue os itens a seguir.

57. A revogação diz respeito à extinção de ato administrativo válido por razões de oportunidade e conveniência, de forma que tanto atos administrativos vinculados como discricionários podem, a critério da Administração, ser revogados.

58. Um dos atributos do poder de polícia consiste na discricionariedade, o qual encontra-se presente em todos os atos de polícia.

59. A apresentação de cópia da declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza do agente público será necessária exclusivamente para a posse e o exercício do agente público.

60. Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Fábio Ramos

Julgue os itens subsequentes, com relação aos direitos e garantias fundamentais.

61. Rosenval, americano e residente nos EUA, solteiro, de trinta anos de idade, de passagem pelo Brasil, de passagem no Brasil para curtir o carnaval. Nessa situação hipotética, não obstante Rosenval não seja residente no Brasil, ele será titular de todos os direitos fundamentais sem distinção.

No que se refere aos direitos individuais e de nacionalidade, julgue o item seguinte.

62. Será considerada brasileira inata a nacionalidade de filho de de paí estrangeiro, no Brasil, e sua esposa, também estrangeira, caso tiver nascido em território brasileiro

63. Todo o art. 5º DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS está gravado expressamente como cláusula pétrea na CF, visto que não poderá ser objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir este dispositivo.

Sobre os enunciados contidos no preâmbulo da Constituição Federal de 1988, julgue.

64. O preâmbulo têm valor normativo, podendo ser considerados na interpretação dos dispositivos constitucionais, embora não seja de reprodução obrigatória nas constituições estaduais.

65. O preâmbulo apresenta a invocação de Deus, ainda assim a RFB é considera um Estado Leigo.

(10)

A luz das disposições da Constituição Federal de 1988 (CF) sobre princípios, direitos e garantias fundamentais, julgue o seguinte item.

66. Mandato eletivo poderá ser impugnado na justiça eleitoral mediante ação de impugnação de mandato eleito, no parzo de 15 dias contados da posse, cujos atos terão de ser em segredo de justiça.

67. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para todos os brasileiros maiores de 18 anos.

68. Qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise à anulação de ato lesivo ao patrimônio público ou ao meio ambiente.

Quanto ao Conselho Nacional de Justiça, julgue.

69. O presidente do CNJ será necessariamente brasileiro nato e na sua composição não haverá representantes da justiça eleitoral nem da justiça militar.

A luz das disposições da Constituição Federal de 1988 (CF) sobre princípios, direitos e garantias fundamentais, julgue o seguinte item.

70. Tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos de votação, por maioria absoluta, serão equivalentes às emendas constitucionais.

DIREITO PENAL

Renan Araújo

Texto-base para os itens 71 a 74:

Fabiano, 71 anos de idade, funcionário público vinculado à Polícia Penal do DF, ocupante de cargo em comissão, subtraiu alguns bens pertencentes ao órgão público. Para tanto, ingressou no prédio às 23h de uma sexta-feira, alegando ter que resolver questões urgentes no seu gabinete. Dentro do prédio, Fabiano se dirigiu à Divisão de Patrimônio e subtraiu três laptops. A conduta de Fabiano foi facilitada pelo fato de a sala estar aberta, já que Nilo, responsável pela Divisão de Patrimônio, se esquecera de trancar a porta ao sair.

Atento ao caso narrado, julgue os itens seguintes:

71. Assertiva: nesse caso, Fabiano praticou o crime de peculato-furto, que tem a mesma pena prevista para os crimes de peculato-apropriação e peculato-desvio, e terá sua pena aumentada em um terço por ser ocupante de cargo em comissão.

72. Assertiva: se Fabiano reparar integralmente o dano, por ato voluntário, antes do recebimento da denúncia, sua pena será reduzida de um a dois terços, por força da incidência do instituto do arrependimento eficaz.

73. Assertiva: Nilo deverá responder pelo crime de peculato-culposo, mas se reparar integralmente o dano, haverá extinção da punibilidade em seu favor, desde que a reparação se dê até o recebimento da denúncia.

74. Assertiva: A idade de Fabiano não terá qualquer influência sobre o prazo de prescrição relativo ao crime por ele praticado.

(11)

75. No que tange à lei penal no tempo, julgue o item a seguir.

A lei temporária, que é espécie de lei intermitente e tem data certa no calendário para sua autorrevogação, ainda que decorrido o período de sua duração, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.

76. No que tange ao crime doloso e ao crime culposo, julgue o item a seguir:

Há dolo de consequências necessárias quando o agente, prevendo determinado resultado como consequência necessária de sua conduta, prossegue, aceitando tal resultado como efeito colateral necessário.

77. No que tange ao crime doloso e ao crime culposo, julgue o item a seguir:

Situação hipotética: determinado agente da Polícia Penal do DF, desejando chegar mais rapidamente ao trabalho, empregou velocidade excessiva em seu veículo, acreditando que certamente evitaria qualquer acidente, já que possuía muita habilidade e muita experiência na direção de veículos automotores.

Todavia, ao fazer uma curva, acabou capotando e atingiu um pedestre, tendo a referida vítima vindo a falecer.

Assertiva: nesse caso, o agente deverá responder por crime doloso, por dolo eventual.

78. Sobre a teoria do delito, julgue o item a seguir:

A prática de determinada conduta sob coação física irresistível configura causa de exclusão do fato típico, ante a ausência de conduta penalmente relevante, dada a involuntariedade do movimento corporal.

79. Sobre os crimes contra a vida, julgue o item a seguir:

O feminicídio é modalidade de homicídio qualificado, e haverá aumento de pena de um terço à metade quando tal crime for praticado na presença física ou virtual de descendente da vítima.

80. Sobre os crimes contra o patrimônio, julgue o item a seguir:

O emprego de arma de fogo configura circunstância majorante no crime de roubo, sendo irrelevante o fato de se tratar de arma desmuniciada ou inapta a efetuar disparos.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Priscila Silveira

81. Em relação ao inquérito policial, julgue o item a seguir.

Quando a autoridade policial tem ciência da ocorrência da infração penal em virtude de sua atividade funcional, ocorre a chamada notitia criminis mediata.

82. No que diz respeito à ação penal, julgue o item a seguir.

O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

(12)

83. Acerca de competência, analise a situação hipotética e julgue a assertiva.

Situação hipotética: Pedro foi preso em flagrante por supostamente ter praticado crimes conexos de homicídio qualificado (pena: reclusão, de 12 a 30 anos), ocultação de cadáver (pena: reclusão, de 1 a 3 anos, e multa) e dois delitos de furto qualificado com emprego de chave falsa (pena: reclusão, de 2 a 8 anos, e multa). De acordo com as apurações feitas pelas autoridades policiais, na cidade de Belo Horizonte/MG, Pedro, mediante emprego de chave falsa, ingressou em três residência e subtraiu bens, sem emprego de violência ou grave ameaça à pessoa.

Posteriormente, já em posse dos bens, Pedro se escondeu dentro de um caminhão, que estava a caminho da cidade de Goiânia/GO. Ao chegar em Goiânia, Pedro foi reconhecido por uma das vítimas, momento em que se iniciou uma discussão. Durante a discussão, Pedro desferiu um golpe de faca no pescoço da vítima, com intenção de matá-la, ocasionando sua morte. Em seguida, temendo pelas consequências de seus atos, Pedro se deslocou até Brasília/DF e enterrou o corpo da vítima, evadindo-se, em seguida, para se esconder em sua residência, localizada em São Paulo/SP. Após alguns dias, o autor dos fatos foi localizado e preso em flagrante por policiais, na cidade de Rio de Janeiro/RJ, enquanto visitava sua família. Assertiva: Considerando o caso hipotético, a comarca que será competente para o processo e julgamento do feito é Goiânia/GO.

84. Em relação às provas previsto no Código de Processo Penal, julgue o item a seguir.

A autópsia será feita pelo menos oito horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

85. No que tange às disposições preliminares do Código Penal, julgue o item subsequente.

A lei processual penal poderá retroagir a data anterior de sua vigência se for para beneficiar o réu.

86. Com relação ao acusado, julgue o item que se segue.

A impossibilidade de identificação do acusado com o seu verdadeiro nome ou outros qualificativos não retardará a ação penal, quando certa a identidade física.

87. Acerca de prisões, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: Antônio, policial civil, recebe a informação de que Afonso, seu antigo desafeto, estaria vendendo substâncias entorpecentes na praça da cidade. Em seguida, Antônio se dirige até a praça e ao chegar no local, não foi encontrado nenhuma droga com Afonso. Em razão disso, Antônio decide colocar certa porção de substância entorpecente no veículo de Afonso, para que posteriormente lhe dê voz de prisão em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. Assertiva: Em relação ao caso hipotético, ficou caracterizado o flagrante preparado.

88. Julgue o item a seguir, a respeito de citações e intimações.

Se o réu não for encontrado, será citado por edital, com o prazo de 30 dias.

89. No que diz respeito ao processo comum, julgue o item subsequente.

Os processos que apurem a prática de crime hediondo terão prioridade de tramitação em todas as instâncias.

90. Considerando o entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca de habeas corpus, julgue o item que se segue.

É cabível habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada

(13)

AFO

Vinicius Nascimento

91. Dentre as diversas fontes de abertura de créditos adicionais, é possível identificar algumas que possuem o efeito de provocar aumento no valor global do orçamento, dentre elas, as operações de crédito.

92. O cumprimento dos estágios de execução da despesa pública consiste na principal distinção dos restos a pagar em processados e não processados.

Portanto, apenas as despesas liquidadas provocam alterações no patrimônio da entidade.

93. O empenho é o ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado uma obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição, que será cumprido com a entrega do material, a medição da obra ou a prestação do serviço. Nesse sentido, o empenho global é utilizado para montante determinado e único pagamento.

94. Considere os seguintes dados orçamentários extraídos do setor de contabilidade de uma entidade pública:

Contabilizando apenas essas informações, é possível afirmar que o total de receita corrente e de capital, respectivamente, foi 156.205.000,00 e 970.165.000,00.

95. No orçamento de determinado órgão público, foi verificado dotações destinadas à aquisição de imóveis já em utilização e à aquisição de imóveis considerados necessários à realização de obras. Tais dotações são classificadas como investimentos

96. Dentre os modelos orçamentários abaixo, assinale aquele que, para distribuição dos recursos disponíveis entre as unidades orçamentárias, parte dos níveis atuais de operações e despesas de cada uma delas e analisa os acréscimos solicitados e suas respectivas justificativas, tendo por base a classificação por elementos de despesa. Neste caso, o governo estadual utiliza o Orçamento de Base Zero.

97. Dentre os diversos princípios orçamentários previstos na legislação brasileira, está previsto o da especificação, segundo o qual as receitas e as despesas devem estar consignadas de forma discriminada, sendo vedado dotações globais.

98. Considere que determinado órgão público possui a necessidade de construir determinada sede para aperfeiçoamento dos serviços públicos. De acordo com o projeto executivo da obra, a previsão é de 3 (três) anos para sua conclusão. Diante desse cenário, poderá ser apresentada uma emenda ao Projeto de Lei Orçamentária, porém somente poderá ser aprovada desde que seja compatível com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

99. A classificação funcional pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. Diante dessa classificação, a despesa com o pagamento do principal da dívida pública contratual interna é classificada na função encargos sobre a dívida contratual resgatado.

100. Com relação às receitas públicas, são ordinárias as receitas públicas que representam maior intensidade de ingresso de recursos.

(14)

DIREITO PENITENCIÁRIO

Antônio Pequeno

Julgue os itens de 101 a 105 com base na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984):

101. O isolamento, a suspensão e a restrição de direitos não poderão exceder a trinta dias, ressalvada a hipótese do regime disciplinar diferenciado.

102. A autoridade administrativa poderá decretar o isolamento preventivo do faltoso pelo prazo de até quinze dias.

Gabarito: Errado

Comentário: A autoridade administrativa poderá decretar o isolamento preventivo do faltoso pelo prazo de até dez dias, consoante o art.60 da Lei nº 7210/1984.

103. O mandato dos membros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária terá duração de três anos, renovado um terço a cada ano.

104. Se, intimado pessoalmente ou por edital com prazo de trinta dias, o réu não comparecer injustificadamente à audiência admonitória, a suspensão ficará sem efeito e será executada imediatamente a pena.

105. Os estabelecimentos penais destinados a mulheres serão dotados de berçário, onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, até dois anos de idade.

106. O cometimento de falta grave durante a execução da pena privativa de liberdade interrompe o prazo para a obtenção da progressão no regime de cumprimento da pena, caso em que o reinício da contagem do requisito objetivo terá como base a pena remanescente.

107. O regime disciplinar diferenciado não será aplicado aos presos provisórios, mas para os condenados, nacionais ou estrangeiros, que apresentem alto risco para a ordem e a segurança do estabelecimento penal ou da sociedade.

108. A ausência de vigilância direta impede a utilização de equipamento de monitoração eletrônica pelo condenado, quando assim determinar o juiz da execução.

109. A autorização para saída temporária do condenado será concedida por prazo não superior a catorze dias, podendo ser renovada por mais seis vezes durante o ano.

110. A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos vinte por cento da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça

À luz da Lei n° 7.210/1984, que disciplina a execução penal, julgue os itens de 111 a 114

111. Em relação ao trabalho interno, a jornada não será inferior a 4 nem superior a 8 horas semanais.

112. São recompensas regidas pela Lei n° 7.210/84 a concessão de regalias e o elogio.

113. Considera-se egresso, para os fins da Lei de Execução Penal, o liberado definitivo, pelo prazo de 06 meses, a contar da saída do estabelecimento.

114. No trabalho externo, o número máximo de presos será de 15% do total de empregados na obra.

(15)

De acordo com a Lei Distrital nº 5.969, de 16 de agosto de 2017 - que Institui o Código Penitenciário do Distrito Federal, julgue os itens de 115 a 120

115. Considera-se falta disciplinar de natureza leve o preso estar indevidamente trajado.

116. Considera-se falta disciplinar de natureza grave praticar ato previsto como crime culposo ou contravenção, sem prejuízo da sanção penal.

117. Considera-se falta disciplinar de natureza média simular doença para eximir-se de dever legal ou regulamentar.

118. É uma das circunstâncias que agravam a sanção, a reincidência

119. É uma das circunstâncias que sempre atenuam a sanção a ausência de faltas anteriores.

120. o Conselho Disciplinar, órgão permanente, funciona como unidade de assessoramento do diretor, competindo-lhe a instrução do processo administrativo disciplinar.

CRIMINOLOGIA

Alexandre Herculano

121. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

O período pré-científico foi marcado por uma abordagem acidental e superficial do delito. Em sua origem, o pensamento criminológico encontrava abordagem em duas fontes: a de caráter filosófico, ideológico ou político e as de natureza empírica.

122. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

As pseudociências, que são totalmente desprovidas de qualquer cunho científico, buscavam explicar o fenômeno criminológico por meio de crenças religiosas, ou por meio de diversas deduções baseadas na aparência física ou malformação do crânio e desenvolvimento insuficiente da mente. Dessa, podemos destacar a frenologia, demonologia e fisionomia.

123. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

No nosso país Criminologia começou a ganhar contornos iniciais no final do século XIX. João Vieira de Araújo é considerado pela doutrina o responsável por trazer as ideias de Cesare Lombroso para o Brasil.

124. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

Tobias Barreto é considerado o fundador da Antropologia Criminal no Brasil, era médico legista, antropólogo e psiquiatra. Publicou a obra Mestiçagem, Degenerescência e Crime.

125. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.]

A Escola Clássica se difundiu por toda a Europa através de escritores, pensadores e filósofos que adotaram as teses e ideias de Beccaria - Cesare Bonesana.

126. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A Escola Clássica, posicionou-se contra o Iluminismo (movimento filosófico), foi desenvolvida no século XVIII contrapondo-se ao regime absolutista que vigorava à época. Lutou pela imposição de limites ao poder punitivo estatal, como expressão de garantias e direitos individuais de todo cidadão.

(16)

127. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A Escola Clássica teve como grande marca um fundo dedutivo, onde o jurista deveria partir primeiro do abstrato para depois passar ao concreto. Adotava princípios absolutos e se sobrepunha às leis em vigor;

predominavam as leis draconianas, excessivamente rigorosas, de penas desproporcionais e tipos vagos;

situações de violência, opressão rigorosa e iniquidade.

128. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A Escola Positiva teve três fases: antropológica (Lombroso), sociológica (Ferri) e jurídica (Garófalo).

129. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A Criminologia Positivista utiliza o método empírico e indutivo (experimental): trabalha com casos concretos, partindo de características específicas para, só após, fixar conclusões gerais. Primeiro se conhece a realidade para depois explicá-la.

130. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

Quetelet formulou a chamada Teoria das Leis Térmicas, segundo a qual as estações climáticas eram fatores determinantes para a prática de determinados crimes:

crimes patrimoniais seriam praticados com maior intensidade no inverno; no verão haveria maior incidência de crimes contra a pessoa e na primavera os crimes até então denominados “contra os costumes” (contra a dignidade sexual) - para o outono não detectou categoria específica de crimes.

131. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

Cesare Lombroso, no Positivismo, passou a buscar resultados de outros ramos do saber, e, com isso, adota quatro vertentes de combate ao crime: meios reparatórios, preventivos, repressivos e excludentes.

132. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

Atualmente, o estudo da Criminologia apoia-se em quatro elementos essenciais: o delito, o delinquente, a vítima e o controle social.

133. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

São exemplos de Controle Social Formal: Polícias, Poder Judiciário, Ministério Público e a Administração Pública, conjunto de agentes denominados como Sistema da Justiça ou Justiça Criminal.

134. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

O controle social formal é classificado como primeira, segunda e terceira seleção. Sendo que, nessa última classificação, se faz presente o Ministério Público.

135. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

No estudo do fenômeno criminal, a Criminologia também se vale de métodos biológicos, se ocupando em analisar aspectos orgânicos da pessoa do criminoso e analisa o comportamento individual da vítima.

136. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A Criminologia tem como finalidade compreender e prevenir o delito, intervir na pessoa do delinquente, e valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento, constituindo núcleo do saber apoiado em bases científicas.

137. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A antiga Criminologia é partidária de uma imagem mais complexa do acontecimento delitivo, de acordo com o papel ativo e dinâmico que atribui aos seus protagonistas (delinquente, vítima e a comunidade) e com a relevância acentuada dos muitos diversos fatores que convergem e interatuam no "cenário"

criminal.

(17)

138. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A prevenção criminal poderá será ser feita de várias formas a depender do caso começado de forma legislativa (leis), administrativa (polícias) e judicial (cumprimento das leis) desta forma o conhecimento da criminalidade deve ser objeto de estudo pautado na Criminologia pois deve-se buscar a fundo toda a essência criminal para posteriormente desenvolver técnicas de Política Criminal.

139. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

A prevenção secundária procura agir a raiz do conflito criminal, para neutralizá-lo antes que o problema se manifeste. (através de uma socialização proveitosa de acordo com os objetivos sociais). Para que haja prevenção primária, são necessárias estratégias de política cultural, econômica e social, que capacitem os cidadãos de condições sociais que os ajudem a superar de forma produtiva eventuais conflitos.

140. Julgue o item abaixo com base na Criminologia.

O modelo integrador baseia-se na repressão por meio da punição ao agente criminoso, como forma de mostrar a todos que o crime não compensa e que gera sanção. Por esse modelo, aplica-se a pena somente aos imputáveis e semi-imputáveis, cabendo aos inimputáveis o tratamento psiquiátrico.

DIREITOS HUMANOS

Lilian Novakoski

141. Os tratados internacionais sobre direitos humanos se incorporam ao ordenamento jurídico brasileiro desde a assinatura pelo Presidente da República em âmbito internacional.

142. O sistema de proteção Interamericano de Direitos Humanos, tem como principal instrumento a Convenção Americana de Direitos Humanos, que organiza órgãos de fiscalização e mecanismos para efetivação dos Direitos Humanos contemplados no instrumento internacional. Dentre os órgãos deste sistema, está a Corte Interamericana que é órgão jurisdicional do sistema regional, composto por 10 juízes nacionais de Estados Membros da OEA, eleitos a título pessoal pelos Estados Partes da Convenção.

143. Dentre as características dos direitos humanos encontram-se a historicidade e a vedação de retrocesso, significando que os direitos humanos resultam de um processo histórico, de lutas sociais contra violações de direitos, não podendo ser suprimidos, pois estaríamos retrocedendo eliminado direitos e garantias conquistados ao longo da história.

LEGISLAÇÃO APLICADA AOS SERVIDORES DO GOVERNO DO DF (LEI COMPLEMENTAR Nº 840/2011 E

LEI ORGÂNICA)

Rodrigo Francelino

Por disposição da Constituição Federal de 1988, o Distrito Federal rege-se por lei orgânica distrital, votada em dois turnos com interstício mínimo de 10 dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na Constituição. A esse efeito necessário denominamos de simetria. No que se refere à Lei Orgânica, em relação à organização do Distrito Federal, julgue os itens a seguir

144. A Lei Orgânica do Distrito Federal não equivale, em força, autoridade e eficácia jurídicas, a um verdadeiro estatuto constitucional, essencialmente equiparável às Constituições promulgadas por Estados-Membros.

(18)

145. De acordo com a LODF, um dos objetivos prioritários do DF consiste em preservar o conjunto urbanístico do Distrito Federal, de maneira a se preservar sua identidade, adequando-se as exigências do desenvolvimento à defesa de sua memória, de sua tradição e de suas peculiaridades.

146. É assegurada ao policial militar, ao policial civil e ao bombeiro militar do Distrito Federal assistência jurídica especializada prestada pelo Distrito Federal, quando, no exercício da função, se envolva em fatos de natureza pessoal ou administrativa.

147. A remoção da servidora pública vítima de violência doméstica e familiar, pela administração direta e indireta e pelas autarquias, independentemente do interesse da administração é um direito dos direitos do servidor publico do DF.

LEGISLAÇÃO ESPECIAL

Marcos Girão

148. Situação hipotética. No ano de 2021, o Delegado de Polícia Armando Sempre toma conhecimento da existência de organização criminosa que atua na área da circunscrição de sua Delegacia, razão pela qual instaura inquérito policial para apurar a prática de delitos considerados de grande gravidade. No curso das investigações, determinado indiciado procura o Ministério Público, acompanhado de seu advogado, manifestando interesse em realizar um acordo de colaboração premiada, de modo a auxiliar na identificação dos demais coautores. Para tanto, solicita esclarecimentos sobre os requisitos, pressupostos e consequências dessa colaboração.

Assertiva. No caso, o Promotor de Justiça deverá esclarecer, de acordo com os ditames da Lei de Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13), que de modo a garantir o contraditório, as negociações para formalização do acordo de colaboração contarão com a participação do magistrado, do Ministério Público e do acusado com seu defensor, podendo, ainda, haver contribuição do delegado de polícia.

149. Nos termos da Lei nº 9.296/1996 (Interceptação Telefônica), são, entre outros, requisitos legais da interceptação de comunicação telefônica: autorização de um juiz de direito, quando houver provas suficientes de autoria ou participação em crime apenado com reclusão, quando não existir outro meio disponível para se produzir a prova, objetivando instruir investigação policial ou processo criminal.

Tendo em vista o regramento previsto na Lei nº 11.343/06, mais conhecida como Lei de Drogas, julgue o item a seguir.

150. O processo e o julgamento dos crimes de tráfico de entorpecentes previstos no art. 33, da Lei no 11.343/06, se caracterizado ilícito transnacional, são da competência da Justiça Federal e os crimes praticados nos municípios que não sejam sede de vara federal serão processados e julgados na vara federal da respectiva circunscrição.

(19)

Gabarito

https://bit.ly/Simulado-Policial-Penal-DF-09-04

N ÃO É ASSINANTE ?

Confira nossos planos, tenha acesso a milhares de cursos e participe gratuitamente dos projetos exclusivos. Clique no link!

https://bit.ly/Estrategia-Assinaturas

C ONHEÇA NOSSO SISTEMA DE QUESTÕES !

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no

link e conheça!

https://bit.ly/Sistemas-de-Questões

Referências

Documentos relacionados

§ 1º - No caso de empregado que percebe salário misto (fixo mais variável), terá seu cálculo de férias, 13º salário e aviso prévio, trabalhado ou indenizado,

A Psicanálise descreveu a formação do Ego pelas relações primárias (o Complexo de Édipo) e a Psicologia Analítica concebeu o processo de individuação na

(CESPE/ANM/TECNICO/2021) No que diz respeito aos direitos e às garantias fundamentais, bem como aos direitos do servidor público, assegurados na Constituição Federal de 1988, julgue

Dissertação (Mestrado em Constituição e Garantias de Direitos) – Uni- versidade Federal do Rio Grande do Norte. 137; FICHTNER, José Antônio. Impugnação de mandato eletivo. Ação

• Os atletas e técnicos em disputas no período da manhã deverão estar na recepção do hotel uma (1) hora e trinta (30) minutos antes do horário de início das competições;. •

Atendimento personalizado através do acolhimento, buscando o histórico de vida, parentes amigos, vizinho e cultura vivida pelo idoso e seus familiares.. Promover visitação

[VUNESP - 2018 - Prefeitura de Bauru - SP] Julgue a assertiva que discorre sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. São

Constituição Federal de 1988 – Dos Direitos e Garantias Fundamentais. c) O preenchimento do número de inscrição no Cartão de Respostas é de inteira