• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESTADO DA PARAÍBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE

* Neste Caderno de Questões, você encontra:

- 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português

* Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala.

* Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início.

* O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:00 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas.

* Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma.

* Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato.

* Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos.

* O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas.

* Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas.

* O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado.

* A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória.

* O Gabarito desta prova estará disponível no dia 26/01/2015, no site www.conpass.com.br.

* Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Concurso Público nº 001/2014 da PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS, de 10/11/2014.

* Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

DATA: 25 DE JANEIRO DE 2015

CONCURSO PÚBLICO

PROVA PARA CARGO DE:

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

(2)

PARTE I – AUX. DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

01 - Um dos conceitos da Epidemiologia diz que esta é um ramo das ciências da saúde que estuda a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde. Dentre os principais usos de epidemiologia está:

A) O diagnóstico de saúde da comunidade.

B) A medicina baseada em evidência.

C) Os estudos de intervenção.

D) A psicoetnoepidemiologia.

E) Todas as alternativas estão erradas.

02 - É denominado como “Fatores de exposição a agentes específicos, patogênicos ao homem, que podem associar-se ao aparecimento de uma doença ou evento adverso à saúde”:

A) Predisponentes.

B) Desencadeantes.

C) Facilitadores.

D) Potencializadores.

E) Todas as alternativas estão corretas.

03 - Os agentes que podem causar infecções profundas e disseminadas (blastomicose), lesões irritativas (tineas) ou associados a uma redução da resistência do hospedeiro, denominam-se de:

A) Vírus.

B) Bactéras.

C) Riquétisias.

D) Prions.

E) Fungos.

04 - Termo genérico usado para designar o conjunto de uma dada afecção ou a soma de agravos à saúde que atinge um grupo de indivíduos:

A) Morbidade.

B) Mortalidade.

C) Infecção.

D) Inflamação.

E) Depressão.

05 - Todo contato de dentes antagônicos com pressão e/ou deslizamento fora dos movimentos fisiológicos de mastigação e deglutição:

A) Hipercementose.

B) Pulpite.

C) Periodontite.

D) Bruxismo.

E) Glossite.

06 - Material empregado para a realização de moldagens que têm por objetivo a obtenção de modelos de estudo e também modelos para a construção de moldeiras individuais:

A) Alginato.

B) Godiva.

C) Amalgama.

D) Resina.

E) Gesso.

07 - Material plástico que, ao ser introduzido em fóssulas, cicatrículas e fissuras oclusais do esmalte dentário, forma uma película mecanicamente protetora contra a ação da doença cárie:

A) Hidróxido de Cálcio.

B) Resina acrílica.

C) Selante.

D) Agregado trióxido mineral.

E) Amálgama.

08 - O sistema digestivo é composto por um canal alimentar e órgãos anexos. Esquematicamente, pode ser incluída como órgãos anexos do sistema digestivo:

A) Cavidade bucal.

B) Faringe.

C) Esôfago.

D) Glândulas salivares.

E) Estômago.

09 - Constitui-se na face do dente que entra em contato com os dentes opostos quando a mandíbula este fechada.

Nos incisivos, esta superfície é bastante reduzida e recebe o nome de bordo incisal ou face incisal:

A) Face cortante ou mastigadora.

B) Face voltada para o vestíbulo da boca.

C) Face voltada para a cavidade bucal propriamente dita.

D) Face que este em contato com os dentes vizinhos.

E) Face ou superfície proximal.

10 - Constitui-se de depressões ovalares, circulares ou triangulares que podem encontrar-se na terminação de um sulco ou na união de dois deles:

A) Cristas.

B) Fossetas ou Fóssulas.

C) Tubérculos.

D) Sulcos.

E) Cúspides.

11 - A porção mandibular do nervo trigêmio é mista. Sua raiz motora inerva os músculos da mastigação e sua porção sensitiva inerva a língua, a mucosa do soalho bucal e os dentes inferiores. Os dentes inferiores são inervados portanto, por um ramo do nervo:

A) Maxilar B) Oftálmico C) Lingual.

D) Mandibular.

E) Bucal

12 - A postura de trabalho é um problema ocupacional que merece um destaque especial, pois dela derivam situações graves para a saúde do trabalhador, tais como:

A) Perturbações circulatórias.

B) Alterações genéticas.

C) Gengivites, estomatites e gosto metálico.

D) Alterações digestivas (náuseas e diarreias).

E) Perda de apetite e fraqueza.

(3)

13 - A limpeza regular dos dentes muito contribui para a manutenção da saúde bucal. Dentre os objetivos e benefícios desta medida, alguns pontos devem ser destacados:

A) Remover da placa bacteriana em muitas regiões, especialmente nas superfícies lisas dos dentes.

B) Servir como importante veiculo de aplicação tópica de flúor, através da utilização cada vez mais frequente de dentifrícios fluoretados.

C) Evidenciar que a escovação e o uso do fio dental podem promover o controle e melhoria da saúde gengival.

D) Explicar razões estéticas relativas à higiene pessoal, como por exemplo, a remoção de alimentos após as refeições e a obtenção de bom hálito.

E) Todas as alternativas estão corretas.

14 - Pode ser definido como depósitos calcificados ou em calcificação sobre os dentes e outras estruturas sólidas na cavidade oral:

A) Placa Bacteriana.

B) Película adquirida.

C) Cálculo dental.

D) Mobilidade dental.

E) Todas as alternativas estão erradas.

15 - Cavidades situadas nas superfícies proximais de incisivos e caninos, onde a borda incisal está intacta.

A) Cavidades Classe III.

B) Cavidades Classe II.

C) Cavidades Classe I.

D) Cavidades Classe IV.

E) Cavidades Classe V.

16 - Os programas de radioproteção, de controle de qualidade das radiografias e de educação continuada, são medidas importantes para diminuir os riscos que estes agentes de carga podem causar na equipe de profissionais, bem como diminuir os riscos decorrentes da superexposição dos pacientes. Entre as medidas recomendadas, podemos citar:

A) As tomadas radiográficas e o processamento dos filmes podem ser realizados por qualquer pessoa da equipe de saúde estando permitidas as repetições tantas quantas sejam necessárias.

B) Um programa mínimo de controle de qualidade das radiografias, que permita desqualificar a qualidade dos diagnósticos e das avaliações frequentes de todas as etapas do processo de tomadas radiográficas.

C) O operador pode segurar o filme e ficar ao alcance do feixe primário.

D) O exame radiográfico somente deve ser realizado com o sentido de exame complementar, ou seja, sua realização deve ser racionalizada.

E) A equipe odontológica e os acompanhantes do paciente devem permanecer na sala durante o acionamento do aparelho de raios X.

17 - A exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência, é denominada de:

A) Descentralização.

B) Integralidade.

C) Equidade.

D) Universalidade.

E) Resolubilidade.

18 - A Portaria nº 648/GM (2006) definiu as competências específicas dos trabalhadores de saúde bucal como o (cirurgiões-dentistas, técnicos em higiene dental e auxiliares de consultório dentário) que atuam na atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família. De acordo com a referida portaria uma das competências comuns a estes profissionais é:

A) Coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos.

B) Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

C) Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais.

D) Encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento.

E) Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais.

19 - Os principais agravos que acometem a saúde bucal e que têm sido objeto de estudos epidemiológicos em virtude de sua prevalência e gravidade são pela ordem:

A) (1) cárie dentária; (2) doença periodontal; (3) traumatismos dentários; (4) fluorose dentária; (5) edentulismo; e, (6) má oclusão; e (7) câncer de boca.

B) (1) traumatismos dentários; (2) fluorose dentária;

(3) edentulismo; (4) má oclusão; (5) câncer de boca; (6) cárie dentária; e, (7) doença periodontal.

C) (1) câncer de boca; (2) cárie dentária; (3) doença periodontal; (4) traumatismos dentários; (5) fluorose dentária; (6) edentulismo; e, (7) má oclusão.

D) (1) câncer de boca; (2) cárie dentária; (3) doença periodontal; (4) traumatismos dentários; (5) fluorose dentária; (6) edentulismo; e, (7) má oclusão.

E) (1) cárie dentária; (2) doença periodontal; (3)

câncer de boca; (4) traumatismos dentários; (5)

fluorose dentária; (6) edentulismo; e, (7) má

oclusão.

(4)

20 - A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente formação da lesão de:

A) Doença Periodontal.

B) Gengivite.

C) Cárie.

D) Periodontite.

E) Perda de inserção periodontal.

21 - As orientações fornecidas sobre a escovação dental, uso do fio dental, limpeza da língua e frequência de higienização, são denominadas de:

A) Remoção profissional de placa.

B) Instrução de higiene bucal.

C) Adequação do Meio Bucal.

D) Controle da atividade de doença.

E) Todas as alternativas estão erradas.

22 - Trata-se de um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante a placa bacteriana, a partir das diferentes respostas dadas pelo hospedeiro:

A) Cárie dentária.

B) Gengivite ulcerativa necrosante.

C) Doença periodontal.

D) Afta.

E) Candidíase.

23 - O câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. Os Principais Fatores de Risco para o câncer de boca são:

A) Fatores culturais e socioeconômicos.

B) Exposição à radiação solar.

C) Má higiene bucal e Deficiência imunológica.

D) Etilismo e Tabagismo.

E) Todas as alternativas estão corretas.

24 - As vacinas mais importantes para os profissionais da Odontologia são aquelas contra:

A) Hepatite B, influenza, tríplice viral e Tétano.

B) Hepatite B, Hepatite C, tríplice viral e dupla tipo adulto.

C) Hepatite B, influenza, Gripe e dupla tipo adulto.

D) Hepatite B, influenza, tríplice viral e poliomielite.

E) Hepatite B, influenza, tríplice viral e dupla tipo adulto.

25 - Refere-se à remoção mecânica da sujidade e de microrganismos com eliminação química adicional:

A) Antissepsia das mãos.

B) Lavagem simples das mãos.

C) Fricção das mãos.

D) Assepsia das mãos.

E) Lavagem básica das mãos.

26 - Doença sexualmente transmissível, ou seja, a adquirida principalmente durante o contato sexual. Porém, médicos, dentistas e pessoal auxiliar podem contrai-la quando tratam de pacientes portadores, através da manipulação de lesões presentes na cavidade bucal:

A) Hepatite.

B) Tuberculose.

C) Sífilis.

D) Herpes simples.

E) Todas as alternativas estão erradas.

27 - O SIAB é um sistema de informação territorializado cujos dados são gerados por profissionais de saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família. Os principais instrumentos de coleta do SIAB são procedimentos e notificações. Dentre estes instrumentos produzidos mensalmente, encontra-se fichas as serem preenchidas por todos os profissionais das equipes de saúde. São as Fichas de:

A) Registro de atividades.

B) Acompanhamento de grupos de risco.

C) Problemas de saúde prioritários.

D) Cadastro das famílias.

E) Levantamento de dados sócio sanitários.

28 - Ação que tem o objetivo de orientar e estimular os educandos a incorporar hábitos de higiene bucal, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal, por meio do creme dental:

A) Aplicação tópica de flúor.

B) Educação em saúde bucal.

C) Avaliação de saúde bucal.

D) Escovação dental supervisionada.

E) Promoção de saúde bucal.

(5)

PARTE II - PORTUGUÊS

As questões 29 e 30 referem-se ao texto seguinte:

O permanente e o provisório

O casamento é permanente, o namoro é provisório.

O amor é permanente, a paixão é provisória.

Uma profissão é permanente, um emprego é provisório.

Um endereço é permanente, uma estada é provisória.

A arte é permanente, a tendência é provisória.

De acordo? Nem eu.

Um casamento que dura 20 anos é provisório. Não somos repetições de nós mesmos, a cada instante somos surpreendidos por novos pensamentos que nos chegam através da leitura, do cinema, da meditação. O que eu fui ontem e anteontem, já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem para agora, hoje é o meu dia, nenhum outro.

Amor permanente... como a gente se agarra nessa ilusão. Pois se nem o amor por nós mesmos resiste tanto tempo sem umas reavaliações. [...]O amor se infiltra dentro de nós, mas seguem todos em movimento: você, o amor da sua vida e o que vocês sentem. Tudo pulsando independentemente, e passíveis de se desgarrar um do outro.

Um endereço não é pra sempre, uma profissão pode ser jogada pela janela, [...] a arte passa por ciclos, e se tudo isso é soberano e tem valor supremo, é porque hoje acreditamos nisso, hoje somos superiores ao passado e ao futuro, agora é que nossa crença se estabiliza, a necessidade se manifesta, a vontade se impõe – até que o tempo vire.

MEDEIROS, Martha. Coisas da vida. Porto Alegre:

L&PM, 2005. p. 39-40. (Fragmento).

29 - Das afirmações seguintes:

I. O texto transcrito é construído com base nos elementos associados aos adjetivos PERMANENTE e PROVISÓRIO.

II. A relação lexical que se estabelece entre os adjetivos PERMANENTE e PROVISÓRIO é a de sinonímia.

III. Para a autora, um casamento que dura muito tempo (20 anos), mas chega ao fim, é provisório, e a crença de que o amor é permanente é uma ilusão à qual os seres humanos se agarram.

A) Estão corretos apenas os itens I e II.

B) Estão corretos apenas os itens II e III.

C) Estão corretos apenas os itens I e III.

D) Todos estão corretos.

E) Apenas o item I está correto.

30 - Das afirmações seguintes:

I. “Um endereço não é para sempre”, “Uma profissão pode ser jogada pela janela” e “A arte passa por ciclos” são expressões utilizadas no último parágrafo para questionar o caráter permanente de certas coisas.

II. Considerando o último parágrafo do texto, podemos afirmar que a conclusão da autora é de que nada pode ser

III. No trecho “[...] mas o que sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem para agora, hoje é o meu dia, nenhum outro”, os termos destacados excluem a ideia de transitoriedade que a autora associa ao casamento.

A) Apenas os itens I e III estão corretos.

B) Apenas os itens II e III estão corretos.

C) Todos estão corretos.

D) Apenas item I está correto.

E) Apenas os itens I e II estão corretos.

As questões 31 e 32 referem-se ao texto seguinte:

A partilha

Dois amigos se encontram depois de muitos anos.

– Já casei, separei e já fizemos a partilha dos bens – confessa um.

– E as crianças? – pergunta o outro.

– O juiz decidiu que ficariam com aquele que recebeu mais bens.

– Então ficaram com a mãe?

– Não, ficaram com o nosso advogado!

SAGARDOY, Walter (Org.). Piadas mix: leve riso e alegria para todos os lugares com o melhor humor da internet.

v. 2. São Paulo: Clio Editora, 2009. p. 91.

31 - Os encontros vocálicos das palavras destacadas no texto classificam-se, respectivamente, em:

A) ditongo nasal, ditongo nasal, hiato, ditongo nasal, ditongo oral, ditongo oral, ditongo oral.

B) ditongo oral, ditongo oral, hiato, ditongo oral, ditongo nasal, ditongo nasal, ditongo nasal.

C) ditongo oral, ditongo oral, ditongo nasal, ditongo oral, hiato, hiato, hiato.

D) hiato, hiato, ditongo oral, hiato, ditongo nasal, ditongo nasal, ditongo nasal.

E) Nenhuma das respostas anteriores.

32 - Marque a alternativa incorreta com relação aos vocábulos presentes no texto:

A) Em “CONFESSA” há dois dígrafos.

B) Em “CRIANÇAS” há um encontro consonantal e um dígrafo.

C) Em “NOSSO” há um dígrafo.

D) Em “ADVOGADO” há um dígrafo.

E) Em “PARTILHA” há um dígrafo.

33 - Identifique a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com SC:

A) adole__ente | di__iplina | e__epcional B) cre__er | na__er | rejuvene__er C) e__elente | e__eto | e__eção D) mi__elânia | pi__ina | conce__ão E) acre__entar | e__êntrico | into__icar

34 - Assinale a alternativa que apresenta dois vocábulos acentuados de forma incorreta:

A) náusea | ônix | idéia | Baiúca

B) alaúde | pôsteres | amêndoa | heróico

C) Piauí | pauís | bíceps | ímã

(6)

35 - Identifique a alternativa que apresenta elemento destacado classificado de forma incorreta quanto a estrutura das palavras:

A) chaleira – radical B) bambuzal – sufixo

C) horticultor – vogal de ligação D) moça – vogal temática E) amar – tema

A questão 36 refere-se a tira seguinte:

36 - Os adjetivos “educativo” e “torto” (1º e 2º quadrinhos) classificam-se quanto ao grau em:

A) superlativo absoluto analítico B) superlativo absoluto sintético C) superlativo relativo de superioridade D) superlativo relativo de inferioridade E) comparativo de superioridade

37 - O emprego do acento indicativo de crase está incorreto apenas em:

A) Começou à acreditar em tudo que ela dizia.

B) Vestia-se à esportiva.

C) Às vezes, eles saíam andando à toa.

D) O povo não deve se submeter àquele tipo de político corrupto.

E) O jogo começará às sete horas.

A questão 38 refere-se a tira seguinte:

38 - A função sintática da palavra “temerosas” no último quadrinho é:

A) predicativo do sujeito B) objeto direto

C) complemento nominal D) aposto

E) predicativo do objeto.

39 - Identificamos um exemplo de “oração subordinada adjetiva explicativa” em:

A) O ator reclamava de que seus papéis em novela não eram bons.

B) Os olhos falam mais que a boca.

C) Segundo me contaram, não há sobreviventes.

D) Meu pai, que é meu amigo, sempre me auxilia.

E) Convém que você esteja aqui amanhã.

40 - A concordância verbal está incorreta apenas em:

A) A maior parte das pessoas toma café rapidamente de manhã.

B) Mais de um já me avisaram do acidente ocorrido na estrada.

C) Os Estados Unidos nunca viram uma explosão de consumo como a que aconteceu na semana passada.

D) O dentista e tu perdestes a razão.

E) Sou eu quem fala agora.

Referências

Documentos relacionados

(Fragmento). O texto transcrito é construído com base nos elementos associados aos adjetivos PERMANENTE e PROVISÓRIO.. “Um endereço não é para sempre”, “Uma

A) Atividades auxiliares de apoio operacional à inspeção do trabalho, a cargo dos Agentes de Higiene e Segurança do Trabalho. B) Atividades auxiliares de apoio

a) alta concentração e maior tempo de aplicação. A vacinação e os equipamentos de proteção individual são obrigatórios para as equipes de saúde,pois previnem a contaminação

 Você deverá transcrever as respostas das questões para o Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A forma “começando-se” (linha 14) poderia ser corretamente substituída por “se começando”, sem alteração da correção gramatical do texto. b) Apenas II está incorreto.

Riscos: Alta concorrência no setor, especialmente no varejo, com pressão realizada pelos bancos públicos para redução do spread, o que pressiona as margens da

A) Realizar atividades educativas, individuais e em grupos na sala de espera. C) Realizar visitas domiciliares para a identificação das gestantes e para desenvolver