• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TERMO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 – Nome do Pr ojeto 2 – Código 3 – Data do Doc umento

Val orização Profissional 17/12/2010

4 – Coordenador( a) 5 – Tipo de Proj eto

Vicente Trindade ( ) In ter n o (x ) Es tr at é gi co

6 – Gestor(a) 7 – Programa

Frederico Madeira Ribei ro CEEP

8 – Status da C onclus ão 9 – Data de A nális e dos Resultados

( x ) Con clu íd o ( ) Can c el ad o ( ) Ab s or v id o p e lo p r o jeto :

( ) Par ci a lm en t e co n c l u íd o . 17/12/2010

10 – Análise Fi nal Objetivo do Proj eto

Implementar uma Política de Valorização Profissional no Sistema Confea/CREA e Mútua para apoiar o desenvolvimento das potencialidades profissionais e obter o reconhecimento da importância do profissional e das profissões pela sociedade.

Justific ativa do Pr ojeto

O Conselho Federal de Engenharia, Agronomia e Arquitetura – Confea ao longo dos anos vem buscando valorizar os Profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREA.

O retrato dessas ações foi externado no 6ª CNP, no Plano Estratégico do Sistema Profissional – 2008/2010 e no Planejamento Estratégico do Sistema Profissional - 2009/2014, onde contou com a contribuição do Confea, Crea, Mútua, Entidades de Classe, Entidades de Ensino e Profissionais em geral. Neste sentido, tornou-se necessária a criação de um Projeto Exclusivo para Valorização Profissional. O viés legal está na Lei 5.194/66 que caracteriza as nossas profissões pelas “realizações de interesse social e humano”, donde se conclui que o sistema é que deve promover a política de valorização visando defender a sociedade. Além da legitimidade política devido à manifestação democrática de associação dos profissionais às entidades que compõem o sistema e a conseqüente escolha de seus representantes perante o conselho. Este projeto visa buscar uma política de inserção do profissional no mercado de trabalho, resgatar sua identidade profissional e dar visibilidade da

importância do profissional e do sistema para a sociedade e, também, a metodização e a unificação das políticas de valorização profissional a serem implementadas em nível geral do sistema.

(2)

Desempenho Financei ro

Orçamento Pr evisto para 20 10

Execução Financeir a

Sal do

Empenhado Pago

Val or % Val or %

R$140.000,00 R$ 4.522,00 4.522,00

$135.478,00

O evento previsto com o CDEN para a definição dos parâmetros de uma tabela de honorários, não pode ser concretizado por

indisponibilidade do próprio CDEN e o Termo de Colaboração com o MEC/SEB para confecção das cartilhas para o ensino básico será concretizado em 2011.

Resultados Previstos par a 2010

Resultado Peso Progresso Detalhamento

1.1

- Campanha Nacional de Divulgação da Valorização Profissional

A campanha foi produzida e aprovada pela plenária de novembro de 2010 e está sendo exibida em nível nacional nas mídias Internet, rádio, televisão e propagandas nos aeroportos – até final de 2011.

1.1.1

- Planejamento

5

concluído

1.1.2

- Realização 20

concluído

1.2 -

Meio de acesso para centralização e difusão de informações relativas à Valorização Profissional

Foi formatado uma lista de discussão que está em pleno funcionamento entre as lideranças dos Sistema para fomentar as informações relevantes em relação à Valorização Profissional.

1.2.1-

Formatação de um grupo de discussão para interação

entre os profissionais, via internet. 5

Concluído

1.2.2-

Implementação e divulgação para os profissionais

5

Concluído

(3)

1.3

- Estudo para fundamentar às entidades do Sistema na formulação de Tabelas referenciais de honorários

Foi levantada tabelas referenciais mas o estudo que deveria ser em conjunto com as entidades nacionalis – conforme prevista – não foi efetivado devido à falta de agenda do CDEN.

1.3.1 - Le va nta mento e De finiçã o dos parâme tros

básicos de uma ta bela de honorários. 5

concluído

1.3.2 -Realização de reuniões se toriais

5

NÃO

1.3.3 - Sis tema tiza ção 5

NÃO

1.4 - Minuta de proposta para alteração da resolução 456.

Refere-se ao aumento do percentual de repasse às entidades de classe de 10 para 16% da ART

Foi conseguido a aprovação desta proposta que era uma proposta do 6º CNP e reiterado no 7º CNP. Aprovado na plenária de setembro.

1.4.1 - Pla ne jamento 5

concluido

1.4.2 Elaboração 5

concluido

1.5 - Evento Nacional com especialistas sobre SMP – Salario Mínimo Profissional

Realizado o II Fórum Nacional de Valorização Profissional durante a 67ª SOEAA

1.5.1 - Planejamento 10

concluído

1.5.2 - Apoio e participação 10

concluído

1.6 - Termo de Colaboração para elaboração de cartilha de divulgação das profissões do Sistema no ensino básico;

O Termo foi elaborado e aprovado pelo Confea (Termos jurídicos), porém não foi assinado pelo MEC devido a troca de Governo. Achou-se conveniente aguardar a indicação do Novo Ministro e de suas Secretarias para a efetivação junto ao MEC.

1.6.1 - Pla ne jamento

10 concluído

1.6.2 - Ela boração do Termo de Cooperação 5

concluído

1.6.3 - Ela boração do Proje to gráfic o da Cartilha 5

NÃO

(4)

Análise de Efetividade

Foi pensado este projeto no sentido de atender a demandas dos profissionais, em relação ao seu reconhecimenbto perante a sociedade. Como era de se esperar, em projetos que dependem de outras entidades, tivemos alguns percalços, como a troca de governo que nos impediu de concluirmos a parceria com o MEC. Outro problema foi a falta de agenda do Sistema, que nos prejudicou a programação do estudo da tabela de honorários, com o CDEN. Mas, no geral, o projeto chegou a um bom termo, considerando o pouco tempo disponível para realizarmos as ações previstas..

11 – Documentaç ão Documentação Física

Processo de valorização profissional/2010 Processo de parceria com SEB/MEC

Processo de comunicação referente à Campanha de Valorização Profissional

Documentação Eletr ônica

12 – Consider ações Fi nais Consideraç ões do C oordenador Consideraç ões do Ges tor

A Val orização Profissional é uma das maior es carências dos pr ofi ssionais do Sistema C onfea/CREA e Mútua. A grande di ficuldade encontrada é fazer c om que a importância destes pr ofissionais s eja rec onhecid a pela sociedade.

Suas aç ões não têm uma repercuss ão imedi at a por não s erem um produto acabado. Uma aç ão – tal como a parceria com o MEC mostrando as profissões para os jovens – sómente ter á uma resposta depois de vários anos de impl ementaç ão.

A nossa intenção foi divulgar a idéia que TODOS – profissionais, entida des e o Sistema – pensem e atuem no sentido de que todos são r espons áveis para tornarem noss as pr ofissões reconhecidas.

13 – Assinatur as

Coor denador Assinatur a Data

Gestor Assinatur a Data

(5)

GPP Assinatur a Data

SPP Assinatur a Data

Presidente Assinatur a Data

Referências

Documentos relacionados

Se antes de aprender com o Macaco Branco os Shipibo não conheciam o ciúme, há muito tempo este sentimento não só perpassa as relações como cria e se recria nas redes

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

• Usando como analogia a relação entre o estômago e os alimentos, Paulo argumenta que a correta utilização do nosso corpo deve ser para o Senhor e não para a "Porneia"

As técnicas utilizadas para atender aos objetivos propostos neste trabalho foram o Alfa de Cronbach¸ a análise fatorial e a média ponderada, utilizadas para mensuração das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).. Para resolver o problema, o aluno precisa