• Nenhum resultado encontrado

Atividade Avaliativa Prática 17/09/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atividade Avaliativa Prática 17/09/2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Atividade Avaliativa Prática – 17/09/2015

Formatar o texto a seguir de acordo com o Manual de Normalização do CES (veja no passo a passo enviado por e-mail a formatação correta do texto).

Fazer a capa, folha de rosto, sumário, lista de ilustrações e lista de tabelas.

Inserir, pelo menos, uma figura e uma tabela em cada subseção do Referencial Teórico e do Desenvolvimento. Lembre-se: toda figura e toda tabela tem uma legenda. Além disso, fazer o sumário, a lista de ilustrações e a lista de tabelas, todos automáticos.

Para essa atividade, vocês devem começar um novo documento, ou seja, não reaproveitar os documentos trabalhados nas aulas práticas anteriores.

Enviar o documento final para o e-mail daniellainacio@gmail.com até às 23h59min de sábado (19/09/2015). Essa atividade vale 5 (cinco) pontos e deve ser feita em dupla. Os outros 5 (cinco) pontos foram distribuídos na atividade avaliativa prática referente ao sábado letivo do dia 29/08/2015.

Texto:

1 – Introdução

O Brasil está, na atualidade, em uma encruzilhada: de um lado uma violência demasiada e chocante, sobretudo no RJ e em SP e já se espalhando pelo resto do Brasil. Pergunta-se: não será a causa a injustiça social, pessoal e comunitária da imensa pobreza e miséria nacionais a causa, enquanto, os grande bancos tem lucros fabulosos, assim como empresários, empreiteiros e gente desse porte lucra bilhões ou até trilhões, milhares e milhares de desempregado, de pobres, de excluídos totalmente estão nos morros, favelas e periferias roubando e matando para sobreviverem?

Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no

(2)

2

país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.

Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.

2 - Referencial Teórico

Gabriel Contino, mais conhecido pelo nome artístico Gabriel o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)"

e logo foi contratado pela Sony Music. Pela gravadora tem lançados seis álbuns: Gabriel o Pensador, Ainda É Só o Começo, Quebra-Cabeça, Nádegas a Declarar, Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) e Cavaleiro Andante. Atualmente está produzindo seu sétimo álbum que será intitulado Sem Crise, ainda sem data de lançamento.

Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico Diário Noturno, quatro anos mais tarde lançou Um Garoto Chamado Rorbeto, que ganharia o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008 lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de Meu Pequeno Rubro- Negro - Edição Especial do Hexa. No final do ano de 2011 anunciou a publicação de um livro sobre o espírito esportivo em parceria de Laura Malin.

Paralelamente a isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o "Pensador Futebol" que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto de futebol chamado "Dream Football" que através do envio de vídeos via internet dá a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como "Pensando Junto" que atende as crianças carentes da Rocinha.

(3)

3

2.1 – Até quando: parte 1

Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta. Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve, você pode, você deve, pode crer. Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver. Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer. Até quando você vai ficar usando rédea? Rindo da própria tragédia?

Até quando você vai ficar usando rédea? (Pobre, rico, ou classe média). Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura. Até quando você vai ficando mudo? Muda que o medo é um modo de fazer censura.

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!) Até quando vai ficar sem fazer nada? Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!) Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente, seu filho sem escola, seu velho tá sem dente. Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante, você tá sem emprego e a sua filha tá gestante. Você se faz de surdo, não vê que é absurdo, você que é inocente foi preso em flagrante! É tudo flagrante! É tudo flagrante!

A polícia matou o estudante, falou que era bandido, chamou de traficante. A justiça prendeu o pé-rapado, soltou o deputado... e absolveu os PMs de vigário!

2.2 – Até quando: parte 2

A polícia só existe pra manter você na lei, lei do silêncio, lei do mais fraco: ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco. A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você. Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar. O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar.

E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar. Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá. Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar.Acordo bem cedo, não

(4)

4

tenho sossego nem tempo pra raciocinar. Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar? Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar. Escola, esmola! Favela, cadeia! Sem terra, enterra! Sem renda, se renda! Não! Não!!

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro! Até quando você vai ficar levando porrada, até quando vai ficar sem fazer nada? Até quando você vai ficar de saco de pancada? Até quando você vai levando?

3 – Desenvolvimento

Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense, no Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz. Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto manchando os papéis, documentos fiéis ao descanso do patrão.

Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?

Terceiro Mundo se for piada no exterior, mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão. Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?

3.1 – Perfeição

Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, o meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões. Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa polícia e televisão. Vamos celebrar nosso governo e nosso estado que não é nação.

(5)

5

Celebrar a juventude sem escolas, as crianças mortas, celebrar nossa desunião. Vamos celebrar Eros e Thanatos, Persephone e Hades. Vamos celebrar nossa tristeza, vamos celebrar nossa vaidade.

Vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado, todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais. Vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos, comemorar a água podre e todos os impostos, queimadas, mentiras e sequestros. Nosso castelo de cartas marcadas. O trabalho escravo nosso pequeno universo. Toda a hipocrisia e toda a afetação, todo roubo e toda indiferença. Vamos celebrar epidemias. É a festa da torcida campeã.

Vamos celebrar a fome não ter a quem ouvir não se ter a quem amar.

Vamos alimentar o que é maldade, vamos machucar o coração. Vamos celebrar nossa bandeira, nosso passado de absurdos gloriosos, tudo que é gratuito e feio, tudo o que é normal. Vamos cantar juntos o Hino Nacional. A lágrima é verdadeira. Vamos celebrar nossa saudade. Comemorar a nossa solidão.

Vamos festejar a inveja, a intolerância, a incompreensão. Vamos festejar a violência e esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito a nada.

Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso, nosso descaso por educação. Vamos celebrar o horror de tudo isto com festa, velório e caixão. Tá tudo morto e enterrado agora já que também podemos celebrar A estupidez de quem cantou essa canção.

Venha! Meu coração está com pressa. Quando a esperança está dispersa, só a verdade me liberta, chega de maldade e ilusão Venha! O amor tem sempre a porta aberta e vem chegando a primavera, nosso futuro recomeça. Venha! Que o que vem é Perfeição!

3.2 – Os anjos

(6)

6

Hoje não dá, hoje não dá. Não sei mais o que dizer e nem o que pensar.

Hoje não dá, hoje não dá. A maldade humana agora não tem nome, hoje não dá.

Pegue duas medidas de estupidez, junte trinta e quatro partes de mentira, coloque tudo numa forma untada previamente com promessas não cumpridas. Adicione a seguir o ódio e a inveja, dez colheres cheias de burrice.

Mexa tudo e misture bem e não se esqueça antes de levar ao forno temperar com essência de espírito de porco, duas xícaras de indiferença e um tablete e meio de preguiça.

Hoje não dá, hoje não dá. Está um dia tão bonito lá fora e eu quero brincar. Mas hoje não dá, hoje não dá. Vou consertar a minha asa quebrada e descansar. Gostaria de não saber destes crimes atrozes. É todo dia agora e o que vamos fazer? Quero voar pra bem longe, mas hoje não dá, não sei o que pensar e nem o que dizer só nos sobrou do amor a falta que ficou.

4 – Conclusão

Não me convidaram pra esta festa pobre que os homens armaram pra me convencer a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer. Não me ofereceram nem um cigarro, fiquei na porta estacionando os carros. Não me elegeram chefe de nada, o meu cartão de crédito é uma navalha.

Brasil! Mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim.

Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim.

Não me convidaram pra esta festa pobre que os homens armaram pra me convencer a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer. Não me sortearam a garota do Fantástico, não me subornaram, será que é o meu fim? Ver TV a cores na taba de um índio programada prá só dizer "sim, sim".

Brasil! Mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim.

Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim.

(7)

7

Grande pátria desimportante, em nenhum instante eu vou te trair, não, não vou te trair. Brasil! Mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adu- bação com composto de lixo urbano no acúmulo de ni- trato em alface, na mobilidade no solo e nas perdas por lixiviação de

Até quando você vai ficar vendo oportunidades como essa passar na sua vida, e você não fazer nada para mudar, trabalhando para os outros ganhando pouco e aguentado aquele chefe

Seu médico deve assegurar que: as circunstâncias individuais de cada paciente sejam avaliadas em todos os casos, envolvendo a paciente na discussão para garantir o seu

Instruções: Leia as frases abaixo e marque as palavras que NÃO descrevam acertadamente o tipo de filme correspondente, e compartilhe suas respostas com um(a) parceiro(a). Está

Contudo, apesar do acréscimo de 22 gigawatts(VIALLI, 2015, s.p.) ao sistema elétrico nacional (muito para a maioria dos países, pouco para a demanda de Beijing), esse

Essa aqui vai ficar cheia de concorrentes e não vai conseguir vender Essa não vai conseguir fazer vídeos!. Essa não vai ter lucro mesmo

Quando se tem um doente para o qual tecnologia molecular ainda não encontrou solução, podemos oferecer conforto, apoio e amor.. A oncologia vem crescendo exponencialmente e

propriedade para investimento, agricultura … IAS 11 IAS 39 Dividendos Juros IFRS 15 Reconhecimento de receitas Venda de bens Receita de serviços Royalties Contratos de