• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Instituições Parceiras. Locais de realização das atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Identificação. Instituições Parceiras. Locais de realização das atividades"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Projeto de Extensão Universitária Página 1

Identificação

Projeto Coordenador: Arielle Cristina Arena Ano Base: 2021

Modalidade: Projeto de Extensão Universitária - Difusão de Conhecimentos Científicos e FARMÁCIA VERDE: CONTRIBUIÇÃO PARA O USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS

Título

GREEN PHARMACY: CONTRIBUTION TO THE RATIONAL USE OF MEDICINAL PLANTS

Título em Inglês:

Instituto de Biociências do Câmpus de Botucatu - IBB Unidade

Departamento de Biologia Estrutural e Funcional Departamento:

Instituições parceiras:

08/03/2021 à 31/12/2021 Período previsto:

Telefone(s) para contato: 14 38800495

arielle.arena@unesp.br E-mail para contato:

Locais de realização das atividades

Área Temática da Extensão Universitária Saúde

Área temática:

Palavras Chave Palavra-chave 1: produtos naturais

Palavra-chave 2: embasamento científico

disseminação de conhecimentos científicos Palavra-chave 3:

Instituto Semeando o Futuro

Local: Classificação: Entidades assistenciais

Rua Vicente Pimentel, 370

Endereço: Complemento:

Bairro: Jardim Nossa Senhora das Graças

Cidade: Botucatu CEP: 18618022 Instituições Parceiras

Descrição

- Instituto Semeando o Futuro

Objetivo(s) do Desenvolvimento Sustentável - ODS Descrição

- Saúde e Bem-Estar

- Redução da Desigualdades

(2)

Projeto

Resumo:

Nos últimos anos, a utilização de plantas com o propósito de solucionar diversos problemas de saúde tem aumentado significativamente. Assim, torna-se essencial a difusão dos conhecimentos obtidos a partir de estudos que avaliam os efeitos benéficos das plantas medicinais à saúde, que são muitos, bem como seus efeitos tóxicos, os quais podem provocar reações alérgicas, interações medicamentosas, abortos e até mesmo a morte. Assim, através de uma parceria com o Instituto Semeando o Futuro, propõe-se, além de incentivar o uso racional de plantas medicinais e trazer a importância de se ter embasamento científico antes de sua utilização, contribuir com o aprendizado desses jovens, diminuindo a distância entre Comunidade e Universidade. Pretende-se também divulgar em redes sociais informações relevantes sobre as plantas medicinais.

Delineamento, caracterização e fundamentação do problema:

O uso de produtos naturais ou medicinais ocorre desde os primórdios da civilização. Nos últimos anos, a utilização de plantas com o propósito de solucionar diversos problemas de saúde tem aumentado significativamente, principalmente pela busca de tratamentos alternativos de saúde, prática essa recomendada pela Organização Mundial de saúde. No entanto, por desconhecimento, muitas pessoas ainda acreditam que tudo que é natural não provoca efeitos adversos e podem ser utilizadas indiscriminadamente. Assim, torna-se essencial a difusão dos conhecimentos obtidos a partir de estudos que avaliam os efeitos benéficos das plantas medicinais à saúde, que são muitos, bem como seus efeitos tóxicos, os quais podem provocar reações alérgicas, interações medicamentosas, abortos e até mesmo a morte (Calixto, 2005). A ideia desse projeto está embasada na indissociabilidade do tripé universitário que contempla ensino, pesquisa e extensão. Esses três pilares da universidade serão utilizados para difundir os conhecimentos adquiridos por pesquisas científicas e populares acerca das plantas medicinais para jovens e pais do Instituto Semeando o Futuro de Botucatu-SP. O Programa Semeando o Futuro foi criado em 2018.

Utilizando o espaço da própria residência, iniciaram as atividades em dois cômodos da casa, por meio de oficinas socioeducativas e culturais a 35 crianças, adolescentes e suas famílias de 9 a 18 anos, em período de contra turno escolar. Atualmente, o Instituto atinge aproximadamente 80 famílias, sendo 50 crianças de 07 a 19 anos com atividades diárias, oferecendo momentos de aprendizado e lazer para as crianças e adolescentes que frequentam o Instituto diariamente e seus familiares. Assim, através de uma parceria com o Instituto Semeando o Futuro, propõe-se, além de incentivar o uso racional de plantas medicinais e trazer a importância de se ter embasamento científico antes de sua utilização, contribuir com o aprendizado desses jovens, diminuindo a distância entre Comunidade e Universidade. Pretende-se realizar diversas práticas com esses alunos, tais como visitas ao Herbário Irina Delanova De Gemtchujnicov do Instituto de Biociências – UNESP de Botucatu-SP, discussão de vídeos, realização de palestras, cursos teóricos e práticos e elaboração de material ilustrativo. Pretende-se também divulgar em redes sociais informações relevantes sobre as plantas medicinais. Espera-se que este projeto contribua para a conscientização sobre o uso racional de plantas medicinais.

Objetivos:

Objetivos gerais: Este projeto pretende levar aos jovens e pais do Instituto Semeando o Futuro informações, com embasamento científico, sobre os benefícios e prejuízos do uso de plantas medicinais.

Além disso, esse projeto pretende apresentar as diferentes áreas de pesquisa realizadas dentro do Instituto de Biociências a esses jovens, incentivando o a busca pelo conhecimento. Pretende-se também divulgar em redes sociais informações relevantes sobre as plantas medicinais. Objetivos específicos: - Expor os benefícios da utilização de plantas medicinais como forma de tratamento para inúmeras doenças; - Conscientizar para o perigo do uso de plantas medicinais; - Difundir os conhecimentos adquiridos através de pesquisa científica, sendo muitas delas realizadas na UNESP de Botucatu acerca das plantas medicinais; - Identificar a prevalência do uso de plantas medicinais e conhecer as principais plantas utilizadas pelo público-alvo; - Integrar os alunos do Instituto de Biociências com a comunidade, introduzindo a importância do trabalho voluntário e capacitando na área de ensino; - Contribuir com o Instituto Semeando o Futuro, introduzindo e apresentando as pesquisas desenvolvidas na nossa Universidade, as diferentes possibilidades de cursos de graduação, além de todo o aprendizado e conhecimento que esses jovens terão acesso; -Propagar informações sobre os benefícios e riscos de plantas medicinais, através das redes sociais, com a criação de página no Instagram. Todas as informações serão sempre com embasamento científico.

Metodologia:

Serão desenvolvidas palestras teórico-práticas quinzenais, ministradas pelos integrantes do projeto nas instalações do Instituto Semeando o Futuro no município de Botucatu, SP. Os temas apresentados serão a respeito dos benefícios versus efeitos adversos do uso de plantas medicinais para o tratamento e/ou prevenção de doenças. Nestes encontros, também poderão ser exibidos vídeos e discussão de material, tais como material científico, cartazes, faixas, etc. Além disso, palestras direcionadas para pais e professores, bem como visitas técnicas ao Herbário da Universidade, onde os alunos poderão conhecer as espécies medicinais serão realizadas. Ao final do projeto, uma cartilha, com participação efetiva dos alunos, será organizada a fim de ilustrarmos a atividade. Fotos de plantas medicinais, modo de preparação, dosagem,

(3)

Cronograma

Atividade Meses/Ano

Palestras - Março/2021

- Maio/2021 - Julho/2021 - Setembro/2021

Visitas técnicas - Abril/2021

- Junho/2021 - Outubro/2021

Elaboração de material ilustrativo - Novembro/2021

Aplicação de questionário - Abril/2021

Análise da coleta de dados - Maio/2021

- Dezembro/2021

Avaliação da atividade - Dezembro/2021

riscos e benefícios poderão ser ilustrados nesse material, o qual poderá contribuir com a aprendizagem destes e de outros estudantes da escola. Esse material ficará no instituto para consultas futuras, de acordo com a necessidade dos professores. Os integrantes do projeto também realizarão um levantamento de dados para identificar a prevalência do uso de plantas medicinais e conhecer as principais plantas utilizadas pelo público-alvo. A coleta desses dados será realizada através da aplicação de questionário aos funcionários e pais de alunos do Instituto. Paralelamente, alimentaremos a página "Dr. Planta", que foi criada no Instagram para propagar informações sobre plantas medicinais. Esse projeto contará com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional. Docentes e servidor técnico-administrativo (Farmacêutico) do Ceatox participarão da equipe e contribuirão com palestras e visitas técnicas a laboratórios e Horto de plantas medicinais. Além disso, alunos de graduação (Ciências Biomédicas e Biológicas) e pós-graduação (Programa em Farmacologia e Biotecnologia do IBB-UNESP) também participarão do projeto, contribuindo com o planejamento das atividades, palestras, aplicação de questionários, elaboração de material ilustrativos.

Resultados esperados, forma de avaliação e indicadores:

Resultados Esperados: - Incentivar o uso racional de plantas medicinais e trazer a importância de se ter embasamento científico antes de sua utilização. Isso contribuirá para a construção de pensamento crítico dos jovens. - Estimular o gosto pelo conhecimento e pela pesquisa. - Instigar a curiosidade dos jovens do Instituto, mostrando ferramentas que podem ser utilizadas para a busca por respostas. - Elaboração de material didático informativo que poderá ser utilizado pelos jovens. - Com os resultados obtidos pela aplicação de questionário, informações mais concretas sobre a utilização de plantas medicinais pela comunidade alvo serão disponibilizadas, e isso facilitará a tomada de medidas que promovam o seu uso racional. - O projeto pretende ainda contribuir com a formação dos alunos integrantes no projeto, envolvendo o ensino, pesquisa e extensão. - O projeto permitirá uma interação entre Universidade e Comunidade, possibilitando a divulgação dos conhecimentos adquiridos na Universidade; - Facilitar o acesso dos jovens à Universidade, de modo que estes sejam estimulados a fazer parte da Universidade. - Propagar informações com embasamento científico sobre os benefícios e riscos de plantas medicinais, através das redes sociais. Forma de avaliação: A avaliação de cada atividade será realizada por meio de instrumentos variados aplicados antes do início e após a atividade, tais como questionários, depoimentos, desenho, produção de texto, rodas de conversas dentre outros. Indicadores: Através da aplicação de questionários, pretende-se: - quantificar o números de pessoas da comunidade que utilizam plantas medicinais para o tratamento de enfermidades; - quais plantas são mais utilizadas; - o conhecimento acerca das plantas medicinais (benefícios/toxicidade) contribuíram com o seu uso racional pela comunidade; - quantificar se o projeto aumentou o vínculo comunidade-universidade.

Referências bibliográficas:

CALIXTO, J. B. Twenty-five years of research on medicinal plants in Latin America: a personal view. Journal of Ethnopharmacology, v. 100, n. 1-2, p. 131-135, 2005.

(4)

Atividade Meses/Ano Alimentação da página em rede social - Março/2021

- Maio/2021 - Julho/2021 - Setembro/2021 - Novembro/2021 Reuniões para discussão de atividades - Março/2021

- Julho/2021 - Novembro/2021

(5)

Equipe - Resumo

Estudante(s) de Graduação - Plano individual de atividades

Colaboradores

Nome Categoria

Valéria Cristina Sandrim Docente

Ana Carolina Casali Reis Pós-Graduando(a)

CÂNDIDA APARECIDA LEITE KASSUYA Externo

Luciano da Silva Valim Externo

Nome Curso Data de término

Caique Manentti Caccia Ciências Biomédicas 31/12/2021

Carolina Barizan Perdao Ciências Biomédicas 31/12/2021

Ingrid de Freitas Tosta Ciências Biomédicas 31/12/2021

Estudantes atuais

(6)

Estudante(s) de Graduação - Detalhes do plano

Nome:Ingrid de Freitas Tosta Ciências Biomédicas Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

O projeto de extensão proposto contribuirá com a formação profissional do estudante. Além do aprendizado acadêmico e troca de conhecimentos, o estudante se conectará com a comunidade em que está inserido, integrando comunidade e universidade.

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

Visitas técnicas - Abril/2021

- Outubro/2021

Alimentação da página no instagram - Março/2021

- Julho/2021 - Novembro/2021 Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o

público)

Meses/Ano

Planejamento de atividades - Março/2021

Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

Dentre as atividades previstas para a equipe destacam-se: reuniões administrativas e atividades previamente estabelecidas. As reuniões ocorrerão semanalmente (1 vez por semana com duração de 2 h) em dias e horários a definir pelo grupo e que não prejudiquem as atividades acadêmicas dos integrantes.

Nome:Carolina Barizan Perdao Ciências Biomédicas Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

O projeto de extensão proposto contribuirá com a formação profissional do estudante. Além do aprendizado acadêmico e troca de conhecimentos, o estudante se conectará com a comunidade em que está inserido, integrando comunidade e universidade.

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

Palestras - Maio/2021 à Junho/2021

- Agosto/2021 - Outubro/2021

Visitas técnicas - Abril/2021

- Julho/2021 - Outubro/2021 Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o

público)

Meses/Ano

Elaboração de material ilustrativo - Novembro/2021

Planejamento de atividades - Março/2021

- Julho/2021 - Novembro/2021 Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

Dentre as atividades previstas para a equipe destacam-se: reuniões administrativas e atividades previamente estabelecidas. As reuniões ocorrerão semanalmente (1 vez por semana com duração de 2 h) em dias e horários a definir pelo grupo e que não prejudiquem as atividades acadêmicas dos integrantes. A equipe participará ativamente das reuniões, onde serão discutidas e planejadas as atividades.

(7)

Nome:Caique Manentti Caccia Ciências Biomédicas Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

O projeto de extensão proposto contribuirá com a formação profissional do estudante. Além do aprendizado acadêmico e troca de conhecimentos, o estudante se conectará com a comunidade em que está inserido, integrando comunidade e universidade.

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

Palestras - Março/2021

- Julho/2021 - Novembro/2021

Elaboração de material ilustrativo - Novembro/2021

Visitas técnicas - Abril/2021

- Julho/2021 - Outubro/2021 Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o

público)

Meses/Ano

Alimentação da página no instagram - Março/2021

- Julho/2021 - Novembro/2021 Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

Dentre as atividades previstas para a equipe destacam-se: reuniões administrativas e atividades previamente estabelecidas. As reuniões ocorrerão semanalmente (1 vez por semana com duração de 2 h) em dias e horários a definir pelo grupo e que não prejudiquem as atividades acadêmicas dos integrantes. A equipe participará ativamente das reuniões, onde serão discutidas e planejadas as atividades.

(8)

Participantes

Nome: Arielle Cristina Arena Docente

Tipo:

Instituto de Biociências - Câmpus de Botucatu Unidade:

Departamento: Departamento de Biologia Estrutural e Funcional CIENCIAS BIOLÓGICAS - MODALIDADE MÉDICA Área de formação:

Função: Coordenador

Toxicologia da reprodução e de plantas medicinais Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 3 Atividade prevista:Coordenação do projeto Observação:

Escolaridade: Doutorado

Nome: Valéria Cristina Sandrim Docente

Tipo:

Instituto de Biociências - Câmpus de Botucatu Unidade:

Departamento: Departamento de Biofísica e Farmacologia CIENCIAS BIOLÓGICAS

Área de formação:

Função: Colaborador

Farmacologia Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 1 Atividade prevista:Palestras

Observação:

Escolaridade: Doutorado

Nome: Ana Carolina Casali Reis Pós-Graduando(a) Tipo:

Instituto de Biociências - Câmpus de Botucatu Unidade:

Função: Colaborador

Mestrado Acadêmico Curso:

Programa: Farmacologia e Biotecnologia Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista:Palestras

Elaboração de material didático Observação:

Escolaridade: Mestrando

Nome: CÂNDIDA APARECIDA LEITE KASSUYA Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Farmacologia de plantas medicinais Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 1 Atividade prevista:Palestras

Observação:

Escolaridade: Pós-Doutorado

(9)

Nome: Luciano da Silva Valim Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Presidente do Instituto Semeando o Futuro.

Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista:Responsável pelo acesso aos jovens do Instituto e por trazê-los até a Universidade, quando necessário.

Observação:

Escolaridade: Ensino Médio

(10)

Público

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3 500 Público (externo) em geral

(11)

Renovação

2020 - FARMÁCIA VERDE: CONTRIBUIÇÃO PARA O USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS

Projeto Anterior:

Justificativa para o pedido O objetivo inicial desse projeto era levar aos jovens e pais do "Instituto Semeando o Futuro" informações, com embasamento científico, sobre os benefícios e prejuízos do uso de plantas medicinais. A maioria das

atividades previstas envolviam atividades presenciais, tais como palestras, visitas técnicas, entre outras. No entanto, por conta da pandemia, essas atividades foram inviabilizadas e não podemos executar o projeto como inicialmente pretendia-se. No entanto, buscamos novas estratégias para conduzir esse projeto nessa situação, através da criação de páginas em rede social, formulação de panfletos informativos sobre os benefícios e riscos de plantas medicinais e entrega de mudas de plantas medicinais para as famílias, e palestras online. No entanto, embora atividades relevantes foram incorporadas ao projeto, não conseguimos executar o que planejamos. Assim, solicitamos a renovação para que as atividades presenciais possam ser executadas.

(12)

Tramitação Local

Anuência do Departamento

A proposta obteve a anuência do Conselho do Departamento/Conselho Deliberativo para encaminhamento ao processo de avaliação? Sim

em: 19/10/2020

CAPE

Tramites

Data de Início Data de Conclusão Ação do Tramite

15/10/2020 16:20:24 15/10/2020 16:22:01 Projeto em cadastramento

15/10/2020 16:22:01 19/10/2020 10:01:10 Manifestação do Departamento (Anuência) 19/10/2020 10:01:10 Manifestação da CPEUC (Anuência)

Referências

Documentos relacionados

Recently, studies on multiferroic materials have shown that the combination of different applied fields (mechanical stress, electric and magnetic field) - the so-called

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Próximo à desembocadura e seguindo pelo estuário inferior, no estuário médio bem como em grande parte do estuário superior se observa, igualmente, a concentração de areias

MECANISMOS E INCENTIVOS FINANCEIROS AO MFS LINHAS DE FINANCIAMENTO FOMENTO FLORESTAL FUNDOS de APOIO à CONSERVAÇÃO INSTRUMENTOS LEGAIS MECANISMOS FINANCEIROS DIVERSOS E

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Assim, o objetivo do trabalho foi verificar os principais agentes causadores de alergias respiratórias e suas intercorrências em indivíduos atendidos em serviço privado

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da