• Nenhum resultado encontrado

11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Camila Elias 1 Helen Carolina Jensen 2 Michélle Barreto 3 José Fabiano Costa Justus 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Camila Elias 1 Helen Carolina Jensen 2 Michélle Barreto 3 José Fabiano Costa Justus 4"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA DOS CURSOS DE

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA.

Camila Elias1

Helen Carolina Jensen2 Michélle Barreto3

José Fabiano Costa Justus4

RESUMO

O presente trabalho refere-se a um projeto de extensão que utilizou Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino e aprendizagem de Anatomia Humana. O estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, exploratória, interpretativa, quali-quantitativa. O público alvo foi de 91 acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. A atividade proposta utilizou-se de um blog desenvolvido pelo professor da disciplina de Anatomia Humana, e implementado por quatro discentes executores do projeto. Tal blog, disponível no endereço www.anatomiaemfoco.blogspot.com.br, foi utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Neste espaço virtual, o público alvo foi estimulado a postar materiais relacionados aos temas trabalhados durante as aulas de Anatomia Humana. Os participantes também foram estimulados a comentar os materiais postados por outros alunos. Após a realização das atividades foram colhidas, através de questionários desenvolvidos com o aplicativo Google Drive, as percepções dos participantes quanto às atividades propostas. Como resultado verificou-se que 70,6% dos participantes tiveram experiências educacionais anteriores ao projeto desenvolvido, utilizando com TICs ou AVAs; 50,0% do público alvo citou melhoria no processo de ensino e aprendizagem ocorrido durante a execução do projeto de extensão, quando comparando com metodologias tradicionais;

32,4% citou que a realização das atividades não influenciou o processo de ensino e aprendizagem; e 17,6% citou piora no processo de ensino e na aprendizagem a partir das atividades propostas.

PALAVRAS CHAVE – Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Blogs como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Ensino-aprendizagem em Anatomia Humana.

1 Titulação, cargo e e-mail do(s) apresentador(es).

2 Titulação, cargo e e-mail do(s) apresentador(es).

3 Especialista em Gestão Escolar, pedagoga da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná – mib2311@yahoo.com.br.

4 Doutorando em Clínica Cirúrgica, professor de Anatomia Humana da Universidade Estadual de Ponta Grossa – jfcjustus@uepg.br.

(2)

Introdução

O presente projeto refere-se à utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e aprendizagem de Anatomia Humana, nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Educação Física da UEPG.

Tal projeto encontra respaldo em Almeida et al (2003, p. 113) quando esta afirma que o uso das TICs “contribui para expandir o acesso à informação atualizada, permite estabelecer novas relações com o saber que ultrapassa os limites dos materiais instrucionais tradicionais, favorece a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação e permite eliminar os muros que separam a instituição da sociedade”.

Assim, pretende-se utilizar um blog relacionado à Anatomia Humana como ambiente virtual de aprendizagem. Almeida et al (2003, p. 118) define ambientes virtuais de aprendizagem como

“sistemas computacionais geralmente acessados via internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas TICs e por um professor orientador”.

Dessa forma, o público alvo será estimulado a utilizar o blog em questão para postar materiais relacionados aos temas trabalhados em sala de aula, bem como comentar os materiais postados por outros alunos, oportunizando uma interação entre os acadêmicos.

Assim, a atividade extensionista prevê o aprofundamento dos temas trabalhados em sala de aula através da retomada e da possibilidade de melhor compreensão desses temas a partir de diferentes meios (vídeos, artigos, animações), através do reforço do hábito da pesquisa (pela busca de artigos científicos relacionados aos assuntos apresentados) e através do desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo dos envolvidos ao realizarem leitura crítica dos inúmeros materiais que serão disponibilizados no blog.

O viés extensionista do projeto também advém do fato de o blog estar disponível na rede mundial de computadores podendo ser acessado e comentado por qualquer indivíduo. Dessa forma espera-se contribuir na formação profissional dos envolvidos tornando-os multiplicadores do uso das TICs e disseminadores das mesmas nos ambientes em que atuarem.

Objetivos

Como objetivo geral o presente projeto de extensão visa utilizar um blog como Tecnologia de Informação e Comunicação para facilitar o ensino e a aprendizagem de temas relacionados à Anatomia Humana. Entre os objetivos específicos estão: oportunizar ao público alvo diferentes instrumentos que auxiliem na sistematização dos conhecimentos adquiridos no momento da apresentação dos conteúdos em sala de aula; propiciar ao público alvo contato com diferentes TICs e a experiência de utilizá-las como ambiente virtual de aprendizagem, além da possibilidade de empregá-las como instrumentos de aperfeiçoamento acadêmico, científico e profissional; apresentar alternativas para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, permitindo aos envolvidos se tornarem multiplicadores do uso das TICs e disseminadores das mesmas em outros ambientes acadêmicos; verificar a possibilidade de aprendizagem a partir da troca de informações relativas ao tema Anatomia Humana, através de um blog.

Metodologia

O desenvolvimento da presente atividade extensionista se iniciou com o docente executor e professor da disciplina de Anatomia Humana promovendo treinamento de quatro discentes executores do projeto quanto à utilização do o blog Anatomia em Foco, disponível no endereço eletrônico http://anatomiaemfoco.blogspot.com.br/. Tal treinamento referiu-se à moderação que o blog exigiria.

Entre os procedimentos a serem executados (moderação) pelos discentes executores esteve a busca por notícias, imagens, vídeos e demais materiais relacionados à Anatomia Humana. Também foram função dos executores (discentes e docente) selecionar os materiais adequados e implementar o blog com tais materiais, tornando-o um ambiente dinâmico e atrativo para o público alvo.

O público alvo foi de 91 acadêmicos regularmente matriculados na disciplina de Anatomia Humana do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná.

Durante as aulas de Anatomia Humana dos cursos Bacharelado em Ciências Biológicas e Educação Física foi apresentado ao público alvo (os acadêmicos dos citados cursos) o blog Anatomia em foco. Em seguida foi demonstrado aos acadêmicos como interagir no espaço virtual de aprendizagem, instruindo como fazer postagens de materiais e comentários a respeito dos materiais ali já encontrados. Os discentes executores fizeram a moderação necessária.

(3)

Os temas previstos no ementário da disciplina foram trabalhados em sala de aula pelo professor responsável pela disciplina de Anatomia Humana e executor do projeto. Na sequência, foi solicitado aos acadêmicos que fizessem envio, para um e-mail específico, de materiais relacionados á Anatomia Humana, sem necessidade de ser algum dos conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula (textos, artigos, vídeos, imagens) para serem postados no blog, pelos discentes executores.

Tal iniciativa foi adotada a fim de verificar o conteúdo dos materiais enviados e evitar que fossem postados, mais de uma vez, os mesmos materiais, bem como assuntos não relacionados à Anatomia Humana.

Os acadêmicos também foram estimulados a fazer comentários pertinentes e com embasamento científico sobre a postagem dos colegas. Nessa etapa, os acadêmicos tiveram livre acesso para realizar os comentários, e os discentes executores desempenharam apenas acompanhamento e controle desses comentários.

Após a realização das atividades propostas, foi postado no blog um questionário desenvolvido com tecnologia Google Drive. Tal questionário continha questões fechadas, de múltipla escolha, e também questões abertas, através das quais verificou-se as percepções dos participantes sobre as atividades desenvolvidas.

Resultados

O questionário aplicado continha perguntas cujas respostas seguem abaixo.

Gráfico 1: Você já teve experiências educacionais envolvendo TICs ou AVAs?

Fonte: o autor

Gráfico 2: Sobre sua satisfação em participar de atividades em uma ambiente virtual de aprendizagem:

Fonte: o autor

Gráfico 3: Sobre a dificuldade para executar as ações solicitadas:

(4)

Fonte: o autor

Verificou-se que a utilização de TIC’s no ensino é uma realidade crescente, pois 68,5% dos participantes tiveram contato com essa ferramenta antes da realização do presente projeto.

Percebeu-se que o blog atua bem como uma AVA, pois 74,4% do público alvo ficou satisfeito em utilizar esse ambiente, bom como 68,5% dos participantes não sentiu dificuldade na utilização do blog.

Gráfico 4: Qual a sua opinião sobre o processo de ensino e aprendizagem ocorrido durante o desenvolvimento do projeto em questão, comparando a metodologia utilizada (projeto

envolvendo TICs e AVA) com a metodologia tradicional (aulas expositivas teóricas e práticas)?

Fonte: o autor

Com relação à percepção dos alunos sobre os benefícios que a utilização do blog trouxe ao processo de ensino e aprendizagem, verificou-se que apenas 48,6% citou melhoria no processo.

Quando questionados a respeito do motivo dessa percepção, surgiram respostas como: “Não senti nenhum incentivo, e o aprendizado não é tão eficiente, pois a informação nesses meios está mastigada, fazendo com que o estudante não precise interpretar o que lê.” – Aluno de Bacharelado.

Gráfico 5: Como você avalia a importância da atribuição de nota à participação em um projeto como este?

(5)

Fonte: o autor

Gráfico 6: Caso as atividades propostas não envolvessem avaliação (nota), você teria participado fazendo sua pesquisa e comentando as postagens dos colegas?

Fonte: o autor

Observou-se que 51,5% do público alvo considera desnecessário a atribuição de nota para a participação de um projeto de extensão com TIC’s e que 71,4% participariam da atividade mesmo se esta não compusesse a média semestral. Por outro lado verificou-se que o blog, que deveria ter a função de facilitador e auxiliar do processo de ensino e aprendizagem, para maioria dos alunos envolvidos na pesquisa, atuou como um simples substituto de trabalhos acadêmicos tradicionais.

Percebe-se isso a partir da seguinte resposta: “

Apesar de serem trazidos alguns temas que certamente não seriam tratados em sala de aula ou que não seriam aprofundados, acredito que o fato de haver um professor em sala falando sobre determinado assunto e mostrando na prática ainda transmite mais segurança na veracidade das informações.” – Aluno de Bacharelado.

Conclusões

A partir os resultados obtidos, conclui-se que o Projeto de Extensão Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana atingiu os objetivos propostos de oportunizar ao público alvo diferentes instrumentos que auxiliem na sistematização dos conhecimentos adquiridos; propiciar contato com diferentes TICs e a experiência de utilizá-las como ambiente virtual de aprendizagem; apresentar alternativas para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e tornar os participantes multiplicadores do uso das TICs e disseminadores das mesmas em outros ambientes acadêmicos.

(6)

Referencias

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de (Org.) et al. Gestão Educacional e Tecnologia - Formação de Educadores. São Paulo: Avercamp, 2003.

NEIL. S. O uso da TIC na educação e na promoção de inclusão social: perspectiva crítica do Reino Unido. Instituto de Educação da Universidade de Londres, Simpósio de Pesquisa, Brasília e Campo Grande, v. 29, abr. 2008. <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0929104.pdf>. Data de acesso:

12/04/2013

SILVA, G. C. A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação. Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, v. 18, n. 1, jan/abr. 2007.

<http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/textos/52-dossie-silvagc.pdf>. Data de acesso: 12/04/2013 CASTRO, A. F. Da Sala de Aula Ao Ciberespaço: trabalhando por uma nova prática pedagógica.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 18, jul. 2011.

<http://www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas/cadernos/numeros/072011/textos/cl2831072011castro.pdf

>. Data de acesso: 12/04/13

SILVA, E. M. R.TIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas universidades de Sergipe. Revista Contra Pontos, Itajaí, v. 12, n. 1, fev. 2012.

<http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/about/contact>. Data de acesso: 12/04/2013

MARGALL, G. Novos paradigmas da sala de aula: cinco mandamentos para uma transcrição feliz.

Professor Digital. <http://professordigital.wordpress.com/2011/08/20/novos-paradigmas-de-sala-de- aula/>. Data de acesso: 12/04/2013

LUCKESI, C.C. Verificação ou avaliação: o que a escola pratica? <

http://www2.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_dir/download/avaliacao1.pdf>. Data de acesso: 12/04/2013.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande- MS, set. 2001.

<http://www.unesp.br/proex/opiniao/np8silva3.pdf>. Data de acesso 12/04/2013.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, jul./dez. 2003. < http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Data de acesso:

12/04/2013.

BOEIRA, A. F. Blogs na educação: blogando algumas possibilidades pedagógicas. Universidade Caxias do Sul, mar./nov. 2007. < http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf>. Data de acesso: 12/04/2013.

GANGA, L. L. S.; VILARINHO, L. R. G. A docência em ambientes virtuais de aprendizagem:

reinventando a formação e a prática pedagógica. <

http://etic2009.files.wordpress.com/2009/09/lana.pdf>. Data de acesso: 12/04/2013.

Referências

Documentos relacionados

A teoria dos candles prega que a figura de um doji sugere indefinição entre os comprados e vendidos e quando tal figura aparece após um período de alta ( rally de alta)

Assim, baixos valores de storm surge (método 03) resultam em um cálculo de área erodida de quase toda a extensão da praia, enquanto que o que o presente trabalho procura a erosão

No adensamento manual, a primeira camada deve ser atravessada em toda a sua espessura, quando adensada com a haste, evitando-se golpear a base do molde. Os golpes devem

VII São Cristóvão VIII Tijuca IX Vila Isabel X Ramos XI Penha XII Inhaúma XIII Méier XIV Irajá XV Madureira XVI Jacarepaguá XVII Bangu. XVIII Campo Grande XIX

Como um catalisador em química, sua presença provoca uma mudança no sistema, mas eles não mudam (VOGLER, 2006, p. Nesse ponto, é salutar colocar um adendo acerca da

Destarte, os Quilombos vistos pela ótica da Quilombagem de Moura significava um processo permanente de luta de classes, o que pressupunha analiticamente a junção da clivagem raça

Frente, para Habitação (T2), sita na Estrada Exterior da Circunvalação, nº 10278, no lugar de S. Mamede Infesta, freguesia de S. Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, Distrito

Técnica para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa - exercício 2018 / ano base 30. 2017; l) As obras que estão sendo realizadas no Câmpus fazem parte de um