• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA GISELY DA COSTA ARAÚJO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA GISELY DA COSTA ARAÚJO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

GISELY DA COSTA ARAÚJO

MULHERES COM DISPAREUNIA POSSUEM MAIOR INCAPACIDADE NA GESTAÇÃO

SANTA CRUZ – RN

2021

(2)

GISELY DA COSTA ARAÚJO

MULHERES COM DISPAREUNIA POSSUEM MAIOR INCAPACIDADE DURANTE A GESTAÇÃO

Artigo científico apresentado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.

Orientador (a): Prof. Dr. Adriana Gomes Magalhães.

SANTA CRUZ – RN

2021

(3)
(4)

GISELY DA COSTA ARAÚJO

MULHERES COM DISPAREUNIA POSSUEM MAIOR INCAPACIDADE NA GESTAÇÃO

Artigo científico apresentado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.

Orientador (a): Prof. Dr. Adriana Gomes Magalhães.

Aprovado em: de de_____.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dra. Adriana Gomes Magalhães – Orientadora Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dra. Vanessa Patrícia Soares de Sousa – Membro da banca Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dra. Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros – Membro da banca

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois sei que sem ele nada disso seria possível! Por tantas vezes que tropecei e cai em meios aos obstáculos da vida e ele me estendeu a mão e me levantou, me ajudou a limpar a poeira e me deu forças pra seguir em frente! Agradeço aos meus pais, Lucicleide Pereira da Costa Araújo e Ivonaldo Macedo de Araújo, sei o quanto se esforçaram para criar seus filhos com amor e dignidade. É clichê, mas eles são os melhores pais do mundo, são minha base, sem eles, não existiria a mulher que me tornei hoje!

Não poderia deixar de agradecer a minha vozinha, Creuza Neto de Araújo (in memorian), que desde cedo me incentivou a prosseguir no caminho dos estudos, mas acima de tudo me ensinou a ser uma mulher de fé. Ao meu irmão Gildson, por mesmo do seu jeito calado, me apoiar em todas as decisões que preciso e por me passar tanta força nos momentos de dificuldade. Ao meu amor, Alison, por sempre estar do meu lado, me apoiar desde que nos conhecemos, que em meio a tantas adversidades da vida nunca soltou minha mão e hoje estamos ligados para sempre através do nosso anjinho, nosso filho (in memorian).

A todos os meus amigos e familiares, especialmente ao meu tio Bezinho, minha madrinha Sandra e meu primo (irmão) Gabriel, por todo amor e carinho comigo. Aos meus amigos Livia, Cecilia e Marcelo por todas as risadas compartilhadas, todo carinho e apoio! Ao meu sobrinho/afilhado Théo, que foi meu refúgio em meio aos problemas e me dá inspiração a continuar tentando ser uma pessoa melhor. A minha amiga de infância, Janaracy, por tanta cumplicidade e estar sempre aqui, espero que sejamos assim até depois do fim!

A minha Orientadora Adriana, por tantos ensinamentos, por me ajudar na hora que mais precisei, por sempre estar disposta a fazer o melhor pelos seus alunos. Admiro-a por ser uma mulher de personalidade forte, por ser um ser humano humilde e de coração tão grande!

As professoras Vanessa Patrícia e Aline Braga, por desde o inicio terem confiado em meu potencial e me aceitado em suas equipes de projetos; projetos esses que me ajudaram a crescer dentro da área da fisioterapia, e além de tudo pelo carinho e amor de mãe que elas tem por cada aluno!

Aos meus colegas de turma, e todos que fazem a FACISA, por tanto acolhimento

durante todos esses anos. Em especial minha colega de apartamento Loyanne, que foi como

uma irmã pra mim durante esse período, com ela tudo foi mais fácil e leve. A minha colega e

dupla de estágio Joyce, por tantos compartilhamentos e ensinamentos. A todos vocês o meu

muito obrigada.

(6)

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja

apenas outra alma humana.” CARL JUNG.

(7)

LISTA DE SIGLAS E SIMBOLOS CEP Comité de Ética e Pesquisa.

CIF Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

END Escala Numérica de Dor.

FACISA Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí.

SPSS Statistical Package for the Social Science.

TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

UBS Unidade Básica de Saúde.

UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

WHODAS WHO Disability Assesment Schedule.

(8)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 10

METODOLOGIA ... 11

RESULTADOS ... 13

DISCUSSÃO ... 15

REFERÊNCIAS ... 18

(9)

MULHERES COM DISPAREUNIA POSSUEM MAIOR INCAPACIDADE NA GESTAÇÃO

Resumo

Introdução: A dispareunia é caracterizada como um sintoma de dor ou desconforto persistente ou recorrente associada à tentativa parcial ou completa de penetração vaginal. A dispareunia possui uma etiologia multifatorial, sendo necessário observar a mulher não apenas no âmbito físico, mas também psicológico e social. Objetivo: Comparar a funcionalidade e os domínios do WHO Disability Assesment Schedule (WHODAS) entre mulheres com dispareunia e sem dispareunia durante a gestação. Metodologia: Estudo transversal realizado na cidade de Santa Cruz-RN, onde foi avaliado a dor durante o ato sexual através do auto relato e a funcionalidade através do WHODAS. O processamento dos dados foi realizado no software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0. A caracterização da amostra foi feita usando medidas de tendência central, com seus respectivos valores de dispersão, frequências relativa e absoluta (para variáveis categóricas). Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov. As variáveis resultantes do WHODAS passaram pelo teste de Mann- Whitnney. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A amostra foi composta por 53 gestantes, onde apresentaram aumento da incapacidade, em diferentes domínios do WHODAS no segundo trimestre gestacional. Conclusão: Mulheres com dispareunia durante a gestação possuem um aumento da incapacidade no segundo trimestre nos diversos domínios avaliados pelo WHODAS, quando comparadas as mulheres que não possuem esse sintoma durante a gestação.

Palavras – chaves: Gravidez. Dispareunia. Classificação Internacional de Funcionalidade,

Incapacidade e Saúde.

(10)

WOMEN WITH DYSPAREUNIA HAVE GREATER DISABILITY IN PREGNANCY Abstract

Introduction: Dyspareunia is characterized as a symptom of persistent or recurrent pain or discomfort associated with a partial or complete attempt at vaginal penetration.

Dyspareunia has a multifactorial etiology, and it is necessary to observe women not only in the physical sphere, but also psychologically and socially. Objective: To compare the functionality and domains of the WHO Disability Assesment Schedule (WHODAS) between women with and without dyspareunia during pregnancy. Methodology: Cross-sectional study carried out in the city of Santa Cruz-RN, where pain during sexual intercourse was evaluated through self-report and functionality through WHODAS. Data processing was performed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 20.0 software. The characterization of the sample was carried out using measures of central tendency, with their respective dispersion values, relative and absolute frequencies (for categorical variables). To verify the normality of the data, the Kolmogorov-Smirnov test was performed. The variables resulting from the WHODAS passed the Mann-Whitney test. The significance level adopted was 5%. Results: The sample consisted of 53 pregnant women, who showed increased disability, in different domains of the WHODAS in the second gestational trimester.

Conclusion: Women with dyspareunia during pregnancy have an increase in disability in the second trimesters in the various domains assessed by the WHODAS, when compared to women who do not have this symptom during pregnancy.

Keywords: Pregnancy. Dyspareunia. International Classification of Functioning, Disability

and Health.

(11)

10

INTRODUÇÃO

A gestação é um período no qual a mulher passa por diversas modificações em seu corpo, para acomodar, proteger e acolher a formação de um novo ser

1

. De acordo com Benincasa

2

essas transformações não ocorrem apenas no âmbito físico, sendo refletidas também no âmbito psicológico, social e familiar. Segundo Soma-pillay

3

todos os sistemas do corpo se adaptam para a geração do feto e a preparação para o trabalho de parto e parto, essas modificações acontecem desde a concepção, até o pós parto.

Essas mudanças que acontecem durante todo o período gestacional, podem gerar complicações e efeitos negativos, que variam de efeitos psíquicos, como ansiedade e depressão, como também efeitos físicos, entre eles o surgimento de dores e incômodos

4

. Segundo Khalesi

5

, esses efeitos acontecem também em fatores relativos à sexualidade da mulher, tendo em vista que a função sexual ou mesmo a relação sexual é considerada como um problema por muitos casais durante a gravidez, acarretando uma diminuição significativa no número de relações sexuais do casal no decorrer da gestação.

Essa diminuição na função sexual durante a gravidez pode se dar por alguns fatores tais como: religião e fatores socioculturais, medo de prejudicar o feto, desconforto com determinadas posições, peso do abdômen, diminuição na satisfação sexual, desejo sexual e orgasmo, além do surgimento de disfunções sexuais, como a dispareunia

6

.

A dispareunia é caracterizada como um sintoma de dor ou desconforto persistente ou recorrente associada à tentativa parcial ou completa de penetração vaginal

7

. Essa disfunção sexual é muito comum na gravidez e pode estar associada a outros fatores, tais como a incontinência urinária e a constipação. A sua intensidade aumenta no decorrer da gestação, bem como a frequência do seu sintoma. Diferente de outras disfunções sexuais que tendem a diminuir após o parto, a dispareunia tende a se manter ou aumentar até o terceiro mês pós parto

9

.

As disfunções sexuais tem chamado atenção por ter uma grande prevalência. Estudos

vêm mostrando que cerca de 40 a 50% das mulheres na população em geral podem ter alguma

disfunção sexual durante a vida

10

. Em um estudo descritivo transversal realizado por

Guendler

6

, que incluiu 262 gestantes com 18 anos ou mais e idade gestacional entre 10 a 35

(12)

11

semanas, foi visto que 45,8% delas relataram dor durante o ato sexual. Sendo caracterizado como uma alta prevalência.

A dispareunia possui uma etiologia multifatorial, sendo necessário observar a mulher não apenas no âmbito físico, mas também psicológico e social

11

. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) faz parte das Classificações desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e identifica o que uma pessoa pode ou não fazer em sua vida diária, analisando as funções dos sistemas e estruturas do corpo, como também as limitações de atividades e de participação social no ambiente da pessoa analisada através da funcionalidade

12

.

A funcionalidade pode ser avaliada através do WHO Disability Assesment Schedule (WHODAS)

13

. É um instrumento abrangente que avalia a funcionalidade dentro do modelo biopsicossocial da CIF, permitindo essa avaliação em seis domínios da vida: cognição, mobilidade, autocuidado, relações interpessoais, atividades de vida e participação

14

.

É de grande importância estudar a funcionalidade, pois é um conceito que integra uma abordagem centrada na mulher para examinar como uma condição de saúde afeta sua vida, porém poucos são os estudos realizados nessa perspectiva

15

. A sexualidade também é um aspecto importante na identidade humana e contribui significativamente para a qualidade de vida da mulher, pois afeta todos os ciclos da sua vida

5

.

Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar a funcionalidade de mulheres que apresentaram dispareunia durante a gestação comparando com aquelas que não apresentaram tal condição.

METODOLOGIA

Foi realizado um estudo transversal observacional, na cidade de Santa Cruz, Rio

Grande do Norte, Brasil; do dia 05 de junho de 2015 a 30 de Abril de 2016. O estudo foi

aceito no comité de ética em pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi

(FACISA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que aprovou o projeto

sob o número de registro CAAE 43945515.5.0000.5568. Todas as participantes assinaram o

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para participação na pesquisa.

(13)

12

Em junho de 2015, foi realizada uma pesquisa para identificar as mulheres que eram acompanhadas no pré-natal pelas seis UBS de Santa Cruz. As participantes foram selecionadas aleatoriamente por uma sequência de números.

Foram incluídas no estudo mulheres classificadas com gestação de baixo risco, que estavam no segundo trimestre gestacional, possuíam mais de 18 anos de idade, residentes da cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte e que realizavam o acompanhamento pré-natal em uma UBS.

Os critérios de exclusão estabelecidos foram: mulheres que se mudaram da cidade e alteração na classificação da gestação para alto risco.

A ficha de avaliação contendo aspectos sociodemográficos e de hábitos de vida foi elaborada exclusivamente para essa pesquisa. A queixa de dor foi avaliada pelo auto relato da mulher. Tendo a opção de responder “sim” ou “não” para a presença ou não de dor durante o ato sexual. Para avaliação da funcionalidade foi utilizado o questionário WHODAS 2.0 validado para o português. O mesmo tem sua estrutura baseada no conceito da CIF e possui 36 questões que geram escores para os seis domínios: cognição, mobilidade, autocuidado, relações interpessoais, atividades de vida e participação na sociedade. A pontuação varia de 0 a 100, onde quanto maior a pontuação pior a funcionalidade daquela gestante

16, 17

.

O processamento dos dados coletados foram realizados através do software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0 para Windows. A caracterização da amostra foi feita usando medidas de tendência central, com seus respectivos valores de dispersão, frequências relativa e absoluta (para variáveis categóricas). Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov.

Variáveis numéricas são apresentadas como medianas e percentis . Variáveis categóricas foram apresentados como frequências absolutas e relativas.

As variáveis resultantes do WHODAS 2.0 eram numéricas e variaram de 0 a 100,

sendo aplicado o teste de Mann- Whitnney. O nível de significância adotado foi de 5%, ou

seja, para todos os testes foi considerado significativo quando p< 0,05.

(14)

13

RESULTADOS

A amostra foi composta por 53 gestantes, a prevalência de dispareunia foi de 11,3 %.

Referente às características sócio- demográficas e hábitos de vida a maioria (71,7%) das mulheres se autodeclararam pardas ou de outra raça, eram casadas ou estavam em união estável (79,2%), possuíam 11 ou mais anos de estudos (48,1%), não exerciam trabalho remunerado (81,1%), não eram tabagistas (98,1%) nem etilistas (96,2%). A tabela 1 apresenta as características da amostra quanto aos dados sociodemográficos.

Tabela 1 – Caracterização da Amostra

Variável n = 53 %

Cor / Raça

Preto 4 7,5

Branco 11 20,8

Pardo e outros 38 71,7

Estado civil

Solteira 11 20,8

Casada/ União Estável

42 79,2

Anos de estudo

Menos que 6 anos 6 11,5

6 a 10 anos 21 40,4

11 anos ou mais 25 48,1

Tipo de escola

Pública 49 92,5

Particular 3 5,7

Não estudou 1 1,9

Trabalho

(15)

14

remunerado

Sim 10 18,9

Não 43 81,1

Pratica exercício físico

Sim 2 3,8

Não 51 96,2

Alcoolismo

Sim 2 3,8

Não 51 96,2

Tabagismo

Sim 1 1,9

Não 52 98,1

Ao comparar as pontuações obtidas no WHODAS 2.0 verificou-se uma maior incapacidade naquelas mulheres que tinham dispareunia, quando comparadas com as que não possuíam nenhuma queixa.

Mulheres que apresentaram dispareunia tinham maiores escores nos domínios do WHODAS: cognição (P = 0,015), mobilidade (P = 0,003), autocuidado (P = 0,049), atividade doméstica (P = 0,023) e participação (0,016) e no escore total (P= 0,014) (Tabela 2).

Tabela 2 - Comparação dos escores do WHODAS 2.0 entre as mulheres com dispareunia e sem dispareunia durante a gestação.

Variável desfecho Grupo 1 (n = 6) Grupo 2 (n = 47) Valor de p

Cognição 37,5 (18,7-46,2) 10,0 (0,0-25,0) 0,015

Mobilidade 62,5 (32,8-75,0) 25,0 (12,5-31,2) 0,003

Autocuidado 35,0 (7,5-52,5) 10,0 (0,0-20,0) 0,049

(16)

15

Relações interpessoais

16,6 (0,0-20,83) 8,33 (0,0-16,6) 0,574

Atividade doméstica 80,0 (37,5-92,5) 20,0 (0,0-40,0) 0,023 Atividades da escola

ou trabalho

28,5 (28,5-35,7) 28,5 (28,5-28,5) 0,519

Participação 37,5 (21,8-60,4) 8,33 (0,0-25,0) 0,016 Total 45,65 (25,27-52,99) 13,04 (6,52-23,91) 0,014

Grupo 1: Dispareunia. Grupo 2: Sem dispareunia. Valores expressos em medianas e percentis (25-75). Teste de Mann-Whitney. Significância de p<0,05.

DISCUSSÃO

Referente a prevalência da dispareunia foi verificado no presente estudo a presença desta disfunção em 11,3% das mulheres estudadas, sendo inferior ao que é encontrado na literatura pesquisada: de 32,5% e 45,8% entre as gestantes

6, 18, 19

. Estudos ressaltam ainda que a dispareunia aumenta durante a gestação e continua alta durante o pós parto, enfatizando a importância de um acompanhamento desse sintoma durante toda a gestação

9

.

O objetivo principal desse estudo foi comparar a funcionalidade por meio do WHODAS entre mulheres com e sem dispareunia durante a gestação. Verificou-se um aumento da incapacidade nos escores totais e em quase todos os domínios do WHODAS, exceto nos domínios relações interpessoais e atividades da escola ou trabalho. Estudo ressalta que a gestação é dotada de grande importância por representar um momento único na vida da mulher, devido às perspectivas de mudanças em seu papel social e da necessidade de adaptações e ajustamentos requeridos nesse processo

20

. No entanto, as adaptações gestacionais, podem contribuir de forma negativa sobre a saúde e a funcionalidade das mulheres a curto e a longo prazo, podendo ser intensificada caso haja algum agravo ou desconforto gestacional

21

.

Os resultados do presente estudo apontaram que mulheres que apresentaram

dispareunia tiveram maiores escores no domínio cognição do Whodas, que avalia a

compreensão e comunicação, do que àquelas que não tinham tal condição, embora essa

pontuação tenha sido relativamente baixa demonstrando um baixo impacto na funcionalidade

(17)

16

de ambos os grupos. Um estudo realizado por Barda

22

, demonstrou que acontecem deficiências em tarefas de aprendizagem e memória, como também nas habilidades de atenção e linguagem durante a gravidez, refletindo assim um efeito difuso no cérebro. Isso pode se dar através do aumento de hormônios sexuais durante a gravidez, principalmente no segundo e terceiro trimestre. Além disso, essas deficiências cognitivas podem estar associadas também a fatores de estresse e ansiedade, fatores esses que estão presentes na mulher com dispareunia

23,24

.

Concernente a avaliação dos domínios do Whodas mobilidade, autocuidado, atividades domésticas e participação no segundo e terceiros trimestres gestacionais, foi verificado no presente estudo que mulheres que tiveram relato de dispareunia obtiveram maiores escores em todos esses domínios. Estes achados corroboram com o estudo de Creswell

15

, o qual observou que durante a gravidez as mulheres incluídas em seu estudo relataram dificuldades moderadas a extremas na mobilidade, apresentando dificuldade em caminhar uma longa distância e ficar em pé por longos períodos, o que estava associado também a uma grande dificuldade em realizar suas atividades domésticas. Ressaltando ainda, que existe uma piora acentuada da funcionalidade durante o terceiro trimestre gestacional, o que é atribuída às mudanças que ocorrem nesse período, como peso ganho, mudança na distribuição do peso corporal e alterações na forma corporal.

No estudo de Gutke

25

, foi visto também uma dificuldade na realização das atividades diárias, incluindo atividades de autocuidado, como vestir-se e tomar banho. O que corrobora com os achados desse estudo, pois este domínio também foi significativo, para uma maior incapacidade nas gestantes com dispareunia, enfocando ainda mais o impacto dessa disfunção.

No presente estudo ficou demonstrado que há um aumento da incapacidade nos

escores totais do Whodas, evidenciando que há uma redução da funcionalidade durante a

gestação de mulheres que relataram ter dispareunia. Além disso, pode-se somar ao fato de que

durante a gestação, já se tem uma diminuição da funcionalidade dessas mulheres decorrente

de alterações biológicas, psicológicas e sociais às quais a mulher está submetida ao longo da

gestação

26, 27

.

(18)

17

Os resultados sugerem que um maior controle e diminuição da dispareunia durante a gestação podem resultar em uma melhor funcionalidade e menor incapacidade dos domínios estudados.

Esse estudo teve como limitação a não aplicação de um questionário específico para disfunção sexual, o que resultaria em uma melhor compreensão desse sintoma. Sendo necessários novos estudos com follow-up mais prologados e utilizando instrumentos mais adequados para verificar melhor a função sexual e a funcionalidade de mulheres durante a gestação e pós-parto.

CONCLUSÃO

Os resultados desse estudo mostraram uma baixa prevalência da dispareunia na

amostra estudada, entretanto, sugerem que mulheres com dispareunia durante a gestação,

possuem uma maior incapacidade em quase todos os domínios do WHODAS, quando

comparadas às mulheres que não possuem esse sintoma durante a gestação, excetuando-se os

domínios relações interpessoais e atividades da escola ou trabalho. Essas informações são

relevantes, pois alertam os profissionais de saúde sobre a necessidade de ações de prevenção e

de promoção a saúde que visem melhorar a funcionalidade de mulheres com dispareunia

durante a gestação. Novos estudos devem buscar compreender a repercussão da dispareunia

na funcionalidade no período pós-parto.

(19)

18

REFERÊNCIAS

1. ALMEIDA LGD., CONSTANCIO JF., SNATOS CVS., SILVA TG., RAPOSO MT.

Análise Comparativa Das Pe E Pi Máximas Entre Mulheres Grávidas E Não-Grávidas E Entre Grávidas De Diferentes Períodos Gestacionais. Rev Saúde.com. 2005; 1(1):9–

17.

2. Benincasa M, Romagnolo AN, Januário BS, Heleno MGV. Psychological prenatal as a model of assistance for pregnancy. Psychol Prenat as a Model Assist pregnancy. 2019;

22(1):238–57.

3. Soma-Pillay P, Nelson-Piercy C, Tolppanen H, Mebazaa A. Physiological changes in pregnancy. Cardiovasc J Afr. 2016; 27(2):89–94.

4. Piccinin CA, Gomes AG, Nardi T De, Lopes RS. GESTAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DA MATERNIDADE. Psicol em Estud. 2008; 13(1):63–72.

5. Khalesi ZB, Bokaie M, Attari SM. Effect of pregnancy on sexual function of couples.

Afr Health Sci. 2018; 18(2):227–34.

6. Guendler JA, Katz L, Flamini MEDM, Lemos A, Amorim MM. Prevalence of Sexual Dysfunctions and their Associated Factors in Pregnant Women in an Outpatient Prenatal Care Clinic. Rev Bras Ginecol e Obstet. 2019; 41(9):555–63.

7. Rogers RG, Pauls RN, Thakar R, Morin M, Kuhn A, Petri E, Fatton B, Whitmore K, Kinsberg S, Lee J. An International Urogynecological Association (IUGA)/International Continence Society (ICS) joint report on the terminology for the assessment of sexual health of women with pelvic floor dysfunction. Neurourol Urodyn. 2018; 37(4):1220–40.

8. Sperandio FF, Sacomori C, Porto I dos P, Cardoso FL. Prevalência de dispareunia na gravidez e fatores associados. Rev Bras Saude Matern Infant. 2016; 16(1):49–55.

9. Kennedy CM, Turcea AM, Bradley CS. Prevalence of vulvar and vaginal symptoms during pregnancy and the puerperium. Int J Gynecol Obstet. International Federation of Gynecology and Obstetrics; 2009; 105(3):236–9. Available from:

http://dx.doi.org/10.1016/j.ijgo.2009.01.024.

10. Laumann EO, Paik A, Rosen RC. Sexual dysfunction in the United States: Prevalence and predictors. J Am Med Assoc. 1999; 281(6):537–44.

11. Ghaderi F, Bastani P, Hajebrahimi S, Jafarabadi MA, Berghmans B. Pelvic floor rehabilitation in the treatment of women with dyspareunia: a randomized controlled clinical trial. Int Urogynecol J. International Urogynecology Journal; 2019;

30(11):1849–55.

12. Farias N, Buchalla CM. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Rev Bras Epidemiol. 2005; 8(2):187–93.

13. Castro SS, Ferreira AF, Sampaio EGM, Araujo CM, Dantas THM, Dantas DDS. What is the most appropriate way to analyse the WHODAS 2.0 score? Physiother Pract Res.

2021; 42(1):35–41.

14. Igwesi-Chidobe CN, Kitchen S, Sorinola IO, Godfrey EL. World Health Organisation

Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0): development and validation of the

(20)

19

Nigerian Igbo version in patients with chronic low back pain. BMC Musculoskelet Disord. BMC Musculoskeletal Disorders; 2020; 21(1):1–14.

15. Cresswell JA, Barbour KD, Chou D, McCaw-Binns A, Filippi V, Cecatti JG, Barreix M, Petzold M, Kostanjsek N, Cottler-Casanova S, Say L. Measurement of maternal functioning during pregnancy and postpartum: Findings from the cross-sectional WHO pilot study in Jamaica, Kenya, and Malawi. BMC Pregnancy Childbirth. BMC Pregnancy and Childbirth; 2020; 20(1):1–11.

16. Silveira C, Souza RT, Costa ML, Parpinelli MA, Pacagnella RC, Ferreira EC, Mayrink J, Guida JP, sousa MH, Say L, Chou D, Filippi V, Barreix M, Barbour K, Firoz T, von Dadelszen P, Cecatti JG. Validation of the WHO Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0) 12-item tool against the 36-item version for measuring functioning and disability associated with pregnancy and history of severe maternal morbidity. Int J Gynecol Obstet. 2018; 141:39–47.

17. Silveira C, Angela M, Carvalho R, Soares R, Camargo D, Laura M, Maria D, Carlos E, Paula J, Hanson L, Guilherme J, Andreucci B. Artigo original Adaptac ¸ ão transcultural da Escala de Avaliac ¸ ão de Incapacidades da Organizac ¸ ão Mundial de Saúde ( WHODAS 2 . 0 ) para o Português. Rev Assoc Med Bras. 2013; 59(3):234–40.

18. Bezerra IFD, Sousa VPS De, Santos LC Dos, Viana ESR De. Comparação da qualidade de vida em gestantes com disfunção sexual. Rev Bras Ginecol e Obstet.

2015; 37(6):266–71.

19. Lima AC de, Dotto LMG, Mamede MV. Prevalência de disfunção sexual em primigestas, no Município de Rio Branco, Acre, Brasil. Cad Saude Publica. 2013;

29(8):1544–54.

20. Cruz MV, França SQN, Gruber C. Information and Quality of life during pregnancy.

Cad da Esc Saúde. 2015; 5:14–22. Available from:

http://revistas.unibrasil.com.br/cadernossaude/index.php/saude/article/viewFile/86/86.

21. Jomeen J. The importance of assessing psychological status during pregnancy, childbirth and the postnatal period as a multidimensional construct: A literature review.

Clin Eff Nurs. 2004; 8(3–4):143–55.

22. Barda G, Mizrachi Y, Borokchovich I, Yair L, Kertesz DP, Dabby R. The effect of pregnancy on maternal cognition. Sci Rep. Nature Publishing Group UK; 2021;

11(1):1–6. Available from: https://doi.org/10.1038/s41598-021-91504-9.

23. Maia FC, Benute GG, De MAF, Lucia MCS De, Francisco RPV. ALTERAÇÕES COGNITIVAS NO PERÍODO GESTACIONAL : UMA REVISÃO DE LITERATURA. Psicol Hosp. 2015; 13(2):2–23.

24. Denny E, Mann CH. Endometriosis-associated dyspareunia : the impact on women ’ s lives. J Fam Plann Reprod Heal Care. 2007; 33(3):189–93.

25. Gutke A, Boissonnault J, Brook G, Stuge B. The Severity and Impact of Pelvic Girdle Pain and Low-Back Pain in Pregnancy: A Multinational Study. J Women’s Heal. 2018;

27(4):510–7.

26. Dantas THM, Dantas DS, Correia GN, Viana ESR, Pereira ARR, Magalhães AG.

Disability and functioning of women with low-risk pregnancy: Assessment using the World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0). Int J Gynecol Obstet. 2020; 148(1):53–8.

27. Castro DFA De, Fracolli LA. Quality of life and health promotion: Focusing pregnant

women. Mundo da Saude. 2013; 37(2):159–65.

Referências

Documentos relacionados

Na primeira corrida da Cup em Buenos Aires, Marcel Visconde chegou à sua centésima prova na categoria do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.. Ele é o único a

[r]

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Em segundo lugar, entre tal cadeia e os processos mentais não haveria relação causal, uma vez que isso suporia, por um lado, que aos eventos fisiológicos lhe seguiriam os mentais

Posturas prejudiciais resultante de inadequações do campo de visão/tomada de informações, do envoltório acional/alcances, do posicionamento de componentes comunicacionais,

Evitar todo contacto com a pele, olhos e roupa; usar mangas largas, máscaras de protecção, luvas de PVC, neopreno ou borracha, fato de PVC de uma só peça com capuz integrado e

Para que o fato não aconteça, é preciso que o professor estabeleça/busque conhecimentos interligados ao aluno como benefício para a construção e execução das aulas, pois o aluno

MARCOS MERCADANTE