• Nenhum resultado encontrado

Secretaria avalia maior incentivo às empresas inovadoras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secretaria avalia maior incentivo às empresas inovadoras"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

Segmento: PUCRS

26/07/2017 | Correio do Povo | Geral | 15

Professor da PUCRS ganha prêmio da Unesco

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Irina Bokova, anunciou os três vencedores do Prêmio Internacional Unesco-Guiné Equatorial para Pesquisa em Ciências da Vida 2017. Entre os premiados está o coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor e doutor Ivan Izquierdo. Ele é o único pesquisador brasileiro entre os agraciados e recebeu o prêmio por descobertas na elucidação de mecanismos dos processos de memória, incluindo consolidação, recuperação e aplicação clínica em envelhecimento, distúrbios psicológicos e doenças neurodegenerativas, promovendo a qualidade da vida humana.

A cerimônia de premiação será realizada em 4 de dezembro em Djibloho, na Guiné Equatorial. Cada um dos vencedores receberá um prêmio em dinheiro, uma estátua feita pelo artista Leandro Mbomio e um certificado. As recomendações para os vencedores são feitas por um júri composto de especialistas internacionais da área de ciências da vida, como Wagida Anwar, diretora do Ain Shams University Center for Molecular Biology, Biotechnology and Genomics de Cairo, no Egito; e Indrani Karunasagar, diretora da Unesco Mircen for Marine Biotechnology, na Índia. Izquierdo disse estar surpreso e feliz com o reconhecimento. “Isso representa muito. É um grande estímulo ao nosso laboratório, ao InsCer e à universidade”, citou. Além de Izquierdo, foram premiados Rui Luis Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, em Portugal, e a Organização de Pesquisa em Agricultura, de Israel.

26/07/2017 | Folha de Cachoeirinha | Geral | 4

Secretaria avalia maior incentivo às empresas inovadoras

O ambiente de inovação existente no Rio Grande da Sul foi um dos pontos destacados pelo secretario do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, em reunião com o diretor do Parque Cientifico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), professor Rafael Prinkladnicki, e com o coordenador de Administração e Infraestrutura do Tecnopuc Viamão, Júlio César Ferst. O encontro contou, ainda, com a participação da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Sdect, Suzana Sperry.

O ecossistema de inovação gaúcho se destaca por estar vinculado às universidades, como a PUCRS, a Unisinos e a Feevale, entre outras. Cerca de 12 mil pessoas atuam nos 27 Polos Tecnológicos do estado e todos eles sacham um número significativo de empresas.

Prinkladnicki assinalou que o Tecnopuc é multissetorial e focado em quatro áreas: tecnologia da informação e comunicação, energia e meio ambiente, ciências da vida e indústria criativa Além disso, estimula a pesquisa e a inovação por meio de ações simultâneas entre academia, instituições privadas e governo. Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações e soma mais de 6,5 mil postos de trabalho.

26/07/2017 | Jornal de Gravataí | Politica | 4

Secretaria avalia maior incentivo às empresas inovadoras

O ambiente de inovação existente no Rio Grande da Sul foi um dos pontos destacados pelo secretario do Desenvolvimento

Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, em reunião com o diretor do Parque Cientifico e Tecnológico da PUCRS

(2)

(Tecnopuc), professor Rafael Prinkladnicki, e com o coordenador de Administração e Infraestrutura do Tecnopuc Viamão, Júlio César Ferst. O encontro contou, ainda, com a participação da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Sdect, Suzana Sperry.

O ecossistema de inovação gaúcho se destaca por estar vinculado às universidades, como a PUCRS, a Unisinos e a Feevale, entre outras. Cerca de 12 mil pessoas atuam nos 27 Polos Tecnológicos do estado e todos eles sacham um número significativo de empresas.

Prinkladnicki assinalou que o Tecnopuc é multissetorial e focado em quatro áreas: tecnologia da informação e comunicação, energia e meio ambiente, ciências da vida e indústria criativa Além disso, estimula a pesquisa e a inovação por meio de ações simultâneas entre academia, instituições privadas e governo. Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações e soma mais de 6,5 mil postos de trabalho.

26/07/2017 | Jornal do Comércio | Diversas | 24

Startup

– As inscrições do Startup Garagem poderão ser feitas até 6/8. O programa de modelagem de negócios da Raiar, ambiente de desenvolvimento de startups da Pucrs, é um espaço de acolhimento de ideias inovadoras. Durante três meses, os participantes recebem gratuitamente consultorias para amadurecer e detalhar os projetos para concretizar o negócio. Site www. pucrs.br/raiar.

26/07/2017 | Zero Hora | Sua vida | 25

Matemática se ensina com papelão e canetinha

PROFESSOR DO RIO inova na forma de lecionar a disciplina e coloca instituição da periferia carioca entre as mais premiadas em olimpíadas

Caixas de papelão, canetinha e celular são as principais ferramentas de trabalho do professor Luiz Felipe Lins. O educador esteve na semana passada em Porto Alegre para participar do 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). Ele transformou a Escola Municipal Francis Hime, na periferia do Rio de Janeiro, em uma das instituições públicas mais premiadas do Brasil nas olimpíadas de matemática. A fórmula? Fazer o que considera mais elementar: transformar os números em algo que faça sentido na vida das crianças e dos adolescentes.

Para ensinar matemática a alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, Lins utiliza papelão e canetas para criar jogos, como memória e dominó. Os alunos ainda precisam decifrar enigmas propostos, escrever um texto sobre como se chegou ao resultado e registrar todo o processo em vídeo para compartilhar depois com os demais colegas. O objetivo, segundo o professor, é desenvolver habilidades que estão além da matemática, como expressão escrita e verbal e trabalho em equipe.

As caixas de papel também ganham forma de maquete para representar a área da casa que planejam construir. Os estudantes fazem os cálculos do material para a obra e vão até o comércio pegar orçamento de quanto dinheiro precisam para concluir a construção. A residência fica na teoria, mas os adolescentes aprendem na prática conceitos de área, perímetro, razão e proporção.

– A matemática que aprendi na escola e que aprendem até hoje traumatiza, porque prioriza a fórmula, e não dá a menor importância para o raciocínio lógico, para as estratégias de resolução. Decidi que faria diferente: ensinar uma matemática conectada com a realidade, que faz sentido para as crianças – diz o educador de 45 anos, 22 deles no magistério.

ESCOLA CONQUISTOU 197 MEDALHAS EM 10 ANOS

Com uma proposta que evita a decoreba e prioriza o ensino por meio da resolução de problemas, o professor chegou a resultados

importantes. Segundo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Escola Municipal Francis Hime conquistou 197

medalhas em competições de matemática nos últimos 10 anos. Luiz Felipe Lins reforçou aos mais de 2 mil educadores presentes no

congresso, realizado no Centro de Eventos da PUCRS, que não ensina para as provas, mas para a vida:

(3)

– Não mudei a metodologia para que meus alunos fossem campeões nas olimpíadas. Eles se tornaram campeões a partir do momento em que a matemática ganhou novo significado na vida deles.

E não são apenas as competições que evidenciam o sucesso do método adotado na escola carioca. Os resultados da Prova Brasil de 2015, avaliação do governo federal, mostram que metade dos alunos do colégio saem do Ensino Fundamental com aprendizado considerado adequado. Pode até parecer pouco, mas é uma grande façanha diante da realidade do ensino público: em todo o Brasil, apenas 14% dos estudantes sabem fazer contas simples ao concluir o 9º ano do Ensino Fundamental. Luiz Felipe ainda quer mais.

– Quero construir o alicerce para o futuro das crianças. E mais do que o aprendizado de uma disciplina, isso representa a formação de um cidadão preparado para o futuro, que sabe otimizar o tempo, que consegue raciocinar, que se expressa bem. Quando proponho um problema, os alunos discutem em grupo e apresentam os resultados para a turma, é a matemática viabilizando isso.

Segmento: Interesse

26/07/2017 | Correio do Povo | Ensino | 11

EAD é opção após a aposentadoria

Cada vez mais pessoas, de faixa etária acima dos 30 anos, estão em busca do diploma de Ensino Superior e, muitas delas, optam por Educação a distância (EAD). Segundo o último CensoEAD.br, da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), 49,78%

dos alunos nesta modalidade têm entre 31 e 40 anos; e 70,45% estudam e trabalham. Um dos principais fatores que podem explicar esses dados é a série de facilidades que a EAD proporciona.

O coordenador do curso Técnico em Transações Imobiliárias do Senac EAD, Izidro Ceolin Filho, aponta que a maior vantagem é a comodidade em cursar no ambiente da sua casa. “Principalmente para pessoas de mais idade, poder adequar o seu espaço para o melhor aproveitamento do estudo, no seu tempo, é um benefício.” Izidro lembra que o curso EAD pode ser alternativa para empreender, inclusive após a aposentadoria. E garante que adaptação ao mundo virtual está cada vez mais fácil.

26/07/2017 | Correio do Povo | Ensino | 11

Inovação: teorias e práticas escolares

Inovação no Ensino, na teoria e na prática, foi o tema do Espaço Mover (Minuto para Olhar, Viver, Escutar e Refletir), na conferência do último dia do 14˚ Congresso do Ensino Privado Gaúcho. O assunto foi abordado por quatro palestrantes, que citaram conceitos e exemplos sobre o que pode ser mudado nas práticas escolares. Com fundamentação teórica na pesquisa de John Hattie, a educadora Luciana Corso enfocou o impacto dos professores na aprendizagem dos estudantes e falou sobre avaliação. “Os professores têm que ser avaliadores críticos e seguros do modo como os alunos aprendem.”

Para o diretor executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, é necessário repensar as aulas expositivas e aproximar a cultura dos adolescentes e a formal, tornando o conteúdo mais interessante aos alunos. “A escola não prepara para a vida; a escola é a vida”, afirmou. Renato Júdice, diretor de projetos de inovação no Colégio Elvira Brandão, apresentou um exemplo de prática escolar, com gestão mais humanizada, ambiente inspirador, aulas participativas e personalizadas, ressaltando que, “antes de decidir como realizar as mudanças, é importante ter claro seu objetivo”.

Professor de Matemática no RJ, Luiz Felipe Lins citou projetos diferenciados para facilitar o estudo desta disciplina, entre os quais atividades com simetria; planejamento da planta baixa de uma casa, para aprender área e perímetro; e jogos para incentivar a colaboração entre colegas, em relação ao conteúdo. Na palestra “O apagão da Educação”, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, expôs dados de sua pesquisa sobre diferenças na Educação de Brasil e Coreia do Sul.

No estudo, ele identificou diferenciais, como valorização da Educação e dos professores na sociedade, incentivo da família e

(4)

investimento de 10% do PIB na Educação, durante 40 anos. Com base nesse trabalho, o diretor percebeu a importância de inovar na gestão educacional (ligada ao sistema) e escolar (à instituição de Ensino).

Ensino e cenários futuros

Futuros possíveis para a Educação foi o tema tratado pela futurista e pioneira em Economia Criativa, Lala Deheinzelin, no 14˚

Congresso do Ensino Privado Gaúcho, que se encerrou sexta-feira (21/7), na Capital. Ela abordou as mudanças proporcionadas pelo mundo em rede e sobre como lidar com essa nova realidade no Ensino. “Estar em rede é como estar em outra dimensão.” Em forma de metáfora, Lala descreveu um planeta em que os habitantes vivem em duas dimensões, até que um deles descobre a existência de uma terceira, mas não tem nem palavras para explicar aos outros.

De forma análoga, explicou que a Internet e as novas tecnologias mudaram totalmente a compreensão sobre o mundo, que se tornou exponencial e descentralizado. Na avaliação da palestrante, perceber o presente e compreender o caráter exponencial e interdependente do mundo é essencial para inovar. Mais do que isso, no entanto, ela assinalou ser necessário pensar no que se quer daqui para frente; e considerou três tipos de futuro: o provável, o desejável e o possível.

Por isso, Lala argumentou que é preciso ampliar as possibilidades, ensinando as crianças a não duvidarem de suas ideias. “Se aquilo que você quer fazer não é um pouco maluco, não vai servir para o futuro”, considerou. Para pensar nesses futuros, Lala citou quatro economias a serem consideradas: cultural, social, ambiental e financeira. E ela as comparou, respectivamente, com semente, cultivo, terreno e colheita, sendo a Educação responsável pela primeira. Dessa forma, a painelista entende que devem ser criadas estratégias que compreendam todas essas dimensões, somadas ao uso da tecnologia e da colaboração.

Segmento: Outras Universidades

26/07/2017 | Correio do Povo | Ensino | 11

Medicina

O ato federal que vai autorizar a oferta de novos cursos de Medicina, marcado para ontem (25/7), foi adiado para 1˚/8, pelo Ministério da Educação (MEC). No RS, as universidades Feevale (em Novo Hamburgo) e Unisinos (São Leopoldo) esperam abrir suas vagas para o curso, ainda no 2˚ semestre deste ano. No e-mail enviado às instituições de Ensino, na última segunda-feira (24/7), o MEC só informou que houve a necessidade de alteração da data. “Estamos aguardando a autorização do MEC, em definitivo, para que possamos ofertar o curso de Medicina”, afirmou a reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos.

26/07/2017 | Diário de Santa Maria | Geral | 18

Santa Maria tem 294 vagas para o Fies

Os alunos do Ensino Superior de instituições privadas com interesse em solicitar apoio financeiro têm até sexta-feira para fazer a inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o segundo semestre deste ano. São 294 vagas ofertadas entre seis instituições particulares de Santa Maria (veja os cursos, o número de vagas e os valores das mensalidades no quadro). As oportunidades são para Centro Universitário Franciscano (Unifra), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), Faculdade de Ciências da Saúde (Sobresp), Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

REGRAS Apesar rias mudanças no Fies, anunciadas no início do mês e que vão entrar em vigor a partir de 2018, neste semestre ainda valem as regras atuais. Assim, podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Também podem tentar vagas os candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A lista dos concorrentes pré-selecionados será divulgada na próxima segunda-feira, dia em que abre a lista de espera do Fies. Os

(5)

pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies) entre 1° de agosto e 8 de setembro.

26/07/2017 | Jornal NH | Negócios | 15

Fórum traz ferramentas para formar gestores eficazes

A 16ª edição do Fórum Gestão de Pessoas (FGP), que ocorrerá no dia 22 de agosto, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, será importante para o gestor compreender e ter acesso a técnicas e ferramentas que podem ser usadas pelas empresas para promover uma formação mais eficaz dos gestores. Esse é um dos principais motivos para participar do evento, conforme a professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Maria Cristina Bohnenberger, que será a mediadora do Fórum. Criado em 2002, o FGP já abordou diversas temáticas e este ano chega para colocar em pauta a A Arte de Liderar: como engajar e influenciar pessoas na conquista de resultados.

Pessoas que atuam na área de recursos humanos, gestores de equipes e profissionais que almejam cargos de gestão nas organizações poderão acompanhar dicas de especialistas no assunto. Segundo Maria Cristina, em geral observase que o gestor busca uma excelente preparação técnica e acredita que a formação para a liderança ocorra por meio da experiência prática.

Excelente oportunidade para formação

A pesquisadora Maria Cristina acrescenta que liderar um grupo de pessoas exige que o gestor desenvolva um conjunto de habilidades, busque conhecimentos específicos sobre o tema e que tenha atitudes coerentes para que, de fato, possa influenciar positivamente as pessoas para que atinjam os objetivos e os resultados esperados. “Assim, o FGP é uma excelente oportunidade para buscar uma formação para se tornar um gestor mais efetivo e que consiga exercer a sua função com mais eficiência e eficácia.

Afinal, esta temática está na pauta das conversas de executivos de diversos tipos de organizações. E se observa que há concordância ao reconhecer que coordenar uma equipe tem sido o maior desafio de qualquer gestor”, destaca, ao dizer as suas expectativas em relação ao encontro. “A primeira é discutir com os participantes sobre os desafios da arte da liderança. A segunda é debater com os painelistas sobre as técnicas que são utilizadas pelas empresas para promover um processo de liderança que influencie positivamente as pessoas e a terceira é ouvir quais são as atitudes esperadas dos gestores da contemporaneidade.”

Debates

Maria Cristina, que mediará o FGP, é doutora em Economia e Empresas na área de concentração de Marketing Interno e Recursos Humanos, mestre em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora e pesquisadora da Universidade Feevale e consultora na área de comportamento organizacional e gestão de pessoas. Os debates ficarão sob responsabilidade do diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, Eduardo Carmello, o filósofo e professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal, além do vice-presidente de Administração e Finanças da Randon e também presidente do Conselho Diretor do PGQP, Daniel Randon; do publicitário Gabriel Gomes e do diretor Regional de Operações da Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC), Sérgio Zukov Neto.

SERVIÇO

O quê: 16º Fórum de Gestão de Pessoas Quando: 22 de agosto, das 13h30 às 18h30 Onde: Teatro Feevale, em Novo Hamburgo (RS-239, no 2755) Ingressos: 1o Lote: R$ 120,00 (até 31/07) / 2o Lote: R$ 140,00 Patrocínio Premium: Unimed Patrocínio: Cigam e Concisa Apoio: Exatus Contabilidade, Laser e REP Seguros Realização: ABRH-RS e Grupo Sinos Pontos de venda: Ingresso Rápido, pelo www. ingressorapido.com.br ABRH-RS, na sede e pelo site www.abrhrs.org.br Feevale Câmpus 2 Bourbon Shopping Novo Hamburgo Bilheteria do Teatro do Bourbon Country

26/07/2017 | Jornal NH | Negócios | 15

Universidade Feevale promove curso sobre Teste de Mercado em

agosto

(6)

Na próxima terça-feira, a Universidade Feevale promoverá o curso de inverno Teste de Mercado. A qualificação, que acontecerá na unidade hamburguense do Feevale Techpark (Victor Hugo Kunz, 1743), apresentará ferramentas fundamentais para que o empreendedor possa entender como o mercado responderá a determinadas ações estratégicas antes de colocá-las em prática. O curso será ministrado por Gustavo Piardi, consultor em desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de novos produtos e serviços para negócios digitais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.feevale.br/cursoseeventos ou no Atendimento Feevale.

26/07/2017 | Jornal NH | Variedades | 26

Esculturas no Espaço Arte Um

O Espaço Arte Um, da Pinacoteca da Feevale, no câmpus 1, segue, até dia 16, com a segunda edição da mostra Experiências Escultóricas. A exibição conta com obras de acadêmicos do curso de Artes Visuais. O encontro com os artistas será dia 9, às 20h30.

26/07/2017 | Metro | Foco | 3

Perseguição e asilo a LGBTIs em debate

O Programa de Pós-graduação em Direito da UFRGS promove hoje, das 14h30 às 16h30, no Pantheon da Faculdade de Direito da UFRGS (avenida João Pessoa, 80), o primeiro evento voltado aos refugiados LGBTI em Porto Alegre.

O evento, gratuito, abordará os casos de perseguição a lésbicas, gays, transexuais e pessoas intersex em diversos países, como Chechênia, Indonésia, Rússia, Uganda, Brasil. Por causa de atos de perseguição, desde 1990, diversos Estados vêm concedendo asilo ou refúgio para as vítimas.

O painel será apresentado pelo professor José Diaz Lafuente, docente em direito constitucional da Universidade Jaume I e doutor em direito pela Universidade de Valência, na Espanha.

26/07/2017 | Zero Hora | Zh Casa & Cia | 7

Workshop na Feevale

Com grande número de seguidores nas redes sociais, Carol Cantelli ministrará a palestra Como transformar Seguidores em Clientes,

no Salão de Atos Campus II Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, no dia 2/8, a partir das 19h30min. Durante o evento,

Cantelli utilizará exemplos de como potencializar a captação de seguidores e dará dicas de conteúdos com grande potencial de

audiência e engajamento na web. Informações pelo email workshopcarolcantelli@gmail.com.

Referências

Documentos relacionados

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Notamos, portanto, que desde cedo Eça de Queirós já desenvolvia suas aptidões jornalísticas (apenas com 21 anos, no Distrito de Évora). Em maio de 1870 iniciou a

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no