• Nenhum resultado encontrado

EXAMES DE ROTINA: DISPLICÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXAMES DE ROTINA: DISPLICÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA CONCLUÍDO

EXAMES DE ROTINA: DISPLICÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

1. RESUMO

Exames de rotina são aqueles que todas as pessoas devem fazer com regularidade.

Estes exames podem variar de acordo com o sexo, a idade e o estado de saúde, porém sendo todos, fundamentais para a prevenção da saúde e devido tratamento de uma série de patologias. No presente estudo, nossa população estudada foram os Universitários, cuja fase que enfrentam, vivem uma vida estressante e sobrecarregada, muita das vezes esquecem inclusive, da monitorização preventiva de sua saúde, realizada através de exames clínicos laboratoriais. Assim, o presente teve como objetivo a prevalência de realização de exames de rotina com ênfase no nível glicêmico e Colesterol, em acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins (UNISALESIANO). Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, onde a coleta de dados foi realizada através de um questionário composto por questões objetivas e estruturadas, sobre o respectivo tema pelo formulário do Google Forms, devido a situação atual de pandemia. O Como resultado foram descritas 76 respostas, sendo 20 do curso de Fisioterapia, 37 de Biomedicina e 19 do curso de Enfermagem. Fica evidenciado pelo estudo que são os exames de glicemia e colesterol são os mais conhecidos e realizados pelos acadêmicos e os exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs),os mais desconhecidos. Ressalta se a suma importância a realização dos exames de rotina para o monitoramento da saúde do universitário , embora a idade jovem , nesta idade também pode acontecer a descoberta precoce de doenças e assim, mais rapidamente alcançar a cura.

Palavras-chave: Exames. Rotina. Prevenção. Saúde. Glicemia

(2)

CATEGORIA CONCLUÍDO

2. INTRODUÇÃO

Ao longo da vida, passamos por diversas transformações. Uma dessas transformações é a vulnerabilidade a certas doenças em diferentes fases da vida que, se não tratadas precocemente, podem acarretar consequências irreversíveis para sua saúde e seu futuro. Neste contexto, os exames de rotina são aqueles que todas as pessoas devem fazer periodicamente principalmente para a prevenção de doenças. (CALIXTO,2012)

Estes exames podem variar de acordo com o sexo, a idade e o estado de saúde, sendo todos, no entanto, fundamentais para a prevenção da saúde ou para o devido tratamento de uma série de doenças. Além disso, permitem que o organismo fique melhor monitorado e protegido de uma série de condições. Condições estas que, muitas das vezes são assintomáticas e, somente através de exames elas podem ser detectadas e então diagnosticadas. Assim, a realização de exames periodicamente, colabora na identificação precoce destas condições e assim, em casos patológicos, dar início ao tratamento mais adequado, considerando assim maior chance de um tratamento bem-sucedido e de cura. (VENCIO et al, 2014)

Para homens e mulheres dos 20 aos 65 anos de idade é recomendado a realização de alguns exames periodicamente como: hemograma, urina, colesterol (total e frações) e triglicérides, glicemia (de jejum e pós-prandial). E ainda há alguns exames específicos por sexo e/ou idade, por exemplo, mulheres devem realizar exames anuais como Papanicolau, ultrassonografia transvaginal, mamografia e densitometria óssea. E os homens a partir dos 40 anos devem fazer os exames de próstata (toque) e colonoscopia, e ainda é recomendado desde a puberdade realizar o autoexame testicular.

(BORBOREMA MEDICINA DIAGNÓSTICA, 2017)

Este projeto visa estimar a prevalência de realização de exames de rotina e conscientizar os alunos da importância dos exames de rotina, com ênfase em índices glicêmicos e Colesterol para enfatizá-los de tamanha importância de se prevenir contra futuras patologias e complicações.

(3)

CATEGORIA CONCLUÍDO

3. OBJETIVOS

Objetivo geral:

Estimar a prevalência de realização de exames de rotina (nível glicêmico e Colesterol) em acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina.

Objetivos específicos:

-Compreender a importância da realização de exames de rotina;

-Identificar o conhecimento dos alunos o sobre a importância da realização de exames de rotina

- Proporcionar subsídios que ajudem na elaboração de uma conscientização dessa população sobre a importância fundamental sobre realização dos exames com enfoque na prevenção e manutenção da saúde;

-Analisar as variáveis associadas pelos quais os estudantes da área da saúde Unisalesiano de Lins não realizam tais exames.

4. METODOLOGIA

O presente estudo trata se de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo como objetivo principal a realização de um diagnóstico situacional do conhecimento e realização de exames de rotina em acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina do Centro Universitário Católico Auxilium de Lins.

Tal pesquisa teve como critério de inclusão acadêmicos devidamente matriculados no UNISALESIANO de Lins (em torno de 477 alunos, sendo 126 da Biomedicina ,205 Fisioterapia e 146 da Enfermagem) do 1º ao 5º Ano dos respectivos cursos e idade mínima de 18 anos. Portanto, foi considerado como critério de exclusão para o estudo, idade inferior a 18 anos, tendo em vista a impossibilidade de assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

(4)

CATEGORIA CONCLUÍDO

5. DESENVOLVIMENTO

O projeto de pesquisa recebeu a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO/SP, por meio do Parecer n° 3.946.866 (CAAE: 25931719.3.0000.5379) em 31/03/2020.

Sendo assim, a coleta de dados aconteceu no período de agosto do ano de 2020.Devido a situação atual de pandemia , a coleta de dados foi realizada através do Google Forms, onde foi proposto aos estudantes que respondessem um questionário semiestruturado construído pelas autoras, com dez questões fechadas que foi enviado por e-mail para os estudantes pelos responsáveis pelo trabalho. Foi enviado também, junto ao questionário o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para ser assinado, conforme Resolução CNS 466/12. (BRASIL ,2012)

Os resultados obtidos através da coleta de dados, serão apresentados a seguir, a partir da frequência de respostas obtidas. Para tanto, utilizou se o programa Microsoft Office Excel 2010 para análise estatística e construção dos gráficos.

6. RESULTADOS

Os dados foram analisados após a organização do material coletado através dos questionários respondidos no Google Forms aplicados aos alunos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia do 1º ao 5º ano devidamente matriculados no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins (UNISALESIANO). O questionário foi enviado para o e-mail de cada sala, com a data de início em 15 de agosto de 2020 e término para análise em 30 de agosto de 2020, Após a data limite para a resposta dos questionários, obtivemos um total de 76 respostas, sendo 20 do curso de Fisioterapia, 37 de Biomedicina e 19 do curso de Enfermagem.

Dentre as respostas obtidas das perguntas presentes no questionário, ressaltamos as principais, demonstradas nos gráficos abaixo.

(5)

CATEGORIA CONCLUÍDO

Figura 1.Fonte: As autoras,2020

Foi analisado a concepção dos alunos perante a conscientização da importância de tais exames, onde 100% concordam com a importância de exames periódicos para manutenção da saúde.

No gráfico baixo, as respostas como “sim” estão acompanhadas de justificativas, onde temos uma grande porcentagem de alunos que já descobriram patologias por meio dos exames de rotina, não só eles como familiares e amigos, onde a patologia de maior prevalência foi a diabetes, tal doença pode ser diagnostica através de exames de índices glicêmicos.

Figura 2. Fonte: As autoras,2020

(6)

CATEGORIA CONCLUÍDO

Os exames de glicemia e colesterol ficaram entre os exames de rotina mais conhecidos e realizados pelos os alunos da área da saúde. Houve uma grande prevalência de desconhecimento por parte dos alunos em relação aos exames de ISTs, e uma pequena porcentagem relacionado ao hemograma.

Conforme gráfico abaixo :

Figura 3. Fonte: As autoras,2020.

O estudo demonstra que um total de 100% das respostas foram afirmativas sobre os universitários da área da saúde do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins (UNISALESIANO) saberem sobre a relevância dos exames de rotina, assim como também concordaram que é de extrema valia a conscientização dos alunos sobre a importância da realização de tais exames. Cerca de 97,4% dos alunos reconhecem que ao longo da vida acadêmica adquirem uma boa informação referente a prevenção de doenças.

Já 2,6% dos alunos geraram resultados negativos, que pode ter ocasionado respostas de não conhecimento sobre exames básicos de rotina como o hemograma e ISTs.

Dentro os exames conhecidos pelos acadêmicos, temos o destaque para glicemia , hemograma e colesterol. A importância de tais exames também foram observados em um estudo realizado por BORINE et al. 2015, onde o mesmo apresenta uma grande prevalência de diagnóstico de Diabetes, Colesterol e a Hipertensão entre universitários .Tal resultado por estar

(7)

CATEGORIA CONCLUÍDO

relacionado pela qualidade de vida do mesmo, alimentação errada, falta de atividade física e o nível de estresse durante os anos dentro da universidade . Em alguns outros artigos relacionados ao assunto, mostram que os universitários do estudo apresentado por Da Silva Mariano, et al (2013) são propensos a desenvolverem doenças por causa de um estilo de vida sedentário e hábitos não saudáveis durante essa fase da vida na universidade. Estes fatos todos apresentados também são confirmados por Pêgas (2019) com um estudo mais recente levando em conta o estilo de vida de estudantes de enfermagem,

“Os resultados confirmam comportamentos não tão saudáveis nas principais determinantes da saúde, havendo necessidade de intervenções especificas para a promoção de estilo de vida saudáveis”.

No artigo escrito por Capilheira (2005), ele analisou a quantidade de exames de rotina solicitados por médicos da rede pública e privada, de acordo com ele “Verificou-se que mais da metade das requisições de exames que chegaram aos laboratórios incluíam hemograma e glicemia de jejum”, o que reafirma, já dito antes aqui, que os exames de índices glicêmicos foi um dos mais realizados pelos alunos.

A maioria das respostas dos alunos mostraram a real importância da realização periódica dos exames de rotina, tanto para prevenção como para a descoberta precoce de doenças e síndromes, assim podendo ser acompanhado a evolução e o tratamento para tais doenças. Recomenda-se manter uma periodicidade anual onde qualquer divergência nos resultados, os médicos já combaterão o problema ainda no início (NICOLL et al 2014).

É importante ressaltar que , através dos exames de rotina, pode-se confirmar diagnósticos de patologias mais rotineiras como diabetes e colesterol até mesmo síndromes silenciosas e assintomáticas como anemias, doenças autoimunes e até mesmo, formação de tumores (câncer).

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através dos dados apresentados ao longo do estudo, nos foi mostrado que os universitários participantes da pesquisa realmente sabem a importância dos exames de rotina, e ao contrário do que achávamos ser realidade, grande parte dos alunos realizam estes exames com frequência. Vale ressaltar que

(8)

CATEGORIA CONCLUÍDO

existem alguns fatores que impedem a realização periódica de tais exames, mesmo que por pequena porcentagem desses alunos, como não acharem necessário e até mesmo pelo tempo de espera em filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com tal estudo , ressalta se a importância a realização dos exames de rotina para o monitoramento da saúde do universitário , embora a idade jovem , nesta idade também pode acontecer a descoberta precoce de doenças e assim, mais rapidamente alcançar a cura. Destaca se ainda a suma importância dos universitários precisam repensar seus hábitos de vida durante sua vida acadêmica, priorizando sempre sua saúde e bem estar físico e metal, para assim evitar danos a longo prazo em sua saúde .

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012: Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

BORBOREMA MEDICINA DIAGNÓSTICA (Pará). A importância dos

exames de rotina. 2017. Disponível em:

http://www.laboratorioborborema.com.br/post/a-importancia-dos-exames-de- rotina#:~:text=Estes%20exames%20podem%20variar%20de,de%20uma%20s

%C3%A9rie%20de%20condi%C3%A7%C3%B5es.. Acesso em: 21 set. 2020.

BORINE, Rita de Cássia Calderani; WANDERLEY, Kátia da Silva;

BASSITT, Débora Pastore. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. 2015. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236- 64072015000100008. Acesso em: 21 set. 2020.

CALIXTO-LIMA, Larissa; REIS, Nelzir Trindade. Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Editora Rubio, 2012.

CAPILHEIRA, Marcelo F. Epidemiologia da solicitação de exame complementar em consultas médicas. Revista de Saúde Pública, Pelotas, v. , n.

1, p. 1-1, 2 dez. 2005. Disponível em:

https://www.scielosp.org/article/rsp/2006.v40n2/289-297/#ModalArticles.

Acesso em: 21 set. 2020.

DA SILVA MARIANO, Kauane Garcia Telles et al. Identificação de fatores de risco para o desenvolvimento de síndrome metabólica e doença cardiovascular em estudantes universitários. Cadernos da Escola de Saúde, v.

2, n. 10, 2013.

(9)

CATEGORIA CONCLUÍDO

NICOLL, Diana, LU, M., Chuamyi, PIGNONE, Michael, MCPHEE, J., S.

Manual de Exames Diagnósticos. 2014. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580552959/

PÊGAS, Ana João Azeredo. Estilos de vida dos estudantes da Licenciatura de Enfermagem em ensino clínico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. [sn].

VENCIO, Sergio, FONTES, Rosita, SAENGER, Luiza, A. Manual de Exames Laboratoriais em Geriatria. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-8114-255-5/

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

No entanto, esta hipótese logo é abandonada em favor de uma nostalgia reflexiva, visto que “ao invés de tentar restaurar as cópias de nitrato de algum estado

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

Porcentagem de respostas às questões sobre familiaridade e conhecimentos em relação a epilepsia no primeiro e no último ano dos cursos da área da saúde.. Questões Primeiro ano

9. Nas ruletas da figura adxunta, calcula a probabilidade de cada un dos camiños. A bóla azul está na urna A, para que saia tivo que saír antes no dado un 1 ou un 2. Nunha caixa

5,67 mg/kg bw/24h (trabalhadores) Por inalação DNEL Efeitos sistémicos de longa duração 9,86 mg/m3 (consumidores).. ( continuação na página