• Nenhum resultado encontrado

2.3. Governança Corporativa Ética e Compliance Reconhecimento 28

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.3. Governança Corporativa Ética e Compliance Reconhecimento 28"

Copied!
119
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

2. Perfil da Organização 08

2.1. Grupo Roche 10

2.2. Roche no Brasil 16

2.3. Governança Corporativa 23

2.4. Ética e Compliance 26

2.5. Reconhecimento 28

3. Pesquisa e Inovação

3.1. Pesquisa e Inovação no Grupo Roche 3.2. Medicina Personalizada

30 32 34

4. Acesso à Saúde 38

1. Mensagem aos Públicos de Relacionamento (Stakeholders) 04

7. Saúde e Segurança 90

9. Expediente 116

Para efeito de padronização, em todo o texto deste relatório a Roche é denominada como empresa, companhia, corporação ou Grupo. O termo “funcionários”

refere-se ao quadro efetivo de profissionais que trabalham na Roche, enquanto “colaboradores” engloba também, além de funcionários, estagiários, contratados, temporários e terceiros.

5. Públicos de Relacionamento

5.1. Nossa Gente

5.2. Associações de Pacientes

5.3. Profissionais de Saúde

5.4. Operadoras de Saúde, Hospitais e Laboratórios

5.5. Governo

5.6. Sociedade

5.7. Comunidade

5.8. Distribuidores

42 45 59 63 65 67 69 70 71

5.9. Fornecedores

5.10 Imprensa

5.11 Comunicação e Transparência com os Clientes 72 73 74

6. Meio Ambiente 80

6.1. Meio Ambiente 82

6.2. Consumo de Materiais e Gestão de Resíduos 83

6.3. Energia 85

6.4. Água 87

6.5. Emissões 88

6.6. Educação Ambiental 89

8. Sobre o Relatório 94

8.1. Abrangência 96

8.2. Ibase 98

8.3. Índice Remissivo GRI 104

8.4. FarmaSustentável 111

01 02

03 04 05

06 07 08 09

Índice

(4)

04 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Mensagem aos Públicos de Relacionamento

(Stakeholders)

Os negócios da Roche são conduzidos por pessoas. A dedicação e a determinação dos seus colaboradores em traduzir as inovações da ciência para uma vida melhor para os pacientes permitiu à Roche permanecer na vanguarda do setor de saúde por mais de um século. A Roche abraça a diversidade de culturas e compartilha entre todas as

afiliadas do Grupo seus três valores fundamentais:

Integridade, Coragem e Paixão.

1

(5)

05

Mensagem aos Públicos de Relacionamento/Stakeholders

(6)

GRI 1.1, 1.2

1 Mensagem aos Públicos

de Relacionamentos (Stakeholders)

06 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Doing now what patients need next

Acreditamos ser necessário oferecer soluções médicas agora - mesmo quando desenvolvemos inovações para o futuro. Nosso compromisso é transformar a vida dos pacientes. Temos coragem para decidir e agir. Acreditamos também que bons negócios significam um mundo melhor. É para isso que trabalhamos diariamente. Temos compromisso com o rigor científico, com a ética e com o acesso a inovações médicas para todos. Fazemos isso hoje para construir um amanhã melhor. Temos orgulho de quem somos, do que fazemos e de como fazemos. Somos muitos, trabalhando como um em todo o mundo.

Somos Roche.

(7)

07

Mensagem aos Públicos de Relacionamento (Stakeholders) Adriano Treve

Presidente da Roche Farmacêutica Lorice Scalise

Presidente Interina da Roche Diagnóstica

Durante mais de 100 anos, desde sua fundação, a Roche tem acreditado e apostado na sua capacidade de auxiliar as pessoas a viver mais e melhor. Foi assim que a empresa se tornou pioneira em soluções médicas que incluem o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o monitoramento da saúde. Afinal, para agir, é preciso acreditar!

Hoje, na Roche Brasil, acreditamos em um mundo no qual todos possam ter acesso a soluções médicas de qualidade, com tratamentos baseados em um mapeamento genético que ofereça resultados cada vez mais efetivos e duradouros.

Acreditamos em um desenvolvimento científico além das barreiras econômicas, culturais ou políticas, com uma atuação responsável e ética por parte de todas as organizações. Entendemos ser possível trabalharmos juntos em busca de resultados que satisfaçam as necessidades de indivíduos, da sociedade e do meio ambiente.

Sabemos, no entanto, que tudo isso somente poderá ser realizado por meio de um trabalho articulado, consistente e de longo prazo, com foco no acesso à saúde, na pesquisa e inovação e no desenvolvimento de produtos e serviços pioneiros e de qualidade, direcionados para uma medicina cada vez mais personalizada.

Para isso, colocamos os pacientes no centro das nossas decisões. Com essa visão definimos os nossos objetivos e metas e avaliamos a nossa contribuição para a sociedade. Como consequência, a Roche Brasil tem alcançado resultados consistentes e altos níveis de satisfação entre seus diversos públicos, marcando uma forte estabilidade organizacional.

E para garantir essa estabilidade, também investimos em um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo e em uma cultura forte, baseada em princípios de responsabilidade corporativa. Temos como consequência uma organização dinâmica, pessoas comprometidas, os melhores produtos e serviços do mercado e uma visão bem definida.

É assim que publicamos o Relatório de Sustentabilidade 2012 da Roche Brasil: com satisfação pelo trabalho que

realizamos, orgulho dos sucessos que alcançamos e a convicção de que estamos no caminho certo para construir

um futuro ainda mais promissor para todos.

(8)

08 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Perfil da Organização

Usamos as inovações da ciência para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e testes diagnósticos que abordam alguns dos desafios mais urgentes da medicina. Ao mesmo tempo, também devemos ter crescimento sustentável além de proporcionar benefícios a todos os envolvidos – colaboradores, investidores, pacientes e à sociedade como um todo.

2

(9)

09

Perfil da Organização

(10)

Grupo Roche

Principais Destaques de 2012

Farmacêutica

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Erivedge (vismodegib), o primeiro inibidor da via Hedgehog desse tipo, para adultos com carcinoma basocelular em estágio avançado.

Novos dados do estudo Fase III EMILIA mostram que o trastuzumabe emtansina (T–DM1) da Roche melhorou significativamente a sobrevida de pessoas com câncer de mama metastático HER2- positivo. A Roche requereu aprovação do FDA e do EMA (European Medicines Agency).

O FDA aprovou o Perjeta (pertuzumab) para pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo. Esse novo medicamento personalizado dá aos pacientes mais tempo de vida sem agravamento da doença.

Após a segunda análise de dados intermediários do estudo dal-OUTCOMES a Roche decidiu interromper o desenvolvimento do Dacetrapib, uma molécula cardioprotetora.

Na Assembleia Geral Anual da Roche em 2012, os acionistas autorizaram um aumento de dividendo de 3%, para 6,80 francos suiços por ação e participação patrimonial sem direito a voto. Este foi o 25º aumento de dividendos, nos últimos 25 anos.

A Roche continuou a racionalizar suas atividades de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), decidindo encerrar as atividades das instalações de Nutley, em New Jersey, nos EUA. As respectivas atividades de P & D estão em processo de consolidação na Suíça e na Alemanha.

Mudanças na Gestão Daniel O’Day, ex-Diretor Global da Roche Diagnóstica, foi nomeado Diretor Global da Roche Farmacêutica. Roland Diggelmann assumiu o cargo de Diretor Global da Roche Diagnóstica.

Nosso pipeline em último estágio teve progresso considerável em 2012, com 11 dos 14 estudos clínicos apresentando resultados positivos, sustentando a força da nossa estratégia de inovação.

GRI 2.1, 2.4, 2.5, 2.9

10 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

2 .1 Grupo Roche

(11)

Sustentabilidade Corporativa

Diagnóstica

Em 2012 reduzimos nosso consumo de água em 8,6% e nossas emissões de gases de efeito estufa em 2,6%. Com isso, estamos bem posicionados para alcançar nossa meta de cinco anos, que é de melhoria de 10%

em eficiência até 2014.

Novas diretrizes dos Estados Unidos reconhecem o benefício da genotipagem do papillomavirus humano (HPV) 16 e 18, principal causa de câncer cervical nas mulheres.

A Roche foi reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar, obtendo posição de destaque em listas de premiação respeitadas no mundo todo.

As áreas de Applied Science e Diabetes Care da Roche iniciaram medidas de reestruturação para manter a rentabilidade em longo prazo.

O segundo trem de cuidados da saúde Transnet-Phelophepa foi inaugurado na África do Sul.

A Roche duplicou seu apoio, tratando, por meio dos vários serviços de trem, mais de 500.000 pessoas por ano na área rural da África do Sul.

O FDA autorizou o Accu-Chek Combo, novo sistema Roche de bomba de insulina interativa para pessoas com diabetes, e o sistema Accu-Chek Nano SmartView.

Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Roche foi reconhecido como líder do Supersetor de Saúde nos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index - DJSI). A classificação é o reconhecimento do compromisso da Roche com a criação de valor sustentável a longo prazo.

A Roche lançou o Guide-IT, estudo clínico envolvendo o marcador cardíaco NT-proBNP para orientar a terapia em pacientes com insuficiência cardíaca.

GRI 2.1, 2.4, 2.5, 2.9

11

Perfil da Organização

(12)

85,8 bilhões

de reais

em Vendas O pioneirismo da Roche tem contribuído, há mais de

100 anos, para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas em 108 países ao redor do mundo. Como uma das líderes mundiais na pesquisa de produtos para a saúde, a empresa atua fortemente e de modo integrado com as Divisões Farmacêutica e Diagnóstica.

Com sede em Basileia, na Suíça, a Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos diferenciados para as áreas de oncologia, virologia, inflamação, metabolismo e sistema nervoso central. Além disso, é líder mundial em diagnóstico in vitro e em diagnóstico tecidual de câncer, e pioneira no tratamento do diabetes.

Em 2012, o Grupo registrou vendas de 45,5 bilhões de francos suíços (85,8 bilhões de reais). A Genentech, nos Estados Unidos, é uma subsidiária integral do Grupo Roche, que também tem participação majoritária na Chugai Pharmaceutical, do Japão.

Neste mesmo ano, a organização empregava mais de 82 mil funcionários em todo o mundo e investiu 8,5 bilhões de francos suíços (16 bilhões de reais) em Pesquisa & Desenvolvimento, o que equivale a aproximadamente 20% das suas vendas, mantendo seu compromisso com a inovação.

12 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

o Grupo registrou 2012

2.1.1 Perfil do Grupo Roche

(13)

Missão

GRI 4.8

O objetivo da Roche, como empresa líder no setor da saúde, é criar, produzir e comercializar soluções inovadoras de alta qualidade, que atendam às

necessidades médicas. Seus produtos e serviços auxiliam na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças, melhorando, assim, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A empresa atua com responsabilidade e ética, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável e com o respeito às necessidades do indivíduo, da sociedade e do meio ambiente.

13

Perfil da Organização Nossos Resultados

Valor para os stakeholders

Nossa Individualidade

Excelência em ciência

Nosso Foco

Adequar o tratamento ao paciente Modelo Estratégico do Grupo

(O que fazemos) Modelo de Gestão do Grupo (Como gerenciamos)

Nossas Pessoas

Integridade. Coragem. Paixão

Nossa Estrutura

Feita para inovar

Nosso Processo de Decisão

Responsabilidade e transparência

Valores

GRI 4.8

A Roche abraça a diversidade de cultura e compartilha três valores fundamentais, presentes na sua essência:

Integridade: Somos abertos, honestos, éticos e autênticos, de maneira consistente.

Coragem: Somos empreendedores, portanto, assumimos riscos e ultrapassamos limites.

Paixão: Utilizamos a nossa motivação e dedicação para estimular, envolver e inspirar os outros.

Modelo de negócio e estratégia do Grupo Roche

(14)

A Roche anunciou no dia 30 de janeiro os seus resultados financeiros de 2012. Em uma demonstração de solidez, o Grupo registrou crescimento de 4% nas vendas em moeda local (francos suíços), o que representa receita de 45,5 bilhões de francos suíços, em razão da crescente demanda pelos medicamentos da área de Oncologia, para tratamento de câncer, e do aumento das vendas de testes diagnósticos para laboratórios clínicos.

As vendas da Divisão Farmacêutica cresceram 5% e as vendas dos medicamentos para câncer cresceram 9%.

A boa aceitação de Zelboraf (vemurafenibe), para melanoma metastático, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental também garantiu o crescimento da área de Oncologia, assim como os medicamentos Actemra

®

(tocilizumabe), para artrite reumatoide, e Pegasys

®

(alfapeginterferona 2a), para tratamento de hepatite, contribuíram para o bom desempenho da Divisão.

A Roche Diagnóstica manteve sua liderança no mercado global de diagnóstico in vitro, com crescimento de vendas de 4%, que chegou a 10,3 bilhões de francos suíços, e 20% de participação no mercado geral.

14 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Ótimo ambiente de trabalho

Somos motivados por um conjunto

compartilhado de padrões de integridade, pela coragem para ir além dos nossos limites e pela paixão pelo que fazemos.

Empresa Sustentável

Somos comprometidos com a sustentabilidade.

Conduzimos nossos negócios de forma ética, responsável e criamos valor para o longo prazo.

2.1.2 Resultados Financeiros do Grupo Roche

GRI EC1, SO8

18.000.000

82.089 150+

326.642

Países

pacientes atendidos Funcionários

pacientes em estudo clínico

(15)

20%

A unidade Professional Diagnostics (diagnóstico profissional), com equipamentos voltados a laboratórios e hospitais, foi a que mais contribuiu para esse crescimento, liderada pela área de

negócios de imunoensaios (+15%), que diagnosticam uma variedade de doenças através de exames de sangue imunoquímicos altamente automatizados.

As vendas das unidades Tissue Diagnostics (diagnóstico de tecido) e Molecular Diagnostics (diagnóstico molecular) foram impulsionadas pela área de negócios de corantes avançados e triagem de sangue e monitoramento do HCV, respectivamente.

Os Estados Unidos e os mercados emergentes continuaram sendo os principais motores do crescimento regional do Grupo, compensando as vendas menores na Europa Ocidental, decorrentes das constantes pressões sobre os preços e da competição com genéricos.

A Roche espera que em 2013 as vendas do Grupo mantenham a linha de crescimento registrado em 2012, a taxas de câmbio constantes.

15

Perfil da Organização Líder em Inovação Global

A Roche é líder em pesquisa focada em saúde, combinando forças em produtos farmacêuticos e de diagnósticos.

Cobas

#1 em

#1 em

#1 em

#1 em

Biotecnologia

Hospitais

Oncologia

Diagnóstico

in vitro

26 Fábricas

18 Centros de

Pesquisa

(16)

Centro de Distribuição Roche Farmacêutica Anápolis - GO

16 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Principais Destaques da Roche Brasil em 2012

Resultados Financeiros e de Negócios

Valor Econômico Acumulado Roche Farmacêutica - R$ 4.952.169.000

Valor Econômico Acumulado Roche Diagnóstica R$ 5.421.000

Registros e Regulamentações

Acontecimento de destaque em 2012 foi a resolução publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que possibilita às empresas que comercializam produtos de diagnóstico para profissionais da saúde (uso laboratorial) o envio de Instruções de Uso em meio não impresso. Esse projeto de alteração de regulamentação foi uma iniciativa da Roche Diagnóstica em conjunto com a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) que mostrou à Anvisa os benefícios desse novo meio de Instruções de Uso, que já é utilizado em outros países.

Pesquisa e Desenvolvimento As Divisões Farmacêutica e Diagnóstica estão colaborando em mais de 200 projetos em todas as áreas terapêuticas de interesse da Roche.

Cadeia de Produção Em 2012 foram auditados cinco fornecedores estratégicos da Roche Farmacêutica no Brasil.

GRI 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 4.12, 4.14, 4.15, 4.16, 4.17

Sedes Roche Farmacêutica e Diagnóstica

São Paulo - SP

2 .2 Roche no Brasil

(17)

17

Perfil da Organização

Sustentabilidade e envolvimento com a comunidade.

Implantação do Comitê de Sustentabilidade Roche Brasil que teve como principal atividade a elaboração da Declaração de Sustentabilidade da Roche Brasil.

Renovação da certificação ISO 9001 da Roche Diagnóstica, com zero não conformidade.

Mercado e Acesso

A unidade Roche Diabetes Care da Diagnóstica realiza programas de educação continuada voltados à capacitação técnica dos profissionais do varejo. E para atestar a qualidade do atendimento dos distribuidores, a Roche Diagnóstica Brasil criou em 2012 um selo de qualidade e certificou, por meio de auditoria externa, 18 de seus 25 distribuidores.

Em 2012 a Divisão Diagnóstica realizou Campanhas de Prevenção de Doenças Cardiovasculares com realização de testes de colesterol e triglicérides.

Em 2012 a Roche Farmacêutica foi a empresa que mais incorporou medicamentos no SUS (Sistema Único de Saúde) , seguindo a Visão 2015, a Roche Farma concentra seus esforços para garantir mais acesso a mais pacientes através de inúmeras ações que visam ampliar o conhecimento sobre as doenças e tratamentos disponíveis, além de continuar investindo fortemente em inovação para trazer ao mercado medicamentos de última geração.

Com o objetivo de compartilhar informação e conteúdo, principalmente entre as pessoas com diabetes, a Roche criou o Portal “De Bem Com a Vida” que beneficia um grande número de pessoas. Em menos de quatro meses de lançamento, o portal recebeu mais de 14 mil acessos.

Nossa Gente

O Programa Vizinho Legal recebeu o Selo de Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.

Pela primeira vez, a Roche Farmacêutica foi classificada entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Great Place to Work), alcançando o 71º lugar.

Foi criado o Banco de Ideias Diagnóstica o que representou mais uma ferramenta utilizada para captar sugestões dos colaboradores.

No Brasil, a Roche fornece produtos e serviços inovadores para detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Atualmente, a empresa tem apostado no trabalho conjunto das Divisões Farmacêutica e Diagnóstica para o desenvolvimento de mais soluções de Medicina Personalizada para grupos de pacientes.

No Brasil, a Divisão Farmacêutica - Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A., e a Divisão Diagnóstica - Roche Diagnóstica Brasil Ltda., têm suas sedes administrativas em São Paulo, além da fábrica pertencente à operação da Área Industrial Farmacêutica, no estado do Rio de Janeiro, e os centros de distribuição da Farmacêutica, em Anápolis (GO), e da Diagnóstica, em Itajaí (SC).

Fábrica da

Roche Farmancêutica Rio de Janeiro - RJ

Centro de Distribuição

Roche Diagnóstica

Itajaí - SC

(18)

O valor de multas significativas da Roche Diagnóstica em 2012 foi de R$ 11.232,45 (mil reais) esse valor também inclui Imposto de Renda, Contribuição Social sobre o Lucro, e atualização monetária.

Divisão Diagnóstica Valor Econômico Gerado (mil reais) Receitas Líquidas de Vendas

Valor Econômico Distribuído (mil reais) Custos Operacionais

Salários e Benefícios aos Empregados Pagamentos aos provedores de capital Pagamentos ao Governo

Investimentos na comunidade e na sociedade Valor Econômico Acumulado

537.348,00

517.636,00 77.538,00

0 150.472,00

60,00 5.421,00

2.232.503,00

1.677.174,00 232.747,00 100.130,00 164.215,00 545.400,00 4.952.169,00 Divisão Farmacêutica

18 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

2.2.1 Desempenho Econômico da Roche no Brasil

GRI EC1, SO8, PR9

A Roche também apresentou resultados financeiros muito positivos em 2012. As vendas das duas Divisões no Brasil somaram R$ 2.769,8 bilhões, sendo R$ 2.232.503 bilhões referentes às vendas da Farmacêutica e R$ 537.348 milhões as da Diagnóstica.

As outras receitas operacionais da Farmacêutica totalizaram R$ 164.330 milhões e as da Diagnóstica R$ 19,7 milhões.

As duas Divisões continuam crescendo acima das taxas do mercado e aumentaram o market-share de seus principais produtos.

Esse crescimento colocou a Roche Diagnóstica na liderança absoluta do mercado brasileiro de diagnóstico laboratorial, sendo atualmente uma das dez maiores afiliadas globais. Já a Roche

Farmacêutica ficou na sexta posição entre as afiliadas

do Grupo e colocou o Brasil como o segundo país

que mais cresce.

(19)

• Medicamentos inovadores para diferentes tipos de câncer.

• Medicamentos para o tratamento de hepatites B e C, AIDS, fibrose cística, infecções em pacientes transplantados e doença de Parkinson.

• Tratamentos de última geração para doenças reumáticas.

• Segmentos de metabolismo (osteoporose, obesidade e prevenção de diabetes), sistema nervoso central, dermatologia, entre outros.

• Avastin® (bevacizumabe)

• Herceptin® (trastuzumabe)

• MabThera® (rituximabe)

• Tarceva®(cloridrato de erlotinibe)

• Xeloda® (capecitabina)

• Zelboraf (vemurafenibe)

• Fuzeon® (enfuvirtida

• Pegasys® (alfapeginterferona 2a)

• Prolopa® (levodopa + cloridrato de benserazida)

• Pulmozyme® (alfadornase)

• Valcyte® (cloridrato de valganciclovir)

• Actemra® (tocilizumabe)

• MabThera® (rituximabe)

• Bonviva® (ibandronato de sódio)

• Bactrin® (sulfametoxazol e trimetoprima)

• Lexotan® (bromazepan)

• Rivotril® (clonazepam)

• Roacutan® (isotretinoína)

• Tamiflu® (fosfato de oseltamivir)

• Xenical® (orlistate) Unidades de Negócios

Oncologia & Hematologia

Virologia & Sistema Nervoso Central

Áreas de atuação Principais Equipamentos

Imunologia/Inflamação

Outros Produtos

19

Perfil da Organização

2.2.2 Roche Farmacêutica

GRI 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5, 2.6, 2.7, 2.8, 2.9

A Roche Farmacêutica, instituída formalmente no Brasil em 1931, atua como sociedade anônima de capital fechado na produção e na comercialização de medicamentos de última geração nas suas áreas de atuação, contribuindo para ampliar o acesso da população brasileira a medicamentos.

Com sede administrativa na unidade Jaguaré, na capital paulista, a empresa emprega 1.131 funcionários em suas três unidades. No Rio de Janeiro (RJ) está instalada a Unidade Industrial Farmacêutica, fábrica na qual são produzidos medicamentos que geram cerca de 20% das vendas da filial brasileira.

A unidade ainda atende a 22 países da América Latina, entre eles, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Uruguai e Venezuela, exportando 60 produtos, com 300 apresentações diferentes. Em Anápolis (GO), localiza-se o Centro de Distribuição e Armazenamento responsável pela distribuição de medicamentos para o mercado nacional.

Em 2012, o desempenho da Roche Farmacêutica

alcançou as metas da empresa com um crescimento

de 10,6% nas vendas. Isso só foi possível com o

espírito inovador que marca a atuação da empresa,

reforçando sua posição de liderança no mercado

farmacêutico hospitalar.

(20)

Instalada no Brasil em 1972, a Roche Diagnóstica Brasil desenvolve produtos e serviços com o objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes, benefícios clínicos e precisão na tomada de decisão médica.

Assim, tornou-se referência em testes e serviços profissionais de detecção de patologias, que vão desde os procedimentos de análises clínicas em laboratórios hospitalares, de urgência, diagnóstico molecular, diagnósticos para cuidados primários de saúde, testes em tecidos em laboratórios de patologia, até sistemas para o monitoramento e controle de diabetes.

No Brasil, a Roche Diagnóstica emprega atualmente 326 funcionários e possui cinco Unidades de Negócio: Diagnóstico Profissional, Diabetes, Diagnóstico Molecular, Ciências da Vida, Diagnóstico de Tecido. A Divisão mantém a sua sede administrativa em São Paulo (SP), onde funciona o Centro de Treinamento para orientação sobre o manuseio de equipamentos. O centro de logística e distribuição de produtos e equipamentos, instalado no Pólo da Saúde da cidade de Itajaí (SC), é responsável pelo fluxo de materiais e operações logísticas, bem como pelo manuseio de novos equipamentos e reagentes importados pela empresa.

Baseada em conceitos de automação e alta tecnologia, a Roche Diagnóstica importa equipamentos e testes dos centros de produção da Europa e dos Estados Unidos para atender ao mercado nacional, oferecendo um grande portfólio de produtos exclusivos, serviços e testes inovadores para pesquisadores, médicos, pacientes, hospitais e laboratórios.

Em 2012, a Roche Diagnóstica Brasil comemorou ótimos resultados com um aumento de 15% nas vendas em relação ao ano anterior mantendo-se na liderança do mercado de diagnósticos in vitro e no mercado de tiras de medição de glicemia.

Em uma posição de liderança no setor, a Roche Diagnóstica detém 22% do mercado diagnóstico in vitro brasileiro, segundo dados da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

A empresa mantém um relacionamento transparente e aberto com seus principais stakeholders, inclusive profissionais de saúde – médicos, nutricionistas, enfermeiros - e associações de pacientes, mantendo- os informados sobre suas iniciativas e ouvindo suas necessidades.

Os altos investimentos realizados pela empresa em 2012 proporcionaram avanços especialmente na área de biomarcadores, de Medicina Personalizada e de projetos relacionados ao câncer de mama.

O lançamento de produtos em conjunto com a Roche Farmacêutica também faz parte da estratégia de trabalhar com o mercado médico de forma abrangente, do início ao fim dos processos, com um alto investimento em logística. E com o objetivo de consolidar sua liderança no mercado de diagnóstico in vitro, está prevista para 2013 a criação de novos testes desenvolvidos a partir de estudos científicos.

O direcionamento de esforços para a qualidade propiciou a manutenção da certificação ISO 9001, com zero não conformidade, além de um controle de gestão adequado aos termos de Compliance, sem nenhuma situação crítica durante o ano de 2012.

Com uma atuação responsável e uma política de estoque de alta segurança, os eventos extremos e a greve da Anvisa geraram pouco impacto para os clientes da empresa, beneficiando a sociedade como um todo, que não deixou de ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela Roche no sistema de saúde.

Diabetes Care

Os produtos da Roche Diabetes Care são todos projetados para ajudar as pessoas com diabetes a levarem uma vida saudável e facilitar o controle da doença.

2.2.3 Roche Diagnóstica

GRI 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5, 2.6, 2.7, 2.8, 2.9

20 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

(21)

Os sistemas de monitoramento com lancetas integradas, tiras de teste e software de

armazenamento e análise de dados são uma parte cada vez mais importante do portfólio de produtos e serviços para diabetes da Roche, pois melhoram o controle da glicemia (taxa de glicose no sangue) dos pacientes, além de oferecer maior comodidade de uso.

Há também projetos em andamento para integrar o monitoramento da glicose e o gerenciamento dos dados com a administração de insulina, o que poderá, no futuro, resultar em sistemas que simulam o modo como o pâncreas saudável regula os níveis sanguíneos de glicose.

• Tem como foco os serviços profissionais de diagnóstico, distribuídos em quatro segmentos principais:

Soluções utilizadas no local de atendimento ao paciente (soluções descentralizadas);

• Soluções completas para pequenas, médias e grandes rotinas de laboratórios, com equipamentos que atuam nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, reagentes e marcadores (soluções centralizadas e testes especiais);

• Serviços especializados para o atendimento da área médica laboratorial, além de treinamento técnico e científico (professional services);

• Consultoria laboratorial e tecnologia da informação

• Áreas Clínicas:

Química clínica Imunologia Hematologia Coagulação Urianálises

• Líder mundial em soluções para pessoas com diabetes, como sistemas práticos, portáteis e de fácil utilização, comercializados sob a marca Accu-Chek®.

• Também oferece sistemas de infusão contínua de insulina, softwares e demais dispositivos de gerenciamento e controle dos níveis de glicemia no sangue.

• Accu-Chek® 360

• Accu-Chek® Active

• Accu-Chek® Performa

• Accu-Chek® Performa Nano

• Accu-Chek® Smart Pix

• Accu-Chek® Nano

• Accu-Chek® Combo

• Marcadores Cardíacos

• Hepatites Virais

• Marcadores Tumorais

• Fertilidade Hormônios

• Marcadores Ósseos

• Hemograma

• Contagem de Reticulócitos

• Bioquímica Clássica

• Proteínas Especificas

• Drogas Imunossupressoras

• cobas® 4000/ 6000/ 8000

• cobas® c 111

• cobas® b 121/123/221

• cobas® h 232

• cobas® u 411

• cobas®p 312/ 512 / 612

• cobas® p 501/ 701

• Modular pre-analytics

• CoaguChek®

• AccuTrend

• XS-800i/1000i

• XT-1800i/2000i/400i

• Urisys 2400

• XE 2100/5000

• SP-1000I

• HST-N

• UF-1000i Unidades de Negócios

Diagnóstico Profissional

Áreas de Atuação Principais Testes Principais Equipamentos

Diabetes

21

Perfil da Organização

(22)

• Pré-analíticos e sistemas de diagnóstico molecular com total automação, que conferem maior segurança para o laboratório liberar os resultados com confiança no menor tempo possível.

• Equipamentos com acesso remoto Soluções completas para pequenas, médias e grandes rotinas.

• Consultoria laboratorial para desenvolvimento de projetos dedicados à realidade de cada laboratório.

• Assessoria científica e técnica em todo o território brasileiro e dedicada na central de atendimento (CARD).

• Fornece sistemas automatizados de diagnóstico ao segmento de anatomia patológica. Seus sistemas de reagentes e instrumentos são utilizados em histologia clínica, em citologia e em laboratórios de pesquisa de fármacos.

• Com a automação e a integração de sistemas, a empresa oferece soluções para padronizar e aperfeiçoar os processos de coloração de lâminas, auxiliando os patologistas no diagnóstico mais preciso e na recomendação de tratamentos mais adequados aos pacientes.

• Fornecedora de reagentes e de equipamentos para pesquisas nas áreas das ciências da vida tais como biotecnologia, genômica e celômica transformando conhecimentos, contribuindo para avanços e descobertas na saúde e dando nova dimensão ao tratamento das doenças.

• GS FlX+

• GS Junior

• Light Cycler 480®

• Light Cycler® Nano

• Light Cycler® 96

• Light Cycler® 2.0

• MagnaPure Compact

• MagnaPure LC

• MagnaPure 96

• DIG

• xTremeGene

• cOmplete

• PhosSTOP

• Sequenciamento genético

• PCR em tempo real

• Extração e purificação de ácidos nucleicos

• Marcação não radioativa de alvos biológicos

• Transfecção celular Proteômica

• Virologia: HIV, HCV, HCV, EBV, VZV, Herpes 1/ 2 e CMV

• Saúde da Mulher: HPV, Genotipagem de HPV, CT e NG

• Microbiologia: Teste para causadores de Sepse, MTB, MRSA e VRE**

• Bancos de sangue: Teste NAT Multiplex Completo (HIV-1 grupo M e O, HIV-2, HCV e HBV); Testes NAT Duplex (Parvovirus B19 Quanti e HAV Quali)

• Genômica e Oncologia:

polimorfismos da CYP 450, t9/22, K-RAS, EGFR, BRAF, fator II e V

• Anti-Ki67 (clone 30-9)

• Anti-progesterona (clone 1E2)

• Anti-estrógeno (clone sp1)

• Anti-HER2 (clone 4B5)

• Hibridização In Situ para Her-2

• cobas TaqMan (Virologia)

• cobas® Ampliprep (Virologia)

• cobas® s 201 (Banco de Sangue)

• cobas® 4800 (Saúde da Mulher e Oncologia)

• Light Cycler

(Microbiologia e Genômica)

• BenchMark® GX

• BenchMark® XT

• BenchMark® ULTRA

• Nexes Special Stains Unidades de Negócios

Diagnóstico Molecular

Diagnóstico de Tecido

Áreas de Atuação Principais Testes Principais Equipamentos

Ciências da Vida

22 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

(23)

A Roche Brasil opta pelas boas práticas de

governança corporativa e adota como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa. Para tanto, a alta administração exerce o seu papel estabelecendo estratégias para a empresa, fiscalizando e avaliando o desempenho da gestão e escolhendo a auditoria independente.

O sistema de governança corporativa da Roche Brasil mantém estruturas de governança distintas para as Divisões Farmacêutica e Diagnóstica, em função de como os seus negócios estão organizados juridicamente. A Divisão Farmacêutica atua no Brasil como uma sociedade anônima de capital fechado, não realizando operações em bolsa de valores. Já a Divisão Diagnóstica organiza-se como empresa limitada, contando com quatro diretores estatutários:

Diretor Presidente, Diretor Financeiro, Diretor de Recursos Humanos e Diretor da Unidade de Negócios Diabetes Care. Essa organização garante a orientação estratégica de cada empresa, o monitoramento eficiente da administração e a prestação de contas à empresa e aos acionistas. O corpo diretivo local das duas divisões tem autonomia na gestão dos negócios; as diretrizes estratégicas e o planejamento orçamentário são aprovados internacionalmente.

Para a sustentabilidade, a Governança Corporativa da Roche Brasil considera as questões do tripé da sustentabilidade - dimensões econômica, social e ambiental - nas decisões de negócio a partir do Comitê de Sustentabilidade.

Comitês Executivos

As principais funções dos Comitês Executivos de cada uma das Divisões (Farmacêutica e Diagnóstica) são: garantir o alinhamento da organização com o modelo estratégico da Roche, difundindo seus valores e competências; gerir e decidir sobre temas legais e operacionais referentes à afiliada; aprovar planos orçamentários anuais e seu monitoramento regular, e assegurar a excelência operacional e compliance da afiliada com as normas do Grupo e regulações locais.

Cada um dos Comitês é formado pelo presidente, diretores e gerentes, com reporte ao presidente.

Comitê de Compliance

O único Comitê de Compliance atua junto às duas divisões. Atualmente, é composto pelos dois Presidentes, pelos Compliance Officers da Roche no Brasil (um de cada divisão) e por um dos diretores de Recursos Humanos. As decisões nesse comitê são tomadas de forma consensual (ver mais no item 2.4 Ética e Compliance).

Comitê de Crises

A Roche Brasil possui um comitê de gerenciamento de crises formado por representantes das diversas áreas da empresa. Além disso, a empresa possui um Plano de Continuidade, por meio do qual são estabelecidas ações de contingência para casos de materialização de ameaças ou riscos ao negócio de ambas as Divisões.

Comitê de Sustentabilidade

Com o objetivo de garantir o cumprimento das boas práticas em todas as áreas e atividades da empresa, em março de 2012, foi implantado o Comitê de Sustentabilidade da Roche Brasil, com integrantes das duas divisões. Ao longo do ano foram estabelecidos os Pilares da Sustentabilidade e elaborada a Declaração de Sustentabilidade da empresa.

O Comitê se reporta aos sponsors, formados pelos Presidentes das duas empresas, pela Diretora de Recursos Humanos da Divisão Farmacêutica e pelo Diretor da Unidade Industrial da mesma Divisão.

Dessa forma, a sustentabilidade passa a integrar a governança corporativa da Roche, representando um aspecto importante na definição da estratégia da organização e nas avaliações de desempenho, com identificação de riscos e oportunidades também em temas econômicos, ambientais e sociais.

23

Perfil da Organização GRI 4.1, 4.2, 4.4, 4.6, 4.7, 4.9, 4.10, 4.11

2 .3 Governança Corporativa

(24)

2.3.1. Roche Farmacêutica

GRI 4.1, 4.13

A Governança Corporativa da Roche Farmacêutica é composta por três comitês: Comitê Executivo; Comitê de Compliance e Comitê de Sustentabilidade, sendo o presidente da Divisão, Adriano Treve, também presidente do Comitê Executivo. A afiliada brasileira reporta-se diretamente à Presidência da América Latina, e também sedia as diretorias de Recursos Humanos Regional, Desenvolvimento de Negócios para América Latina, Finanças Regional, Informática Regional e Shared Service Center.

A Roche Farmacêutica participa das seguintes associações e organismos nacionais ou internacionais de defesa: Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma); Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma); Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar); Sindicato do Comércio Atacadista de Anápolis (Sicat); Associação Brasileira de Recursos Humanos-SP (ABRH-SP); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Câmara Americana de Comércio (AMCHAM); Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SWISSCAM); Associação Comercial e Indústria de Jacarepaguá (ACIJA);

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN); Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Presidência

Oncologia & Hematologia Virologia & Sistema Nervoso Central

Imunologia/Inflamação Acesso à Saúde

Diretoria Médica Industrial Farmacêutica

Desenvolvimento de Negócios Jurídico & Compliance

Recursos Humanos & Comunicação Finanças & Serviços

Informática Brasil

24 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

(25)

2.3.2. Roche Diagnóstica

GRI 4.1, 4.13

A Roche Diagnóstica é regida por quatro administradores: Presidente, Diretor de Finanças e Serviços, Diretor de Recursos Humanos e Comunicação e Diretor da Unidade de Negócios Diabetes Care. O Comitê Executivo é composto pelo Presidente e todos os que se reportam diretamente a ele. O Presidente é administrador e representante dos sócios, além de ser o gestor dos integrantes do comitê executivo.

A Roche Diagnóstica Brasil reporta-se diretamente à Diretoria da sub-região América Latina da Divisão Diagnóstica, a qual está sediada na filial brasileira.

Estão também sediadas no Brasil as áreas regionais de: Recursos Humanos, Compliance, Marketing Clínico e Tecnologia da Informação.

A Roche Diagnóstica participa das seguintes

associações e organismos nacionais ou internacionais de defesa: Câmara Brasileira de Diagnóstico

Laboratorial (CBDL); Associação Brasileira das Empresas de Ciências da Vida (ABCV); Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (ABIMED); Associação Brasileira de Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares (ABIMO); e, Câmara Americana de Comércio (AMCHAM).

Presidência

Diabetes Care

Assuntos Legais & Regulatórios Professional Diagnostics Professional Services

Finanças & Serviços Molecurar Diagnostics Tissue Diagnostics

RH & Comunicação Applied Science

25

Perfil da Organização

(26)

Ética, respeito e transparência são os principais norteadores da Roche com todos os seus públicos, internos ou externos. Para garantir que esses valores estejam integrados à cultura da organização, a empresa investe em treinamentos e na atualização ou na criação de novos códigos.

Apesar de não haver processos específicos de avaliação de riscos relacionados à corrupção, todos os novos funcionários são treinados em relação ao tema. Além disso, na Roche Farmacêutica, todas as unidades de negócios são submetidas à avaliação de riscos relacionados à corrupção.

Em 2012, 98% dos funcionários elegíveis da Roche Farmacêutica participaram do treinamento sobre o Código de Conduta do Grupo Roche, que inclui tópico específico sobre corrupção. Na Divisão Industrial Farmacêutica, no Rio de Janeiro (DIF), todos da área de segurança (terceiros e funcionários) são submetidos a cada dois anos a treinamentos que incluem direitos humanos. 2012 não foi o ano de realização desses treinamentos.

Foram realizadas na Roche Diagnóstica, mais de dez apresentações sobre ética e compliance ao longo do ano de 2012. Além disso, todos os funcionários da Divisão participaram dos treinamentos do programa anticorrupção.

2.4.1. Códigos Setoriais

GRI PR6

As atividades da Roche estão sustentadas em relacionamentos éticos e transparentes e seguem os princípios dos códigos da organização: Código de Conduta Global; Política de Doações; Códigos Setoriais; Código de Ética Médica; Política de Compliance; Código de Boas Práticas no Relacionamento com Governos; Política Interna de Relacionamento com Profissionais da Área de Saúde, e o Código de Conduta do Fornecedor. Para mais informações, visite o site www.roche.com.br.

Além dos códigos internos, a Divisão Farmacêutica também segue o Código de Conduta da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e o Código da IFPMA (International Federation of Pharmaceutical Manufacturers & Associations, ou Federação Internacional das Associações dos Fabricantes Farmacêuticos).

26 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012 GRI 4.6, 4.8, HR3, HR8, SO2, SO3

2 .4 Ética e Compliance

(27)

2.4.2. Compliance Médico - Medical Clearence

Em 2012 foi criada a área de Compliance Médico na Roche para tratar de assuntos que envolvam profissionais da saúde. No mesmo ano, houve duas atualizações importantes: no Código de Conduta de Interfarma e no Código Global IFPMA. Com elas, o setor incorporou regras e restrições alinhadas às definições nacionais e internacionais.

Todo material impresso da Roche Farmacêutica deve ser aprovado pela área de Suporte Médico e Científico para verificação de informações e padronização da linguagem. A avaliação considera práticas do Grupo Roche e resoluções da Anvisa, abrangendo aspectos de cunho ético, jurídico, científico e institucional nas informações que a Roche disponibiliza para seus diversos públicos de relacionamento. Em 2012 foram 1.349 materiais submetidos para aprovação.

A empresa tem um desafio permanente de elaborar e acompanhar regras, por isso, a área realizou 36 treinamentos em 2012, dos quais participaram 146 funcionários.

Para os próximos anos, a empresa espera continuar com treinamentos e monitoramento, investindo em aprimoramento de processos para uma maior otimização de suas atividades.

Já a Roche Diagnóstica adere localmente às disposições do Código de Conduta da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL.

Além disso, segue códigos internacionais como o da European Diagnostic Manufacturers Association (EDMA) e o Internal Control over Financial Reporting (ICFR) na área financeira.

A Roche Farmacêutica divulgou

1.349 materiais destinados a médicos e profissionais de saúde em 2012.

27

Perfil da Organização

(28)

Divisão Farmacêutica

As 10 Melhores Empresas em IDHO – Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional e uma das 50 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa 2012 (março/2012)

A Roche recebeu da Gestão RH Editora duas importantes premiações, constando na lista das 10 Melhores Empresas em IDHO – Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional e uma das 50 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa 2012.

Os títulos foram concedidos após pesquisa nacional realizada entre as 1.000 Maiores e Melhores Empresas Brasileiras (critério Exame). Os estudos têm como objetivo analisar as principais práticas adotadas pelas empresas em relação à governança corporativa, capital humano, sustentabilidade, ética e relacionamento com os stakeholders, transparência, responsabilidade social e ambiental, qualidade de vida e cidadania corporativa.

Maiores e Melhores 2012 - EXAME (julho/2012)

A Roche ocupou o primeiro lugar na categoria

“Liderança de Mercado” e segundo lugar na classificação de empresa farmacêutica com maior receita operacional líquida na edição 2012 do prêmio

“ Melhores e Maiores”, da revista Exame.

IX Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa O Prédio 35, sede da Roche Farmacêutica, recebeu o prêmio O Melhor da Arquitetura, promovido pela revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril.

A Roche venceu na categoria “Retrofit de Espaço Corporativo”, que determina ambientes corporativos que sofreram reforma conceitual, ou seja, foram

modernizados para uma proposta totalmente diferente.

Great Place to Work

®

2012 (agosto/2012) Pela primeira vez, a Divisão Farmacêutica da Roche entrou para o ranking das 130 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, realizado pelo Instituto Great Place to Work

®

, alcançando a 71ª posição.

A pesquisa ocorre anualmente e se baseia em dados de mais de 10 milhões de funcionários em 45 países, representando mais de 5.500 empresas de porte e estruturas variáveis. Em 2012, 1.013 empresas participaram da pesquisa brasileira e foram ouvidos 1,8 milhão de funcionários.

Prêmios e Conquistas em 2012

A Roche continua sendo reconhecida por sua atuação responsável, sustentável e de destaque na área da saúde e em inovação. Em 2012 recebeu diversos prêmios de várias instituições de renome nacional e internacional.

Grupo Roche

Roche novamente é nomeada pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade como a empresa líder do Supersetor da Saúde (setembro/2012) A Roche foi reconhecida, pelo quarto ano consecutivo, como a empresa de saúde mais sustentável em nível mundial pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index – DJSI), que monitora a performance das empresas líderes no mundo no que diz respeito à incorporação da sustentabilidade em sua gestão de negócio.

Zelboraf (vemurafenibe) é nomeado o Melhor Medicamento Novo do Ano (novembro/2012) O Zelboraf (vemurafenibe) venceu o 8th Annual Scrip Awards 2012, na categoria “Melhor Medicamento Novo do Ano de 2012”. Reconhecido mundialmente, o prêmio é o único que objetiva reconhecer a inovação e a excelência na indústria biofarmacêutica internacional.

Roche Brasil

Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF (maio/2012)

A Roche recebeu, por meio do Programa Vizinho Legal, o selo do UNICEF, que reconheceu a importância do Programa para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes da comunidade do Jaguaré - (SP). A conquista desse selo é fruto do trabalho de um Grupo Articulador (GA) formado por instituições e representantes da comunidade, do qual a Roche faz parte.

28 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012 GRI 2.10

2 .5 Reconhecimento

(29)

Roche entre as dez melhores em práticas de gestão de pessoas (setembro/2012)

A Roche figura mais uma vez no ranking das 150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas, ocupando posição entre as dez melhores na premiação organizada pela revista Gestão RH. A Roche foi considerada também a Empresa do Ano em Práticas de Bem-estar, em reconhecimento às suas realizações em promoção à satisfação e ao bem-estar de seus colaboradores.

Prêmio Intangíveis Brasil 2012 (novembro/2012)

Pelo quinto ano consecutivo, a Roche vence o Prêmio Intangíveis Brasil no Setor Farmacêutico. O prêmio é uma iniciativa pioneira do Grupo Padrão e da DOM Strategy Partners, que tem como objetivo reconhecer as empresas que praticam a excelência na gestão de seus ativos intangíveis.

Divisão Diagnóstica

Roche Diagnóstica Brasil recebe premiação global na área de Safety, Health & Environment (SHE) pelas boas práticas da área em 2012 A Roche Diagnóstica Brasil recebeu o certificado de Responsible Care Award, pelas excelentes contribuições às práticas de saúde, segurança e meio ambiente em 2012.

As boas práticas das afiliadas premiadas são compartilhadas com todos os SHE Officers do Grupo Roche, de forma a criar um banco de dados acessível a todas as unidades da empresa no mundo. Um exemplo de boa prática da afiliada do Brasil foi o processo de esterilização e descarte de equipamentos e testes.

Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecimento (PERC) do Grupo Fleury (2012)

A Roche Diagnóstica foi premiada como o melhor fornecedor de insumos do Fleury, pelo Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de

Fornecimento (PERC) 2012 do laboratório. Mais uma vez, a empresa ocupa o primeiro lugar na categoria Insumos de Análises Clínicas e Centro Diagnóstico. A avaliação incluiu os quesitos: qualidade; pontualidade, termos e condições;

sustentabilidade e criatividade; e inovação. O Grupo Fleury, além de um importante cliente para a Roche, é referência nacional em serviços e uma das marcas mais respeitadas junto a médicos e profissionais da área da saúde.

29

Perfil da Organização

(30)

30 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Pesquisa e Inovação

“Nosso trabalho contribui para que os

pacientes possam viver mais e melhor. Cada paciente que ajudamos é tocado pelo nosso trabalho, a partir de estudos nos quais todos os possíveis efeitos do medicamento foram cuidadosamente registrados, verificados e compilados, de modo a permitir que a medicação esteja disponível no Brasil para ser prescrita pelos médicos de maneira correta e o mais segura possível para o paciente.”

Lenio Souza Alvarenga, Diretor Médico

3

(31)

31

Pesquisa e Inovação

(32)

32 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012 A Roche possui equipes focadas em estudos e pesquisas clínicas, sejam independentes ou em parceria com outras afiliadas ou com a sede do Grupo na Basileia, Suíça, onde encontra-se um centro de excelência em Pesquisa & Desenvolvimento composto por especialistas de diversas áreas.

A empresa também faz parcerias e apoia estudos de centros de pesquisas em diversos países, por meio de capacitação e treinamento, intercâmbio de conhecimento e apoio financeiro.

Em 2012, o Grupo investiu 8,5 bilhões de francos suíços (16 bilhões de reais) em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, mais de 300 mil pacientes estão participando de mais de 2.200 estudos clínicos.

As Divisões Farmacêutica e Diagnóstica estão colaborando em mais de 200 projetos em todas as áreas terapêuticas de interesse da Roche. Em 2012, a Divisão Farmacêutica concentrou 128 projetos em desenvolvimento clínico, 72 envolvendo novas moléculas e oito envolvendo novas indicações ou extensões de linha para medicamentos já existentes.

Já a Divisão Diagnóstica lançou 55 novos testes e instrumentos novos ou atualizados em 2012..

3.1.1 Inovação na Roche Farmacêutica Brasil Inovação e desenvolvimento são características intrínsecas à visão de negócio da Roche. Por isso, a Divisão Farmacêutica atua com pró-atividade na produção e atualização permanentes de estudos sobre custo de utilização, análise econômica, análise farmacoeconômica e impacto financeiro na incorporação de novas tecnologias pelo sistema de saúde.

A área de Farmacoeconomia desenvolveu

análises de impacto no orçamento e dossiês para:

Herceptin

®

(trastuzumabe), para câncer de mama com marcador HER 2 positivo no estágio inicial;

MabThera

®

(rituximabe), para artrite reumatoide e linfoma folicular; e, Actemra

®

(tocilizumabe), para artrite reumatoide, apoiando a negociação para incorporação desses medicamentos no SUS.

Em 2012, foram incorporados os medicamentos Herceptin

®

(trastuzumabe), Actemra

®

(tocilizumabe) e MabThera

®

AR (rituximabe) para artrite reumatoide.

Além disso, estudos de farmacoeconomia desenvolvidos em parceria com o mercado privado foram apresentados na ISPOR Europa (The International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research) e estudo de artrite reumatoide apresentado no HTAi (Health Technology Assessment International).

3 .1 Pesquisa e Inovação no Grupo Roche

(33)

33

Pesquisa e Inovação

Em 2012, o Grupo investiu

16 bilhões de reais

em pesquisa e desenvolvimento.

300.000 pacientes estão

participando de mais de

2.200 estudos clínicos

em todo o mundo.

Atualmente, mais de

(34)

34 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012 Com foco total no paciente, a Roche considera a Medicina Personalizada parte essencial de sua estratégia. Desde o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, até a comercialização e o acompanhamento posterior, a empresa procura soluções que atendam às necessidades específicas da população, possibilitando melhoras tangíveis na saúde, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes.

A companhia investiu cerca de R$ 97 milhões em pesquisa clínica no Brasil em 2012, representando aumento de 12% em relação a 2011.

R$ 97 milhões

investidos em pesquisa clínica no Brasil em 2012, representando aumento de 12% em relação a 2011.

12 %

em aprovação

2011

2012

Um exemplo de Medicina Personalizada são os testes diagnósticos moleculares na área de Oncologia, como o EGFR (câncer de pulmão), o Braf (melanoma) e o HER2 (câncer de mama) que definem exatamente a mutação da célula, e com isso a medicação mais adequada para cada paciente.

3 .2 Medicina Personalizada

(35)

35

Pesquisa e Inovação

Medicina Personalizada

+

Sinergia entre as Divisões Farmacêutica e Diagnóstica ajuda na aprovação de novos produtos junto à Anvisa

Em 2012, o tratamento do melanoma avançado, o tipo mais grave de câncer de pele, foi reforçado no Brasil com novas opções em Medicina Personalizada para tratamento e detecção da doença, graças ao trabalho em conjunto entre as Divisões Farmacêutica e Diagnóstica. O Zelboraf (vemurafenibe), aprovado pela Anvisa no final de 2011 para uso no tratamento de pacientes que tenham melanoma metastático ou inoperável e com a mutação BRAF V600E, juntamente com o teste cobas

®

4800 BRAF V600, foi lançado no mercado brasileiro.

Zelboraf

(vemurafenibe)

Aprovado pela Anvisa em 2011

Teste cobas ® 4800 BRAF V600

Em 2012, a Roche Diagnóstica submeteu à aprovação

da Anvisa 204 novas petições. No mesmo ano, a

companhia conseguiu a aprovação de 124, entre

registros de novos itens, renovações e alterações de

produtos.

(36)

A Divisão Farmacêutica lançou em 2012 novas indicações e ampliações de uso para produtos já estabelecidos no mercado local, conforme tabela a seguir:

• Neoplasmas do sistema linfático ou hematopoiético:

tricoleucemia; linfoma cutâneo de células T; leucemia mieloide crônica; trombocitose associada à doença mieloproliferativa; linfoma não-Hodgkin de baixo grau.

• Neoplasmas sólidos: sarcoma de Kaposi relacionado à AIDS em pacientes sem história de infecção oportunista; carcinoma de células renais avançado;

melanoma maligno metastático; melanoma maligno ressecado cirurgicamente.

• Doenças virais: hepatite crônica B ativa;

hepatite crônica C.

Uso combinado de Avastin® (bevacizumabe) + Roferon®-A (alfainterferona 2a) em câncer renal.

• Câncer de mama metastático HER2+.

• Câncer de mama inicial HER2+ após cirurgia, quimioterapia (neoadjuvante ou adjuvante) e radioterapia (quando aplicável).

• Câncer gástrico avançado.

• Linfoma não-Hodgkin e linfoma folicular como tratamento de manutenção.

• Artrite reumatoide em combinação com metotrexato.

• Leucemia linfoide crônica (primeira linha e recaída).

Câncer de mama inicial HER2+ após quimioterapia adjuvante com doxorrubicina e ciclofosfamida, em combinação com paclitaxel ou docetaxel;

em combinação com quimioterapia adjuvante de docetaxel e carboplatina.

Exclusão da restrição da combinação com a quimioterapia CVP.

Herceptin® (trastuzumabe)

MabThera® (rituximabe)

Produto Indicações aprovadas em anos anteriores Ampliações de uso e novas indicações aprovadas em 2012

Roferon®- A (alfainterferona 2a)

Tarceva®

(cloridrato de erlotinibe)

• Terapia de manutenção a pacientes com câncer de pulmão do tipo não pequenas células (CPNPC) avançado ou metastático que não tenham progredido na primeira linha de quimioterapia.

• Tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), localmente avançado ou metastático (estadios IIIb e IV), após a falha de pelo menos um esquema quimioterápico prévio.

• Em combinação com gencitabina, é indicado para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pâncreas localmente avançado, irressecável ou metastático.

Tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão do tipo não pequenas células (CPNPC), localmente avançado ou metastático, com mutações ativadoras de EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico).

36 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

(37)

37

Pesquisa e Inovação

Roche: Outras aprovações em 2012 Produto

Prolopa® BD (levodopa + cloridrato de benserazida).

Herceptin® (trastuzumabe).

Tipo de extensão de linha

Inclusão de Nova Concentração no país (125 mg).

Nova Apresentação Comercial (150 mg).

A Roche Farmacêutica também fornece suporte ao desenvolvimento de estudos para diversos tratamentos, possuindo atualmente 75 estudos clínicos Fase III multicêntrico e 18 estudos clínicos multicêntrico em Fase IV em andamento.

Com grandes investimentos, especialmente na área de Oncologia, o desenvolvimento de novos medicamentos beneficia pacientes em diversas patologias. Em 2012, foi iniciada a comercialização do Zelboraf (vemurafenibe), medicamento para uso no tratamento de pacientes que tenham melanoma metastático ou inoperável e com a mutação BRAF V600E. O produto foi criado em um trabalho conjunto entre as Divisões Farmacêutica e Diagnóstica, com o desenvolvimento de um teste para identificação da doença.

Para 2013, a Roche está trabalhando no projeto Crowd Sourcing Innovation, em parceria com a Microsoft e o laboratório Fleury, para incorporar a inovação como um processo diário na empresa.

Além de fatores financeiros, a aplicação das

inovações também avalia possíveis impactos sociais e ambientais.

3.2.1. Inovação na Roche Diagnóstica Brasil Com os trabalhos voltados à inovação em

diagnósticos in vitro e diabetes, a Roche Diagnóstica beneficia inúmeros pacientes brasileiros, com contribuições à ciência de maneira sistemática e de longo prazo. O investimento em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras no setor é um dos aspectos que diferencia a empresa no mercado. A Divisão mantém uma parceria com o Instituto Evandro Chagas, com o objetivo de estudar e caracterizar arboviroses na região amazônica brasileira para, com isso, ter mais conhecimento sobre doenças locais.

Em conjunto com a Fundação de Desenvolvimento da Amazônia, a empresa oferece bolsas de estudo para graduação, mestrado e doutorado, com o intuito de formar recursos humanos para atuar nessa área de pesquisa, cujos dados geraram quatro publicações científicas em 2012.

Já no que diz respeito às pesquisas oncológicas, o projeto realizado em conjunto com o Hospital A.C.

Camargo promove o desenvolvimento de teste para diagnóstico de câncer de mama, melhorando as chances de tratamento.

Outra conquista da Roche Diagnóstica em 2012 foi a consolidação da Área de Consultoria Laboratorial, que tem aproximadamente três anos de atuação.

Em todas as negociações da Roche atualmente é

incluído um projeto de consultoria laboratorial, que

oferece um conjunto de soluções para a gestão do

laboratório, incluindo informações sobre a utilização

dos equipamentos, revisão de processos, eficácia no

atendimento dos pacientes e na análise de resultados.

(38)

38 Roche - Relatório de Sustentabilidade 2012

Acesso à Saúde

“Após ser diagnosticado como portador de linfoma não-Hodgkin, em julho de 1997, fui submetido a vários protocolos quimioterápicos que não surtiram efeito. Fui a Houston (EUA) em outubro do mesmo ano para o transplante de medula óssea e lá a equipe de linfoma

recomendou que eu não o fizesse, uma vez que estava para ser aprovado pelo FDA um anticorpo monoclonal específico para linfoma não-

Hodgkin baixo grau. Voltei ao Brasil trazendo a prescrição e, em janeiro de 1998, com a chegada do MabThera® (rituximabe) ao Brasil comecei um novo ciclo quimioterápico que resultou na remissão da minha doença. Hoje, levo uma

vida normal e posso fazer tudo o que quero, sem qualquer restrição. O MabThera® (rituximabe) substituiu o transplante de medula, diminuindo, em muito, o risco de morte, a agressividade e a duração do tratamento.”

Jairo Waiswol, paciente em fase de remissão de linfoma não-Hodgkin

4

(39)

39

Acesso à Saúde

Referências

Documentos relacionados

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48 Porém, o empregado que não

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de Governança Corporativa. As companhias listadas no Novo Mercado só podem emitir ações com direito de voto, as chamadas

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

“organização do sistema”, especialmente no que diz W Ministério da Saúde (MS), das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e