• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES IPATINGA MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES IPATINGA MG"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012

IPATINGA – MG

(2)

1- APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Fundação Relictos é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, preocupada com as questões ambientais, independente e suprapartidária, cuja manutenção e direção acontece pelos associados.

Para a sobrevivência da entidade contamos com a colaboração voluntária dos associados e a contratação de consultores que realizam trabalhos oriundos de parcerias com empresas e com o poder público.

Principais Objetivos:

• Promover estudos sobre a fauna e flora.

• Difundir conhecimentos de ecologia.

• Promover intercâmbio com outras entidades congêneres, científicas, culturais e de proteção à fauna e flora.

• Colaborar com as entidades oficiais e particulares, para a preservação da fauna e flora.

• Promover pesquisas e desenvolver ações que fomentem a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas brasileiros e da natureza em geral.

• Estimular a criação de associações e núcleos de preservação da natureza.

• Realizar convênios com entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais, relacionadas com a proteção da natureza, estendendo sua projeção em outras atividades de proteção ao meio ambiente.

• Difundir a Educação Ambiental para a transformação, participação e compromisso.

Nossos Valores:

• Credibilidade.

• Ética .

• Transparência .

• Independência político-partidária.

(3)

2- A DIRETORIA 2010- 2012

Diretoria :

Diretor Presidente: José Ângelo Paganini

Diretor Vice-Presidente: Sebastião Menezes Teixeira

Diretor Administrativo: Ambrósio Ferreira de Oliveira Sobrinho

Diretor Financeiro: Cláudia Diniz Pinto Coelho

Conselho Fiscal:

Edson Valgas de Paiva

Frederico Fiedler Bremer de Souza Marcus Vinícius de Freitas

Suplentes do Conselho Fiscal:

Jacinto Moreira de Lana Danilo Ruback Cascardo Riwardeny Nunes Tallin

Conselho Consultivo

Presidente 1991 a 1997: Lélio Costa e Silva

Presidente 1998 a 2000: Marli Ribeiro Gomes Pereira Presidente 2001 a 2003: Mauricio Pacheco Magalhães Presidente 2004 a 2009: Ronaldo Moreira Marques

Corpo Técnico para Trabalhos de Educação Ambiental:

Ana Flavia Loures – Bióloga Cláudia Diniz P. Coelho - Bióloga.

Dalva Maria Diniz Pinto Coelho – Artesã Jerry Adriani Lopes – Músico

José Ângelo Paganini – Engenheiro Arquiteto Lélio Costa e Silva – Médico Veterinário Marli Ribeiro Gomes Pereira – Pedagoga

Stela Fátima Drumond Azevedo Paganini – Advogada

(4)

3-ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Um dos principais pilares de atuação da Fundação Relictos é a Educação Ambiental com a qual trabalhamos desde nossa fundação.

Durante 2012 a Fundação Relictos deu continuidade as suas ações de Educação Ambiental e ao Projeto Escola de Vida em parceria com a Cenibra. Realizado em 35 cidades mineiras desde 1996.

• O Projeto Escola de Vida envolveu educadores da rede pública do município mineiro de Ferros. Foram realizados (05) cinco seminários com o conteúdo integrado a uma educação ambiental transdisciplinar trabalhada sob três prismas: a contextualização, a concretização e a globalização do conhecimento. As informações construídas nos seminários visaram despertar o interesse e a curiosidade e nunca tendo a pretensão de esgotar os temas abordados. Para ampliá-los foram disponibilizadas as informações complementares representadas pelos CDs e apostilas, jogos cooperativos, músicas temáticas, oficinas de sustentabilidade e outros recursos destinados aos educadores participantes. Também foi realizado, na sede do Clube de Cachoeira das Pombas, o Encontrão do Projeto Escola de Vida com os professores das Cidades de Peçanha e Cantagalo.que participaram do curso no ano de 2011. Durante as atividades foram realizadas pesquisas e avaliações de Percepção Ambiental e Diagnósticos junto ao público-alvo citado.

• A Fundação Relictos em parceria com a Rede Ambiental Verde Vida participou em 2012 da Caravana das Águas, evento este realizado para comemorar o dia mundial da água. As atividades aconteceram na Ponte Perdida - Parque Estadual do Rio Doce, onde houve uma solenidade e apresentação de grupos de dança e oficinas de reciclagem. A seguir o grupo seguiu caminhando ate a Cachoeira do Santana, onde realizou a tradicional coleta do lixo espalhado nesta área.

(5)

4 - ATUAÇÃO EM CONSELHOS E COMITÊS :

Em 2012 a Fundação Relictos continuou sua atuação junto aos conselhos e comitês como conselheira efetiva ou suplente, participando das reuniões discutindo seus pontos de vista independentemente de ter ou não direito a voto, defendendo as posições assumidas pelo movimento ambientalista mineiro. Desta forma colaborou para o aprimoramento das políticas ambientais do estado e também para tornar o processo participativo mais democrático.

A distância e os custos de locomoção, hospedagem e alimentação para participação nestes colegiados dificultaram a participação da Fundação Relictos em todas as reuniões.

Atuamos nos:

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ipatinga e de Coronel Fabriciano.

Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais – CERH ( Plenário )

Conselho Estadual de Políticas Ambientais – COPAM (Plenário, Câmara Normativa e Recursal e na Câmara de Biodiversidade).

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba – MG.

(Plenário e Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP)

Comite de Bacia Hidrográfica do Rio Doce. (Câmara Técnica de Integração – CTI)

COPAM - Unidade Regional Colegiada do Leste Mineiro.

Conselho Gestor da APA Ipanema – Ipatinga MG.

COPA - Comissão Paritária do IEF – Governador Valadares MG.

(6)

5 - COMENTANDO OS RESULTADOS:

A Fundação Relictos atua de forma transparente e ética, baseando se na credibilidade e na independência político partidária.

Aliando democraticamente informações e habilidades de vários profissionais, a Fundação Relictos procura valorizar o conhecimento de cada um. O trabalho executado pela Fundação Relictos com os educadores, alunos , funcionários de empresas, catadores de materiais recicláveis e órgãos públicos tem reflexos na qualidade ambiental como um todo. Podemos destacar como resultados alcançados em 2012:

• A atuação junto aos órgãos públicos na discussão e implementação das políticas ambientais também se fez presente no cotidiano da Fundação Relictos com sua participação no COPAM , no CERH, nos Codemas de Ipatinga e Coronel Fabriciano, nos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e Rio Doce, nos conselhos consultivos do PERD e da APA Ipanema, procurando sempre agir em consonância com as demais entidades ambientalistas de Minas Gerais.

• Em 2012 o Projeto de Capacitação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ipatinga foi concluído. Todas as atividades previstas no Projeto foram executadas, acrescidas de outras complementares que no desenvolver do projeto se mostraram necessárias. Em abril foi realizada uma Exposição com os materiais produzidos pelos catadores de Ipatinga. O evento ocorreu no hall da Prefeitura de Ipatinga. O resultado dos trabalhos foi positivo e os produtos foram bem aceitos pelo publico. Na abertura da Exposição tivemos a presença da Superintendente do SUPRAM Leste Mineiro Maria Helena Batista Murta que elogiou o trabalho realizado. A Exposição foi o encerramento dos trabalhos realizados com os catadores. O relatório de Prestação de Contas Final foi encaminhado para a SEMAD no mês de maio e em agosto a SEMAD encaminhou oficio a Fundação Relictos comunicando a aprovação da Prestação de Contas Final do Projeto.

(7)

• Em 2012 a atuação da Fundação Relictos junto aos Comitês de Bacia do Rio Doce e Piracicaba contribuiu para a consolidação da gestão de recursos hídricos nas bacias. Apesar das incertezas e falta de recurso financeiros e técnicos atuamos na Câmara Técnica de Integração do CBH Doce junto aos demais comitês afluentes visando consolidar uma gestão compartilhada da Bacia do Doce.

• A Fundação Relictos durante 2012 continuou contribuindo com o GTA, Grupo de Trabalho Ampliado, para revisão do Plano Diretor de Ipatinga e da elaboração da legislação complementar, participando durante o ano das reuniões de trabalho. Os resultados sobre as questões ambientais do município apresentados pelo Grupo Técnico não foram satisfatórios e a Fundação continua solicitando a participação das entidades ambientalistas na confecção da legislação ambiental do município.

• A Fundação Relictos e as demais entidades ambientalistas que atuam na Frente Mineira pela Biodiversidade desenvolveram em 2012 várias ações em defesa dos ambientes naturais e da fauna silvestre, cada vez mais ameaçados, adotando a estratégia de propor e também cobrar políticas que possam reverter essa situação, atuando junto ao governo e à iniciativa privada para que ela assuma seu percentual de responsabilidade frente à proteção da biodiversidade.

• Durante o ano de 2012 a Fundação Relictos continuou a receber denuncias de agressões ao meio ambiente. Todas as denuncias foram registradas, apuradas e dado retorno aos denunciantes.

• Em 2012 a Fundação Relictos capacitou multiplicadores do Instituto Alfa e Ômega de Ipatinga MG, para que possam transmitir aos jovens e adolescentes por eles atendidos as técnicas de reaproveitamento de materiais recicláveis e geração de renda.

(8)

• A Fundação Relictos, após analise da situação ambiental no município de Ipatinga, encaminhou ao promotor de Meio Ambiente e Urbanismo da Comarca de Ipatinga uma carta manifestando apoio às ações adotadas pelo Ministério Publico em defesa do meio ambiente e da ordem urbanista.

• Diante das eleições municipais de 2012 a Fundação Relictos encaminhou aos candidatos a Prefeito de Ipatinga algumas sugestões, retiradas de diretrizes ambientais construídas nas Conferências Municipais de Meio Ambiente, para a elaboração do Plano de Governo dos diversos candidatos.

• A Fundação Relictos participou durante 2012 de diversas campanhas de mobilização social dentre elas destacamos: A Criação do Parque da Gandarela, a Prevenção de Incêndios Florestais, do Código Florestal, contra o contingenciamento de recursos da SEMAD pelo Governo de Minas Gerais e pela restauração da Igrejinha do Ipaneminha, bem de uso comum, da cidade de Ipatinga.

• Em 2012 foi lançada a Campanha de Filiação de Sócios Jurídicos, dirigida às empresas inseridas na comunidade, responsáveis pelo desenvolvimento integral de todos e cujas práticas coorporativas respeitem o meio ambiente.

• A Assembléia Geral dos Sócios da Fundação Relictos elegeu para o triênio 2013/2015 sua nova Diretoria e o seu Conselho Fiscal. Com foco na renovação de seus quadros a Diretoria Eleita foi composta mesclando membros da antiga gestão e novos sócios. Pretende-se com isso que novas experiências venham oxigenar e dar novo animo a gestão da entidade.

• A Fundação Relictos foi agraciada com o Prêmio Gestão Ambiental edição de 2012 promovido pela organização social Zeladoria do Planeta. O prêmio foi concedido pela implementação das Oficinas Sustentáveis para a capacitação dos participantes no reaproveitamento de resíduos, proporcionando práticas educativas ambientais atrativas e geradoras de renda.

Referências

Documentos relacionados

O problema em aberto do Vietname também chegou ao cinema cubano: ao lado, o cartaz de Hanoi, Martes 13, de Santiago Álvarez À esquerda, Yankí.Nol, de 1960, ou a revolução cubana

Leishmaniasis due to Leishmania braziliensis in Espírito Santo state, Brazil: further evidence on the role of dogs as a reservoir of infection for

1.4 Artigos não disponíveis no Webqualis serão classificados a partir do fator de impacto da revista, índice H ou índice RIC, conforme consta no item 4.3.4

busca discutir questões relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico por meio da Propriedade Intelectual (PI), Transferência de Tecnologia (TT) e promoção da

COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A MESORREAGIÃO VALE DO RIO DOCE – CIEA: em 2007 a Fundação Relictos participou como membro suplente da CIEA , sendo

Codema: Em 2004 a Fundação Relictos atuou como conselheira efetiva do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, participando ativamente da Câmara de

A atuação junto aos órgãos públicos na discussão e implementação das políticas ambientais também se fez presente no cotidiano da Fundação Relictos com

The  orders  shall  be  transmitted  to  the  BROKER,  in  accordance  with  the  option  in  the  CLIENT’s  account  opening  form,  (i)  verbally  and/or