• Nenhum resultado encontrado

O Congresso foi organizado em várias seções científicas compostas por mesas de trabalho, abordando-se os seguintes temas: A gestão da extensão universitária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Congresso foi organizado em várias seções científicas compostas por mesas de trabalho, abordando-se os seguintes temas: A gestão da extensão universitária"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Hélio Langoni

A UNESP, participou do VII Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária, realizado na Cidade de Havana, e em Pinar del Rio, Cuba, no período de 22 a 26 de setembro de 2003, cujo tema central foi “Extensão Universitária: Opção viável para um mundo melhor”.

A abertura do evento, foi realizada na Universidade de Havana, com as palavras do Licenciado Clemente Gonzáles Pérez, Presidente da União Latino Americana de Extensão.

A seguir a Aula Magna sobre o tema: A extensão universitária no contexto da educação superior cubana, foi ministrada pelo Dr. Rodolfo Alarcón Ortiz, Primeiro Vice Ministro do Ministério da Educação Superior de Cuba.

O Congresso foi organizado em várias seções científicas compostas por mesas de trabalho, abordando-se os seguintes temas: A gestão da extensão universitária. Dentre os vários tópicos apresentados, houve a participação do Prof. Dr. Edison José Correa – Pró- Reitor de Extensão Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais e Presidente do Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras, com o tema “A extensão universitária e a gestão democrática participativa” e o do Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Cruz, Diretor de Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos- RS, “Participação e protagonismo do movimento estudantil na extensão universitária e aproveitamento curricular.

Outras mesas de trabalho colocaram também em destaque a participação de outros brasileiros, com temas como “O trabalho social comunitário na Universidade”, com a apresentação dos projetos: Projeto consciência cidadã; Atividades de matemática na educação infantil; Projeto mãos amigas ensino, pesquisa, e extensão e intervenção em prevenção de câncer de mama; Políticas públicas e o planejamento familiar no Brasil - uma reflexão sobre a saúde reprodutiva de mulheres de um distrito de Viçosa – MG; Extensão, pesquisa, ensino e cidadania: o programa de controle de doenças respiratórias de crianças e adolescentes em Araxá, Pirapora e Ibiai, o Programa de monitoramento e prevenção de malformações congênitas da cidade de João Pessoa- PB; Rádio da Universidade:

ferramenta da extensão universitária; Implementação da flexibilização curricular nas universidades públicas brasileiras; Programa de extensão interdisciplinar na Universidade Federal de São Paulo no município de Cananéia - SP, quatro anos de experiência bem sucedida; Entre a política e a academia: a Extensão Universitária em uma perspectiva comparada; Meninos do Rio, meninos do morro: Mundo da vida, adolescência e riscos de saúde; Atenção fisioterapêutica pela equinoterapia, Kinesiologia aquática em pacientes com patologias no aparelho locomotor; Linhas de interesse social e a institucionalização da extensão na Usininos; A universidade como espaço de construção de cidadania e da solidariedade; Direito e cidadania ativa; Avaliação da extensão das Universidade públicas brasileiras: Perfil da extensão universitária no Brasil e análise da política de gestão e da infra-estrutura; Construindo a avaliação da extensão: um relato sobre a experiência brasileira; SIEXBRASIL – Sistema de informação para reduzir as brechas digitais.

Como apresentado, o programa científico foi bastante rico, envolvendo as várias áreas temáticas da extensão universitária. A despeito da pequena participação de outros paises latino-americanos, o fórum de discussão foi rico, entre os participantes. Foram várias as atividades culturais programadas, e todas de excelente nível, valendo destaque as conferências; “A cultura na comunidade” e a “Recuperação do patrimônio cultural, e o trabalho comunitário”, com a apresentação monitorada de Havana velha. Outras atividades

Rev. Ciênc. Ext.

v.1, n.1, p.14-16, 2004.

Painel - ISSN 1679-4605.

(2)

incluíram a visita ao Projeto Socio-cultural recreativo “ A Rua de Corina”.

Como deliberação da plenária final do Congresso, foi escolhida a cidade do Rio de Janeiro, para sediar o VIII Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária a ser realizado em 2005, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fica aí a divulgação do evento para que a participação brasileira, seja novamente muito expressiva.

FEIRAS DE VESTIBULARES E PROFISSÕES Sandra Marasco

O Programa de Divulgação, Orientação e Informação Profissional da UNESP (PIP/PROEX), sob a coordenação de Sandra Marasco, dentre suas atividades, coordena a participação da Universidade em feiras de profissões e vestibulares. O objetivo maior desse Programa é levar aos estudantes de ensino médio informações sobre a universidade pública e, principalmente, sobre nossa instituição e nosso vestibular. É um Programa já consolidado, respeitado por sua atenção a todos os convites que recebe, sejam eles de escolas públicas ou particulares; escolas já conceituadas pela organização de eventos dessa natureza ou não. Essa atenção é um reconhecimento da UNESP pela iniciativa demonstrada por essas instituições no que se refere à orientação profissional e vocacional de seus alunos.

Dentre todos os eventos dos quais o PIP/PROEX participa, um deles acabou se destacando por superar todos os objetivos inicialmente propostos e transformar-se também num agente agregador dentro de nossa comunidade. Falo do estande da UNESP na FEVEST – Feira do Vestibular, que há três anos vem seguindo uma receita de sucesso: a presença de nossos alunos, falando sobre suas experiências e impressões. O projeto com esse formato foi desenvolvido pela primeira vez em 2001, quando o Instituto Ferun, organizador da FEVEST, nos ofereceu um espaço de 240m² – o maior da feira. Era um desafio e, ao mesmo tempo, a possibilidade de realização de um sonho antigo.

Assim, o estande foi subdividido em 24 boxes, abrigando todas as nossas Unidades Universitárias. Foi uma participação indiscutivelmente em grande estilo: além de ocuparmos o maior espaço no evento, tivemos a presença de alunos vindos de todos os campi da Universidade, e que foram os responsáveis pelas informações sobre os cursos oferecidos por suas Unidades. Cerca de 22 mil pessoas compareceram à FEVEST naquela edição. Esses números cresceram nos dois anos subseqüentes. Chegamos a 2003 com um público que superou 30 mil pessoas e tivemos o prazer de contar com a presença de mais de 70 alunos, além de funcionários das Unidades que acabaram por se envolver no projeto - alguns desde o primeiro ano.

Foi assim que o projeto, que nasceu para ser mais uma feira de vestibular, transformou-se num espaço de informações, de reflexões e de confraternização. O que inicialmente foi planejado para levar ao público a dimensão da UNESP, acabou por surpreender nossa própria comunidade ao demonstrar tanta diversidade e grandeza: um conjunto importante e coeso, com tantas diferenças regionais e também vocacionais.

A confirmação de que acertamos a receita vem do Prêmio “Melhor Atendimento” que recebemos em 2001, 2002 e 2003, sendo que, neste ano, recebemos também o Prêmio

“Estande Mais Bonito”. O sucesso até agora obtido é resultado do empenho dos funcionários ligados ao Programa; do apoio das nossas Unidades Universitárias, que liberam seus docentes e alunos para palestras e plantões de dúvidas; e da parceria com a Fundação VUNESP, que nos fornece a infraestrutura material e acadêmica necessária.

Pretendemos torná-lo mais abrangente, ampliando suas atividades e cumprindo, assim, muito mais adequadamente a função de retornar à sociedade parte do que ela investe na Universidade Pública. Fica aqui o agradecimento aos docentes, funcionários e alunos que ajudaram o Programa de Divulgação, Orientação e Informação Profissional da PROEX até agora e, antecipadamente, àqueles que logo estarão conosco.

(3)

2º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E 3º ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Hélio Langoni

Com o tema “(re)conhecer diferenças, construir resultados” será realizado o 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, no período de 12 a 15 de setembro de 2004, na Universidade Federal de Minas Gerais – MG. Informações podem ser obtidas:

www.ufmg.br/proex/congrext; congrext@proex.ufmg.br, ou pelo telefone (31) 3499.4557, fax (31) 3499.4068.

Este será um Fórum importante para se discutir a extensão universitária e reforçar a sua importância como atividade-fim da universidade.

Referências

Documentos relacionados

Contribuir para a inclusão social, por meio da inclusão digital, oferecendo atividades variadas de educação em informática ao público que não teve acesso a

 a democracia, a horizontalidade e a transparência da gestão, permitindo que todos possam ter conhecimento do gerenciamento das ações de extensão. Estes

Assim, o PROPE tem como objetivos: fortalecer o protagonismo estudantil no âmbito da UFCA por meio da participação em ações de extensão, contribuir para o processo de formação

O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e

I - Programa: considera-se Programa de Extensão Universitária o conjunto de projetos e outras ações de Extensão Universitária (curso, evento e prestação de serviços)

Esse texto ´e organizado da seguinte maneira: na se¸c˜ao 2 apresentamos a solu¸c˜ao anal´ıtica geral, matematicamente exata, da equa¸c˜ao diferencial (de Schr¨odinger) para

Um congresso de extensão é um espaço científico e cultural para os que trabalham com a extensão, fornecendo a oportunidade de interagir com a comunidade, seja mostrando as

A Revista Ciência em Extensão, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX da Universidade Estadual Paulista – UNESP, é o veículo oficial de