• Nenhum resultado encontrado

Edital PPGPSI nº 1/2021 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2022)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Edital PPGPSI nº 1/2021 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2022)"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL

Edital PPGPSI nº 1/2021

Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2022)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, de acordo com o seu Regimento Interno e atendendo às Resoluções n° 010/2014 e 003/2018 da Câmara de Pós-Graduação desta Universidade, comunica a abertura do processo seletivo para o Curso de Mestrado em Psicologia Social e Institucional, com o ingresso previsto para março de 2022. O processo seletivo será regido pelas normas e procedimentos descritos no presente Edital e seus anexos, e conduzido pela Comissão de Seleção, designada pela coordenadora do PPGPSI, seguindo-se os prazos indicados no Cronograma do Processo Seletivo (Anexo I).

A seleção destina-se a portadores/as do diploma de Graduação, provenientes tanto da área da Psicologia como de outras áreas.

No caso de pessoas com deficiência, a entrevista será adaptada, respeitando-se as particularidades do/a candidato/a e os recursos da universidade.

Para fins dos processos que envolvem este edital, incluindo o envio de documentos e a publicação de resultados, bem como todos os contatos que se fizerem necessários, os/as candidatos/as inscritos/as deverão considerar os canais de contato e divulgação que seguem:

Secretaria do PPG em Psicologia Social e Institucional E-mail: ppgpsi@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/ppgpsi

I - Das Vagas I.1 – Da quantidade e distribuição das vagas

I.1.1. O Programa disponibilizará 32 (trinta e duas) vagas para ingresso no Mestrado em 2022, sendo 21 (vinte e uma) para ingresso regular - podendo chegar a 30 (trinta), conforme item I.2 do presente Edital - e até 11 (onze) vagas reservadas para ingresso vinculado às ações afirmativas, sendo que duas dessas serão complementares. As vagas reservadas seguirão a seguinte distribuição, de acordo com o previsto na Resolução nº 1, de 21/06/2017, aprovada em reunião plenária do PPGPSI (Anexo IV deste Edital): a) 5 (cinco)

(2)

vagas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as; b) 2 (duas) vagas para pessoas trans* (travestis, transexuais e transgêneros); c) 2 (duas) vagas para graduados/as da rede privada de ensino superior, beneficiários/as do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou da rede pública de ensino superior, beneficiários/as de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e duas vagas suplementares: d) 1 (uma) vaga para indígena residente no Brasil; e e) 1 (uma) vaga para pessoa com deficiência – conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015.

I.2 – Das especificidades e do remanejo das vagas

I.2.1. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação geral dos/as candidatos/as de acordo com os critérios estabelecidos para este Processo de Seleção, não implicando necessariamente o preenchimento de todas as vagas oferecidas.

I.2.2. As vagas para ações afirmativas serão preenchidas seguindo-se as mesmas avaliações das vagas regulares, respeitando-se as particularidades explicitadas pontualmente no decorrer deste Edital, conforme previstas na Resolução nº01, de 21/06/2017 do PPGPSI/UFRGS.

I.2.3. Caso apenas um/a candidato/a autodeclarado/a negro/a seja aprovado/a, as outras vagas serão computadas como vagas regulares. Caso nenhum/a candidato/a autodeclarado/a negro/a seja aprovado/a, as vagas serão computadas como vagas regulares. Esse mesmo procedimento será aplicado para as vagas destinadas às pessoas trans* (travestis, transexuais e transgêneros) e para aquelas voltadas aos/às graduados/as da rede privada de ensino superior, beneficiários/as do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou da rede pública de ensino superior, beneficiários/as de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Caso nenhum/a candidato/a seja aprovado/a como indígena, a vaga correspondente será extinta, aplicando-se o mesmo procedimento para o caso da vaga destinada à pessoa com deficiência.

I.2.4. Caso um/a candidato/a inscrito/a para concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas tenha escore para ser classificado entre as vagas regulares, respeitando-se os critérios da seleção das mesmas, ele/a passará a ocupar a vaga da ampla concorrência. Nessa situação, a vaga reservada será redistribuída para ser preenchida por outro/a candidato/a autodeclarado/a negro/a, trans*, graduados/as da rede privada de ensino superior, beneficiários/as do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou da rede pública de ensino superior, beneficiários/as de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com deficiência ou indígena classificado/a, respeitando-se a opção do/a candidato/a para a reserva de vaga (ou seja, as vagas destinadas a candidatos/as autodeclarados/as negros/as só poderão ser redistribuídas para outros/as candidatos/as autodeclarados/as negros/as, o mesmo valendo para candidatos/as trans*, graduados/as da rede privada de ensino superior, beneficiários/as do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou da rede pública de ensino superior, beneficiários/as de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pessoas com deficiência e indígenas). Desse modo, evitar-

(3)

se-á que candidatos/as com escore para acessar as vagas regulares, respeitando-se os critérios das mesmas, ocupe vaga destinada às ações afirmativas.

II - Da Inscrição

II.1 – As inscrições, de que trata o presente Processo Seletivo, serão realizadas no período de 1 a 13 de setembro de 2021, no seguinte endereço eletrônico:

https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login.

II.1.1. As informações e resultados relativos ao processo seletivo serão

divulgados exclusivamente na página web do

Programa: http://www.ufrgs.br/ppgpsi/. O PPGPSI não se responsabilizará por propostas não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, por erro ou atraso da submissão, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

II.2 - Para inscrição no processo seletivo, deverão ser digitalizados e anexados no sistema:

a) Diploma (frente e verso) e histórico de Graduação.

Serão aceitos diplomas de Graduação obtidos ou reconhecidos em Instituições de Ensino Superior de Cursos reconhecidos pela CAPES. Também poderão ser aceitos diplomas de Graduação obtidos no exterior, desde que autenticados por selo consular de missão diplomática oficial brasileira sediada no país de origem (salvo existência de acordo vigente entre o Brasil e o país de origem que dispense esta autenticação, como no caso dos países do Mercosul).

Excepcionalmente, poderão ser analisadas, pela Comissão de Seleção, inscrições realizadas mediante apresentação de documento comprobatório de conclusão de curso, emitido pela Instituição de Ensino Superior em que o/a candidato/a tenha realizado seu curso. Nessas situações, em caso de aprovação, o diploma deverá ser apresentado até a data da matrícula, requisito sem o qual o/a candidato/a será automaticamente desclassificado/a.

Também em caráter excepcional, poderão ser analisadas, pela Comissão de Seleção, inscrições realizadas mediante apresentação de Atestado de Provável Conclusão de Curso, fornecido por Instituição de Ensino Superior, desde que expressamente indicado que a conclusão do curso de graduação (colação de grau) ocorrerá antes de 28 de fevereiro de 2022.

b) Carteira de Identidade e CPF (para estrangeiros, passaporte).

d) Uma foto 3x4 recente.

e) Curriculum Vitae, no modelo Lattes CNPq, resumido (para brasileiros/as, o currículo deve ser registrado na plataforma Lattes/CNPq).

f) Comprovante atualizado de residência.

g) Para os/as candidatos/as a que se aplica a reserva de vagas, deve ser anexado o documento referente às ações afirmativas, devendo os/as candidatos/as preencher, conforme o caso, um dos formulários de autodeclaração que se encontram nos Anexos V, VI, VII, VIII e XIX deste Edital.

Os/as candidatos/as que não anexarem o formulário de autodeclaração serão considerados/as concorrentes regulares.

h) Anteprojeto de Dissertação NÃO IDENTIFICADO, com, no máximo, sete páginas (fonte Arial 12 e espaço 1,5 em formato PDF), excluindo capa e

(4)

referências, contendo: a) Título; b) Introdução, com apresentação do problema de pesquisa, objetivos e uma breve revisão bibliográfica sobre o tema; c) Utilização de, ao menos, 2 (dois) conceitos do campo da psicologia social articulados ao problema de pesquisa; d) Metodologia e definição do campo de pesquisa; e) Referências bibliográficas.

II.2.1. No ato da inscrição, os/as candidatos/as às ações afirmativas, cujo perfil permita mais de uma opção para tais vagas, deverão eleger apenas uma (autodeclarado/a negro/a; pessoa trans*; graduado/a da rede privada de ensino superior, beneficiário/a do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou da rede pública de ensino superior, beneficiário/a de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pessoa com deficiência ou indígena), através do preenchimento do formulário de autodeclaração ou declaração específico, sendo automaticamente excluídos/as das demais. No caso de graduados/as da rede privada de ensino superior, beneficiários/as do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou da rede pública de ensino superior, beneficiários/as de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, deve ser fornecido, junto ao formulário específico, documento comprobatório do benefício recebido. Não será permitida a alteração dessa opção no decorrer do processo seletivo.

II.3 – O/a candidato/a deverá realizar o pagamento da taxa no valor de R$

180,00, através de boleto gerado pelo sistema (DOC) após a submissão dos documentos e finalização da inscrição. A compensação do pagamento será identificada pelo sistema automaticamente.

II.3.1 – Os/as candidatos/as que necessitem isenção de taxa de inscrição para a seleção, por razões socioeconômicas, e que não se enquadrarem no item II.7 deste Edital, deverão solicitar o benefício na página de realização da inscrição de 1 a 13 de setembro de 2021, anexando os documentos abaixo relacionados, além de preencher as demais informações solicitadas pela plataforma:

a) Comprovante de rendimentos relativos a agosto de 2021, (em caso de autônomo/a, cópia da declaração do Imposto de Renda Ano Base 2020).

b) Justificativa, por escrito, do/a candidato/a (inserida no formulário próprio do site).

II.3.2 – Além dos documentos indicados no item anterior, o sistema permitirá que o/a candidato/a adicione outros documentos, de caráter opcional, para complementar a informação sobre sua situação socioeconômica, a saber:

comprovante de aluguel, número de identificação social (NIS), declaração de isento de IR, comprovantes de rendimentos de outros membros do grupo familiar.

II.4 – As solicitações de isenção da taxa de inscrição serão avaliadas pela Comissão de Seleção no dia 14 de setembro de 2021, com base nos critérios dispostos na Lei 12799/2013. As inscrições dispensadas de pagamento serão homologadas pela Comissão de Seleção no dia 14 de setembro de 2021 e divulgadas nesta mesma data na página http://paginas.ufrgs.br/ppgpsi/.

(5)

II.5 – Os/as candidatos/as que tiverem as inscrições com pedido de isenção de taxa de inscrição indeferido pela Comissão de Seleção deverão efetuar o pagamento até o 16 de setembro de 2021, sem possibilidade de recurso.

II.6. As demais inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção até o dia 21 de setembro de 2021, após a verificação de que as mesmas obedecem às orientações deste Edital. A divulgação da lista final das inscrições homologadas será publicada na página http://paginas.ufrgs.br/ppgpsi/, no dia 21 de setembro de 2021, às 18h.

II.7 – Os/as candidatos/as indígenas terão direito à isenção automática do pagamento da inscrição para o processo seletivo, conforme Art. 3º da Resolução nº01, de 21/06/2017, desde que apresentem o formulário referido no item II.2, G, devidamente preenchido e assinado no momento da inscrição.

II.8 – O/A candidato/a com algum tipo de necessidade especial deverá comunicá- la à Comissão de Seleção em período anterior ao término das inscrições, através de e-mail, informando o tipo de acompanhamento necessário para a realização da seleção.

III - Da Seleção

III.1 – O processo de avaliação dos/as candidatos/as cuja inscrição tiver sido homologada será constituído por duas etapas – 1) Avaliação do Anteprojeto de Dissertação, e 2) Entrevista e Análise de currículo – sendo a primeira de caráter classificatório para as/os candidatas/os que concorrem à reserva de vagas e eliminatória para as/os demais candidatas/os.

III.2 - Primeira Etapa: Avaliação do Anteprojeto de Dissertação

III.2.1. O anteprojeto deverá ser anexado junto aos demais documentos no momento da inscrição no seguinte formato: Texto em PDF com, no máximo, 7 (sete) páginas, excluindo capa e referências, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas de 1,5. O projeto não pode conter identificação da/o candidata/o, sob pena de desclassificação. Os projetos receberão um código de identificação para garantir o anonimato da avaliação. O projeto deve conter: a) Título; b) Introdução, com apresentação do problema de pesquisa, objetivos e uma breve revisão bibliográfica sobre o tema; c) Utilização de, ao menos, 2 (dois) conceitos do campo da psicologia social articulados ao problema de pesquisa; d) Metodologia e definição do campo de pesquisa; e) Referências bibliográficas.

III.2.1.1. No anteprojeto, serão avaliados os seguintes itens: a) qualidade da escrita e consistência na argumentação (até 3 pontos); b) utilização apropriada dos conceitos escolhidos em relação ao problema de pesquisa (até 3 pontos);

c) fundamentação teórica pertinente, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGPSI, assim como referência a outras bibliografias pertinentes (até 3 pontos); d) viabilidade de execução no período previsto para o Mestrado (até 1 ponto).

III.2.2. Para os/as candidatos/as às vagas regulares, a Primeira Etapa é eliminatória e classificatória. Será aprovado/a nessa etapa o/a candidato/a que, numa escala de zero a dez, obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) na Avaliação do Anteprojeto de Dissertação. Para os/as concorrentes às vagas reservadas às ações afirmativas, essa etapa não é eliminatória, apenas classificatória, sendo, portanto, tais candidatos/as considerados/as nela

(6)

aprovados/as, salvo em caso de obtenção de nota zero na Avaliação do Anteprojeto de Dissertação.

III.2.2.1. Para os/as candidatos/as indígenas, a nota da Avaliação do Anteprojeto de Dissertação poderá ser complementada por meio de explanação oral realizada durante a Segunda Etapa do processo seletivo, por solicitação da Comissão de Seleção ou dos/as candidatos/as.

III.2.3. Os resultados da primeira etapa serão divulgados no site do PPGPSI até as 18h do dia 18 de outubro de 2021.

III.3 - Segunda Etapa: Entrevista e Análise de Currículo

III.3.1. As Entrevistas e Análise de Currículo serão realizadas no período de 26 de outubro a 12 de novembro de 2021, pela Plataforma Mconf da UFRGS ou por meio de outro aplicativo/ambiente virtual, conforme cronograma publicado até às 18h do dia 25 de outubro de 2021 na página http://paginas.ufrgs.br/ppgpsi/, para os/as candidatos/as aprovados na primeira etapa do processo seletivo. A Segunda Etapa consiste na Entrevista e Análise de Currículo, com uma banca composta por, no mínimo, dois professores/as do Curso de Mestrado.

III.3.2.1. A Entrevista terá duração máxima de trinta minutos, sem intervalo, nos quais serão contemplados os seguintes aspectos:

Critérios de avaliação da entrevista: a) avaliação da apropriação conceitual do/a candidato/a quanto às escolhas teórico-metodológicas do Anteprojeto (até 6 pontos);

Critérios de avaliação da analise do currículo: b) avaliação da coerência da trajetória acadêmica do candidato com as propostas teórico-metodológicas do PPGPSI e da linha de pesquisa do orientador escolhido, considerando produção bibliográfica, participação em projetos de pesquisa e de extensão, bem como atuação profissional (até 4 pontos).

III.3.2.1.1.Caso ocorram dificuldades técnicas de acesso ou utilização aos ambientes virtuais onde ocorrerão as Entrevistas e Análises de Currículo, por motivos alheios ao arbítrio do/a candidato/a, ficará garantido o reagendamento do exame, em data a ser previamente comunicada por e- mail pela Comissão de Seleção responsável pela condução deste edital.

III.3.2.1.1. Os/as candidatos/as indígenas, por solicitação própria ou da Comissão de Seleção, poderão dispor de trinta minutos suplementares para explanação oral das ideias defendidas no Anteprojeto, da seguinte forma:

exposição oral com duração máxima de dez minutos, seguida de arguição de dez minutos, no máximo, pela banca examinadora e tempo idêntico para manifestação do/a candidato/a. A solicitação, tanto do/a candidato/a quanto da Comissão deverá ser realizada em até 24 horas após a publicação do resultado da primeira etapa do processo seletivo.

III.4 – A nota final dos/as candidatos/as no processo seletivo consistirá na média aritmética simples das notas da Primeira Etapa e da Segunda Etapa.

III.4.1. Serão considerados aptos a concorrer às vagas regulares somente os/as candidatos/as que obtiverem nota final igual ou superior a 7 (sete), e, às vagas reservadas para as ações afirmativas, os/as que atingirem nota final igual ou superior a 5 (cinco);

(7)

III.5 – O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos/as candidatos/as. Em caso de empate na nota final, a classificação dos/as candidatos/as será decidida pela nota do Anteprojeto de dissertação.

III.5.1. Para os/as candidatos/as inscritos/as na seleção pela reserva de vagas, serão aplicadas as especificidades descritas no presente Edital e previstas na Resolução nº01, de 21/06/2017.

III.6 – Os resultados do Processo de Seleção serão divulgados na página do Programa (http://paginas.ufrgs.br/ppgpsi/), até às 18h00 do dia 06 de dezembro de 2021.

IV – Dos Recursos

IV.1 Os/as candidatos/as que desejarem entrar com recurso face às homologações das inscrições deverão fazê-lo nos dias 22 e 23 de setembro de 2021. Os/as candidatos/as que desejarem entrar com recurso face aos resultados da primeira etapa, deverão fazê-lo nos dias 19 e 20 de outubro de 2021 e, em relação aos resultados finais, deverão fazê-lo nos dias 07 e 08 de dezembro de 2021. Os resultados dos recursos relacionados às homologações das inscrições serão divulgados até às 18h do dia 24 de setembro de 2021.

Aqueles em relação à primeira etapa serão divulgados até às 18h do dia 25 de outubro de 2021, e, os relativos ao resultado final, até às 18h do dia 13 de dezembro de 2021. Recursos apresentados fora do prazo previsto neste Edital não serão considerados.

IV.2 Os pedidos de recurso deverão ser enviados por e-mail para ppgpsi@ufrgs.br.

IV.2.1 - Para elaboração do recurso, os/as candidatos/as que o desejarem poderão solicitar pelo e-mail ppgpsi@ufrgs.br a cópia do formulário de pontuação, no tocante à primeira etapa do processo seletivo, e cópia do seu respectivo formulário de pontuação, no tocante à segunda etapa do processo seletivo.

V - Do Ingresso

V.1 – Os/as candidatos/as selecionados/as deverão efetuar matrícula na Secretaria do Programa, conforme calendário acadêmico, a ser definido pela Comissão Coordenadora e publicado na página do PPGPSI http://paginas.ufrgs.br/ppgpsi/.

VI - Da Comissão de Seleção

VI.1 – A Comissão de Seleção é constituída pelos professores Dário Frederico Pasche, Cláudia Luiza Caimi, Fernanda Spanier Amador, Jean Segata, Luciano Bedin da Costa, Rafaela Vasconcelos Freitas e Tadeu de Paula Souza, sob a presidência do professor Luciano Bedin da Costa.

VII – Das Disposições Finais

(8)

VII.1 – Os casos omissos, os recursos ou situações não previstas neste Edital serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção.

VII.1.1. Das decisões da Comissão de Seleção, cabe recurso à COMPOS/PPGPSI.

VII.2 – Este Edital tem vigência apenas para o processo Seletivo do Curso de Mestrado com vistas ao ingresso em março de 2022, a partir da data de sua publicação, 02 de agosto de 2021, até a efetivação da matrícula dos/as candidatos/as selecionados/as ou dos/as candidatos/as suplentes, se for o caso, que ocorrerá até a data limite de 30 de abril de 2022.

Porto Alegre, 30 de julho de 2021.

Profa. Dra. Simone Mainieri Paulon Coordenadora PPGPSI-UFRGS

(9)

Anexo I Cronograma

Publicação do Edital 02/08/2021

Inscrições 01 a 13/09/2021

Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrições 01 a 13/09/2021

Resultado dos Pedidos de Isenção da Taxa de

Inscrição 14/09/2021

Prazo para pagamento para isenções não

homologadas 16/09/2021

Divulgação das homologações das inscrições 21/09/2021

Recursos das homologações das inscrições 22 e 23/09/2021

Resultado dos recursos das homologações das

inscrições 24/09/2021

Divulgação dos resultados da 1ª etapa 18/10/2021

Prazo para recursos (1ª etapa) 19 e 20/10/2021

Divulgação resultados dos recursos (1ª etapa) 25/10/2021

Divulgação dos horários das Entrevistas e Análises

de Currículo 25/10/2021

Período de realização das Entrevistas e Análises de

Currículo 26/10 a 12/11/2021

Divulgação dos Resultados Finais 06/12/2021

Prazo para recursos (2ª etapa) 07 e 08/12/2021

Divulgação resultado dos recursos (2ª etapa) 13/12/2021

Validade do Edital 1/2021 30/04/2022

(10)

Anexo II

Professores/as do curso de Mestrado em Psicologia Social e Institucional com oferta de vagas para este processo seletivo

Amadeu de Oliveira Weinmann

Analice de Lima Palombini

Carolina dos Reis

Cleci Maraschin

Dário Frederico Pasche

Fernanda Spanier Amador

Henrique Caetano Nardi

Inês Hennigen

Jaqueline Tittoni

Jean Segata

Lilian Rodrigues da Cruz

Luciana Rodrigues

Luciano Bedin da Costa

Luis Artur Costa

Miriam Cristiane Alves

Neuza Maria de Fátima Guareschi

Paula Sandrine Machado

Rosemarie Gartner Tschiedel

Simone Mainieri Paulon

Tadeu de Paula Souza

Vanessa Soares Maurente

(11)

Anexo III

Resolução nº 01, de 21/06/2017

Em reunião plenária, os/as integrantes do Programa de Pós-Graduação em

Psicologia Social e Institucional

decidiram aprovar a adoção de ações afirmativas para a inclusão e perm anência, no seu corpo discente, de indígenas, negros/as, pessoas com deficiência, pessoas trans* (travestis, transexuais e transgêneros), graduados da rede privada de ensino superior beneficiários do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsas de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em vista disto, foram tomadas as seguintes decisões:

I – DAS VAGAS

Art. 1º - Do número de vagas definido para cada processo seletivo, fixado nos respectivos editais dos cursos de Mestrado e Doutorado, em torno de trinta por

cento (30%) serão reservadas para

candidatos/as autodeclarados/as negros/as, trans* e, especificamente para o curso de Mestrado, graduados da rede privada de ensino superior beneficiários do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Serão reservadas duas vagas suplementares ao número total de vagas definido para o processo seletivo, sendo uma vaga para “indígena residente no Brasil” e uma vaga para pessoa com deficiência - conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei número 13.146, de 6 de junho de 2015.

§ 1º - Do número total de vagas reservadas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as, trans*, e, no caso do curso de Mestrado, graduados da rede privada de ensino superior beneficiários do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, 40 a 60 % (quarenta a sessenta por cento) serão atribuídas a candidatos/as autodeclarados/as negros/as, 30 a 40 % (trinta a quarenta por cento) a pessoas trans* e, no caso do curso de Mestrado, 10 a 20 % (dez a vinte por cento) a graduados da rede privada de ensino superior beneficiários do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, caso estipuladas 20 (vinte) vagas (não suplementares) para o curso de Mestrado, as 6 (seis) vagas reservadas para candidatos/as cotistas seriam assim distribuídas: três (3) vagas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as; duas (2) vagas para candidatos/as autodeclarados/as trans; 1 (uma) vaga graduados da rede privada de ensino superior beneficiários do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As mesmas 20 (vinte) vagas ofertadas para o curso de

(12)

Doutorado, teriam assim distribuídas suas 6 (seis) vagas reservadas para candidatos/as cotistas: 4 (quatro) vagas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as; 2 (duas) vagas para candidatos/as autodeclarados/as trans.

§ 2º Para concorrer às vagas referentes às ações afirmativas, os/as candidatos/as deverão preencher formulários específicos de autodeclaração no ato da inscrição, presente em anexo no edital de seleção. Os/as candidatos/as que não preencherem o formulário indicado serão considerados concorrentes regulares.

2.1. No ato da inscrição, os/as candidatos/as às ações afirmativas cujo perfil permite mais do que uma opção para estas vagas deverão eleger uma das modalidades (autodeclarado negro, indígena, trans*, pessoa com deficiência ou, no caso de processo seletivo para o curso de Mestrado, graduados/as da rede privada de ensino superior beneficiários do PROUNI do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica) sendo automaticamente excluído/a das demais. Não será permitida a alteração desta opção no decorrer do processo.

§ 3º - Os/as candidatos/as a que se aplica a reserva de vagas concorrerão às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Assim, caso um candidato autodeclarado negro tenha escore para ser classificado entre as vagas regulares, respeitando-se os critérios da seleção dessas, ele passará a ser contabilizado como tal. A sua correspondente vaga originária ficará em aberto para ser preenchida por outro candidato autodeclarado negro e assim sucessivamente de modo que nenhum candidato autodeclarado negro com escore para acessar as vagas regulares, respeitando-se os critérios dessas, venha a ocupar vaga destinada às ações afirmativas. O mesmo procedimento se aplica para a reserva de vagas para pessoas trans* ou, quando for o caso, a graduados/as da rede privada de ensino superior beneficiários do PROUNI do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mas não às vagas para indígenas e para pessoas com deficiência, cuja seleção possui critérios próprios, conforme explicitado no edital.

§ 4º - Os/as candidatos/as a que se aplica a reserva de vagas classificados/as dentro do número de vagas para ampla concorrência não serão computados/as para efeito do preenchimento de vagas reservadas.

§ 5º - Em caso de desistência de candidato(a) em vaga reservada, a vaga será preenchida por outro/a candidato/a a que se aplica a reserva de vagas posteriormente classificado/a, de acordo com o previsto no § 1º.

Art. 2º - Em caso de inexistência ou não aprovação de candidatos/a autodeclarados negros, pessoas trans* ou, quando for o caso, graduados/as da rede privada de ensino superior beneficiários do PROUNI do governo federal ou da rede pública de ensino superior beneficiários de bolsa de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a

(13)

quem se aplica a reserva de vagas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos/as demais candidatos/as aprovados/as, observada a ordem de classificação. Todavia, caso nenhum candidato seja aprovado como indígena e/ou como pessoa com deficiência, a vaga correspondente será extinta.

Art. 3º - Os/as candidatos/as indígenas e os candidatos provenientes de programas sociais do governo de inclusão na graduação terão direito à isenção automática do pagamento da inscrição para o processo de seleção do PPGPSI.

II – DA SELEÇÃO E DO INGRESSO

Art. 4º - As etapas do processo seletivo serão as mesmas para todos/as candidatos/as, guardadas as especificidades descritas abaixo, exceto no que se refere às vagas para indígenas, que poderão contar com avaliação específica a ser detalhada no edital de seleção.

§ 1 – Para os/as candidatos/as que optarem pelas ações afirmativas, as etapas do projeto (Mestrado e Doutorado) e da prova escrita (Mestrado e Doutorado) terão caráter classificatório, e não eliminatório, de modo a garantir sua participação ao longo de todo o processo seletivo, contanto que não se ausente nem lhe seja atribuída a nota zero (0) em nenhuma das etapas indicadas.

§2 – Ao término do processo seletivo, a classificação obedecerá à média final obtida pelos/as candidatos/as, com média igual ou superior a sete (7,0), no caso de ampla concorrência; e média igual ou superior a cinco (5,0), no caso de candidatos/as a que se aplica a reserva de vagas.

Art.5º - Os/as candidatos/as indígenas terão direito a processo seletivo complementar ou diferenciado para o curso de Mestrado e Doutorado, a ser especificado no edital, o qual leve em conta o caráter oral de sua cultura.

Art. 6º - Os/as candidatos/as trans* terão seu nome social reconhecido e poderão designá-lo no campo previsto no momento de inscrição no processo seletivo e na matrícula.

Art. 7º - Os/as candidatos/as inscritos/as dentro dos parâmetros estabelecidos para a reserva de vagas deverão preencher e assinar uma autodeclaração junto ao requerimento de inscrição no processo seletivo (Anexos).

§ Único – No caso dOs/as candidatos/as com deficiência, poderão registrar no requerimento de inscrição eventuais solicitações de atendimento especial durante o processo de seleção.

III - DAS ORIENTAÇÕES E BOLSAS DE ESTUDO

Art. 8º – Os/as candidatos/as autodeclarados que forem aprovados/as no processo de seleção poderão ser indicados/as a qualquer um/a dos/as orientadores/as que tiverem oferecido vagas no edital de seleção.

(14)

§ Único – O número total de estudantes destinados a um/a único/a orientador/a não poderá ultrapassar o número máximo recomendado pelos órgãos de acompanhamento e avaliação do Programa.

Art. 9º - Os mesmos critérios adotados para a distribuição de vagas, previstos no Art. 1º, valerão para a distribuição das bolsas de estudo para os cursos de Mestrado e Doutorado disponíveis no Programa, com prioridade na atribuição de bolsas aos/às candidatos/as optantes pela reserva de vagas.

§ Único – O número e a subsequente distribuição de bolsas obedecerão às normas estabelecidas pelos órgãos de fomento, acompanhamento e avaliação.

IV - DA PERMANÊNCIA

Art. 10º - Serão aplicadas aos/às estudantes autodeclarados cotistas as mesmas normas e regras em vigor para os demais discentes do PPGPSI.

Art. 11º - A Coordenação tomará iniciativas com a finalidade de facilitar a permanência dos/as estudantes admitidos/as pela reserva de vagas, realizando acompanhamento contínuo de suas atividades no Programa.

Art. 12º - Os/as candidatos/as inscritos/as nos parâmetros previstos para a reserva de vagas poderão participar de curso instrumental de língua estrangeira durante os dois primeiros semestres do seu respectivo curso, o qual contará como créditos cursados no PPPSI.

Art. 13º - No caso dos/as estudantes com deficiência, serão tomadas iniciativas práticas de acesso, mobilidade e comunicação.

Art. 14º - Fica prevista a ampliação da representação discente do Programa de Pós-Graduação em mais uma vaga, reservada aos/às estudantes autodeclarados/as, que terá as mesmas atribuições dos demais, inclusive nas reuniões da COMPÓS.

V - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 15º - Esta resolução entra em vigor a partir da data de sua aprovação em reunião Plenária do PPGPSI.

Art. 16º - Os casos envolvendo autodeclaração e comprovação da identidade dos/as candidatos/as inscritos/as dentro dos parâmetros previstos para a reserva de vagas serão examinados pela Comissão de Ações Afirmativas (CAF) da Universidade.

Art. 17º - Os casos omissos nesta resolução serão resolvidos pela Câmara de Pós-Graduação (CAMPG) da Universidade.

Porto Alegre, 21 de junho de 2017.

(o original encontra-se assinado)

(15)

Anexo IV

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL SELEÇÃO DE MESTRADO

Eu,

_______________________________________________________________

________________,

CPF nº_______________________________________, portador/a do documento de identidade nº___________________________________, declaro, para o fim específico de atender aos itens requeridos no EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – MESTRADO, do Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estou apto/a a concorrer à vaga destinada aos/às candidatos/as autodeclarados/as negros/as. Estou ciente de que, se for detectada falsidade nessa declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Porto Alegre, ____ de ______________ de ______.

___________________________________________

Assinatura

(16)

Anexo V

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE INDÍGENA SELEÇÃO DE MESTRADO

Eu,_____________________________________________________________

__________________,

CPF nº ______________________________________________, portador/a do documento de identidade nº _____________________________, declaro, para o fim específico de atender aos itens requeridos no EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – MESTRADO, do Programa de Programa de Pós- Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, meu pertencimento ao povo indígena (identificar) ______________________________________, e que resido no Brasil, no Município _____________________________________________, no Estado _______________________________. Estou ciente de que, se for detectada falsidade nessa declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Porto Alegre, ____ de ______________ de ______.

___________________________________________

Assinatura

(17)

Anexo VI

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNICA SELEÇÃO DE MESTRADO

Eu,_____________________________________________________________

__________________,

CPF nº______________________________________________, portador/a do

documento de identidade

nº______________________________________________, declaro, para o fim específico de atender aos itens requeridos no EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – MESTRADO, do Programa de Programa de Pós- Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estou apto/a a concorrer à vaga destinada a pessoas com deficiência e que esta declaração está em conformidade com o Art 2° do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015).

Registo as seguintes informações sobre os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários a minha participação no processo seletivo:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

________________________________________

Estou ciente de que, se for detectada falsidade nessa declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Porto Alegre, ____ de ______________ de ______.

___________________________________________

Assinatura

(18)

Anexo VII

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOAS TRANS*

(TRAVESTIS, TRANSEXUAIS E TRANSGÊNEROS) SELEÇÃO DE MESTRADO

Eu,

_______________________________________________________________

________________,

CPF nº______________________________________________, portador/a do

documento de identidade

nº______________________________________________, declaro, para o fim específico de atender aos itens requeridos no EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – MESTRADO, do Programa de Programa de Pós- Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estou apto/a a concorrer à vaga destinada a pessoas trans*

(travestis, transexuais e transgêneros). Estou ciente de que, se for detectada falsidade nessa declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Requer inclusão de nome social? * ( ) SIM ( ) NÃO

Nome de Registro:

_______________________________________________________________

____

Nome Social:

_______________________________________________________________

________

Porto Alegre, ____ de ______________ de ______.

___________________________________________

Assinatura

* A cópia da Carteira de Nome Social substitui este requerimento.

(19)

Anexo VIII

FORMULÁRIO DE DECLARAÇÃO DE GRADUADOS/AS DA REDE PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR - BENEFICIÁRIOS/AS DO PROUNI DO GOVERNO FEDERAL - OU DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR - BENEFICIÁRIOS/AS DE BOLSA DE ESTUDO VOLTADA A ESTUDANTES

DE GRADUAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

SELEÇÃO DE MESTRADO

Eu,

_______________________________________________________________

________________,

CPF nº_______________________________________, portador/a do documento de identidade nº___________________________________, declaro, para o fim específico de atender aos itens requeridos no EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – MESTRADO, do Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que fui beneficiário/a: ( ) do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou ( ) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica*. Estou ciente de que, se for detectada falsidade nessa declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Porto Alegre, ____ de ______________ de ______.

___________________________________________

Assinatura

* Deve ser anexado o documento comprobatório do/a beneficiário/a.

Referências

Documentos relacionados

O candidato cujo perfil permite mais do que uma opção para as vagas mencionadas deverão eleger apenas uma das modalidades (autodeclarado negro, indígena, pessoa

3.2.1 Avaliação do conhecimento do candidato em relação às linhas de pesquisa do programa 3.2.1.1 – Avaliação do conhecimento será realizada com base na análise de um

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concederá isenção de taxa de inscrição para os candidatos ao processo

endereços para inscrição para o Processo de Seleção Mestrado 2022 ANEXO 2 – Ficha de Inscrição para o Processo de Seleção Mestrado 2022 ANEXO 3 – Planilha eletrônica

1º - Do número de vagas definido para cada processo seletivo, fixado nos respectivos editais dos cursos de Mestrado e Doutorado, em torno de trinta por cento (30%) serão

O Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Neurociências (PGN), do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 25

Art. 7º - O Processo de Seleção será constituído de duas etapas: a) Prova escrita, objetiva, elaborada pelo orientador para o qual o candidato requereu