• Nenhum resultado encontrado

Enfermagem E Os Cuidados Emergenciais Na Doença Hipertensiva Específica Na Gravidez

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Enfermagem E Os Cuidados Emergenciais Na Doença Hipertensiva Específica Na Gravidez"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Enfermagem E Os Cuidados Emergenciais Na Doença Hipertensiva Específica Na Gravidez

ESTADO DA ARTE

SANTOS, Keilane Carvalho [1], BRASILEIRO, Marislei Espíndula [2]

SANTOS, Keilane Carvalho. BRASILEIRO, Marislei Espíndula. Enfermagem E Os Cuidados

Emergenciais Na Doença Hipertensiva Específica Na Gravidez. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 08, pp. 17-26 Novembro de 2018. ISSN:2448-0959 Contents

RESUMO INTRODUÇÃO OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3. MATERIAIS E MÉTODOS 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 PERFIL DOS ESTUDOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

RESUMO

Objetivos: investigar as causas da hipertensão gestacional; conhecer a classificação das doenças hipertensivas na gestação mais aceitas na atualidade; definir a assistência da enfermagem nos cuidados emergenciais na doença hipertensiva específica na gravidez. Materiais e Método: Estudo do tipo descritivo, exploratório, com análise integrativa da literatura disponível em bibliotecas convencionais e virtuais. Resultados: a hipertensão arterial gestacional é considerada uma das mais importantes

complicações do ciclo gravídico-puerperal, com incidência entre 6% a 30% das gestantes e resulta em alto risco de morbidade e mortalidade materna e perinatal. Os cuidados emergenciais dedicados a gestante hipertensiva pela enfermagem são: monitorar seus sinais vitais, auferir a pressão arterial, manter o

ambiente tranquilo, instruir quanto à importância de relatar sintomas como cefaleia, alterações visuais, tonteira e dor, puncionar e manter acesso venoso periférico, de acordo com a prescrição médica.

Conclusão: as mulheres grávidas com hipertensão são consideradas vulneráveis e necessitam de maior atenção por parte da enfermagem, principalmente nos casos de cuidados emergenciais, exigindo um conhecimento maior dos enfermeiros responsáveis pelas mulheres gestantes.

Palavra-chave: Enfermagem, Gestação, Hipertensão, Cuidados de Enfermagem.

INTRODUÇÃO

A partir da percepção de que a hipertensão gestacional é uma das mais importantes complicações durante

(2)

a gravidez, principalmente por apresentar alto risco de morbidade e mortalidade tanto para a mãe quanto para o feto, é que se propõe o estudo intitulado “Enfermagem e os Cuidados Emergenciais na Doença Hipertensiva Especifica Gravidez”.

A hipertensão na gravidez recebe a designação de síndrome hipertensiva gestacional a partir da aferição pressórica igual ou acima de 140 mmHg para pressão sistólica e 90 mmHg para pressão diastólica, sendo esta identificada na fase V de Karotkoff, pois os sons de Karotkoff possibilitam definir com mais exatidão os momentos de variação das pressões arteriais, com reconhecimento do exato valor das pressões

sistólicas e diastólicas (THULER et al., 2018).

As síndromes hipertensivas gestacionais são ainda classificadas em hipertensão arterial crônica, hipertensão arterial crônica super ajuntada à pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e eclampsia (OLIVEIRA, 2015).

A questão norteadora foi: quais os cuidados emergenciais da enfermagem em relação às mulheres

grávidas com risco de doenças causadas pela hipertensão arterial? Para responder a este questionamento, utilizou-se como metodologia a revisão integrativa, a qual foi conduzida nas seguintes etapas: definição da questão norteadora; busca na literatura de estudos primários sobre a enfermagem e os cuidados emergenciais na doença hipertensiva na gravidez; descrição de dados; análise e síntese dos resultados e discussões a partir da revisão da literatura.

A busca dos textos primários foi feita por meio dos descritores emergência, gravidez e hipertensão arterial da Biblioteca Virtual de Enfermagem (BIREME). A escolha dessa base de dados foi em virtude do

quantitativo de indexação de artigos da área de saúde, bases que contemplam estudos primários, bem como temáticas relacionadas à enfermagem.

O estudo dos dados foi caracterizado no quadro 1 contemplando: autor, objetivos, métodos e resultados.

A análise dos resultados evidenciados foi feita de modo descritivo, apresentando uma síntese de cada estudo incluído na revisão integrativa.

A justificativa para este estudo é que a hipertensão arterial gestacional é considerada uma das mais importantes complicações do ciclo gravídico-puerperal, com incidência entre 6% a 30% das gestantes e resulta em alto risco de morbidade e mortalidade materna e perinatal (BRAZ, 2017). Além disso, as mulheres grávidas com hipertensão são consideradas vulneráveis e necessitam de maior atenção por parte da enfermagem, principalmente nos casos de cuidados emergenciais, exigindo um conhecimento maior dos enfermeiros responsáveis pelas mulheres gestantes.

Completam o rol de justificativas, o fato de que os resultados deste estudo poderão auxiliar no aprimoramento de estratégias preventivas, evitando de forma primária, a morbidade e mortalidade materna e do feto.

Espera-se com este estudo a promoção dos conhecimentos de todos aqueles que se interessam pelo assunto, em especial, a equipe de enfermagem responsável pelas grávidas com risco de hipertensão arterial.

OBJETIVOS

Investigar as causas da hipertensão gestacional segundo a literatura.

(3)

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a classificação das doenças hipertensivas na gestação mais aceitas na atualidade;

Definir a assistência da enfermagem nos cuidados emergenciais na doença hipertensiva específica na gravidez.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Estudo do tipo descritivo e bibliográfico, exploratório, com análise integrativa da literatura disponível em bibliotecas convencionais e virtuais.

O estudo bibliográfico se caracteriza pela análise de livros, revistas, outros tipos de pesquisa e portal eletrônico especializado (SEVERINO, 2006).

A revisão integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática tendo como objetivo apresentar as fases constituintes de uma revisão integrativa e os aspectos relevantes a serem considerados para a utilização desse recurso metodológico. Trata-se de um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico e baseado na experiência vivenciada pelas autoras por ocasião da realização de uma revisão integrativa (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010).

A revisão integrativa se caracteriza pela análise de pesquisas de relevância para a tomada de decisão e melhoria da prática clínica da enfermagem, possibilitando a síntese sobre determinado assunto

pesquisado, neste caso específico, sobre a enfermagem e os cuidados emergenciais na doença hipertensiva específica na gravidez.

Mendes et al., (2008) esclareceu que a revisão integrativa possui 6 fases: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos /amostragem ou busca de literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados; apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 PERFIL DOS ESTUDOS

A seguir, o fluxograma sintetiza a busca dos 13 artigos que compuseram a amostra final da revisão integrativa.

(4)

Fonte: autor

Os resultados e discussões deste artigo foram construídos a partir da pesquisa realizada na base de dados do BIREME, cuja pesquisa através dos descritores enfermagem, gestação, hipertensão e cuidados de enfermagem resultaram na seleção de 13 artigos, destes 4 são revisão e 9 são de campo, sendo 1 estudo transversal e 1 estudo de caso.

Quadro 1: Classificação das revisões pelo autor, objetivos e resultados.

Nº Autor Resultados

1 THULER, Andréia Cristina de

Moraes Chaves et al., (2018)

Foram identificadas as categorias Tratamento

medicamentoso/suplementação, destacando a possibilidade de complicações quando iniciado precocemente; “Estilo de vida”, mediante o incentivo de práticas saudáveis que implicam a melhora da saúde do binômio e Assistência pré-natal, salientando a

necessidade de mais ações

(5)

direcionadas à atenção às gestantes de alto risco

2 TANURE, Lívia Murta et al.,

(2014).

As crises hipertensivas decorrentes de comorbidades próprias ou que complicam a gestação podem ser abordadas com diferentes drogas e estratégias. Porém, não há

evidência clara de qual anti- hipertensivo é preferível na

abordagem da crise hipertensiva na gestação. Até que melhores

evidências estejam disponíveis, a escolha do obstetra depende da sua experiência e familiaridade com a droga em particular.

3 FREIRE, Cláudia Maria Vilas;

TEDOLDI, Citânia Lúcia (2015)

A duração da hipertensão > 4 anos e a história prévia de PE aumentam o risco de PE sobreposta, e a presença de insuficiência renal ou disfunção ventricular aumentam o risco de complicações clínicas graves, com piora do prognóstico materno e fetal.

4 VASCONCELOS, Maria José et

al., (2015).

Os dados pontaram a hipertensão como a maior causa de morte materna no país, sendo responsável por cerca de 35% da taxa de 140 – 160 mortes maternas/100.000 nascidos vivos. Os dados diferem pelas diversas regiões geográficas, mas em todas elas a hipertensão ocupa o primeiro lugar. Em relação à mortalidade perinatal, a taxa nacional é de 150/1000 partos, e mesmo sob outra roupagem diagnóstica (prematuridade, sofrimento fetal, crescimento fetal restrito), a hipertensão está

assinalada como a maior causa dos óbitos fetal ou do recém-nato.

Fonte: Autora da pesquisa (2018)

Thuler (2018) realizou uma revisão integrativa, sem delimitação temporal, realizada em cinco bases de dados, nos idiomas inglês, espanhol e português, no mês de junho de 2017, obtendo 75 artigos

selecionados por meio de instrumento já validado. Para este autor, a gravidade das síndromes

hipertensivas na gravidez, o Ministério da Saúde implementou as políticas públicas para atender a mulher em sua integralidade, em todas as fases da vida, respeitando as necessidades e características de cada uma delas.

(6)

Tanure et al., (2014) realizou sua pesquisa no período de janeiro de 2014 a fevereiro de 2014, através de busca de artigos na base de do MEDLINE via PubMed usando os termos descritores do MESh: “pre- eclâmpsia”, “hypertensive emergency”, “hypertensive disorders”, “pregnancy”. Foram encontrados e selecionados 514 artigos após leitura dos títulos e resumos; desses, 36 foram selecionados para leitura.

Um total de 14 artigos foi utilizado para redação final do texto.

Estes autores esclareceram que dentre as causas mais frequentes de morte materna destacam-se a pré- eclâmpsia e a hipertensão gestacional, definidas pelo aumento dos níveis de pressão arterial após a vigésima semana de gestação, associada ou não a proteinúria.

Freire e Tedoldi (2015) realizaram uma revisão integrativa, a qual foi conduzida nas seguintes etapas:

elaboração da questão de pesquisa; amostragem ou busca na literatura dos estudos primários; extração de dados; avaliação dos estudos primários incluídos na revisão; análise e síntese dos resultados da revisão e apresentação da revisão.

Estes autores afirmaram em seus estudos que a hipertensão gestacional se constitui de um risco materno induzindo alterações metabólicas e vasculares a longo prazo e podem estar associadas ao aumento do risco cardiovascular e devem ter seu perfil de risco dessa doença avaliado depois de 6 meses do parto e sob orientação médica, iniciar medidas preventivas eficazes com a maior precocidade possível, evitando outras complicações.

Em relação ao feto, o desenvolvimento da hipertensão arterial na gravidez pode trazer sérios riscos à criança, como a aterosclerose precoce, comprometimento do crescimento fetal, baixo peso, dentre outras intercorrências que podem colocar em risco a qualidade de vida após o nascimento.

Quadro 2: Classificação dos estudos de campo

Nº Autor Resultados

A Oliveira e Graciliano (2015) As prevalências de SHG e DHG

foram, respectivamente, de 18,4%

e 6,5%; o ganho ponderal excessivo mostrou-se um fator independente associado à prevalência de SHG (RP 2,91;

IC95% 1,58;5,35); idade ?35 anos (RP 4,33; IC95% 1,61;11,69) e sobrepeso (RP 2,97; IC95%

1,05;8,37) associaram-se ao DMG.

B Rodrigues (2016) As anormalidades detectadas

foram: aumento da razão

proteinúria/creatininúria em 5,2%, creatinina alta em 19,6% e

incremento de cistatina C em 14,7% das gestantes.

C Pascoal (2015) Uma importante distinção deve ser

feita entre a síndrome pré-

eclampsia/eclampsia, reconhecida quando há elevação da pressão arterial pela primeira vez durante a

(7)

gravidez, e a hipertensão preexistente (crônica). As duas situações, embora ambas

caracterizadas por hipertensão, são fisiopatologicamente diversas e têm diferentes implicações agudas e a longo prazo para a mãe e para o feto.

D Silva (2015) Espera-se diminuir o número de

casos de gestantes com pré- eclampsia e as complicações decorrentes da hipertensão gestacional.

E Reiners et al., (2015) A identificação desses

diagnósticos permitiu o vislumbre dos problemas de enfermagem que as gestantes hipertensas da unidade pesquisada têm apresentado, bem como apontou para a necessidade de incrementar a prática de educação em saúde voltada para essa clientela.

F Assis; Viana e Rassi (2017) Os fatores de risco para as

síndromes hipertensivas

gestacionais (SHG) são vários e podem relacionar-se à região e etnia da população. No Estado de Goiás, são escassos os estudos sobre esse tema.

G Silva (2016) Dentre as principais condições

patológicas que podem afetar a gravidez podemos citar: doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) que, constitui uma das mais comuns e de maior

morbimortalidade materna e perinatal.

H Oliveira et al., (2016) Os dados da pesquisa sugerem que

tanto HAC quanto HG

aumentaram risco para PIG, Apgar baixo no 1º e 5º minutos, infecção neonatal, SAM, prematuridade e SAR. HAC apresentou maior risco relativo para prematuridade.

I Spineli et al., (2014) Observa-se que o diagnóstico não

foi definido na primeira consulta em mais da metade das pacientes com síndrome de pré-eclâmpsia,

(8)

evidenciando a importância do seguimento pós-natal neste grupo.

Aproximadamente 1/3 das puérperas, as quais foram

classificadas com diagnóstico de PES e HC, permanecem em acompanhamento ambulatorial, visto tratar-se de patologias crônica

Fonte: Autora da pesquisa (2018)

Os estudos de Oliveira e Graciano (2015) se refere estudo transversal, realizado no ano de 2013, no hospital universitário do município, mediante aplicação de formulário padronizado, avaliação

antropométrica e consulta a pareceres médicos; foram calculadas razões de prevalência (RP) brutas e ajustadas e intervalos de confiança de 95% (IC95%), por regressão de Poisson.

Estes autores avaliaram a prevalência e os fatores associados aos desfechos da síndrome hipertensiva da gravidez (SHG) e diabetes mellitus gestacional (DMG) em uma maternidade pública de Maceió-AL, Brasil.

Rodrigues (2016) realizaram um estudo de campo B avaliou 103 gestantes portadoras de HAC que foram comparadas a um grupo controle (n = 22), no qual os autores identificaram que 64% das mulheres tiveram múltiplas gestações, 7,8% tinha história prévia de doença renal e ¼ evoluiu para doença hipertensiva específica da gravidez (pré-eclâmpsia e eclampsia). Este autor confirmou que a principal causa da morbidade e mortalidade do binômio materno fetal são as síndromes hipertensivas.

Pascoal (2015) realizou o estudo de campo com 20 mulheres a partir do terceiro mês de gravidez. Este autor constatou que as doenças hipertensivas da gravidez, que complicam 5% a 8% de todas as gestações, contribuem significativamente tanto para a morbimortalidade materna quanto fetal.

Silva (2015) realizou suas pesquisas através de procedimentos metodológicos que incluíram diagnóstico situacional, revisão bibliográfica e elaboração do plano de intervenção. Seu trabalho resultou na

elaboração de um plano de intervenção com vistas à prevenção da doença hipertensiva específica da gestação e suas complicações.

Reiners et al., (2015) realizaram a coleta dos dados com 10 gestantes por meio de entrevista

semiestruturada e exame físico, utilizando-se um instrumento baseado nos Padrões Funcionais de Saúde de Gordon. Os dados foram analisados, categorizados e sintetizados seguindo-se o modelo de raciocínio diagnóstico hipotético-dedutivo de Gordon. Estes autores levantaram os diagnósticos de enfermagem mais frequentes em gestantes hipertensas de um hospital universitário.

Assis, Viana e Rassi (2017) realizaram um estudo caso-controle por meio da análise dos prontuários das parturientes da Maternidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em 2005. Os fatores de risco foram analisados pela análise de regressão logística e pelo teste exato de Fisher.

Estes autores investigaram os fatores de risco maternos para o SHG.

Silva (2016) realizou-se um estudo de caso com 20 mulheres grávidas assistidas no hospital das clínicas no período de novembro a dezembro de 2017. Este autor verificou quais as condições clínicas neonatais

(9)

de crianças cujas mães desenvolveram a doença hipertensiva específica da gestação (DHEG).

Oliveira et al., (2016) realizou um estudo de campo H foi realizado um estudo observacional e retrospectivo, realizado em hospital terciário, entre janeiro de 2006 e outubro de 2016. Estes autores avaliaram as repercussões perinatais nas síndromes hipertensivas em gestações.

Spineli et al., (2014) realizou um estudo de campo visando a análise da distribuição das pacientes em relação à sua classificação na DHG. Verificou-se as médias de idade e pressão arterial. Todas as gestantes que participam são devidamente informadas das pesquisas desenvolvidas, e só participam dando seu consentimento após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética/PUCRS. Estes autores caracterizaram e classificaram a população de gestantes com DHG atendidas no Hospital São Lucas da PUCRS que recebem acompanhamento no Ambulatório de Hipertensão do Serviço de Nefrologia.

Os autores concordam que a hipertensão gestacional se constitui de um problema de saúde pública e grande parte das pacientes pode apresentar a forma leve e não progredir para a forma mais grave de hipertensão. No entanto, em alguns casos, a progressão para a forma grave pode ser acelerada, evoluindo em dias ou até horas. Como a grande importância do tratamento é evitar a morbimortalidade materna e perinatal, principalmente até o momento do parto, mesmo quando diagnosticadas como portadoras da forma leve, as pacientes devem ser monitoradas continuamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dentre os autores pesquisados constatou-se que a síndrome hipertensiva gestacional é uma das principais causas da mortalidade materna no Brasil, sendo uma patologia responsável pelo grande número de partos prematuros causado pelo aumento da pressão arterial em mulheres grávidas.

Além disso, ficou esclarecido que o diagnóstico de hipertensão arterial na gravidez é feito quando os níveis pressóricos são iguais ou superiores a 140/9 mmHg. Os estudos mostraram que a síndrome hipertensiva da gestação pode ser classificada em quatro tipos principais: pré-eclâmpsia: quando a

hipertensão arterial surge após 20 semanas de gestação e está associada à proteinúria; hipertensão crônica de qualquer etiologia: quando identificada antes da gestão ou antes de 20 semanas de gestação; pré- eclâmpsia sobreposta à hipertensão crônica da paciente previamente hipertensa ocorrida após 20 semanas de gestação; e hipertensão gestacional quando a manifestação ocorreu após 20 semanas de gestação.

A partir desta constatação, os estudos esclareceram que as mulheres grávidas com hipertensão são consideradas vulneráveis e necessitam de maior atenção por parte da enfermagem, principalmente nos casos de cuidados emergenciais, exigindo um conhecimento maior dos enfermeiros responsáveis pelas mulheres gestantes.

Portanto, os cuidados emergenciais da enfermagem em relação às mulheres grávidas com riscos de doenças causadas pela hipertensão arterial requerem capacitação, habilidade e efetividade do profissional de enfermagem no manejo de situações que possam trazer complicadores durante o ciclo gravídico puerperal.

REFERÊNCIAS

ASSIS, Thaís Rocha; VIANA, Fabiana Pavan; RASSI, Salvador. Estudo dos principais fatores de risco

(10)

maternos nas síndromes hipertensivas da gestação. Arq. Bras. Cardiol. São Paulo, v.2, n.3, 2017.

BRAZ, Melissa Medeiros. Hipertensão arterial na gravidez: cartilha de cuidados. Santa Maria: Editora da pró-reitoria de extensão da UFSM, 2017.

FACCO, Daiana; KRUEL, Cristina Saling. Corpo e Sexualidade: Repercussões psicológicas da gestação. São Paulo, 2013. Disponível em:

FREIRE, Cláudia Maria Vilas; TEDOLDI, Citânia Lúcia. Hipertensão arterial na gestação. Arquivos brasileiros de cardiologia, São Paulo, v.39, n.6, dez./2015.

HERCULANO, Marta Maria Soares et al. Aplicação do processo de enfermagem a pacientes com hipertensão gestacional fundamentada em orem. Rev Rene, Fortaleza, v.12, n.2, abr./jun. 2011.

MENDES, Karina Dal Sasso et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Florianópolis, Revista Texto Contexto, v.17, n.4, out./dez. 2008.

NETO NORONHA, Carlos; SOUZA, Alex Sandro Rolland de; AMORIM, Melânia Maria Ramos.

Tratamento da pré-eclâmpsia baseado em evidências. Revista de Saúde da Mulher, Pernambuco, v.2, n.

4, jan./jul. 2010.

OLIVEIRA, Alane Cabral Menezes; GRACILIANO, Nayara Gome. Síndrome hipertensiva da gravidez e diabetes mellitus gestacional em uma maternidade pública de uma capital do nordeste brasileiro, 2013:

prevalência e fatores associados. Revista de Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.24, n. 3, jul./set. 2015.

OLIVEIRA, Cristiane Alves et al. Hipertensão arterial e fatores de risco em gestantes. Revista de Enfermagem de Maringá, Maringá, v.1, n.2, 2016.

PASCOAL, Istênio F. Hipertensão e gravidez. Rev Bras Hipertens, São Paulo, v.21, n. 4, jul./set. 2016.

REINERS, Annelita Almeida Oliveira et al. Hipertensão arterial: perfil de saúde das gestantes no setor de emergência de um hospital público de São Paulo. Revista Texto e Contexto Enfermagem, São Paulo, v.

2, n.5, 2015.

RODRIGUES, Cibele Saad. Hipertensão crônica na gestação: muito a aprender. J. Bras. Nefrol. São Paulo, v.38, n. 2, 2016.

SPINELI, Luís Fernando et al. Prevenção da eclampsia baseada em evidências. Revista Rene, Fortaleza, jun./dez. 2014.

SILVA, Amanda Alves; SANTOS, Larice Cícera da Costa; BRITO, Aline de Souza. A importância do acompanhamento farmacêutico no período gestacional. São Paulo, 2012. Disponível em: Acesso em:

15/09/2018.

SILVA, Rozeli Viana Gomes. Doença hipertensiva específica da gestação. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.3, n.2, 2015.

SILVA, Vanessa Thaís de Souza. Doença específica da gestação: repercussão do recém-nascido. Revista

(11)

UEPB, Paraíba, v.1, n.1, 2016.

SOUZA, Adelino Ferreira. Diabetes gestacional, Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 63, nº 4, nov./dez. 2010.

TANURE, Lívia Murta et al. Panorama das complicações perinatais. Anais III Combracis, São Paulo, v.1, n.1, 2014.

THULER, Andréia Cristina de Moraes Chaves et al. Medidas preventivas das síndromes hipertensivas na gravidez na atenção primária. Rev Enferm UFPE, Recife, v.12, n.4, abr./2018.

VASCONCELOS, Maria José et al. Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, São Paulo, v.2, n.23, 2015.

WANNMACHER, Lenita. Manejo da hipertensão na gestação: o pouco que se sabe.

Boletim do ministério da saúde, n. 11, Brasília, 2004.

[1] Graduada em Enfermagem. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

[2] Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Enfermagem, Docente do CEEN Enviado: Outubro, 2018

Aprovado: Novembro, 2018

Referências

Documentos relacionados

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) em São Paulo instalado em 1967 está completando seu quinquagésimo ano de funcionamento, motivo pelo qual programamos a realização de

Com o passar dos meses, outra das consequências da gravidez é o aparecimento de dores nas costas, provocadas pelo aumento do peso da barriga. Dá-se ainda uma alteração do centro

Os depoimentos acima corroboram os dados do questionário. E dão voz aos frios números, provocando uma grande possibilidade de sentimentos, já que essas mulheres estão sendo

This work, in spite of not finding significant differ- ences regarding most gestational variables related to neonatal data (parity, smoking, alcohol consumption, marital

[r]

O II SEMINÁRIO é fruto das pesquisas e estudos realizados no âmbito do NETPDH – Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos, vinculado ao Programa de