• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES DO MUSEU OCEANOGRÁFICO DA FURG NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE C OM A CO MU NIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "AÇÕES DO MUSEU OCEANOGRÁFICO DA FURG NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE C OM A CO MU NIDADE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

\

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

A Ç Õ E S D O M U S E U O C E A N O G R Á F IC O D A F U R G N O P R O C E S S O D E IN T E G R A Ç Ã O D A U N IV E R S ID A D E

C O M A C O M U N ID A D E

ELEONORA M. F. VIEIRA' LAUROJ.P. BARCELLOS"

RESUMO

A Universidade do Rio Grande tem uma estreita ligação com o estudo do ecossistema costeiro da região na qual está inserida. Para tanto, contribuem sobremaneira as ações educativas desenvolvidas pelo Museu Oceanográfico. Entre elas destacamos o Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha, que busca implementar uma formação ambiental marinha, servindo de apoio ao sistema de ensino e capa citação da comunidade em geral.

ABSTRACT

The actions of FURG's Oceanographic Museum in the process of integration of the University with the community

The University of Rio Grande has a close connection with the coastal environment where it is situated. The Oceanographic Museum, which belongs to the University of Rio Grande, has a special structure to work with this ecosystem at an environmental education levei called CEFAM (center for education and formation on the environment). The main goal of CEFAM is to contribute to the community by teaching students how to interrelate the various aspects of their local ecosystem.

1 -IN T R O D U Ç Ã O

1 .1 - C a ra c te riz a ç ã o d o M u n ic íp io

o

Município do Rio Grande, situado na planície costeira sul, no

Contexto de importantes geo-ambientes naturais, possui uma população

altamente concentrada na zona urbana. Para uma comunidade de 172.000

• Bibliotecária, Núcleo de Informação e Documentação - FURG. " Ocean6grafo, MOFURG.

(2)

habitantes, a taxa de urbanização é de 96%.

A zona urbana do Rio Grande constitui um complexo de funções ditadas pela posição geográfica. O acesso oceânico pela embocadura da Laguna dos Patos confere-lhe função portuária marítima no Estado. O ambiente oceânico costeiro oferece as condições de exploração dos recursos pesqueiros, paralelamente

à

do seu potencial turístico.

Rio Grande é sede do único pólo pesqueiro do Rio Grande do Sul. A configuração praieira permitiu o desenvolvimento de um segundo centro urbano - Cassino - com função balneária e residencial.

O conjunto portuário, o distrito industrial e a concentração urbana constituem um complexo poluidor em área de ecossistemas interligados por relações de mútua dependência.

A presença de indústrias de refino de petróleo e de fertilizantes põe em destaque a necessidade de compatibilização entre o processo de desenvolvimento e a preservação ambiental.

A rede de ensino na região é constituída de 40 escolas estaduais, 148 escolas municipais, 7 escolas particulares e uma federal.

Além destas características, são municípios sob influência geo-educacional: São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Mostardas e Tavares.

2 - HISTÓRICO

O CENTRO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AMBIENTAL

MARINHA (CEFAM) surgiu idealizado por um grupo de professores da Fundação Universidade do Rio Grande, sob a coordenação e idealismo do Oceanógrafo Lauro Barcellos.

A partir da aprovação do "Projeto Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha" realizaram-se as obras, situadas junto ao Museu Oceanográfico da FURG. Hoje, inaugurada sua estrutura física, estamos executando a segunda fase do projeto, com a efetiva operacionalização do CEFAM.

3 - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

3.1 - Constituição legal

A Universidade está integrada no geo-ambiente costeiro. Os estudos e as pesquisas que se desenvolvem nos ecossistemas estuário-costeiro definem uma postura universitária voltada ao seu meio natural.

226

BIBlOS, Rio Grande, 8: 225 - 233, 1996·

Nada mais compatível, portanto, que a existência de um Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha capaz de estabelecer o elo entre as necessidades de utilização e a preservação do geossistema da planície costeira.

"A área retrata os acontecimentos naturais de um passado recente, a dinâmica hidrosedimentar atual, o delineamento de formas futuras" (Vieira & Rangel, 1988) e os condicionamentos dos ambientes bioqeoqráflcos.

"Nada é definitivo nessa área, tudo transita, evolui, transforma-se. A linha entre a estabilidade e a instabilidade dos ambientes ecossistêmicos é muito tênue" (Vieira

&

Rangel, 1988). Os processos sócio-demográfico-econômicos sempre causam impacto no ambiente.

Nas áreas altamente sensíveis, a necessidade de comportamento preservacionista é um imperativo imediato. O CEFAM responde a esse imperativo e conta com a infra-estrutura técnica e de recursos humanos da Universidade, estando vinculado ao Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios".

3.2 - Atribuições do CEFAM

O CEFAM é elemento de ligação entre a comunidade e a FURG no sentido de implementação de ações de formação ambiental marinha. Sendo essa atribuição uma atividade extensionista por excelência, os projetos desenvolvidos no CEFAM estão vinculados

à

Superintendência de

Extensão.

3.3 -Instituições ligadas ao CEFAM

Comunidade formada por entidades e organismos oficiais e não-oficiais relacionados às questões arnbientais.

4 - JUSTIFICATIVA

A questão ambiental global.

Face à iminência de uma drástica recessão mundial, com a escassez acentuada dos recursos naturais não-renováveis, e com o inevitável incremento da demanda energética, têm aumentado nos últimos anos as discussões no âmbito internacional com relação à necessidade do estabelecimento de políticas de desenvolvimento auto-sustentado.

Como ficou evidenciado no recente Fórum Global, urgem rnudanças comportamentais e estruturais na sociedade moderna, com vistas

BIBlOS, Rio Grande, 8: 225 - 233, 1996.

(3)

não somente a uma redução no nível de consumo de produtos e comodidades, mas também a um melhor aproveitamento das fontes de energia atualmente disponíveis, através do emprego de metodologias apropriadas de exploração de recursos.

Guattari (1990) postula que "não haverá verdadeira resposta

à

crise ecológica, a não ser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural, reorientando os objetivos da produção de bens materiais e imateriais". Tal estratégia deve ser alicerçada no desenvolvimento da ciência voltada para a conservação do meio ambiente, de modo a aumentar a compreensão dos processos naturais básicos que mantêm os sistemas ecológicos balanceados auto-sustentáveis, e assim progredir do atual estágio de parasita para o de mutualista na sua relação com a natureza, sob pena de, como parasita imprudente, explorar seu hospedeiro a ponto de morrerem juntos, como alerta Odum (1972).

O modelo vigente de desenvolvimento, fundamentado na teoria keynesiana, e apoiado na suposição básica de recursos infinitos, embora justificável em face da grande abundância de recursos na época, mostra-se agora inadequado diante da constatação de que os sistemas naturais são mais finitos do que se supunha no início da revolução industrial.

Dessa forma, apresenta-se como grande desafio para o próximo século a ordenação do processo de desenvolvimento global, de modo a adequar a demanda social com a oferta ambiental.

A iminência de exaustão dos recursos naturais (água, solo, minerais, plantas, alimentos, oxigênio, etc.) é resultante de um balanço desequilibrado no sentido da demanda, o que tem levado a crises econômicas mundiais, fome, miséria social, degradação.

5 -

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

O E N V O L V IM E N T O D A U N IV E R S ID A D E N A Q U E S T Ã O A M B IE N T A L

Após quinze anos de pesquisas oceanográficas voltadas exclusivamente para a zona estuarina e plataforma continental, a FURG passou a dedicar maior atenção aos processos que atuam na zona costeira emersa, capazes de controlar, direta e indiretamente, os recursos da zona costeira submersa.

Esses processos, que resultam na alteração da quantidade, qualidade e taxas de fluxo da água de escoamento, são fortemente influenciados pelo padrão de ocupação humana que se verifica de forma intensiva e descontrolada na bacia hidrográfica da Laguna dos Patos e mais especificamente no estuário.

Esse desenvolvimento vigente engloba tendências preocupantes

228

BIBLOS. Rio Grande, 8: 225 - 233.

1996 .

de degradação ambiental que se refletem na redução dos recursos desse complexo sistema ecológico (biológicos, turísticos e paisagísticos).

Tal condição impôs a necessidade de inserir a FURG no contexto social de forma mais direta, centrando esforços na área de extensão, em projetos que levaram a uma salutar troca de experiências com a comunidade.

O CEFAM atua nesse sentido como um meio para plasmar as aspirações sociais em nível local, nacional ou internacional através de várias frentes de atuação complementar:

- discussões;

- formação e treinamento de profissionais altamente qualificados; - elaboração de propostas conjuntas;

- difusão e adaptação de tecnologias às peculiaridades regionais; - elaboração de projetos integrados multiinstitucionais;

- auxílio a organizações governamentais e não-governamentais de modo a aumentar a eficiência organizacional;

- estimulação ao trabalho em equipe com dinamismo, eficiência e busca incessante de um modelo de desenvolvimento auto-sustentado.

Além dessas frentes de atuação, o CEFAM participa ativamente nas escolas de 10

e 20

graus, quer com professores, quer com alunos. No contexto atual, a escola tem grande responsabilidade, através do ensino, de diminuir a distância entre o homem e seu ambiente natural. Tornar o indivíduo consciente do meio ambiente, de seu funcionamento, de seus recursos e limitações, de seus problemas e formas de prevenção, é uma atividade que pode e deve ser desenvolvida pela escola.

Tanner (1978), analisando vários pensadores da área de educação ambiental, encontrou pontos comuns:

- a necessidade de o programa ser desenvolvido no maior número possível de áreas de ensino e abrangendo todo o currículo;

- não cornpará-lo a qualquer matéria curricular já existente, pois o respeito à natureza é um estilo de vida.

Dentro dessa ótica, instrumentalizar o professor para que, através dele, a escola cumpra sua finalidade, é considerado meta prioritária do CEFAM.

Justifica-se, pois, a operacionalização do CEFAM como um importante instrumento para refletir sobre a tarefa da educação ambiental, ordenar idéias e esforços, conduzir trabalhos em grupos de diferentes áreas de conhecimento e ideologias com maturidade e competência, e definir metas objetivas dentro de sua proposta mais ampla, que é assegurar uma melhoria na qualidade de vida, através da manutenção do meio ambiente saudável e produtivo.

(4)

não somente a uma redução no nível de consumo de produtos e comodidades, mas também a um melhor aproveitamento das fontes de energia atualmente disponíveis, através do emprego de metodologias apropriadas de exploraçãode recursos.

Guattari (1990) postula que "não haverá verdadeira resposta

à

crise ecológica, a nãoser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural, reorientando os objetivos da produção de bens materiais e imateriais". Tal estratégia deve ser

alicerçaca

no desenvolvimento da ciência voltada para a conservação do meioambiente, de modo a aumentar a compreensão dos processos naturais básicos que mantêm os sistemas ecológicos balanceados auto-sustentáveis, e assim progredir do atual estágio de parasita para o de mutualista na sua relação com a natureza, sob pena de, como parasita imprudente, explorar seu hospedeiro a ponto de morrerem juntos, como alerta Odum (1972).

O modelo vigente de desenvolvimento, fundamentado na teoria keynesiana, e apoiadona suposição básica de recursos infinitos, embora justificável em face dagrande abundância de recursos na época, mostra-se agora inadequado diante da constatação de que os sistemas naturais são mais finitos do que sesupunha no início da revolução industrial.

Dessa forma,apresenta-se como grande desafio para o próximo século a ordenação do processo de desenvolvimento global, de modo a adequar a demanda social com a oferta ambiental.

A iminência de exaustão dos recursos naturais (água, solo, minerais, plantas, alimentos, oxigênio, etc.) é resultante de um balanço desequilibrado no sentido da demanda, o que tem levado a crises econômicas mundiais,fome, miséria social, degradação.

5 -

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

O E N V O L V IM E N T O D A U N IV E R S ID A D E N A Q U E S T Ã O A M B IE N T A L

Após quinze anos de pesquisas oceanográficas voltadas exclusivamente paraa zona estuarina e plataforma continental, a FURG passou a dedicar maioratenção aos processos que atuam na zona costeira emersa, capazes decontrolar, direta e indiretamente, os recursos da zona costeira submersa.

Esses processos, que resultam na alteração da quantidade, qualidade e taxas de fluxo da água de escoamento, são fortemente influenciados pelo padrão de ocupação humana que se verifica de forma intensiva e descontrolada na bacia hidrográfica da Laguna dos Patos e mais especificamente noestuário.

Esse desenvolvimento vigente engloba tendências preocupantes

228

BIBlOS. Rio Grande. 8: 225 - 233.1996.

de degradação ambiental que se refletem na redução dos recursos desse complexo sistema ecológico (biológicos, turísticos e paisagísticos).

Tal condição impôs a necessidade de inserir a FURG no contexto social de forma mais direta, centrando esforços na área de extensão, em projetos que levaram a uma salutar troca de experiências com a comunidade.

O

CEFAM atua nesse sentido como um meio para plasmar as

aspirações sociais em nível local, nacional ou internacional através de várias frentes de atuação complementar:

- discussões;

- formação e treinamento de profissionais altamente qualificados; - elaboração de propostas conjuntas;

- difusão e adaptação de tecnologias ás peculiaridades regionais; - elaboração de projetos integrados multiinstitucionais;

- auxílio a organizações governamentais e não-governamentais de modo a aumentar a eficiência organizacional;

- estimulação ao trabalho em equipe com dinamismo, eficiência e busca incessante de um modelo de desenvolvimento auto-sustentado.

Além dessas frentes de atuação, o CEFAM participa ativamente nas escolas de 1.oe 2.ograus, quer com professores, quer com alunos.

No contexto atual, a escola tem grande responsabilidade, através do ensino, de diminuir a distância entre o homem e seu ambiente natural. Tornar o indivíduo consciente do meio ambiente, de seu funcionamento, de seus recursos e limitações, de seus problemas e formas de prevenção, é uma atividade que pode e deve ser desenvolvida pela escola.

Tanner (1978), analisando vários pensadores da área de educação ambiental, encontrou pontos comuns:

- a necessidade de o programa ser desenvolvido no maior número possível de áreas de ensino e abrangendo todo o currículo;

- não compará-Io a qualquer matéria curricular já existente, pois o respeito à natureza é um estilo de vida.

Dentro dessa ótica, instrumentalizar o professor para que, através dele, a escola cumpra sua finalidade, é considerado meta prioritária do CEFAM.

Justifica-se, pois, a operacionalização do CEFAM como um importante instrumento para refletir sobre a tarefa da educação ambiental, ordenar idéias e esforços, conduzir trabalhos em grupos de diferentes áreas de conhecimento e ideologias com maturidade e competência, e definir metas objetivas dentro de sua proposta mais ampla, que é assegurar uma melhoria na qualidade de vida, através da manutenção do meio ambiente saudável e produtivo.

(5)

6 -A Ç Õ E S

6 .1 - D is c u s s õ e s te m á tic a s d e p ro b le m a s a m b ie n ta is

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

Rio Grande, por possuir um quadro industrial bastante desenvolvido, apresenta constantes agressões ambientais.

Surgem periodicamente assuntos de interesse coletivo que precisam ser mais bem esclarecidos a fim de gerarem debates embasados em informações fidedignas.

A partir de um diagnóstico dessas necessidades regionais, o CEFAM passou a ser o local polarizador de debates e geradores de programas que educam e informam a comunidade através de uma ação conjunta envolvendo a mídia e a Universidade.

6 .2 - E d u c a ç ã o a m b ie n ta l p a ra o 1.° g ra u

É direito de todo cidadão ter assegurado um meio ambiente ecologicamente equilibrado. É evidente, no entanto, que o homem atual não reconhece a necessidade de tratar o planeta com respeito a fim de garantir a sobrevivência da espécie e a manutenção de todas as formas de vida. Observamos também que a escola tem trabalhado a temática ambiental apenas na forma de esclarecimentos ou denúncias.

A partir de um trabalho envolvendo o 1.° grau, pretendemos educar a criança, a fim de que se retome o rumo certo em termos de respeito e amor ao meio ambiente, assim como proporcionar-lhe esclarecimentos científicos multidisciplinares.

Discutindo proposta curricular e divulgando trabalhos já realizados, estamos instrumentalizando professores, para que a médio prazo se assegure a disseminação de idéias que auxiliam a vivência desse grande desafio.

6 .3 - P e s q u is a

A necessidade de se repensar formas de atuação de profissionais ligados à área educacional leva-nos a investir em pesquisas que proporcionarão um repensar crítico sobre propostas pedagógicas que permitam uma interpretação holística das relações do homem.

Por outro lado, o saber veiculado em um contexto social e um que-fazer regional nos incentiva a buscar um resgate tecnológico patrimonial do homem ligado ao mar.

Nosso trabalho de pesquisa está ligado a essas variáveis tão necessárias à implementação de uma política ambiental voltada para a

230 BIBlOS. Rio Grande, 8: 225 - 233, 1996·

efetiva integração do homem ao seu contexto sócio/cultural.

6 .4 - A d a p ta ç ã o d e in fo rm a ç õ e s té c n ic o -c ie n tífic a s

A Universidade do Rio Grande possui uma produção científica de reconhecimento internacional ligada ao ecossistema marinho. A população riograndina necessita ter acesso a esse saber acadêmico de forma sistemática e traduzido para uma linguagem dita "popular".

Propomo-nos criar recursos instrumentais que apóiem a proposta de educação formal e não-formal e que, colocados à disposição da

comunidade, apóiem os Sistemas de Ensino e as agências informais de transmissão de informação.

6 .5 - C a m p a n h a s c o m u n itá ria s

A população ribeirinha à Laguna dos Patos necessita ser esclarecida sobre características locais, bem como sobre diretrizes a serem tomadas para manter o equilíbrio do ecossistema costeiro.

As campanhas comunitárias visam esse esclarecimento, a fim de se conseguir a recuperação da qualidade ambiental propícia

à

vida, bem como a inserção do homem no seu habitat natural.

6 .6 - C u rs o s e s e m in á rio s

A necessidade de instrumentalização de profissionais para agirem, quer como agentes educacionais, quer como pesquisadores, leva-nos a propor ações dentro de um processo integrado de mudança.

6 .7 - C o o p e ra ç ã o té c n ic a c o m a s p re fe itu ra s d o s m u n ic íp io s m a rg in a is

à

L a g u n a d o s P a to s .

Não obstante sua importância destacada no contexto ambiental e sócio-econômico estadual, a Laguna dos Patos de forma mais ampla, e o estuário mais estreitamente, vêm experimentando de forma crescente distúrbios das mais variadas fontes em seu "background" natural, em conseqüência do crescimento demográfico e econômico que o Estado passou a experimentar desde os últimos trinta anos.

Tais distúrbios, como aparte de sedimentos e agrotóxicos oriundos das áreas agrícolas, rejeitas orgânicos e inorgânicos industriais da área central do Estado (Sistema Guaíba), lançamento de esgotos urbanos não-tratados (Rio Grande), aterros de banhados marginais, alterações no fluxo hídrico pela inadequação de projetos estruturais (pontes e estradas),

(6)

emissões atmosféricas, entre outros tantos, refletem-se numa lenta e continuada redução na qualidade ambiental da Laguna e de seus ecossistemas adjacentes.

Dentro desse quadro, a extensão universitária, através do CEFAM presta assistência técnica às prefeituras dos pequenos municípios marginai~ à Laguna dos Patos, com o propósito de orientá-Ias em seus projetos de desenvolvimento e conservação ambiental (Planos Diretores Municipais).

Buscamos assim uma melhoria geral da qualidade ambiental através de medidas simples e que podem ser implementadas através de ações políticas locais.

Com base nessas avaliações simples das condições ambientais, são discutidas, informalmente, as medidas recuperativas e/ou preventivas que se fazem necessárias.

7 -

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

O B J E T IV O S

7 .1 - G e ra l

Implementar uma formação ambiental marinha servindo de apoio ao sistema de ensino e capacitação da comunidade em geral, através da operacionalização do Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha.

7 .2 - E s p e c ífic o s

- Difundir o saber popular e científico sobre o meio ambiente; - Formar recursos humanos capazes de refletirem sobre a questão ambiental;

- Discutir alternativas de solução para as agressões ao meio ambiente;

- Promover a socialização da informação sobre as questões ambientais;

- Contribuir para a formação de uma consciência política regional e nacional;

- Estruturar um processo formativo, preocupado com o ecodesenvolvimento e a preservação do patrimônio genético e ambiental;

- Apoiar o Curso de Pós-Graduação na área educacional;

- Apoiar a Secretaria do Meio Ambiente na preparação de campanhas de caráter educativo sobre o meio ambiente;

- Socializar a informação sobre as questões ambientais utilizando a teleducação e a mídia.

232

BIBlOS, Rio Grande, 8: 225 - 233, 1996·

8 -

C O N C L U S Ã O

o

CEFAM é um centro de convivência onde são compartilhadas as experiências educacionais que envolvem o sistema formal e informal do ensino com o apoio permanente da pesquisa do Museu Oceanográfico.

Sua importância está na possibilidade de viabilizar essa interconexão considerando a existência de infra-estrutura física adequada.

R E F E R Ê N C IA S B IB L IO G R Á F IC A S

1. GUATTARI, F. 1990. Astrês ecologias. São Paulo: Papirus.

2. ODUM E. 1972.Ecologia. São Paulo: Interamericana.

3. TANNER, B. T. 1978.Educação Ambiental. São Paulo: EDUSP.

4. VIEIRA, E. F.& RANGEL, S. S. 1988. Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Geografia física, vegetação edinãmica sócio-demográfica. Porto Alegre: Sagra.

A N E X O

Siglas usadas no texto

CEFAM - Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha

FURG - Fundação Universidade do Rio Grande

BIBlOS, Rio Grande, 8: 225 - 233, 1996.

Referências

Documentos relacionados

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o