• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ERIKA DE FREITAS BASÍLIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ERIKA DE FREITAS BASÍLIO"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ERIKA DE FREITAS BASÍLIO

USO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: ASSOCIADO A UM PROJETOR MULTIMÍDIA, VIA CHROMECAST,

PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ERIKA DE FREITAS BASÍLIO

USO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: ASSOCIADO A UM PROJETOR MULTIMÍDIA, VIA CHROMECAST,

PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM

Monografia apresentada ao Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências para a conclusão do Curso de Licenciatura em Química.

Orientador: Prof. Efraim Lázaro Reis

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ERIKA DE FREITAS BASÍLIO

USO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: ASSOCIADO A UM PROJETOR MULTIMÍDIA, VIA CHROMECAST,

PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM

Monografia aprovada em 28 de junho de 2018

______________________________ _______________________________________ Prof. César Reis Profa. Odilaine Inácio de Carvalho Damasceno Departamento de Química – UFV Colégio de Aplicação – COLUNI/UFV Avaliador do Trabalho Avaliadora do Trabalho

_________________________________ _________________________________ Prof. Efraim Lázaro Reis Prof. Vinicius Catão de Assis Souza Departamento de Química – UFV Departamento de Química – UFV

(4)
(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por ter me guiado durante toda a jornada do curso, só ele sabe o quão difícil foi chegar até o final.

Ao professor Efraim, meu orientador e coordenador, por ser um profissional que acima de tudo pensa no bem-estar dos seus alunos, ajudando sempre que solicitado. Além disso, por permitir a realização deste trabalho.

Ao professor Vinícius, pelos ensinamentos e sugestões para o desenvolvimento deste trabalho.

Aos meus pais que fizeram de tudo para que meu sonho fosse realizado. Agradeço, por toda ajuda, cuidado, carinho, “puxões de orelha” e dedicação que tiveram comigo nesses anos, com certeza, sem eles não teria conseguido.

As minhas irmãs por todo o carinho e companheirismo.

Ao meu noivo que está comigo desde o início me ajudando. Agradeço pelo carinho e dedicação que sempre teve comigo.

Ao meu filho Heitor, que mesmo tão pequeno me ajudou muito nesta conquista. Agradeço por estar me ensinado a ser uma pessoa melhor, com mais responsabilidades. Agradeço por cada sorriso no seu rosto, por me mostrar o amor mais puro que existe.

A minha irmã- amiga Larissa por estar comigo desde o início, mas em especial por ter me ajudado muito com o desenvolvimento deste trabalho.

Aos meus amigos Danilo, Gessica, Larissa e Natiele que estiveram comigo durante toda a graduação. Obrigada por tudo que fizeram por mim nesses anos, com certeza sem vocês não teria conseguido chegar até o final.

Aos professores do DEQ por todos ensinamentos. Agradeço especialmente aos professores da Educação em Química por me fazer ficar ainda mais apaixonada pela Educação.

(6)

“A verdadeira educação é aquela que nos possibilita sermos seres humanos, verdadeiramente humanos”.

(7)

RESUMO

BASÍLIO, Erika de Freitas. Uso do celular como recurso didático no Ensino de Química: associado a um projetor multimídia, via Chromecast, para favorecer a aprendizagem. Monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Química. Universidade Federal de Viçosa, Julho de 2018. Orientador: Prof. Efraim Lázaro Reis.

O presente trabalho busca discutir a falta de interesse dos estudantes em sala de aula que é muitas vezes preocupante para os professores, principalmente hoje em dia, onde os estudantes têm como distração o celular. Assim, este estudo objetiva reconhecer a importância de se utilizar as tecnologias como suporte para um melhor envolvimento dos estudantes nas aulas. O uso das tecnologias está cada vez mais inserido na sociedade, principalmente entre os jovens e usá-las a favor da educação é mais vantajoso do que tentar proibir. Essa ferramenta é muito útil, principalmente para as aulas de Química, uma matéria muitas vezes considerada de difícil compreensão pelos estudantes por exigir deles um entendimento em nível submicroscópico. Assim, tenta-se propor uma maneira de ajudar os professores de Química a usarem recursos tecnológicos que podem ter potencial para deixarem as aulas mais interessantes e participativas. Primeiramente foi analisada a literatura sobre a influência de tecnologias no Ensino de Química, sendo esta uma pesquisa qualitativa. Seguindo de uma metodologia de prática didático-pedagógica auxiliada pelo Chromecast, dando ênfase ao celular, analisando os prós e contras de se usar o celular como recurso pedagógico, além disso, observando se usando recursos midiáticos os estudantes ficam mais interessados e participativos. Esse artifício pode ser um ótimo aliado no ensino/aprendizagem e um excelente recurso para melhorar a participação dos estudantes considerando, porém, que deve ser usado com auxílio do professor e que na escola precisa ter sinal de Wi-Fi.

(8)

ABSTRACT

BASÍlIO, Erika de Freitas. Use of the cellphone as a didactic resource of Teaching Chemistry: associate with a multimedia projector, by Chromecast, to favor learning. Monography of conclusion of the Graduate Chemistry Course. Federal University of Viçosa, July of 2018.

This study seeks to discuss the lack of interest from students in classrooms, which may be worrying for teachers, especially nowadays, since students have a cellphone as a distraction. Therefore, this study aims recognize the importance to using technologies as support for better students involvement in classes. The technology usage is more and more inserted in society, mainly among young people. Use it for education is more advantageous than try to forbid it. This tool is very useful, mainly to chemistry classes, a course often seen as difficult to understand for students because of the requirement of microscopic level of understanding. Therefore, a way to help the chemistry teachers to use technologic resources with potential to get the classes interesting e interactive is proposed. First of all, it was analyzed the literature about the technology influence in Chemistry teaching, such as a qualitative research. Following by a methodology of didactic-pedagogical practice aided by Chromecast, focusing on cell phone, analyzing pros and cons from use it as a pedagogical resource, beyond that, watching if when using media resources, the students stay more interested. This artifice can be a great ally in teach/learning process, and an excellent resource to improve the participation of students considering, however, must be used with a teacher help in a wi-fi provided school.

(9)

SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO ____________________________________________________ 10

02 JUSTIFICATIVA ____________________________________________________ 11

03 OBJETIVOS _______________________________________________________ 12

04 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ________________________________________ 12

4.1 A TECNOLOGIA E O ENSINO DE QUÍMICA ______________________________ 12

05 METODOLOGIA ___________________________________________________ 15

06 RESULTADOS E DISCUSSÕES _________________________________________ 22

07 CONSIDERAÇÕES FINAIS ____________________________________________ 25

(10)

10 1 INTRODUÇÃO

Com a “explosão” de novas formas de comunicação sem fio, conhecidas como Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS), a população está vivendo profundas mudanças nos espaços urbanos e na forma de socialização do conhecimento (MOURA, 2010). O desenvolvimento da tecnologia de acesso à internet sem fio está proporcionando maneiras diferentes de como as pessoas podem se relacionar com a informação.

Dessa forma, no que diz respeito a educação, um dos maiores dilemas relacionados a esse tema é saber se os estudantes devem ou não fazer o uso de aparelhos móveis com internet, principalmente o celular em sala de aula, uma vez que estes já estão inseridos no cotidiano das pessoas.

Os professores, na maioria das vezes, lecionam de maneira tradicional, ou seja, na exposição e cobrança de conteúdo. O argumento dos professores são quase sempre os mesmos: que as aulas são da maneira tradicional, pois precisam conseguir cumprir o calendário escolar estabelecido, ou que não conseguem se adaptar com o uso de recursos tecnológicos, ou ainda, pela indisponibilidade desses recursos na escola.

Porém, sabe-se que é importante relacionar as aulas com o cotidiano dos estudantes, para que os mesmos consigam fazer associações com as práticas dadas em sala de aula com os problemas formulados fora dela.

Sendo assim, é fácil perceber que mudanças precisam ser feitas na Educação e que as tecnologias móveis são um dos recursos mais disponíveis e que já é amplamente utilizado e compreendido pelos estudantes, tornando assim a aprendizagem mais atrativa para eles, uma vez que não ficarão presos apenas no ensino convencional do quadro e giz.

Neste contexto, de acordo com as conclusões do documento da UNESCO contendo as Diretrizes de Políticas para a Aprendizagem Móvel:

(11)

11

Assim no contexto, as TIMS inovam as possibilidades de aprendizagem dos estudantes podendo mudar as aulas tradicionais, proporcionando um novo paradigma educacional, denominado de mobile learning ou aprendizagem móvel (DUTRA, 2016).

A aprendizagem móvel na educação utiliza uma tecnologia mais barata e mais fácil de ser manuseada individualmente se comparado com computadores fixos. O uso adequado das TIMS na sala de aula dependerá das habilidades dos professores em estruturar o ambiente de aprendizagem de modo não tradicional, em fundir a nova tecnologia com a nova pedagogia, desenvolver turmas socialmente ativas, incentivar o diálogo entre os estudantes, a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo (UNESCO, 2014).

Portanto, entende-se que se faz necessário um momento de estudo e organização das atividades escolares, de modo que o telefone celular se torne um instrumento educacional, favorecendo o ensino e a aprendizagem dos estudantes, deixando de ser apenas um instrumento de entretenimento (BENTO; CAVALCANTE, 2013)

2 JUSTIFICATIVA

Diante da vivência em sala de aula como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), foi observado que, alguns professores ainda não utilizam os recursos tecnológicos nas aulas. Isso porque talvez ele não se interesse ou não sabe fazer o uso dessas tecnologias, mas na maioria das vezes não se utilizam esses recursos pela limitação dos aparelhos existentes nas escolas.

Já se sabe que hoje os estudantes, mesmo sem a autorização dos professores, utilizam o celular na hora da aula e que quando o celular ou algum outro recurso tecnológico é usado, eles ficam mais interessados e acabam aprendendo melhor a matéria dada, pois estão utilizando recursos que são acostumados a usar diariamente.

Desta forma, será que é possível mudar a situação das escolas para que as aulas fiquem mais interessantes para os estudantes? Acredita-se que uma das saídas é fazendo o uso das TIMS, tendo em vista que o acesso a conteúdo de multimídias ficou mais abrangente, deixando de usar apenas o computador pessoal para também fazer o uso das tecnologias móveis (celular, Tablet, iPAD, netbook, etc.), proporcionando um novo paradigma educacional, denominado de mobile learning ou aprendizagem móvel (MOURA, 2010).

(12)

12

entendimento em nível submicroscópico. Assim, tenta-se propor uma maneira de ajudar os professores de Química a usarem recursos tecnológicos que podem ter potencial para deixarem as aulas mais interessantes e participativas.

3 OBJETIVOS

Mostrar que é possível utilizar o celular como recurso pedagógico em aulas de Química, fazendo com que os estudantes apresentem trabalhos por meio do projetor multimídia, via celular. Além disso, observar se com o uso de aprendizagens móveis, principalmente o celular, ocorre maior interatividade em sala de aula, possibilitando maior participação dos estudantes.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1. A TECNOLOGIA E O ENSINO DE QUÍMICA

Para ensinar e aprender Química são necessários que tenha a compreensão de três aspectos formadores do conhecimento químico: o teórico, o fenomenológico e o representacional (SÁ, 2016). Uma maneira de contribuir com esses aspectos é utilizando as TIMS nas aulas, pois assim é possível usar a internet na busca de, por exemplo, simulações de experimentos, pesquisas na hora da aula, notícias relacionadas com a matéria, filmes relatando a História da Ciência, dentre outras coisas.

O uso das TIMS pode trazer enormes benefícios no âmbito da educação, podendo recorrer a objetos educacionais digitais como por exemplo, vídeos, animações e imagens que podem auxiliar as aulas. Além disso, pode-se estimular com o auxílio do professor a pesquisa dos alunos na internet sobre como encontrar a informação desejada de forma segura e com fontes confiáveis.

As pessoas hoje buscam por conhecimento a qualquer momento, não apenas nos computadores fixos, mas também nos dispositivos móveis. Esse desenvolvimento aumenta os desafios da realidade escolar (BERNARDI, 2016).

(13)

13

e aprendizagem independentemente do local e momento. O celular, por exemplo, apresenta cada vez mais possibilidades com aplicativos que podem vir a ser utilizados em sala de aula como recursos pedagógicos. Assim, em vez de proibir o uso do celular em sala de aula, sugere-se transformar esse dispositivo em um aliado para a educação.

O conhecimento é fruto de construção do indivíduo feita em colaboração com professores e colegas. Nessa perspectiva, o ambiente escolar assume um papel importante na incorporação da realidade tecnológica ao planejamento pedagógico, podendo selecionar tecnologias que permitam interação intensiva entre os estudantes, por meio de ambientes virtuais que disponibilizem espaços para compartilhamento de ideias em sala de aula, promovendo assim uma aprendizagem contextualizada e produtiva.

Hoje em dia, os mais simples aparelhos celulares possuem vários aplicativos (app) - e alguns podendo ser utilizados em sala de aula - entre eles, podem ser listados: calendário, relógio, calculadora, jogos, câmera fotográfica (DUTRA, 2016). De acordo com a modernização do celular e o acesso à internet podem aumentar ainda mais a possibilidade de utilização de aplicativos.

Apesar da polêmica que se estabeleceu sobre celulares em sala de aula, é notório que hoje o uso desses aparelhos pode representar, um rico recurso em informação e mídia que, se bem utilizado e com a devida orientação no contexto educativo, pode permitir uma aprendizagem mais interessante e contextual.

Porém, a falta de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente nas públicas, ainda é motivo para não se fazer uso das tecnologias nas aulas. Mas com o uso do celular pode-se ter vários desses recursos disponíveis não apenas pela escola, mas também pelos estudantes, já que hoje em dia praticamente todos possuem acesso a essa tecnologia.

(14)

14

Figura 01. O uso das tecnologias móveis em sala de aula

Fonte: UNESCO - Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel

(15)

15

inclusão de tecnologias exigirá professores cada vez mais articulados e atualizados nessa área.

5 METODOLOGIA

A proposta é apresentar e analisar um exemplo de prática didático-pedagógica auxiliada por recursos midiáticos, dando ênfase ao celular, um equipamento que tem evoluído de forma muitas vezes assustadora, gerando polêmicas, restrições e até proibições para o seu uso nos espaços escolares.

Esses aparelhos são considerados verdadeiros computadores portáteis ligados e interligados na internet, podendo executar várias funções, como filmar, tirar fotos, produzir montagens e gravar áudio. Os aparelhos constantemente são equipados com uma imensidão de utensílios criativos que, se mal utilizados, podem, como qualquer outro recurso tecnológico, causar danos. Um exemplo disso, é o estudante ficar navegando em aplicativos que são uma das maiores distrações entre os jovens de hoje, as redes sociais e jogos, em vez de utilizar o celular para a aula, atrapalhando assim o objetivo da mesma.

A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, tendo como proposta didática a construção de aulas contextualizadas para uma turma de Instrumentação para o Ensino de Química I da Universidade Federal de Viçosa, utilizando o Chromecast no processo de socialização das ideias. Além disso, será utilizado a pesquisa bibliográfica e eletrônica para dar suporte ao embasamento teórico.

(16)

16

Figura 2. Dispositivo Chromecast

Fonte: https://www.techhive.com/article/2045493/streaming-hardware/review-googles-chromecast-puts-most-of-the-internet-on-your-tv-on-the-cheap.html

Esta é uma forma de levar o conteúdo do celular de um usuário a toda a sala de aula, tendo em vista que os celulares suportam vários aplicativos tais como Chrome, Netflix, YouTube, Google, dentre outros, sendo assim possível espelhar todo o conteúdo na TV ou no projetor de multimídia. Desta forma, não há necessidade de se aprender nada de novo para utilizar esta tecnologia, bastando apenas abrir os aplicativos.

O sistema é multiplataforma podendo ser usado por aparelhos com sistemas diferentes, tais como android, Linux e Windows. A seguir a Figura 04 ilustra o funcionamento do Chromecast.

Figura 04. Esquema do dispositivo Chromecast em uma rede wifi

(17)

17

Como dito anteriormente, o Chromecast é capaz de transformar qualquer televisão com uma entrada HDMI em uma Smart TV, ele transmite o conteúdo de outros aparelhos, como Smartphonese computadores para a TV. O seu funcionamento é semelhante ao de uma antena precisando estar conectado à mesma rede sem fio do display que fará a transmissão.

Inicialmente, realizou-se uma breve apresentação aos alunos sobre o funcionamento e instalação do Chromecast. O aparelho apresenta um modo simples de ser instalado, requerendo apenas alguns minutos.

Para instalar o Chromecast basta colocá-lo na entrada HDMI juntamente com a entrada USB no Datashow. Para conectá-lo no celular primeiramente precisa ter instalado o aplicativo Google Home (Figura 05) encontrado nas lojas de aplicativos dos celulares.

Figura 05: Imagem do aplicativo Google Home

Fonte:https://ausdroid.net/2017/11/21/calendar-control-starting-appear-google-home-app/

A configuração do Chromecast no celular pode ser feita apenas por uma pessoa que será chamada de Anfitriã. As outras pessoas que acessarem o Chromecast serão chamadas de visitantes. O anfitrião pode manter a senha do Wi-Fi em sigilo. Seus visitantes podem transmitir conteúdo a partir dos próprios dispositivos móveis, desde que estejam no mesmo ambiente que o Chromecast.

Para configurar o modo visitante:

(18)

18

Figura 06: Instalação do Chromecast

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/como-espelhar-a-tela-de-dispositivos-android-na-tv-com-o-chromecast.html

(19)

19

Figura 07: Instalação do Chromecast

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/como-espelhar-a-tela-de-dispositivos-android-na-tv-com-o-chromecast.html

(20)

20

Figura 08: Instalação do Chromecast

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/como-espelhar-a-tela-de-dispositivos-android-na-tv-com-o-chromecast.html

(21)

21

Figura 09: Instalação do Chromecast

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/como-espelhar-a-tela-de-dispositivos-android-na-tv-com-o-chromecast.html

Passo 5. Pronto, o Datashow ou TV com Chromecast passará a mostrar tudo que estiver sendo exibido no celular, como mostra a Figura 10:

Figura 10: Instalação do Chromecast concluída

(22)

22

Um outro método de usar o Chromecast sem precisar ir em transmitir tela/áudio é quando o aplicativo tem um ícone de transmitir presente, como mostra a Figura 11, com esse ícone a transmissão começa automático, apenas clicando no ícone.

Figura 11: Ícone de transmissão automática no Chromecast

Fonte: https://canaltech.com.br/apps/os-10-melhores-aplictivos-para-o-google-chromecast/

Depois de explicar o funcionamento do Chromecast apresentou-se para os alunos o objetivo da aula: Fazer uma aula contextualizada usando apenas o celular como recurso didático. Assim foi separado os grupos com os respectivos temas: A Química dos medicamentos, a Química do chocolate, a Química do café e a Química dos cremes dentais.

No dia da aula estiveram presentes 14 estudantes, assim, formaram-se dois grupos de 4 estudantes e dois grupos de 3 estudantes. Os estudantes tiveram de 40 a 50 minutos para fazer a pesquisa sobre o tema escolhido e 5 minutos para a apresentação.

6 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Observou-se que no início os estudantes tiveram um pouco de receio de quais recursos utilizar para a apresentação usando apenas o celular. Porém, no decorrer do tempo percebeu-se que eles estavam bem interagidos e interessados pela atividade. A aprepercebeu-sentação ocorreu na ordem descrita a seguir, com um breve resumo do que cada grupo preparou para a apresentação.

(23)

23

Os estudantes levaram como tema central o alívio da azia. Apresentando a reação de neutralização, um vídeo e imagens de alimentos que ajudam a diminuir a azia. Para a apresentação eles usaram o PowerPoint e o YouTube.

A QUÍMICA DO CHOCOLATE

Os estudantes iniciaram falando um pouco da história do chocolate e depois passaram um vídeo dos procedimentos da produção do chocolate. Como recurso, eles usaram o PowerPoint e o Youtube.

A QUÍMICA DO CAFÉ

Os estudantes apresentaram os processos de produção do café até chegar no consumo pessoal. Como recurso, foi usado o WhatsApp com as imagens do processo de produção. A QUÍMICA DOS CREMES DENTAIS

Os estudantes abordaram a questão histórica do avanço dos cremes dentais. Para isso fizeram o uso do PowerPoint.

No final da aula foi dado para os estudantes um questionário para saber a opinião deles sobre o uso do Chromecast e do celular como recursos didáticos nas aulas de Química. O questionário continha três perguntas:

1. Vocês, como futuros professores, acham interessante o uso do Chromecast como uma ferramenta pedagógica nas aulas?

2. A utilização do celular em sala de aula como recurso pedagógico, possibilita a maior interatividade entre os estudantes?

3. Quais são os prós e contras de usar o celular, via Chromecast nas aulas?

Quando perguntados sobre o uso do Chromecast apenas um estudante disse que não achava interessante usá-lo como ferramenta pedagógica. Os estudantes que acharam interessante expuseram opiniões sobre a importância de se usar ferramentas tecnológicas nas aulas. Algumas dessas contribuições são relatadas a seguir:

(24)

24

“Acho superinteressante, visto que a maioria das escolas públicas não tem instrumentos tecnológicos disponíveis para todos os professores”.

“Sim. Porém nem todos os estudantes tem um celular ou nem toda escola possui uma boa conexão com a internet. Seria interessante para o professor poder mostrar vídeos e exemplos”.

“Acho muito interessante, pelo fato de ser uma atividade diferente, além de

proporcionar uma maior interação entre professor e o aluno”.

“Sim, ajuda a atrair a atenção dos alunos, tornando as aulas mais interessantes”.

“Sim. Abre o leque de possibilidades de audiovisuais usados como suporte em sala de aula”.

Quando perguntados se o celular possibilita maior interatividade entre os estudantes todos responderam que sim.

A seguir, algumas respostas dos estudantes quando perguntados sobre os prós e contras de se usar o celular via Chromecast nas aulas:

Prós:

“Interatividade, criatividade, exemplos visuais, é diferente”.

“Interatividade entre professor e aluno, método que possa despertar mais a atenção dos alunos”.

“Alunos mais engajados na aula e interessados”.

“Permite maior participação e interatividade, traz a tecnologia como parceira”.

Contras:

“Se não for regulado os alunos abusam. Não é algo para ser usado como cotidiano, pode ser algo para exemplos, vídeos e modelos”.

“Não deve ser aplicada várias vezes. A condição socioeconômica da sala deve ser “analisada”, antes da aplicação de tal atividade”.

(25)

25 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

As tecnologias móveis hoje são uma realidade social, as suas influências no modo de vida dos indivíduos são inegáveis e por conta disso faz-se necessário inserir essas tecnologias nas escolas. A Química exige uma compreensão que vai além da explicação oral do professor, para que o estudante entenda melhor é preciso buscar todas as maneiras possíveis. Se hoje em dia, praticamente todos os estudantes usam o celular, não há motivos para deixar de fazer o uso desse recurso também na escola.

Assim, se utilizado de maneira correta o Chromecast pode virar um grande aliado no Ensino de Química. Inserindo essa prática nas aulas os estudantes ficarão mais envolvidos e participativos pois estarão estudando com uma ferramenta que são muito acostumados a usar. A proposta de se aplicar o Chromecast via celular como uma ferramenta tecnológica é muito pertinente pois este, tem a função de espelhar o celular na tela do Datashow. Assim em qualquer momento o professor pode fazer uma pesquisa no celular relacionada com o tema da aula e compartilhar com seus alunos, além disso, permite que os próprios estudantes façam pesquisas e apresentem para todos da sala.

Apesar dos benefícios do uso do Chromecast via celular, precisa-se ressaltar alguns detalhes que podem fazer com que a prática não dê certo, primeiro para o estudante usar o celular em sala de aula ele deve estar interessado na atividade proposta pelo professor porque senão ele provavelmente irá se dispersar com outros aplicativos instalados no celular, como por exemplo as redes sociais. O professor tem que estar bem ciente que essa prática é um auxílio para as aulas pois se não, torna uma prática repetitiva e cansativa para os alunos. Além disso, para se usar o Chromecast precisa ter um sinal de rede no ambiente, desse modo, é preciso saber se na escola possui sinal de Wi-Fi.

(26)

26 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Thiago. Como funciona o Chromecast, famoso gadget do Google para TVs? Entenda. 2014. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/10/como-funciona-o-chromecast-famoso-gadget-do-google-para-tvs-entenda.html> Acesso dia 08 de junho de 2018.

BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; FILHO, Supercil Mendes da Silva. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um objeto virtual de

aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Química Nova na Escola, São Paulo, V.33, n. 2, p. 71-76, 2011.

BENTO, Maria Cristina M.; CAVALCANTE, Rafaela dos S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. Disponível em:

<http://www.unifatea.edu.br/seer/index.php/eccom/article/viewFile/596/426>. Acesso dia 13 de abril de 2018.

BERNARDI, Cintia Melo. Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning. 2016. 35 f. Monografia

(Especialização em Ensino e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2016.

BRUGNOLO, Brunno. O desafio de se usar a tecnologia a favor do ensino. 2014. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-desafio-de-usar-a-tecnologia-a-favor-do-ensino-ealmosyp83vcnzak775day3bi> Acesso dia 08 de junho de 2018.

DE SÁ, Lucas Vivas. O uso das tecnologias digitais no ensino de química: uma análise dos trabalhos presentes na Química Nova na Escola à luz da teoria da atividade. Dissertação de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, 2016.

DUTRA, Pâmella. Mobile Learning no ensino de Biologia. 2016. 39 f. Monografia de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Fronteira do Sul. Cerro Largo, 2016.

FARIA, Edmilson M.; GONÇALVES, Fábio da S.; MARTINS, Caubí B. Influências da tecnologia na educação. Disponível em:

(27)

27

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/quimica/arti gos/uso_tic_ens_med_quim.pdf>. Acesso dia 11 de abril de 2018.

MICHEL, Rosângela; DOS SANTOS, Maria Teixeira; GREGA, Ileana Maria Rosa. Uma busca na internet por ferramentas para a Educação Química no Ensino Médio. Química Nova na Escola. Disponível em <

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/ead/a02Umabusca19.pdf> Acesso dia 25 de abril de 2018.

MOURA, Adelina. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. Disponível em:

<https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10056/1/Moura%20(2009)%20Challen ges.pdf>. Acesso em 10 de abril de 2018.

PEREIRA, Amanda Raimundi. Uso de sistema interativo baseado em projetor multimídia e controle “Wiimote” do Nintendo em aulas de química. 2015. 32 f. Monografia de

conclusão de curso de Licenciatura em Química. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2015.

SILVA, Márcia Gorette Lima da. Repensando a tecnologia no ensino de química do nível médio: um olhar em direção aos saberes docentes na formação inicial. Natal: EDUFRN, 2009. 122 p. ISBN 978-85-7273-500-1.

SENA, Dianne; BURGOS, Taciana. O computador e o telefone celular no processo ensino-aprendizagem da educação física escolar. 3° simpósio hipertexto e tecnologias na educação. Redes sociais e aprendizagem. Anais eletrônicos.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf> Acesso dia 12 de abril de 2018.

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da