• Nenhum resultado encontrado

ANSIEDADE, DEPRESSÃO E AS DROGAS DA INTELIGÊNCIA DURANTE OS ESTUDOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANSIEDADE, DEPRESSÃO E AS DROGAS DA INTELIGÊNCIA DURANTE OS ESTUDOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

ANSIEDADE, DEPRESSÃO E

AS DROGAS DA INTELIGÊNCIA

DURANTE OS ESTUDOS

As doenças da modernidade, ansiedade e

depressão, muitas vezes fazem parte da vida dos estudantes que estão se preparando para o vestibular, ENEM e até mesmo durante o ensino superior. A cobrança excessiva quanto ao futuro dos jovens, por parte da sociedade, da família ou do próprio estudante, pode trazer um desequilíbrio emocional, que leva a esses quadros. Mas como lidar com isso? Primeiro, é

importante você saber que a ansiedade faz parte de nossas vidas, e em alguns momentos ela pode até nos ajudar a reagir. Na verdade, existe uma explicação evolutiva para essa reação, já que nossos ancestrais a manifestavam diante de ameaças, como por exemplo um suposto ataque por animais. Nesses momentos, era

importante manifestar ansiedade, pois isso provocava sintomas como elevação da pressão arterial, batimentos acelerados, pupilas dilatadas e musculatura mais tensa, os quais faziam com que o corpo ficasse em alerta, preparado para enfrentar o perigo ou fugir. Esse padrão ficou gravado em nosso cérebro até os dias de hoje, mas o problema é que muitas vezes interpretamos situações inofensivas, ou até mesmo inexistentes, como se fossem de risco, e o estado ansioso é ativado.

Mas pense: se você não passar em uma

prova, isso não irá provocar sua morte, certo? Mesmo assim, às vezes nosso inconsciente parece não distinguir as situações de perigo ou não, e a ansiedade acaba tomando o controle. No dia do vestibular por exemplo, é normal sentir-se ansioso. É muito provável, que a maioria dos alunos ali presentes estejam ansiosos. Então encare isso e saiba lidar com esse sentimento! Fatores como carga horária intensa, cobranças pessoais e familiares, dificuldades financeiras, sociais, sono inadequado, uso de drogas e outras questões emocionais, podem desengatilhar também a depressão na vida dos estudantes. Além disso, um quadro ansioso pode levar a um quadro de depressão e vice-versa.

Para piorar a situação, muitos acabam fazendo uso de substâncias, que supostamente serviriam para melhorar seu rendimento nos estudos - as famosas “drogas da inteligência”! Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature, 25% dos universitários usam ou já usaram algum tipo de remédio, na tentativa de aumentar seu desempenho cognitivo. Remédios como Stavigile, Venvanse, Provigil, Eranz, Concerta e Ritalina são bem comuns. Essas drogas, geralmente são prescritas para pessoas que possuem problemas como déficit de atenção, hiperatividade e narcolepsia, mas muitos estudantes as utilizam sem ter real necessidade.

(3)

Esses fármacos atuam no sistema nervoso central, favorecendo a liberação de hormônios como dopamina e noradrenalina, que têm efeitos sobre o sono, concentração, humor e ansiedade. Alguns deles são derivados de anfetamina, como a ritalina (metilfenidato), que é muito comum entre os estudantes, e que sua dependência pode causar desde insônia, até alucinações e suicídio. O modafinil (comercializado como provigil e stavigile) é um remédio mais moderno, desenvolvido para o tratamento da narcolepsia e da apneia obstrutiva do sono. Nos últimos tempos, o seu uso para “turbinar o cérebro” aumentou muito, mesmo que os especialistas tenham advertido que os efeitos da droga a longo prazo são desconhecidos, e que os usuários podem apresentar problemas decorrentes do uso.

As reações adversas desses medicamentos podem ser perigosas. Algumas das substâncias parecem aumentar a neurogênese, que é a formação de neurônios. Você pode pensar que quanto mais neurônios, melhor, mas não é assim que funciona! O excesso de neurônios, faz com que eles acabem criando conexões defeituosas. Outro efeito dessas drogas, seria a diminuição do sono. Estudos já mostraram que a privação do sono provoca danos no hipocampo (parte do cérebro responsável pelo funcionamento da memória). Apenas três dias sem dormir, já pode provocar alterações na estrutura cerebral.

O uso prolongado das drogas da inteligência, pode modificar a estrutura e o funcionamento do cérebro, diminuir a capacidade cognitiva da pessoa e causar dependência. Ou seja, ao invés de “melhorar sua inteligência”, você pode acabar “reduzindo a que já tem”! Além disso, esses produtos podem causar reações como arritmias, insônia, alucinações, dor de cabeça, erupções cutâneas, e em alguns casos, até morte. Uma coisa é fato: todas as drogas da inteligência simplesmente intensificam o funcionamento do cérebro, mas não conferem novas habilidades à sua inteligência!

Existem ainda produtos, conhecidos como nootrópicos, que são vendidos como suplementos para o cérebro, através de sites ou lojas físicas. Mas é preciso ter atenção ao consumir substâncias que não são conhecidas e que não possuem comprovação científica! O melhor mesmo, é que você busque cuidar de seu cérebro de formas naturais e conhecidas: se tem sono, durma; se precisa se concentrar, evite distrações ou tente meditar. Quando necessário, utilize alimentos para colaborar com seu rendimento de forma saudável, como café, cacau, guaraná. Mas não exagere, pois até mesmo coisas naturais, quando em excesso, podem ser prejudiciais!

(4)

REUNIMOS AQUI, 10 DICAS PARA REDUZIR O ESTRESSE, ANSIEDADE E A DEPRESSÃO DURANTE SEUS ESTUDOS!

1. Controle seus pensamentos “e se”: sabe

aqueles pensamentos desastrosos, do tipo “e se eu não passar no vestibular”, “e se eu não

conseguir”, etc. Eles não são pensamentos reais, são somente hipóteses negativas sobre o futuro. Se concentre no momento atual, e não sofra pelo futuro!

2. Substitua pensamentos ruins por pensamentos positivos: sempre que surgir

um pensamento negativo, procure um substituto positivo para ele, e se concentre nessa nova ideia.

3. Viva no hoje: ficar pensamento no

passado gera melancolia e depressão e pensar demais no futuro gera ansiedade. Nada melhor do que pensar no momento atual, afinal ele é a única coisa real que temos! Viva um dia de cada vez!

4. Tenha uma boa alimentação: os

alimentos têm um poder enorme sobre como nos sentimos. Alimentos ricos em açúcar, podem nos deixar ansiosos, já que seu alto índice glicêmico pode provocar um estado de agitação, e logo em seguida, com a queda da taxa glicêmica, ficamos ansiosos ou deprimidos. Evite ficar longos períodos sem

que atividades como a yoga, são eficazes para reduzir o estresse, além de melhorar a capacidade de concentração e memorização.

se alimentar e escolha os alimentos certos, como produtos integrais e naturais. Fique atento, pois a cafeína pode piorar a ansiedade. Utilize chás

que ajudem a relaxar, como o de camomila e maracujá. Consuma fontes de ômega 3, que é ótimo para o cérebro.

5. Pratique esportes: a atividade

física favorece a produção de hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Pesquisas científicas mostram

6. Durma o tempo suficiente: não

basta só dormir, mas é necessário dormir o tempo certo, no horário certo! A qualidade do sono é essencial para manter seu cérebro saudável. Na hora de acordar, procure utilizar um despertador com um toque suave, para não começar o dia estressado.

7. Mais amor, por favor: o afeto é um

sentimento extremamente importante para mantermos nossa

saúde mental. Tenha mais amor na sua vida - amor à natureza, à família, às pessoas, aos animais, etc.

8. Busque alternativas naturais: caso já

esteja enfrentando problemas de ansiedade ou depressão, procure tratamentos que possam te ajudar, e que não apresentem efeitos colaterais. Uma dica é a acupuntura!

9. Curta a natureza: o contato com a

natureza também reduz o estresse, por isso nos sentimos tão bem ao caminhar na praia, ao estar no meio da natureza, ao observar os animais ou o céu. Acalme a mente com essas atividades simples e gratuitas!

10. Tenha um tempo para você: procure

fazer algo que sinta prazer, pelo menos 1 hora por dia. Simplifique sua vida, faça uma coisa de cada

vez. É possível ser responsável e cumprir com seus afazeres sem deixar de ser feliz e saudável!

(5)

ANOTAÇÕES

Em alguns casos um acompanhamento médico pode ser necessário, mas mesmo assim, você pode seguir as dicas anteriores, que só tendem a ajudar! Lembre-se que, medicamentos só devem ser utilizados com orientação médica! O excesso de pressão é o que gera ansiedade, portanto, se prepare com antecedência para suas provas e evite isso. Durante o vestibular ou ENEM, aproveite a oportunidade de sair da sala para ir ao banheiro, para se movimentar e respirar

- essa simples atitude ajuda a circulação sanguínea e evita o acúmulo de tensão muscular, por ficar muitas horas sentado na mesma posição. Treine sua respiração, pense coisas positivas e se necessário, pule as questões mais difíceis e retorne depois. Não se esqueça que apesar de importante, isso é apenas uma prova e você é capaz e se preparou para esse momento!

(6)

contato@biologiatotal.com.br /biologiajubilut

Biologia Total com Prof. Jubilut @paulojubilut

@Prof_jubilut biologiajubilut

Referências

Documentos relacionados

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

Material versus espiritual Erotismo versus espiritualidade O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba.. revelando uma forte

Coevolução é o processo evolutivo resultante da adaptação recíproca entre duas espécies; cada espécie exerce uma pressão seletiva sobre a outra espécie e evolui em resposta

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

A grande vantagem dos serviços de consultoria para as empresas, neste caso, é que não há necessidade de contratação de um profissional a mais para o quadro permanente

Fazendo reportagens sobre esses problemas, como quem vê de fora (com olhar de repórter) o grupo poderá tomar a distância crítica necessária para uma compreensão mais aguda de

[r]