• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS

O Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter agrega, em sua memória identitária, o compromisso com a educação de qualidade e a inovação como traços que marcaram sua origem. Sua trajetória teve início em 1971, com a fundação da Faculdade de Direito no município de Canoas/RS.

O UniRitter oferece cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, mestrado e doutorado. O Centro Universitário conta com quatro campi, sendo três em Porto Alegre/RS e um em Canoas/RS.

O Centro Universitário Ritter dos Reis tem como missão: “Expandir a experiência acadêmica aliada à responsabilidade socioambiental, formando pessoas para transformar o mundo”. Ser reconhecida pela educação transformadora de qualidade, aliando oportunidade, inovação, internacionalidade e responsabilidade social, constitui sua visão.

Como valores preconiza a: (a) Qualidade acadêmica; (b) Compromisso com a responsabilidade social; (c) Respeito aos mais altos padrões de ética; (d) Sustentabilidade social, ambiental e econômica; (e) Inclusão e acessibilidade.

Constituem diferenciais institucionais: (a) Qualidade acadêmica; (b) Campus experience; (c) Infraestrutura; (d) Corpo docente; (e) Inclusão e acessibilidade.

Em novembro de 2010, foi anunciada a celebração de uma aliança estratégica com a Laureate International Universities, maior rede de instituições de ensino superior privada no mundo, com mais de 850 mil alunos matriculados em mais de 25 instituições e 150 campi localizados em diversos países, com o objetivo de manter o alto nível de ensino e dos serviços já oferecidos. O UniRitter passou a ofertar a sua comunidade importantes diferenciais, que estão na essência da Rede Laureate como, por exemplo, a possibilidade de seus estudantes e professores realizarem atividades de intercâmbio nos países em que a Rede está presente. A internacionalização passa, então, a ser parte do cotidiano do UniRitter, essencial para o mercado de trabalho globalizado.

(3)

Em sua trajetória a Instituição pautou a abertura de seus cursos por estudos acerca do mercado de trabalho e das necessidades educacionais de Porto Alegre, Canoas e Região Metropolitana de Porto Alegre, formada por 32 municípios, de forma a assegurar a adequada inserção regional do UniRitter, cumprindo, assim, com seu compromisso para com as comunidades onde atua.

SOBRE O CURSO

O Curso de Publicidade e Propaganda do UniRitter busca formar um profissional capacitado a desenvolver soluções criativas de comunicação para seus clientes, utilizando diferentes e efetivos formatos publicitários. A partir dos questionamentos teóricos se instiga o pensamento crítico e não linear do indivíduo. As disciplinas e atividades práticas consolidam o conhecimento do fazer da profissão. O curso atua com a interdisciplinaridade, promovendo interações com os demais cursos de comunicação. O corpo docente é formado na sua maioria por mestres e doutores, tendo tanto profissionais inseridos no mercado quanto acadêmicos reconhecidos por sua produção.

Outros diferenciais do curso são:

• Experiência em publicidade na web desde o primeiro semestre;

• Formação de um profissional de Publicidade e Propaganda apto a desenvolver soluções criativas de comunicação para as organizações, utilizando diferentes formatos publicitários;

• Preparação para os novos desafios da Publicidade e Propaganda em níveis regional, nacional e global;

• Incentivo às atividades complementares, propiciando ao aluno uma maior vivência tanto acadêmica quanto profissional;

• Incentivo aos intercâmbios com instituições da Rede de Universidades Laureate no exterior, possibilitando ao estudante adquirir conhecimentos técnico, científico e cultural muito além das fronteiras locais.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

(4)

estreitamente relacionados com a missão da Instituição e afinados com as Diretrizes Curriculares para a Área de Comunicação Social:

• Capacitar o estudante na criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e suas inserções culturais, políticas e econômicas;

• Estimular sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais da área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;

• Propiciar uma visão integralizadora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem.

COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO CURSO

PÚBLICO ALVO

(5)

áudio e filme publicitário, promoção de vendas e merchandising, mídias digitais, gráficas, produtoras, empresa de pequeno, médio e grande porte no setor de comunicação entre outras. A estruturação do curso de publicidade e propaganda visa atender ao mesmo tempo às novas demandas do mercado, que possuem níveis variados de especialização e cuja exploração exige iniciativa e visão de negócios, e àquelas tradicionalmente consolidadas em Comunicação.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO ARTE, CULTURA E ESTÉTICA

Contextualiza as diferentes linguagens manifestas na cultura e na arte, propondo reflexão e análise crítica. Apresenta a evolução histórica dos movimentos e das vanguardas das representações artísticas ao longo dos anos, visando a ampliação do repertório cultural e a discussão de suas implicações na contemporaneidade. Compreende a analisa as diversas conexões entre arte, comunicação e estética em nosso cotidiano e na sociedade contemporânea.

COMUNICAÇÃO

Estuda o processo comunicativo em diferentes contextos sociais. Discute o uso de elementos linguísticos adequados às peculiaridades de cada tipo de texto e situação comunicativa. Identifica e reflete sobre as estratégias linguístico-textuais em gêneros diversificados da oralidade e da escrita.

COMUNICAÇÃO VISUAL

A disciplina enfoca a sintaxe construtiva da linguagem visual, desde a teoria das cores e tipografias até os elementos técnicos para a materialização de ideias criativas. Mostra a união entre a teoria e a prática da comunicação visual visando formas de desenvolvimento de projetos visuais.

INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Aborda a história da propaganda desde a antiguidade até a Internet, os diversos campos de atuação do mercado publicitário, a estrutura organizacional de uma agência de propaganda e de comunicação, os termos técnicos utilizados no mercado e o mix de comunicação para os diversos públicos que a empresa se relaciona direta ou indiretamente.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

(6)

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

Orienta metodologicamente o processo criativo aplicado à Publicidade e Propaganda, relacionando-o às necessidades do ambiente de uma agência. Trabalha estímulos visuais, verbais e sonoros em propostas reais de criação adequadas aos meios de comunicação. Explora mensagens com apelos concretos e abstratos, elementos de sustentação de uma boa criação publicitária.

CULTURA DIGITAL

A disciplina aborda os aspectos comunicacionais, socioculturais, tecnológicos e mercadológicos da convergência midiática e da cultura digital. Oferece uma análise das estruturas e características do ambiente digital e suas implicações na contemporaneidade. Busca, ainda, o exercício de práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos e de criação de conteúdos digitais. A disciplina tem também por objetivos oferecer a reflexão sobre a sociabilidade e as interações digitais em rede; a tecnologia e a cibercultura; a democracia, a esfera pública e as desigualdades digitais; e o ativismo em rede.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina discute o conhecimento e o método científico. O enfoque recai nas etapas de pesquisa científica e nas normas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Versa ainda sobre os gêneros textuais científicos e aspectos éticos na pesquisa.

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

Enfatiza a estrutura do texto publicitário e analisa a percepção, a sintaxe, a discussão da linguagem e a adequação dos diferentes códigos para filme publicitário, jingle, spot, anúncios para revista e jornal, cartaz, outdoor, internet, broadside, até a utilização de elementos persuasivos nas formas oral e escrita.

FUNDAMENTOS DE MARKETING

Enfatiza a estrutura do texto publicitário e analisa a percepção, a sintaxe, a discussão da linguagem e a adequação dos diferentes códigos para filme publicitário, jingle, spot, anúncios para revista e jornal, cartaz, outdoor, internet, broadside, até a utilização de elementos persuasivos nas formas oral e escrita.

DIREÇÃO DE ARTE

Aborda o processo criativo pelo viés das artes visuais aplicadas à comunicação. Explora conceitos e técnicas de layout para diferentes gêneros e formatos, considerando a concepção visual e execução em software gráfico para peças publicitárias de mídia impressa e digital.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Apresenta e discute o estudo do comportamento do consumidor nos aspectos cognitivos, percepções, atitudes, influências ambientais, aspectos demográficos e psicográficos que englobam estímulos aos diferentes apelos mercadológicos e de comunicação.

IMAGEM GRÁFICA DIGITAL

(7)

FOTOGRAFIA

Promove análises e reflexões sobre a fotografia e sua utilização como recurso de linguagem na produção audiovisual dando ênfase para o domínio tecnológico dos equipamentos disponíveis para o exercício consciente e responsável do fotógrafo.

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Trata da construção do conhecimento antropológico e o objeto da antropologia. Analisa a constituição da sociedade brasileira em suas dimensões histórica, política e sociocultural; a diversidade da cultura brasileira e o papel dos grupos indígena, africano e europeu na formação do Brasil. Enfatiza o papel dos Direitos Humanos.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Analisa as representações sociais e construções de identidade nos diferentes ambientes e suas inter-relações e influências no desenvolvimento humano. Discute desafios e avanços na sociedade brasileira dos grupos sociais tradicionalmente excluídos. Explora processos e práticas por meio dos quais os sujeitos constroem e reconstroem conhecimentos nos diferentes contextos formativos de seu cotidiano.

PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING

Apresenta os principais conceitos e técnicas de Promoção de Vendas e Merchandising, evidenciando sua aplicabilidade como instrumental básico na concepção, planejamento e elaboração de estratégias adequadas às políticas estabelecidas na esfera da comunicação mercadológica de natureza comercial, institucional ou comunitária.

MARKETING DIGITAL

No mundo globalizado e cada vez mais competitivo é fundamental compreender novos conceitos de interatividade, ambiente digital e ambiente de marketing. A disciplina apresenta o marketing 4.0 e as mudanças que as exigem de seus administradores. Trata da evolução da internet, o perfil do consumidor, seu comportamento na era digital e estratégias para modelagem de uma organização on-line.

PESQUISA DE MERCADO

Estuda conceitos fundamentais da pesquisa de mercado na metodologia qualitativa e quantitativa. Introduz, enfoca e aprofunda o planejamento de pesquisa, a definição dos objetivos, elaboração de instrumentos de coleta de dados, aplicação, tratamento dos dados e elaboração do relatório final da pesquisa.

GESTÃO DE MARCAS

(8)

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade social e justiça.

PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade social e justiça.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Discute temas filosóficos que abordam a formação conceitual básica de ética em filosofia. A construção de condutas éticas ao longo dos tempos, com reflexões sobre moral, virtudes éticas, ética profissional em publicidade e propaganda. Apresenta e discute códigos e leis específicas da comunicação, publicidade, propaganda, promoção, direito autoral, direito de imagem, propriedade intelectual, código de defesa do Consumidor, além de órgãos reguladores como Conar - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, APP - Associação dos Profissionais de Propaganda, CENP - Conselho Executivo das Normas Padrão da Atividade Publicitária, ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição e legislações correlatas. MÍDIA

Discute hábitos, atitudes, participação, audiência, comercialização, formatos de programação e adequação, em função de objetivos, estratégias e táticas de mídia. Desenvolve o conceito do planejamento de mídia, analisa e cruza dados de pesquisa de audiência. Promove a elaboração de um plano de mídia para produto ou serviço.

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM ÁUDIO

Proporciona abordagem teórica e prática das atividades da produção de áudio e suas relações com a publicidade. Apresenta os recursos técnicos utilizados nos meios eletrônicos e digitais, fornecendo uma visão abrangente da estrutura de roteiros, da linguagem do rádio, técnicas de transmissão, locução, interpretação, sound design, criação de mensagens publicitárias e técnicas de codificação sonora.

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM AUDIOVISUAL

(9)

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

Aprofunda o conceito do planejamento de mídia, analisando e relacionando dados de pesquisa de mídia para efetivo alcance do público-alvo. Discute a elaboração de um plano de mídia para produto ou serviço, selecionando e recomendando o uso dos meios, veículos e programação que melhor atendam aos objetivos de mídia.

ATENDIMENTO E PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

A atividade acadêmica introduz, desdobra e aprofunda as etapas de elaboração de planejamentos estratégicos de campanhas publicitárias. Aborda aspectos relacionados a pesquisa mercadológica; ao posicionamento estratégico da marca; ao briefing, as estratégias de comunicação; bem como, a gestão, a avaliação e a mensuração de resultados, e as soluções entre as áreas que transitam em uma agência.

PROJETO EXPERIMENTAL I

Anunciante: segmento de mercado, praças de atuação. Problemas de comunicação, investimentos em comunicação, prospecção. Briefing: coleta de informações do anunciante. Problematização do anunciante no contexto do seu mercado de atuação. Processo de investigação: pesquisas primárias e secundárias. Pesquisas primárias: planejamento, aplicação, mensuração de resultados e aprendizados. Análise de cenários: externo (macroambiente e microambiente) e interno (análise da organização). Jornada do consumidor. Diagnóstico do Anunciante. Delimitação dos problemas e objetivos de marketing e comunicação do anunciante. Elaboração do discurso da marca.

PROJETO EXPERIMENTAL II

Elaboração do discurso da marca: posicionamento de marca, promessa, razão de promessa. Conceito: marca e campanhas. Linha do Tempo: períodos, objetivos, públicos e conceitos de campanha. Processo de tomada de decisão: estratégias e táticas de comunicação e mídia. Criação das Campanhas: elementos técnicos de redação e direção de arte. Produção gráfica e eletrônica. Orçamento. Controle e avaliação de resultados.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

FREQUÊNCIA

(10)

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica do Centro Universitário Ritter dos Reis e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Instituição oferece. São quatro campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Referências

Documentos relacionados

Finalizam esta edição os artigos: “A utilização do audiovisual para divulgação do curso de publicidade e propaganda no Centro Universitário Franciscano, que demonstra os

Os dois produtos, desenvolvidos pelo Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (FACS) do Centro Universitário Ritter dos Reis, são o site UNICOPA 2014, projeto de

semestre do curso de publicidade e propaganda, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo..  Nossa proposta é entrevistar 8

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário UNISEB Interativo visa formar um profissional habilitado à prática profissional capacitado a

A Pró-Reitoria Acadêmica (ProAcad) do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e o Programa de Pós-Graduação em Design, no âmbito de suas atribuições,

Estuda os processos de construção das noções de tempo, espaço e relações sociais, a partir de conceitos e princípios básicos nos campos da Geografia e da História e da

Ensaio disponível · Test available Essai disponible · Ensayo disponible Resistência a Ácidos e Bases de Baixa Concentração · Resistance to low concentrations of acids and

O estudo do Banco Mundial, publicado em 2016 – “Série Água Brasil 13 – Estudo de Modelos de Gestão de Serviços de Abastecimento de Água no Meio Rural no Brasil”, classificou