• Nenhum resultado encontrado

Nota curricular de Maria do Céu Ferreira Gomes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nota curricular de Maria do Céu Ferreira Gomes"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Nota curricular de

Maria do Céu Ferreira Gomes Contactos

Residência: Travessa Francisco Sá Carneiro, 324, 3ºDTO, 4450-677 Leça da Palmeira Telefone: 224009867 / Telemóvel: 917645977

e-mail: ceu.gomes66@sapo.pt Situação profissional

Professora do quadro de nomeação definitiva da escola EB2,3 Professor Óscar Lopes, Matosinhos. Formação académica

Doutoramento em Ciências da Educação, concluído em 4 de fevereiro de 2013, na FPCEUP. Aprovada com Distinção. Bolsa da FCT.

Título da tese: “A reconfiguração política da surdez e da educação de surdos em Portugal: Entre os discursos identitários e os discursos de regulação”.

Mestrado em Ciências da Educação, no domínio “Educação e Diversidade Cultural”, concluído no dia 24 de maio de 2007, na FPCEUP, com a classificação de Muito Bom. Bolsa da FCT. Título da tese: «Lugares e Representações do Outro. A surdez como diferença».

Pós-graduação em Educação Especial/ Domínio Cognitivo e Motor, concluída em 31 de julho de 2008, na Universidade Lusíada do Porto, com a classificação final de 18 valores.

Pós-graduação em Educação Especial/Domínio Surdez, concluída em 30 de novembro de 2003, na FPCEUP, com a classificação final de 18 valores.

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Inglês/Alemão), concluída em 13 de setembro de 1989, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Classificação profissional de 14 valores. Docente convidada no Ensino Superior

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Outubro 2008 – Junho 2010

Docência na Pós-Graduação "Educação Especial/ Surdez. Formação para a Educação Bilingue", das seguintes disciplinas:

- Identidade, cidadania e representação do outro

- Utilização pedagógica de materiais e técnicas de informação e da comunicação com alunos surdos Docência no Mestrado em Ciências da Educação, domínio "Educação e Surdez", na Unidade Curricular "Intervenção Pedagógica com Crianças e Jovens Surdos", nos módulos:

(2)

2

Participação em projetos de investigação

De 2008 a 2011, participação no Projeto Internacional PROFACITY - Profane citizenship in

Europe. Testing democratic ownership in hybrid situations (referência – CT-SSH2008-225511),

financiado no âmbito do 7º Programa da Comissão Europeia, na área de “Participação e Cidadania na Europa”.

O PROFACITY é constituído por um consórcio de cinco parceiros europeus entre os quais constam: o CIIE/FPCEUP – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), o CICI – Center for Intercultural

Communication and Interaction da Universidade de Ghent (Bélgica), o UMR MoDyS 5264 (CNRS

– Centre National de la Recherche Scientifique; Université Lumiére Lyon 2; Université Jean

Monnet) (França), Universidade de Utrecht (Holanda) e a Universidade de Ljubljana (Eslovénia).

A investigação desenvolvida pela Equipa Portuguesa visa, essencialmente, contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre condições que favorecem a fragilização e/ou a promoção dos processos de construção de cidadania dos Surdos, no âmbito da problemática da Surdez, Educação de Surdos e Cidadania.

De 2008 a 2010, participação no projeto internacional Spread the Sign – Communication in

National Language da National Upper School for the Deaf and Hearing-Impaired Tullängskolan,

Suécia, no âmbito do Programa Europeu Leonardo da Vinci – Transfer of Innovation, com a referência 2008 LLP-LdV/TOI/SE/08/1204.

O objetivo deste projeto foi a expansão do dicionário on-line com línguas gestuais de vários países, já iniciado no projeto anterior. Nesta segunda edição, o projeto propunha-se ainda incorporar valências inovadoras no dicionário digital, tais como, o som e imagens a 3 dimensões. O número de países participantes aumentou. Para além dos iniciais, passaram a fazer parte da equipa: a Alemanha, a França, a Turquia, a Rússia, os Estados Unidos, o Japão e a Finlândia.

Responsável a nível europeu pelas listas de vocabulário e sua classificação gramatical.

De 2006 a 2008, participação no projeto internacional Spread the Sign da National Upper School

for the Deaf and Hearing-Impaired Tullängskolan, Suécia, no âmbito do Programa Europeu

Leonardo da Vinci, número SE/06/B/F/LA – 161015, d – nr 4738 -2005. O projeto contou com a participação inicial de seis países: Portugal, Espanha, Lituânia, República Checa, Inglaterra e Suécia. A equipa portuguesa foi constituída por investigadores e docentes do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, por estudantes universitários surdos e por investigadores e docentes do Centro de Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira, de Lisboa.

Este projeto teve como objetivos principais:

- A recolha de gestos no âmbito nacional de cada país participante, com o objetivo de construir um dicionário multilingue on-line, de acesso gratuito, com mais de 20000 vocábulos (www.spreadthesign.com/);

- A promoção de experiências de formação profissional em regime de intercâmbio transnacional, a partir do apoio das respetivas Agências Nacionais, através de candidaturas a Programas de Formação ao longo da vida;

- A pesquisa acerca dos obstáculos, possibilidades e oportunidades que existiam em termos de comunicação intercultural dentro do projeto, tendo em conta o uso de diferentes línguas gestuais e verbais e a relação entre diferentes culturas educacionais;

- O acompanhamento, investigação e avaliação dos processos de intercâmbio transnacional, bem como da adequação e do impacto do dicionário multilingue como instrumento pedagógico.

(3)

3

De 2002 a 2004, participação através do CIIE no projeto internacional “Le Retour Reflexif et ses Pratiques” da Universidade Jean Monnet, Saint-Etienne, França, no âmbito do Projeto Europeu Sócrates Comenius, número 94415-CP1-2001-FR-COMENIUS21.

Membro do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da F.P.C.E.-U.P. no âmbito da área programática: Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Local em Educação.

Comunicações

Gomes, Maria do Céu (2011). A LGP em Portugal. I Fórum Nacional da Língua Gestual Portuguesa “As Perspetivas na Educação”. Porto: Universidade Portucalense.

Gomes, Maria do Céu (2011). A educação bilingue dos alunos surdos. Da legislação às práticas. II Encontro Internacional de Ensino do Português, no âmbito da área temática “Língua Gestual Portuguesa. Ensino Bilingue”. Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra/ Instituto Politécnico de Coimbra.

Gomes, Maria do Céu (2010). A reconfiguração política da surdez. Implicações na educação de

surdos: Um estudo de caso. I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)

"Desafios teóricos e metodológicos". Aveiro: Universidade de Aveiro.

Gomes, Maria do Céu (2010). Avaliação e currículo na educação bilingue de alunos surdos. 22º Colóquio Internacional ADMEE-Europe “Avaliação e currículo: Papel das políticas, efeitos dos dispositivos e dos programas, relações com as aprendizagens”. Braga: Instituto de Educação e Psicologia/Universidade do Minho.

Gomes, Maria do Céu (2009). The importance of language in cognitive development. I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade “Educação Especial: Da Teoria à Prática”. Porto: Universidade Fernando Pessoa.

Gomes, Maria do Céu (2009). Em busca do direito a ser plural. As escolas de referência para a

educação bilingue de alunos surdos. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da

Educação "Investigar, avaliar, descentralizar". Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Gomes, Maria do Céu (2009). De uma cidadania atribuída a uma cidadania reclamada. Seminário “Quês e porquês de um agrupamento de referência”. Porto: Auditório Horácio Marçal/Junta de Freguesia de Paranhos.

Coelho, Orquídea, & Gomes, Maria do Céu (2007). Uma visão sobre a inclusão dos surdos no

mundo do trabalho. O projeto “Spread the Sign”. Seminário “Universo de diferenças. A família e a

deficiência. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Gomes, Maria do Céu, & Coelho, Orquídea (2007). Contributos para a inclusão dos surdos no

mundo do trabalho: O projeto Spread the Sign. Seminário “Universo de Diferenças – A família e a

deficiência”. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Gomes, Maria do Céu, Coelho, Orquídea, & Cabral, Eduardo (2006). Surdos e ouvintes. Mais que

uma língua em cada língua. Colóquio Internacional Interdisciplinar “Eu e o Outro”. Porto:

(4)

4

Gomes, Maria do Céu, Coelho, Orquídea, & Cabral, Eduardo (2005). Diferentes somos todos. A

educação (dos surdos) como mediação cultural. Colóquio Interdisciplinar “Multi/

Interculturalismo e Educação”. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Gomes, Maria do Céu, Coelho, Orquídea, & Cabral, Eduardo (2004). La metacognition dans la

surdité pré-linguistique. Colloque International “Culture(s) et Réflexivité”. Universidade Jean

Monnet, Saint-Etienne. Publicações

Gomes, Maria do Céu (2012) “A Educação Bilingue dos Alunos Surdos. Da Legislação às Práticas”, Revista Científica Exedra, Número temático “Português: Investigação e ensino”, dezembro 2012, 151-160.

Gomes, Maria do Céu (2011). “Jovens surdos: percurso escolar e expectativas profissionais”,

Educação, Sociedade & Culturas, n.º 32, 111-128.

Gomes, Maria do Céu (2011). A reconfiguração política da educação de Surdos. Revista Indagatio

Didactica, 3(1), 109-125.

Gomes, Maria do Céu (2010). Lugares e representações do outro. A surdez como diferença. Porto: CIIE/ Livpsic.

Gomes, Maria do Céu (2010). O panorama atual da educação de surdos. Na senda de uma educação bilingue. Exedra, (3), 59-73.

Gomes, Maria do Céu (2010). Avaliação e currículo na educação bilingue de alunos surdos. Atas

do 22º Colóquio Internacional ADMEE-Europe "Avaliação e currículo: Papel das políticas, efeitos dos dispositivos e dos programas, relações com as aprendizagens". Braga: Instituto de

Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Gomes, Maria do Céu (2009). The importance of language in cognitive development. Atas do I

Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade “Educação Especial”. Porto: Universidade

Fernando Pessoa.

Gomes, Maria do Céu (2009). O ensino do português num contexto de educação bilingue. Diversidades, 25, 10-17. Madeira: Secretaria Regional de Educação e Cultura – Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação.

Gomes, Maria do Céu (2009). Em busca do direito a ser plural. As escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos. Atas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências

da Educação. Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Gomes, Maria do Céu, Coelho, Orquídea, & Cabral, Eduardo (2007). Surdos e ouvintes. Mais que uma língua em cada língua. In Rosa Bizarro (Org.), Eu e o Outro. Porto: FLUP.

Gomes, Maria do Céu, Cabral, Eduardo, & Coelho, Orquídea (2006). Diferentes somos todos. A educação dos surdos como mediação cultural. In Rosa Bizarro (Org.), Como abordar… A escola e

a diversidade cultural, (pp. 46-58). Porto: Areal Editores.

Gomes, Maria do Céu, Ataíde, Ana, & Falcão, Ana (2005). A importância da mediação e da metacognição no desenvolvimento da criança surda. In Orquídea Coelho (Coord.), Perscrutar e

(5)

5

Coelho, Orquídea, Cabral, Eduardo, & Gomes, Maria do Céu (2005). A metacognição na surdez pré-linguística: Os testemunhos dos surdos. In Orquídea Coelho (Coord.), Perscrutar e escutar a

surdez (pp. 211-224). Porto: Edições Afrontamento.

Coelho, Orquídea, Cabral, Eduardo, & Gomes, Maria do Céu (2005). La métacognition dans la surdité pré-linguistique: Les témoignages des sourds. In Marc Derycke (Coord.), culture(s) et

réflexivité (pp. 139-156). Centre de Recherche en Éducation, Saint-Étienne: Publications de

l’Université de Saint-Étienne.

Coelho, Orquídea, Cabral, Eduardo, & Gomes, Maria do Céu (2004). Formação de surdos: Ao encontro da legitimidade perdida. Educação, Sociedade & Culturas, (22), 153-181.

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo