• Nenhum resultado encontrado

INVENTÁRIO DE ESCRITOS EM AD: RESULTADOS PARCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INVENTÁRIO DE ESCRITOS EM AD: RESULTADOS PARCIAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

95 de 107

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

INVENTÁRIO DE ESCRITOS EM AD: RESULTADOS PARCIAIS

Celma Oliveira Prado∗∗ (UESB)

Maria da Conceição Fonseca-Silva∗∗∗ (UESB)

RESUMO

Neste trabalho, objetiva-se apresentar resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento, intitulada Análise de Discurso: Foucault e Pêcheux, o diálogo teórico-metodológico e as repercussões na França e no Brasil, que incluem: lista de catalogação de escritos de Foucault, de Pêcheux e de pesquisadores franceses e brasileiros filiados ao quadro teórico da Escola Francesa de Análise de Discurso.

PALAVRAS-CHAVE: Análise, Discurso, Epistemologia, Foucault, Pêcheux.

INTRODUÇÃO

Fonseca-Silva (2000; 2003a, 2003b) salienta a importância de se fazer estudos epistemológicos para evitarmos as confusões teórico-metodológicas geradas pelo uso das vulgatas, principalmente nos estudos da linguagem que surgiram a partir dos anos 60 do século XX, década marcada por uma conjuntura intelectual em que diversos estudiosos se propuseram a fazer uma releitura do estruturalismo.

Conforme Fonseca-Silva (2003b), diferentes campos da Lingüística retomam a exterioridade da língua sob diversas formas e o estatuto do sujeito que perpassa esses domínios é o do sujeito idealista como origem, essência ou causa de si. Nesse mesmo período, esse

∗ Trabalho ligado ao projeto de pesquisa intitulado Análise de Discurso: Foucault e Pêcheux, o diálogo teórico-metodológico e as repercussões na França e no Brasil, aprovado e financiado pela UESB.

∗∗ Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq e aluna do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da conquista.

∗∗∗ Professora do Departamento de estudos Lingüísticos e Literários, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista.

(2)

estatuto é questionado por uma corrente filosófica, epistemológica e politicamente heterogênea que se constitui e se institui na França no mesmo período pela referência à releitura das obras de Marx, Freud e Saussure.

É dentro dessa conjuntura intelectual filosófica e política que nasce o projeto da disciplina Análise de Discurso, no final da década de 60, iniciada por Pêcheux que, inspirado em Althusser, toma a leitura dentro de uma teoria não-subjetiva da linguagem, ajudando a definir a Escola Francesa de Análise de Discurso. É, também, nesse mesmo contexto que nasce o projeto da arqueogenealogia do sujeito, postulado por Foucault, cujas teses e práticas de leitura foram e continuam sendo, segundo Fonseca-Silva (2003a), fundamentais na prática de análise de discursos e na reconfiguração do quadro teórico da AD. Definir e precisar os postulados do quadro da arqueogenealogia do sujeito e do quadro da AD e os pontos de deriva entre esses dois quadros se faz necessário nessa pesquisa que busca desfazer as confusões teórico-medotológicas decorrentes da não compreensão desses postulados.

Na tentativa de resolver essas questões, na primeira etapa da pesquisa que originou esse trabalho, foram realizados levantamento e catalogação bibliográfica de escritos publicados de Michel Foucault, de Michel Pêcheux e de pesquisadores que participaram da Escola Francesa de Análise de Discurso e de pesquisadores brasileiros; resenhas de alguns escritos catalogados; análise e discussão de alguns dos escritos catalogados e definição e precisão de alguns conceitos e postulados.

MATERIAL E MÉTODOS

O corpus da pesquisa está sendo constituído de acervo bibliográfico que diz respeito a Michel Foucault, a Michel Pêcheux e a seu grupo, a pesquisadores brasileiros que se filiam ao quadro

(3)

epistemológico da AD e a pesquisadores que fazem uso de vulgatas da AD.

Foi realizado o levantamento bibliográfico dos escritos publicados (livros, artigos, conferências, palestras, cursos, etc.), tendo como fontes, no Brasil, o acervo bibliográfico particular da coordenadora do projeto, as Bibliotecas do Instituto dos Estudos da Linguagem (IEL) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp; e, na França, o Centre National de Recherche Scientifique (CNRS), a Université Paris-XII, o Centre Michel Foucault e a Société Internationale des Etudes sur

Michel Foucault.

Após levantamento dos escritos, procedeu-se à catalogação bibliográfica dos escritos que compõem o acervo da pesquisa, a estudos, análises, discussões e recensões de escritos catalogados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi realizada a catalogação de quinhentos e trinta escritos em francês e em português, alguns de autoria de Foucault e sobre esse pensador, alguns de Pêcheux e outros de pesquisadores franceses e brasileiros filiados ao quadro teórico da Escola Francesa de Análise de Discurso.

Na primeira etapa da pesquisa, foram catalogados Trezentos e vinte e três (323) escritos de Michel Foucault na forma de livros, artigos, prefácios e posfácios, entrevistas, diálogos e debates, mesa redondas e livros co-organizados, representados na tabela 1.

Tabela 1 - Escritos de Michel Foucault

Escritos publicados Quantida

de

%

Livros em Francês 18 5,57

(4)

Artigos e textos de conferências em francês

85 26,31

Artigos e textos de conferências

traduzidos para o português

70 21,67

Prefácios e posfácio em francês 11 3,40

Prefácio e posfácio traduzidos para o português

11 3,40

Entrevistas em francês 46 14,24

Entrevistas traduzidas para o português 48 14,86

Diálogos e debates em francês 12 3,71

Diálogos e debates para o português 2 0,61

Mesas redondas em francês 2 0,61

Mesas redondas traduzidas para o português

2 0,61

Livros em co-organizados em francês 1 0,30

Total 323 100

Foram catalogados trinta e dois (32) escritos sobre Foucault: vinte e oito (28) livros e quatro (4) capítulos de livro, conforme demonstramos na tabela 2:

Tabela 2 - Escritos sobre Michel Foucault

Escritos publicados Quantida

de

%

Livros 28 87,5

Capítulos de livro 4 12,5

Total 32 100

Em relação a Pêcheux, trinta e nove (39) escritos foram catalogados, incluindo livros, artigos, textos de conferências e livros em co-autoria, da forma como é demonstrado na tabela 3:

(5)

Tabela 3 - Escritos de Michel Pêcheux

Escritos publicados Quantid

ade

%

Livros em francês 2 5,12

Livros traduzidos para o português 2 5,12

Artigos e textos de conferências em francês

19 48,7

1

Artigos e textos de conferências

traduzidos para o português

8 20,5

1

Livros em co-autoria 8 20,5

1

Total 39

No tocante aos escritos de pesquisadores franceses ligados à Escola Francesa de Análise de Discurso, foram catalogados dezenove (19) livros e trinta e um (31) artigos, na forma como é demonstrado na tabela 4:

Tabela 4 - Escritos de pesquisadores franceses que se filiaram à Escola Francesa de Análise de Discurso

Escritos publicados Quantidade %

Livros 19 38

Artigos 31 62

Total 50 10

0

Em se tratando dos pesquisadores brasileiros, foram catalogadas um total de oitenta e seis escritos distribuídos entre livros e artigos, como pode ser visualizado na tabela 5:

(6)

Tabela 5 - Escritos de pesquisadores brasileiros

que trabalham na perspectiva da Análise de Discurso

Escritos publicados Quantidade %

Livros de Eni Pulcineli Orlandi 14 16,2

7 Livros de Eni Pulcineli Orlandi em

co-autoria

2 2,32

Artigos de Eni Pulcineli Orlandi 20 23,2

5 Livros de outros pesquisadores

brasileiros

11 12,7

9 Artigos de outros pesquisadores

brasileiros

39 45,3

4

Total 86

CONCLUSÕES

Neste trabalho, são apresentados resultados parciais da pesquisa em andamento intitulada Análise de Discurso: Foucault e Pêcheux, o diálogo teórico-metodológico e as repercussões na França e no Brasil, que compreendem catalogação dos escritos mencionados, além das recensões e análises de alguns desses escritos e definição de pontos de deriva de algumas definições e conceitos dos quadros teóricos estudados

REFERÊNCIAS

FONSECA-SILVA, Mª da C. A relação do materialismo histórico com a psicanálise e suas implicações para a AD. Revista Letras, 54. Curitiba: UFPR, 2000. p.235-234.

FONSECA-SILVA, Mª da C. Michel Foucault e a constituição do sujeito. In: Os discursos do cuidado de si e da sexualidade Claudia, Nova e

(7)

Playboy. 2003, 378 págs. Tese (Doutorado em Lingüística- Área

Análise de Discurso). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas, Campinas, 2003a. p. 37-90.

FONSECA-SILVA, Mª da C. A Escola Francesa de Análise de Discurso. In: Os discursos do cuidado de si e da sexualidade Claudia, Nova e

Playboy. 2003, 378 págs. Tese (Doutorado em Lingüística- Área

Análise de Discurso). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas, Campinas, 2003b. p. 91-134.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Edição original: 1969

PÊCHEUX Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997. 68 p.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET Françoise e HAK Tony. Por uma análise automática do

discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed.

Referências

Documentos relacionados

5 Depois de você medir com êxito uma linha de amostras, mova o SpectroPad para a linha seguinte indicada na tela do

Polymerase chain reaction amplification and DNA sequencing of specific regions of the mitochondrial cytochrome C oxidase subunit 1 and NADH dehydrogenase subunit 1 genes confirmed

9.9 O candidato, ao ingressar no local de realização da prova, deverá manter desligado qualquer aparelho eletrônico que esteja sob sua posse, ainda que os sinais de

Desses indivíduos considerados para análise genotípica 14 possuíam genótipo homozigoto para mutação c.35delG e não foram sequenciados para verificar a presença

[r]

Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é comparar a eficácia da equação CKD-EPI para análise da Taxa de Filtração Glomerular, comparando seus valores com os

Para que a constelação de Gêmeos seja vista a meia-noite na mesma posição que foi observada ao meio-dia, a Terra deverá completar meia volta em torno do Sol a partir da primeira

Assim sendo, sem um preparo adequado do paciente, assim como sem o preparo correto na administração da dose, promoverá um exame final com qualidade inadequada para