• Nenhum resultado encontrado

INBEC. Instituto Brasileiro de Educação Continuada. Pós-Graduação com Futuro. GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS- 440h

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INBEC. Instituto Brasileiro de Educação Continuada. Pós-Graduação com Futuro. GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS- 440h"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Curso Organizado conforme a Res CONSUN nº 054 08-2014 do

Conselho Nacional de Educação – MEC.

GEOPROCESSAMENTO E

GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS- 440h

João Pessoa - PB - Vagas Limitadas

REALIZAÇÃO:

APOIO:

INBEC

Instituto Brasileiro de Educação Continuada

Pós-Graduação com Futuro

(2)

GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS - 440h

JUSTIFICATIVAS:

Há uma grande demanda pela certificação de profissionais habilitados na delimitação de imóveis rurais e urbanos no Brasil, assim como na geração e manipulação de dados espaciais, objetivando diversas práticas e análises em diferentes áreas do conhecimento. O presente curso visa qualificar os profissionais da área de engenharia e geociências para atuar como especialistas preparados para a realização de etapas práticas e jurídicas de Certificação e Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, e, ampliar os conhecimentos nas áreas complementares de geotecnologias (Cartografia, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica), permitindo a sua atuação no setor.

OBJETIVOS:

O curso visa dar ao estudante das áreas de Engenharia e Geociências o instrumental teórico e prático necessário para a elaboração de propostas, planejamento e execução de projetos de Georreferenciamento de Imóveis, assim como oferecer conhecimento e prática sobre cartografia, uso e processamento de imagens de satélite e manuseio de Sistemas de Informação Geográfica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Fornecer ao aluno os subsídios teóricos necessários às etapas do processo de Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos no Brasil.

• Discutir e aplicar os procedimentos práticos envolvidos no processo para Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos no Brasil.

• Permitir ao aluno conhecer e manipular imagens de satélite e Sistemas de Informação Geográfica.

• Orientar a construção de um trabalho de conclusão de curso, que incorpore toda a discussão teórica e procedimentos práticos apreendidos no curso, articulando os conhecimentos adquiridos pelo aluno em todo o seu processo de formação.

PÚBLICO-ALVO:

Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Agrimensores, Geógrafos, Geólogos e demais Profissionais Tecnólogos e Graduados que queiram trabalhar com Geoprocessamento e Georreferenciamento.

COORDENAÇÃO DO CURSO:

COORDENAÇÃO TÉCNICA: D. Sc. CARLA MADUREIRA CRUZ - Doutora em

Geografia (UFRJ). Mestre em Sistemas e Computação (IME-RJ), Engenheira Cartógrafa (UERJ), Especialista em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Bancos de Dados Geográficos. Professora. Associada do Departamento de Geografia da UFRJ e Coordenadora do Grupo de Sensoriamento Remoto.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: D. Sc. WILLY PENDL JUNIOR - Doutorado em

Física pela Universidade de São Paulo (1996); Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1990) e Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação & quot; Lato Sensu" em Docência no Cenário do Ensino para Compreensão. Atualmente é Professor associado na Universidade Cidade de São Paulo - (UNICID).

SUPERVISÃO DO CURSO: CEBIO / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro:

(3)

MÓDULOS DO CURSO:

BLOCO I – FUNDAMENTOS TÉCNICOS E PRÁTICAS EM LABORATÓRIO

CARTOGRAFIA ANALÓGICA E DIGITAL – 40h

Prof. Vinícius Seabra/Manoel Fernandes

Ementa: Conceitos. Comunicação Cartográfica. Histórico. Classificação dos Mapas. Paradigma

analógico e digital. Considerações sobre a forma da Terra. Geóide e Elipsóide. Datum horizontal e vertical. Sistemas de Coordenadas. Escalas: cartográfica, geográfica e taxonômica. Precisão, exatidão e resolução. PEC e PAP-PCD. Categorias de feições cartográficas. Fontes de dados cartográficos. Prática no uso de mapas e cálculos. Conversão de coordenadas e Datum: Conceito e Finalidade. Tipos e Propriedades. Características das principais projeções adotadas no Brasil. Exemplos. Conversão entre projeções. Uso de sistemas computacionais para representação e conversão. Parâmetros nacionais. Práticas.

GEOTECNOLOGIAS - 20h

Prof. Rafael Barros

Ementa: Conceitos. Estruturas de dados espaciais. Relações espaciais. Análises espaciais. Geração de

consultas. Visualização de eventos. Preparação de dados e estruturas lógicas de análise e integração. Metodologias de análise e principais aplicações.

CARTOGRAFIA TEMÁTICA - 20h

Profa. Monika Richter

Ementa: Conceitos. O meio analógico e o digital. Tipos de usuários e mapas. Instituições responsáveis

pela disponibilização de dados. Dados qualitativos e quantitativos. Escalas de observação da informação: nominal, ordinal, intervalo e razão. Construção de legendas e tratamento de dados tabulares. Convenções cartográficas. Representações temáticas: pontuais, lineares e planares. Generalização da informação. Classificação. Simbolização: qualitativa e quantitativa. Mapas de fluxos; Símbolos proporcionais. Coropletas. Isolinhas. Construção e interpretação de mapas temáticos.

AJUSTAMENTO DAS OBSERVAÇÕES - 20h

Profa. Paulo Menezes

Ementa: Teoria de erros. Compensação poligonais. Propagação de erros. Introdução ao MMQ.

Método paramétrico linear e não linear. Ajustamento de poligonais pelo MMQ.

SENSORIAMENTO REMOTO - 20h

Profª. Carla Madureira Cruz

Ementa: Conceito. Tipos de sensores. Princípios Físicos. Espectro eletromagnético. Bandas espectrais

e assinatura espectral. Resoluções, imageamento, mapeamento. Exemplos. Sensores orbitais disponíveis. Aquisição de imagens. Padrões de interpretação de imagens. Prática. Uso do Google Earth em apoio a projetos de Georreferenciamento de imóveis.

GEODÉSIA E SISTEMAS DE POSICIONAMENTO - 20h

Profª. Elizabeth Souza

Ementa: Posicionamento e medições. Tipos de levantamento. Os sistemas de posicionamento por satélite NAVSTAR-GPS, GLONASS e GALILEU e outros. Sistemas de referência: fundamentos, transformações e situação no Brasil. Importância dos sistemas de posicionamento em Georreferenciamento de imóveis. Novos Sistemas e adequação de equipamentos.

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS - 40h

(4)

Ementa: Imagem digital. Formatos de imagens. Conversão de formatos. Leitura de imagens.

Contraste. Reamostragem. Georreferenciamento de imagens. Análise na Exatidão de Imagens. Equalização e Mosaico. Prática de Georreferenciamento para adequação de imagens em projetos de Georreferenciamento de imóveis. Classificação Orientada a Objetos. Mineração de dados espaciais. Análise de Cluster e geração de árvores de decisão.

FOTOGRAMETRIA COM CÂMERAS MÉTRICAS E NÃO MÉTRICAS - 20h

Profa. Elias Ribeiro de Arruda Jr.

Ementa: Conceitos. Diferentes sensores fotogramétricos: câmeras fotogramétricas, digitais e

formação da fotografia. Câmeras métricas e não métricas. Transformações geométricas 2D e 3D. Geometria da fotografia: equação de colinearidade, estereoscopia e paralaxe. Equalização e mosaico. Novas tecnologias. Câmeras a bordo de veículos aéreos não tripulados. Uso de softwares livres. Estudo de caso.

TOPOGRAFIA APLICADA AO CADASTRO DE IMÓVEIS - 20h

Prof. João Bahia

Ementa: Definições e Conceitos de Topografia. Normas Técnicas em Topografia. Cálculos e

representações planimétrica e altimétrica. Metodologias e técnicas para representações topográficas. Representação topográfica de imóveis. Estudo de caso.

SIG NA ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS - 40h

Profs. Manoel Fernandes e Elizabeth Souza

Ementa: Análise de padrões de distribuição de Pontos - Estimador de Intensidade (“Kernel

Estimation”), Método do Vizinho mais próximo. Análise de dados e identificação de padrões de área - Matriz de Proximidade Espacial, Media Espacial Móvel, Índice Global de Moran (I), Indicadores Globais de Autocorrelação Espacial. Indicadores Locais de Associação Espacial (LISA), Índice Local de Moran. Modelagem do Variograma Experimental. Isotropia e Anisotropia.

BLOCO II – LEGISLAÇÃO E MATERIAL TÉCNICO

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 20h

Prof. Josimar Almeida

Ementa: Iniciação à pesquisa. Escolha do tema da pesquisa. Embasamento do tema da pesquisa.

Plano de trabalho. Redação.

NORMAS TÉCNICAS PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS – 20h

Prof. João Paes Machado Brito

Ementa: Pré-requisitos legais e normativos, padrões de precisão. Identificação e reconhecimento dos

limites do imóvel. Materialização dos vértices. Normas para o levantamento, processamento e análise de dados coletados em campo. Constituição Federal Brasileira. Código Civil Brasileiro. Rede de Referência Cadastral Municipal. Estatuto das Cidades e Agenda 21. Documentação requerida. Atualização e normas em vigor. Especificações e Normas Gerais para Levantamentos Geodésicos.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - 20h

Profª. Monika Richter

Ementa: Leis e normas ambientais vigentes. As Leis Ambientais Brasileiras. Tipos de Crimes

Ambientais. Sanções aplicadas ao Georreferenciamento de imóveis.

CADASTRO TÉCNICO, PLANTA E ELABORAÇÃO DE MEMORIAIS DESCRITIVOS - 20h

(5)

Ementa: Considerações iniciais. Informações Cartográficas que deverão constar na planta e memorial

descritivo do imóvel. Convenções e uso de arquivos digitais. Elaboração de Memorial Descritivo – Cabeçalho, descrição do perímetro. Relatório Técnico. Credenciamento de profissionais.

ELABORAÇÃO DE PEÇA TÉCNICA PARA CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS - PADRÃO INCRA - 20h

Prof. Luiz Guimarães Barbosa

Ementa: Documentos necessários para a Certificação. Requerimento, solicitando a Certificação de

acordo com o § 1º, artigo 9º Decreto Nº 4449/02. Modelo de relatório técnico. Planta e memorial descritivo assinado pelo profissional. Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, emitida pelo CREA da Região. Arquivo digital. Planilhas de cálculo com os dados do levantamento. Declaração dos confrontantes. Estudo de caso.

BLOCO III – PRÁTICAS DE CAMPO

PRÁTICA DE CAMPO COM ESTAÇÕES TOTAIS - 20h

Prof. João Bahia

Ementa: Prática com estações totais: cálculo de ângulos e direções. Medição de distâncias. Correções

de distâncias. Locação, estaqueamento, caminhamento. Desenvolvimento de poligonais. Poligonais de demarcação. - Levantamento por irradiação. Desenvolvimento de Triangulação.

PRÁTICA DE CAMPO COM POSICIONAMENTO POR SISTEMAS GNSS - 20h

Prof. Victor Hugo Fernandes

Ementa: Prática de levantamento de pontos de controle para o Georreferenciamento de imagens.

Processamento de pontos. Uso de equipamentos L1/L2. Métodos estático, cinemático e semi-cinemático. Preparação de material e planejamento de campo.

GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS – PRÁTICA E ESTUDO DE CASO - 40h

Prof. João Bahia

Ementa: prática de Georreferenciamento de imóveis em área pré-definida. Coleta de pontos,

implantação de vértices. Processamento e anotações técnicas. Levantamentos dos Limites Inacessíveis e ou Restritos. Levantamento dos Vértices de Apoio a Poligonal. Monumentalização de Vértices de Acordo com a Classe.

PROFESSORES COM RENOMADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE GEOPROCESSAMENTO:

PD.Sc MONIKA RICHTER - Pós-Doutorado, Mestrado e Doutorado em Geografia

pela UFRJ. Graduação em Engenharia Florestal pela UFRRJ, e Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, atuando nos cursos de Geografia e Turismo. É integrante do grupo de pesquisa em Sensoriamento Remoto e Análise Ambiental Coordenado pela UFRJ.

PD. Sc. JOSIMAR RIBEIRO DE ALMEIDA – Pós-Doutor em Engenharia

(6)

PD.Sc MARCELO ANTONIO NERO - Pós-Doutorado. Escola Politécnica da

Universidade de São Paulo, POLI/USP, Doutorado e Mestrado em Engenharia de Transportes. Universidade de São Paulo, USP; Graduação em Engenharia Cartográfica. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Graduação, Engenharia Civil e em Graduação, Engenharia Cartográfica.

D.Sc CARLA MADUREIRA CRUZ - Doutora em Geografia (UFRJ). Mestre em

Sistemas e Computação (IME-RJ), Engenheira Cartógrafa (UERJ), Especialista em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Bancos de Dados Geográficos. Professora. Associada do Departamento de Geografia da UFRJ e Coordenadora do Grupo de Sensoriamento Remoto ESPAÇO. Pesquisadora do Núcleo de Tecnologias para Recuperação de Ecossistemas (NUTRE/UFRJ). Pesquisadora 2 do CNPq.

D.Sc ELIZABETH MARIA FEITOSA DA ROCHA DE SOUZA - Doutorado e

Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Geografia pela UFRJ; Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto e classificação, mapeamento e análise da cobertura florestal, Geoprocessamento e técnicas de levantamento de campo.

D. Sc. SILVIO JACKS DOS ANJOS GARNÉS - Doutor em Ciências Geodésicas

pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

D. Sc. JOSÉ LUIZ PORTUGAL - Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo

Cruz – FIOCRUZ, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Graduado em Oficial do Exército Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras, Bacharel em Administração pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, Graduado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia.

D.Sc MANOEL DO COUTO FERNANDES - Doutorado e Mestrado na área de

Geociências, com ênfase em Geoecologia e Geoprocessamento ; Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ; Atualmente é o vice-Coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ;

D. Sc. PAULO MARCIO LEAL DE MENEZES - Doutor em Geografia – UFRJ,

(7)

D.Sc. SIMONE SAYURI SATO - Doutorado em Eng. de Transportes - USP,

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1992), na área de Cadastro Técnico Multifinalitário, Controle de Qualidade dos Processos Fotogramétricos Digitais. Estágio de 1 ano na École Féderal de Lausanne, Suíça na área de Fotogrametria e Cartografia e Gestão de Qualidade.

D.Sc RAFAEL SILVA DE BARROS - Doutorado e Mestrado em Geografia pela

UFRJ; Graduação em Geografia pela UFRJ; Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ; atuando na área de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

D.Sc RAÚL SANCHES VINCENZ - Doutor e Mestre em Geografia pela UFRJ;

Graduado em Geografia pela Universidad de La Habana (1991 Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, geoprocessamento, mapeamento da cobertura vegetal e monitoramento ambiental.

D.Sc VINÍCIUS DA SILVA SEABRA - Doutorado em Geografia pela UFRJ;

Mestrado em Geologia pela UFRJ; Graduação em Geografia pela UFRJ; e Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UFRJ; Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto.

D.Sc LUIZ GUIMARÃES BARBOSA - Doutorado e Mestrado em Eng. de

Transportes - Informações Espaciais [Sp-Capital] pela USP; Possui graduação em Engenharia de Agrimensura - Faculdades Integradas Logatti (1982), e Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural - RJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Topografia e Geodésia

M.Sc JOÃO GONÇALVES BAHIA - Mestrado em Engenharia Agrícola pela

Universidade Federal de Santa Maria(1994); Graduação em Engenharia Cartográfica pela UFRJ; e Atualmente é Professor Adjunto. da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas:Aerotriangulação., Ajustamento., Aerofotogrametria.

M.Sc JOÃO PAES MACHADO BARROS - Mestrado em Engenharia Civil -

(8)

M.Sc VICTOR HUGO FERNANDES - Mestrado em Engenharia de Computação

pela UFRJ; Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e Atualmente é professor e coordenador do curso técnico em agrimensura do Colégio técnico da UFRRJ. Tem experiência na área de mapeamento digital, com ênfase em geociências.

M.Sc ADEILDO ANTÃO DOS SANTOS - Mestrado em Ciências Geodésicas pela

Universidade Federal do Paraná (1977), Especialização em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1977) e. possui Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) , Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geodésia. Atuando principalmente nos seguintes temas: GPS, Rede Geodésicas, Cálculo.

PRÉ-REQUISITOS PARA ADMISSÃO:

Preenchimento de Formulário próprio, Pagamento da taxa de inscrição, Assinatura do Contrato Educacional, Curso Superior completo. Cópias autenticadas do CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma da Graduação ou Declaração de Conclusão da Graduação, Histórico Escolar da Graduação, Curriculum Vitae. (atualizado), 2 Foto 3 x 4 recente.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

440 horas, sendo as aulas em 01 fim de semana por mês.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA DA UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Frequência mínima de 75% ( setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

OBS: Os Diplomas expedidos por Instituições Estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva

Convalidação por Universidade Pública autorizada.

INVESTIMENTO:

Matrícula: R$ 250,00

Mensalidades: 24 x R$ 615,00

Valor do curso com desconto:

OBS: Pagamento até o dia 10 cada mês valor R$ 515,00

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

INBEC/PB - INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Rua Corálio Soares de Oliveira, 433, sala 04, Ed. Atrium -

Centro - CEP: 58.013-260 - João Pessoa/PB

Fones: (83) 3247-3437 | 9998-7187 | 9164-3791

E-mail:

joaopessoa@inbec.com.br

Referências

Documentos relacionados

O Senac - Pernambuco, mediante as condições estipuladas neste Comunicado, em conformidade com a Resolução Senac 1018/2015, informa a realização do Processo Seletivo destinado

Revisão metodológica: PES vs BSC Busca de conhecimento método BSC Capacitação no método Parceria com ENAP Consultor Externo Técnicos propõem cesta de indicadores

O presente documento busca a íntima articulação entre a formação científica e técnica, compatibilizando as necessidades de produção do conhecimento e qualificando para o

O presente relatório descreve as ações promovidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) desta Instituição de Educação Superior (IES), que constam da proposta de

Para as crianças mais velhas, Platão recomenda que pratiquem sempre os mesmos jogos com as mesmas regras, pois quem se habitua a ser regido por princípios

Considerando um assunto de grande relevância levando em conta o papel da família do incentivo no acompanhamento junto a Instituição Especializada, julgamos

Nota – Utilize apenas a fonte de alimentação aprovada pela Trimble com a estação total de topografia SX12.. Classificações: Entrada 100-240 VCA, 47-63 Hz, máx 1,6 A, Saída 12

Produz um discurso organizado e correto OU produz um discurso com ocorrência de um ou dois erros nos planos ortográfico e de pontuação, e/ou com ocorrência de um erro nos planos