• Nenhum resultado encontrado

9 ilhas para se apaixonar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9 ilhas para se apaixonar"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)
(2)

As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são todas de origem vulcânica e encontram-se em pleno Atlântico Norte, dispersas ao longo de uma faixa com cerca de 600 km de extensão de Santa Maria ao Corvo e sensivelmente entre 37° e 40° de latitude norte e 25° e 31° de longitude oeste. Residem 246 772 pessoas (dados de 2011) neste território insular de 2 325 km2, que está a uma distân-cia de 1 600 km do continente europeu e 2454 km do continente norte-americano (Canadá).

As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográfi-cos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores. Os Açores, juntamente com os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde definem a região biogeográfica da Macaronésia, desig-nação que significa “ilhas afortunadas”, para quem as habita e quem as visita.

(3)
(4)

Um destino de sonho

Composta por nove ilhas, unidas num arquipélago, cada ilha açoriana tem uma identidade própria definida pelas suas singulares paisagens, tradições, gastronomia ou arquitectura.

(5)

9 ilhas

(6)

Santa Maria é a ilha mais oriental do arquipélago, conhecida como a “Ilha do Sol”. É aqui que se encontram as praias raras de areia branca do Arquipélago.

É na Ilha de São Miguel que se pode visitar a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo ou a das Furnas. A primeira foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Também nesta ilha que se encontram as únicas plantações de chá em toda a Europa.

Breve descrição

(7)

Breve descrição

Grupo Central

Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, é Património Mundial desde 1983 e foi a primeira cidade do país a receber esta distinção da UNESCO. Para além da forte componente cultural, a ilha oferece paisagens naturais como a maior mancha da Floresta Laurissilva da Região e o Algar do Carvão, sendo considerado um geossítio de interesse internacional pela sua raridade.

A lha Graciosa está integrada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco desde 2007. De inspiração Flamenga, com cúpu-las vermelhas, existem cerca de 20 “Moinhos da Graciosa”, testemunhando a abundante produção de cereais ao longo dos tempos. É na ilha de São Jorge que encontramos o tão apreciado Queijo São Jorge. Possivelmente produzido desde os primeiros tempos da ocupação da ilha, no séc. XV, e muito influenciado pela presença de flamengos, é considerado um dos melhores queijos do mundo, tendo sido declarado como DOP (Denominação de Origem Protegida) em 1991.

Fica na ilha do Pico o ponto mais alto de Portugal: com 2350 metros e classificada como Reserva Natural desde 1982 – Montanha do Pico. Desde o século XVIII que a ilha tem contacto com a atividade baleeira. É nesta ilha que se encontra também um dos dois sitios distinguidos pela UNESCO a paisagem protegida da vinha do Pico.

(8)

Breve descrição

Grupo Ocidental

O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago com 430 habitantes, tem muito para oferecer a quem visita a sua pequena vila. É considerada como o melhor local, em todo o arquipélago, para observação de aves.

(9)

EXPERIÊNCIAS PARA TODOS OS GOSTOS

(10)

As temperaturas médias do mar entre os 22ºC no Verão e 16ºC no Inverno e a boa visibilidade das águas cristalinas fazem dos Açores um destino ideal para a prática de mergulho. A variedade de paisagens submarinas com fundos vulcânicos, a riqueza de ecossistemas e os parques arqueológicos submarinos são outras das principais atracções para os praticantes desta modalidade.

(Mais informação em mergulho.visitazores.com)

(11)
(12)

Os Açores oferecem uma rede com cerca de 79 trilhos homologados e sinalizados, entre eles as cinco grandes rotas, totalizando cerca de 800 kilómetros de trilhos. Todos de elevado interesse bio-geológico e histórico-etnográfico, classificados consoante o grau de dificuldade, distância e tipo de trajecto, linear ou circular.

Em qualquer época do ano, com guia ou à descoberta, existem múltiplas opções à disposição para os praticantes de BTT ou simplesmente para quem pretenda passear de bicicleta. ( Mais informação em trilhos.visitazores.com | biking.visitazores.com )

(13)
(14)

A observação de Cetáceos é uma atividade de animação e educação ambiental, devidamente regulamentada nos Açores, que inclui a observação de baleias e golfinhos. Nas águas do arquipélago ocorrem cerca de um terço das 81 espécies de cetáceos existentes no mundo.

Para além da atividade proporcionar um passeio no mar e a fruição de momentos inesquecíveis, decorrentes da observação destes enormes mamíferos e dos singulares espetáculos proporcionados pelos cardumes de golfi-nhos, ao participar nestas atividades está a contribuir para a economia local e para a preservação destas espé-cies, que são atualmente um dos símbolos do meio marinho.

(15)
(16)

A origem vulcânica do arquipélago, a reduzida dimensão das ilhas e a proximidade entre algumas delas permi-te que, em qualquer altura do ano e em qualquer ilha se possa explorar a geodiversidade da região: visitar caldeiras de colapso e as suas lagoas, caminhar por fajãs, observar cordilheiras vulcânicas e os vestígios de erupções recentes, descer algares e túneis lávicos, conhecer o mundo subterrâneo ou presenciar a terra a borbulhar nos campos de fumarolas.

O arquipélago é reconhecido como Geoparque pertencedo à Rede Europeia de Geoparques, nas nove ilhas encontra-se um conjunto de centros interpretativos que contribuem para valorizar o património em questão. ( mais informação em www.azoresgeopark.com )

(17)
(18)

Nos Açores, o Stand Up Paddle, canoagem e passeios em caiaques podem ser praticados tanto em águas inte-riores como em mar aberto. Seja a explorar as escarpas que rodeiam as lagoas no fundo de caldeiras vulcânicas ou a remar à volta de pequenos ilhéus para observar aves marinhas e explorar grutas, estas actividades possibi-litam uma envolvência física e emocional total com a paisagística açoriana.

(19)
(20)

A diversidade da orla costeira nas diferentes ilhas, por vezes alta e escarpada, de fundos rochosos, outras vezes mais suave e arenosa, permite uma variedade de ondas de qualidade e consistência notáveis. As temperaturas amenas e constantes do ar e da água permitem a prática desta actividade durante todo o ano, com destaque para os meses de Inverno. (Mais informação em www.surf.visitazores.com)

(21)
(22)

Os Açores possuem recursos hidrotermais referenciados desde o séc. XVI inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas e piscinas de água férrea. Destacam-se as Termas da Ferraria e as piscinas termais nas Furnas, em São Miguel bem como as Termas do Carapacho, na Graciosa.

(23)
(24)

Nos Açores existem diversos centros hípicos, ou empresas de animação turística, especializadas em passeios a cavalo, onde oferecem visitas guiadas, passeios a cavalo ou de charrete. O passeio a cavalo é uma forma interessan-te de conhecer as ilhas, descobrindo paisagens e recantos, a galope ou em serenos passeios.

(25)
(26)

Os Açores são o local ideal para os amantes desta actividade, em especial para a modalidade de Big Game Fishing. Podem encontrar-se espécies pelágicos de grande dimensão a poucas milhas da costa. Algumas delas contam com vários recordes mundiais de captura. A época mais propícia para esta modalidade vai de Abril a Outubro.

(27)
(28)

Os Açores atraem velejadores de todo o mundo, principalmente pela sua localização e por todas as ilhas estarem dotadas de portos e ancoradouros para além da passagem de várias regatas internacionais. A proximidade entre marinas, a sua hospitalidade e as suas instalações também favorecem a paragem de veleiros que realizam a travessia atlântica. Nos Açores é igualmente possível recorrer a serviços de apoio a reparação e abastecimento de embarca-ções. Para quem pretende apenas fazer passeios em veleiro ou alugar uma embarcação por diversos dias, com ou sem skipper, poderá encontrar empresas prontas para disponibilizar experiências fascinantes de navegar em veleiros entre as 9 ilhas que constituem o arquipélago.

(29)
(30)

Estão identificados cerca de 32 spots distribuidos pelas nove ilhas do arquipelago a de onde é possivel deslocar e aterrar em segurança. A sós ou em voo tandem, as condições climáticas amenas permitem desfrutar desta actividade praticamente durante todo o ano, apesar das condições atmosféricas mais propicias serem no verão. Esta atividade é realizada maioritariamente por pessoas experientes e com equipamento próprio.

(31)
(32)

Considerados pelo IGTM (International Golf Travel Market) como um dos melhores e menos explorados locais do mundo para a prática do golfe, os Açores combinam paisagem e clima ameno que proporciona a prática desta actividade em qualquer estação do ano. Existem três campos no Açores, dois em São Miguel e um na Terceira.

(33)
(34)

O Canyoning é uma atividade desportiva e de lazer que consiste na descida de cursos de água encaixados e com fortes declives, recorrendo a rapel, saltos, destrepes ou tobogãs para transpor os obstáculos. Esta atividade de água e de monta-nha permite descobrir paisagens fascinantes. As grandes verticalidades e as cascatas para o mar, características peculia-res de alguns percursos açorianos constituem uns dos principais atrativos enquanto destino de canyoning.

(35)
(36)

Os Açores são conhecidos internacionalmente como destino para a observação de determinados grupos de espécies de aves. Devido à sua posição central no Oceano Atlântico, é possível observar várias espécies migratórias que ocorrem ocasionalmente nos Açores por desvios migratórios provocados principalmente por intempéries. É possível ainda obser-var aves marinhas que nidificam nos Açores e espécies e subespécies endémicas.

(37)
(38)

A localização geográfica nos Açores no meio do Atlântico torna o Arquipélago num destino muito atraente para conferências e congressos. Com uma distância de cerca de duas horas de voo do continente Europeu e também dos EUA e do Canadá, o arquipélago não só oferece uma fascinante paisagem vulcânica com fontes termais, plantações de chá e ananás, cidades históricas e impressionantes experiências na natureza mas também centros de conferências e congressos. (mais informação em mi.visitazores.com)

(39)
(40)
(41)

Os Açores estão em 3º lugar na lista das regiões com referência à "maravilhosa natureza" e a "fantástica Cultura Ibérica". As listas são feitas por um painel de escritores e especialistas em viagens.

Top 10 Regiões a visitar em 2017, pela revista Lonely Planet

Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo foi criado pela primeira vez em 2014 para qualificar os destinos mais sustentáveis do mundo. Os Açores obtiveram essa distinção pela terceira vez consecutiva este ano. Este reconhecimento é iniciativa de quatro organizações de Turismo Sustentável, TravelMole.com, VISION on Sustainable Tourism, Totem Tourism, e Green Destinations.

Sustainable Global Top 100 Destinations

Os Açores têm vindo a ser reconhecidos consecutivamente pelas suas práticas sustentáveis tanto no mar como nas suas zonas costeiras. Em 2017 foram uma vez mais reconhecidos por esta organização, tendo sido renovado o título ‘Platina’ que destaca o Destino pela excelente pontuação conseguida através do cumpri-mento dos 96% dos critérios que regem este galardão.

(42)

Os Açores foram considerados o local mais belo do mundo pela edição holandesa -belga da National Geographic Traveller, numa lista de 20 locais para realizar férias ou viagens de negócios em 2016. Os Açores foram destacados pela sua sustentabilidade, que permite que quem visita as ilhas mantenha um contacto de plena harmonia com a Natureza em estado puro.

Destino turístico número 1 para o ano de 2016, pela National Geographic Traveler Holanda- Bélgica

A European Best Destination, que promove os melhores Destinos na Europa, nomeou os Açores como um dos Destinos mais bonitos para observação de cetáceos na Europa. A par de outras regiões, os Açores estão no top 8 em conjunto com mais duas regiões portuguesas.

Os Açores foram considerados o local mais belo do mundo pela edição holandesa -belga da National Geographic Traveller, numa lista de 20 locais para realizar férias ou viagens de negócios em 2016. Os Açores foram destacados pela sua sustentabilidade, que permite que quem visita as ilhas mantenha um contacto de plena harmonia com a Natureza em estado puro.

Os Açores têm as paisagens mais bonitas da Europa segundo a European Best Destination.

(43)

EM RESUMO

(44)

Os Açores são caracterizados por cenários deslumbrantes: lagoas, cascatas naturais e com grande diversidade de flora.

(45)

A apenas a duas horas de avião de Portugal Continental, no meio do Oceano Atlântico.

(46)

Cerca de 25 espécies residentes e migratórias que podem ser avistadas, incluindo o magnífico cachalote e a baleia azul.

(47)

É o clima ameno durante todo o ano que permite observar baleias, nadar com golfinhos, fazer passeios pedes-tres, jogar golf, praticar surf, SUP ou winfsurf, descer cascatas, fazer BTT, passear de bicicleta, entre muitas outras experiencias que a Natureza proporciona.

(48)

Inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas, piscinas de água férrea, termas e spas que são procu-rados desde sempre, pelos seus benefícios ímpares.

(49)

Marisco, peixe fresco, carne, chá, queijo, vinhos e doces.

(50)

Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira e Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, na ilha do Pico.

(51)

Nas nove ilhas acontecem festivais de música, festas religiosas e culturais durante todo o ano e com muita animação.

(52)

Calorosa receção pelos Açorianos num destino onde a tranquilidade é constante.

(53)

Todas as ilhas oferecem grande variedade. Desde hotéis, casas rurais, casas particulares e hostels.

(54)

Turismo dos Açores |

Azores Promotion Board Avenida Infante D. Henrique, 33 - 1ºD

Referências

Documentos relacionados

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Neste caso não foi possível calcular a sensibilidade a taxa de deformação“m” nos ensaios de torção plástica, sendo necessário utilizar os mesmos valores obtidos nos ensaios

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

O presente trabalho é um braço do estudo descrito acima, e procura utilizar os dados de ressonância magnética cardíaca para determinar a proporção de

Quando somamos esses casos de grilagem envolvendo a Fazenda Cedro, segundo as informações descobertas em 2013 pelo Setor Jurídico da CPT de Marabá, o motivo da ocupação

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a