• Nenhum resultado encontrado

Como montar um serviço de aluguel de louças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como montar um serviço de aluguel de louças"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

Como montar um

serviço de

aluguel de louças

(2)

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo

Robson Braga de Andrade – Presidente do CDN

Diretor-Presidente

Guilherme Afif Domingos

Diretora Técnica

Heloísa Regina Guimarães de Menezes

Diretor de Administração e Finanças

Vinícius Lages

Unidade de Capacitação Empresarial e Cultura Empreendedora

Mirela Malvestiti

Coordenação

Luciana Rodrigues Macedo

Autor

Lauri Tadeu Corrêa Martins

Projeto Gráfico

Staff Art Marketing e Comunicação Ltda.

www.staffart.com.br

(3)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

TOKEN_HIDDEN_PAGE

Sumário

1 1. Apresentação ... 2 2. Mercado ... 3 3. Localização ... 5 4. Exigências Legais e Específicas ...

6 5. Estrutura ... 7 6. Pessoal ... 10 7. Equipamentos ... 11 8. Matéria Prima/Mercadoria ... 13 9. Organização do Processo Produtivo ...

15 10. Automação ... 15 11. Canais de Distribuição ... 16 12. Investimento ... 19 13. Capital de Giro ... 22 14. Custos ... 24 15. Diversificação/Agregação de Valor ... 25 16. Divulgação ... 26 17. Informações Fiscais e Tributárias ...

28 18. Eventos ... 29 19. Entidades em Geral ... 31 20. Normas Técnicas ... 32 21. Glossário ... 33 22. Dicas de Negócio ... 34 23. Características ... 35 24. Bibliografia ... 37 25. Fonte ... 38 26. Planejamento Financeiro ...

(4)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Sumário

38 27. Soluções Sebrae ... 38 28. Sites Úteis ... 38 29. URL ...

(5)

Apresentação / Apresentação

1. Apresentação

Desde pequenos jantares a grandes eventos como casamentos, o aluguel de louças alia redução de custos, praticidade, beleza e conveniência.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o

empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Os serviços de uma loja de Aluguel de Louças são indicados para todas as situações em que se deseja reunir uma quantidade considerável de pessoas em que será servida algum tipo de comida e bebida.

A busca da praticidade, conveniência e também com uma dose de redução de custos, originou este tipo de negócio que vem trazer soluções para os organizadores desses eventos, desde um simples almoço ou jantar, até sofisticadas comemorações como casamentos e congressos empresariais.

(6)

Apresentação / Apresentação / Mercado

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo

2. Mercado

A vida moderna requer soluções práticas, rápidas e eficientes, para pessoas que cada vez mais tem menos tempo disponível para a organização de seus compromissos pessoais e sociais.

O negócio de Aluguel de Louças vem ao encontro da necessidade de se atender desde um evento simples até um sofisticado casamento, no que se refere às louças e demais adereços.

Os empreendedores que desejarem investir neste nicho de mercado devem preparar seus projetos voltados para um atendimento completo aos clientes, procurando

satisfazê-los em todas as suas necessidades, transmitindo-lhes segurança e presteza.

Se depender dos eventos de casamentos, o negócio de aluguel de louças tem um mercado fértil, pois segundo dados do IBGE, houve um crescimento de

aproximadamente 35% em dez anos. Segundo o mesmo IBGE, foram realizados no Brasil, em 2012, mais de 1 milhão de casamentos oficiais.

(7)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

Estima-se que no ano de 2013, o mercado de casamentos gerou um faturamento em torno de 16 bilhões de reais.

Cresce também os eventos familiares e reuniões sociais, onde a quantidade de pessoas requer quantidades de louças e talheres que nem sempre estão disponíveis na maioria das famílias.

O mercado de locação de louças é voltado para consumidores (pessoa física e jurídica) das classes médias e altas, o que já direciona o empreendimento para uma ampla faixa de potenciais clientes. O desenvolvimento econômico e social do país, com a grande expansão da classe média e a ascensão social das famílias, aumenta ainda mais o mercado potencial desse negócio.

Além das festas de casamento, várias outras festividades e comemorações requerem esse tipo de serviço, tais como: natal, ano novo, dia das mães, congressos e

formaturas de estudantes universitários. Também são requisitados para eventos empresariais como recepções, almoços, jantares, conferências, sessões de treinamento e seminários.

3. Localização

A localização da loja, neste e em outros negócios, é fator importante para o seu sucesso.

(8)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

Sua localização deve ser baseada no público alvo a ser atingido, avaliando a concentração de pessoas e empresas que o compõe, bem como dos meios de

locomoção e acesso, facilidades como estacionamento e disponibilidade de transporte urbano nas proximidades.

A exposição dos produtos e a decoração da loja são os cartões de visita da mesma, o que requer vitrines visíveis para o público e um ambiente que leve o potencial cliente a entrar e conhecer os serviços que são oferecidos.

Ao encontrar uma opção para instalar seu negócio, alguns detalhes devem ser observados:

- Verificar se o imóvel atende às necessidades operacionais referentes, capacidade de instalação do negócio, possibilidade de expansão, características da vizinhança e disponibilidade dos serviços de água, luz, esgoto, telefone e internet.

- Verificar se o ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.

- Atentar se o local está sujeito a inundações ou próximo a zonas de risco.

- Verificar se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais.

- Observar se a planta do imóvel está aprovada pela Prefeitura.

- Verificar se houve alguma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva.

(9)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

- Observar junto aos órgãos públicos se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento ou o Plano Diretor do Município.

- Verificar se o pagamento do IPTU referente ao imóvel encontra-se em dia.

- Atentar para o que a legislação local determina sobre o licenciamento das placas de sinalização.

- Avalie também a existência de concorrentes ou serviços similares na região.

4. Exigências Legais e Específicas

Para o estabelecimento de uma Loja de aluguel de louças é necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

- Junta Comercial;

- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Secretaria Estadual de Fazenda;

(10)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

- Cadastramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);

- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

- Corpo de Bombeiros Militar.

Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de loja de aluguel de louças.

O Sebrae local pode ser consultado para orientações.

5. Estrutura

A estrutura de uma loja aluguel de louças é bem simples, composta por um balcão para atendimento dos pedidos e demonstração dos produtos, serviço de caixa, espaço para exposição dos itens para locação em harmonia com o ambiente da loja,

almoxarifado para armazenamento dos produtos, além de um pequeno escritório para administração.

(11)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

perfil do cliente, e consequentemente, quais produtos serão demandados e ofertados, bem como as quantidades necessárias para um atendimento eficiente.

Um item essencial para o sucesso do negócio é a logística de entrega dos produtos locados pelo cliente. Mais do que uma simples entrega, é importante a conferência dos produtos na presença do cliente, comparando com o pedido realizado. Em alguns casos, a montagem e a instalação no local apropriado também fazem parte do serviço.

O planejamento de rotas de entrega, de forma a atender os clientes com rapidez e qualidade, também é fator de diferenciação, agregando valor sem aumentar os custos.

6. Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento, enquanto que a qualidade dos profissionais deve ser sempre a mais alta possível.

Para uma loja de aluguel de louças de pequeno porte pode-se começar com três colaboradores, distribuídos da seguinte forma: um para o atendimento e vendas e dois para a separação, limpeza e transporte.

(12)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

O negócio de aluguel de louças é altamente influenciado por sazonalidades, em geral relacionadas às festas anuais, bem como às festas de casamento em maio ou às formaturas das escolas e universidades. Essas datas proporcionam um fluxo maior de clientes e podem exigir a contratação temporária de novos atendentes.

A atividade de caixa deve ser, preferencialmente, executada pelo empresário ou por um dos colaboradores de maior confiança.

O atendimento personalizado e qualificado é um item que merece a maior atenção do empresário. Por essa razão devem-se contratar colaboradores que possuam as seguintes competências:

ATENDENTE/VENDEDOR

- Conhecimento das características essenciais relacionadas ao negócio, tais como arranjos, ornamentação, estilo das peças, tipos de eventos, etc.;

- Cordialidade, paciência e atenção para identificar as necessidades do cliente, orientá-lo e oferecer os serviços que atendam essas expectativas;

(13)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

- Comprometimento com o resultado da loja.

AUXILIARES

- Devem ser orientados e treinados nos cuidados com as mercadorias, para saber transportar e armazenar as mesmas sem risco de quebra ou dano.

- Devem ser educados e solícitos com os clientes e colegas de trabalho.

- O uso de uniforme, limpo e adequado à atividade, é sempre recomendado.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

Deve-se também estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos

Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas.

(14)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

7. Equipamentos

Para montar uma loja de aluguel de louças, são necessários os seguintes móveis e equipamentos:

- um microcomputador completo;

- uma impressora;

- linha telefônica;

- acesso à internet, de preferência com banda-larga;

- uma impressora de cupom fiscal;

- mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações e dos produtos;

- cofre de segurança e caixa para guardar valores, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;

- equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito;

(15)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

- balcão de atendimento e demonstração;

- utensílios de escritório;

- veículo utilitário – opcional, a critério do empreendedor.

8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

(16)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

As mercadorias compõem-se dos diversos artigos colocados para locação como:

. Toalhas - toalha quadrada simples; toalha quadrada luxo; toalha redonda; toalha buffet; caminhos de mesa; guardanapos.

. Vidros - tigelas, bandejas redondas e retangulares, taças e compoteiras para sobremesas, saladeiras, jarras e vasos, etc.

. Copos - Simples, Intermediário, Luxo Cristal, etc.

. Alumínio - bandejas onduladas, com pé, travessas quadradas, ovais, redondas, etc.

. Porcelana - Pratos lisos, ondulados, oitavados, coloridos, com bordas trabalhadas, etc.

. Prataria - "Rechauds" de vários tamanhos, bandejas diversas, molheiras, bules, samovares, travessas diferenciadas, "suplairs", castiçais, champanheiras, etc.

(17)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

Esses produtos devem ser de boa qualidade e compatíveis com o público alvo e os tipos de eventos a serem atendidos. Isso significa que para um mesmo produto deverão existir vários “conjuntos” que compõe a solução a ser ofertada, e em quantidade suficiente para um ou mais eventos simultâneos.

Além dos itens acima, o empreendedor poderá oferecer também pequenos buffets com aquecimento e outros equipamentos, incluindo itens de apoio como mesas e estações de suporte, artigos para decoração, refrigeração, etc.

9. Organização do Processo Produtivo

Os processos produtivos de uma loja de aluguel de louças são simples, e podem ser classificados da seguinte forma:

Reunião com funcionários antes do início das atividades do dia: o empreendedor deve se reunir, sempre que possível, diariamente com seus funcionários para tratar das atividades previstas para o dia, e outros eventos importantes por acontecer.

Recepção de mercadorias do fornecedor: Os funcionários ou o administrador conferem as mercadorias e as encaminham para o estoque ou direto para a exposição.

Classificação e etiquetagem das peças: Identificando cada componente ou conjunto, de acordo com seu tipo e uso possível.

Registro no Estoque: Os novos produtos deverão ser registrados no estoque, indicando sua classificação, localização e quantidades.

(18)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

Arrumação das mercadorias na loja: Para facilitar a apresentação e visualização dos produtos pelo público.

Atendimento aos clientes: Recepção do potencial cliente, entendimento de sua necessidade e apresentação das alternativas existentes na loja. O atendimento também pode ser realizado via telefone.

Apresentação de Proposta ou Orçamento: Identificação dos itens selecionados pelo cliente, preços unitários, adição de serviços especiais solicitados, prazos de entrega e local, assim como a negociação.

Registro da transação: Uma vez aceita a proposta pelo cliente, deve-se registrar o pedido, emissão dos documentos fiscais correspondentes, dar entrada no caixa, e agendamento da entrega.

Expedição do pedido: Conferir e preparar os itens a serem entregues ao cliente, incluindo seu perfeito condicionamento e armazenamento.

Entrega e Retirada: Tanto na entrega quanto na retirada dos produtos após seu uso, a conferência dos itens quanto a quantidade e qualidade contratadas, deverão ser feitas na presença do cliente ou alguém por ele indicado.

Retorno ao Estoque: Os produtos após o uso, deverão ser limpos, inspecionados e novamente alocados nos seus respectivos espaços no almoxarifado.

Processos Administrativos – Incluem todas as atividades referentes aos registros das vendas, operações financeiras, contábeis, pagamento de fornecedores, de funcionários e impostos.

(19)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição

10. Automação

Há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de lojas. Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras, estoques, as vendas/locações e os registros contábeis e financeiros. Os softwares possibilitam o controle dos estoques, cadastro de clientes, serviço de mala-direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de

pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa etc.

Para uma pequena loja deve-se procurar softwares de custo acessível e compatível com o porte do negócio.

11. Canais de Distribuição

Os Canais de Distribuição são os meios ou empresas utilizados para que os produtos ou serviços sejam acessados e cheguem até os seus clientes.

No caso de uma Loja de Aluguel de Louças, o canal é a própria loja, em geral não existindo intermediários nesse negócio. Entretanto, algumas formas de

comercialização podem ser muito interessantes e devem ser avaliadas.

As parcerias com empresas que organizam e realizam festas, buffets, restaurantes, clubes, hotéis, etc., podem representar um importante canal para a venda e realização do aluguel de louças, pois essas empresas tem o contato direto com grandes clientes e geralmente apresentam uma agenda bastante intensa de eventos.

(20)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

Essas empresas podem contratar diretamente os serviços de aluguel, ou indicar a loja para o cliente final. Em ambos os casos, essas parcerias se mostram vantajosas, pois expõem os produtos a um público amplo e qualificado, que irá demandar

constantemente esses serviços.

Se levarmos em conta a exposição da loja e dos produtos via internet, e que cada vez mais as pessoas consultam preços e promoções dessa forma, podemos considerar que um bom site e a possibilidade de compra via internet é um excelente meio para a distribuição de uma locadora de louças, com baixo custo e um poder de penetração incomparável.

12. Investimento

O valor do investimento em um negócio de uma LOJA DE ALUGUEL DE LOUÇAS dependerá do porte do projeto.

Caso o empreendedor deseje ter uma visão preliminar à elaboração do PLANO DE NEGÓCIO, é importante que o mesmo realize uma boa Pesquisa de Mercado. Se o candidato a empreendedor já atuou no ramo de “loja de aluguel de louças”, como empresário ou como empregado, não pense que já sabe tudo. Visite o maior número possível de lojas, converse com os proprietários e empregados faça amizade com o maior número possível de empresários, troque ideias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, as dificuldades inerentes ao negócio, etc.

Se você não é do ramo, por um lado isto é bom porque não tem vícios e sabe que tem de aprender muito. O caminho é pesquisar, conversar com pessoas que já estão nesse negócio e questionar até entender o melhor possível os seus princípios de

(21)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

funcionamento e rentabilidade.

Somente assim, o futuro empresário terá uma visão mais ampla da complexidade do negócio e avaliar seus custos, riscos e oportunidades.

Deverão ser relacionadas como INVESTIMENTOS, as despesas com:

-imóvel (aluguel ou compra);

-instalações (todos os móveis e máquinas),

-equipamentos,

-contratações de serviços na fase pré-operacional

-documentações para legalização da empresa

-Capital de giro.

Para facilitar o estudo preliminar, elaboramos no quadro abaixo, uma simulação de valores referentes ao investimento, o qual servirá para orientar a pesquisa do empreendedor.

(22)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

INVESTIMENTO NO PROJETO - Estudo Preliminar

(Valores médios estimados (R$), apenas para efeito de referência)

Detalhamento Desembolso Desembolso Desembolso Subtotal

1º mês 2º mês 3º mês Invest. em Instalações 4.000,00 4.000,00 2.000,00 10.000,00 Investimento em Equipamentos e Software 4.000,00 2.000,00 - 6.000,00 Móveis e Utensílios 5.000,00 1.000,00 1.000,00 7.000,00 Gastos pré operacionais 1.000,00 1.000,00 - 2.000,00

(23)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

previstos - - 2.000,00 2.000,00

Compra de mercadorias 6.000,00 4.000,00 2.000,00 12.000,00

Subtotal 20.000,00 12.000,00 7.000,00 39.000,00

Reserva p/ Cap.de giro . - 11.000,00 11.000,00

TOTAL 20.000,00 12.000,00 18.000,00 50.000,00

O ideal para o empreendedor é que o mesmo busque ajuda junto ao SEBRAE, para elaborar seu PLANO DE NEGÓCIO, antes de dar início aos seus projetos. Os valores acima são médias referenciais. Os preços variam muito de acordo com a região, qualidade e quantidades a serem adquiridas.

13. Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

(24)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta

necessidade do caixa.

Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

No caso de uma loja de aluguel de louças, o empresário deve reservar em torno de 30% do total do investimento inicial para o capital de giro.

Novo Texto

---Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

(25)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta

necessidade do caixa.

Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

No caso de uma loja de aluguel de louças, o empresário deve reservar em torno de 20% do total do investimento inicial para o capital de giro.

(26)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

14. Custos

Custo são todos os recursos consumidos na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração dos custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio de fabricação de brindes indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o

controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Para facilitar o entendimento e para futuros estudos preliminares sobre os custos mensais para a operacionalização de uma LOJA DE ALUGUEL DE LOUÇAS, foi elaborado como exemplo, um quadro contendo uma simulação deste estudo. Lembramos que os dados inseridos no mesmo são meramente ilustrativos.

CUSTOS MENSAIS

1 Salários e encargos &n bsp; &;nbs p; 7.000,00 2 Tributos, impostos, contribuições e taxas 2.000,00

3 Aluguel, segurança ; & amp; nbsp; &nb sp; 2.000,00 4 Água, luz, telefone e acesso a Internet 1.000,00

5 Merc. p/ higiene e limpeza da

empresa e funcionários &n bsp; &;nbs p; 200,00 6 Recursos para manutenções corretivas &;nbs p; 200,00 7 Assessoria contábil &n bsp; &;nbs p; 500,00 8 Propaganda e publicidade da empresa 500,00 9 Gastos com combustível do veiculo 2.000,00

TOTAL & nbsp; &nb sp; ; & amp; nbsp; 15.400,00

-- Novo Texto

---Custos são todos os recursos consumidos na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria- prima e insumos consumidos no processo de produção.

(27)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Para facilitar o entendimento e para futuros estudos preliminares sobre os custos mensais para a operacionalização de uma LOJA DE ALUGUEL DE LOUÇAS, apresentamos a seguir um quadro contendo uma simulação desses custos.

Lembramos que os dados apresentados são estimados, pois os valores variam muito, dependendo da região e do serviço a ser contratado.

CUSTOS MENSAIS (R$)

1 Salários e encargos 5.000,00

2 Tributos, impostos, contribuições e taxas 1.000,00

3 Aluguel, segurança 2.000,00

4 Água, luz, telefone e acesso a Internet 1.000,00

5 Merc. p/ higiene e limpeza 200,00

6 Recursos para manutenções corretivas 200,00

(28)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor

8 Propaganda e publicidade da empresa 500,00

9 Gastos com Transporte 3.000,00

TOTAL 13.400,00

Os valores acima representam uma média e valores estimados. Consulte o Sebrae mais próximo para uma orientação mais adequada à realidade da sua região.

15. Diversificação/Agregação de Valor

Para o sucesso do negócio é fundamental um estoque com várias opções e o mais diversificado possível, oferecendo também para locação outros itens como mesas de vários tipos e tamanhos, toalhas, arranjos, equipamentos, cestas em rattan, fornos e fogões, tábuas para frios, compressores, cadeiras, etc.

A personalização é o que realmente conta nesse tipo de negócio, para isso, devem ser desenvolvidas algumas estratégias como, por exemplo, a apresentação de pacotes específicos para cada tipo de evento, desde o jantar íntimo para reunir a família até os eventos mais sofisticados, aliando peças clássicas, com itens sob medida.

O atendimento pessoal qualificado é um fator que agrega valor de alto significado para o cliente. É fundamental, na construção de relacionamento duradouro, conhecer quem são os clientes e entender suas reais expectativas e necessidades.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para

(29)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação

identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de conquistar novos.

16. Divulgação

Os meios para divulgação de uma loja de aluguel de louças variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. Para um empreendimento de pequeno porte, pode ser usada a distribuição de panfletos nas proximidades da loja. Os anúncios em jornais de bairro e propaganda em rádio são também boas alternativas.

A criação de um site e a divulgação através da internet é fundamental, pois esse meio é hoje o primeiro ponto de pesquisa que as pessoas e empresas utilizam para

identificar fornecedores.

A divulgação de mala direta junto às casas de festas, buffets e restaurantes é uma estratégia de divulgação muito interessante. O recurso de mala direta poderá ser utilizado para promover o negócio junto às empresas além das instituições públicas e associações em geral.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas especializadas e outdoors.

(30)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

Se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado para desenvolver uma campanha específica.

O empreendedor deverá também contratar profissional competente para criar uma página da empresa na internet e agregar os serviços mais convenientes ao porte e atividade da empresa.

17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de ALUGUEL DE LOUÇAS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7729-2/02 como atividade de aluguel de louças, talheres e utensílios em geral, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei

Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL (contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social);

• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4% a 12,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

(31)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII

(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado

• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;

• não farão recolhimento de ICMS e ISS por não serem contribuintes destes tributos.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

(32)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

18. Eventos

Expo Noivas e Festas www.exponoivas.com.br

Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação fora do lar - Fispal

www.fispal.com

Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos

(33)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques Temáticos, Buffets e Festas Infantis

http://www.expoparquesefestas.com.br

19. Entidades em Geral

Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC

Rua Teixeira da Silva, 660, 10º. Andar, conj 101 – Paraíso – São Paulo-SP CEP 04002-033

(11)3887-3743 www.abeoc.org.br

ABRAFESTA - Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais Rua Nigéria, 82 CEP 04538-020 São Paulo – SP e-mail: contato@abrafesta.com.br http://www.abrafesta.com.br/q uem_somos.html

Alguns Fornecedores / Fabricantes

Copaza Descartáveis Plásticos Ltda.

Rodovia SC 444, Km 04, s/n – Bairro Liri - Içara-SC CEP 88820-000

(48) 3461-3000 www.copaza.com.br

(34)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

Copobras

Rua Monsenhor Frederico Tombrock, 300 – São Ludgero-SC CEP 88730-010

(48) 3657-3100 www.copobras.com.br

Meister S/A

Rua Duque de Caxias, 527 – Atiradores – Joinville-SC CEP 89201-460

(47) 3433-3133 www.meister.com.br

Tedesco Equipamentos para Gastronomia Ltda

Rua Flavio Francisco Bellini, 580 – Santos Dumont – Caxias do Sul-RS CEP 95098-170

contato@tedesco.ind.br (54)2101-1900

www.tedesco.ind.br

--- Novo Texto

---ABEOC - Associação Brasileira de Empresas de Eventos

http://www.abeoc.org.br/quem-somos/

ABRAFESTA - Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais

(35)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

e-mail: contato@abrafesta.com.br

http://www.abrafesta.com.br/index.php/quem-somos

20. Normas Técnicas

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

(36)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Não existem normas específicas para este negócio.

2. Normas aplicáveis na execução de Aluguel de Louças :

ABNT NBR 15842:2010 - Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais.

Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam satisfazer as expectativas do cliente.

21. Glossário

(37)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

22. Dicas de Negócio

Em primeiro lugar, é importante definir o público alvo e os tipos de eventos que serão o foco do negócio.

Avaliar corretamente os custos e investimentos necessários para atender ao público definido. Verificar se esse investimento é compatível com as possibilidades atuais, e se os serviços a serem prestados são os realmente requeridos pelo mercado.

Investir em qualidade, seja nos produtos ou no treinamento e qualificação da equipe de colaboradores.

Cativar a clientela com ações de pós- venda, como remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico

lembrando eventos e promoções.

A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.

O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia.

Cumprir prazos e compromissos, e somente se comprometer quando estiver certo da capacidade de atendimento.

(38)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

23. Características

Todo empreendedor necessita desenvolver competências que o mantenha na vanguarda do seu setor.

É importante que o empreendedor candidato a investir numa Loja de Aluguel de Louças faça uma auto-avaliação para saber se ele tem as características básicas para essa atividade, a saber:

Capacidade de assumir riscos (calculados) – Isto quer dizer, não ter medo de desafios, arriscar conscientemente. Calcular com detalhes (PLANO DE NEGÓCIOS) as chances de o empreendimento ser um sucesso.

Senso de oportunidade – Enxergar a oportunidade onde as outras pessoas só vêm ameaças. Aprender com os erros dos outros empresários, evitando assim perdas de tempo e dinheiro.

Conhecimento do ramo – conhecer muito bem o ramo que escolheu.

Preferencialmente que trabalhe no mesmo ou tenha trabalhado. Caso não seja

possível, faça muitas pesquisas, muitas visitas aos negócios já existentes e potenciais clientes.

(39)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Organização – Ser organizado, compreender que os resultados positivos virão em consequência da aplicação dos recursos disponíveis, conforme o planejamento do empreendimento. Não permitir desvios exagerados em relação ao planejado. Caso identifique falhas no percurso, buscar a correção rapidamente.

Iniciativa e disposição – Ser proativo, buscar novidades para seu negócio, dar sempre o primeiro passo, não esperar pelos outros. Pesquisar novos caminhos, estar sempre atento às novidades do mercado.

Liderança – Mostre aos seus colaboradores o caminho a ser percorrido, como: orientar, assumir responsabilidades, mostrar comprometimento com o sucesso do negócio e da equipe, são as recomendações acertadas.

24. Bibliografia

AIUB, George Wilson et al. Plano de Negócios: serviços. 2. ed. Porto Alegre: Sebrae, 2000.

BARBOSA, Mônica de Barros; LIMA, Carlos Eduardo de. A Cartilha do Ponto Comercial: Como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio. São Paulo: Clio Editora, 2004.

(40)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os Desafios do Empreendedor. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.

COSTA, Nelson Pereira. Marketing para Empreendedores: um guia para montar e manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

DAUD, Miguel; RABELLO, Walter. Marketing de Varejo: Como incrementar resultados com a prestação de Serviços. São Paulo: Artmed Editora, 2006.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. 14. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

(41)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

SILVA, José Pereira. Análise Financeira das Empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ALUGUEL DE LOUÇAS / SEBRAE - SC

Disponível em:

http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=2261&%5E%5E

Acesso em: 20 ago.2014.

ABRAFESTA - Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais

Disponível em: http://www.abrafesta.com.br

Acesso em: 20 ago. 2014.

25. Fonte

(42)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

26. Planejamento Financeiro

Não há informações disponíveis para este campo.

27. Soluções Sebrae

Não há informações disponíveis para este campo.

28. Sites Úteis

Não há informações disponíveis para este campo.

29. URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-servi%C3%A7o-de-aluguel-de-lou%C3%A7as

Referências

Documentos relacionados

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Além de reforçar a im- portância que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o CDS ti- veram para a articulação política de toda a América do Sul, o artigo é relevante

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (Pnad) 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro está casando mais. Os números do

satisfaçam aos seus desejos de consumo. A moda para casamentos e festas, apesar de parecer estável, também segue tendências. Assim, o empresário no ramo deve estar sempre bem

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim