• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Recredenciamento

Portaria MEC 347, de 05.04.2012 – DOU - 10.04.2012.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES

Escola Estadual Luiz de Camões – Cachoeirinha/RS

Observações (10)

Nº Data Per Nº Data Per

1 18/09/2015 1 6 25/09/2015 2 2 18/09/2015 2 7 25/09/2015 3 3 18/09/2015 3 8 29/09/2015 1 4 22/09/2015 1 9 02/10/2015 1 5 25/09/2015 1 10 02/10/2015 2 Periodos 1º 07:40 – 08:40 2º 08:40 – 09:30 3º 09:30 – 10:15 4º 10:30 – 11:15 5º 11:15 – 12:00 6º 12:00 – 12:30 Relatório de Observação:

Data: Período Aula:

18/09/2015 1º, 2º e 3º Exercícios de potenciação e radiciação.

Observação:

No início da aula a vice-diretora (Jeanete) me apresentou a turma e ao professor titilar (Marcos Gonçalves) e me deu as boas vindas. Em sua fala ela explicou que eu estaria fazendo faculdade de matemática, já no 6º semestre, na Cesuca. Que era normal fazer observações e estágios em escolas e que isso não os prejudicaria em nada, apenas era um requisito a mais e obrigatório no meu aprendizado. Valeria como treinamento e experiência para ser futuro professor. A turma ouviu atentamente.

Na sequência, o professor Marcos iniciou a aula informando à turma que seria uma aula de revisão com realização de exercícios preparativos para a prova de recuperação em seguida. Como são 3 períodos seguidos e o 1º de uma hora de duração, colocou no quadro vários exercício de potenciação e radiciação para os alunos efetuar os cálculos. Depois de algum tempo o professor começou a passar nas classes para verificar o andamento individual da tarefa e auxiliando e explicando individualmente as eventuais dificuldades dos alunos. Próximo ao final do 1º período o professor efetuou os cálculos no quadro e sempre solicitando aos alunos que falassem o resultado na medida em que ele chegava aos resultados.

A partir do 2º período o professor pediu que distanciassem as classes e começou a prova de recuperação, distribuindo folhas xerocadas de questões básicas de potência e raiz quadrada. Os alunos começaram a realizar a prova em absoluto silêncio, todos concentrados na prova. O professor atendia os alunos individualmente. Aos poucos alguns começaram entregar as provas e depois de mais algum tempo os demais também entregaram a prova. O professor comentou que o empenho dos alunos se justificava pois muitos teriam ficado com nota baixa na prova anterior.

(2)

Recredenciamento

Portaria MEC 347, de 05.04.2012 – DOU - 10.04.2012.

Relatório de Observação:

Data: Período Aula:

22/09/2015 1º Exercícios de potenciação e radiciação.

Observação:

Em função das fortes chuvas e alagamentos o professor Marcos se atrasou e chegou praticamente no final da aula. Em função disso tive uma primeira oportunidade de conversar informalmente com a turma por alguns instantes sobre assuntos diversos e respondi algumas perguntas dos alunos sobre faculdade de matemática e estágio. Em seguida chegou a vice-diretora (Jeanete) e passou alguns exercícios de potência e raiz quadrada para serem resolvidos em aula que em seguida ela voltaria para corrigi-los.

Os alunos até mantiveram certa ordem e preocupação em fazer os exercícios. Depois a conversa foi generalizada. Só quando a professora Jeanete retornou para corrigir os exercícios a turma voltou a concentrar-se na atividade. Tão logo a correção dos exercícios terminou a aula acabou.

Relatório de Observação(ões):

Data: Período Aula:

25/09/2015 1º, 2º e 3º Entrega Comentários e Correção da Prova

Observação:

Antes do início das aulas os professores e professoras se reúnem na sala dos professores onde a vice-diretora verifica a falta ou atraso de algum professor(a) para dar solução. Ao “bater” o sinal de início das aulas os professores (as) fazem uma formação (aglomeração) com os alunos no pátio da escola para em seguida seguir juntos até a sala de aula.

Inicialmente o professor realiza a chamada e na sequência começa a aula propriamente dita. Hoje começou com a entrega das provas e comentários gerais sobre a prova e o desempenho dos alunos, que foi um pouco melhor que a prova anterior, segundo o professor. Na sequência o professor começou a corrigir a prova no quadro com explicações específicas em cada questão e abriu também aos alunos, para perguntas e esclarecimentos.

Após a correção da prova e feito os devidos esclarecimentos o professor iniciou conteúdo novo, divisibilidade de números naturais: números divisíveis por 2, 3, 5 e 10. Como saber se um número é divisível por 2, 3, 5 e 10. O professor colocou no quadro vários exemplos e explicou diversas situações de divisibilidade. Depois colocou diversos exercícios no quadro e conferiu individualmente os acerto e dúvidas dos alunos nas respectivas classes. Cabe mencionar também, que os alunos estavam um pouco agitados e preocupados com ações de ladrões na escola e nos arredores, onde alunas teriam sido assaltadas. Surgiu inclusive um boato que o pai de um aluno da nossa sala teria assaltado uma aluna dentro da escola. O mencionado aluno não estava em aula, mas teria estado na escola, fato não confirmado. Acabou a aula, recreio!!!

(3)

Recredenciamento

Portaria MEC 347, de 05.04.2012 – DOU - 10.04.2012.

Relatório de Observação:

Data: Período Aula:

29/09/2015 1º Exercícios se determinados são divisíveis e/ou múltiplos de:

Observação:

Após os ritos normais de início de aula: bom-dia! Como estão? Registro da chamada, etc. Retomada e continuidade do conteúdo da aula anterior: divisibilidade de diversos e variados números naturais por 2; 3; 4; 5; 6 e 10. Também retomou a identificação de múltiplos de 2; 3; 4; 5; 6 e 10. Copiou no quadro conceitos de divisibilidade e múltiplos. Deu exemplos, explicações e esclarecimentos.

Num segundo momento o professor colocou no quadro diversos exercícios correspondentes ao conteúdo de múltiplos e divisibilidade. Solicitou aos alunos que copiassem e resolvessem os exercícios no caderno. Aguardou alguns instantes e começou a passar nas classes para verificar os acertos e dificuldades dos alunos.

(4)

Recredenciamento

Portaria MEC 347, de 05.04.2012 – DOU - 10.04.2012.

Relatório de Observação:

Data: Períodos Aula:

02/10/2015 1º e 2º Divisibilidade e Múltiplos.

Observação:

Após os ritos normais de início de aula: bom-dia! Como estão? Registro da chamada, etc. Retomada, continuidade e complementação do conteúdo da aula anterior: divisibilidade e múltiplos de 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9 e 10. Copiou no quadro conceitos de divisibilidade e múltiplos. Deu exemplos, explicações e esclarecimentos.

Num segundo momento o professor colocou no quadro diversos exercícios correspondentes ao conteúdo de múltiplos e divisibilidade. Solicitou aos alunos que copiassem e resolvessem os exercícios no caderno. Aguardou alguns instantes e começou a passar nas classes para verificar os acertos e dificuldades dos alunos.

(5)

Recredenciamento

Portaria MEC 347, de 05.04.2012 – DOU - 10.04.2012.

A conclusão da observação é que a Escola Estadual Luiz de Camões é uma escola normal, bem conservada e limpa. Salas com mobiliário já bastante usado, luminosidade boa e com ventiladores de teto.

A direção e professores se superam constantemente para dar conta da organização e aulas na escola. Falta de professores com alguma frequência e na medida do possível outros professores dão conta de duas turmas ao mesmo tempo. Tudo combinado no improviso na sala de professores, instantes antes do começo das aulas.

Na turma 61 do 6º ano, os (as) alunos (as) são muito desparelhos (as) em tamanho, idade e conhecimento. Tem aluna com tamanho de mulher e tem outra com tamanho de nenê. Teve um dia que a menor sentou no colo da maior, no maior gosto. Tem alunos que acompanham bem o conteúdo, no entanto tem outros que não sabem quanto é 3 x 7 = (??).

Tem alunos para todos os gostos: tem aluno repetente, tem “tinhoso”, tem revoltado, tem “brigão”, tem aluno vergonhoso, tem os calados, etc. O desafio é grande. Motivá-los é a questão. Fiz um levantamento com eles para saber dos propósitos de vida e sonhos profissionais. Praticamente todos almejam profissões de curso superior, querem ser médica, psicólogas, advogados, ator e jogador de futebol (maioria), etc. Como chegar à faculdade?

Referências

Documentos relacionados

Objective: To evaluate costs and length of hospital stay between groups of patients treated for ACS undergoing angioplasty with or without stent implantation (stent+ /

Nos demais tempos, para a formulação 1, valores maiores e diferentes de SS foram en- contrados para os doces acondicionados na embalagem de polipropileno opaca, quando comparado

Por isso, este trabalho prop˜oe uma abordagem para teste de robustez no Archmeds e para isso, contou com o desenvolvimento de uma ferramenta de inje¸c˜ao de falhas chamada WSInject,

Objective: Report our institutional experience with the palliative Senning procedure in children diagnosed with TGA and double outlet right ventricle with severe pulmonary

meio fi'sico Placa Controladora de Rede Placa da INTERTACE DE COMUNICACAO INTEGRADA Ploca da CPU da Eslacdo Hospedeira..

Em seguida, foram fabricados os produtos tipo paçoca com o aproveitamento do resíduo do extrato de soja em substituições crescentes de RES ao fubá (0%, 25%, 50%, 75% e 100%)

Unidos, México, Argentina e no Brasil, no Estado do Espírito Santo. Micobactérias potencialmente patogênicas e algumas ambientais já foram isoladas destes animais. A identificação

Considerando esta situação e ainda que as séries pluviográficas observadas são curtas e/ou com grande ocorrência de falhas, e que seu conhecimento é fundamental para o